• Nenhum resultado encontrado

Twitter Essencial. Tudo o que você precisa saber sobre a rede social

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Twitter Essencial. Tudo o que você precisa saber sobre a rede social"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Twitter Essencial

Tudo o que você precisa saber sobre

a rede social

(2)

w

SUMÁRIO

I. Como funciona o Twitter

a. Conceitos

b. Agendamento de publicações

II. Relatórios de monitoramento

a. Volume Evolution b. Top Terms c. Top Users d. Gender Report e. Top Location f. Top Bios

III. Relatórios de Social Analytics

a. Top Retweets

IV. Relatórios de Social CRM

a. Menções

b. Mensagens Diretas

V. Outros relatórios essenciais VI. Links úteis

3 4 5 6 7 8 8 9 10 11 11 12 13

(3)

3

I. COMO FUNCIONA O TWITTER

CONCEITOS

Criado em 2006, o Twitter é uma rede social no formato de microblogue, pois seus usuários têm até 140 caracteres para escrever seus tuites (ou tweets, que é “piar” no inglês). Ao contrário do Facebook, por exemplo, os tuites são apresentados em formato de linha do tempo (timeline), mostrando na frente o que foi tuitado mais recentemente. As publicações de seu perfil poderão ser vistas apenas na timeline de seus seguidores, enquanto na sua timeline você verá apenas perfis seguidos por você. Recentemente, o Twitter afirmou que está inserindo gradualmente tuites não lidos e também de pesso-as que você não segue, a fim de aumentar o engajamento.

O engajamento no Twitter acontece por dois meios: retuites e favoritos. Os retuites são tuites de outros perfis compartilhados em sua timeline e são a maneira mais eficiente de espalhar conteúdo de maneira rápida e eficiente na rede social. Já os favoritos são como o “curtir” do Facebook, com a diferença de que todos os favoritados ficam reunidos em uma só página do seu perfil.

Para interagir com outras contas, há a reply (ou replies, no plural), nada mais que uma resposta a um tuite. As replies são vistas na timeline apenas por quem segue ambos os perfis – ou por quem vai até seu perfil.

Além das replies, há a opção de mencionar outros usuários. Para isso, basta usar a arroba (@) junto com o username. Ao mencionar alguém no meio de um tuite, todos seus seguidores verão a mensagem, incluindo aqueles que não seguem a pessoa que você citou. Se mencionar o nome de usuário à frente do texto, será como uma reply. O Twitter suporta também as mensagens privadas (ou direct messages, a DM). As DMs aparecem fora da timeline e são vistas apenas pelos interlocutores da conversa, que devem se seguir para trocar as mensagens.

No Twitter, as hashtags (representadas pelo “#”) são bem importantes. Em um evento importante, elas podem reunir diversos tuites sobre um mesmo tema, visto que o fluxo de tuites é bem alto dependendo do assunto.

(4)

4

I. COMO FUNCIONA O TWITTER

AGENDAMENTO DE PUBLICAÇÕES

Para a sua marca, agendar publicações é um modo fácil de garantir sua presença nas redes sociais.

Basta sincronizar sua conta com o Buzzmonitor (vá em configurações, no topo superior direito, e sincronize com sua conta Twitter).

A partir daí, agende o tuite com o canto superior esquerdo em “editar posts agendados” e então “agendar nova mensagem”.

Selecione o Twitter como rede social, escreva a mensagem e não se esqueça de selecionar o dia e horário em que deverá ser publicado o tuite.

DICAS PARA SEU

PERFIL NO TWITTER

Seja claro e breve;

Uma imagem é sempre melhor que um texto;

Não encha seu tuite com muitas hashtags;

Se quiser enviar uma reply e que todos seus seguidores a vejam, use ponto final (“.”) antes do username;

‘‘.’’

Não encha a timeline de tuites. Dê um tempo de trinta minutos a uma hora entre cada publicação.

(5)

5

II. RELATÓRIOS DE MONITORAMENTO

No módulo de monitoring (monitoramento), o próprio Buzzmonitor dá alguns relatórios prontos para o analista. Outra opção é criar os próprios relatórios, conforme a demanda. Como sempre, esses relatórios podem ser clonados, importados ou alterados com o edit report. Portanto, fica à escolha como os relatórios podem aparecer: semanalmente, separados por marcas ou em gráfico de pizza.

VOLUME EVOLUTION

Com o Volume Evolution, é possível medir o volume de tuites que mencionam a sua marca durante determinado período, classificando as publicações por sentimento (positivo, neutro e negativo).

É importante usar o Volume Evolution para acompanhar quando sua marca mais entrou em relevância: em qual semana?, qual o horário?, qual mês?

Análise do período 03 a 10 de dezembro

Twitter Facebook 50 37 12- 03 12- 04 12- 05 12- 06 12- 07 12- 08 12- 09 12- 10 10 2 2 2 0 2 1 4 37 27 41 41 50 51 38 45 40 35 30 25 20 15 10 0 5

(6)

6

II. RELATÓRIOS DE MONITORAMENTO

TOP TERMS

Os termos mais mencionados junto com a sua marca podem ser encontrados com o relatório Top Terms.

Tais termos relatam o que seus consumidores dizem sobre sua marca, de maneira prática e com a possibilidade de escolher o período para afinar a pesquisa.

Análise do período 03 a 10 de dezembro

pepsi coca postobon bebendo tomar carnatal garrafa copo #thevoicebrasil milionarios 2014 fingindo refri @luis_silvamfc @millosfcoficialpussy https claudia #pepsi cola 83 15 11 10 7 6 5 5 5 4 4 4 3 3 3 3 3 3 3 3

(7)

7

II. RELATÓRIOS DE MONITORAMENTO

TOP USERS

Descobrir quem são as pessoas que mais interagem com a sua marca é importante para realizar estratégias que possam envolvê-las de algum modo: enviar um produto, chamar para conhecer a empresa ou mesmo apenas conhecer melhor seu consumidor. O relatório Top Users seleciona os usuários que mais engajaram com sua marca durante o período selecionado.

Análise do período 03 a 10 de dezembro

Lucas Saraiva Barzagli w1990810

Herminio Cer queira

Carlinhos Rootsm Magrinha Gonzaga

Doentes por Futebol Stalone Mor eira Aline X junior ritchram 71frankenstei Joazinho Per eira Luiza Miragem Roberto Camposclebio jr.

_GonzalezCote caroldeelgado javileomoyaji Gustavo Henrique Orange Pr odutora Dul-RBD 4 3 3 3 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 1 1 1 1 2 2

(8)

8

II. RELATÓRIOS DE MONITORAMENTO

GENDER REPORT

TOP LOCATION

O relatório Top Users não é suficiente? O Gender Report separa seu público pelo sexo, apontando quem mais citou sua marca.

Uma sugestão é retirar o “unknown” (sexo desconhecido) do relatório, de modo que o gráfico final apresente apenas os sexos feminino e masculino.

A mobilidade do Twitter faz com que os usuários acessem facilmente a rede social de diversos lugares. O relatório Top Location, então, seleciona onde estão os consumidores que citaram sua marca.

Análise do período 03 a 10 de dezembro

Análise do período 03 a 10 de dezembro

Male Female 230 115 6 1 1 1 1 1 Positive Positive Negative Negative Neutral Neutral (unknown)

vitoria espirito santo

vergonha de falar juiz de fora

rio de janeir o recife

(9)

9

II. RELATÓRIOS DE MONITORAMENTO

TOP BIOS

O relatório Top Bios seleciona quais os termos mais usados nas bios dos usuários do Twitter. Com o Top Bios, é possível saber qual a ocupação, hobbies, outras redes ou apps mais utilizadas e várias informações de seus consumidores.

Análise de agosto de 2013 vida mexico amante musica corazon periodista ingenier o profesion informacion izquierda moda dise abogado cine estudiante social politica gusrta mundo & 20 20 21 21 23 23 23 23 25 26 29 32 35 38 39 49 55 71 78 85

(10)

10

III. RELATÓRIO DE SOCIAL ANALYTICS

TOP RETWEETS

EVOLUÇãO DE SEGUIDORES

Junto com o relatório Top Users, o Top Retweets aponta quais foram os tuites mais retuitados com sua marca. Em uma crise, por exemplo, o Top Retweets pode ser usado para ajudar a detectar uma publicação com muitas interações.

Na pasta Twitter Profile Analytics, o relatório Evolução de Seguidores mensura a quantidade de seguidores conquistados durante o período selecionado.

(11)

11

IV. RELATÓRIOS DE SOCIAL CRM

MENTIONS

DIRECT MESSAGES

Com o relatório Mentions do módulo de Social CRM, é possível mensurar a quantidade de menções que recebeu a sua conta no Twitter. Há a possibilidade de editar os perí-odos de filtros, o tipo de gráfico e outras funções exclusivas do módulo de monitoring.

Assim como com o relatório anterior, o analista consegue saber a quantidade de mensagens diretas (as DMs).

Análise de 10 de novembro a 10 de dezembro

19

2014-08 2014-09 2014-10 2014-11

20

71

(12)

12

V. OUTROS RELATÓRIOS ESSENCIAIS

35 REPORTS úTEIS PARA MONITORAMENTO DE REDES SOCIAIS

SOCIAL CRM ESTRATéGICO

Separamos um conjunto de relatórios úteis que você pode fazer com o Buzzmonitor e o Twitter.

Neste outro e-book, nós apresentamos trinta e cinco maneiras de monitorar as redes sociais. Baixe aqui.

Como fazer um bom Social CRM? Como utilizar o Buzzmonitor para realizar o SAC 2.0? Nós explicamos tudo neste e-book.

(13)

13

VI. LINKS úTEIS

COMO DENUNCIAR UM PERFIL FALSO?

COMO MONITORAR O hISTÓRICO DE TUITES DESDE 2006?

COMO USAR A FERRAMENTA DE ANALYTICS

DO PRÓPRIO TWITTER?

O Twitter possui uma rigorosa política para perfis de falsa identidade. Não serão considerados perfis que possuírem o mesmo nome que o seu ou declararem claramente não serem afiliados ou conectados ao indivíduo. Segundo a rede social: “Para caracterizar uma falsa identidade, a conta deve representar também outra pessoa de manei-ra ilusória ou enganosa.”

A denúncia de falsa identidade pode ser realizada por meio deste link.

A busca avançada de tuites permite que todos os tuites publicados possam ser pesquisados por meio de um único link. A busca dá-se por palavras, contas, locais e datas. Acesse por este link.

Recentemente, o Twitter disponibilizou gratuitamente para todos os usuários a sua ferramenta de analytics. Para usá-la, basta clicar neste link e cadastrar sua conta no serviço.

(14)

GOSTOU?

O Buzzmonitor é freemium, comece agora o seu monitoramento! www.buzzmonitor.pt

Agende uma apresentação e conheça outras funcionalidades! Buzzmonitor @buzz_monitor Buzzmonitor Joana Carravilha +351 934 698 665 joana@elifemonitor.com

Referências

Documentos relacionados

Nos próximos tópicos, falaremos sobre o momento ideal para fazer um intercâmbio, como escolher o destino e o programa mais adequado aos seus objetivos.. Boa leitura e

A partir do registro no Simples Nacional, o microempreendedor indi- vidual passa a contribuir para o INSS/ Previdência Social 5% sobre o valor do Salário Mínimo, mais R$ 1,00 a

Já os títulos pós-fixados como o Tesouro IPCA+ são pode ser mais interessantes para investidores com objetivos de longo prazo.. Os prefixados, por sua vez, são indicados para

Adotar apenas o preço da concorrência como referência, no entanto, pode ser um erro fatal, pois os custos dos concorrentes certamente serão diferentes dos de sua empresa. Na verdade,

Com o outsourcing de TI, a empresa não precisa se preocupar com esse aspecto, pois sua parceira cuida de tudo para oferecer tecnologia de ponta para os seus clientes... VANTAGENS

Nós tendemos a acreditar que por ter menos vagas, é mais con- corrido entrar como OPTANTE no ITA, porém, mesmo em núme- ro sendo “mais concorrido”, na prática, a nota que

Em caso de dúvidas, a Receita Federal disponibiliza um link para simulação da alíquota efe va do imposto de renda, permi ndo que o contribuinte re suas dúvidas através do

Somente a ignorância poderia levar o indiano a não matar moscas, imaginando que possam ser familiares reencarnados, ou dispor-se a plantar árvores para conter