• Nenhum resultado encontrado

O maior condomínio do país

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O maior condomínio do país"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

O maior condomínio do país

Investimento

Moisés recua de governar a crise

Editorial

O chamado Pier 30 fica em São Francisco do Sul e está em processo de terraplanagem

Página 7

Governo

Loteamentos

A importância da

energia elétrica

Página 5

Atalaia

A verdade não é café

com leite

Página 2

Política

Convenções serão em

agosto e setembro

Página 3

Pandemia

Novas restrições e

preocupações

Página 12 DIVULGAÇÃO Página 5

Saúde

16/07/2020 a 22/07/2020 – ANO IX – nº 445 – Jcjoinville.Com.Br

GRÁTIS

Uso correto de máscara

O maior impresso da região!

(2)

Atalaia

João Francisco

joaofrancisco@jcjoinville.com.br joaofranciscoda.silva

A verdade não é

café com leite

E

m tempos eleitoreiros, comunicadores “denunciam” a Câmara de Vereadores pela compra de centenas de litros de leite e quilos de café. Se tivessem apurado a informação, o que se espera do bom jornalismo, saberiam que isso não é verdade. Todo início de ano a direção da Câmara, independente de quem seja o Presidente, faz registro de preços de produtos que serão

consumidos ao longo do ano. De material de limpeza à papel higiênico, passando por café e leite.

Isso aconteceu esse ano, em fevereiro. Quem trata do assunto são diretores funcionários de carreira. Depois veio a pandemia e com ela a determinação do presidente Claudio Aragão II para que se

cortasse todas as despesas. A economia rendeu R$ 10 milhões, já repassados à PMJ para o combate à pandemia. Assim, como tudo, pouco do café e leite, com consumo projetado para o ano, foi comprado. Estou diretor de comunicação da Câmara de

Vereadores. Cargo que tem prazo de validade. A CVJ, como qualquer ente ou instituição pública, merece críticas, mas é injusto e desonesto acusar o conjunto de funcionários de se locupletarem com qualquer coisa, especialmente leite e café. Eu testemunho.

Salvem Itajuba

A Prefeitura de Barra Velha fez licitação para rasgar uma avenida da Praia do Tabuleiro até a Praia do Sol, um belo reduto de surfistas. Meu amigo Naum Alves de Santana tem uma escolinha ali onde ensina garotos e até velhinhas transviadas, como Marianne Maehl e Maria Cristina Dias, a pegar um jacaré. Pois bem, esse projeto insano vai destruir restingas, dunas, redutos das corujas buraqueiras e tudo que encontrar pela frente. Grupo de moradores se insurge. Eu entre eles. No dia 6 de junho fizeram uma manifestação diante da prefeitura. Estão pedindo ajuda. A pergunta é por que pretendem essa destruição? Para que? E o principal: No interesse de quem.

Lá no final dos anos 80, o prefeito de Penha decidiu abrir uma avenida na bela praia de Armação.

Fizemos uma campanha e o projeto foi parar no lixo. E naquela época não tínhamos internet, as redes sociais, a atual legislação ambiental nem o protagonismo do Ministério Público. Ajudem a combater e a conter essa insanidade.

Liberté, Égalité,

Fraternité

Em 14 de julho, os franceses comemoram a tomada da Bastilha, iniciando a revolução histórica. A nobreza absolutista perdia os poderes divinos e as cabeças rolaram nos balaios pelo fio da guilhotina. Tudo em nome da liberdade, igualdade e fraternidade. Passados 231 anos, a liberdade é coisa a ser conquistada, continuamos desiguais e fraternidade que anima indivíduos ainda não é um valor coletivo.

Lamento de

Rodrigo

No encontro virtual na segunda-feira (13) na Comissão Estadual do Coronavírus, o Deputado Federal Rodrigo Coelho criticou a falta de comprometimento do Governo do Estado com a saúde. Durante sua fala, o parlamentar fez alguns questionamentos ao Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. Uma das perguntas foi sobre o número de novos leitos de UTI criados no norte e nordeste de Santa Catarina desde o início da pandemia da Covid-19. E que até agora não chegaram.

Dizer não

Quem viveu a situação sabe. Assessorar mandatários, tecnicamente, seja no setor público ou privado, não é simplesmente empregar conhecimento na construção de solução. É ter que dizer não, antecipar problemas, divergir. O problema raramente é o chefe, que não chegou ao posto de graça. O problema é a turma do oba-oba, sempre dizendo que o chefe é genial quando tem rompantes e depois se aligeira em achar culpados.

Minha avó também dizia que guri peralta quando quieto está aprontando. E é verdade. Bolsonaro anda ouvindo conselho dos puxa-sacos, demitindo os especialistas porque não gosta das soluções apontadas e terminará por pagar um alto preço por isso. Mas a conta virá é para nós, e para o Brasil.

Mascaradas do Bem

25 de março: governo decreta no Estado uma pandemia que, para muitos, parecia distante e que nunca chegaria aqui. O ceticismo, quase geral, não foi o bastante para enfraquecer a determinação de um grupo de mulheres, almas elevadas, de que algo precisava ser feito. O que fazer e por que fazer? E como fazer, posto que muitas fazem parte do grupo de risco. Pois bem, resolveram levantar as mangas, arrecadaram tecidos, linhas, emprestaram máquinas e colocaram a mão na massa; massa não, nas máscaras!

Um único homem no grupo serviu de servo; levava e buscava os produtos, os tecidos cortados, os elásticos, os fios, e nesse vai e vem, as Mascaradas do Bem fizeram e estão ainda fazendo muito: nesse final de semana doarão a “morceguinha” (apelido que deram ao protetor facial) de número 10.000. E elas dizem que têm mais umas 5.000 em produção.

E ampliaram o leque de ofertas da generosidade. Uma delas, quando foi doar as morceguinhas numa aldeia indígena, percebeu que a comunidade precisava muito de pijamas. Pronto! Largada a campanha dos pijamas! E para deixar tudo ainda mais emocionante, outra voluntária (que vem tratando um câncer de mama)

descobriu um grupo de mulheres que precisavam muito de lenços para se protegerem do frio! Mais uma oportunidade para as mascaradas do bem fazerem o bem, e assim foram elas!

Enfim, faço esse registro para demonstrar que fazer o bem sem olhar a quem não custa absolutamente nada, e uma boa ação puxa outra numa corrente de solidariedade que faz Joinville diferente e a nós verdadeiramente humanos. Mascaradas do Bem, muito obrigado!

02 | jornal da cidade | joinville, 16/07/2020 a 22/07/2020

Editor Chefe

Rogemar Santos

rogemar@jcjoinville.com.br

Presidente

Irineu Machado Junior

Jornalista João Francisco joaofrancisco@jcjoinville.com.br Gerente Comercial Gezer Cercal gezer@jcjoinville.com.br Tiragem 3.000 exemplares Diagramação Anderson Alberton alberton@jcjoinville.com.br

(47) 3433-0222 | (47) 3455-0022 | contato@jcjoinville.com.br | www.jcjoinville.com.br | Rua Graciosa, 1610, 3º Andar, Bairro Guanabara, Joinville - SC

A D I R E Ç Ã O D O J O R N A L D A C I D A D E N Ã O S E R E S P O N S A B I L I Z A N E M C O M P A R T I L H A D E C O N C E I T O S E / O U T E S E S D O S C O L U N I S T A S E M A T É R I A S A S S I N A D A S

(3)

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

| 03

jornal da cidade | joinville, 16/07/2020 a 22/07/2020

Rogemar Santos

rogemar@jcjoinville.com.br rogemar.santos

Diretas e

Indiretas

Na cidade e na BR 280

J

á estamos cansados de comentar sobre a passagem do trem pelo centro das cidades da região, como Joinville, Araquari e São Francisco do Sul. Só que, recentemente, um acidente causado por um caminhão que se chocou com o trem na entrada de São Francisco do Sul fez reacender as discussões.

Esperança

A esperança, conforme reportagem da edição anterior do Jornal da Cidade, é que as obras da duplicação da BR 280 em São Francisco do Sul fiquem prontas em 16 meses e, consequentemente, o contorno ferroviário se torne uma realidade. Então, teremos parte deste problema solucionado, inclusive com a finalização da obra conhecida como “mesa de sinuca”.

Lembrar

Neste acidente, o caminhão tombou e a carga foi despejada, além da avaria no trem. A culpa foi do caminhão, mas novamente se levanta a questão dos pontos onde cruza a malha ferroviária. O problema é que, com o acidente, se formou uma

longa fila que fez os motoristas esperaram por mais de quatro horas na BR 280. O temor é que acidentes semelhantes possam ocorrer novamente, inclusive em Joinville.

Exemplo e tradição

Se existe um município que mantem suas tradições é São Francisco do Sul. Dona Mariquinha produz vestuários maravilhosos com a máquina de tear trazida pelos portugueses, atraindo muito a atenção dos

turistas. É algo especial entre tantas atrações no Centro Histórico.

Inscrições

A Prefeitura de Joinville abriu as inscrições para representação não-governamental no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), biênio 2020 a 2022. O prazo vai até o dia 31 de julho. Pode se candidatar a conselheiro quem representar entidades, organizações e coletivos, e não exerça função pública nos poderes executivo, legislativo ou judiciário, seja nas esferas municipal, estadual ou federal, com exceção para os representantes do segmento trabalhadores do SUAS.

Vaga

O interessado em vaga também não pode ter sido conselheiro do CMAS nas duas últimas gestões consecutivamente, mesmo sem ter cumprido o mandato integralmente. Os candidatos devem ler o edital e reunir os documentos necessários específicos para representantes de entidades, de usuários ou de trabalhadores do SUAS.

Protocolo

A inscrição precisa ser protocolada

presencialmente na secretaria executiva do CMAS, que fica na Rua Afonso Pena, 840, bairro Bucarein, em Joinville. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8 às 14 horas. As indicações recebidas serão analisadas e as deferidas serão homologadas pela Comissão Eleitoral, no dia 6 de agosto. A eleição será realizada por meio de votação aberta, na qual os candidatos votarão entre seus pares, por segmento.

Agosto e setembro

Como a eleição para escolha de prefeitos e vereadores será em novembro, as

convenções deste ano devem ser em agosto e setembro. Os partidos estão temerosos que, com a demora, muita gente desista de se candidatar a vereador. Tem chapas praticamente prontas para a disputa, mas a demora e a crise financeira fazem muita gente pensar.

Firme, mas sem data

O DEM foi um dos primeiros

partidos a buscar a estruturação para a eleição, através das lideranças de Adalto Moreira e Sidney Sabel. Por sinal, Sabel é pré-candidato a vereador ou até poderá aparecer como vice na chapa encabeçada por Ivandro de Souza, do Podemos, ou o próprio Adalto. Isso tudo depende de uma definição: o deputado federal Rodrigo Coelho sair candidato a prefeito.

Silêncio

A verdade é que Rodrigo Coelho adotou a tática do silêncio para a disputa. Ainda está no PSB, com quem conversa para apagar as mágoas de conflitos internos. Daí que o DEM e o PODEMOS poderiam indicar um candidato a vice.

Ivandro de Souza tem feito uma pré-campanha para prefeito de corpo a corpo, algo que Rodrigo até o momento não assumiu ainda.

(4)

DIVULGAÇÃO

Editorial

Moisés recua de comandar a crise

O

governador Carlos Moisés decretou nesta segunda-feira, 13, novas medidas para promover o isolamento social em Santa Catarina nos próximos 14 dias. Pelo ato assinado

pelo chefe do Executivo, que estará disponível no Diário Oficial do Estado, ficam proibidas nas próximas duas semanas eventos e competições esportivas organizados pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) ou pela iniciativa privada. Também estão suspensas pelo mesmo período as atividades de cinemas, teatros, casas noturnas, museus, assim como a realização de eventos, shows e outros espetáculos que acarretem reunião de público. Na verdade, o governador muda de postura. No início da pandemia ele assumiu com críticas, mas eficiência, o comando do enfrentamento à pandemia. Depois veio o escândalo da compra dos respiradouros, perdeu

secretários, surgiu um inquérito que está no STJ e uma CPI que o atormenta na Assembleia Legislativa. Para completar, teremos as eleições municipais esse ano, onde muitos preferem jogar para a plateia.

No processo, tem gente do governo querendo que ele faça o jogo eleitoreiro e tem gente fora do governo fazendo o jogo eleitoreiro e culpando o governador por tudo. A aparente solução encontrada pelo governador foi passar o abacaxi para os prefeitos. Se querem liberar podem fazê-lo, mas assumam a paternidade dos cadáveres. A solução nem é nova. O presidente Bolsonaro vem empregando-a desde o início da chegada do vírus. Um aviso aos Navegantes. A receita Bolsonaro não está funcionando. Ele está sendo acossado pelas oposições, pela ciência, pelo vírus, pela Justiça e corre o risco de terminar no Tribunal Internacional acusado de crimes contra a humanidade.

04 | jornal da cidade | joinville, 16/07/2020 a 22/07/2020

(47)

3433-0013

tintaovendas@tintao.com.br

Rua Visconde de Taunay, 86

Durante a semana que passou, o CEAJ, de uma forma democrática, ouviu por “Live” as propostas dos candidatos à Presidência do Crea-SC ao pleito de 2020. De uma forma geral, as propostas são muito “lugar comum”, quase um jogo para as torcidas. O que diferencia cada candidato no fim é sua experiência pessoal e seu domínio das legislações.

As intenções efetivas é uma questão para conferir no futuro, mas o histórico de cada um é uma informação

importante. Em consenso entre os

candidatos, ficou clara a necessidade de mudanças na atuação do Conselho.

O que preocupa é o pouco interesse dos profissionais no envolvimento com o Sistema. Isto ficou evidente com o baixo número de participantes nas apresentações. Nossa região possui mais de 5.000 profissionais ativos, só em Joinville. Se considerarmos o número de Conselheiros e Inspetores do Crea na região, o número total entre titulares e suplentes é maior do que os profissionais que participaram das “Live”. O grande ausente nos debates foi o “Cliente” dos profissionais como tema das apresentações. Vale lembrar que a principal função do Conselho é fiscalizar o exercício profissional em benefício da sociedade, ou seja, do cidadão, cliente do profissional.

O CEAJ agradece aos candidatos pela presença e apresentação de seus planos de gestão, muito particularmente agradece aos profissionais que participaram dos eventos.

Eleições Confea/

Crea e Mútua

(5)

Uso correto de máscaras

A

s máscaras têm sua função na Covid-19 se forem

usadas adequadamente. O uso incorreto aumenta o risco de infecção. A máscara funciona como uma barreira para quem já estiver contaminado não espalhar gotículas com o vírus ao falar, tossir ou espirrar, e

quem não estiver, terá menos chance de se contaminar quando não puder manter um distanciamento social. Para que a máscara ofereça a proteção adequada, é preciso que ela cubra totalmente o nariz, a boca e o queixo, não deve ser tão apertada que seja difícil respirar, mas também não deve ficar folgada no rosto, especialmente nas laterais. Se a sua máscara tiver grandes aberturas ao redor do nariz, boca e laterais do rosto, ela não poderá protegê-lo efetivamente contra as gotículas com vírus, que entrarão por essas fendas. Se sua máscara tiver pregas, elas deverão abrir para baixo. É importante que o ajuste seja feito ainda em casa, com as mãos limpas. Não adianta fazer a adaptação no transporte público. Além de a pessoa ficar exposta ao vírus enquanto mexe na máscara, vai manuseá-la sem a higienização correta. Depois de colocar a máscara, não a toque novamente até a hora de tirá-la, pois ela pode estar contaminada. Na hora de retirar, toque somente nos elásticos presos nas orelhas, não é para tocar a parte frontal da máscara. Guarde-a num saco de plástico, se não for lavá-la na hora. Para tirar a máscara por pouco tempo, ao beber água, por exemplo, não a puxe para o queixo. Tire-a pelos elásticos, e guarde-a no saco plástico, ou segure-a pelo elástico e recoloque-a sem tocar no tecido. Não se deve deixar a máscara usada, suja ou contaminada exposta, em cima de uma mesa, por exemplo, ou solta dentro da bolsa e sem uma proteção. Use água e sabão ou álcool gel para higienizar as mãos sempre que colocar ou tirar a máscara. As máscaras devem ser trocadas com frequência, de duas em duas horas ou sempre que ficarem úmidas. Tire-as da forma correta e descarte no saco plástico ou ponha para lavar. Higienize as mãos novamente e coloque uma nova máscara. Se for para usar ou baixar a máscara no queixo ou deixá-la abaixo do nariz e recolocá-la, é melhor nem usar. Quem usa óculos, deve sempre lavá-los com água e sabão, para prevenir que fiquem embaçados. Se usar máscara de pano, para higienizá-la basta lavar com água e sabão, deixando de molho por 10 minutos, em um balde ou na máquina de lavar. Não necessita de nenhum produto especial.

Saúde

| 05

jornal da cidade | joinville, 16/07/2020 a 22/07/2020

Mauro Moura

mlcm@terra.com.br mauroluizcubasmoura Escolher um loteamento consiste

num bom preço, as facilidades de pagamento e, principalmente, a infraestrutura oferecida para o cliente. Muitas pessoas não se atentam justamente para o “detalhe” da infraestrutura, que consiste na energia elétrica (luz), abastecimento de água, ruas pavimentadas e acessos de transporte. Isto sem contar proximidade com postos de saúde e outros setores de bem coletivo.

Porém, com a passagem do ciclone por Santa Catarina, ficou evidente que determinados locais que não tinham a estrutura esperada ficaram muito tempo sem luz. Isto causou um grande transtorno para moradias populares e principalmente empresas.

A partir disto, a escolha de um loteamento que realmente tenha a estrutura necessária não apenas para o “bom tempo”, mas também para tempestades, passou a ser

analisado com mais cuidado pelos compradores. Foi o caso de José Antunes Lúcio, que ainda depende de aluguel, mas quer comprar um imóvel em Araquari. “No dia do ciclone fiquei sem luz em casa e demorou para voltar. Tenho um amigo que mora num dos loteamentos próximos da BR 280, e por lá faltou luz, mas logo voltou. Ele me contou que a boa estrutura de energia instalada funcionou e ainda está bem protegida de tempestades. Já na minha casa, demorou mais de 8 horas para voltar tudo ao normal”, frisou.

José tem economias guardadas e agora tem a certeza de que investir num loteamento com estrutura é fundamental. “Além disto, conta com uma imobiliária que lhe oferece resguardo, até mesmo em caso de sinistros como ocorreu na semana retrasada. Isto é bom para quem quer construir nos loteamentos”, analisou.

A luz é fundamental na escolha

Loteamentos

Prêmio Congresso em Foco

O Prêmio Congresso em Foco será entregue àqueles deputados e senadores que melhor exerceram o mandato em 2020, na avaliação do público na internet, de jornalistas que cobrem Câmara e Senado e de um júri especializado.

Pelo regulamento, que esteve em consulta pública até a última quinta-feira (9), podem concorrer apenas congressistas que não respondam a acusações criminais e que tenham ocupado o cargo por ao menos 60 dias este ano. A relação está sujeita a mudanças até hoje (16), prazo final para inclusão ou exclusão de nomes. Amanhã, dia 17, começa a votação pela internet, que vai até o dia 31.

Estão concorrendo os senadores Jorginho Mello e Esperidião Amin. Os

deputados joinvilenses Rodrigo Coelho, Coronel Armando e Darci de Mattos estão concorrendo. Também os dois jaraguaenses Carlos Chiodini e Fábio Schiochet. Veremos que posições ocuparão no julgamento. Dos 16 deputados catarinenses, apenas Pedro Uczai (PT) e Caroline De Toni (PSL) não concorrem porque respondem a processos.

Notas

CONCESSÃO DE LICENÇA AMBIENTAL (Licença Ambiental de Operação)

Casa Nova Incorporadora de Bens Imóveis Ltda, torna público que recebeu do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) a Licença Ambiental de Operação, válida por 48 meses para Loteamento Industrial, localizado na Estrada Paranaguamirim, bairro Paranaguamirim, cidade de Joinville/SC.

formato mínimo de 9,6 cm de largura x 7,0 cm de altura Rua Artista Bittencourt, 30, Centro 88020 060 Florianópolis - Santa Catarina Fone: + 55 48 36654190

E mail: ima @ima.sc.gov.br URL: www.ima.sc.gov.br

(6)

O Pio da Coruja

Suicídio em massa

O

Professor John P.A. Ioannides, famoso professor de Medicina, de Epidemiologia e Saúde Populacional, dentre outros títulos, foi considerado um dos mais influentes cientistas atuais e um dos maiores experts em credibilidade de pesquisa médica, e é talvez o autor do maior número de artigos citados na literatura médica e quem praticamente inventou a “metapesquisa” (https://www.theatlantic. com/magazine/archive/2010/11/lies-damned-lies-and-medical-science/308269/). Ioannides acha que apesar de parecer um desprezo, comparar o COVID-19 com a gripe não é anticientífico porque a gripe é a escolha natural para comparação. A gripe não é como um resfriado comum e também não é “somente uma gripezinha”. Ela mata de 350 a 700 mil pessoas anualmente no mundo e mataria muito mais se não houvesse vacinas. A COVID-19 é mais perigosa para os idosos e aqueles com comorbidades, e a gripe é mais perigosa para as crianças e adultos jovens. Ioannides acha que, se desde fevereiro tivéssemos agido com testagem agressiva, identificação e isolamento, como a Coréia do Sul, Taiwan e Singapura fizeram, o vírus não teria se espalhado tão selvagemente como fez. Assim, o lockdown seria como uma droga com sérios efeitos colaterais se seu uso fosse prolongado mais do que o absolutamente necessário, e durante este período deveríamos mapear os subgrupos vulneráveis e não vulneráveis. Para o cientista, o lockdown era justificável inicialmente, quando foi evidenciada a presença de um novo vírus com uma letalidade suposta de 3,4% e sem infecções assintomáticas. A possibilidade de 50 milhões de mortes se comparava a da Gripe Espanhola, mas sabemos hoje que as infecções assintomáticas são a vasta maioria. As pessoas assintomáticas

(confirmadas pelo teste PCR) ultrapassam as sintomáticas de 5 vezes (Gangelt, Alemanha) a mais de 500 vezes (Kobe, Japão).

Proponentes do lockdown para “achatar

a curva” deveriam compreender que isto dá tempo para os hospitais se prepararem, mas que a maioria, se não todas as

mortes pela Covid-19 ocorrerão assim que as medidas forem relaxadas; até que tratamentos ou vacinas apareçam. Algumas consequências do lockdown, como evitar aglomerações, podem

funcionar, mas outras como o fechamento das escolas podem expor idosos frágeis a maior tempo com crianças e aumento das contaminações. O mesmo se aplica a adultos que ficam mais tempo em contato com esta população de risco. Muitas pessoas com condições tratáveis como infartos do miocárdio e derrames cerebrais demoram a procurar os hospitais por medo, muitos tumores malignos e outras doenças ficam sem diagnóstico ou tem seu tratamento retardado. Lockdowns aumentam a

depressão econômica criando desempregos em massa e falências de enorme quantidade de empresas. Pessoas desempregadas perdem seu seguro-saúde, aumentando também o risco de violência doméstica, suicídio, fome e desnutrição. A World Food Program calcula que 256 milhões de pessoas podem enfrentar fome e desnutrição devido a estes lockdowns. Baseado em estudo ligando taxas de mortalidade a desemprego (A note on the effect of unemployment on mortality - J Health Econ, 2003 May; 22(3):505-18) Tom Keane sugere que o desemprego provocado pela COVID-19 nos EUA possa levar a um número extra de mortes de 815 mil pessoas nos próximos 10 a 17 anos. Lockdowns são medidas desesperadas, escolhas defensáveis quando pouco conhecemos sobre a COVID-19. Mas agora que já o conhecemos um pouco melhor, devemos remover o lockdown gradualmente e cuidadosamente baseados em dados sobre a capacidade de leitos hospitalares e indicadores de prevalência/incidência. De outra maneira, o lockdown prolongado pode se tornar um suicídio em massa.

Antônio Sérgio Baptista

asbaptista@terra.com.br asbaptista

A influência do sono

no hábito alimentar

O

sono faz parte de um pilar importante na construção de um estilo de vida saudável. Através dele podemos realizar a renovação que nosso organismo precisa para um novo dia. Quando não dormimos bem, é como um carro que não teve sua manutenção completa. Ele falha, e quando fica sem a ‘’revisão’’, há um risco muito maior de dar um problema mais sério posteriormente. Assim é com nosso organismo. Longos períodos de noites de sono de má qualidade podem nos causar diversos problemas, prejudicar nossa memória e cognição, aumentar o risco de desenvolver algumas doenças e afetar inclusive o hábito alimentar.

Nosso organismo trabalha de forma totalmente coordenada, enviando sinalizações, produzindo hormônios, liberando substâncias essenciais, reparando e renovando-se diariamente. Além disso, também é regulado pelo ambiente e pelas influências externas a ele. Em nossa rotina, ficamos expostos à luz branca de smartphones, notebooks e televisão até mais tarde, ao excesso de informação, à má-alimentação e à falta de atividade física diária. Esses hábitos dificultam o ato relaxar no momento que antecede o horário de dormir, assim como prejudicam a liberação de diversos hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar, relaxamento e de indução ao sono. Quando não dormimos adequada e suficientemente, ficamos sem energia, irritadiços, cansados e buscamos por alimentos mais calóricos e de baixo valor nutritivo, entrando em um círculo vicioso.

Adotar uma alimentação mais natural, evitando os excessos de industrializados e açúcar, realizar atividade física regularmente e cuidar da saúde mental e física são mudanças positivas que nos deixam mais ativos e dispostos, melhora nosso sistema imune e garante melhor funcionamento do corpo, o que consequentemente refletirá de forma positiva na indução ao sono. Além disso, existem algumas alternativas que podem auxiliar a qualidade e o poder reparador do sono, como: evitar a luz branca pelos menos 1h antes de dormir, ou ativar modo noturno nos aparelhos eletrônicos; respeitar os sinais de sono e ir dormir mais cedo, em torno 21:30 a 22:30h; não ingerir grandes quantidades de comida ou ingerir alimentos mais leves no período noturno; adotar técnicas relaxantes, como: ler um livro, optar por chás calmantes, meditar, dentre outras. Experimente e boa noite!

(7)

INDUSTRIAIS, COMERCIAIS E DE LOGÍSTICA

ESPECIALIZADA EM

(8)

IR4443

R$ 2.900,00

IR4345

R$ 800,00

IR4459

R$ 1.100,00

IR3563 IR2774

Casa comercial 470 metros quadrados, 270 metros quadrados térreo e 200 metros quadrados piso superior que pode ser moradia também. Total de 3 banheiros, copa/ cozinha, salas amplas.

Estacionamento amplo. próximo do viaduto da Santos Dumont. Ponto comercial para vários segmentos.

R$ 6.000,00

OPORTUNIDADE

(9)

Apartamento com 1 dormitório, sala e cozinha, 1 banheiro. Garagem coberta sacada com churrasqueira.

ITINGA IR4389

R$ 700,00

Excelente sala comercial, ampla, localizada no Ulysses.

Ideal para comércios em geral.

R$ 2.500,00

OPORTUNIDADE

ADHEMAR GARCIA

IR4457

2 Salas novas para locação Especial para escritório, academia, RH e entre outros. com 7,30 metros de largura por 20 metros de comprimento com um banheiro. Total de 150 m2 . cada sala

R$ 1.500,00

OPORTUNIDADE

PORTO GRANDE

IR2119

2 dormitórios, 1 sala, cozinha, 1 banheiro, lavanderia, 1 vaga de garagem, churrasqueira e lavanderia. ITINGA IR3164 R$ 700,00 Apartamento 40m2 de área construída. Possui 02 dormitórios, 1 sala, 1 banheiro e 1 vaga de estacionamento.

PORTO GRANDE IR2146

R$ 400,00

Apartamento 2 dormi-tórios, sala, cozinha, lavanderia, sacada com churrasqueira, garagem. PARANAGUAMIRIM IR829 R$ 600,00 Apartamento composto por 02 dormitórios, 01 sala, cozinha, banheiro, área de serviço e sacada com churrasqueira. ITINGA IR2777 R$ 700,00 FLORESTA IR3469 R$ 850,00 ITINGA IR3856 R$ 600,00 GUANABARA IR870 R$750,00 Ótimo apartamento com 01 dormitório, 1 banheiro, sala, cozinha,1 vaga de garagem.

ADHEMAR GARCIA IR3693

R$ 500,00

IR4372

Apartamento Possui 1 dormitório, sala conjugada com cozinha, 1 banheiro social, 1 vaga de garagem descoberta , portaria 24 horas. PARANAGUAMIRIM IR3163 R$ 270,00 Apartamento 77m2 área útil. 3 dormitó-rios,1 suíte, banheiro social, sala e cozinha com móveis planeja-dos. Sacada, churras-queira e garagem.

SANTO ANTÔNIO IR2057

(10)

3481 7777

47

99605 7777

Entre em

Contato:

(11)

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

| 07

jornal da cidade | joinville, 16/07/2020 a 22/07/2020

N

ATIVA JOINVILLE e FORT ATACADISTA estão unidos para uma linda ação solidária. De 04/07 a 31/07, vá até a Nativa ou Fort Atacadista para fazer sua doação. Doe alimentos não perecíveis e itens para higiene e limpeza nos pontos de arrecadação. Todas as doações serão destinadas à assistência social do nosso município. CHEGA JUNTO PARA DOAR!

Vamos Doar e Ajudar

Alô Nativa

Camila Xavier

camila@jcjoinville.com.br curtacamilaxavier @camilaxavier_

Notícias dos Famosos

As Patroas, novo projeto da cantora Marília Mendonça junto com Maiara & Maraisa, tem novidades. O trio lançou um EP com cinco canções, incluindo uma inédita, todas foram gravadas durante a última LIVE do trio. Para ver e ouvir essa novidade “Patroas”, acesse o canal oficial das cantoras no YouTube e aproveite!

As Mais Pedidas Nativa

1º Zé Neto & Cristiano - Barzinho Aleatório 2º Jorge & Mateus - Ranking

3º Eduardo Costa - Ainda Tô Aí 4º Maiara & Maraisa - Libera Ela 5º Henrique & Juliano- Volta Por Baixo

O

chamado Pier 30, localizado em São Francisco do Sul, já é

considerado o maior condomínio retroportuário do país. Totalmente licenciado, já conta com 80% da terraplanagem executada e recebeu o nome de Parque Industrial Empresarial Rhenus. O projeto, moderno e sustentável, tem localização privilegiada em relação ao Porto de São Francisco do Sul – SC. Dividido em quadras e lotes, conta com 1.500 metros de avenidas duplicadas, áreas de lazer, portarias e áreas verdes.

Segundo o empresário Joel Schmidt, a área será de 500 mil metros quadrados nesta primeira

fase, que já se encontra em execução. “Depois da duplicação da BR 280 com o contorno urbano de São Francisco do Sul estiver pronta, teremos a segunda e a terceira fase, alcançando um total de 1.5 milhões de metros quadrados”, destacou. O Pier 30 está licenciado para a indústria, comércio e serviços, e os principais segmentos com grande potencial para se instalarem são: Agronegócio, Madeireiro, Indústria Farmacêutica, Logística. A proximidade com a BR 280, juntamente com o Porto de São Francisco, beneficia a proposta que já é considerada a maior do Brasil. E com a duplicação da BR 280, que será feita pela empresa Construcap, no Lote 1, que compreende o 0 Km ao KM 35, viaduto da BR 101, a situação só tende a dar mais impulso para o progresso daquela região. Já no Km 8 está sendo construído o PIER 30. A previsão de inauguração deve ser junto com a entrega do condomínio urbano da BR 280, previsto para 16 meses.

O maior condomínio

retroportuário do país

Investimento

(12)

08 | jornal da cidade | joinville, 16/07/2020 a 22/07/2020

Publicações Legais

2019 2018 ATIVO

Ativo Circulante 80.782.774 67.402.396 Ativo Não Circulante 931.260 1.195.825 TOTAL DO ATIVO 81.714.034 68.598.221 PASSIVO

Passivo Circulante 4.186.174 3.720.199 Passivo Não Circulante 73.952.630 61.118.441 Patrimônio Líquido 3.575.230 3.759.581 TOTAL DO PASSIVO 81.714.034 68.598.221

2019 2018

Receita operacional bruta 26.845.299 24.218.238 (-) Deduções da receita (2.379.600) (2.115.532)

Receita líquida 24.465.699 22.102.706

Despesas Operacionais (13.509.537) (11.976.663)

Lucro antes do Resultado Financeiro 10.956.162 10.126.043

Resultado financeiro líquido (6.499.876) (4.858.020)

Resultado antes dos IR e CSLL 4.456.286 5.268.023

Provisão para IR e CSLL (1.474.637) (1.754.561)

Lucro/(Prejuízo) líquido do exercício 2.981.649 3.513.462 2019 2018 CAPITAL SOCIAL

Início do Exercício 1.200.000 1.200.000 Final do Exercício 1.200.000 1.200.000 RESERVA LEGAL

Reserva Inicio Exercício 240.000 236.450

Reserva Legal - 3.550

Reserva Final Exercício 240.000 240.000 RESERVA DE LUCROS

Início do Exercício 2.319.581 2.709.669

Lucro do Exercício 2.981.649 3.513.462 Distribuição de dividendos, cfe AGO (3.166.000) (3.900.000) Reserva Legal - (3.550)

Final do Exercício 2.135.230 2.319.581 TOTAL 3.575.230 3.759.581

2019 2018

Fluxo de Caixa:

Caixa Líquido usado nas operações (4.503.348) (9.758.423) Caixa Líquido usado nas ativ. de investimentos (357.053) (134.436) Caixa Líquido proveniente das ativ.financiamentos 5.155.233 10.990.438 Aumento Líquido de caixa e equivalentes a caixa 294.832 1.097.579

Caixa e equivalentes de caixa no início do período 3.056.522 1.958.943 Caixa e equivalentes de caixa no final do período 3.351.354 3.056.522

As demonstrações Financeiras encontram-se disponíveis aos acionistas na sede da empresa. Ninfo Valtero König - Presidente. Charlote Odebrecht - Vice-Presidente. João Mário Celso de Oliveira - Diretor Adm-Financeiro e

Contador CRC/SC 11407/O-9.

VALOREM SECURITIZADORA DE CRÉDITO S.A. CNPJ: 18.488.755/0001-42 - Cia. Capital Fechado Demonstrações financeiras encerradas em 31 de Dezembro: (Valores expressos em R$)

BALANÇO PATRIMONIAL

DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO COOPERATIVA DE CRÉDITO DE LIVRE ADMISSÃO DE ASSOCIADOS DO VALE

DO CANOINHAS – SICOOB CREDICANOINHAS/SC CNPJ Nº 78.834.975/0001-02 NIRE Nº 42400011292

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Presidente da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Vale do Canoinhas – SICOOB CREDICANOINHAS/SC, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social, convoca os delegados, que nesta data são em número de 157 em condições de votar, para reunirem-se em ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, a realizar-se no Auditório da Sede, situado à Rua Álvaro Soares Machado, 456, Bairro Tricolin, município de Canoinhas/SC, no dia 30 de julho de 2020, às 15 horas, com presença de 2/3 (dois terços) dos delegados, em primeira convocação; às 16 horas, com presença de metade mais um dos delegados, em segunda convocação; ou às 17 horas, com presença de no mínimo 10 (dez) delegados, em terceira convocação, para deliberar sobre os seguintes assuntos:

ORDEM DO DIA

1) Reforma e consolidação do estatuto social da cooperativa, envolvendo o artigo 1º, letra “c”, com ampliação da área de ação, conforme o disposto no BC Correio 120021996, de 10-3-20.

2) Outros assuntos de interesse do quadro social.

Canoinhas, SC, 14 de julho de 2020.

Francisco Greselle Presidente

COOPERATIVA DE CRÉDITO DE LIVRE ADMISSÃO DE ASSOCIADOS DO VALE DO CANOINHAS – SICOOB CREDICANOINHAS/SC

CNPJ Nº 78.834.975/0001-02 NIRE Nº 42400011292 ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Presidente da Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Vale do Canoinhas – SICOOB CREDICANOINHAS/SC, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social, convoca os delegados, que nesta data são em número de 157 em condições de votar, para reunirem-se em ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA, a realizar-se no Auditório da Sede Social, situado na Rua Álvaro Soares Machado nº 456, Bairro Tricolin, no município de Canoinhas/SC, no dia 30 de julho de 2020, às 14 horas, com presença de 2/3 (dois terços) dos delegados, em primeira convocação; às 15 horas, com presença de metade mais um dos delegados, em segunda convocação; ou às 16 horas, com presença de no mínimo 10 (dez) delegados, em terceira convocação, para deliberar sobre os seguintes assuntos:

ORDEM DO DIA

1) Prestação de contas do exercício encerrado em 31-12-19, compreendendo: a) Relatório da gestão;

b) Balanços do primeiro e segundo semestres do exercício de 2019; c) Demonstração das sobras ou perdas apuradas;

d) Parecer do Conselho Fiscal; e) Relatório de auditoria independente. 2) Destinação das sobras apuradas.

3) Fixação do valor dos honorários, das gratificações e da cédula de presença dos membros dos conselhos de administração e fiscal.

4) Fixação do valor global dos honorários e das gratificações dos membros da diretoria executiva.

5) Outros assuntos de interesse do quadro social.

Canoinhas, SC, 14 de julho de 2020. Francisco Greselle

Presidente

OBSERVAÇÃO: As demonstrações financeiras/contábeis do exercício findo estão disponíveis na sede da cooperativa e foram divulgados, em 13-03-2020, no site institucional: https://www.sicoobsc.com.br/sicoob-sc/historico/balancetes/publicacoes-oficiais/.

(13)

DIVULGAÇÃO

| 09

jornal da cidade | joinville, 16/07/2020 a 22/07/2020

O

setor do turismo em Araquari patina e não conseguiu deslanchar nos últimos anos. Dinheiro tem. Tanto que a previsão do orçamento para a pasta este ano saltou dos iniciais R$ 7,8 milhões para R$ 9,4

milhões, com aditamentos nos primeiros meses do ano. A Secretaria de Turismo, Lazer e Esportes priorizou e investiu pesado em praças, parque, gincanas, em detrimento ao turismo de eventos, negócios, contemplação e religioso (um atrativo forte da cidade). Os projetos de impacto para o setor pouco avançaram.

Para o secretário da pasta, Paulino Sérgio Travassos, as dificuldades para a realização de projetos e ações estabelecidas pela gestão estão

inviabilizadas por causa da pandemia do coronavírus e a proximidade das eleições, cuja legislação restringe alguns procedimentos políticos e administrativos.

Segundo Travassos, os R$ 9,4 milhões serão utilizados para o desenvolvimento do turismo, manutenção da secretaria e da frota, desenvolvimento e realização de festas e eventos públicos, promoção dos atrativos turísticos e apoio e incentivo às atividades do setor. E também para os setores de lazer e esportes.

Mesmo aliando a boa vontade em fazer e os recursos financeiros, as realizações não conseguiram atingir o desenvolvimento esperado, considerando que em três anos e meio da gestão

um dos pouco feitos em termos de

organização e planejamento de políticas públicas para o setor foi a criação

do Conselho Municipal de Turismo. No balanço da secretaria constam

obras de pavimentação de ruas e estradas, conclusão de trapiche, obras de parques, construção de praças, instalação de academias da melhor idade e playgrounds em diversos bairros. Também são

feitos de apoio ao turismo. Mas está longe de serem empreendimentos de estreitamento entre a gestão pública, a iniciativa privada e a comunidade local, que atuam no setor.

Em Araquari ainda existe um hiato que separa esses três entes – iniciativa pública, privada e comunidade local – que formam o turismo e este espaço reflete em dificuldades para oferecer um produto turístico à altura das necessidades dos viajantes. E não é por falta de potencial turístico.

A cidade possui produtos turísticos consolidados, como as festas: religiosa do Senhor Bom Jesus, a do Maracujá (cultivado na cidade) e a do Caranguejo. Além de outras como o Satmmtisch, o Réveillon (virada de ano), e outros do calendário esportivo. Mas é urgente a realização de uma remodelação para evitar que eles acabem definhando e enfraqueçam com o tempo, podendo inclusive atingir o seu final.

Um exemplo de evento turístico que necessitou de medida providencial para continuar existindo foi a Stammtisch (tradicional festa alemã para reunir amigos). Precisou mudar de endereço – saiu do centro da cidade para ser realizada na Barra do Itapocu, visando ganhar folego, ou seja, mudou o palco da festa. Pois no turismo

a atualização de seus produtos é fundamental para a suas existências.

Araquari tem R$ 9,4 milhões

para investir no setor

Turismo

Artigo

Em colapso

O

s tempos atuais nos levam a refletir tanto sobre o que está acontecendo de fato, a pandemia pela Covid-19, quanto outras questões igualmente profundas, em nível político, social e até mesmo pessoal. É completamente normal que isso aconteça, e que se acabe chegando a algumas conclusões importantes.

Uma delas é o quanto não estamos preparados para enfrentar crises. O mundo não está preparado, e em termos de Brasil a situação é ainda pior que a média. O colapso na saúde é um dos tantos exemplos que se poderia citar, e hoje o mais grave deles. Em Joinville, por exemplo, quase cem por cento dos leitos em UTI disponíveis para a Covid-19 estão ocupados, e a pergunta é: como se permitiu chegar a esse ponto? E no restante não é diferente. O país todo está em caos, somos hoje o pico mundial da doença, e isso só demonstra a ineficiência (pra não dizer descaso com as vidas humanas) do nosso governo em todas as esferas – municipal, estadual e federal – em lidar com a crise, em tomar medidas realmente eficazes, que garantam a viabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), e fazê-las cumprir, principalmente. Mas falta fiscalização, falta bom-senso, falta humanidade, e sobra descaso e despreparo.

As medidas divulgadas pelo Governo do Estado na terça-feira (14) são quase cômicas, exceto por serem trágicas, porque nada representam – ficam proibidos nas próximas duas semanas eventos e competições esportivas, atividades de cinema, teatros, casas noturnas, museus, a realização de eventos, shows e outros que demandem reunião de público. Sério? Esse é o plano de ação para o COLAPSO na saúde? Um absurdo! Medidas que, em tese, já estavam em vigor até agora, o que as prova insuficientes. E agora? Vamos deixar as pessoas sufocando na porta de hospitais porque não há leitos para tratá-las? A que ponto chega a desumanidade para convir com isso? Outro ponto muito importante a ressaltar são as atitudes individuais. O governo peca e não tem feito seu papel como deveria, plano falho e fiscalização mais ainda, mas isso não muda o fato de que o próprio povo tem agido exatamente da mesma forma. Total falta de consciência por parte da população, que literalmente zomba das recomendações essenciais de prevenção, em especial o distanciamento social. Não... Povo brasileiro tem que se aglomerar e agir sempre da forma mais ignorante possível. Estamos de parabéns!!! VAI BRASIL SIL SIL...

Desirrê Gruner

Publicitária - desirrelg7@gmail.com @desirregruner desirre.gruner

A operadora HAPVIDA ASSISTÊNCIA MÉDICA LTDA, com registro na ANS sob o nº 36.825-3, diante da obrigação legal contida no inciso II, parágrafo único, art. 13, da Lei nº 9656/98 e na Súmu-la nº 28/2015-ANS, bem como ainda, em face das tentativas sem sucesso de notificação pessoal, vem, por meio do presente Edital, NOTIFICAR os beneficiários abaixo listados para que, no prazo máximo de 10 (dez) dias, a contar desta publicação, regularizem a situação de seu plano de saúde, garantindo, assim, a manutenção dos serviços contratados, podendo, para tanto, comparecer à sede da empresa, situada na Rua João Colin, 1440, bairro América (entrada pela rua Itaiópolis) ou entrar em contato com a mesma através dos números 4020.9093 (setor de cobrança) e 0800 2809130 (SAC). Vale destacar que o desinteresse do beneficiário (não regularização da situação contratual no prazo acima conferido) acarretará na adoção das medidas previstas na legislação supramencio-nada. A HAPVIDA JOINVILLE aproveita o ensejo para ressaltar o prazer em tê-los como clientes, desejando que esta relação permaneça firme e duradoura.

CONTRATO: 3010I689070 CPF: 026843949. CONTRATO: 3010I768484 CPF: 030293578. CONTRATO: 3010I823866 CPF: 041996639. CONTRATO: 3010I706080 CPF: 051650669. CONTRATO: 3010I781653 CPF: 061949739. CONTRATO: 3010I771061 CPF: 076591837. CONTRATO: 3010I791538 CPF: 139571448. CONTRATO: 3010I820972 CPF: 294625929.

(14)

DIVULGAÇÃO

Social

adrihbuch@gmail.com

Adri Buch

@adribuch | www.adribuch.com.br

Estilo

Um clique de estilo e elegância, com Jean Mekatz.

Arte

Darling Quadros sempre compartilhando arte e cultura. Nesta foto está no Théâtre du Châtelet, em Paris.

Amor

Muito amor envolvido neste clique, com a atriz Amanda Richter.

DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO PUBLICADO COM A AUTORIZAÇÃO

DA REVISTA COQUETEL

Passatempo

Solução

Acesse

e divirta-se com diversos

www.coquetel.com.br passatempos /coquetel @coquetel 2 3 4 6 7 8 9 5 0 6 4 3 6 9 5 6 7 4 2 8 0 6 5 4 2 6 9 8 6 8 9 0 6 4 1 3 5 7 5 8 8 8 7 5 4 6 8 9 0 8 7 9 7 8 9 7 5 4 3 0 7 8 9 7 4 3 5 4 2 6 1 9 8 7 6 5 7 0 8 6 9 8 9 0 7 8 5 4 2 2 7 8 6 4 8 0 9 6 3 4 2 3 5 7 8 9 0 4 3 2 1 6 7 8 9 8 5 0 5 2 6 3 4 6 7 8 9 5 0 6 4 3 6 9 5 6 7 4 2 8 0 6 5 4 2 6 9 8 6 8 9 0 6 4 1 3 5 7 5 8 8 8 7 5 4 6 8 9 0 8 7 9 7 8 9 7 5 4 3 0 7 8 9 7 4 3 5 4 2 6 1 9 8 7 6 5 7 0 8 6 9 8 9 0 7 8 5 4 2 2 7 8 6 4 8 0 9 6 3 4 2 3 5 7 8 9 0 4 3 2 1 6 7 8 9 8 5 0 5 2 2 3 4 6 7 8 9 5 0 6 4 3 6 9 5 6 7 4 2 8 0 6 5 4 2 6 9 8 6 8 9 0 6 4 1 3 5 7 5 8 8 8 7 5 4 6 8 9 0 8 7 9 7 8 9 7 5 4 3 0 7 8 9 7 4 3 5 4 2 6 1 9 8 7 6 5 7 0 8 6 9 8 9 0 7 8 5 4 2 2 7 8 6 4 8 0 9 6 3 4 2 3 5 7 8 9 0 4 3 2 1 6 7 8 9 8 5 0 5 2 2 3 4 6 7 8 9 5 0 6 4 3 6 9 5 6 7 4 2 8 0 6 5 4 2 6 9 8 6 8 9 0 6 4 1 3 5 7 5 8 8 8 7 5 4 6 8 9 0 8 7 9 7 8 9 7 5 4 3 0 7 8 9 7 4 3 5 4 2 6 1 9 8 7 6 5 7 0 8 6 9 8 9 0 7 8 5 4 2 2 7 8 6 4 8 0 9 6 3 4 2 3 5 7 8 9 0 4 3 2 1 6 7 8 9 8 5 0 5 2 6 3 4 6 7 8 9 5 0 6 4 3 6 9 5 6 7 4 2 8 0 6 5 4 2 6 9 8 6 8 9 0 6 4 1 3 5 7 5 8 8 8 7 5 4 6 8 9 0 8 7 9 7 8 9 7 5 4 3 0 7 8 9 7 4 3 5 4 2 6 1 9 8 7 6 5 7 0 8 6 9 8 9 0 7 8 5 4 2 2 7 8 6 4 8 0 9 6 3 4 2 3 5 7 8 9 0 4 3 2 1 6 7 8 9 8 5 0 5 2 2 3 4 6 7 8 9 5 0 6 4 3 6 9 5 6 7 4 2 8 0 6 5 4 2 6 9 8 6 8 9 0 6 4 1 3 5 7 5 8 8 8 7 5 4 6 8 9 0 8 7 9 7 8 9 7 5 4 3 0 7 8 9 7 4 3 5 4 2 6 1 9 8 7 6 5 7 0 8 6 9 8 9 0 7 8 5 4 2 2 7 8 6 4 8 0 9 6 3 4 2 3 5 7 8 9 0 4 3 2 1 6 7 8 9 8 5 0 5 2 C R U Z D A A A A P L VR S S BANCO 68

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL

F T B C O L O N I Z A D O R R E P E T E N C I A O D O R I C O T S P R E A M O I B R U T U S A V A L I T U F I L E T E V I N A A I R A I I N S T A L A R I L U S T R E O N G E T A Q U E G O A S A G U N M I S S A V E N T A T C A I O I D R U R O N D O N O A L I E N I S T A Mem de Sá, na história brasileira Máquina de costura que faz chuleio Setor hos-pitalar de cuidados intensivos Dono da fazenda, no boi-bumbá (Folcl.) Astatínio (símbolo) Ave insetí-vora que faz ninhos coletivos (?) progra-ma, função do arquivo .exe Entidade como a WWF (sigla) Elétron (símbolo) Molusco apreciado cru Estado in-diano onde se fala português Letra a que se apõe til no espanhol Unidade de medida agrária (?) Ribeiro, comen-tarista esportivo Cândido (?), sertanista brasileiro "Um Pé de (?)?", pro-grama do Canal Futura

"Tudo", em "onívoro"

Árvore falante de "O Senhor dos Anéis" Denise Stoklos, artista paranaense de mímica Tira fina de papel Formiga, em inglês Apoio (fig.) Barco de regatas Ar, em inglês Senhoras (abrev.) Avião, em espanhol (abrev.)Grande

(?) do Galo, clássica celebração natalina Conto de Machado de Assis Desvincu-lação das Receitas da União (sigla) Tipo de tela de TV

Prerrogativa de certas autoridades serem julgadas apenas pelo STF

Defeito (?) Baleiro, cantor de

"Lenha" Órgão da ONU ligadoao trabalho (sigla)

Inimigo do Popeye

(HQ)

Arrivistas Deus marinho

primiti-vo (Mit.) Berço da República (SP) Instrumen-to similar à cítara Homem (?), título de altas autoridades da Roma Antiga Fécula usada no falso caviar Letra for-mada com as mãos no pedido de tempo Personagem da Turma

da Mônica (HQ) Os países que dividemas Cataratas do Iguaçu

(?) Para-guaçu, pre-feito de Su-cupira (TV) Situação de 23% dos alunos do Ensino Fun-damental

3/air — ant — ent. 4/vina. 5/avion. 7/ilustre. 9/overloque.

10 | jornal da cidade | joinville, 16/07/2020 a 22/07/2020

SEGUNDA-FEIRA 17h FABÍOLA BERNARDES 19h PORTA ABERTA 19h30 PROGRAMA ANIMAL 22h30 GENTE E ATITUDES TERÇA-FEIRA 17h FABÍOLA BERNARDES 20h30 CONDOMÍNIO E CASA 21h FABÍOLA BERNARDES 22h30 GENTE E ATITUDES 23h DIRETAS E INDIRETAS QUARTA-FEIRA 12h00 VIVER EM SC 17h FABÍOLA BERNARDES 19h30 GENTE E ATITUDES 21h SAÚDE E CIA  QUINTA-FEIRA 12h00 VIVER EM SC 17h FABÍOLA BERNARDES 19h30 GENTE E ATITUDES 20h PASSANDO A LIMPO 21h TOUCH 22h30 GENTE E ATITUDES SEXTA-FEIRA 12h00 VIVER EM SC 17h FABÍOLA BERNARDES 19h30 GENTE E ATITUDES 20h SILHUETA 21h FALANDO SÉRIO SÁBADO 14h REMEMBER 15h GENTE E ATITUDES 16h30 FABÍOLA BERNARDES 19h30 ECOLOGIA EM AÇÃO 20h GENTE E ATITUDES 22h ENCONTRO COM A IMPRENSA

DOMINGO 07h SC AGRICULTURA 07h30 COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA 10h BALADA SERTANEJA 11h30 MEGA SORTE 15h GENTE E ATITUDES 16h FABÍOLA BERNARDES 18h30 GENTE E ATITUDES

Programação TV e Rádio

SEGUNDA À SEXTA 00h LOVE SONGS 02h FORRÓ NATIVA 05h50 MENSAGEM DE FÉ E ESPERANÇA 06h CORAÇÃO SERTANEJO 08h HORÓSCOPO

08h20 AS CANÇÕES QUE VOCÊ FEZ PRA MIM 08h30 HORÓSCOPO

09h MÚSICA PREMIADA 10h SEGUIDINHA MILIONÁRIA 11h TE AMO PRA SEMPRE 12h ACONTECEU COMIGO 12h20 PROGRAMAÇÃO 14h HORA MAIS 15h MÚSICA PREMIADA 16h TUDO OU NADA 17h AS MAIS PEDIDAS

18h ARENA NATIVA/FALANDO NISSO 19h COMPANHIA DE AMIGOS

CANAL 20 DA NET

Muito mais música, muito mais prêmios, muito mais carinho, muito mais amor! A Nativa é muito mais

#Sintoniza #NativaJoinville DOMINGO 00h BALADA NATIVA 03h DAS ANTIGAS3 05h FORRÓ NATIVA 06h50 MENSAGEM DE FÉ E ESPERANÇA 07h AS CANÇÕES QUE VOCÊ FEZ PRA MIM 08h AS 40 MAIS 11h ARENA NATIVA 14h NATIVÃO 15h MÚSICA PREMIADA 16h PROGRAMAÇÃO 17h AS MAIS PEDIDAS 18h ARENA NATIVA 20h PROGRAMAÇÃO 21h LOVE SONGS NATIVA

SÁBADO

00h PAIXÃO NATIVA

00h20 AS CANÇÕES QUE VOCÊ FEZ PRA MIM 00h30 PAIXÃO NATIVA

02h FORRÓ NATIVA

05h50 MENSAGEM DE FÉ E ESPERANÇA 06h CORAÇÃO SERTANEJO 08h HORÓSCOPO

08h20 AS CANÇÕES QUE VOCÊ FEZ PRA MIM 08h30 HORÓSCOPO 09h MÚSICA PREMIADA 10h HORA MAIS 11h ARENA NATIVA 14h NATIVÃO 15h MUSICA PREMIADA 16h PROGRAMAÇÃO 17h AS MAIS PEDIDAS 18h ARENA NATIVA 20h PROGRAMAÇÃO 22h BALADA NATIVA SEGUNDA À SEXTA 21h VOZ DO BRASIL 21h30 COMPANHIA E AMIGOS 22h LOVE SONGS Canal 20 NET tvdacidade.com.br

(15)

DIVULGAÇÃO

| 11

jornal da cidade | joinville, 16/07/2020 a 22/07/2020

DIVULGAÇÃO

Volta ao

Mundo

Nelci Seibel

nseibel@terra.com.br

Membro da Academia Joinvilense de Letras e da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul

Place Branding Joinville

A

expressão nova “Place Branding” é uma abordagem que

identifica vocações, potencializa identidade e fortalece lugares a partir do envolvimento de pessoas que vivem e utilizam determinados lugares. Isso nos faz refletir como desejaríamos que nossa cidade, Joinville, fosse lembrada e entendida pelos turistas e investidores. Para discutir esse tema, nos dias 15 e 16 de julho o SEBRAE com o apoio do Joinville e Região Convention e Visitors Bureau, junto ao trade local, faz a primeira de quatro etapas de estudo para a construção do Place Branding de Joinville. Via online acontece dia 15 de julho, das 19h às 21h, e no dia 16, das 9h às 11horas. Para participar é necessário inscrever-se pelo telefone 999172246. Saiba mais em: http://eventosemjoinville.com.br/2020/07/06/joinville-e-sao-francisco-do-sul-ganham-projeto-para-fortalecer-o-turismo/

Destinos Turísticos Inteligentes é uma iniciativa de reposicionamento que pretende valorizar e divulgar os atrativos de Joinville e São Francisco do Sul. O turismo é um dos mercados mais afetados pelas restrições de circulação impostas pelo coronavírus. No Brasil, bilhões em prejuízos e milhares de empregos perdidos no setor. Nesse cenário difícil, chega em boa hora o Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), projeto do Sebrae/ SC que está em desenvolvimento desde setembro do ano passado, e tem o objetivo de proporcionar um salto de qualidade e interesse no turismo de Joinville e São Francisco do Sul.

O projeto trata de elaborar formas de valorizar a identidade de cada região, buscar a unidade na comunicação com os diversos públicos (empresários, moradores, turistas) e aperfeiçoar os recursos disponíveis com estratégias efetivas e inteligentes. Está incluída aí a preocupação com a segurança pelo risco de contágio, um motivo a mais para o reposicionamento planejado.

É uma maneira de organizar e preparar a informação para que os turistas possam aproveitar ao máximo, considerando que teremos um turismo mais regional e de menor permanência no começo da retomada das viagens no final de 2020 e no verão de 2021. O projeto Destinos Turísticos Inteligentes consiste em duas ações voltadas ao mercado: divulgar as atrações, lugares e atividades imperdíveis nas duas cidades para o período de primavera e verão, e a estratégia do Branding de Destino (ou Place Branding), focado em projetar os atrativos de Joinville e São Francisco do Sul por meio de políticas públicas e marketing. Em Joinville, o Convention & Visitors Bureau será o interlocutor do projeto, o elo entre o Sebrae e os diversos segmentos da sociedade – identificar, dentro de cada setor – turismo, cultura, indústria, comércio, esporte, inovação, etc), personalidades que possam efetivamente participar de todo o processo de construção.

Ensaio no 4 da AJL

A Academia Joinvilense de Letras acaba de lançar no e-book a edição no 4 da sua antologia, com a participação de doze acadêmicos. Artigos, contos, crônicas e

poesias fazem parte do conteúdo. O livro pode ser adquirido na Amazon por R$ 9,90. Com o título “A vida tem mesmo sentido e outros escritos”, em breve terá também uma edição impressa.

Reconhecimento de autoridade

E por falar em Academia

Joinvilense de Letras, a acadêmica e secretária geral da Instituição recebeu um belo reconhecimento do presidente da Câmara de

Joinville, Vereador Cláudio Aragão. “O gosto pela leitura entrou na minha vida quando era criança e aluno da Escola Municipal João Costa no bairro Itaum (...). Parece que ainda vejo a professora Else Sant’Anna Brum entrando na sala, distribuindo livros e contando belas histórias. Cada livro lido entra para minha história (...). O mundo precisa de mais professoras como a Dona Else para espalhar a semente do gosto pela leitura”, declara o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville.

99605 7777

3481 7777

47

Sabrina Schmitz, proprietária do Hotel Sabrina, grande interessada no projeto de revitalização do turismo das duas cidades

Projeto para fortalecer o turismo

São Francisco do Sul, cidade mais antiga de SC e uma das mais antigas do Brasil

Corpo de Bombeiros Voluntários

O Corpo de Bombeiros Voluntários de

Joinville, mais antiga instituição do gênero no Brasil completou no dia 13 de julho, 128 anos de existência. É formado hoje por 1.700 membros, entre mirins, voluntários e efetivos. Um orgulho da cidade.

Noite do pastel da Lírica

No próximo sábado, 25 de julho, a Sociedade Lírica de Joinville realiza edição especial de venda de pasteis no modelo drive thru (sem consumo no local), com todos os cuidados necessários contra coronavírus. São cinco sabores de recheio: carne com palmito, frango com catupiry, pizza, aipim com requeijão e bacon e bananada. Podem ser encomendados e retirados na Lírica entre 17h e 20h, a custo de R$ 4,00 a unidade. Entre em contato pelo telefone 3422-8696.

(16)

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde publicou Nota de Alerta com orientações sobre o afastamento laboral e o isolamento domiciliar de casos suspeitos da Covid-19.

Um dos objetivos principais do documento é orientar os profissionais de saúde a afastarem pessoas

sintomáticas das suas atividades laborais, independentemente do ramo de atividade, pelo período de 14 (catorze) dias, a contar da data do início dos sintomas.

O procedimento deve ser aplicado mesmo aos indivíduos que não fechem os critérios necessários para a realização do exame de diagnóstico da Covid-19, e o isolamento domiciliar deve ser estendido aos familiares que residem no mesmo domicílio.

O segundo objetivo da Nota de Alerta é orientar as pessoas sintomáticas a se afastarem das suas atividades profissionais e permanecerem em isolamento, com o objetivo de evitar a possível proliferação da doença. “Hoje, muitas pessoas sintomáticas, com gripe e febre, estão indo trabalhar. A estratégia da Secretaria da Saúde

é identificar o quanto antes os

sintomáticos, isolar, monitorar essas pessoas e, de acordo com os critérios técnicos, realizar o teste”, afirma a gerente da Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, Chana Beninca.

Os sintomas respiratórios que devem ser observados e que justificam a necessidade de isolamento domiciliar, são: tosse seca, coriza, dor de garganta ou dificuldade respiratória, acompanhada ou não de febre.

Ainda de acordo com a Nota de Alerta, o isolamento domiciliar não está condicionado à testagem para a Covid-19, ou seja, todo indivíduo com síndrome gripal deve ser afastado por 14 dias das suas atividades, junto dos seus contatos domiciliares, mesmo que não realize teste para diagnóstico da doença. “Todos os sintomáticos precisam ficar isolados, independentemente da realização do teste. Os médicos das empresas, das Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e hospitais, devem atestar esses pacientes pelo período mínimo de 14 dias”, completa a gerente.

Documentos comprobatórios

para afastamento

Com o objetivo de contribuir para o controle da disseminação do novo coronavírus,

o Centro de Referência em Saúde do

Trabalhador de Joinville (CEREST) publicou ofício com orientações às empresas sobre os documentos comprobatórios necessários para o afastamento dos trabalhadores suspeitos ou confirmados com a Covid-19.

Entre as medidas previstas no documento, está a orientação para que as empresas

aceitem o laudo positivo do exame de Covid-19, como documento comprobatório e suficiente para o afastamento do trabalhador pelo período de 14 dias, evitando que ele precise se deslocar a uma Unidade de Saúde para a obtenção de um atestado médico.

A importância de afastamento das

pessoas sintomáticas para a Covid-19

Coronavírus

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

jornal da cidade | joinville, 16/07/2020 a 22/07/2020

Abrangência: Joinville, Araquari, Barra do Sul, Barra Velha, Garuva, Itapoá, Piçarras, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú.

www.jcjoinville.com.br | /jcjoinville 12 |

O app que conecta a comunidade com os negócios locais dos

nossos cooperados.

É BOM NEGÓCIO PARA TODOS.

Referências

Documentos relacionados

1º Designar os servidores abaixo relacionados para, sob a presidência do primeiro, compor a Comissão de Inventário Anual 2019 dos Bens Patrimoniais Móveis do Campus Marechal

Certificado de conclusão de curso de pós-graduação em nível de especialização lato sensu nas áreas de Farmacologia, Farmácia Hospitalar, Farmácia e Saúde Publica,

Entende-se que os objetivos desta pesquisa foram alcançados, uma vez que a medida de polaridade conseguiu captar espaços com maiores potenciais de copresença (espaços

[r]

Se o canhão antitanque dispara um obus com velocidade de disparo de 240 m/s e com elevação de 10,0 o acima da horizontal, quanto tempo a equipe do canhão teria de esperar antes

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Essas inquietações motivaram o processo investigativo acerca da implementação do modelo descentralizado e participativo da Assistência Social em Canelinha a partir da NOB/99,