• Nenhum resultado encontrado

VANTAGENS DA INDUSTRIALIZAÇÃO DOS MATERIAIS HIDRÁULICOS (KITS) APLICADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VANTAGENS DA INDUSTRIALIZAÇÃO DOS MATERIAIS HIDRÁULICOS (KITS) APLICADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Lucas Barravieira Coletti 1 José Eduardo De Mendonça 2

RESUMO

O trabalho apresentado visou apresentar as vantagens na utilização de kits hidráulicos na construção civil, através de um estudo de caso no empreendimento residencial Regina Parque Premiun – Araraquara -SP da empresa ForCasa Incorporadora. A empresa contratada para montagem e execução dos kits foi a Ambar Tech, de São Carlos -SP. Para maior embasamento técnico e científico do tema foi realizado uma pesquisa bibliográfica, onde foram analisados livros, dissertações, teses, artigos científicos, que enfocam o tema proposto. Conclui-se que, a utilização dos kits hidráulicos industrializados proporciona diversas vantagens como a redução de até 40% da mão de obra necessária, maior flexibilidade no planejamento do cronograma do canteiro, maior produtividade, qualidade e garantia do produto, redução de custos, minimização de erros, redução do desperdício, organização do almoxarifado/canteiro da obra, menor dependência de mão de obra especializada, entre outros.

Palavras-chave: Kits Hidráulicos; Industrialização; Construção Civil; Vantagens.

ADVANTAGES OF THE INDUSTRIALIZATION OF HYDRAULIC MATERIALS (KITS) APPLIED IN CIVIL CONSTRUCTION

ABSTRACT

The article aims to present the advantages of using hydraulic kits in civil construction through a case study in a residential development Regina Parque Premiun - Araraquara -SP in the company ForCasa Incorporadora. The company hired to assemble and execute the Ambar Tech kits, located in São Carlos -SP. For greater support of the theme, a bibliographic research was carried out, and as methodological procedures were books, dissertations, theses, scientific articles, which focus on the proposed theme. It is concluded that the use of industrialized hydraulic kits provide several advantages such as, the reduction of up to 40% of the amount of labor required, greater flexibility in planning the construction site schedule, productivity, product quality and guarantee, cost reduction , minimizing errors, reducing waste, organizing the warehouse / job site, less reliance on specialized labor, among others.

Keywords: Hydraulic Kits; Industrialization; Construction; Benefits.

1 Graduando Curso de Engenharia Civil da Universidade de Araraquara- UNIARA. Araraquara-SP-

E-mail: sbarraluca22@gmail.com

2 Orientador. Docente Curso de Engenharia Civil da Universidade de Araraquara- UNIARA.

(2)

INTRODUÇÃO

Analisando todas as mudanças que tivemos de acordo com que os anos foram passando, verificamos que a sociedade atual em si, necessita cada vez mais de inovações em todas as áreas sendo que incluímos a construção civil e suas diversas áreas de atuação que cresce gradativamente com o aumento da população no mundo e suas necessidades de melhoras desde a moradia até a logística.

Sendo assim há constante busca por melhorias no mercado e execuções, a construção civil tem a necessidade de reduzir gastos e desperdícios, melhorar o prazo de execução da obra, aumentar a produtividade, entre outras propostas.

A área hidráulica da construção civil, também buscou se adaptar as novas necessidades do mercado. Assim, surgiram os kits hidráulicos, com a premissa de melhorarias sobre execução das obras, armazenamento de material em canteiro de obra, aumento da velocidade da produção.

Segundo diversos estudos, a utilização dos kits hidráulicos industrializados proporciona diversos benefícios na produtividade, qualidade, redução de custos, quantidade de mão de obra, entre outros (CALLERA, 2011; MOREIRA, 2010; COUTO, 2014).

Partindo de todo o entendimento, este artigo teve como objetivo, apresentar as vantagens da utilização dos kits hidráulicos na construção civil através de um estudo de caso em um empreendimento residencial Regina Parque Premiun Araraquara -SP da empresa ForCasa Incorporadora. Pretendeu também demonstrar o processo de execução de montagem e execução destes kits hidráulicos industrializados.

1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1.1. Industrialização na construção civil

A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra no século XVIII (1780 – 1830) em um período em que a indústria têxtil era responsável por alavancar os principais resultados produtivos dos países mais desenvolvidos. A Inglaterra foi o primeiro país que se desenvolveu e suas técnicas baseavam-se na operação da máquina a vapor, cuja fonte de energia principal era o carvão. (CONCEIÇÃO, 2012).

(3)

A Segunda Revolução Industrial baseou-se em conhecimentos científicos para proporcionar as mudanças observadas. A mão de obra passou a ser mais qualificada, uma vez que as formas de produção se tornaram mais complexas, com maquinários movidos a energia elétrica e com um maior grau de complexidade. O período, através do modelo de produção fordista, foi caracterizado pelo trabalho repetitivo nas fábricas e uma produção em grandes quantidades (CONCEIÇÃO, 2012).

Já a Terceira Revolução Industrial ocorreu segunda metade do século XX, trazendo informatização para a sociedade e desenvolvendo áreas do transporte, comunicação, informação e biotecnologia (CONCEIÇÃO, 2012).

Já a Quarta Revolução Industrial, conhecida como Indústria 4.0 surgiram em 2011, a partir de uma iniciativa de empresas, políticos e acadêmicos alemães para manter a posição da indústria nacional como uma das mais competitivas no mundo (KAGERMANN et al, 2013).

De acordo com autores, a Indústria 4.0 está relacionada com avanços tecnológicos recentes em que a internet e as tecnologias de suporte (por exemplo, sistemas integrados.)

Servem como espinha dorsal para integrar objetos físicos, atores humanos, máquinas inteligentes, linhas de produção e processos em todos os limites organizacionais para formar uma cadeia de valor inteligente, ágil e integrada. (SCHUMACHER, EROL E SIHN, 2016).

Em meio a tantas mudanças que tivemos com o tempo, o mercado em geral, sempre estará em constante alteração, com novas necessidades, no qual demandam um menor tempo, menores gastos, visando uma melhora na produção.

Para acompanhar essas tendências e se adaptarem no cenário de industrialização que estamos hoje muitas áreas tiveram que mudar. Dentre elas, está a construção civil que vem se desenvolvendo e se envolvendo cada vez mais com a industrialização, buscando aprimoramento e velocidade na execução de suas atividades de rotina.

Com o passar dos anos, cada vez mais a indústria da construção civil vem empregando processos que otimizam o trabalho realizado, seja com novas técnicas de construção ou com produtos industrializados, produzidos em um ambiente melhor controlado (CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO, 2011).

(4)

2. MATERIAIS E MÉTODOS

A pesquisa refere-se a um estudo de caso em um empreendimento residencial Regina Parque Premiun – Araraquara -SP na da empresa ForCasa Incorporadora.

A empresa contratada para montagem e execução dos kits foi a Ambar Tech, localizado em São Carlos -SP.

Para maior embasamento do tema foi realizado uma pesquisa bibliográfica, e como procedimentos metodológicos foram analisados livros, dissertações, teses, monografias, artigos científicos, que enfocam o tema proposto

3. RESULTADOS E DISCUSSÃO

3.1 A Empresa de estudo

A ForCasa atua com foco exclusivo em empreendimentos residenciais dos segmentos econômicos e supereconômicos. Foi eleita a 23ª maior Construtora do Brasil e seus projetos seguem um rígido padrão de qualidade, desde a escolha dos terrenos até o pós-vendas, que resultam em imóveis bem planejados e com o melhor custo-benefício.

Todas as suas obras são certificadas pelos mais exigentes órgãos de auditoria e qualidade e seus produtos se destacam pela maior tecnologia embarcada do segmento.

A empresa possui ISO9001 e é certificada pelo Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat – Nível A (PBQP-H). Ao construir diretamente os seus empreendimentos garante aos clientes pontualidade e qualidade na entrega.

Já a empresa contratada para a fabricação dos kits hidráulicos, a Ambar, utiliza inteligência preditiva e metodologia proprietária nas plataformas e soluções desde 2014. Inspirada em processos industriais avançados, objetiva melhor eficácia em todos os estágios do processo da construção de moradias, reduzindo o tempo e os custos envolvidos durante a obra.

(5)

3.2 Os kits

Fabricados com tubos e conexões de sistemas de condução de fluidos (PEX, PPR, CPVC, PVC ou Cobre), passam por processo de montagem e são agregados a outros componentes, como registros e válvulas. (ABRASIP, 2020).

Atualmente esses kits são facilmente encontrados em obras de parede de concreto, porém já está em estudo, a instalações dos mesmos, em obras de parede de alvenaria.

Com essa inovação, várias outras empresas se especializaram na área, como: - Grupo Merc (Merc Kits), localizado em São Paulo, SP.

- S.O.P Instalações e Kits hidráulicos, localizado em Ribeirão Preto, SP.

3.3 Processo de execução dos kits da Ambar

Assim como todas as outras empresas, a empresa do estudo segue sempre um padrão de execução, desde a negociação para fechar o contrato, até a entrega do material na obra. São baseados em:

- Item 1.0: fechamento de contrato da obra com a fábrica.

O fechamento de contrato da obra com a fábrica que disponibilizará os kits, não vai apenas da compra e venda do produto, mas sim, uma análise de viabilidade de mão dupla.

A fábrica análise todos os pontos necessários para atender os clientes que solicitam os produtos, para ver se vale a pena fechar o contrato, ou não. Da mesma forma a obra, em reunião com os representantes das empresas que irão fornecer o produto.

Em conversa com Matheus Marcatto, engenheiro e representante comercial da Ambâr de São Carlos,SP, o mesmo comentou que:

“Assim como a obra analisa a viabilidade dos kits, nós da fábrica, analisamos a viabilidade de frete, preço do produto, logística, para ver se conseguiremos atender ou não nossos clientes antes de fechar algum contrato”.

- Item 1.1: Análise de Projetos.

Sempre que o contrato for fechado, é de responsabilidade da equipe da obra, o encaminhamento dos projetos necessários para empresa contratada fazer o levantamento do material que o kit hidráulico será composto.

(6)

A contratada, possui uma equipe de engenharia, no qual está mobilizada para o levantamento de material que atenderá a necessidade da obra.

Essa mesma equipe, também estuda meios analisando o projeto, para que possa melhorar o processo de execução no material na hora que o kit for utilizado em obra.

- Item 1.2: Industrialização do Material.

Com o levantamento já finalizado, é iniciado procedimento de industrialização do material.

Com a chegada do material em fábrica, é feita análise do mesmo pela gestão de qualidade da fábrica, para o início do processo de industrialização das peças.

Na fábrica o material é encaminhado para linha de corte, para as peças (Pex, tubulações de pvc, tubulações em geral) serem dimensionadas no tamanho que o projeto especifica.

Depois da linha de corte, as peças passam sobre inspeção novamente do setor de qualidade, para serem analisados se não há alguma danificação nos mesmo e conferência se o material está batendo com medidas e especificações de projeto.

Esse material é 100% testado em fábrica e esse teste é feito a partir da pressurização de toda a tubulação, caso haja algum defeito, a peça é descartada e não é encaminhada para construção.

Com a união de todas as peças já produzidas forma-se os kits, que são separados e identificados para sua determinada função no canteiro de obra, onde novamente é passado pelo setor da qualidade para verificação se identificação estão corretas, caso estejam, vão para a etapa da entrega.

- Item 1.3: Entrega.

A próxima parte do processo é composto pela entrega desse material, já industrializado e pronto para uso. O processo em si, desde o fechamento de contrato até a primeira entrega do material, é previsto pela própria fábrica, uma demora de 45 a 60 dias.

Cabe ressaltar que, isso tudo é devido a todas as etapas anteriores, cerca de 20 dias para todo levantamento da equipe de engenharia, cerca de 15 dias para entrega do material para montagem dos kits em fábrica e 10 dias para produção dos mesmo em fábrica.

(7)

Quando o material é entregue em obra, um colaborador da própria fábrica fará recebimento e conferência do material.

A Âmbar de São Carlos- SP, por exemplo, disponibiliza um estagiário de engenharia e um ativador (engenheiro que passa pelas obras para atender alguma falta de material, algum material que venha a ter defeito em transporte ou acompanhar alguns serviços com o material fornecido) para que acompanhe e confira a entrega do mesmo.

- Item 1.4.1: Kit Ativação.

Em diversos casos, sempre há uma divergência entre projeto e execução, onde nem sempre o “real” consegue estar extremamente igual ao “papel”. Por exemplo: se formos executar uma prumada de esgoto e a laje inferior estiver desnivelada cerca de 10 cm mais alta, precisaríamos de uma tubulação 10 cm maior, porém os kits são cortados em fábrica.

Por isso, junto a essa entrega, é entregue um kit “a mais”, com finalidade de atender todas as demandas de campo, conhecido com kit ativação. Esse kit tem uma proposta inicial de atender todas as diferenças entre execução e projeto. O mesmo é composto por peças complementares, pois se houver esse tipo de problema, é possível dar uma continuidade na produção sem interrupções da obra.

- Item 1.5: Validação.

A validação do material é feita pelo colaborador da empresa contratada, juntamente a outro colaborador da empresa contratante, analisando dificuldades de execução, tamanho de material, para que ambos possam tomar decisões de melhoria ou até então alteração de material que virá nas próximas entregas, onde todas as alterações sempre atenderão o que o projeto solicita.

(8)

Figura 1. Validação de material feita por um colaborador da Ambar

Fonte: Próprio Autor (2020).

Feito a validação, todas as entregas que virão a seguir estarão padronizados no tamanho e peças validadas anteriormente. Mesmo após todo esse processo, os colaboradores da empresa contratada, continuaram dando suporte até todo uso do material.

3.4 Processo de execução do material

Com o material já em obra, os encanadores e auxiliares tomam a frente da mão de obra. A execução dos mesmos, acontecem de forma bem mais rápida e prática, devido a facilidade que temos.

(9)

Figura 2. Chegada do material hidráulico (kit)

Fonte: Próprio Autor (2020)

Figura 3. Instalação de pex na saída da prumada, para distribuição de água fria

(10)

Figura 4. Instalação do kit da prumada de esgoto

Fonte: Próprio Autor (2020)

Figura 5. Etiquetas de indentificacao na saída do esgoto, demonstrando as peças que estão sendo executadas

(11)

Figura 6. Kit de esgoto da pia e água fria da pia já instalado e fixado por abraçadeiras de aço galvanizado, pronto para uso

Fonte: Próprio Autor (2020)

3.5 Vantagens da utilização dos kits industrializados

De acordo com Abrasip (2020) as maiores vantagens do sistema industrializado são:

• Otimização de custos da obra; • Minimização de erros;

• Redução do desperdício;

• Maior organização do almoxarifado/ canteiro da obra; • Menor dependência de mão de obra especializada.

De acordo com o estudo de campo realizado na empresa, a utilização do kit proporciona produção em série, gerando rapidez de produção desejável aliada à qualidade final do produto. A produção em série evita imprevistos e atrasos e facilita a avaliação da produtividade individual de cada operário.

Este achado vai de encontro com que relata Almeida (2015) quando enfatiza que os itens pré-fabricados, possuem condições mais rigorosas de controle de

(12)

qualidade, sua produção é em escala industrial, com manuais e especificações técnicas, além de mão de obra treinada e qualificada. Ressalta ainda que a durabilidade do material é assegurada pela obediência rigorosa da indústria das Normas Técnicas Brasileiras.

Almeida (2015) relata ainda quanto a otimização dos canteiros de obra, indo de encontro com o achado no estudo, pois, houve maior organização, padronização e limpeza, dispensando mão de obra qualificada específica para a função.

Se pensarmos em todo um processo de montagem de tubulação, pensaríamos que o encanador e ajudante, teriam que medir o material, cortar, encaixar alguma conexão se necessário, colocar tubos, porém, com os kits, a praticidade aumenta, pois passaríamos essa etapa.

Desta forma, como isso já aconteceu em fábrica, os colaboradores basicamente só se preocupam com encaixe de algum material, reduzindo o serviço e aumento na velocidade de execução.

Segundo o estudo, o kit além de facilitar na velocidade de execução, ajuda no entendimento para colaboradores que trabalham em uma função de ajudante, pois, técnicas e experiências já passadas por oficiais, não conseguiriam ser passadas do dia para noite.

Temos como exemplo o ajudante de encanador, Jhonatan, que trabalha na obra Regina Parque de Araraquara, da Incorporadora ForCasa. Em conversa relatou:

“É fácil trabalhar com os kits, eu mesmo, essa é minha primeira obra como ajudante e mesmo sem experiência nenhuma, consegui fazer a montagem do material na falta do encanador que eu auxiliava”.

Jhonatan teve que cobrir a função do encanador responsável pela montagem de prumadas de esgoto na Obra Regina Parque, devido ao afastamento do mesmo, porém com a facilidade do produto e com supervisionamento de encarregados e engenheiros, executou a função com facilidade.

O mesmo foi evidenciado por Loturco (2008) quando relata que a utilização dos kits consome 15% da mão de obra em comparação ao sistema convencional.

O kit também proporciona a redução de desperdícios de componentes provocados por instalações erradas, além de diminuição expressiva do número de conexões conforme também constatado por Loturco (2008) quando relata que a utilização dos kits elimina também o desperdício de material.

(13)

Proporciona padronização e flexibilidade no planejamento do cronograma do canteiro. Este parecer vai de encontro com o estudo realizado por Couto (2014).

Os estudos do autor apontam tambem a vantagem da padronização dos serviços que são as propostas deste método construtivo:

O conceito de padronização oferece potencial de melhoria de desenvolvimento do serviço o que propicia benefícios ao executor que estará habituado em executar o serviço de uma mesma forma e ao proprietário que terá ciência do caminho das instalações na sua unidade (Couto, 2014, pag. 54).

Para Callera (2011) tratando-se de padronização, além de todas as vantagens citadas, a utilização de kits industrializados apresenta vantagens como:

• Eliminação de risco de mau acoplamento de conexões na obra; • Material montado, testado e com garantia de fábrica;

• Garantia de estanqueidade;

• Diminuição dos itens a serem gerenciados na obra.

O estudo presente corrobora com o autor, pois, foi verificado todas estas vantagens na utilização dos kits industrializados.

A empresa Ambar (2020) relata o que vai de encontro com o achado do estudo presente ao destacar vantagens e garantias da utilização dos kits:

• 15% de economia nos custos das instalações; • Redução da mão de obra em até 40%;

• Eliminação dos resíduos;

• Eliminação da desorganização na hora de cortar e montar os materiais.

Callera (20122) ressalta que, as inovações e introdução de novas tecnologias podem ser recebidas com resistência tanto dos operários de campo como de engenheiros, técnicos e arquitetos, já que, estes profissionais executam os mesmos serviços, da mesma forma por anos. Desta forma, é de extrema importância que se mude a cultura antiga através de conscientização e informação.

(14)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nas últimas décadas, o processo de construção civil vem passando por inúmeras mudanças desde a gestão até a execução. No que diz respeito a execução manual, esta vem sendo substituída aos poucos pela construção industrializada.

Assim, diante as mudanças em um mundo globalizado e competitivo, as indústrias entraram em cena com produtos de execução de trabalhos realizados nas obras com o objetivo de maior produção, praticidade, flexibilidade, qualidade e eficácia. Partindo deste entendimento, os kits industrializados foram desenvolvidos.

A partir do estudo realizado, conclui-se que, o objetivo deste artigo foi concluído, pois, foi demonstrado de maneira prática a implementação dos kits e suas vantagens.

De acordo com o estudo, a utilização dos kits hidráulicos industrializados proporciona diversos benefícios como, a redução de até 40% da quantidade de mão de obra necessária, maior flexibilidade no planejamento do cronograma do canteiro, padronização, produtividade, qualidade e garantia do produto, redução de custos, minimização de erros, redução do desperdício, organização do almoxarifado/ canteiro da obra, menor dependência de mão de obra especializada, entre outros.

Ao se tratar de sustentabilidade na construção civil, a industrialização de kits hidráulicos é benéfica, pois, com a montagem dos kits concentradas na indústria, há a redução dos resíduos de materiais no canteiro.

Cabe ressaltar que, o produto em si não apresenta desvantagens. O problema surge quando a construtora escolhe mal o fornecedor. Porém, seguindo sempre especificações do produto, seguindo todo o projeto em si, não teremos grandes problemas ao decorrer da obra.

Vale ressaltar também a escassez de estudos relacionados com a utilização dos kits hidráulicos industrializados. Diante os estudos, podemos observar que ainda existe uma resistência de sua utilização entre engenheiros, técnicos e arquitetos, sendo de extrema importância a conscientização e informação dos mesmos quanto a inovações que comprovadamente proporcionam tantos benefícios.

(15)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABRASIP. Associação Brasileira de Sistemas Prediais. 2020. Disponível em: http://www.abrasip.org.br/

ALMEIDA, L. R. d. Estudo de sistemas construtivos pré-fabricados modulares aplicados em canteiros de obras. Monografia (Especialização em Construção Civil) – Universidade Federal de Minas Gerais, 83f. 2015.

AMBAR Tech. SÃO PAULO, 2020. Disponível em: https://www.ambar.tech/

CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO. Ciência, Tecnologia e Inovação e a Indústria da Construção Civil: elementos para a formulação de uma política para o setor. Porto Alegre, 2011.

CALLERA, C. A. Tecnologia: Kits hidráulicos industrializados. TÉCHNE, [s. l.], v. 1, ed. 183, Dezembro, 2011.

CONCEIÇÃO, C.S. Da revolução industrial a revolução da informação. Uma análise revolucionária da industrialização na América Latina. Tese. Doutorado em Economia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2012.

COUTO, Y. A. E. Estudo Das Vantagens E Desvantagens Do Uso De Kits Hidrosanitários Em Obras De Edificações / Yana Alessandri E. Couto – Rio de Janeiro: UFRJ / Escola Politécnica, 2014. x,58p.: il.;29,7 cm. Orientador: Jorge dos Santos Projeto de Graduação – UFRJ / Escola Politécnica / Curso de Engenharia Civil, 2014.

KAGERMANN, H., W. WAHLSTER AND J. HELBIG, Recommendations for implementing the strategic initiative Industrie 4.0: Final report of the Industrie 4.0 Working Group. Acatech – National Academy of Science and Engineering, 2013. LOTURCO, B. “Industrialização plástica”. Revista Téchne. São Paulo: Paulo Kiss, 2008, Maio,16: 80 páginas.

SCHUMACHER, A., EROL, S., SIHN W. A maturity model for assessing Industry 4.0 readiness and maturity of manufacturing enterprises. Procedia CIRP 52, 161 – 166, 2016.

Referências

Documentos relacionados

Uma análise dos preços do petróleo do tipo WTI na NYMEX entre 1989 e 2003, encontrou evidências de que os preços de contratos a termo e de futuros não são nem. ecientes

Relatório de Gestão e Demonstrações Financeiras 2007 |

No sentido de verificar a estabilidade do efeito corona, foram preparadas 2 amostras de tecido engomado de algodão para cada tempo de tratamento corona (1 a 25 min.), sendo que

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

Assim, a partir do trabalho realizado, boa eficiência de remoção (de aproximadamente 70%) para massas utilizadas de 60g e 90g de areia de construção civil, porém, com

É uma luta contra o que se poderia chamar de “eu” primeiro, nesse outro que surge, ora como um cogumelo, ora um parasita, ou como um monstro que, para Roberval Pereyr, “come

Os valores referentes aos parâmetros das análises realizadas para o poço raso 2, são apresentados na Tabela 02, os quais mostraram-se, em sua maioria, também