• Nenhum resultado encontrado

Efeito de metais pesados sobre a comunidade bacteriana do solo do entorno de plantas cimenteiras: uma revisão sistemática. RESUMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Efeito de metais pesados sobre a comunidade bacteriana do solo do entorno de plantas cimenteiras: uma revisão sistemática. RESUMO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Efeito de metais pesados sobre a comunidade bacteriana do solo do entorno de plantas cimenteiras: uma revisão sistemática.

Thiago Augusto da Costa Silva(1), Gustavo Augusto Lacorte(2) , Neimar de Freitas Duarte(2)

(1)Mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental - Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Bambuí. (2)Professores orientadores - IFMG - Campus Bambuí

RESUMO

A metagenômica é uma técnica independente de cultivo que avalia a diversidade funcional dos microrganismos e sua interação. Segundo o sindicato nacional das indústrias de cimento em 2016, as fábricas produziram juntas 57 milhões de toneladas de cimento. A indústria de cimento, possui elevado impacto poluidor em todas as etapas do processo produtivo. Os metais pesados são amplamente estudados devido o alto impacto que causam no ambiente e nos animais, tendo como característica a bioacumulação, o que pode afetar a interação dos microrganismos do solo e consequentemente a qualidade deste, podendo trazer sérios impactos ao meio ambiente. A utilização da metagenômica pode auxiliar na compreensão sobre a microbiota do solo, o que pode ajudar a compreender suas interações e auxiliar assim na tomada de decisão para medidas de sustentabilidade e proteção. Para esse estudo foi adotada a revisão sistemática, integrando as informações acadêmicas de diferentes autores e áreas de conhecimento, com o objetivo de verificar na literatura estudos a respeito dos teores de metais pesados e sua interação com a microbiota do solo, utilizando para isso a metagenômica.

Palavras Chave: Comunidades Microbianas. Metagenômica de solos. Ecologia de Solos.

Diversidade Microbiológica.

INTRODUÇÃO

A indústria de cimento possui alto potencial poluidor em todas as fases do processo produtivo desde a moagem até o ensacamento. O grau e as particularidades das emissões dos poluentes dependem das características de modernização tecnológica e operacional do processo industrial, da composição química e mineral das matérias-primas, dos combustíveis empregados nos fornos de clínquer e da eficácia dos sistemas de controle de emissão de poluentes instalados (FILHO 2004).

(2)

Os principais poluentes liberados no processo de fabricação de cimento são principalmente, material particulado, dióxido de carbono, óxidos de enxofre e óxidos de nitrogênio. Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (USEPA), as fábricas de cimento estão entre as maiores fontes de emissão de poluentes atmosféricos perigosos, considerando como os principais as dioxinas, furanos; os metais tóxicos como mercúrio, chumbo, cádmio, arsênio, antimônio; cromo; produtos de combustão incompleta e os ácidos halogenados (USEPA, 1996).

MANDAL (2011), em seu estudo realizado nas proximidades de uma planta cimenteira na Jamaica onde a queima de combustíveis para o forno de clínquer geram finas partículas de poeira contendo metais pesados que são depositadas no solo. Essa poeira causa sérios impactos ambientais já que a mesma não é biodegradado, acumulando-se. KHASHMAN (2006), também realizaram estudos semelhantes em uma planta cimenteira no sul da Jordânia encontrando metais pesados que foram dispersados pelo ar através do forno de clínquer e depositados no solo.

Dentre as substâncias tóxicas normalmente lançadas no meio ambiente, os metais pesados têm significativa importância, principalmente devido ao seu poder cumulativo nos organismos vivos, representando sérios riscos à saúde e ao ambiente. Por suas características de toxicidade e bioacumulação, os metais pesados têm sido amplamente estudados (GUNTHER 1998).

Além dos efeitos tóxicos diretos no homem, animais e plantas, os metais pesados podem afetar a quantidade e qualidade das comunidades microbianas no solo, uma vez que exercem uma pressão seletiva na mesma (ELLIS ET AL., 2003).

Com o objetivo de verificar na literatura estudos a respeito dos teores de metais pesados e sua interação com a microbiota do solo, utilizando para isso a metagenômica, uma técnica inovadora independente de cultivo de bactérias para sua quantificação.

METODOLOGIA

Foram levantados estudos publicados na literatura acadêmica relacionados à deposição de metais pesados no solo e seus efeitos sobre as comunidades microbianas, sendo considerados os seguintes critérios para inclusão: Estudos experimentais, em publicações nacionais e internacionais, sobre o tema metais pesados e seus efeitos sobre a microbiota do solo, publicados entre os anos de 2005 a 2019.

(3)

Para o levantamento de dados adotou-se metodologia da revisão sistemática da literatura (RSL), que busca a integração da informação acadêmica produzida em diferentes situações, locais e por diversos grupos de pesquisadores, possibilitando o conhecimento das evidências científicas existentes na área (GREENHALGH, 1997).

O estudo é caracterizado como descritivo simples, com fonte de dados documentais. Para a busca de informações foram utilizadas 3 plataformas de pesquisa: Google Acadêmico, por meio do site https://scholar.google.com.br/, que possui vasta produção científica, o banco de dissertações e teses do Portal de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio do site https://www.periodicos.capes.gov.br/ e PubMed, por meio do site

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/.

O levantamento das informações ocorreu durante os meses de abril e maio do ano de 2019, utilizando-se como palavras-chaves: Comunidades Microbianas, Metagenômica de solos, Ecologia de Solos, Diversidade Microbiológica em ambas as fontes de coleta, totalizando 27.960 resultados de pesquisa.

Foi elaborado 1 formulário de teste de relevância, chamado de Teste de Relevância 1 (TR1) para justificar a inclusão e exclusão dos artigos levantados na pesquisa das plataformas de pesquisa. O TR1 obedeceu aos critérios: pertinência do tema, período e idioma da publicação, todos os artigos que não obedeceram a esses critérios foram excluídos do trabalho.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Essa pesquisa foi baseada em 210 resultados analisados conforme o título do trabalho. Os resultados obtidos foram demonstrados conforme a metodologia da revisão sistemática da literatura e a utilização da metagenômica para analisar como as comunidades microbianas se comportam em solos contaminados com metais pesados.

O levantamento bibliográfico efetuado conduziu inicialmente, a um universo de 27.960 resultados, dos quais nem todos se referiam ao tema pesquisado, abrangendo várias formas de análises metagenômicas ou análises de metais pesados em outros locais, sendo que apenas 2 artigos retornaram resultados semelhantes ao que se pretende com o estudo, onde foi analisado o efeito dos metais pesados no solo próxima a plantas cimenteiras na Jamaica e no sul da Jordânia.

(4)

Após uma análise prévia dos 210 resultados mais aproximados foi aplicado o TR1, tomando como base os seus resumos, resultando em 197 exclusões e 12 inclusões que foram analisadas na íntegra.

Nos 12 artigos analisados na íntegra a metagenômica foi a técnica utilizada para descrever e explorar as mudanças de diversidade e funcionalidade dos microrganismos em decorrência do acúmulo de metais pesados presentes no solo, a escolha por essa técnica deve-se ao da mesma ser independer de cultivo dos microrganismos presentes no solo, demonstrando também como estes organismos se adaptam a solos contaminados.

Em seus estudos, KHASHMAN (2006) e MANDAL (2011), verificaram que a produção de cimento na Jordânia e em Kingtons, ambas na Jamaíca encontraram quantidades significativas de Pb, Zn, Cd, Fe, Cu e Cr na parte superior do solo, a no máximo 5 quilômetros da planta cimenteira, demonstrando então que a quantidade destes metais pesados encontrados alteraram a qualidade do solo nesta região. A metodologia para a análise e quantificação dos metais pesados utilizada neste caso foi a espectrofotometria de absorção atômica e para a análise da

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A presente pesquisa revela que ainda são necessários muitos estudos acerca deste tema, principalmente no Brasil, onde várias atividades agrícolas ou industriais geram como resíduos metais pesados e estes se depositam nos solos bioacumulando-se, consequentemente podem estar afetando a composição e diversidade funcional dos microrganismos do solo.

Destaca-se também o papel da técnica da metagenômica como o principal fator determinante para o estudo dos microrganismos do solo, justamente pelo fato da mesma ter como característica a independência de cultura dos microrganismos em meios de crescimento, pois é comprovado que vários dos microrganismos presentes no solo não são cultiváveis.

De acordo com os resultados encontrados e descritos nesta revisão sistemática às plantas cimenteiras liberam vários metais pesados no solo, demonstrando que por mais que o setor tenha investido em novas tecnologias para melhoria de sua produção ainda existe um fator que gera contaminação dos solos ao entorno, o que pode inclusive gerar contaminação na população das proximidades o que torna essencial este tipo de estudo, para a contribuição acadêmica e da população como um todo.

(5)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. AL-KHASHMAN, Omar A.; SHAWABKEH, Reyad A. Metals distribution in soils around the cement factory in southern Jordan. Environmental pollution, v. 140, n. 3, p. 387-394, 2006.

2. ELLIS, R.J., Morgan, P., Weightman, A.J. e Fry, J.C. (2003). Cultivation dependent approaches for determining bacterial diversity in heavy-metal-contaminated soil. Applied and Environmental Microbiology 69, 3223-3230.

3. GUNTHER, W.M.R.,1998, Contaminação ambiental por disposição inadequada de resíduos industriais contendo metais pesados: estudo de caso. Tese (doutorado) – Faculdade de Saúde Pública. Universidade de São Paulo. São Paulo.

4. HANDELSMAN, Jo. Metagenomics: application of genomics to uncultured

microorganisms. Microbiol. Mol. Biol. Rev., v. 68, n. 4, p. 669-685, 2004.

5. MANDAL, A., & Voutchkov, M. (2011). Heavy metals in soils around the cement factory in Rockfort, Kingston, Jamaica. International Journal of Geosciences, 2(1), 48.

6. SANTI, Auxiliadora Maria Moura; SEVÁ FILHO, Arsênio Oswaldo. Combustíveis e riscos ambientais na fabricação de cimento: casos na Região do Calcário ao Norte de Belo Horizonte e possíveis generalizações. 2004.

7. SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE CIMENTO. Disponível em: <http://snic.org.br/numeros-do-setor.php> Acessado em 06/05/2019.

8. USEPA – United States Environmental Protection Agency (1996) Indicators of the Environmental Impacts of Transportation, United States Environmental Protection Agency.

9. GREENHALGH, T. Papers that summarize other papers (systematic reviews and meta-analyses).

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

A utilização do marketing dentro deste evento se faz através das maneiras mais corriqueiras e naturais, ou seja, por meio de propagandas via rádio, outdoors espalhados pela

Assim, existem gavetas destinadas aos cremes, géis e pomadas, outras destinadas aos enemas, supositórios e produtos de introdução vaginal, ainda as gavetas reservadas aos

Nesta obra, o autor traz algumas reflexões sobre didática e o processo pedagógico, além de definir a categoria avaliação como a chave para compreensão e transformação

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

Este artigo objetiva analisar uma questão ambiental enfocando maximização de eficiência ambiental decorrente da produção na indústria automobilística brasileira Dentre as

Resultados de um inquérito efectuado a 20000 mulheres com mais de 18 anos de idade, realizado em 2000, patrocinado pela Secretaria de Estado dos Assuntos Sociais: - 14% foram