• Nenhum resultado encontrado

ESTUDO DA VARIABILIDADE DA TEMPERATURA E PRECIPITAÇÃO OCORRIDA EM BELÉM E REGIÃO METROPOLITANA (PA) i. (Universidade Federal do Pará)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTUDO DA VARIABILIDADE DA TEMPERATURA E PRECIPITAÇÃO OCORRIDA EM BELÉM E REGIÃO METROPOLITANA (PA) i. (Universidade Federal do Pará)"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

(Universidade Federal do Pará)

RESUMO: O trabalho fez uma avaliação de variabilidade da precipitação acumulada nas

cidades de Belém e Marituba no período de 2008 a 2014 a fim de avaliar o contraste entre época seca e época chuvosa das duas cidades. O mesmo foi feito para outros oito locais em Belém no período de setembro de 2014 a junho de 2015. Os dados de precipitação foram obtidos da estação meteorológica em Belém (1° 27’ S e 48 27’ W), administrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), da estação meteorológica convencional dentro do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) e de pluviômetros instalados na cidade de Marituba e em outros seis bairros da cidade de Belém. As estações meteorológicas da UFPA e INMET apresentaram no ano de 2009 os maiores registros de precipitação no período chuvoso: 1914,2 mm e 2479,3 mm, respectivamente, enquanto que na cidade de Marituba o maior índice foi em 2012 com 2774,9 mm. No período menos chuvoso, UFPA, INMET e Marituba mostraram os menores índices em anos diferentes: 2014 (284,6 mm), 2008 (612,3 mm) e 2013 (570,7 mm), respectivamente. Verificou-se contrastes acentuados de precipitação entre os oito locais estudados, a estação meteorológica do INMET e o bairro da Pedreira foram os locais de maiores índices pluviométricos durante os dez meses observados, já o bairro da Sacramenta e a estação meteorológica da UFPA foram os locais onde ocorreram os menores índices de precipitação. Março foi o mês de maior ocorrência de chuvas em Belém, com 2616,4 mm e novembro, o de menor ocorrência com 155,0 mm. Observou-se que tem variabilidade espacial da precipitação na região Metropolitana de Belém, sendo maior no período menos chuvoso, revelando que as atividades convectivas tiveram atuação praticamente isoladas e que não são suficientes para a ocorrência de grande quantidade de precipitação na cidade e região metropolitana.

(2)

Relatório Final de Bolsa de Iniciação Científica

PRECIPITATION AND TEMPERATURE VARIABILITY STUDY IN BELÉM AND METROPOLITAN AREA

ABSTRACT: This paper is an evaluation of the accumulated precipitation rate in Belém

city and Marituba city, between the years 2008 and 2014, in order to evaluate the contrast in the wet and dry seasons in the two cities. The same was made for another eight different locations in Belém, between September 2014 and june 2015. The precipitation data were obtained in the Belém’s Weather Station (1° 27’ S e 48 27’ W), managed by the National Meteorological Institute (INMET), from the Personal Weather Station in the Pará Federal University (UFPA) and from rain gauges made from plastic bottles located in Marituba city and in six more districts in Belém. The UFPA and INMET Weather Stations showed in 2009 the highest precipitation records in the wet season: 1914.2 mm and 2479.3 mm, respectively. Meanwhile, in Marituba, the highest record for the wet season was in 2012: 2774.9 mm. For the dry season, the UFPA, INMET and Marituba showed the lowest rain rates in 2014 (284.6 mm), 2008 (612.3 mm) and 2013 (507.7 mm), respectively. Sharp precipitation contrasts can be found in the eight locations observed. The INMET Weather Station and the Pedreira district had the highest pluviometric indexes in the observed 10 months. The Sacramenta district and the UFPA Weather Station had the lowest precipitation index during the study time. March had the largest amount of rain in the Belém metropolitan area having 2616 mm. November had the smaller amount of rain occurrence having 115,0 mm. It was observed that Belém metropolitan area has an special variability of precipitation, and that it is bigger in the dry season, revealing that the connective activities had almost isolated action and that they aren’t enough to make the precipitation quantity grow in the city and in its metropolitan area.

(3)

Relatório Final de Bolsa de Iniciação Científica

INTRODUÇÃO:

A cidade de Belém, capital do estado do Pará, tem como uma de suas características a presença de altos índices de precipitação, que ocorrem devido à sua localização na zona equatorial do globo, que é uma região de intensa convecção, com grande incidência da radiação solar ao longo do ano. Essa é uma das regiões mais chuvosas do leste da Amazônia onde a precipitação varia de 2000 a 3000 mm por ano (FIGUEROA e NOBRE, 1990).

A precipitação é o principal elemento meteorológico, e o que melhor caracteriza o clima de uma região, além de ser um dos componentes do ciclo hidrológico de mais fácil medida (FITZJARRALD et al., 2008). A grande quantidade de precipitação na cidade de Belém-PA está relacionada não só com as

condições locais dos movimentos

convectivos, mas também, pela influência de sistemas de meso e grande escala que penetram na região, como El Niño, La Niña, ZCIT (Zona de Convergência Intertropical), frentes, etc, que agem, ora acelerando os sistemas locais, ora enfraquecendo-os (MOTA e OLIVEIRA, 1998).

A região é caracterizada por um período chuvoso (dezembro a maio), no qual a precipitação contribui para as cheias dos rios e o período menos chuvoso (junho a novembro), em grande parte da região com longos períodos de estiagem. Durante o período chuvoso, a precipitação é provocada pela ZCIT, que resulta da convergência dos ventos alísios de nordeste e sudeste e é caracterizada por precipitações intensas e ventos fracos (VIANELLO e ALVES, 1991). Já as chuvas provocadas principalmente no período menos chuvoso da região são

provocadas pelas Linhas de Instabilidade que se formam na parte costeira do estado, devido à circulação de brisa marítima e se dirigem para o interior do continente como linhas de nuvens convectivas (COHEN et al, 1995).

Por situar-se na zona equatorial (1º 27’ S e 48 27’W) a cidade de Belém é caracterizada por um clima quente e úmido, outra característica da cidade de Belém e região metropolitana é que juntas cresceram de forma desordenada, desta forma Belém e municípios adjacentes tem atualmente cerca de três milhões de habitantes, fazendo com que represente a maior aglomeração urbana da região amazônica (CASTRO, 2003). Além disso, essa região tem uma alta concentração de indústrias. Desta maneira, chuvas fortes podem acarretar sérios problemas à região.

Mota et (1999) em estudo sobre a precipitação em Belém durante o ano 1987 (El Niño), verificaram que a precipitação teve uma variabilidade espacial na região, na ordem de 18% na época “chuvosa” e de 38% na época “seca”, entre as estações estudadas. Ou seja, as variações mais acentuadas ocorreram durante a época “seca”, onde os meses de setembro, outubro e novembro tiveram variabilidade de 49%, 54% e 58% respectivamente, revelando que as atividades convectivas têm atuações praticamente isoladas o que não são suficientes para a ocorrência de grande quantidade de grande quantidade de precipitação na cidade toda. Enquanto que nos meses chuvosos a variabilidade é pequena, confirmando que o sistema cobre uma área espacial maior.

Devido à grande dificuldade em formular ações que diminuam os danos causados pela chuva, existe a necessidade de reunir, sistematizar e analisar dados e

(4)

Relatório Final de Bolsa de Iniciação Científica informações para melhorar o entendimento da

distribuição espaço-temporal da chuva com vistas a subsidiar ações de planejamento de órgãos públicos responsáveis. Portanto, torna-se muito importante saber a quantidade de precipitação que ocorre, ou que vai ocorrer numa determinada região, pois o excesso (inundações) ou escassez (seca) da chuva afeta praticamente todas as atividades humanas, acarretando prejuízos à sociedade, e muitas vezes podendo causar até mortes.

O objetivo principal desta pesquisa é fazer uma avaliação de variabilidade da precipitação acumulada em Belém e região metropolitana, a fim de estabelecer um grau quantitativo de independência entre esse parâmetro e o efeito local da convecção, avaliando o contraste entre época seca e época chuvosa.

METODOLOGIA: MATERIAIS:

A ideia básica é descrever a variabilidade da precipitação de Belém e região metropolitana no período de 01 de julho de 2008 a junho de 2015. Os dados de precipitação foram obtidos da estação meteorológica de Belém (PA) (1° 27’ S e 48 27’ W), administrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), da estação meteorológica convencional dentro do campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) e de um pluviômetro confeccionado manualmente por um aluno do ensino fundamental, na cidade de Marituba, localizada na região metropolitana de Belém, no período de agosto de 2008 a agosto de 2014 (Figura 1). Também foram utilizados dados coletados por alunos de ensino

fundamental da rede pública em suas casas durante o período de setembro de 2014 a dezembro de 2014, nos bairros do Telégrafo, Pratinha II, Sacramenta, Barreiro, Pedreira e Pratinha I (Figura 2).

Figura 1 - Mapa das áreas de estudo na Região Metropolitana de Belém-PA.

(5)

Relatório Final de Bolsa de Iniciação Científica Figura 2 - Mapa da localização das áreas de

estudo da Cidade de Belém - PA.

Fonte: (Do autor, 2015)

Foi levada em consideração na confecção dos pluviômetros a técnica de Assunção e Assis (1997). Esses pluviômetros foram instalados nas casas dos alunos, nos locais anteriormente citados. Cada um possui uma área de captação de 165 cm², sendo constituído com um tubo PVC de 35 cm de comprimento e 14,5 cm de diâmetro, acoplado, na parte superior, a um tubo de conexão com redução de 150 para 100 mm. A base do pluviômetro é composta por uma garrafa PET e um registro plástico de esfera. Teoricamente este instrumento possui precisão similar ao obtido com o pluviômetro padrão “Ville de Paris”, que possui área de captação de 400 cm². Para a confecção de cálculos e gráficos neste estudo foi utilizada a planilha eletrônica.

MÉTODOS:

Os dados foram tratados e analisados quanto a sua consistência e posteriormente

serão calculados os parâmetros

termodinâmicos utilizando as informações de pressão, temperatura, umidade, observadas nas estações da UFPA e INMET, em Belém-PA.

Foi feita uma avaliação estatística da precipitação coletada no período e comparada com a climatologia da precipitação para a cidade, a fim de caracterizar as estações “chuvosa” e “menos chuvosa” da cidade. Com as informações obtidas foi verificada a relação entre os parâmetros termodinâmicos e a precipitação observada em Belém e região metropolitana.

RESULTADOS:

Analisando a variabilidade sazonal na distribuição das chuvas nas áreas de estudo no período de 2008 a 2014 e comparando com a média histórica observou-se que o mês com maior registro de precipitação na UFPA foi março de 2009 (549,1 mm) (Figura 3), no INMET foi em janeiro de 2008 (741,0 mm) e junho de 2009 (739,7 mm) (Figura 4), enquanto que em Marituba foi em junho de 2009 (739,7 mm) e em janeiro de 2012 (878,4 mm) (Figura 5). Todos esses valores se mostraram acima da média climatológica de 117 anos.

O ano de 2009 apresentou o maior registro de precipitação em relação aos outros anos com 2496,1mm (UFPA) e 3613,6 mm (INMET) enquanto que na cidade de Marituba a maior quantidade de precipitação ocorreu em 2010, com um registro de 4359,5 mm.

(6)

Relatório Final de Bolsa de Iniciação Científica Figura 3 - Totais mensais de precipitação de 2008 a 2014 no INMET.

Fonte: (Do Autor, 2015).

Figura 4 - Totais mensais de precipitação de 2008 a 2014 em Marituba.

Fonte: (Do Autor, 2015).

Figura 5 - Totais mensais de precipitação de 2008 a 2014 na UFPA.

(7)

Relatório Final de Bolsa de Iniciação Científica Com relação aos meses do período

chuvoso e menos chuvoso, a Tabela 1 mostra que a média total da precipitação registrada na estação do INMET foi de 2726,2 mm durante o período de estudo, a média do período chuvoso foi de 2173,3 mm o que representou 71,6% das chuvas observadas em Belém neste período, enquanto que o período menos chuvoso teve uma média de 863,4 mm, representando 28,4% das chuvas. A Tabela 2 mostra que durante o período estudado, a média total da precipitação registrada na estação da UFPA foi de 1754,8 mm, a média do período chuvoso foi de 1452,8 mm o que representou cerca de 74% das chuvas, enquanto que no período menos chuvoso

houve uma média de 509,5 mm,

representando 26% das chuvas neste período. A média total da precipitação registrada no pluviômetro PET em Marituba foi de 2573,1 mm como pode se observar na Tabela 3, no período chuvoso a média de precipitação foi de 1576,8 mm o que representa 56,3% das chuvas, enquanto que no período chuvoso ocorreu uma média de 1221,6 mm, representando cerca de 43,7% das chuvas registradas.

Tabela 1 - Total de precipitação durante período chuvoso e menos chuvoso registrado no INMET de 2008 a 2014. INMET ANO PRP PERÍODO CHUVOSO (mm) PRP PERÍODO MENOS CHUVOSO (mm) TOTAL PRECIPITAÇÃO (mm) 2008 612,3 612,3 2009 2479,3 923,9 3403,2 2010 2164,8 876,5 3041,3 2011 2192,7 949 3141,7 2012 1832,2 962,6 2794,8 2013 2136,6 849,8 2986,4 2014 2234,4 869,6 3104,0 MÉDIA (mm) 2173,3 863,4 2726,2

Tabela 2 - Total de precipitação durante período chuvoso e menos chuvoso registrado na UFPA de 2008 a 2014. UFPA ANO PRP PERÍODO CHUVOSO (mm) PRP PERÍODO MENOS CHUVOSO (mm) TOTAL PRECIPITAÇÃO (mm) 2008 186,4 186,4 2009 1914,2 553,6 2467,8 2010 1455,8 641,1 2096,9 2011 1588,4 523,4 2111,9 2012 1022,2 781,0 1803,2 2013 1399,1 596,8 1995,9 2014 1336,7 284,6 1621,4 MÉDIA (mm) 1452,8 509,5 1754,8

Tabela 3 - Total de precipitação durante período chuvoso e menos chuvoso registrado em Marituba de 2008 a 2014. MARITUBA ANO PRP PERÍODO CHUVOSO (mm) PRP PERÍODO MENOS CHUVOSO (mm) TOTAL PRECIPITAÇÃO (mm) 2008 116,5 116,5 2009 1797,1 1539,5 3336,6 2010 2677,9 1928,6 4606,5 2011 660,1 3003,7 3663,8 2012 2774,9 1173,0 3947,9 2013 820,2 570,7 1390,9 2014 730,5 218,9 949,4 MÉDIA (mm) 1576,8 1221,6 2573,1 Fonte: (Do Autor, 2015).

Fonte: (Do Autor, 2015).

(8)

Relatório Final de Bolsa de Iniciação Científica A partir do mês de setembro de 2014,

começaram a ser coletados, através de pluviômetros de garrafa PET dados de precipitação nos bairros Telégrafo, Pratinha II, Sacramenta, Barreiro, Pedreira e Pratinha I onde se verificou que os registros do INMET e do bairro do Telégrafo em três dos quatro primeiros meses estudados foram os maiores. Enquanto que o total registrado na UFPA foi o menor (47,8 mm), que pode ter ocorrido devido problemas no pluviômetro que já foram corrigidos e na Pratinha II foi registrado o menor total de precipitação (89,9 mm) entre os bairros acima citados até dezembro de 2014. A observação no bairro da Pedreira começou a ser feita a partir de dezembro de 2014 tendo registrado 79,5 mm de precipitação no mês. Já a observação no bairro da Pratinha I começou a ser feita a partir de janeiro de 2015, registrando 78,5 mm neste mês.

Para o mês de setembro o total pluviométrico mensal nos foi de 195,0 mm e no INMET foi de 192,6 mm, no mês de

outubro a soma total de precipitação nos bairros foi de 267,0 mm, enquanto que no INMET foi de 99,4 mm, em novembro a soma total foi de 117,9 mm, sendo que no INMET foi de 36,8 mm, no mês de dezembro o total precipitado no INMET foi de 123,6 mm e nos locais observados foi de 269,0 mm. Em janeiro de 2015 o bairro da Pratinha I passou a receber observações e foi registrado um total de 1165,0 mm nos sete locais observados e 392,4 mm na estação do INMET. Março foi o mês de maior registro pluviométrico no INMET (497,9 mm) e nos outros locais obteve um total de 2118,5 mm, em abril o INMET registrou um total de 484,0 mm, sendo o mês que mais choveu nos setes locais observados (2131,4 mm). (Tabela 4). Nos meses de maio e junho ocorreu uma redução de registros pluviométricos nos locais observados (1546,6 mm e 987,0 mm, respectivamente) e na estação meteorológica do INMET (311,6 mm

e 987,0 mm, respectivamente).

Tabela 4 - Total pluviométrico mensal de setembro de 2014 a junho de 2015 nos oito locais de observação. Valores em mm.

LOCAIS Set/14 Out/14 Nov/14 Dez/14 Jan/15 Fev/15 Mar/15 Abr/15 Mai/15 Jun/15 TELÉGRAFO 74,6 117,7 27,2 89,5 196,6 147,8 271,2 378,2 194,3 122,4 PRATINHA II 15,1 40,5 14,7 19,6 98,6 122,2 403,6 336,8 301,4 309,0 SACRAMENTA 37,2 17,5 34,1 32,9 216,1 70,6 131,2 132,8 144,1 91,1 BARREIRO 45,7 85,6 41,6 28,1 382,2 201,0 427,7 478,1 142,8 153,4 PEDREIRA 79,5 385,8 238,9 424,1 398,5 397,3 158,0 PRATINHA I 78,5 268,0 289,7 243,9 257,7 113,4 UFPA 22,4 5,7 0,3 19,4 132,0 116,6 171,1 163,1 108,9 39,6 TOTAL 195 267,0 118 269,0 1490 1165,0 2118,5 2131,4 1546,6 987,0 MÉDIA 64,6 53,4 23,6 44,8 212,8 166,4 302,6 304,5 220,9 141,0 INMET 192,6 99,4 36,8 123,6 392,4 396,4 497,9 484,0 311,6 167,6

De maneira geral, observou-se grande variabilidade na distribuição das chuvas na

cidade de Belém (Figura 6). Durante os dez meses estudados, a média de precipitação no Fonte: (Do Autor, 2015).

(9)

Relatório Final de Bolsa de Iniciação Científica mês de setembro foi de 64,6 mm, porém o

valor registrado na estação do INMET ficou bem acima da média mensal. No mês de outubro, o bairro do Telégrafo registrou o maior índice de precipitação (117,7 mm), e o menor índice registrado foi na estação da UFPA (5,7 mm), sendo que a média mensal foi de 53,4 mm. Em novembro a média mensal foi de 23,6 mm, o maior registro ocorreu no bairro do Barreiro (41,6 mm) e o menor na estação da UFPA (0,3 mm). Com a inclusão do bairro da Pedreira no estudo, a média para o mês de dezembro foi de 44,8 mm, onde as estações do INMET (123,6 mm)

e da UFPA (19,4 mm) apresentaram o maior e o menor registro de precipitação, respectivamente. Em janeiro o bairro da Pratinha I foi adicionada ao estudo, tendo esse mês registrado uma média de 212,8 mm nos sete locais observados e o INMET registrou um valor acima dessa média mensal, 392,4 mm de precipitação. A estação meteorológica do INMET continuou registrando índices pluviométricos acima da média dos sete locais observados, nos meses de fevereiro (396,4 mm), março (497,9 mm), abril (484,0 mm), maio (311,6 mm) e junho (167,6 mm).

Figura 6 - Totais mensais e médias de precipitação de setembro de 2014 a junho de 2015 nos oito locais de observação.

A tabela 5 mostra a ocorrência dos meses de maior e menor precipitação nos pontos estudados, para o mês de setembro a média de 1896 a 2013 é de 120,6 mm, sendo

que em setembro de 2014 o INMET registrou 192,6 mm de precipitação, que foi a maior quantidade para este período. Contudo, o total de precipitação de todas as localidades Fonte: (Do Autor, 2015).

(10)

Relatório Final de Bolsa de Iniciação Científica observadas ficou entre 15,1 mm (Pratinha II)

e 74,6 mm (Telégrafo), resultando em uma média mensal de 39,0 mm nos seis locais estudados, devido o início da observação ter se dado a partir do dia 15 deste mês. As médias de outubro e novembro durante os 117 anos são, respectivamente, 104,1 mm e 98,5 mm respectivamente, já em 2014 o INMET registrou 99,4 mm e 36,8 mm nesses meses. Entretanto, as médias das localidades foram de 53,4 mm em outubro e 23,6 mm em novembro. Em dezembro o INMET registrou 123,6 mm de precipitação, enquanto que nas demais localidades foi registrado 44,8 mm de chuva, com o bairro da Pedreira sendo adicionado no estudo a partir de então. A média mensal de janeiro nos últimos 118 anos foi de 347,3 mm, no mesmo período de 2015, o INMET registrou um valor mensal de 392,4 mm e os sete outros locais de observação tiveram uma média de 212,8 mm, com o bairro da Pratinha I sendo inserido nas

observações a partir de então. Março foi o mês de maior precipitação nos bairros da Pratinha II (403,6 mm), Pedreira (424,1 mm), Pratinha I (289,7 mm), UFPA (171,1 mm) e no INMET (497,9 mm). Abril foi o mês de maior precipitação nos bairros do Telégrafo (378,2 mm) e Barreiro (478,1 mm) e o mês de janeiro foi o de maior registro pluviométrico no bairro da Sacramenta (216,1 mm). Novembro foi o mês onde ocorreu os menores registros de precipitação nos bairros do Telégrafo (27,2 mm), Pratinha II (14,7 mm), UFPA (0,3 mm) e no INMET (36,8 mm). Os bairros Barreiro e Pedreira registraram os menores valores de precipitação no mês de

dezembro, 28,1 mm e 79,5 mm

respectivamente. Outubro foi o mês de menor ocorrência de chuvas no bairro da Sacramenta (17,5 mm) e o mês de janeiro foi onde o bairro da Pratinha I registrou seu menor

índice pluviométrico, 78,5 mm.

Tabela 5 - Meses de maior e menor precipitação

Local Mês de maior precipitação Total mensal máximo (mm) Mês de menor precipitação Total mensal mínimo (mm)

Telégrafo Abril 378,2 Novembro 27,2

Pratinha II Março 403,6 Novembro 14,7

Sacramenta Janeiro 216,1 Outubro 17,5

Barreiro Abril 478,1 Dezembro 28,1

Pedreira Março 424,1 Dezembro 79,5

Pratinha I Março 289,7 Janeiro 78,5

UFPA Março 171,1 Novembro 0,3

INMET Março 497,9 Novembro 36,8

Na Tabela 6, nota-se que o total de todas as precipitações observadas ao longo desse período de quase um ano também difere bastante entre os locais estudados. A média anual dos 118 anos é de 2804,9 mm, já de setembro de 2014 a junho de 2015, o INMET registrou um total de 2702,3 mm, o maior de todos os locais. O bairro da Pedreira, com

2082,0 mm, foi o segundo local com maior registro, seguido do bairro Barreiro com 1986,1 mm. O menor valor anual foi observado na UFPA, com 779,2. Nota-se, porém, que não houve observação durante todo o mês de novembro devido problemas de vazamentos. O Bairro da Sacramento obteve o Fonte: (Do Autor, 2015).

(11)

Relatório Final de Bolsa de Iniciação Científica segundo menor valor, com 907,7 mm de

precipitação.

Tabela 6 - Total anual de precipitação e média.

LOCAL TOTAL ANUAL MESES OBSERVADOS TELÉGRAFO 1619,5 10 PRATINHA II 1661,5 10 SACRAMENTA 907,7 10 BARREIRO 1986,1 10 PEDREIRA 2082,0 7 PRATINHA I 1251,2 6 UFPA 779,2 10 INMET 2702,3 10 MÉDIA DOS LOCAIS 1623,7 MÉDIA DOS 118 ANOS 2804,9 DISCUSSÃO:

Com base na análise dos gráficos e tabelas, verificou-se que a chuva na região metropolitana de Belém apresentou variabilidade espacial e temporal. Observou-se que há diferenças na ocorrência de precipitação de um local para o outro. O ano de maior precipitação na UFPA e no INMET ocorreu em 2009 (2496,1 mm e 3613,6 mm respectivamente), enquanto que em Marituba foi em 2010 (4359,5 mm) a maior ocorrência de chuvas.

Houve diferenças de menor precipitação anual entre os três locais observados, no INMET a menor ocorrência anual de precipitação foi em 2012 (2939,8 mm), na UFPA foi em 2014 (1417,3 mm), enquanto que em Marituba foi no ano de 2013 (1381,1 mm). No período chuvoso de 2008 a 2014, a média de precipitação no INMET, UFPA e Marituba foi de 2173,3 mm, 1452,8 mm e 1576,8 mm respectivamente. Já no período

menos chuvoso a média do INMET, UFPA e Marituba foi de 863,4 mm, 509,5 mm e 1221,6 mm respectivamente, mostrando um contraste acentuado entre os períodos chuvosos e menos chuvoso desses locais.

A pesquisa verificou contrastes acentuados de precipitação de um bairro para o outro, a estação meteorológica do INMET e o bairro da Pedreira foram os locais de maiores índices pluviométricos durante os dez meses observados, já o bairro da Sacramenta e a estação meteorológica da UFPA foram os locais onde houve os menores índices de precipitação durante o período estudado. Março foi o mês de maior ocorrência de chuvas na Região Metropolitana de Belém, com 2616,4 mm e novembro o de menor ocorrência com 155,0 mm.

Conclui-se, portanto, que para uma melhor caracterização da precipitação na Região Metropolitana de Belém, são necessárias observações meteorológicas em grande amostral com pontos de observação adicionais aos existentes.

AGRADECIMENTOS:

Os autores agradecem a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) pelo financiamento do Projeto “Integração do Sistema de Monitoramento, Previsão e Alertas para a Gestão de Risco e Respostas a Desastres na Amazônia.” e a Universidade Federal do Pará pela Bolsa PIBIC/UFPA concedida a Alfredo Quaresma da Silva Neto.

(12)

Relatório Final de Bolsa de Iniciação Científica

REFERÊNCIAS:

ASSUNÇÃO, H.F. da; ASSIS, I. C. de. Construção de uma mini-estação agroclimatológica de baixo custo. In:

CONGRESSO BRASILEIRO DE

AGROMETEOROLOGIA, 10., 1997, Piracicaba-SP. Anais do X Congresso Brasileiro de Agrometeorologia, Piracicaba: Sociedade Brasileira de Agrometeorologia / Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / USP, 1997. p.237-239.

CASTRO, E. Geopolítica da Água e Novos Dilemas a Propósito da Amazônia e seus Recursos Naturais. In: Luis E. Aragon; Miguel Clüsener- Godt (Orgs.).

Problemática do Uso Local e Global da Água da Amazônia. Belém: NAEA,

2003. p. 334.

COHEN, J. C. P.; SILVA DIAS, M. A. F.; NOBRE, C. A. Environmental conditions associated with Amazonian squall lines: A case study. Monthly Weather Reviews, v. 123, n. 11, p. 3163-3174,

1995.

FIGUEROA, S.N.; NOBRE, C.A.

Precipitations distribution over Central and Western Tropical South America.

Climanálise - Boletim de Monitoramento e Análise Climática, v.

5, n.6, p.36-45. 1990.

FITZJARRALD, D. R.; SAKAI, R. K.; MORAES, O. L. L.; OLIVEIRA, R. C.; ACEVEDO, O. C.; CZIKOWSKY, M. J.; BELDINI, T.; Spatial and Temporal Rainfall Variability Near the Amazon - Tapajo´s Confluence, Journal Of Geophysical Research, v. 113, 2008.

MOTA, M. A. S.; OLIVEIRA, M. C. F. Variação espacial da precipitação em Belém em evento de El Niño. In: Simpósio de Climatologia Geográfica, 3, 1998. Anais do III Simpósio de

Climatologia Geográfica. Salvador: SBMET, 1998.

MOTA, M. A. S.; Space variation of the precipitation in Belém in year of El Nino. In: International Congress of Biometeorology & International Conference on Urban Climatology, 99, 1999. Anais... Sidney: session, 1999.

VIANELLO, R.L.; ALVES, A.R.

Meteorologia e aplicações. Viçosa:

UFV, p. 449, 1991.

TRABALHOS EM EVENTOS

CIENTÍFICOS:

Foi submetido e aceito para apresentação o trabalho intitulado “Variação espacial da precipitação nas cidades de Belém-PA e Marituba-PA nos anos de 2008 a 2014” no XIX CBAGRO (Congresso Brasileiro de Agrometeorologia) que será realizado na cidade de Lavras, sul de Minas Gerais, no período de 23 a 28 de agosto de 2015.

i

Trabalho desenvolvido com o apoio do Programa PIBIC/UFPA.

ii

Graduando do curso de Meteorologia da Universidade Federal do Pará. Bolsista

PIBIC/UFPA. E-mail:

neto.alfredo28@gmail.com iii

Docente do Instituto de Geociências, Universidade Federal do Pará. E-mail: aurora_ufpa@yahoo.com.br

(13)

Relatório Final de Bolsa de Iniciação Científica PARECER DO ORIENTADOR:

O bolsista apesar de responsável e disciplinado, teve muita dificuldades para desenvolver o trabalho. Ele se esforçou bastante e conseguiu cumprir as metas do plano da pesquisa, tanto que fez um bom relatório e também submeteu um trabalho ao

XIX Congresso Brasileiro de

Agrometeorologia, que será realizado na cidade de Lavras, sul de Minas Gerais, no período de 23 a 28 de agosto de 2015.

Belém, 17/08/2015

Referências

Documentos relacionados

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Então são coisas que a gente vai fazendo, mas vai conversando também, sobre a importância, a gente sempre tem conversas com o grupo, quando a gente sempre faz

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento