• Nenhum resultado encontrado

Questão 40. a) V, V, F, F b) V, V, V, F c) F, F, V, V d) V, V, F, V e) V, F, V, F. Questão 41

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questão 40. a) V, V, F, F b) V, V, V, F c) F, F, V, V d) V, V, F, V e) V, F, V, F. Questão 41"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Questão 40

(ESAF – BACEN – 2002) – Com relação às funções, objetivos e regulamentação dos Bancos Comerciais e dos Bancos de Investimento, avalie as afirmações a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. Em seguida, assinale a opção que contém a seqüência correta de avaliações.

( ) Os bancos comerciais recebem depósitos a vista e atuam na concessão de empréstimos de curto e médio prazos.

( ) Os bancos de investimento atuam na estruturação de operações no mercado de capitais e na concessão de empréstimos e financiamentos de médio e longo prazos.

( ) Ambas as instituições, bancos comerciais e bancos de investimento podem captar recursos por meio de depósitos a prazo.

( ) Os bancos comercias não podem captar recursos por meio da emissão de debêntures, porém os bancos de investimento podem captar re-cursos por meio da emissão de debêntures próprias.

a) V, V, F, F b) V, V, V, F c) F, F, V, V d) V, V, F, V e) V, F, V, F Questão 41

(ESAF – BACEN – 2002) – Das opções abaixo, assinale aquela que contém um participante do sistema financeiro nacional que não pode captar recursos por meio de depósitos a vista.

a) Banco Múltiplo com carteira comercial. b) Banco Comercial.

c) Caixa Econômica.

d) Cooperativa de Crédito. e) Banco de Desenvolvimento.

(2)

(ESAF – BACEN – 2002) – Em relação aos Bancos Múltiplos, regulamentados pela Resolução nº 1524/88, do Conselho Monetário Nacional e por suas alterações, é correto afirmar que:

a) a existência do banco múltiplo permite que uma única instituição possa executar e contabilizar operações típicas de diferentes instituições financeiras, porém é exigido que se observe, em cada carteira, a regulamentação pertinente à instituição singular que lhe deu origem (a carteira comercial segue a regulamentação aplicável aos bancos comerciais, etc.).

b) as instituições devem manter, para cada carteira em que operarem, diretor tecnicamente qualificado que será o responsável pelas operações, sendo vedado que um mesmo diretor seja responsável por mais de uma carteira.

c) a constituição de banco múltiplo depende de autorização do Banco Central do Brasil no caso de constituição direta, mas independe nos casos de transformação ou de fusão entre instituições já existentes.

d) para ser considerada banco múltiplo, a instituição deve ter, no mínimo, quatro das seguintes carteiras: comercial, de investimento, de desenvolvimento, de crédito, financiamento e investimento (de aceite), de crédito imobiliário e de arrendamento mercantil (de leasing).

e) é facultado aos bancos múltiplos, independentemente das carteiras que possuam, captar recursos por meio de depósitos à vista.

Enunciado para as questões 43 e 44

O BACEN tem como prerrogativa estabelecer as normas operacionais de todas as instituições financeiras que operam no Brasil, definindo suas características e possibilidades de atuação. Com base nas normas vigentes, julgue os itens seguintes.

Questão 43

(CESPE – Senado Federal – 2002) – As sociedades de arrendamento mercantil nasceram do reconhecimento de que o lucro de uma atividade produtiva pode advir da simples utilização do equipamento, e não, de sua propriedade.

(3)

Questão 44

(CESPE – Senado Federal – 2002) – O objetivo principal dos bancos comerciais é proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários para financiar, a curto e médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços e as pessoas físicas.

Questão 45

(CESPE – UnB – Banco do Brasil – 2003–3) – Bancos comerciais captam principalmente depósitos à vista e depósitos de poupança, são tradicionais fornecedores de crédito para as pessoas físicas e jurídicas e disponibilizam capital de giro para empresas.

Questão 46

(CESPE –Banco do Brasil – 2003–3) – Bancos de investimento captam depósitos à vista e depósitos de poupança e atuam mais fortemente no crédito agrícola.

Questão 47

(CESPE – Banco do Brasil – 2003–3) – Sociedades de crédito e financiamento são direcionadas para o crédito ao consumidor.

Enunciado para as questões 48 a 52

O BACEN tem como prerrogativa estabelecer as normas operacionais de todas as instituições financeiras que operam no Brasil, definindo suas características e possibilidades de atuação. Com base nas normas vigentes, julgue os itens seguintes.

Questão 48

(CESPE – Senado Federal – 2002) – As companhias hipotecárias podem captar depósitos a prazo com correção monetária, por meio de letras

(4)

imobiliárias (LI), e estabelecer convênios com bancos comerciais para funcionarem como agentes do SFH.

Questão 49

(CESPE – Senado Federal – 2002) – As sociedades de arrendamento mercantil nasceram do reconhecimento de que o lucro de uma atividade produtiva pode advir da simples utilização do equipamento, e não, de sua propriedade.

Questão 50

(CESPE – Senado Federal – 2002) – As cooperativas de crédito somente podem atuar no setor primário da economia, com o objetivo de permitir melhor comercialização de produtos rurais e criar facilidades para o escoamento das safras agrícolas para os centros consumidores, observando que os usuários finais dos créditos que concedem não sejam sempre os cooperados.

Questão 51

(CESPE – Senado Federal – 2002) – O objetivo principal dos bancos comerciais é proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários para financiar, a curto e médio prazos, o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços e as pessoas físicas.

Questão 52

(CESPE – Senado Federal – 2002) – As sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários têm uma faixa operacional mais ampla que as sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários.

Questão 53

(CESPE – Banco do Brasil – 2003–3) – A Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) opera sistema de liquidação de operações de câmbio contratadas no mercado interbancário. As obrigações correspondentes são compensadas multilateralmente, e a BM&F atua como contraparte central. Na atualidade,

(5)

são aceitas apenasoperações envolvendo o dólar norte-americano e o euro, com prazo de liquidação igual a D + 1.

Questão 54

(CESPE – Banco do Brasil – 2003–3) – Ocorrendo inadimplência, configurada pelo atendimento à chamada de garantia ou pelo não-pagamento de ajuste diário requerido pela BM&F, as posições do participante são encerradas. Se, depois de compensados os contratos, for apurado resultado líquido negativo, a BM&F realiza as garantias constituídas pelo participante. Se for o caso, isto é, se as garantias se mostrarem insuficientes, respondem pela parcela restante, sucessivamente, a corretora que intermediou a operação, o membro de compensação ao qual a corretora está ligada, o Fundo Especial dos Membros de Compensação, o Fundo de Liquidez dos Membros de Compensação, o Fundo de Garantias da BM&F e a própria BM&F.

Questão 55

(CESPE – Banco do Brasil – 2003–3) – Empresas corretoras e distribuidoras têm atuação centrada nos mercados de câmbio, títulos públicos e privados, valores mobiliários, mercadorias e futuros.

Questão 56

(Fundação Carlos Chagas – CEF – 2004) – Assinale a afirmativa correta. a) O Clube de Investimento é formado por investidores que têm por objetivo constituir uma carteira diversificada de titulos e valores mobiliários, mediante a aplicação de recursos financeiros de terceiros.

b) As Sociedades Corretoras são instituições que efetuam, com exclusividade, a intermediação financeira nos pregões das Bolsas de Valores.

c) As Sociedades de Fomento Comercial – factoring – são empresas comerciais financeiras que operam por meio de aquisição de recebíveis, porém, não assumindo o risco dos mesmos.

d) As Sociedades Corretoras são instituições que efetuam, com exclusividade, a intermediação financeira nos pregões das Bolsas de Valores, das quais são associadas mediante a aquisição de um titulo patrimonial.

(6)

e) As Bolsas de Valores são associações civis com fins lucrativos,cujos patrimônios são constituídos por títulos patrimoniais adquiridos por seus membros, as sociedades distribuidoras.

Questão 57

(CESPE – CEF – 2009) – Instituições financeiras estrangeiras somente podem funcionar no país mediante prévia autorização formalizada em

a) portaria da Superintendência de Seguros Privados. b) normativo do BACEN.

c) decreto do Poder Executivo. d) normativo da CVM.

e) resolução do Conselho Federal de Contabilidade.

Questão 58

(Fundação Carlos Chagas – Banco do Brasil – 2010) – A BM&FBOVESPA S.A. é caracterizada como

A) espaço em que exclusivamente são negociadas ações de emissão de empresas brasileiras.

B) empresa cujo capital é controlado por sociedades corretoras por meio de títulos patrimoniais.

C) entidade sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

D) empresa constituída para possibilitar a negociação de ações por meio do sistema home broker.

E) companhia aberta cujas ações são transacionadas em seu próprio ambiente de negociação.

Questão 59

(Fundação Cesgranrio – Banco do Brasil – Nacional – 2008) – O mercado financeiro pode ser classificado como primário ou secundário, dependendo do momento da negociação do título no mercado. O lançamento de um novo ativo financeiro ocorre no mercado primário. No mercado secundário ocorrem as

(7)

A) vendas de títulos públicos que são negociados por meio da Bovespa. B) transações financeiras envolvendo o mercado monetário internacional. C) compras de títulos privados, derivativos, opções que estão sendo oferecidos ao mercado financeiro.

D) negociações posteriores, em Bolsa de Valores ou em Mercado de Balcão, envolvendo compras e vendas de títulos já lançados entre investidores. E) negociações de títulos de crédito como cheques, notas promissórias e DOC, realizadas por meio da Bolsa de Valores e do Mercado de Balcão.

Questão 60

(ESAF – BACEN – 2002) – Com relação à estrutura do mercado de capitais, é correto afirmar que:

a) as bolsas de valores são instituições do governo que mantêm local ou sistema adequado à negociação de títulos e valores mobiliários.

b) são considerados valores mobiliários e, portanto, estão sujeitos à normatização pela CVM, os seguintes títulos, quando ofertados publicamente: ações, debêntures e títulos da dívida pública.

c) a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é o órgão regulamentador e fiscalizador do mercado de capitais.

d) as negociações de títulos e valores mobiliários em bolsas de valores denominam-se usualmente de operações no mercado primário.

e) cabem às sociedades corretoras e distribuidoras de valores mobiliários as operações no recinto das bolsas de valores.

Questão 61

(BNDES – Economista – Cesgranrio – 2009) – Uma classificação importante das instituições financeiras se baseia no seu grau de especialização nos segmentos do mercado financeiro. Assim, um banco comercial típico

A) recebe depósitos do público e faz principalmente empréstimos de curto e de médio prazos.

B) coloca títulos de empresas privadas junto ao público investidor.

C) é considerado uma instituição monetária, por ser regulado pelo Banco Central.

D) opera em todos os segmentos do mercado financeiro.

(8)

Questão 621

(ESAF – BACEN – 2002) – Com relação à estrutura do mercado de capitais, é correto afirmar que:

a) as bolsas de valores são instituições do governo que mantêm local ou sistema adequado à negociação de títulos e valores mobiliários.

b) são considerados valores mobiliários e, portanto, estão sujeitos à normatização pela CVM, os seguintes títulos, quando ofertados publicamente: ações, debêntures e títulos da dívida pública.

c) a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é o órgão regulamentador e fiscalizador do mercado de capitais.

d) as negociações de títulos e valores mobiliários em bolsas de valores denominam-se usualmente de operações no mercado primário.

e) cabem às sociedades corretoras e distribuidoras de valores mobiliários as operações no recinto das bolsas de valores.

Questão 63

(ESAF – BACEN – 2002) – Tanto o SELIC (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), quanto a CETIP (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos) correspondem a sistemas em que são feitas a custódia e liquidação de operações com títulos. Sobre esses dois sistemas, assinale a opção correta.

a) A custódia e liquidação das operações com títulos públicos federais podem ser feitas tanto no SELIC, quanto na CETIP, cabendo às partes envolvidas no negócio realizar a escolha do sistema a ser utilizado.

b) Os títulos negociados no SELIC são escriturais, o que praticamente elimina os riscos relativos a extravio, roubo ou falsificação dos papéis negociados naquele sistema.

c) A liquidação das operações realizadas na CETIP são feitas exclusivamente pela Centralizadora de Compensação de Cheques e Outros Papéis.

d) Somente instituições com conta de reserva bancária junto ao Banco Central do Brasil podem registrar suas operações na CETIP.

e) A CETIP custodia e promove a liquidação tanto dos CDBs (Certificados de Depósito Bancário) ao portador quanto dos CDBs nominativos.

(9)

Enunciado para as questões 64 a 68

Na década de 1970, a custódia dos títulos públicos no Brasil ainda era feita por processo manual, o que incluía desde o arquivamento por instituição até a movimentação física nos cofres dos bancos, com grande risco de fraude e de extravio dos papéis. Com o objetivo de proporcionar mais segurança e transparência às operações, a ANDIMA e o BACEN firmaram convênio para criar o Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC), um sistema eletrônico de teleprocessamento que permitiu a atualização diária das posições das instituições financeiras, assegurando maior controle sobre as reservas bancárias. Títulos e cheques foram substituídos por simples registros eletrônicos, gerando enorme ganho em eficiência e agilidade, já que as operações são fechadas no mesmo dia em que se realizam. Além disso, o sistema passou a garantir que, em caso de inadimplência de qualquer das partes, a operação não se concretiza. Atualmente, o SELIC movimenta diariamente mais de R$ 100 bilhões.

Internet: <http://www.andima.com.br>.

No Sistema Financeiro Nacional, existem taxas de juros amplamente aplicadas pelos agentes do mercado, entre elas a do SELIC, mencionado no texto acima. Acerca dessa taxa, denominada taxa SELIC, julgue os itens seguintes.

Questão 64

(CESPE – Senado Federal – 2002) – Como os títulos negociados no SELIC são de grande liquidez e, teoricamente, de risco mínimo, a taxa definida no âmbito desse sistema é aceita como uma taxa livre de risco da economia.

Questão 65

(CESPE – Senado Federal – 2002) – Essa taxa é denominada também de D0, pois os negócios são liquidados imediatamente.

(10)

(CESPE – Senado Federal – 2002) – Essa taxa costuma apresentar-se ligeiramente mais elevada que a taxa da central de custódia e de liquidação de títulos (CETIP).

Questão 67

(CESPE – Senado Federal – 2002) – Como balizamento do mercado, a taxa SELIC é mais importante, referenciando o custo do dinheiro no mercado financeiro.

Questão 68

(CESPE – Senado Federal – 2002) – Por ser liquidada mediante cheques administrativos dos bancos, a taxa SELIC é também denominada de taxa ADM.

Enunciado para as questões 69 a 73

A CETIP é a entidade escolhida pela FEBRABAN como prestadora de serviços de operacionalização da clearing de pagamentos, que está sendo constituída para adaptar o fluxo de pagamentos no sistema bancário às normas do novo sistema de pagamentos brasileiro. A CETIP proverá os sistemas, os centros de processamento e o suporte de informática necessários à operação da nova empresa. O modelo conceitual adotado pela clearing de pagamentos da FEBRABAN é o mesmo que está sendo implantado este ano nos Estados Unidos da América pelo Clearing House Interbank Payments Systems (CHIPS). O novo sistema, denominado CHIPS 2001, eliminou a necessidade do estabelecimento de limites bilaterais de crédito, reunindo as vantagens da certeza imediata da liquidação dos pagamentos em reserva bancária com o menor custo de transação do processamento por lotes. A clearing de pagamentos da FEBRABAN está também integralmente de acordo com as especificações estabelecidas pelo Relatório Lamfalussy, documento que reúne os padrões recomendados pelo Bank for International Settlements (BIS) (Banco para Compensações Internacionais) para o projeto e para a operação de sistemas de compensação e liquidação.

Para atender à operação da clearing, a CETIP está criando três centros de processamento de dados, sendo dois no Rio de Janeiro e o terceiro em São

(11)

Paulo. O centro principal ficará na sede da CETIP, no Rio de Janeiro; o segundo, também localizado no Rio de Janeiro, estará capacitado para atuar como hot stand-by; o centro de processamento em São Paulo será warm stand-by.

Internet: <http://www.cetip.com.br> (com adaptações).

Julgue os itens seguintes, a propósito da CETIP. Questão 69

(CESPE – Senado Federal – 2002) – A CETIP, maior empresa de custódia e de liquidação financeira da América Latina, constitui-se em um mercado de balcão organizado para registro e negociação de valores mobiliários de renda fixa. Sem fins lucrativos, foi criada, em conjunto, pelas instituições financeiras e o BACEN, para garantir mais segurança e agilidade às operações do mercado financeiro brasileiro.

Questão 70

(CESPE – Senado Federal – 2002) – Entre os participantes da CETIP, incluem-se bancos, corretoras, distribuidoras, demais instituições financeiras, empresas de leasing, fundos de investimento e pessoas jurídicas não-financeiras, tais como seguradoras e fundos de pensão.

Questão 71

(CESPE – Senado Federal – 2002) – A CETIP não está obrigada a obedecer estritamente às normas vigentes de sigilo bancário e, por isso, mantém reserva relativa com relação aos registros das operações em seus sistemas.

Questão 72

(CESPE – Senado Federal – 2002) – Os ativos e contratos registrados na CETIP representam quase a totalidade dos títulos e valores mobiliários privados de renda fixa, além de derivativos, dos títulos emitidos por estados e municípios e do estoque de papéis utilizados como moedas de privatização, de emissão do Tesouro Nacional.

(12)

(CESPE – Senado Federal – 2002) – Somente as pessoas jurídicas, de qualquer natureza, são participantes da CETIP. As pessoas físicas podem investir em ativos cetipados, como clientes de instituições financeiras, que são as titulares e responsáveis pelo controle das contas.

Questão 74

(Fundação Carlos Chagas – CEF – 2004) – O acordo de Basiléia foi originalmente assinado em 1988 pelos dez maiores bancos centrais do mundo, e previa forte adequação do capital dos bancos em todo o mundo ao novo ambiente dos mercados financeiros. Pesar de o documento firmado ser apenas um tratado de intenções, os bancos centrais signatários desse documento conseguiram transformar em leis, em seus respectivos paises, as recomendações firmadas. Ao começar as discussões do Novo Acordo de Capital, em janeiro de 2001, o enfoque era dar maior solidez e transparência ao sistema financeiro mundial, visando adequar a regulamentação aos mecanismos de mercado e seus riscos.

Em relação a esse novo acordo, pode-se dizer que NÃO estava contemplado:

a) Regras de prudência bancária.

b) Ênfase nas metodologias de gerenciamento de risco dos bancos.

c) Supervisão das autoridades bancárias e fortalecimento da disciplina de mercado.

d) Disponibilização de serviços bancários apenas a clientes com alto poder aquisitivo.

e) Avaliação adequada de capital relacionada com os riscos bancários e fornecimento de incentivos aos bancos para aumentar sua capacidade de mensuração e administração dos riscos.

Questão 75

(Cesgranrio – Petrobrás – Economista Junior – 2008) – O processo de globalização financeira aumenta a exposição do sistema financeiro internacional à especulação desestabilizadora e à manipulação, e exige medidas fiscalizadoras e regulatórias de abrangência global. O Novo Acordo de Basiléia (Basiléia II), decorrente desta necessidade, NÃO enfatiza

(13)

b) a transparência das instituições financeiras, em termos de fornecimento de dados e informações.

c) as necessidades mínimas de capital para cobrir os riscos.

d) o desenvolvimento de processos internos nas instituições financeiras para avaliar e gerenciar corretamente os riscos.

e) os gastos de capital com o risco operacional, ou seja, risco decorrente das possíveis perdas devido às panes dos computadores, falhas humanas, etc.

Referências

Documentos relacionados

indique se as alternativas acima são verdadeiras (V) ou falsas (F): a) F, F, V, V. b) Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes

ICC‐112‐15 ‐  List of Delegations

Houve a formação de dois grupos distintos para este atributo: um que apresentou valor médio igual ao controle, formado por 7 P, Embrapa 041, Caipirinha e Carijó Barbado e

Reapreciando a matéria aqui em foco, sob a ótica da atual e recente súmula desta Corte Regional, reconheço a validade do contrato de trabalho firmado entre a

3.5.3 - Antes de decorrido o prazo de que trata o subitem 3.5.1, não será admitida a transferência inter vivos de imóveis sem a respectiva quitação do saldo devedor da operação

Este relatório não pode ser reproduzido ou redistribuído para qualquer pessoa, no todo ou em parte, qualquer que seja o propósito, sem o prévio consentimento

[r]

O objetivo proposto para o presente estudo foi verificar a importância atribuída pelos gestores de micro e pequenas empresas às informações contábeis gerenciais,