• Nenhum resultado encontrado

Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Centro Espírita Ismênia de Jesus. Evangelização Espírita Ismênia de Jesus Plano de Aula 2º Ciclo"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Centro Espírita “Ismênia de Jesus”

Evangelização Espírita “Ismênia de Jesus”

Plano de Aula

2º Ciclo

Plano de Aula 7/12 Educadora: Cida, Livia e Edma

Dia 26/10/2015 Horário: 20 às 21 hrs

Título: Reencarnação- definição e provas de sua existência

Espera-se que o educando

:

Compreenda que a reencarnação é o meio que o espírito dispõe para voltar ao corpo físico e aperfeiçoar-se. Assim, prosseguimos em nossa jornada construindo, reencarnando diversas vezes, em busca da evolução espiritual.

Entenda que o progresso depende apenas do caminho que escolhemos seguir. É nossa responsabilidade que nossa reencarnação dê certo.

Conteúdo:

Antes de reencarnar é feito um planejamento, onde no qual temos participação com a ajuda de espíritos superiores. Entretanto, há espíritos muito inferiores, que não tem a condição de ajudar nesse planejamento.

A alma, depois de residir temporariamente no Espaço, renasce na condição humana, trazendo consigo a herança, boa ou má, do seu passado;

A reencarnação constitui sempre uma benção que se concretiza com a ajuda superior.

Deus nos dá muitas chances de progredirmos. Em cada existência temos a oportunidade de nos tornarmos melhores, mas, quando não nos esforçamos, aumentam as dificuldades a fim de que elas nos libertem da "preguiça" de avançar no progresso espiritual.

Receber um corpo, nas concessões do reencarnacionismo significa responsabilidade definida nos serviços de aprendizagem, elevação ou reparação, nos esforços evolutivos ou redentores.

(LE _ Questão 132 e 133, 166 a 202 ESE _ Cap. IV)

Aula propriamente dita: (

10 minutos)

Aquecimento -

Levar todos ao banheiro e beber água. Prece inicial.

Primeiro momento: perguntar aos evangelizandos o que sabem sobre reencarnação, aguardar as respostas.... e, concluir .

(2)

Desenvolvimento

: (35 minutos)

Vocês sabiam que antes do nosso nascimento, houve um planejamento da nossa

reencarnação no plano espiritual? Como ocorre? O planejamento exigirá o concurso de muitos

Espíritos designados para esta finalidade em conjunto com o Espírito reencarnante no plano

espiritual, no departamento de reencarnações, os quais participarão, direta ou indiretamente, das relações futuras do reencarnante.

O tempo de preparo será proporcional às necessidades educativas do Espírito. Tais preparativos vão desde a escolha dos pais ao tipo e detalhes do corpo que se utilizará o Espírito. Escolhe-se o gênero de provas, o tipo de morte, as principais experiências que deverão ocorrer após o nascimento, que reencontros, que doenças, qual a época mais propícia para se reencarnar, etc.

Distribuir para cada evangelizando um pedaço de papel com um nome próprio. Serão de acordo com a narrativa, 16 nomes: João, Pedro, Joana, Sonia, Vitor, Maria, Artur, Xavier, Lúcia, Teresa, Marcelo, Márcia, Ricardo, Paulo, Rafael e Vinicius. (dependendo da turma aumentar ou diminuir ) Explicar que esses nomes representam os participantes de uma história sobre os preparativos para uma reencarnação.

* * * * * * *

Iniciar a narrativa, que deverá ter a participação dos evangelizandos. Perguntar: Quem pegou o nome João?

Explicar que João é o Espírito que vai reencarnar, está no mundo espiritual e vai auxiliar seus mentores (pessoa que guia, ensina ou aconselha outra) a planejarem a sua próxima reencarnação.

Obs.: Cada personagem citado o evangelizando deverá sentar ao redor do personagem principal (João).

Perguntar: Todos auxiliam (parentes, amigos, conhecidos) na sua reencarnação? Não, há

aqueles Espíritos que não tem condições de auxiliar porque estão ainda muito perturbados com os erros que cometeram em suas existências anteriores.

Para que João reencarne, o que é preciso? Mãe e Pai. (João nasce no ano de 1930).

Quem pegou os pais de João? Seus nomes são Pedro e Joana.

João vai ter avós? Sim, seus nomes são Sonia e Vitor.

João vai ter irmãos? Sim. Consultados os pais, eles concordaram receber mais dois filhos além

de João.

Quem são irmãos de João? Seus nomes são Maria e Artur.

João vai ter muitos amigos durante esta existência. Alguns vão acompanhá-lo durante muitos anos, outros serão companhias durante pouco tempo. Eles vão auxiliar João com seus exemplos positivos, vão dar conselhos, se divertirem juntos e estudar. Também há aqueles que não podemos chamar

de amigos e que vão tentar influenciar negativamente o João, dando maus conselhos, querendo que ele não estude que falte aula, que minta que engane os outros.

Quem pegou os amigos de João? Seus nomes são Márcia e Tales (citar mais nomes se a turma

(3)

João pensou muito, e decidiu ser médico. Ele acha que nessa profissão vai ter a oportunidade de aprender muitas coisas que serão importantes para a sua evolução espiritual. Para isso vai ter que estudar bastante e vai ter muitos professores.

Uma pessoa vai representar todos os professores de João, desde o maternal até a faculdade

de Medicina. Quem pegou o professor de João? Seu nome é Xavier.

João vai ter muitos pacientes? Sim. Quem pegou a paciente de nome Lúcia, que representará todos os pacientes de João.

João vai se casar? Sim. Teresa será a sua esposa. Quem pegou a Teresa?

Eles vão ter filhos? Sim. Quem pegou Marcelo, filho de João e Teresa.

João escolheu uma religião. Ele será Espírita. Ele vai participar da evangelização, grupos de estudos, fazer trabalhos voluntários em um Centro Espírita. Quem pegou o presidente do Centro

Espírita? Paulo

João, como todos os Espíritos que reencarnam tem um amigo desencarnado que vai ajudá-lo em sua existência. Quem pegou Rafael, o Espírito Protetor de João.

Do que depende o sucesso da encarnação de João? De suas escolhas, do bom uso de seu

livre-arbítrio.

João viveu 80 anos na Terra, e desencarnou no ano de 2010. (pedir que saia da roda João e o Rafael ). Ele foi muito orgulhoso em sua posição de médico, achando-se superior. Não conseguiu auxiliar os irmãos em seu caminho, mesmo tendo condições de fazê-lo.

O Espírito Protetor de João o recebe no plano Espiritual. Ele vai analisar sua encarnação, examinar se aproveitou bem suas provas, se evoluiu, desenvolvendo suas virtudes. Com a ajuda do Seu guia espiritual ele reconhece que falhou, pois teve a seu favor muitos dons (oportunidades, dinheiro, estudo, etc.) em sua vida, teve o conhecimento (estudo), a doutrina espírita o esclarecendo. Mas, assim mesmo ele não aproveitou como deveria, não entendeu que quanto mais se tem mais se é responsável na vida pelos dons que Deus dá? Ele vai se preparar e renascerá em alguns anos para fazer melhor.

João permaneceu 5 anos no plano espiritual, estudando e aperfeiçoando seus conhecimentos intelectuais e morais, exercendo com Espíritos mais necessitados a benevolência. Mas, continuará sua evolução, reencarnará novamente, até atingir a perfeição – tendo todas as virtudes desenvolvidas, assim como Jesus, nosso guia e modelo.

Novo planejamento é feito para que João renasça. Mais uma vez é feito preparativos como a escolha dos pais, detalhes do corpo que se utilizará o Espírito. Nesse retorno à carne, seu nome será

Vinicius, ele virá em família pobre e com muitos sacrifícios ele vai concluir os estudos. Será enfermeiro, conhecerá a doutrina espírita e se revelará médium trabalhando na causa

espiritual da humanidade.

Quem pegou o nome Vinicius? Pedir ao Vinícius que sente ao centro no lugar do João com o novo corpo. Explicar também, que poderia ser um espírito do sexo feminino, porque o espírito não tem sexo.

Então essas são duas das reencarnações desse espírito que veio a Terra com o objetivo de se melhorar e evoluir em amor e sabedoria.

Do que depende o sucesso da encarnação de Vinicíus? De suas escolhas, do bom uso de seu livre-arbítrio.

(4)

Não devemos esquecer que a reencarnação é um presente de Deus. E jamais devemos tirar a vida de ninguém ou a nossa. Suicídio é uma atitude que traz muito arrependimento e aumenta o nosso sofrimento.

Não existem problemas sem solução, Deus, Pai amoroso e justo, sempre nos dá as condições necessárias para superarmos nossas dificuldades. Devemos nos ligar através da prece, à espiritualidade amiga, ao nosso anjo da guarda, a Deus, a Jesus, e com certeza teremos auxílio.

Destacar, todos os outros personagens, que estão envolvidos na encarnação de João agora Vinícius, e que colaboram para a evolução de João, para que ele aproveite bem a encarnação para aprender, progredir e amar. Lembrar da responsabilidade que temos de bem aproveitar este presente que é a encarnação e também da responsabilidade que temos em colaborar positivamente com a encarnação dos que conosco convivem, afinal, fizemos todos parte de uma grande família, a família dos filhos de Deus.

Fixação/ Avaliação:

(15 minutos)

Propor o jogo didático “Outra Chance”.

Riscar no chão uma linha sinuosa, ou colocar obstáculos.

Formar a fila das crianças e entregar à primeira uma colher e uma bolinha de ping pong. Pedir para que ela caminhe rapidamente sobre a linha traçada equilibrando a bolinha na colher, sem deixar cair. Quem conseguir caminhar sem deixar a bolinha cair, termina a atividade. Aquele que deixar a bolinha cair no chão, tem nova oportunidade de recomeçar (no início da linha) mas com um grau de dificuldade maior: deverá segurar a colher com um dos braços esticados.

(Aproveitar para criar aquele suspense: vocês acham que ele merece uma nova chance?) Terminada a atividade perguntar as crianças:

Como foi chegar ao final da linha sinuosa?

Você ficou feliz quando teve uma nova oportunidade de recomeçar?

Seria mais fácil se tivesse prestado maior atenção na primeira vez para não deixar cair a bolinha no chão?

Comparar com a reencarnação. Deus nos dá sempre novas oportunidades de aprendermos, de acertarmos. Quantas forem necessárias, entretanto, quanto mais tempo persistirmos no erro por provas mais difíceis iremos passar.

-A seguir convidar as crianças para cantar a música - Trocando de Roupa (em anexo ).

Prece de encerramento:

Recursos didáticos:

Colher

Bolinha de isopor GIZ

(5)

Referência eletrônica:

http://evangelizacao-infantil.blogspot.com.br/2015/04/aula-renascer-bencao-do-recomeco-nascer.html

http://evangelizandoespiritos-rj.blogspot.com.br/2011/03/reencarnacao.html

http://lubeheraborde.blogspot.com.br/search/label/Aulas%20R

https://www.youtube.com/watch?v=FKxDYeu7gXE

Comentário sobre a aula :

Objetivo foi alcançado.

Na dinâmica referente aos preparativos para reencarnação houve algumas adaptações devido ao número menor de crianças.

E devido as interrupções no decorrer da dinâmica quanto ao comportamento, infelizmente não houve tempo para a música - fica a dica.

TROCANDO DE ROUPA

Um dia conversando com um amigo meu

Eu perguntei: “e a vida?”, e ele respondeu

“A vida é muito boa, eu quero mais é viver

E a minha vontade é sempre aprender”

Que todas as lições que ele armazenar

Em outra existência ele desfrutará

Ainda que seja como intuição

Com meu espanto, ele me deu uma explicação

É a reencarnação, a gente troca a roupa de montão

E o importante está aí, mudamos nosso corpo para progredir

BIS

(6)

E eu não esperava aquilo aprender

O meu corpo então virou um instrumentão

Que eu movimento sempre em qualquer direção

Mas as minhas ações, eu tenho que saber

Serão analisadas a cada anoitecer

É que eu sou um ser em evolução

Aprimorando a inteligência e o coração

É a reencarnação, a gente troca a roupa de montão

Referências

Documentos relacionados

Si‑ mão Bacamarte entendeu desde logo reformar tão ruim costume; pediu licença à câmara para agasalhar e tratar no edifício que ia construir todos os loucos de Itaguaí e

Por exemplo: (neste caso, as próprias crianças poderão responder) guardar brinquedos, guardar sapatos, carregar pacotes leves, tirar as compras do carro, cuidar dos animais

Como ninguém tem obrigação de te amar, antes te impuseste o dever de a todos amar, respeita nos ásperos, nos ingratos e nos frios do teu caminho criaturas e corações

Se o seu médico prescreveu Sinvastatina Aurobindo em associação com algum sequestrante dos ácidos biliares (medicamento para baixar os níveis de colesterol), a administração

Mas, como descrevemos anteriormente, Bühler (1967) tinha em mente que não há o que buscar-se ou encontrar-se ao tentar interpretar a deixis am phantasma. Neste caso da catedral,

A nova política industrial, agora sob o comando do IPECE (Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará), obedece a critérios de seletividade, ou seja, foi criado um

O curso de extensão “Português para Estrangeiros” vinculado ao PET – Programa de Educação Tutorial Assessoria Linguística e Literária da UFFS

Date: 31/10/1991 - 06/08/1992 (date of creation) Physical description: Documentos textuais: 40 páginas Access points:. • Câmara dos