• Nenhum resultado encontrado

VI Congreso ALAP. Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VI Congreso ALAP. Dinámica de población y desarrollo sostenible con equidad"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

Trabajo presentado en el VI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población, realizado en Lima- Perú, del 12 al 15 de agosto de 2014”.

VI Congreso ALAP

Dinámica de población y desarrollo sostenible

con equidad

Aborto provocado: recorrência ao aborto inseguro em uma

população de baixa renda, Favela México 70, São Vicente –

SP, Brasil.

Tássia Ferreira Santos; Carmen L. B. Fusco; Rebeca de Souza e Silva

(2)

Trabajo presentado en el VI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población, realizado en Lima- Perú, del 12 al 15 de agosto de 2014”.

Resumo:

Objetivo:Esta pesquisa teve como finalidade calcular a prevalência de mulheres com aborto provocado e inseguro (AP) bem como as características sociodemográficas (CSD) a ele associadas em um a população de baixa renda. Método: Trata-se de um estudo transversal, com amostra aleatória de mulheres em idade fértil de 15 a 49 anos de idade, residentes na Favela México 70, em São Vicente- SP, efetuada no último trimestre de 2008. O método utilizado para a análise dos dados foi à regressão logística multinomial múltipla (RLMM) para determinar as principais variáveis independentes associadas à ocorrência de aborto provocado, com IC=95% e p<0,05. As análises estatísticas foram realizadas com o auxilio do programa SPSS versão 17.0. Resultados: Entre as 735 mulheres de 15 a 49 anos que apresentaram histórico de gravidez anterior, observou-se mediana de 2 gestações para as mulheres sem aborto e, para as mulheres que declararam aborto provocado (AP), 51 Mulheres, uma mediana de 4 gestações. Foi observada ainda média de 2,7 filhos nascidos vivos/mulher entre essas últimas. No modelo final de RLMM permaneceram as seguintes variáveis independentes categorizadas: “número de filhos NV> 2” (OR=4,0), mostrando que as mulheres com 2 ou mais filhos apresentam uma chance 4 vezes maior de provocar um aborto e “aceitação do aborto por falta de condições econômicas” (OR=11,5) o que indica que as mulheres sem condições econômicas de prosseguir na gestação e/ou criar mais um filho apresentam chance 11,5 vezes maior de provocar um aborto. Pode-se concluir que, por falta de um sistema eficaz de contracepção e de planejamento familiar, mulheres de baixa renda ainda hoje recorrem ao aborto provocado para a diminuição da própria fecundidade e do tamanho da família, frente a uma gestação inesperada, não pretendida ou inoportuna.

(3)

Trabajo presentado en el VI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población, realizado en Lima- Perú, del 12 al 15 de agosto de 2014”.

Introdução

Após 20 anos da Conferência Internacional de População e Desenvolvimento (CIPD) realizada no Cairo em 1994, a situação do aborto no Brasil permanece praticamente a mesma.

Define-se abortamento como a interrupção, voluntária ou não, da gestação até a vigésima semana ou com um concepto pesando menos de 500 gramas, segundo critério estabelecido pela Organização Mundial da Saúde 1

Denomina-se abortamento o processo que ameaça a gravidez e aborto o produto da concepção eliminado; no entanto, é usual a referência aos dois, processo e produto, como aborto. Quanto ao tipo, o aborto pode ser espontâneo (natural) ou provocado, também conhecido como voluntário ou induzido2,3

A prevalência de aborto provocado (AP) varia mundialmente conforme tenham os países leis mais restritivas ou permissivas ao aborto. Nos países cujas leis são mais restritivas, como o Brasil, a grande maioria dos abortos são induzidos de forma clandestina e/ou sob condições de risco, aumentando a morbimortalidade materna. O aborto clandestino inseguro é responsável por 70.000 mortes por ano, globalmente, ou 13% do total de mortes maternas2

Monitorar as tendências à ocorrência de AP é de importância crucial para avaliar a saúde materna e o progresso em direção ao Objetivo 5, Meta 6, de desenvolvimento do Milênio para reduzir a mortalidade materna e atingir o acesso universal à saúde reprodutiva4. A razão de mortalidade materna no Brasil, em 2003, obtida a partir de óbitos declarados, foi de 51,7 óbitos maternos por 100.000 nascidos vivos, e a razão de mortalidade materna oficial corrigida foi de 72,4 por 100.000 nv, correspondendo a 1.572 óbitos maternos5. Por ser o aborto considerado crime pelo Código Penal e por outras deficiências do sistema de notificação das mortes maternas há enorme sub-registro destas, embora o óbito materno tenha sido declarado de notificação compulsória em 20035,6,7.

(4)

Trabajo presentado en el VI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población, realizado en Lima- Perú, del 12 al 15 de agosto de 2014”.

Embora observada queda da mortalidade materna no Brasil de 21% em 2011, referida pelo Ministério da Saúde8 2012, o país ainda está longe de alcançar a meta proposta de reduzir em três quartos entre 1999 e 2015 a taxa de mortalidade materna9. O indicador de mortalidade materna aponta atualmente 68 mortes maternas para 100 mil nascidos vivos (68/100.000 nv), sendo que 8% dessas têm como causa o aborto inseguro.

O aborto é a 4ª causa de mortalidade materna no Brasil, sendo admitido pelo Código Penal de 1940 em dois únicos casos: - I) se não há outro meio de salvar a vida da gestante e II) se a gravidez resulta de estupro Brasil. Código Penal7, 1971 (Nota: No dia 12/04/2012, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a interrupção de gravidez de fetos anencéfalos, também chamada antecipação terapêutica do parto). A falta de uma política específica — com aconselhamento sobre riscos e cuidados ao aborto ilegal —, aliada à clandestinidade do ato, considerado crime pela legislação brasileira, contribui decisivamente para a mortalidade da mãe 10.

As mortes por aborto no Brasil, em sua maioria são de mulheres pobres, jovens, negras e com baixo nível de escolaridade, o que denota alto índice de injustiça social e de iniquidades em saúde10,11. O aborto deve ser abordado como uma questão de saúde pública e de direitos humanos, lembrando que quando inseguro é uma causa evitável de morte materna10.

Segundo a Organização Mundial de Saúde10, existe uma forte correlação entre gestação precoce e abortos praticados em condições inadequadas, ou de risco, haja vista as complicações na gravidez e no parto serem a causa de morte mais comum de adolescentes entre 15 e 19 anos nos países pobres e em vias de desenvolvimento.

A Lei 9263/96, que trata do Planejamento Familiar12 no Brasil foi considerada um avanço significativo no que se refere aos direitos sexuais e reprodutivos dos homens e mulheres brasileiros. Em seu artigo 9º, afirma que “para o exercício do direito ao

(5)

Trabajo presentado en el VI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población, realizado en Lima- Perú, del 12 al 15 de agosto de 2014”.

planejamento familiar serão oferecidos todos os métodos e técnicas de concepção e contracepção cientificamente aceitos e que não coloquem em risco a vida e a saúde das pessoas, garantida a liberdade de opção”. Apesar de a lei assegurar, em seu artigo 1º, que o “planejamento familiar é direito de todo cidadão”, a implantação de serviços a esse voltados, sua distribuição e atuação muito deixam a desejar, não sendo, em sua maioria, sequer viabilizados.

Tendo em vista a ilegalidade do aborto provocado e consequente clandestinidade, que acabam levando a abortamento inseguro, cabem, ainda, no Brasil, estudos esclarecedores das condições dessa ocorrência, sobretudo em populações em situação de pobreza, como favelas. Dessa forma, o presente estudo busca estimar a prevalência de mulheres com aborto provocado dentre as mulheres em idade fértil (15 a 49 anos de idade), residentes na Favela México 70 de São Vicente, SP, Brasil, bem como caracterizar melhor o agravo à saúde AP em função de algumas características sociodemográficas a ele associadas.

Metodologia

Trata-se de um estudo transversal para o qual efetuou-se uma pesquisa de campo nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2008, na cidade de São Paulo. Foram entrevistadas 860 mulheres de 15 a 59 anos de idade, residentes na Favela México 70 com a colaboração da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). As entrevistas foram realizadas de forma direta, no domicílio da entrevistada, por entrevistadoras, estudantes universitárias, previamente treinadas especificamente para o uso do instrumento de pesquisa. Utilizou-se um questionário estruturado composto por 55 perguntas diversas sobre características sociodemográficas (CSD) e saúde reprodutiva dessa população.

Para a análise dos dados, o variável dependente aborto, foi categorizada em: aborto provocado (AP), aborto espontâneo (AE) e sem aborto (SA ou NA). As variáveis independentes contempladas foram: idade no momento da entrevista, dividida em grupos

(6)

Trabajo presentado en el VI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población, realizado en Lima- Perú, del 12 al 15 de agosto de 2014”.

quinquenais de idade (15-20 ; 20-25 ; 25 - 30 ; 30 - 35 ; 35 - 40 ; 40 - 45 ; 45 - 50); atividade remunerada (sim ou não); renda familiar (dividida em: até 1/2 salário mínimo, de 0,5 a 01 salário mínimo, de 01 a 1,5 salário mínimo, de 1,5 a 02 salários mínimos; de 02 a 2,5 salários mínimos, de 2,5 a 3,5 salários mínimos, de 3,5 a 07 salários mínimos, de 07 a 10 salários mínimos, acima de 10 salários mínimos e “não sabe ou recusa-se a responder”); escolaridade (analfabeta, fundamental I incompleto/completo, fundamental II incompleto/completo, médio incompleto/completo, e superior incompleto/completo); estado conjugal (solteira, casada/unida, separada ou divorciada e viúva); uso, ou não uso, de contraceptivo(s) (pílula ou DIU, esterilização, métodos não eficazes (ou de baixa eficácia) e não uso de nenhum método contraceptivo), número de nascidos vivos e aceitação do aborto (sim, se sim em que caso, não e não quer responder).

O presente projeto, derivado do Edital 22 financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), foi elaborado pelo departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 2008 e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da mesma instituição, sob o número 1927/09. Não foram detectados conflitos de interesse. Análise dos dados

Os dados foram resumidos por meio de medidas descritivas adequadas ao tipo de variável: número e porcentagem para as qualitativas, média e desvio padrão para as quantitativas.

A prevalência de mulheres com aborto foi avaliada através de regressão logística multinomial univariadas e múltipla para a identificação de quais características mostraram-se mais fortemente associadas ao aborto provocado e ao aborto espontâneo, utilizando a variável “sem aborto” como referência., para 2 grupos, um com o total de mulheres (TM) e outro com o total de mulheres com gestação prévia (TMG), utilizando uma estratégia de seleção de variáveis pelo método backward

(7)

Trabajo presentado en el VI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población, realizado en Lima- Perú, del 12 al 15 de agosto de 2014”.

Em toda a análise foi adotado nível de significância de 5% (p<0,05) e intervalo de confiança de 95% (IC=95%).

Resultados

Neste estudo, foram entrevistadas 860 mulheres com idade, no momento da entrevista, entre 15 e 59 anos. Destas, 51 declararam AP e 150 referiram AE.

Na Tabela 1, são apresentados os dados sociodemográficos coletados, referentes a essas 860 mulheres, segundo: faixa etária, exercício de atividade remunerada, renda familiar, escolaridade, estado conjugal atual, aceitação de aborto provocado, número de nascidos vivos e uso atual de contraceptivo.

Entre essas mulheres, observa-se que, em relação à idade no momento da entrevista, a distribuição das mulheres entrevistadas não foi uniforme, havendo aparente subestimação nas faixas etárias correspondentes a mulheres jovens. A média de idade atual de todas as mulheres, na população em estudo (TM), foi de 32,39 anos e a das mulheres com gestação (TMG) de 32,89 anos, com um maior percentual de mulheres (39,4 e 41,3) na faixa etária atual de 25 a 35 anos para os 2 grupos (Tabela 1).

Pela mesma tabela (Tabela 1), observa-se que, em relação à atividade remunerada, 48,4% do total de mulheres (TM) declararam não trabalhar ou não receber alguma remuneração mensal. No grupo TMG, 47,9% declararam a mesma realidade, A renda familiar declarada pela maioria do grupo TM – 68,3% - e pela maioria do grupo TMG – 68,9% - foi de até 0,5 a 1,5 salários mínimos. Quanto à escolaridade, 55,7% do total de mulheres e 61,3% das mulheres com gestação prévia referiram possuir no momento da entrevista até o curso fundamental II.

Em relação ao estado conjugal, 69,7% das entrevistadas do grupo TM e 75,6% do grupo TMG referiram estar, no momento da entrevista, casadas ou unidas consensualmente.

(8)

Trabajo presentado en el VI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población, realizado en Lima- Perú, del 12 al 15 de agosto de 2014”.

Quanto ao uso de métodos contraceptivos, a maior proporção de mulheres aparece entre as que utilizavam métodos contraceptivos pouco eficazes ou “não eficazes” (27,8% e 28,4%), e entre as que declararam não-uso de contraceptivos (26,2% e 22,8%) perfazendo um total de 54% (TM) e de 51,2% (TMG).

Em relação ao número de filhos nascidos vivos, 18,4% do total de mulheres e 4,5% do total das mulheres com gestação prévia referem não ter filhos; 25,7% e 30,1% ter apenas um filho e 55,9% (TM) e 65,4% (TMG), a maioria, dois ou mais filhos.

São mostrados nas Tabelas 2 e 3 os resultados das análises univariadas. Para o total de mulheres (TM), as características que se mostraram significativamente associadas ao AP foram: renda familiar igual a ou menor que 1 SM, idade atual maior que 35anos, escolaridade menor que fundamental II completo, estado conjugal solteira ou não ser casada, ter mais de 2 filhos nascidos vivos, uso de método contraceptivo “não eficaz” ou pouco eficaz e/ou não-uso de contraceptivo, e aceitação do aborto por falta de condições econômicas. Quanto ao AE mostram associações significativas idade atual, escolaridade, estado conjugal e número de nascidos vivos maior que dois.

Para o total de mulheres com gestação prévia (TMG) em relação ao AP mostraram associações significativas: renda familiar igual a ou menor que 1 SM, idade atual maior que 35 anos, escolaridade menor que fundamental II completo, ter mais de 2 filhos nascidos vivos e aceitação do aborto por falta de condições econômicas. Em relação ao AE, foram significativas as associações: idade atual, escolaridade baixa e estado conjugal não casadas (Tabela 3).

As tabelas 4 e 5 mostram os modelos finais de RLMM não ajustadas. Após a retirada uma a uma das variáveis que foram perdendo a significância, restaram: 4 variáveis que se mostraram estatisticamente significativas para o grupo TM, das quais 3 permaneceram no grupo TMG (tab. 4 e 5). Para o AP permaneceram no modelo final, para o grupo TM (tab. 4):

(9)

Trabajo presentado en el VI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población, realizado en Lima- Perú, del 12 al 15 de agosto de 2014”.

ter um número de filhos NV > dois (OR=3,98; p=0,001); aceitação do aborto por falta de condições econômicas (OR=11,57; p<0,001); e a escolaridade baixa (OR=2,046; p=0,038). Em relação ao AE, permaneceram a variável nascidos vivos > 2 (OR=1,84; p=0,004) e estado civil solteiras ou não casadas (OR=1,74; p=0,023). No modelo final para TMG, tab. 5, para o AP permaneceram as variáveis: número de filhos maior que 2 (OR=2,69; p=0,021 e aceitação do aborto por falta de condições econômicas (OR=10,97; p<0.001). A variável estado civil ou conjugal, permaneceu significativa para AE (OR=1,88; p=0,01). Nos modelos ajustados por idade contínua, para o grupo TM a escolaridade perde sua significância para AP e o estado conjugal aumenta a significância para AE.

Discussão

A cada aborto provocado ou voluntário corresponde uma gestação não pretendida ou inoportuna.

Globalmente, 40% de todas as gestações não são pretendidas ou planejadas13 – no Brasil esse número é maior (60% ou mais). Às mulheres que se defrontam com uma gestação não pretendida, ou não planejada, ou mesmo inoportuna, só restam duas opções: enfrentar um nascimento não desejado ou interromper a gestação13. No Brasil, como em muitos países pobres ou em desenvolvimento, essa opção torna-se dificultada pelas leis restritivas ao aborto voluntário, levando ao abortamento clandestino.

Mulheres em circunstâncias sociais de desvantagem apresentam uma probabilidade maior de experienciar uma gestação não pretendida do que as mulheres com recursos financeiros e sociais maiores13. A renda familiar apresentada pelas mulheres deste estudo demonstra, mais uma vez, a influência de uma renda baixa sobre a ocorrência do aborto provocado e inseguro14.

(10)

Trabajo presentado en el VI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población, realizado en Lima- Perú, del 12 al 15 de agosto de 2014”.

A vulnerabilidade a gestações não pretendidas é fortemente influenciada pelo acesso e uso, ou não, de contracepção eficaz, além da exposição a sexo não desejado, casamento precoce e violência sexual13. O uso de contraceptivos está intimamente relacionado ao grau de instrução da mulher; as mulheres mais instruídas têm maior conhecimento a respeito dos métodos contraceptivos e de sua utilização, podendo eleger os mais eficazes, ao contrário das menos instruídas que apresentam maior probabilidade de referir falta de conhecimentos sobre saúde sexual e reprodutiva, incluído o planejamento familiar. Mulheres mais escolarizadas possuem, além de mais conhecimentos adquiridos, também maior autonomia e maior capacidade de escolha11,13.

Como se viu, na população pesquisada mais do que a metade das mulheres com AP refere o uso atual de contraceptivos não eficazes, ou de baixa eficácia ou não faz uso de contraceptivos, levando a um total expressivo de mulheres sem proteção a uma gestação não planejada13. Note-se que essas mulheres, se esse panorama for mantido, continuarão a ser candidatas a novos abortos provocados 14.

Embora não se tenha conhecimento exato sobre o tipo de acesso a serviços de saúde dessas mulheres (quantas são usuárias do SUS, quantas são associadas a convênios médicos e assim por diante), pode-se deduzir que o “planejamento familiar” previsto em lei não satisfaz as demandas necessárias de contraceptivos. A população brasileira, principalmente as usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), não tem ainda acesso regular a contraceptivos15. No Brasil, a Política Nacional de Planejamento Familiar foi criada em 2007. Em 2009, essa política foi ampliada propiciando acesso maior a métodos definitivos de contracepção, como laqueadura e vasectomia, bem como a preservativos e outros tipos de anticoncepcionais16. Às mulheres que têm acesso aos contraceptivos, muitas vezes falta a possibilidade de opção pelo método, ou pelo medicamento, mais apropriado e eficaz, sobretudo no SUS. Em outras ocasiões, a falha está na falta de informações adequadas, por equipe multidisciplinar, como

(11)

Trabajo presentado en el VI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población, realizado en Lima- Perú, del 12 al 15 de agosto de 2014”.

previsto pelas normas técnicas de assistência em planejamento familiar do Ministério da Saúde15, especialmente para as mulheres menos escolarizadas. Essas normas preconizam ao menos três tipos de atividade na assistência à anticoncepção: atividades educativas, aconselhamento e atividades clínicas que, por sua vez, devem ser desenvolvidas de forma integrada e em um processo que transcenda à anticoncepção, visando a assistência à saúde integral da mulher15. Na prática, esse nível de complexidade de ações ainda não foi atingido.

O número de filhos nascidos vivos é outra variável importante para a determinação do desfecho AP. A média de filhos por mulher na população em estudo foi de 2,53. Com o uso inadequado ou irregular de contraceptivos, com a utilização de contraceptivos pouco eficazes, ou sem a utilização de qualquer método contraceptivo, as mulheres em idade fértil acabam por ter mais filhos do que o número por elas desejado. Diversos estudos14,17 apontam essa questão como um dos fatores principais que levam as mulheres a optar pelo aborto, sobretudo entre mulheres de baixa renda e sem acesso a serviços de planejamento familiar. Como já citado, a lei sobre planejamento familiar no Brasil12 foi considerada um grande avanço na área de Direitos Sexuais e Reprodutivos, mas, na prática, sua aplicação ainda se mostra precária. Assim, quanto maior o número de filhos não pretendidos, maior a chance da ocorrência de AP 11,13,14

– a razão de chances cerca de 4 vezes maior para as mulheres com mais filhos nascidos vivos, na população em estudo, corrobora esse fato. Observe-se que, em São Paulo, em 2002, a taxa de fecundidade foi de 1,88 filhos por mulher, valor inferior ao nível de reposição18 chegando a 1,7 em 2012. Mais uma vez fica evidenciada a utilização do AP para controle da fecundidade, como já demonstrado em outras pesquisas 11,13,19

A média de idade no momento da entrevista para o total de mulheres do grupo de mulheres que já apresentaram alguma gestação foi de 33 anos, sendo a distribuição etária não uniforme nessa amostra e com uma sub-representação das mulheres jovens pertencentes aos dois primeiros quinquênios (15 a 19 e 20 a 24 anos). Não se conta também com a idade no

(12)

Trabajo presentado en el VI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población, realizado en Lima- Perú, del 12 al 15 de agosto de 2014”.

momento da gestação ou do aborto. Esses fatos, já comentados anteriormente, impedem o estudo do comportamento do AP segundo faixa etária entre as mulheres abaixo de 24 anos. Pesquisas apontam uma vulnerabilidade maior ao aborto entre adolescentes e jovens 20, embora se faça necessária maior discussão sobre os determinantes sociais e mesmo sobre as experiências da gestação e do aborto nessas etapas da vida21.

Sabe-se que diversos estudos demonstram uma prevalência maior de mulheres com AP entre mulheres jovens 14,15,22, porém alguns estudos apontam uma declaração maior do aborto de forma crescente segundo a idade das mulheres, com maior prevalência entre aquelas de 35 anos e mais23. Concordando com os últimos, e respeitadas as limitações da amostra, nesta população a faixa etária atual com a maior prevalência de mulheres com AP foi a de 40 a 44 anos. Pode-se pensar na omissão nas declarações das jovens, mas deve-se considerar também que “quanto maior a idade, maior o tempo de exposição à gravidez e ao aborto”23

. A característica sociodemográfica “estado conjugal” constitui-se em uma das possíveis definidoras da ocorrência ou não de um aborto provocado perante a existência de gestação não planejada11. Na população em estudo, porém, a OR para a variável categorizada “solteira”, como apresentado em Resultados, indica uma “omissão de resposta” expressiva na direção das mulheres do grupo com AE que apresentaram duas vezes mais abortos do que as casadas/unidas24.

Em uma Revisão Mundial sobre aborto induzido25, que contemplou países em que o aborto foi legalizado e países onde ele é restringido por lei, países desenvolvidos e países em desenvolvimento, publicada em 2001, foi concluído pelos autores: “Em mais da metade dos países analisados, as mulheres casadas apresentam uma porcentagem mais alta de abortos que as mulheres solteiras. Uma vez grávida, no entanto, a mulher solteira tem maior probabilidade do que a casada de escolher o aborto”25

. É de se pensar que esses achados justificam a maior prevalência de mulheres solteiras com AP no presente estudo.

(13)

Trabajo presentado en el VI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población, realizado en Lima- Perú, del 12 al 15 de agosto de 2014”.

As mulheres com AP desta população também apresentaram uma incidência maior de “menor renda familiar” e “escolaridade mais baixa”11,28,

fatores que colaboram para a opção pelo AP juntamente com o fato de se encontrarem sozinhas frente a uma gestação não pretendida13,19.

Conclusões

Das 860 mulheres entrevistadas, na faixa etária entre 15 e 49 anos, residentes na Favela México 70 de São Vicente, SP, 51 mulheres declararam ao menos um AP. As variáveis categorizadas correspondentes às principais características sociodemográficas (CSD) estudadas que apresentaram OR significativamente associadas à ocorrência de AP foram: uso de contraceptivos não eficazes ou de baixa eficácia e/ou não-uso de métodos contraceptivos, número de filhos nascidos vivos igual ou superior a 2 e aceitação do aborto por falta de condições econômicas.

Na população em estudo, por outro lado, a variável categorizada “solteira”, indica uma possível “omissão de resposta” expressiva das mulheres do grupo com AE que apresentaram duas vezes mais abortos do que as casadas/unidas

Foram discutidas neste Artigo as principais implicações desses achados que, mais uma vez, juntamente com suas imbricações com outras CSD ou variáveis como renda, escolaridade e mudanças de participação da mulher moderna na sociedade, levam à urgência da implantação de serviços eficazes de planejamento familiar, da necessidade de equidade em Saúde e da legalização do aborto.

Referência:

1. Andalaft Neto J, Rocha MIB. Sexo e vida: panorama da saúde reprodutiva do Brasil. In: Berquó ES, editor. A questão do aborto: aspectos clínicos, legislativos e políticos. São Paulo: Universidade Estadual de Campinas; 2003. p. 257-318.

2. World Health Organization. Unsafe abortion: global and regional estimates of the incidence of unsafe abortion and associated mortality in 2008.

6th Ed.http://whqlibdoc.who.int/publica tions/2011/9789241501118_eng.pdf (accessed

(14)

Trabajo presentado en el VI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población, realizado en Lima- Perú, del 12 al 15 de agosto de 2014”.

3. Rezende J, Montenegro CAB. Obstetrícia fundamental. 11a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2008.

4. Sedgh G, Singh S, Shah IH, Ahman E, Henshaw SK, Bankole A. Induced abortion: incidence and trends worldwide from 1995 to 2008. Lancet. 2012;379(9816):625-32. 5. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações

Programáticas Estratégicas. Manual dos comitês de mortalidade materna [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2007 [citado 2011 Jul 24]. Disponível em:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/comites_mortalidade_materna_3ed.pdf.

6. Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos. Dossiê aborto inseguro: direito de decidir sobre o aborto: uma questão de cidadania e democracia. Saúde da mulher e direitos reprodutivos Belo Horizonte: Rede Nacional Feminista de Saúde e Direitos Reprodutivos; 2001.

7. Brasil. Código Penal: Decreto lei n. 1.004, de 21 de outubro de 1969. 4a ed. São Paulo: Saraiva; 1971.

8. Laboissière P. Mortalidade maternal no Brasil teve queda de 21% de 2010 para 2011 [Internet]. 2012 [citado 2011 Jul 25]. Disponível em:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-05-25/mortalidade-materna-no-brasil-teve-queda-de-21-de-2010-para-2011.

9. United Nations. The Millennium Development Goals Report [Internet]. New York: United Nations Department of Public Information; 2005 [cited 2011 Jul 28]. Available from: http://unstats.un.org/unsd/mi/pdf/MDG%20Book.pdf.

10. Adesse L. O ponto crítico do aborto. J Ciênc [Internet]. 2012 [citado 2011 Jul 25]. Disponível em: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=82958.

11. Fusco CLB, Silva RS, Andreoni S. Unsafe abortion: social determinants and health inequities in a vulnerable population in São Paulo, Brazil. Cad Saúde Pública. 2012; 28 (4): 709-19.

12. Brasil. Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996. Regula o § 7º do art. 226 da Constituição Federal, que trata do planejamento familiar, estabelece penalidades e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil [Internet]. Brasília (DF); 1996 jan 15 [citado 2011 Jul 25]. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9263.htm.

13. Malarcher S, Olson LG, Hearst N. Unintended pregnancy and pregnancy outcome: equity and social determinants. In: Blas E, Kurup AS, editores. Equity, social determinants and public health programmes. Geneva: World Health Organization; 2010. p. 177-97.

14. Fusco CLB. Aborto Inseguro: determinantes sociais e iniquidades em saúde em uma população vulnerável Favela Inajar de Souza, São Paulo, SP, Brasil [tese de doutorado]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 2011.

15. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Políticas de Saúde. Área Técnica de Saúde da Mulher. Assistência em Planejamento Familiar: Manual Técnico/Secretaria de Políticas de Saúde, Área Técnica de Saúde da Mulher – 4ª edição – Brasília:

Ministério da Saúde,2002. Disponível em:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/0102assistencia1.pdf

16. Ministério da Saúde (BR). Saúde da Mulher/Planejamento Familiar. Portal Brasil.Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2010. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/saude/saude-da-mulher/planejamento-familiar

17. Silva RS. O aborto provocado frente à contracepção e o declínio da fecundidade na Cidade de São Paulo. Rev Saúde Pública. 2005;1(9):9-29.

18. Yazaki LM. Fecundidade da mulher paulista abaixo do nível de reposição. Estud Av. 2003;17(49):65-86.

(15)

Trabajo presentado en el VI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población, realizado en Lima- Perú, del 12 al 15 de agosto de 2014”.

19. Fusco CLB. Aborto inseguro: frequência e características sociodemográficas associadas, em uma população vulnerável - Favela Inajar de Souza, São Paulo [dissertação de mestrado]. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo; 2006. 20. Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos.

Departamento de Ciência e Tecnologia. Aborto e saúde pública no Brasil: 20 anos. Brasília: Ministério da Saúde; 2009. (Série B. Textos Básicos de Saúde). Disponível

em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/livro_aborto.pdf

21. Menezes G, Aquino EML. Pesquisa sobre o aborto no Brasil: avanços e desafios para o campo da saúde coletiva. Cad Saúde Pública. 2009;25:s193-s204.

22. Cabezas-García E, Langer-Glass A, Alvarez-Vázquez L, Bustamante P. Perfil sociodemográfico del aborto inducido. Salud Pública Méx 1998;40(3):264-71.

23. Cecatti JG, Guerra GVQL, Sousa MH, Menezes GMS. Aborto no Brasil: um enfoque demográfico. Rev Bras Ginecol Obstet. 2010;32(3):105-11.

24. Silva RS, Andreoni S. Aborto induzido: uma comparação entre mulheres casadas e solteiras residentes na cidade de São Paulo em 2008. Rev Ciência&Saúde Coletiva. 2012;17(7):1725-33.

25. Bankole A, Singh S, T. H. Características de mulheres que obtêm aborto induzido: uma revisão a nível mundial. Perpect Int Planej Fam. 2001;Spec:10-9.

Tabela 1. Dados demográficos das mulheres avaliadas, Favela México 70, 2008.

Características Total de mulheres % Total de mulheres que engravidaram % (n=860) 100,0 (n=735) 100,0 IDADE (anos) 15 |-- 20 71 8,3 38 5,2 20 |-- 25 117 13,6 102 13,9 25 |-- 30 187 21,7 165 22,4 30 |-- 35 152 17,7 139 18,9 35 |-- 40 138 16,0 118 16,1 40 |-- 45 112 13,0 101 13,7 45 |-- 50 83 9,7 72 9,8 ATIVIDADE REMUNERADA Sim, com CLT / carteira de trabalho 179 20,8 150 20,4 Autônoma: atividade pessoal, 23 2,6 21 2,9

(16)

Trabajo presentado en el VI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población, realizado en Lima- Perú, del 12 al 15 de agosto de 2014”. habitual, sem hierarquia Estagiária, estudante 6 0,7 2 0,3 Trabalho temporário: com contrato máximo de três meses 19 2,2 12 1,6 Trabalho avulso/eventual: prestação de serviço ocasional, sem relação de continuidade 207 24,1 189 25,7 Proprietária 10 1,2 9 1,2

Não trabalho, mas estou procurando

emprego 151 17,6 125 17,0

Não trabalho, por

outras razões 265 30,8 227 30,9

RENDA

Recusa / Não sabe 8 1 7 1

Até R$ 276,70 103 12,0 90 12,2 De R$ 276,71 a R$ 484,97 234 27,2 209 28,4 De R$ 484,98 a R$ 726,26 250 29,1 208 28,3 De R$ 726,27 a R$ 1.194,53 175 20,3 148 20,1 De R$ 1.194,54 a R$ 2.012,67 73 8,5 60 8,2 De R$ 2.012,68 a R$ 3.479,36 14 1,6 11 1,5 De R$ 3.479,37 a R$ 6.563,73 3 0,3 2 0,3 ESCOLARIDADE Analfabeta/Sabe ler e escrever / Primário incompleto / Primário 155 18,0 149 20,2

(17)

Trabajo presentado en el VI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población, realizado en Lima- Perú, del 12 al 15 de agosto de 2014”. completo Ginásio/ Fundamental incompleto / Ginásio/ Fundamental completo 324 37,7 302 41,1 Colegial/ Médio incompleto / Colegial/ Médio completo / Superior incompleto / Superior completo 381 44,3 284 38,7 ESTADO CIVIL Solteira 182 21,1 101 13,7 Casada ou mora junto 599 69,7 555 75,6 Separada ou viúva 79 9,2 79 10,7 CONTRACEPTIVO Pílula ou DIU 292 33,9 255 34,7 Esterilização eletiva 104 12,1 104 14,1 Método contraceptivo não eficaz 239 27,8 209 28,4 Não usa 225 26,2 167 22,8 ABORTO PROVOCADO Não aceita 315 36,6 257 35,0 Aceita alguma 522 60,7 455 61,9 Aceita sempre 23 2,7 23 3,1 NASCIDOS VIVOS Nenhum 158 18,4 33 4,5 Um 221 25,7 221 30,1 Dois a cinco 432 50,2 432 58,7 Seis ou mais 49 5,7 49 6,7

(18)

Trabajo presentado en el VI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población, realizado en Lima- Perú, del 12 al 15 de agosto de 2014”.

Tabela 2 . Análise Univariada das variáveis (CSD) associadas a AP e AE para o grupo TM TM variáveis Categorias (1) / (0) AP AE OR (p) OR (p) Renda ≤ 484,97/ >484,97 1,917 ,027 1,164 ,412 Número de nascidos vivos

2 ou mais / Não ter mais que 1NV

5,167 ,000 2,043 ,000

Utilização de método contraceptivo

Método pouco eficaz ou não-uso / Pílula, DIU e Esterilização eletiva 1,095 ,757 ,831 ,305 Estado conjugal Solteiras, separadas, viúvas e unidas / casadas 1,447 ,329 1,628 ,043 Aceitação de aborto

Aceita por falta de condições econômicas / Não aceita

11,845 ,000 1,703 ,075

Escolaridade Até o fundamental incompleto / até superior completo

3,169 ,000 1,860 ,001

Aceitação de aborto

Sim, se for solteira, sozinha, ou não contar com o apoio do companheiro / Não aceita 11,20 ,000 1,18 ,611 Aceitação de aborto

Sim, se já tiver muitos filhos / Não aceita

12,71 ,000 1,46 ,248

Idade (anos) 0=<35 / 1= >35 2,67 ,003 2,00 ,000 Categoria de referência : Mulheres sem aborto

Tabela 3. Análise Univariada das variáveis (CSD) associadas a AP e AE para o grupo TMG TMG variáveis Categorias (1) / (0) AP AE OR (p) OR (p) Renda ≤ 484,97/ >484,97 1,78 ,005 1,08 ,674 Número de nascidos vivos

2 ou mais / Não ter mais que 1NV

(19)

Trabajo presentado en el VI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población, realizado en Lima- Perú, del 12 al 15 de agosto de 2014”.

Utilização de método contraceptivo

Método pouco eficaz ou não-uso / Pílula, DIU e Esterilização eletiva 1,27 ,042 ,096 ,84 Estado conjugal Solteiras, separadas, viúvas e unidas / casadas 1,70 ,160 1,92 ,007 Aceitação de aborto

Aceita por falta de condições econômicas / Não aceita

10,98 ,000 1,58 ,135

Escolaridade Até o fundamental incompleto / até superior completo

2,43 ,004 1,42 ,055

Aceitação de aborto

Sim, se for solteira, sozinha, ou não contar com o apoio do companheiro / Não aceita 11,36 ,000 1,20 ,594 Aceitação de aborto

Sim, se já tiver muitos filhos / Não aceita

10,72 ,000 1,24 ,524

Idade (anos) 0=<35 / 1= >35 2,47 ,006 1,86 ,002 Categoria de referência: Mulheres sem aborto

Tabela 4. Modelo final da análise de regressão logística multinomial para aborto provocado (AP) em relação à sem aborto para o total de mulheres – Favela México 70, 2008.

TM Variável Categorias (1) / (0) AP AE OR (p) OR (p) Aceita aborto se não possuir condições econômicas Sim / Não 11,57 0,000 1,639 ,105

Número de filhos 2 ou mais/ menos

de 2 3,98 0,001

1,621 ,027

Estado conjugal Não casadas/

Casadas 1,53 0,297 1,841 ,014 Escolaridade Analfabeto à fundamental completo / Colegial médio incompleto à superior completo 2,04 0,238 1,325 ,171 Categoria de referência: NA

(20)

Trabajo presentado en el VI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Población, realizado en Lima- Perú, del 12 al 15 de agosto de 2014”.

Tabela 5. Modelo final da análise de regressão logística multinomial para aborto provocado (AP) em relação à sem aborto para o total de mulheres com gestação – Favela México 70, 2008.

TM Variável Categorias (1) / (0)

AP AE OR (p) OR (p)

Aceita aborto se não possuir condições

econômicas

Sim / Não

10,97 0,000

1,522 ,172

Número de filhos 2 ou mais/ menos

de 2 2,69 0,021

1,183 ,429

Estado conjugal Não casadas/

Casadas 1,58 0,257 1,886 ,010 Escolaridade Analfabeto à fundamental completo / Colegial médio incompleto à superior completo 1,89 0,063 1,315 ,171 Categoria de referência: NA

Referências

Documentos relacionados

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) possui uma estrutura de informática que atende a um ambiente descentralizado, composta não apenas pela sua sede no CAB

Se por um lado encontramos essa grande dissonância, e 52%, na primeira coleta, e 86%, na segunda coleta, dos participantes da pesquisa afirmam ter adquirido

O estudo apresenta os diferentes métodos adotados para realizar a avaliação da aderência aos procedimentos de higienização das mãos e aponta seus pontos fortes e fragilidades, a fim

Dependendo da linha eleita teremos uma punição exagerada ou ex- cessivamente branda, em descompasso com a realidade. Se a lei penal considerasse o delito continuado como

A história dos trabalhadores estrangeiros na Alemanha Ocidental (os “Gastarbeiter”) não pode ser transposta para a dos migrantes na RDA (onde eram denominados

Vimos que, em termos históricos, as políticas territoriais indígenas no Rio Grande do Sul tiveram três momentos distintos: no início do século XX, quando o

Para determinação da categoria pela idade mínima será observado o ano em que completa a idade mínima, por exemplo, na classe MX3 fca estabelecido que os Pilotos devam ser nascidos até

Como trabalhos futuros destacam-se: permitir que os classificadores locais classifiquem um documento em mais de uma categoria da tabela de semelhança; realizar experimentos