• Nenhum resultado encontrado

Vol. 1, nº 10 de 01 de setembro de 2009 a 02 de janeiro de 2010

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vol. 1, nº 10 de 01 de setembro de 2009 a 02 de janeiro de 2010"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 DE 27.4.1976 Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 874/86 de 19.12.86 Recredenciada pelo Decreto Estadual 9.271, de 14.12.2004 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

BOLETIM INFORMATIVO N.º 10 DCIS/2009

Vol. 1, nº 10 de 01 de setembro de 2009 a 02 de janeiro de 2010

Estimados Professores, Estudantes e Funcionários.

Estamos publicando o Boletim n 10, avançamos bastante oferecendo transparência na publicamos, para melhor informação aos professores, estudantes e funcionários. Assim, foram publicadas: as produções cientificas, os afastamentos para apresentação de trabalho tanto no pais, quanto no exterior, os projetos de pesquisa e extensão, as licenças prêmios, os afastamentos para pós-graduação, as viagens de campo, os seminários e painéis, dentre outras atividades. Neste semestre 2009.1, tivemos uma programação intensa, conforme é retratada neste Boletim.

Esse instrumento de divulgação e valorização será forte e permanente a partir da colaboração de todos no recebimento de matérias e sugestões, para que possamos aperfeiçoar cada vez mais.

O V Workshop vai abordar o tema Políticas Públicas: Gestão e Controladoria. O objetivo é proporcionar, para alunos e contabilistas, conhecimentos, competências e habilidades para uma atuação de excelência nas empresas públicas e privadas. Conforme os organizadores, a realização do evento é motivada pelo processo de mudanças que atinge a contabilidade, tanto na área empresarial quanto na área da gestão pública. “As transformações atendem às demandas do mundo globalizado e o nosso país vive um momento de reflexão política, social e econômica, onde os meios políticos e empresariais nos surpreendem com escândalos e fraudes”, afirmou o estudante de Contábeis, Márcio Umbelino.

O Workshop conta com o apoio do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, do Colegiado de Ciências Contábeis e do Núcleo de Pesquisas em Finanças, Contabilidade Gerencial e Controladoria (Nufic), os estudantes do 10º semestre do curso de Ciências Contábeis, coordenado pela professora doutora Célia Oliveira Sacramento. As atividades

(2)

serão desenvolvidas em parceiria com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Auditoria e Perícia. Eis a PROGRAMAÇÃO abaixo.

26/10/2009: Local Auditório Central 19:00 Abertura.

Composição da Mesa:

Reitor Prof. Dr. José Carlos Barreto de Santana Diretor do CIS Prof. Dr. Jorge Aliomar Barreiros Coordenador do Colegiado Prof. Cremildo Atanázio Presidente do CRC-BA Maria Constança C.Galvão Presidente do Sescap. Sr. Dorywiliams Botelho

Coordenadora do Workshop Profª. Drª. Célia Oliveira de J. Sacramento 20:00: Apresentação dos Apoiadores do Evento

20:15 Palestra: Os Contabilistas e as Ferramentas de Decisão.

Palestrante: Prof. Me. Jorge Jesus de Almeida

Coordenador: Profª. Drª. Célia Oliveira de J. Sacramento Mediador: Prof. Me. Reginaldo Paiva de Barros

21:00 Palestra: As Mudanças na Contabilidade Pública. Palestrante: Profª Ma. Margareth Luz

Coordenador: Prof. Me. Dilson Cerqueira da Silva Mediador: Prof. Ma. Iracema Neves

27/10/2009: Local Auditório Central

19:00 Palestra: Megafraudes Normatização Análise dos Escândalos Corporativos e se Impacto na Legislação e no Exercício Profissional da Área Contábil.

Palestrante: Profª. Ma. Tânia Bomfim Mediadora: Profª.Ma. Marcly Pizzani

20:00 Palestra: Perspectivas do Profissional Contábil Face o Meio Ambiente. Palestrante: Profª. Ma. Tânia Cristina Azevedo

Mediadora: Profª. Ma. Kelly Cristina Cardoso

21:20 Palestra: Internacionalização da Contabilidade e Orçamento Público. Palestrante: Prof. Me. Luiz Ivan Silva Santos

Mediadora: Profª. Ma. Sandra Maria Cerqueira da S. Mattos 28/10/2009: Local Auditório Central

Minicurso

Local: Auditório Central Das 9:00 às 12:00

Local: Anfiteatro Módulo II Das 14:00 às 17:00

(3)

Tema: Aprendendo a Elaborar Projetos de Viabilidade Econômica, Contábil e Financeira para Micros e Pequenas Empresas.

Facilitadora: Profª. Drª. Célia Oliveira de J. Sacramento.

O evento, promovido pelo Departamento de Ciências Sociais Aplicadas e do Núcleo de Pesquisa em Finanças, Contabilidade Gerencial e Controladoria - NUFIC, tendo a coordenação da professora Doutora Célia Oliveira de Jesus Sacramento, pretende proporcionar um espaço de discussão, debate e aprendizado sobre “a cultura africana nas mais diversas áreas de conhecimento”. A programação do Painel, segue abaixo. O Painel é destinado a alunos e profissionais das diversas áreas de conhecimento.

Na

Programação do dia 16.11.2009 constou:

19:30 Abertura: Composição da Mesa:

Diretor do DCIS Prof. Dr. Jorge Aliomar Barreiros Dantas Presidente da APNB Prof. Dr. Nilo Rosa Santos

Coordenadora do NUFIC Prof. Dra. Célia Oliveira de Jesus Sacramento Representante do NENUEFS Aluna Railma Santos

20:00 Painel: Estudos Afro-Brasileiros

Painelista 1: Prof. Dr. Nilo Rosa Santos (UEFS)

Tema: Pesquisa Científica e Questão Racial Painelista 2: Prof. Me. Dílson Cerqueira dos Santos (UEFS) Tema: Movimento Negro Acadêmico

Painelista 3: Profa. Drn. Marluce Macedo (UNEB

Tema: Intelectuais Negros e (Re)configuração da Memória Painelista 4: Profa. Dra. Isabel Cristina Ferreira dos Reis (UFBA)

Tema: Lei 10.639/03 e o ensino da história dos africanos e seus Descendentes.

Coordenadora do Painel: Professora Dra. Célia Oliveira de Jesus Sacramento

21:30 Confraternização Africana. 22:00 Encerramento

(4)

A Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Colegiado do Curso de

Bacharelado em Ciências Contábeis, promoveu, no dia 25 de novembro de 2009, as 19h30, no Anfiteatro - Módulo II do Campus Universitário, uma palestra para discutir as novas

exigências dos procedimentos contábeis e fiscais advindos com a promulgação da Lei 11.638/08, que trata dos processos de compatibilização dos modos de atuação contábeis nacionais com as normas internacionais, intitulada "ASPETOS DA LEI 11.941/09", tendo como palestrante o Bacharel em Direito, Ruy Leal Junior.

A professora e Coordenadora do Curso de Direito, Marilia Lomanto lança a publicação “Mediação Popular, uma alternativa para a construção da justiça, no dia 23 de novembro/2009 na UEFS.

A publicação faz parte de um projeto patrocinado pela Petrobrás, e consta de artigos e de um estudo realizado em parceria com a UEFS. tendo em vista refletir e divulgar a mediação popular como prática social para a solução de conflitos e de construção e fortalecimento da cidadania.

Os artigos são escritos por Marilia Muricy, jurista, doutora em Filosofia do Direito e professora titular da Universidade Federal da Bahia, ex secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia; Wanderlino Nogueira Neto, ex Procurador Geral de Justiça do Estado da Bahia, é profissional e militante em instâncias nacionais e internacionais de defesa e proteção dos direitos da criança e do adolescente: Riccardo Cappi , criminólogo, professor da UEFS, coordenador de estudos sobre segurança e justiça; Gerivaldo Alves Neiva, juiz de Direito no Estado da Bahia, referência de atuação diferenciada na magistratura, pelas suas decisões, marcadas por valores humanistas e qualidade técnica; Isa Simões – Rita Lélis, profissionais do Direito com diferentes experiências na área Trabalhista, sendo a primeira mediadora da Superintendência do Trabalho SRT na Bahia e a segunda ex dirigente sindical; Vera Leonelli, advogada com experiência na área social, especialmente na área dos direitos humanos, é co-fundadora e Coordenadora de projetos do Juspopuli.

No processo seletivo referente ao Edital 01/2009, classificaram os seguintes professores em suas respectivas disciplinas.

(5)

Foram aprovadas dez propostas de Projetos de Monitoria, conforme quadro a seguir:

NOME DA DISCIPLINA PROFESSOR BOLSAS

CONCEDIDAS

Análise das Demonstrações Contábeis Tânia Cristina Azevedo 01 Administração da Produção II Florentino Carvalho Pinto (não

houve candidatos Inscritos) 01 Direito Processual Penal II Cláudio Jenner de M. Bezerra 01 Direito Processual Civil III Flávia Almeida Pita (não Houve

candidatos Inscritos) 01

Contabilidade Nacional Elizia Priscila Souza de Oliveira 01

Direito Civil I Ana Paula Almeida Barros 01

Organização, Sistemas e Métodos Sandra Maria da Silva Mattos (não

houve candidatos Inscritos) 01 Analise Microeconômica I Maria Margarida Cosme R. Costa 01 Introdução à Ciência Econômica Maria Emília Marques Fagundes 01 Ensino em Teoria Econômica Gerino Francisco do Nascimento

(não houve candidatos Inscritos) 01

A sala MT 48, destinada à orientação e apresentação de Monografias, dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Direito, passará a funcionar o Núcleo de Pesquisa do Curso de Direito/DCIS.

Informamos, também, que as orientações das monografias serão feitas agora nos seguintes locais:

a) Curso de Ciências Contábeis – Laboratório de Prática Contábil MT 46, tardes e noites;

b) Cursos de Administração, Ciências Econômicas e Direito, na sala de informática dos professores das 14h às 18h.

(6)

O professor René Becker Almeida Carmo, defendeu a Tese de Doutorado em

Sociologia intitulada “A URBANIZAÇÃO E OS ASSENTAMENTOS SUBNORMAIS DE

FEIRA DE SANTANA” na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 13 de novembro de 2009. A tese foi qualificada como excelente e obteve nota 9,5 da banca examinadora.

CURSO  PROFESSOR  ROTEIRO SAÍDA  RETORNO

Administração/Ciências Contábeis/Engenharia da Computação

SANDRA MARIA C DA S. MATTOS

SEC DO BISPADO/SCHIN/SEC BISPADO

(Alagoinhas) 24/11/2009 7:00

24/11/2009 17:00 Administração SANDRA MARIA C DA SILVA

MATTOS

Sec bispado/praia do forte/ sec bispado

(Praia do Forte) 27/11/2009 7:00

27/11/2009 16:00

Direito LUDMILA CERQUEIRA

CORREIA

Feira de Santana (UEFS) - Salvador Salvador - Feira de Santana (UEFS) (Salvador)

3/12/2009 7:00

3/12/2009 17:00

Direito LUDMILA CERQUEIRA

CORREIA

Feira de Santana (UEFS) - Salvador Salvador - Feira de Santana (UEFS) (Salvador)

4/12/2009 7:00

4/12/2009 17:00 Administração CIDNEIDE GERONIMO R. DA

SILVA UEFS/YASAKI/UEFS (Feira de Santana)

10/12/2009 8:00

10/12/2009 12:00

Direito LUDMILA CERQUEIRA

CORREIA

Feira de Santana (UEFS) - Salvador

Salvador - Feira de Santana (UEFS) 10/12/2009 11:00

10/12/2009 17:00

Administração

CARLOS EDUARDO C. DE OLIVEIRA /SANDRA MARIA C DA S. MATTOS/ SAULO JOSE DOS S. ROCHA/ Convidado: JORGE ALIOMAR DANTAS

Saída de Feira de Santana Módulo III UEFS

- Cachoeira -Hotel Fazenda VillaRial Retorno - Módulo III UEFS (Cachoeira)

11/12/2009 6:30

11/12/2009 17:00

Direito LUDMILA CERQUEIRA

CORREIA

Feira de Santana (UEFS) - Salvador

Salvador - Feira de Santana (UEFS) 11/12/2009 11:00

11/12/2009 17:00 Administração HELIO PONCE CUNHA UEFS - PRAIA DO FORTE - UEFS (Praia

do Forte)

12/12/2009 7:00

12/12/2009 16:00

Direito LUDMILA CERQUEIRA

CORREIA

Feira de Santana (UEFS) - Salvador Salvador - Feira de Santana (UEFS) (Salvador)

17/12/2009 11:00

17/12/2009 17:00

Direito LUDMILA CERQUEIRA

CORREIA

Feira de Santana (UEFS) - Salvador Salvador - Feira de Santana (UEFS) (Salvador)

18/12/2009 11:00

18/12/2009 17:00 Ciências Contábeis TANIA CRISTINA AZEVEDO

Feira de Santana x Salvador x Feira de Santana (Rua torquato Bahia, 04 Edf. Raimundo Magalhães - Comércio)

21/1/2010 12:00

21/1/2010 17:00 Ciências Econômicas ANA LUCIA CARVALHO

SANTOS APAEB-Fábrica e EFA (Valente)

10/11/2010 7:00

10/11/2009 13:00

PROFESSOR PRODUÇAO CIENTIFICA

(7)

Pita

Agenor Souza S. Sampaio Neto

Os HARD CASES no Curso de Direito Aplicado: uma Perspectiva sob a Ótica do Discurso Jurídico

Jossel Borges, Desenvolvimento e Crise sob a Hegemonia das Finanças;

Hilda Vargas, Ocupação irregular da APP Urbana: um estudo da Percepção Social Acerca do Conflito de Interesses que se estabelece na Lagoa do Prato Raso, em Feira de Santana, Bahia;

Victor Paredes O Gasene e sua Importância para o Desenvolvimento Baiano”;

Hélio Ponce Cunha

Gestão Estratégica Aplicada em Organizações do Terceiro Setor; Uma Mudança de Paradigma;

Tânia Cristina Azevedo

Evidenciação das informações da natureza socioambiental divulgadas pelas distribuidoras de energia elétrica que atuam na Região Nordeste do Brasil e sua relação com indicadores de desempenho empresarial

Herval da Silva Moura

Os Novos desafios para a Contabilidade e Auditoria no Século XXI

Jair Nascimento Santos

Critical Pedagogy as a Strategy forManagement: introducing intersubjectivity as a Pratical Application tool”

Artur Roberto do Nascimento

Desenvolvimento da Pesquisa em Contabilidade Gerencial: as restrições da abordagem monoparadigmática de Zimmerman.

Adriana Nogueira Vieira Lima

Desapropriação em áreas urbanas de assentamentos informais: limites e alternativas a sua aplicação”.

(8)

A UEFS disponibiliza, através do seu portal, uma série de documentos

importantes para Docentes e Discentes que desejem desenvolver ações de

Extensão. Quem estiver interessado, favor acessar o endereço abaixo:

www.uefs.br/portal/downloads

Alguns documentos encontrados no endereço:

Formulário para apresentação de programas - projetos -

cursos de extensão

Uma espécie de "roteiro" para professores que desejem desenvolver um programa-projeto-evento de extensão. A utilização correta do formulário assegura os elementos

necessários para o programa-projeto-evento se enquadrar nas perspectivas institucionais para a extensão.

Relatório / registro de eventos

Documento necessário para que a coordenação de um evento de extensão informe à PROEX os resultados de sua ação. Importante para assegurar visibilidade ao evento.

Registro de Freqüência para a Emissão de Certificados

Essencial para a que os eventos realizados propiciem aos seus participantes certificados institucionais

IN nº 01.2008

Instrução normativa de grande relevância para elucidar os critérios para a realização de eventos na UEFS

Formulários relativos ao PIBEX* (Programa Institucional

de Bolsas de Extensão)

Formulários de interesse de professores que desejem possuir bolsistas em seus projetos /programas de extensão e estudantes que desejem concorrer à tais bolsas.

Estes são os artigos apresentados nos últimos 2 anos pelo Professor Vagner Alves, Professor do Curso de Ciências Econômicas/UEFS, realizando Doutorado em Economia na FGV –SP.

(9)

1.

ALVES, V. S. . MULTIPLICIDADE EM ECONOMIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.

ALVES, V. S. . Governança nacional e regulação bancária na América Latina: entre a rentabilidade e a solidez. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou

palestra). 3.

ALVES, V. S. . A Questão da Permanência da Multiplicidade na História do

Pensamento Econômico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra). 4.

ALVES, V. S. . Eficiência e Produção no Microcrédito Nordestino vistas a partir de uma Abordagem Multinível. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra). 5.

ALVES, V. S. . PADRÕES DE DESIGUALDADES RACIAIS NOS NÍVEIS DE ENSINO BÁSICO E SUPERIOR PARA JOVENS BRASILEIROS SEGUNDO OS QUARTIS DE RENDA PER CAPITA –SUBSÍDIOS ESTATÍSTICOS PARA OS ANOS DE 1996 E 2005. 2008. (Apresentação de

Trabalho/Congresso). 6.

ALVES, V. S. . DESCOMPASSOS ENTRE O ENSINO MEDIO E O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UM

ESTUDO SOBRE AS DESIGUALDADES DE ACESSO BASEADO NOS DADOS DA PNAD. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.

ALVES, V. S. . DESIGUALDADES NA PROGRESSÃO PARA O ENSINO

SUPERIOR: SUBSÍDIOS PARA UMA DISCUSSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO BRASIL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso)

8.

ALVES, V. S. . A QUESTÃO DA MULTIPLICIDADE NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÔMICO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso). 9.

ALVES, V. S. . MICROFINANÇAS: AS INSTITUIÇÕES IMPORTAM? UMA ABORDAGEM MULTINÍVEL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário). 10.

ALVES, V. S. . JOVENS BRASILEIROS E EDUCAÇÃO: DIMENSÕES DA DESIGUALDADE NA TRANSIÇÃO DO ENSINO MÉDIO PARA O ENSINO SUPERIOR ANTES DO PROUNI. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

(10)

11.

ALVES, V. S. . UM ESTUDO COMPARATIVO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DOS POTENCIAIS UNIVERSITÁRIOS A PARTIR DOS MICRODADOS DA PNAD. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.

ALVES, V. S. . A QUESTÃO REGIONAL VISTA DO PONTO DE VISTA FISCAL E FINANCEIRO. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Professor(a) Evento/Local Data Título do trabalho/Tipo participação Antônio Carlos Ribeiro da Silva X Congresso Internacional Galego-Português – Braga - Portugal

09-11/09/2009 “O ideário pedagógico do professor-coordenador de curso de contabilidade – O projeto Político-Pedagógico e o Currículo como instrumento de sua concretização”; e “Uma análise crítica dos Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos de Contabilidade das Universidades da Bahia”.

(11)

ADMINISTRAÇÃO

Désia Mascarenhas Leite Readaptação funcional Antonio Carlos Martins Argolo Licença Prêmio Reinaldo Santos Andrade Doutorado Ana Barreiros de Carvalho Doutorado

Flavio José de Souza Licença Prêmio

Telma Cristina Silva Teixeira Doutorado

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Artur Roberto Nascimento Doutorado Herval da Silva Moura Doutorado

Joaquim Costa Galvão Neto Licença por Interesse particular Aurelina Laurentina Viana Licença Médica

Antonio Carlos Ribeiro da Silva Licença Médica

DIREITO

Paulo Rosa Torres Mestrado Alexandre Sales Vieira Á disposição Carlos Alberto Moura Pinho Licença Premio Dayse Cristiane Seabra Brandão Readaptação funcional Júlio César de Sá da Rocha Á disposição

Márcia da Costa Misi Á disposição Odejane Lima Franco Licença Maternidade

ECONOMIA

Eduardo Lacerda Ramos A disposição do Governador Vladson Bahia Licença Prêmio

Frederico Torres da Silva Mestrado Adelaide Motta Licença Prêmio Gilton Alves Aragão Doutorado

Rafael Esmeraldo Ramacciotti Licença por interesse participar Vagner Silva Alves Doutorado

César Barbosa Doutorado

Indicaçao homologada na 172ª Reunião Ordinária do Conselho do Departamento, em 13 de outubro de 2009.

¾ Compor a Comissão Própria de Avaliação Institucional da UEFS – CPA - Professores Florentino Carvalho Pinto (titular) e Cremildo Atanásio de Souza (suplente);.

¾ Compor o Comitê de Pesquisa da UEFS – COPESQ - Professore Antonio Ricardo Dantas Caffé.

(12)

O Departamento de Ciências Sociais Aplicadas/UEFS realiza concurso público de provas e títulos para o cargo de professor nas classes auxiliar, assistente e adjunto. O edital relaciona os componentes curriculares nas suas diversas áreas e as inscrições devem ser feitas até 4 de fevereiro de 2010. ÁREA DE ESTUDO CLASSE VAGAS REGIME DE TRABALHO (horas) FORMAÇÃO EXIGIDA

Criminologia Assistente 01 40  Graduação e Mestrado em áreas das Ciências Sociais e Humanas

Serviço de Assistência Judiciária

Auxiliar 01 40  Graduação e Especialização em Direito, com inscrição na OAB Direito do Trabalho e

Previdenciário

Auxiliar 01 40  Graduação e Especialização em Direito

Administração de Recursos Humanos

Adjunto 01 40  Graduação em Administração e Doutorado em Áreas afins

 

Boletim Informativo

Publicação Trimestral - Responsáveis:

Jorge Aliomar Barreiros Dantas – Diretor do DCIS

Marcly Amorim Pizzani – Vice-diretor do DCIS

Silvana Cruz Santos –Secretária do DCIS - Sandra Maria Cerqueira da Silva Mattos – Analista Universitário DCIS

Referências

Documentos relacionados

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

A implantação do Projeto Laboratório de Aprendizagem pela Secretaria de Educação de Juiz de Fora, como mecanismo e estratégia para diminuir ou eliminar as desigualdades

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

[r]

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on