• Nenhum resultado encontrado

AS NOVAS INICIATIVAS Vogal com o Pelouro: Dr. Luís Filipe Carvalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "AS NOVAS INICIATIVAS Vogal com o Pelouro: Dr. Luís Filipe Carvalho"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Conselho Distrital de Lisboa da

Ordem dos Advogados RReellaattóórriiooeeCCoonnttaassddee22000033

AS NOVAS INICIATIVAS

Vogal com o Pelouro: Dr. Luís Filipe Carvalho

As Conferências do CDL – Juiz Baltasar Garzón

A par de vários ciclos de Conferências realizadas (conforme constam neste Relatório), em 11 de Julho de 2003, o CDL promoveu uma conferência denominada Terrorismo Internacional e a Defesa

do Estado de Direito Democrático, tendo convidado o Juiz Baltasar Garzón, aquele que é

considerado por muitos como o Juiz mais mediático do planeta.

A Conferência decorreu na Universidade Católica, no auditório Cardeal Medeiros que se encontrava totalmente repleto, contando, para além dos Advogados, com inúmeras personalidades do mundo político e jurídico, nomeadamente o ex-Presidente da República, Dr. Mário Soares.

Intervieram na conferência o Presidente do CDL, Dr. Rogério Alves, o Juiz Ricardo Cardoso e o Juiz Baltasar Garzón. A conferência, organizada pelo Vogal Dr.Miguel Matias, foi objecto de grande divulgação nos órgãos de comunicação social.

As Conferências do CDL – Os 35 anos do Código Civil

No dia 20 de Janeiro de 2003 realizou-se, na Reitoria da Universidade de Lisboa, a Cerimónia oficial de comemoração dos 35 anos do Código Civil.

A cerimónia de abertura contou com a presença da Ministra da Justiça, Dra. Celeste Cardona, do Reitor da Universidade de Lisboa, Prof. José Barata Moura, da Bastonária Dra. Maria de Jesus Serra Lopes, do Bastonário Dr. José Miguel Júdice e do Presidente do CDL, Dr. Rogério Alves. Foram integradas nestas comemorações, as conferências relativas a vários artigos do Código Civil, que decorreram entre os dias 27 de Janeiro e 7 de Fevereiro de 2003, com sessões de segunda a sexta-feira das 18h às 20h, no auditório do Conselho Distrital, com a ampla participação de Advogados, Advogados Estagiários e Magistrados.

Agenda do Advogado e Espaço CDL

Em Dezembro de 2003 o CDL lançou a AGENDA DO ADVOGADO, registando esta iniciativa um enorme acolhimento, que impõe a sua repetição no ano de 2004.

Animado, com esta experiência, o CDL iniciou, no final do ano de 2003, o trabalho de preparação para a criação do ESP@ÇO CDL, que se destina à comercialização de alguns produtos personalizados com o logotipo da Ordem dos Advogados/CDL, incluindo a AGENDA DO ADVOGADO.

Optou-se por uma gama de produtos de qualidade, a preços especialmente reduzidos, produtos esses utilizados no exercício da nossa actividade.

(2)

Conselho Distrital de Lisboa da

Ordem dos Advogados RReellaattóórriiooeeCCoonnttaassddee22000033

AS NOVAS INICIATIVAS

Vogal com o Pelouro: Dr. Luís Filipe Carvalho

Estes produtos serão comercializados nas instalações do CDL (no ESP@ÇO CDL) e através do site. Mas o ESP@ÇO CDL será mais do que isto: também desenvolverá a edição e comercialização de publicações e promoverá eventos, de natureza cultural, artística e com relevância para os Colegas. No lançamento do ESP@ÇO CDL apresentamos, para além da AGENDA DO ADVOGADO, os primeiros produtos da marca Atlantis.

A estes seguir-se-ão outros, de que iremos dando noticia com a periodicidade adequada. O Inquérito aos Advogados Portugueses

Durante o ano de 2003 o CDL realizou para toda a Ordem dos Advogados, o inquérito aos Advogados Portugueses.

Era essencial que se passasse a ter um conhecimento da profissão que fosse além das meras

“impressões” e “intuições”, o que só podia ser alcançado mediante a realização de um Inquérito aos Advogados Portugueses.

A Ordem, no passado, realizou dois “INQUÉRITOS À SITUAÇÃO DOS ADVOGADOS”.

O primeiro foi realizado em 1972, tendo servido como “material de estudo” para o I CONGRESSO NACIONAL DOS ADVOGADOS que nesse ano se reuniu. Em 1972 havia 2705 Advogados e 358 Estagiários. O segundo “INQUÉRITO À SITUAÇÃO DOS ADVOGADOS”, foi realizado em 1985 como preparatório do II CONGRESSO DOS Advogados. Este Inquérito foi dirigido apenas aos Advogados, que eram então cerca de 6.700, não abrangendo os Estagiários.

Quase 20 anos volvidos sobre o último Inquérito, muito mudou no país, na sociedade e na advocacia.

Foi neste quadro que o CDL decidiu avançar com o projecto de um novo inquérito aos Advogados

portugueses.

A realização deste estudo – que nasceu de iniciativa do Conselho Distrital de Lisboa e foi prontamente apoiada pelo Bastonário – foi encomendada à equipa de investigadores do Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE, dirigida pelo Professor Dr. António Caetano.

O trabalho desenvolvido pelo CDL consistiu em liderar a equipa, com a definição da grelha de questões a serem colocadas aos Colegas e na forma das respectivas respostas. Para o efeito, a equipa do ISCTE manteve-se em permanente contacto com o CDL, através do seu Vogal, Dr. Miguel de Almeida Motta, tendo-se realizado vários ensaios e testes às várias grelhas que serviram o projecto. Em termos gerais, o INQUÉRITO AOS ADVOGADOS PORTUGUESES visou o conhecimento quer da situação objectiva da classe, quer das opiniões, valores e atitudes dos Advogados

(3)

Conselho Distrital de Lisboa da

Ordem dos Advogados RReellaattóórriiooeeCCoonnttaassddee22000033

AS NOVAS INICIATIVAS

Vogal com o Pelouro: Dr. Luís Filipe Carvalho

portugueses, a fim de poder dar uma resposta tão esclarecida quanto possível às seguintes grandes questões:

■ Quem são os Advogados portugueses?

■ Como trabalham; como se vêem, com quem se comparam? ■ O que pensam da profissão e da Ordem?

■ Como encaram o futuro?

■ Como se sentem profissional e pessoalmente?

■ O que pensam da realidade do sistema de justiça em que se movimentam?

Em finais de Julho de 2003 o Inquérito estava definido, tendo sido apresentado ao Senhor Bastonário, com o que se iniciou o trabalho de envio para os Colegas.

A partir de Outubro/Novembro iniciou-se uma nova fase deste trabalho, com a análise das respostas remetidas pelos Colegas. A apresentação oficial dos resultados realizou-se em Janeiro de 2004. O inquérito constitui hoje um elemento de trabalho e de consulta indispensável para a Ordem dos Advogados.

Benefícios dos Advogados

Depois de ter participado na criação da nova Cédula profissional, lançada em Maio de 2003, o CDL iniciou, em Agosto de 2003, a criação do sistema de Benefícios dos Advogados, que assenta em importantes descontos e condições especiais na aquisição de bens e serviços em lojas e empresas, mediante a exibição da nova Cédula de Advogado ou de Advogado-estagiário.

De Agosto a Novembro de 2003 foram contactadas um amplo número de entidades.

Já em Fevereiro de 2004, e fruto daquele trabalho, o CDL iniciou o processo de lançamento (no site) dos Benefícios, que consideramos de elevado interesse para todos os Colegas (incluindo advogados estagiários). Tais Benefícios estendem-se aos mais diversos produtos e serviços, como hotéis, viagens, turismo, informática, clínicas e hospitais. E incluindo, também linhas especiais de financiamento para aquisição de produtos informáticos e de escritório.

Para aceder a estes Benefícios bastará exibir a Cédula Profissional.

No último trimestre de 2003, o CDL iniciou o lançamento de uma booklet, a ser remetida para os Colegas, na qual constarão todos os Benefícios, devidamente organizados por sectores. Este projecto está em fase de conclusão.

(4)

Conselho Distrital de Lisboa da

Ordem dos Advogados RReellaattóórriiooeeCCoonnttaassddee22000033

AS NOVAS INICIATIVAS

Vogal com o Pelouro: Dr. Luís Filipe Carvalho

Protocolo com a GEOTUR

Em Março de 2003 o CDL celebrou um Protocolo, com efeitos para o ano de 2003 (já renovado para 2004), com a Geotur - Viagens e Turismo, ao abrigo do qual são concedidos descontos aos Advogados e Advogados Estagiários em viagens e férias.

Ao abrigo deste Protocolo a GEOTUR procedeu à divulgação dos seus serviços em 2 mailings do CDL, suportando parte do custo respectivo.

Ainda em 2003 e ao abrigo deste protocolo, foi lançado um concurso, para os Colegas que remetessem os seus endereços de e.mail para o CDL (de modo a facilitar a comunicação com os Colegas).

Neste concurso foram atribuídos dois prémios (determinados por sorteio), a dois Colegas e respectivos acompanhantes, consistindo num fim-de-semana em Paris (1º prémio) e outro em Madrid (2º prémio).

Bolsa de Oportunidades

A partir de Maio de 2003 o CDL iniciou a estruturação de um sistema que veio a ser designado de

Bolsa de Oportunidades, que tem por objectivo promover a inserção profissional de Advogados e

Advogados-Estagiários.

Até ao final do ano de 2003 realizaram-se estudos para a criação desta Bolsa de Oportunidades, procurando determinar o eventual interesse e relevância na sua criação. Fizeram-se inquéritos e estatísticas junto de advogados estagiários, procurou-se perceber o que era desenvolvido pelo IEFP e pelo Fundo de Desemprego, e analisou-se a experiência que este tipo de sistema tem tido em Espanha, especialmente no Colégio de Abogados de Bilbao e de Madrid.

Foram ainda mantidas reuniões com o IEFP e com o Fundo de Desemprego.

O trabalho desenvolvido até Dezembro de 2003 tornou possível a constituição da Bolsa de

Oportunidades, o que veio a ocorrer em Março de 2004.

A Bolsa de Oportunidades procurará desenvolver esta inserção através da divulgação de ofertas para (i) a criação, integração, abertura e ampliação de escritórios e sociedades de Advogados; (ii) a cedência de espaços para escritórios; (iii) o estabelecimento de relações profissionais (de natureza laboral ou de prestação de serviços); (iv) criação ou desenvolvimento de associações entre Colegas; (v) bolsas de estudos, estágios e projectos profissionais.

(5)

Conselho Distrital de Lisboa da

Ordem dos Advogados RReellaattóórriiooeeCCoonnttaassddee22000033

AS NOVAS INICIATIVAS

Vogal com o Pelouro: Dr. Luís Filipe Carvalho

A Bolsa de Oportunidades terá a intervenção activa, como ofertantes, de escritórios e Sociedades de Advogados, de entidades privadas e públicas, proporcionando um vasto leque de opções para a inserção profissional na advocacia.

Alargamento do CFO a nível nacional

Depois do amplo sucesso que o Centro de Formação On-line registou durante o ano de 2003 junto dos Advogados Estagiários e Advogados da área do CDL, iniciou-se, no segundo semestre de 2003, o processo de alargamento do CFO a nível nacional.

Depois de um amplo trabalho para a estruturação do necessário para o efeito, com o elevado empenhamento do Senhor Bastonário, o CFO foi alargado a nível nacional a partir do dia 1 de Novembro de 2003, com o que passou a ser possível o acesso ao CFO, incluindo aos cursos lançados pelo CDL, de todos os Advogados Estagiários e dos Advogados do país.

Em 4 de Novembro de 2003 o Presidente do CDL, Dr. Rogério Alves, dirigiu a seguinte mensagem a este propósito: “A chamada "nacionalização" do CFO constitui um momento alto da Ordem dos Advogados. O Conselho Distrital de Lisboa, ao qual me honro de presidir, congratula-se de ter sido o pioneiro desta magnífica iniciativa, que a todos deve encher de orgulho e de, através dela, irradiar para todo o país, este sopro imparável de modernidade e de eficaz adequação aos novos tempos. (...). Saúdo todos os demais Conselhos Distritais da Ordem dos Advogados, que agora passam a dispor do CFO, e ficam assim mais irmanados ao CDL. Bem vindos todos. Formulo um voto, desejando que todos os Conselhos Distritais da Ordem, possam beneficiar desta iniciativa na plenitude, como nós já beneficiamos. A união faz a força e o caminho faz-se a andar.”

Novas formas de formação

O CDL, com a colaboração do Realizador e Actor, também Advogado Estagiário, Tozé Martinho, produziu um filme destinado à formação.

Prémio Bastonário Doutor Adelino da Palma Carlos

Em Dezembro de 2003 o CDL decidiu iniciar o projecto de criação do PRÉMIO BASTONÁRIO DOUTOR ADELINO DA PALMA CARLOS, o qual veio, formalmente, a ser aprovado na reunião plenária de 7 de Janeiro de 2004. Este Prémio destina-se a chamar a atenção para a cada vez maior importância dos princípios e regras da ética e deontologia profissionais, distinguindo o melhor ensaio original sobre estas temáticas apresentado em cada ano pelos advogados estagiários que a ele

(6)

Conselho Distrital de Lisboa da

Ordem dos Advogados RReellaattóórriiooeeCCoonnttaassddee22000033

AS NOVAS INICIATIVAS

Vogal com o Pelouro: Dr. Luís Filipe Carvalho

pretendam candidatar-se. O prémio destina-se também a homenagear a figura insígne da advocacia que foi o Professor Doutor Adelino da Palma Carlos, cujo prestígio, granjeado na cultura e na prática dos superiores valores que devem guiar a profissão, constitui para todos, um exemplo e um estímulo.

O Conselho Distrital de Lisboa tem manifestado grande preocupação pela formação dos jovens advogados. Nessa medida dinamizou, como nunca foi feito outrora, os mecanismos de preparação profissional dos advogados estagiários bem como tem investido na formação contínua da dos advogados e na modernização dos meios ao serviço da profissão.

Prémio Justiça e Comunicação, Francisco Sousa Tavares

Também em Dezembro de 2003 o CDL decidiu iniciar o processo de criação do Prémio Justiça e Comunicação – Francisco Sousa Tavares -, que veio a ser formalmente aprovado em Fevereiro de 2004.

Torna-se cada vez mais importante trazer à memória da profissão aqueles que, pelo seu exemplo, são referências incontornáveis na defesa dos valores mais caros à Advocacia.

Qualidades eram inerentes à personalidade do Dr. FRANCISCO SOUSA TAVARES. Corajoso causídico, de antes e depois do 25 de Abril de 1974, figura destacada do Portugal Democrático, notável homem público, deputado, Ministro e jornalista, nunca se vergou perante o injusto ainda que sob a pressão da força ilegítima.

Avançou-se para a instituição de um prémio anual, destinado a distinguir o melhor trabalho produzido sobre temas da justiça por profissionais da comunicação social.

Associar a memória do advogado livre e independente que foi o Dr. Francisco de Sousa Tavares ao exemplo que ele próprio individualiza do jornalista de espírito livre e independente, é, mais que uma homenagem, uma forma de prestigiar o prémio e os seus destinatários. E é também uma forma de premiar a devida e verdadeira comunicação, que facilite a aproximação da sociedade e da opinião pública ao complexo mundo da Justiça.

Torneio de Futebol

Retomando o que já havia ocorrido em 2002, o CDL promoveu, em 2003, a realização de mais um TORNEIO DE FUTEBOL 5 DE ADVOGADOS, que foi o segundo torneio organizado pelo CDL.

(7)

Conselho Distrital de Lisboa da

Ordem dos Advogados RReellaattóórriiooeeCCoonnttaassddee22000033

AS NOVAS INICIATIVAS

Vogal com o Pelouro: Dr. Luís Filipe Carvalho

Este TORNEIO decorreu entre 22 de Setembro e 7 de Outubro de 2003 no Pavilhão do Colégio Planalto, em Lisboa, com a participação de 19 equipas.

Foi mais um momento alto de convívio desportivo e de elevada participação dos Colegas, que proporcionou grandes momentos de futebol 5, denotando-se um alto espirito competitivo.

Referências

Documentos relacionados

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo. A injeção de concreto é feita pela haste

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma