• Nenhum resultado encontrado

Uso de Células-Tronco em Cirurgia Plástica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Uso de Células-Tronco em Cirurgia Plástica"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Uso de Células-Tronco

em Cirurgia Plástica

MANOEL MARIA BARCELOS DA ROSA

Especialista e titular da SBCP. n° 105. ISAPS. n° 912. Sociedade Ibero Latina Americana de Cirurgia Reparadora e Estética n° 303. Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia. ISSCR Stem Cell

Association 2015. Chefe Proprietário da Cliniplasty Beauty. CRMSC 2502 / RQE 1536

"Diferentemente de outras células do corpo, como as células musculares, as

dos neurônios, as do sangue, que normalmente não se reproduzem, as células

tronco podem se replicar infinitas vezes.”

élulas-tronco são células com capacidade de se transformar(diferenciar) em qualquer célula especializada do corpo, ou seja , células exatamente iguais, isto é, células características de uma mesma linhagem. Elas têm a potencialidade de se renovar por meio da divisão celular, mesmo após longos períodos de inatividade, por toda a vida do ser humano, e induzidas a formar células de todos os tecidos e órgãos com funções especiais e diferenciadas.

Diferentemente de outras células do corpo, como as células musculares, as dos neurônios, as do sangue, que normalmente não se reproduzem, as células tronco podem se replicar infinitas vezes. Dito isto, significa que a partir de uma cultura de células-tronco, é possível produzir milhares de células geneticamente idênticas. Entretanto, os pesquisadores não tem conhecimento vasto do que induz a proliferação e a autorenovação dessas estruturas.

Outro enigma que desafia os cientistas é a questão da diferenciação: como células indiferenciadas simplesmente passam a ter funções especializadas, como os gametas e células sexuais? Tem-se o conhecimento que, além dos sinais internos controlados por genes, o processo é ativado também por sinais externos, incluindo a secreção de substâncias químicas por outras células, o contato físico com células com células vizinhas e a influência de algumas moléculas.

Sabe-se que alguns laboratórios de pesquisa conseguem induzir a diferenciação pela manipulação de fatores de crescimento, soro e genes. Os mecanismos detalhados que regem o processo não são claros. Entretanto, encontrar resposta para o problema pode ampliar o potencial terapêutico das células-tronco. Tecidos e órgãos poderiam ser produzidos em laboratório ou recuperados no próprio corpo. Além disso, forneceria uma compreensão bem maior sobre doenças como o câncer, desencadeados pela divisão anormal das células.

TIPOS

As células-tronco podem ser classificadas em totipotentes, quando conseguem se diferenciar em todos os tecidos do corpo humano, e pluripotentes ou multipotentes quando são capazes de se transformar em quase todos os tecidos, exceto placenta e anexos embrionários. Células-tronco oligopotentes, diferenciam em poucos tecidos, células-tronco pluripotentes poderiam, teoricamente, derivar de qualquer célula humana.

(2)

As células-tronco embrionárias são serão abordadas por serem proibidas pela justiça, a sua manipulação.

CÉLULAS-TRONCO ADULTAS

São células indiferenciadas encontradas no meio de células diferenciadas que compõem as estruturas do corpo. Elas têm a função de socorrer e repara os tecidos do corpo. Acredita-se que residam em nichos dos tecidos, algumas nas camadas externas de pequenos vasos sanguíneos, onde permanecem sem se dividir até que isso seja necessário.

DOENÇAS BENEFICIADAS:

- Câncer (reconstrução de tecidos e entendimento da divisão anormal de células); - Doenças cardíacas (renovação de tecidos);

- Degeneração macular (visão - tecido da retina); - Diabetes (injeção de células de insulina);

- Doenças autoimunes (reposição de células do sangue); - Doenças pulmonares (crescimento do novo tecido); - Esclerose múltipla (reposição de neurônios); - Lesões de medula (reposição de células neurais); - Mal de Parkinson (reposição de células cerebrais); - Altista (reposição de neurônios);

- Mal de Alzheimer (reposição de células cerebrais); - Osteoartrite (reconstrução de tecido);

- Osteoporose (reposição de células);

- Calvície-Cabelo... Corpos Cavernosos (ereção potente) etc.

CUIDADOS PRÉ E PÓS PROCEDIMENTOS:

1) Não tomar Aspirina ou medicamentos que e contém Aspirina ou lbuprofeno por que interfere com a coagulação sanguínea normal.

2) Discutir com o seu médico se pode parar de tomar a droga anticoagulante uma semana antes do procedimento.

3) Parar com todas as medicações naturais (chás) porque muitas ervas tem efeito colateral que pode complicar o procedimento cirúrgico pela inibição da coagulação do sangue, afetando a pressão sanguínea, ou interferindo com anestésicos.

4) Por favor pare com todos os remédios prescritos ou chás.

5) Não fumar, por que a nicotina reduz o fluxo sanguíneo na pele e pode causar significantes complicações durante a cicatrização.

6) Deve dar Tylenol ou fórmula genérica desta droga.

7) Por causa dos efeitos após o procedimento de lipoaspiração. 8) Pequeno desjejum ou jejum.

9) Tomar os remédios prescritos pré-procedimento. 10) Roupa com abertura anterior.

INSTRUÇÕES PÓS PROCEDIMENTOS:

1) Aparecer alguns hematomas e drenar a solução anestésica com cor sanguinolente na pequena incisão localizada periumbilical, nas primeiras 24h a 48h que varia de paciente para paciente. Recomendamos bandagem sobre as pequenas incisões.

2) Manter a pressão sobre o abdômen por 24 horas por dia na 1ª semana e 12 horas por dia na segunda semana.

(3)

3) Dar a medicação pós-operatória no dia da cirurgia Cipro (ceflalexin) 60 minutos antes da cirurgia, com analgésico.

4) Dar antiemético EV se necessário antes de iniciar o procedimento.

5) Sem restrição alimentar. Beber 8 copos de água ou suco de fruta por dia. Não ingerir álcool por 48 horas e limitar a ingestão de álcool por uma semana e não fumar por 21 dias após o procedimento.

Entrar em contato telefônico por uma semana, se o paciente necessitar qualquer assistência. Não hesitar em nos contatar.

Vamos descrever o Protocolo, usado pelas clínicas de Medicina Regenerativa, as maiores do mundo. REGENESTEN o tratamento de STEM-CELL com os avanços mais inovadores nas terapias celulares aos pacientes de todo mundo.

O nosso objetivo, missão, é que a medicina de stem cells (células madres) se torne uma realidade para todos os pacientes ao redor do mundo.

Morrem hoje no mundo 150.000 pessoas, 100.000 decorrentes do envelhecimento e patologias associadas.

Nos países industrializados chega a 90% o número de óbitos decorrentes de mutações do DNA e consequentes patologias.

O objetivo dessa terapêutica é regenerar os tecidos e órgãos danificados curando patologias que eram incuráveis, em todos os órgãos e sistemas do organismo, aumentando a longevidade do ser humano e a qualidade de vida.

INSTRUÇÕES PRÉ E PÓS PROCEDIMENTOS:

Deve seguir essas instruções para evitar complicações. Leia atentamente e discuta qualquer questão com o paciente.

Duas semanas antes do procedimento: Autoriza o consentimento informado.

A obtenção das células-tronco compreende três etapas: 1º Checar lista do isolamento de AdSC.

2º Checar lista do isolamento de stem cell derivados da medula óssea. 3º Plasma rico em fatores do crescimento.

I) Reagentes:

- Extração de células média.

- Solução de Ringer/solução fisiológica 500cc. Materiais:

- Kit de processamento puro PRP/ADSC. - Frasco de soro regular.

- Seringas Luer Lock 60cc (2) - Seringas 3cc com agulhas (2) - Seringas 20cc Luer Lock (2) Procedimentos:

(4)

- Extrair os 60cc de gordura periumbilical usando cânula de 2,5 a 3mm de diâmetro. - Transferir os 60cc de gordura para duas seringas de 60ml com Luer Lock em partes iguais 30cc de gordura em cada seringa. Obs. Pesar na balança de precisão elétrica. - Adicionar solução salina fisiológica e descontar e eliminando o infranadante para eliminar restos de tumescência infranadante e sangue (repetir 3 vezes).

- Adicionar solução salina fisiológica 10cc a cada seringa. Adicionar a cada uma delas meio de extração celular na proporção de 1mL por cada 15mL de gordura.

- Deixar repousar de forma horizontal e agitar as seringas manualmente de forma intermitente durante 20 minutos, tamponando previamente, com tampão azul (Heating block) pode ser usado.

- Com tubos estéreis e previamente lavado com álcool, todo o material, dividir na câmara de fluxo laminar o conteúdo das duas seringas em 2 tubos cônicos de 50mL e adicionar solução fisiológica a cada tubo até completar 45mL.

- Centrifugar os 2 tubos a 900rpm por 5 minutos.

- Novamente lavar os tubos com álcool na câmara de fluxo, com seringa de 20mL Luer lock e pipeta ou agulha epidural extrair a camada de Fração Vascular Estromal.

- Transferir o conteúdo obtido em cada tubo, a outro tubo estéril de 50cc. - Adicionar a cada tubo solução fisiológica até completar 45mL (pesar). - Centrifugar ambos os tubos a 900rpm por 5 minutos.

- Aspirar novamente com uma seringa de 20mL e agulha epidural a porção de cada um dos 2 tubos desprezando as células do fundo cônico. Se obtém um volume total de l0mL.

- Reconstituir as porções de ambos os tubos com plasma rico em fatores de crescimento plaquetário (aproximadamente 8mL).

- Ativar a mistura de células e plasma que contém a seringa colocando na Adilight 2 durante 20 minutos.

- Câmara de laser 8 joules (W) para ativar as mitoses mais importantes. - Somatório da suspensão de stem cells e fatores de crescimento plaquetário.

II) Obtenção do concentrado de medula óssea

1) Kit de concentracão de medula óssea 2) Heparina 1000U 35cc

3) Marcaína 0,25 + Lidocaína 2% 4) 22 agulha raqui padrão

5) Lâmina 11 bisturi 6) Tapper

7) Solução anestésica. Lidocaína 2% - 4cc; Bu pivacaina 0,25 - 3cc; Bicabornato de Na 3cc.

Decúbito ventral

- Anestesia crista ilíaca posterior e inferior. Pele e subcutâneo, agulha de raqui; anestesia do periósteo.

- Fazer incisão com lâmina 11.

- Gentilmente avançar a ponta do Trocater até o periósteo. Tapper pode ser usado. Remove o obturador e coloca a heparina na seringa de 20cc, trocater, filtro, tubo concentrador.

Movimento de vai e vem, e lateralmente com aspiração forte, se obtém 60mL de medula.

Transfere os 60cc de medula heparinizada no filtro, evitar a contaminação (câmara de Hood).

Coloque o concentrado de medula óssea no aparelho. Centrifugue 3.400rpm por 10 minutos.

(5)

Coloque a seringa em adi-light, aparelho a laser por 20 minutos para ativar mitose (8 Jaules).

III) Plasma rico em fatores do crescimento

1) Seringa de 60mL Luer Lock, adicionar 5mL de citrato de Na a 3,8%.

2) Scalp conectado a seringa, punção venosa e extrair 55mL de sangue, agitando suavemente.

3) Transferir o sangue ao tubo da centrífuga de 60mL.

4) Transferir ao tubo balanciador com outro igual, antes de centrifugar com H2O e pesar com balança de precisão elétrica.

5) Centrifugar a 3.800rpm durante 1,5 minutos.

6) Com seringa de 60 mL luer locker, extrair a totalidade do plasma com um pouco de glóbulos vermelhos. Descartar o tubo com os glóbulos vermelhos.

7) Transferir o conteúdo da seringa a outros tubo da centrífuga. 8) Pesar e balencear antes de centrifugar novamente.

9) Centrifugar a 3.800 rpm por 5 minutos.

10) Usando sistema de três vias extrair primeiro com seringa de 60 mL o PPP até que a parte inferior do êmbulo do tubo alcance a marca de 7cc.

11) Troca-se para seringa de luer lock de 10mL. Com ela se injeta ar, se agita para se desprender as células e plaquetas do fundo e paredes do tubo, se inverte o dito do tubo e se extrai a totalidade do conteúdo restante (8mL).

12) Se desconecta a seringa de 10 mL e se agrega a seringa 1mL e agulha 27G a quantidade de 0,5 mL de cloreto de cálcio a 10%, tampa o tubo, agita suavemente para homogeneizar, e deixa em repouso em posição horizontal até a retração do coágulo. Colocar no laser baixa frequência por 10 minutos.

13) Uma vez retraído se extrai com outra seringa de 10mL e agulha epidural, Hood em câmara de fluxo laminar (câmara de Hood) a totalidade do soro (rico em fatores do crescimento plaquetário).

14) Com este soro se reconstitui a solução de células madre (sem cells) obtidas do tecido adiposo.

Com os três produtos obtidos e purificados AdSC, PRP e derivados de medula óssea, fazemos todos os tratamentos regeneradores de todos órgãos e sistemas do corpo humano. E a partir de cada um, obtemos qualquer célula do corpo humano.

1) Por exemplo: I + II + III. EV: rejuvenescimento e regularização de todo o

sistema imunológico. Ex.: Lúpus eritematoso sistêmico, etc. e rejuvenescimento facial. 2) Infiltração local: refazermos joelho, articulação coxofemoral, etc,

3) Injeção sub periosteal - Osso, injeção sub pericondrial, cartilagem e etc.

4) Gordura enriquecida com I, II, III escultura da face, sequela de queimaduras, síndrome de Poland, bum-bum, etc.

5) Preenchimento da derme, média, profunda e superficial nas rugas, cicatrizes, enxerto de pele, sem alteração de cor da pele.

6) Com cultura de células específicas, neurônios, Alzheimer, Altismo, Parkinson, Miocárdio, enfarte, músculo cardíaco, etc.

Então, podemos escolher um protocolo e iniciarmos as nossas pesquisas. Garanto que o sucesso é garantido.

Referências

Documentos relacionados

Os resultados apresentaram que o herbicida Cletodim foi eficiente no controle do milho RR, principalmente nas doses 75% e 100% herbicida com ou sem bioestimulante em relação

Sérgio Alexandre Carvalho da Costa, Paula Odete Fernandes 3º lugar: Análise de tensões em modelos biomecânicos osso-implante Cláudio Neves, Lucas Azevedo, Elza Fonseca.

O processo de transformação bacteriana utilizada na Biologia Molecular ocorre in vitro, e pode ser afetado pelo tamanho e conformação da molécula de DNA a ser introduzida na

O Diretor-Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, no uso de suas atribuições e considerando o Regulamento do

A rubrica “Aplicações para garantia de depósitos” enquadra os ativos fi nanceiros que servem de garantia dos depósitos constituídos nas CCAM participantes no FGCAM, de acordo com

b) O valor pago pelo devedor passado um ano. Os juros serão pagos trimestralmente, sendo o primeiro pagamento efectuado 3 meses após a data do contrato, à taxa de juro

As abraçadeiras tipo TUCHO SIMPLES INOX , foram desenvolvidas para aplicações que necessitam alto torque de aperto e condições severas de temperatura, permitin- do assim,

3 — Constituem objectivos prioritários das áreas de intervenção específica a realização de acções para a recu- peração dos habitats naturais e da paisagem, a manutenção