• Nenhum resultado encontrado

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação. Departamento de Engenharia Elétrica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade) Identificação. Departamento de Engenharia Elétrica"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Engenharia Departamento/Seção:

Unidade:

Departamento de Engenharia Elétrica Título:

Modalidade:

Centro de Demonstração de Fontes Renováveis de Energia "Usina Ecoelétrica"

Ano Base: 2017

Com solicitação de bolsas e/ou recursos (Em continuidade)

Outras

Início: 02/01/2017

Término

Telefone: 18 3743-1224

Email: caa@dee.feis.unesp.br

Local de realização: Campus III - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira

Educação Ambiental Grande Área: Engenharias

Tecnologia Ano Inicial: Lattes: 31/12/2017

Identificação

Engenharia Elétrica http://lattes.cnpq.br/7296886099415451 Coordenador: Area Avaliação do Coord.: 2006

O projeto tem atendido adequadamente os propósitos de divulgação tecnológica de sistemas de energia alternativa, com visitas técnicas de escolas, palestras e intercambio técnico com área rural para difusão de conhecimento e avaliação de demandas especificas. Há ainda a economia real de recursos com o funcionamento de uma parte do sistema, que injeta energia elétrica no campus universitário.

Trâmite Atual:

Linha Programática:

Carlos Antonio Alves

Palavra-Chave 2: Palavra-Chave 3: Palavra-Chave 1:

Medidas Elétricas, Magnéticas e Eletrônicas; Instrumentação Energização Rural

(2)

Descrição Anexo

Banner USINA Ecoelétrica Apresentação_usina_2016.pdf

Estrutura

Fundamentação

Teórica:

Este projeto tem por base teórica algumas disciplinas e conhecimentos gerais da área de e n g e n h a r i a e l é t r i c a , n o t a d a m e n t e , c i r c u i t o s e l é t r i c o s , i n s t r u m e n t a ç ã o , microprocessadores, linguagem de programação, ferramentas de internet e banco de dados, eletrônica analógica, circuitos digitais, eletrônica de potência, conversão de energia, entre outras. Todavia, os conceitos básicos envolvidos podem ser adequadamente trabalhados para permitir que alunos de qualquer seriação possa se envolver no projeto de forma construtiva, particularmente quando do intercambio com a comunidade externa, que apresenta conhecimento técnico ainda menor, mas deve ser sensibilizada da importância do tema dentro do cenário nacional e global. A presença de alunos bolsistas ou voluntários de séries mais avançadas se faz necessário para servir de suporte e estimulo aos alunos de séries iniciais.

O grupo tem banco de artigos e tutoriais referenciais em todos os temas da área, o que permite a rápida absorção do conteúdo por parte dos alunos que serão cadastrados,

Este projeto está sendo executado desde 2005 e está sendo apresentado em continuidade com a alteração de coordenação.

Objetivos Gerais: O projeto Usina Ecoelétrica tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento, junto à sociedade, de uma visão crítica sobre o impacto sócio-ambiental da conversão de diversas fontes primárias

de energia, apresentando alternativas renováveis e sócio-ambientalmente sustentáveis, para a produção e uso racional da energia convertida.

O projeto Usina Ecoelétrica esta em atividade desde 2005, cujo trabalho pode ser observado no endereço eletrônico http://www.dee.feis.unesp.br/usinaecoeletrica/index.htm, vem recebendo aporte de recursos da UNESP, fundamental para a sua continuidade. Em 2007 foi aprovado junto ao CNPQ recursos para a criação de um espaço específico denominado “Centro de Exposição Permanente Usina Ecoelétrica”, para demonstração das diversas formas de conversão de energia, integrado a um ambiente que convida o público a refletir sobre os aspectos que envolvem tal conversão, representará uma mudança significativa na contribuição do projeto para a comunidade. A aquisição de equipamentos para os experimentos de conversão de energia, bem como para a estrutura de divulgação do trabalho, ampliou a dimensão da proposta educacional que norteia a Usina Ecoelétrica, permitindo que um público maior seja atingido e com melhor qualidade. Assim, espera-se incrementar o centro de demonstraçao e de divulgação para o projeto Usina Ecoelétrica. A produção de material didático pedagógico também está entre os objetivos específicos deste projeto. O material didático-pedagógico, composto por cartilha educativa, softwares, portal educativo e módulos experimentais, desenvolvido pelo projeto servirá de apoio às escolas públicas e privadas, em particular no ensino fundamental, visto que o uso racional da energia, bem como as fontes renováveis, são temas presentes nos conteúdos escolares.

Objetivos:

A questão da transposição do conhecimento nos diferentes espaços sociais tem sido analisada por vários autores nos campos da educação e do ensino da ciência. Percebe-se um crescimento do número de estudos sobre os 'saberes' presentes nos processos educativos escolares, com o intuito de valorizar "saberes da experiência social e cultural, do senso comum e da prática, como elementos indispensáveis para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à solução, tanto dos simples como dos complexos problemas da

(3)

vida pessoal e profissional dos indivíduos" (Santos, 2000 citado por Marandino, 2005). Os conceitos de transposição didática e recontextualização dizem respeito às transformações que o saber sábio ou o discurso científico sofrem, ao passar para os contextos de ensino. Na teoria da transposição didática o foco de análise é a transposição dos conceitos científicos no processo de ensino (Marandino, 2005).

Em estudo realizado por Marandino, a autora cita que as exposições de museus são também entendidas como unidades pedagógicas, em que ocorrem processos de recontextualização do discurso científico.

O Centro de Demonstração também pode contribuir com a

recontextualização e, especialmente, com a popularização da ciência aos alunos visitantes. O material didático-pedagógico, composto por cartilha educativa, softwares, portal educativo e módulos experimentais, desenvolvido pelo projeto servirá de apoio às escolas públicas e privadas, em particular no ensino fundamental, visto que o uso racional da energia, bem como as fontes renováveis, são temas presentes nos conteúdos escolares. Assim, o projeto é constituído por: organização do espaço do Centro de Demonstração para receber a visitação; Pesquisa sobre as fontes de energias renováveis, suas aplicações e tecnologias envolvidas; Formação de monitores (alunos estagiários) para a visita orientada.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10899: Energia solar fotovoltaica - Terminologia. Rio de Janeiro: [s.n.], 2006.

CÂMARA, C. F. Sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica. Dissertação (Mestrado em Formas Alternativas de Energia) - Universidade Federal de Lavras, Lavras - MG, 2011. D i s p o n í v e l e m : < w w w . s o l e n e r g . c o m . b r / f i l e s / m o n o g r a f i a C a r l o s F e r n a n d o -C a m a r a . p d f > A c e s s o e m : 1 2 d e m a r . 2 0 1 4 .

CHUN-SHENG, W. et al. Study on automatic sun-tracking technology in PV generation. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ELECTRIC UTILITY DEREGULATION AND RESTRUCTURING AND POWER TECHNOLOGIES, 2008, Nanjing, China: IEEE, p.2586-2591, 2008.

C R E S E S B . E n e r g i a S o l a r : P r i n c í p i o s e A p l i c a ç õ e s . D i s p o n í v e l e m : < h t t p : / / w w w . c r e s e s b . c e p e l . b r > . A c e s s o e m : 2 0 a b r . 2 0 1 4 .

GALDINO, M. A. Análise de custos históricos de sistemas fotovoltaicos no Brasil, IV Congresso Brasileiro de Energia Solar e V Conferencia Latino-Americana da ISES – São Paulo, 18 a 21 de setembro de 2012.

GTES. Manual de engenharia para sistemas fotovoltaicos. Rio de Janeiro, PRC-PRODEEM. 2004.

MACAGNAN, M., PINTO, A., ZILLES, R., LEHMANN, J. Descrição de seguidores solares e sua aplicação em centrais fotovoltaicas conectadas à rede. 3º CBENS Belém, Instituto de Eletrotécnica e Energia – Universidade de São Paulo, 2010. Disponível em:

<http://www.iee.usp.br/biblioteca/producao/2010/Trabalhos/pintonetodescricao.pdf> Acesso em: 11 jun. 2014

Referencias:

Espera-se com o desenvolvimento do projeto que os alunos participantes do ensino fundamental possam aprimorar seus conhecimentos científicos acerca do tema Fontes Renováveis de Energia, bem como refletir sobre os impactos das atividades humanas no ambiente e nas diferentes formas de ações individuais e coletivas para contribuir para uma sociedade mais solidária e com qualidade de vida.

Também espera-se colaborar com a formação dos estagiários (bolsistas e voluntários) envolvidos no projeto de forma a deixá-los mais conscientes de seu papel na sociedade, no que se refere ao consumo e ao uso eficiente da energia. Ainda, pretende-se formá-los para melhorar a interação universidade-sociedade, mas também com os conceitos teóricos das áreas que compõem um projeto de Extensão com a

Resultados Esperados:

(4)

temática “Energia Renováveis” (engenharias, ciências humanas e biológicas).

- Pesquisa bibliográfica – março-abril

- Organização de experimentos para apresentação – maio-junho

- Desenvolvimento de módulos ou experiencias didáticas: todo o periodo;

- Organização do Centro de Demonstração para recebimento das visitas – junho-julho e visitas coletivas organizadas pelo calendario da unidade

- Organização do cronograma juntos às escolas (públicas e privadas) para visitação – agosto

- Recebimento das visitas – agosto a novembro - Avaliação final do projeto – dezembro

Cronograma de Atividades:

O projeto “Usina Ecoelétrica”, da Faculdade de Engenharia (FE), Campus de Ilha Solteira, apresenta e analisando o impacto socioambiental de diversas fontes de energia e apresenta as principais fontes de energia alternativa renováveis e sustentáveis, estimulando o uso racional da energia. O projeto recebeu apoio financeiro do Programa de Apoio a Projetos de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia, do Ministério de Ciências e Tecnologia e do CNPq (2007-2011). Tem aspecto interdisciplinar por envolver docentes e alunos das áreas de ciências exatas e biológicas trabalhando em conjunto o tema Fontes Renováveis de Energia e o uso racional de energia e seus aspectos sócio-ambientais junto aos alunos da educação básica e ensino médio.

O laboratório conta com dois sistemas de geração de energia elétrica fotovoltáica, sendo um isolado ( de 1,5 kWp) com banco de baterias e outro conectado na rede elétrica de 2,6 kWp. Contém um gerador eólico de 600 W e um sistema diesel de backup de 3 kW. Dispõe ainda de alguns módulos didáticos que de facil locomoção e que permitem divulgação externa fora do ambiente universitário

Release para Mídia:

(5)

Características de Projeto de Extensão

O projeto tem sido realizado desde 2005 com o apoio da PROEX-UNESP, do Programa Ciência na UNESP (Vice-reitoria),

Programa Núcleos de Ensino (PROGRAD) e auxílio do CNPq para reforma e organização do Centro de Demonstração. Há intercambio entre docentes do Departamento de Engenharia Elétrica, ligado a área tecnológica e um docente do Departamento de Biologia e Zootecnia, ligado a área de ensino fundamental e médio e a área ambiental (curso de Ciências Biológicas).

Participantes do Projeto

Características de Projeto de Extensão

O projeto tem estrutura própria, a saber, um laboratório em condições adequadas para abrigo de equipamentos e, na area externa, local para acomodação de equipamentos não abrigaveis como geradores eólicos e paineis solares. Melhorias foram sendo paulatinamente incorporadas e a infraestrutura atual é plenamente adequada para atividades de ensino, extensão e futuramente pode vir a abrigar pesquisas nas áreas de qualidade de energia, rendimento de inversores. O laboratório dispoe de equipamentos, computadores, rede de informática, etc. Em 2015 o laboratório recebeu aporte de novos equipamentos que foram e estão sendo colocados em operação pelos bolsistas, potencializando seu uso academico e extensionista.

Nível de Exequibilidade

Características de Projeto de Extensão

O impacto interno deste projeto está relacionado com a Prática Docente Inicial dos alunos do curso de Ciências Biológicas, bem como com o treinamento técnico dos alunos dos cursos de Engenharias na montagem dos módulos. Assim, aperfeiçoa-se os aspectos técnicos da formação de diferentes profissionais.

Além disso, há a socialização do conhecimento científico das diferentes áreas por se tratar de um projeto com caráter interdisciplinar. É possível a elaboração de palestras e discussões entre os docentes e alunos envolvidos das diferentes áreas, abrindo-se a discussão para a comunidade, especialmente no momento das visitas monitoradas.

U s u a l m e n t e o l a b o r a t ó r i o t e m s i d o c o n t a c t a d o esporadicamente por público leigo e especializado para visitas técnicas ou troca de informações.

Visibilidade para a Universidade

Características de Projeto de Extensão

As atividades desenvolvidas durante o projeto tem impacto no processo de ensino das escolas parceiras. A visita monitorada se constitui em uma forma diferenciada de apresentação de um conteúdo programático oficial da instituição de ensino, e, portanto, os professores em serviço podem aproveitar as ideias para serem replicadas em outros momentos. Além disso, o material didático gerado (cartilhas e módulos educativos) podem ficar disponíveis para a comunidade escolar envolvida. Propoe-se a despertar nos alunos participantes o gosto pela ciência e tecnologia, além de conduzi-los a pensar criticamente nos aspectos sócio-ambientais das atividades humanas.

Indicadores de Impacto-Interno (no âmbito da Universidade)

(6)

Em vista do amplo espectro técnico do projeto, alunos de todos as seriações, incluindo ingressantes, podem ser absorvidos de forma efetiva, colaborando para sua fixação e permanência no curso.

Características de Projeto de Extensão

O projeto tem uma ótima visibilidade interna e externa e complementa áreas técnicas e de ensino que normalmente não são muito comuns na maioria dos cursos de graduação. Alguns dos docentes que coordenam e colaboram com o projeto estiveram envolvidos num consórcio academico financiado pelo governo norte-americano e que tem possibilitado a realização de visitas e workshop entre as unidades academicas do Brasil, Reino Unido e EUA durante o ano de 2015 e 2016. Estas experiencias tem enriquecido a visão geral do tema e ampliado o potencial futuro de abordagem técnica e humana da área, notadamente em populações rurais impactadas por aumento de custo de energia e com eventual grande disponibilidade de fontes alternativas de geração de energia.

Indicadores de Impacto - Externo (fora do âmbito da Universidade)

Características de Projeto de Extensão

A importância do projeto para a formação complementar do aluno está no caráter interdisciplinar da proposta. A interdisciplinaridade é uma temática bastante discutida na área de educação, porém pouco utilizada por ser de difícil aplicação. Em geral, quando se trata de temas ambientais, pela sua complexidade, exige-se a participação de profissionais de diferentes áreas e nesse sentido, a possibilidade desses alunos estarem em contato com uma variedade de temas interligados faz com que os mesmos possam melhor refletir sobre o seu papel como futuro profissional.

Em tempos em que a sustentabilidade se integra

às diferentes áreas do saber, a formação de um aluno com uma experiência interdisciplinar, traz ganhos para sua

formação e para a forma como ele vê o mundo. Tecnicamente, agrega conceitos trabalhados nas teorias de circuitos elétricos, conversão e condicionamento de energia elétrica que podem ser implementados na prática nos diversos experimentos construídos no Centro de Demonstração.

Importância na Formação do Aluno

Características de Projeto de Extensão

O projeto tem potencial para auxiliar na formação de bons profissionais técnicos e docentes, bem como materiais didáticos de qualidade, em uma área carente de bom material técnico e científico. Além disso, a divulgação e publicação de artigos e resumos em diferentes eventos e periódicos faz com que o material gerado durante o projeto possa ser exemplo de novas práticas para diferentes públicos, auxiliando de forma indireta, na formação continuada de professores em serviço. O desenvolvimento dos módulos a serem apresentados no Centro de Demonstração bem como o estudo das diversas f o r m a s d e c o n v e r s ã o d e e n e r g i a p o d e f a v o r e c e r o desenvolvimento de novas tecnologias para o tema energias renováveis, bem como gerar a elaboração de outros projetos que

(7)

r e s u l t e m e m e q u i p a m e n t o s , p r o d u t o s e p r o c e s s o s p a t e n t e á v e i s .

Características de Projeto de Extensão

O projeto tem um leque amplo para atingir o publico alvo, tanto com laboratório físico, equipamentos e módulos didáticos em diversos niveis. A fundamentação teórica básica é acessivel a um publico diversificado para os bolsistas e voluntários. Ao publico visitante, o grau de detalhamento pode se adequar conforme a sua formação e interesse especifico.

(8)

Quantidade Título

1 U s i n a E c o e l é t r i c a : E d u c a ç ã o p a r a o U s o R a c i o n a l e Ambientalmente Sustentável,Livro Eletrônico dos Núcleos de Ensino da Unesp, org. Sheila Zambello de Pinho, José R o b e r t o C o r r ê a S a g l i e t t i , 2 0 0 8 ( http://www.unesp.br/prograd/nucleo2008)

Organização de livros Nacionais

2 SIMONATO, D., FIGUEIREDO, P. B., DORNFELD, C. B., PASCHOARELI JÚNIOR, D. Consumo Consiente, lixo e reciclagem: temas desenvolvidos no projeto usina ecoelétrica com alunos do ensino fundamental. AUGM DOMUS. , v.2, p.27 - 37, 2010.

Lopes, T. M., Carnio, M. P., SIMONATO, D., DORNFELD, C. B., PASCHOARELI JÚNIOR, D. Fontes renováveis de Energia no Ensino Fundamental:Atividades Desenvolvidas no Projeto Usina Ecoelétrica. Educação Ambiental em Ação. , v.-, p.52 - 61, 2008.

Artigos publicados em periódicos Nacionais

8 XV Reunião de Iniciação Científica do Campus de Ilha Solteira, UNESP, 7 e 8 de outubro de 2009 Título: USINA ECOELÉTRICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O USO SUSTENTÁVEL

Aluno: GLEICE KELLY ALMEIDA DA SILVA Orientador: Dionízio Paschoareli Júnior

Título: CENTRO DE DEMONSTRAÇÃO DE FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA "USINA ECOELÉTRICA” Aluno: ROGÉRIO HENRIQUE ZULIANI SCHEOLIN Orientador: Dionízio Paschoareli Júnior

Título: PORTAL USINA ECOELÉTRICA

Aluno: WAGNER VASCONCELOS VERÍSSIMO Orientador: Dionízio Paschoareli Júnior

Título: ANÁLISE DO TEMA FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS

Aluno: MICHEL PISA CARNIO Orientador: Carolina Buso Dornfeld

Título: ATIVIDADES EDUCATIVAS COMO ALTERNATIVAS PARA A M O T I V A Ç Ã O D A C O M P R E E N S Ã O D O S I M P A C T O S A M B I E N T A I S

Aluno: PÂMELA BUZANELLO FIGUEIREDO Orientador: Carolina Buso Dornfeld

5º. Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 10 a 12 de novembro de 2009 - Águas de Lindóia – SP

USINA ECOELÉTRICA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O USO SUSTENTÁVEL DA ENERGIA ELÉTRICA COM AUXÍLIO DE MÓDULOS EDUCACIONAIS.

Roger Pereira da Silva Poster

CENTRO DE DEMOSTRAÇÃO DE FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA “USINA ECOELÉTRICA”

Rogério Henrique Zuliani Scheolin Poster

PORTAL USINA ECOELÉTRICA Patrick Roberto de Almeida

Resumo em Eventos Nacionais

(9)

Quantidade Título Poster

4 ALKIMIN, G. D., DORNFELD, C. B., PASCHOARELI JÚNIOR, D. Educação Ambiental no Contexto escolar: uma experiência com rpofessores e estudantes de uma escola de Ilha Solteira

(SP) In: 6o. Congresso de extensão Universitária da UNESP -Horizontes da Extensão Universitária: possibilidades,

caminhos e realizações, 2011, Águas de Lindóia. 6o.

Congresso de extensão Universitária da UNESP - Horizontes da Extensão Universitária: possibilidades, caminhos e realizações. , 2011. p.1 - 1

S A N T O S , V . S . , A L K I M I N , G . D . , D O R N F E L D , C . B . , P A S C H O A R E L I J Ú N I O R , D .

Jogando Lixo no Lixo: novas abordagens para o gerenciamento de resíduos sólidos em escolas In: 6o. Congresso de extensão Universitária da UNESP - Horizontes da Extensão Universitária: possibilidades, caminhos e realizações, 2011, Águas de Lindóia.

6o. Congresso de extensão Universitária da UNESP -Horizontes da Extensão Universitária: possibilidades, caminhos e realizações. , 2011. p.1 - 1

Carnio, M. P., Lopes, T. M., SIMONATO, D., DORNFELD, C. B., PASCHOARELI JÚNIOR, D.

CONSUMO CONSCIENTE NO PROJETO USINA ECOELÉTRICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO FUNDAMENTAL EM ILHA SOLTEIRA - SP In: 60. Reunião Anual da SBPC, 2008, Campinas. Anais da 60. Reunião da SBPC. São Paulo: SBPC, 2008. p.1 - 1 Lopes, T. M., Carnio, M. P., SIMONATO, D., DORNFELD, C. B., PASCHOARELI JÚNIOR, D.

Uma Experiência de Educação Ambiental na escola com a Temática: Fontes Renováveis de Energia In: 60. reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2008, Campinas. Anais da 60a Reunião Anual da SBPC. Campinas: SPBC, 2008. p.1 - 1

Resumo Expandido em Eventos Nacionais

4 Carnio, M. P., SIMONATO, D., PASCHOARELI JÚNIOR, D., DORNFELD, C. B. Análise do conhecimento de alunos do Ensino Fundamental

acerca da temática “Fontes renováveis de energia” In: V EPEA, Encontro “Pesquisa em Educação Ambiental”, 2009, São Carlos. F I G U E I R E D O , P . B . , S I M O N A T O , D . , C a r n i o , M . P . , P A S C H O A R E L I J Ú N I O R , D . , D O R N F E L D , C . B . ATIVIDADES DINÂMICAS E EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS PARA A COMPREENSÃO DA RELAÇÃO ENERGIA, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE

I n : V I C o n g r e s s o d e M e i o A m b i e n t e d a A s s o c i a ç ã o d e Universidades Grupo de Montevidéu – AUGM, 2009, SãoCarlos. SIMONATO, D., FIGUEIREDO, P. B., DORNFELD, C. B.,

Apresentação de Trabalhos em Eventos - oral Nacional

(10)

Quantidade Título PASCHOARELI JÚNIOR, D.

CONSUMO CONSCIENTE, LIXO E RECICLAGEM: TEMAS

DESENVOLVIDOS NO PROJETO USINA ECOELÉTRICA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL In: VI

Congresso de Meio Ambiente da Associação de Universidades Grupo de Montevidéu – AUGM, 2009, São Carlos (SP).

Queiroz Gil Mesquita de Oliveira Rabelo, PASCHOARELI JÚNIOR, D. Aspectos Técnicos para Geração e Exportação de Energia Elétrica por Usinas Sucroalcooleiras In: 8a. Conferência Internacional de Aplicações Industriais, 2008, Poços de Caldas. 8a. Conferência Internacional de Aplicações Industriais - VIII

Induscon. Itajubá: UNIFEI, 2008. p.1 - 6

6 Pedro Henrique de Azevedo Ferreira. Avaliação de Eficiencia energética em iluminação para consumidor de média tensão: um estudo de caso. 2016.

Angélica Roversi de Mendonça. Projeto de iluminação das salas de aula do campus iii com um sistema de geração fotovoltaica interligado a rede publica. 2015

Kendy Franchini. Desenvolvimento e Avaliação de Sistema de Posicionamento Automático de Painéis Fotovoltaicos. 2014

Aluno: Nicolas Bertolino Fioranti dos Santos

Titulo: Análise de Sistemas Fotovoltaicos com Enfase no Gerenciamento de Energia.

Data apresentação: 28 de Julho de 2015

Orientador: Prof. Dr. Jean Marcos de Souza Ribeiro Aluno: Danilo Mioshi Kuagakhi

Titulo: Projeto e Implementação de um banco de dados e web-site para armazenamento em tempo real de dados no Projeto Usina Ecoelétrica.

Data apresentação: 12 de Dezembro de 2012 Orientador: Carlos Antonio Alves

Aluno: Ricardo Alves do Prado

Titulo: Projeto de Implementação de um sistema baseado em microcomputador para aquisição de dados das fontes de energia renovável do Projeto Usina Ecoelétrica

Data apresentação: 12 de dezembro de 2012 Orientador: Carlos Antonio Alves

TCC(s)

11 1 . Mariana Costa Falcão. Avaliação da Qualidade do Fornecimento de Energia em Sistemas Isolados com Alimentação em Corrente Contínua e Corrente Alternada - FAPESP. 2011. Iniciação científica (Engenharia Eletrica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

2 . Lucas Mucheroni Bottura. Manutenção do Website do

Bolsas de Iniciação Científica (IC)/Agência

(11)

Quantidade Título Projeto

Usina Ecoelétrica. 2011. Iniciação científica (Engenharia Elétrica) -Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira

3 . Rogério Henrique Zuliani Scheolin. Módulos didático-científico para demonstraçao de fontes renováveis. 2011. Iniciação científica (Engenharia Elétrica) - Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira 4 . Emmanuel Anhê Reis. Software para Análise de Dispositivos Armazenadores de Energia e suas Aplicações e Caracaterísticas Diversas - FAPESP. 2011. Iniciação científica (Engenharia Eletrica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Renováveis Usina Ecoelétrica - CNPq-ITI. 2010. Iniciação científica (Engenharia Elétrica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

6 . Leonardo Zampellin. Aquisição dos sinais de tensão e de corrente do compensador regenerativo de potência ativa. 2009. Iniciação científica (Engenharia Eletrica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

7 . Patrick Roberto de Almeida. Avaliação do comportamento dinâmico do compensador regenerativo de potência ativa. 2009. Iniciação científica (Engenharia Eletrica) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

8 . Gleice Kelly Almeida da Silva. Experimentos para a conversão de energia - Usina Ecoelétrica. 2009. Iniciação científica (Engenharia Eletrica) - Universidade

Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho 9 . Rogério Henrique Zuliani Scheolin.

Implantação de um centro demonstrativo de fontes renováveis de energia - Usina Ecoelétrica. 2009. Iniciação científica (Engenharia Eletrica) - Universidade

Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

10 . Wagner Vasconcelos Veríssimo. Manutenção

do Site do Grupo de Pesquisa Usina Ecoelétrica. 2009. Iniciação científica (Engenharia Eletrica) - Universidade

Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

11. Roger Pereira da Silva. Usina Ecoelétrica - uso racional da energia Elétrica

12 - Felipe Bronsens Barros. Projeto Usina Ecoelétrica. 2012.

5 Folder Usina Ecoelétrica Evento Venha nos Conhecer 2016 - em confecção.

Folder Usina Ecoelétrica Evento Venha nos Conhecer 2015

Folder Usina Ecoelétrica para Semana da Engenharia - Agosto de 2015

Folder Usina Ecoelétrica Evento Venha nos Conhecer 2012

(12)

Quantidade Título

Folder Usina Ecoelétrica Evento Venha nos Conhecer 2011

1 ALVES, CARLOS ANTONIO; SANTOS, N. B. F. ; BERTON, C. S. ; MACHADO, L. O. M. ; RIBEIRO, J. M. S. . Dimensionamento de Sistema de Geração Fotovoltáica Grid-Tie e Instalação de Planta de 3 kWp na Usina Ecoelétrica. In: 8. Congresso de extensão universitária da UNESP, 2015, Ilha Solteira - SP. Anais do 8 Congresso de Extensão Universitária da Unesp, 2015.

Artigo completo publicado em anais de eventos nacionais

13 Venha nos Conhecer - Participação com Demonstração e Experiencias em todas as edições deste a criação do projeto, em 2006.Publico médio de mais de 1000 no evento todo, sendo que boa parte visita o campus 3 e os laboratórios.

Feira de Ciencias em Assentamento Rural- 2015 - Foram realizadas em função de outro projeto paralelo de intercambio com universidade americana - Purdue University.

Medição de consumo e perfil de carga - foram realizadas diversas medições de consumo de energia elétrica para auxiliar produtores rurais a identificarem eventuais problemas de utilização da energia.

Atividades de Extensão

4 Visitas especificas de pesquisadores ou engenheiros da região ou de outras universidades, para conhecer o sistema implantado a obter informações sobre viabilidade economica do sistema fotovoltáico conectado a rede elétrica.

(13)

Nome Email Participante Função

Participantes

Carlos Antonio Alves caa@dee.feis.unesp.br Docente Coordenador Dionizio Paschoareli Junior dionizio@dee.feis.unesp.br Docente Colaborador Everaldo Leandro de Moraes elmoraes@dee.feis.unesp.br Técnico Administrativo Colaborador Rodrigo Nunes de Oliveira nunes@dee.feis.unesp.br Aluno Pós-Graduação Voluntário Valdemir Chaves CHAVES@DEE.FEIS.UNESP.BR Técnico Administrativo Colaborador

Solicitação Bolsas - PROEX

Bolsas solicitadas: 1

Atividades previstas: - realizar a manutenção e organização de todo acervo e equipamento do laboratóroi; - organizar atividades para demais voluntários para desenvolvimento do laboratório; - apresentação de trabalho técnico em evento da área;

Quantidade Característica 1 Característica 2 Característica 3

Público-Alvo

300 estudantes escolas

-5 professores escolas

(14)

-Detalhes dos Participantes

Doutorado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Coordenador Nível acadêmico:

Carlos Antonio Alves

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término Carga horária semanal prevista:

Atividade prevista:

Observação:

31/12/2017 02/01/2017

- Orientação e supervisão das atividades técnicas e cientificas do bolsista e voluntários

- Coordenação e participação nas atividades extensionistas previstas: visitas, eventos e recepção.

Adaptação e operacionalização de novos equipamentos no laboratório -geradores eólicos.

- Seleção e recrutamento de novos voluntários de diferentes semestres do curso de engenharia elétrica e/ou engenharia mecânica.

Faculdade de Engenharia

Departamento de Engenharia Elétrica

2 Doutorado Nome : Docente Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

Dionizio Paschoareli Junior

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término Carga horária semanal prevista:

Atividade prevista: Observação:

31/12/2017 02/01/2017

Apoio academico ao coordenador, bolsista e voluntarios Faculdade de Engenharia

Departamento de Engenharia Elétrica

2 Ensino Médio Nome : Técnico Administrativo Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico:

Everaldo Leandro de Moraes

Unidade universitária: Departamento / Seção:

Faculdade de Engenharia

(15)

Data de início: Data de término Carga horária semanal prevista:

Atividade prevista: Observação:

31/12/2017 02/01/2017

- apoio técnico nas ações junto a rede elétrica e manutenção de equipamentos do laboratório 2 Doutorado Nome : Aluno Pós-Graduação Tipo do participante:

Função: Voluntário (sem bolsa)

Nível acadêmico:

Rodrigo Nunes de Oliveira

Data de início: Data de término Carga horária semanal prevista:

Atividade prevista: Observação:

22/12/2017 02/01/2017

- Apoio operacional e técnico aos bolsista e voluntário. 1

Curso Pós-Graduação: Doutorado

Graduação Nome : Técnico Administrativo Tipo do participante: Função: Colaborador Nível acadêmico: Valdemir Chaves Unidade universitária: Departamento / Seção:

Data de início: Data de término Carga horária semanal prevista:

Atividade prevista: Observação:

22/12/2017 03/01/2017

- apoio no confecção de peças e suporte na oficina mecânica do DEE. Faculdade de Engenharia

Departamento de Engenharia Elétrica

(16)

Valor Unitário R$ Descrição

Tipo Recurso Quantidade Total R$

Material de consumo material e dispositivos eletrico e eletronicos

1 990,00 990,00

Tipo Recurso Descrição Valor R$

Outros CCGEE 30.000,00

Outros Departamento de Engenharia Elétrica 2.000,00

Total: Total:R$ 32.000,00 Total:R$ 0,00

Total de Recursos:

R$ 32.990,00

Solicitados à PROEX

Captado Governamental

Captado Não Governamental

R$ 990,00

Recursos

(17)

Informações Adicionais

Inform. adicionais solicitadas Relator/CPEU

O docente do Dep. de Biologia e Zoologia mencionado no item "Característica do Projeto (participantes do projeto)" não foi identificado no item Detalhes dos Participantes. É importante inseri-lo (identificá-lo) e descrever a atividade que irá realizar.

23/09/2016 Concluído em:

Preencher inform. adicionais Relator/CPEU

O docente indicada, Profa. Dra. Carolina Buso Dornfeld, teve atuação efetiva nos anos anteriores do projeto, onde inclusive um dos bolsistas era do curso de Ciencias Biológicas. neste intercambio diversos materiais de consumo e equipamentos foram adquiridos e utilizados pelos docentes dos dois cursos. Com a restrição de liberação de apenas uma bolsa nos ultimos anos, a docente sugeriu a indicação da mesma ao aluno do curso proponente (Engenharia Elétrica) e que estaria a disposição eventual em atividades que pudesse contribuir efetivamente, sendo este registro feito a posteriori, como ocorre com alunos voluntários e o bolsista, que são selecionado ou indicados com o processo em andamento. 23/09/2016

(18)

Concluído em: Departamento Parecer do Relator Manifestação Concluído em: 01/09/2016

A essência da proposta se apresenta como atividades educativas e científicas que envolvem profissionais dos Departamentos de Engenharia Elétrica e de Biologia e Zootecnia, além de discentes, bolsistas ou voluntários, com atividades previstas para serem desenvolvidas junto à comunidade escolar do município de Ilha Solteira. Trata de uma importante temática na atualidade, abordando conteúdos socioambientais relevantes para a melhoria da qualidade de vida. Diante do exposto, somos favoráveis à aprovação do projeto bem como da solicitação orçamentária prevista.

O Conselho do Departamento de Engenharia Elétrica, em reunião realizada nesta data, aprovou por unanimidade o projeto de extensão em questão.

14/09/2016 Aprovado Data da análise 14/09/2016 CPEU Parecer do Relator Concluído em:

O projeto a ser desenvolvido em 2017, com a participação de docentes, técnico

administrativo, alunos da FEIS, contempla atividades educativas, científicas tecnológicas e de extensão, com um caráter socio-ambiental muito relevante sobre energia renovável. O objetivo do projeto é contribuir para maior conscientização da sociedade quanto ao efeitos socioambientais da conversão das fontes primárias de energia, propondo formas renováveis que possibilitem a produção e utilização mais racional da energia convertida, beneficiando a população e o meio ambiente.

As atividades programadas permitirão aos alunos e professores das escolas do ensino fundamental (públicas e privadas) um incremento de seus conhecimentos sobre as fontes renováveis de energia e uma reflexão sobre os impactos das atividades humanas no meio ambiente e vice-versa, além da geração de material didático-pedagógico sobre as fontes de energias renováveis.

O aprimoramento do "Centro de Demonstração" com aquisição de dispositivos eletrônicos é importante na difusão dos conceitos sobre conversão e condicionamento de energia elétrica por meio dos experimentos a serem desenvolvidos e demonstrados ao público pelos graduandos da FEIS.

Os conhecimentos e experiências do docente Coordenador e Colaboradores, os recursos solicitados à PROEX juntamente com os disponibilizados pelo CCGEE e DEE, garantem um boa exequibilidade do projeto.

O Projeto está bem fundamentado, e a metodologia, o cronograma e as atividades

propostas adequadas aos objetivos, sendo boa a expectativa de resultados que contribuam nas dimensões ensino, pesquisa e extensão: - melhor formação dos alunos de Engenharia Elétrica; melhor aprendizado e conscientização dos alunos das escolas do ensino

fundamental quanto ao tema proposto; maior visibilidade da UNESP perante a comunidade interna e externa; produção de artigos nesta área do conhecimento.

Diante do exposto, sou favorável à continuidade deste projeto em 2017. Prof. Dr. Wyser José Yamakami

04/10/2016

Parecer Local

(19)
(20)

Primeira Etapa do Projeto

Coordenador CPEU

Relator Relator

Depto O projeto apresenta um conjunto de ações processuais

contínuas de caráter educativo, cultural, político, artístico, científico ou tecnológico, com a participação de docentes ou pesquisadores, discentes (bolsistas ou voluntários) e, contando eventualmente, servidores técnico-administrativos, pertencentes à comunidade universitária?

Sim Sim Sim

O projeto integra o ensino e a pesquisa com as demandas

da sociedade (sociais, ambientais e culturais)? Sim Sim Sim

O projeto envolve a participação efetiva da população externa com sujeitos ativos no processo (sem excluir a participação da comunidade interna)?

Sim Sim Sim

O projeto contempla a participação de alunos da

graduação? Sim Sim Sim

O projeto proposto situa-se na área de conhecimento dos proponentes e/ou em outras áreas de conhecimento adquiridas ao longo do tempo?

Sim Sim Sim

O projeto articula mais de uma dimensão: ensino, pesquisa

e extensão? Sim Sim Sim

O projeto diferencia-se das outras ações extensionistas,

como cursos, eventos ou prestação de serviço? Sim Sim Sim

O projeto possui coerência entre a fundamentação teórica,

(21)

Bolsistas

Não há bolsistas cadastrados.

Referências

Documentos relacionados

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

São trabalhos em sítios específicos, conhecidos e sondados anteriormente à produção de imagens, estas, foram produzidas em ateliê através da análise das fotografias

Seja o operador linear tal que. Considere o operador identidade tal que. Pela definição de multiplicação por escalar em transformações lineares,. Pela definição de adição

públicas ou privadas, feitas pelo emissor, por sociedade coligada, controlada, controladora ou integrante do mesmo grupo do emissor em que tenha atuado no mesmo

É recomendado o uso de coalho líquido para pouca quantidade de leite, pois normalmente este tipo de coalho possui um poder coagulante menor, não causando nenhum problema no caso

Vimos como a alta freqüência das construções com verbos modais (em especial ir) no presente, faz surgir, com o passar do tempo, um segundo ciclo de gramaticalização do futuro, isto

Embora o pão com melhor característica sensorial de aparência e sabor relacionado com a testemunha (pão com formulação 100 % de farinha de trigo) foi o que teve 10 %

6.1 - Durante a vigência da Ata, os preços registrados serão fixos e irreajustáveis, exceto nas hipóteses, devidamente comprovadas, de ocorrência de situação