• Nenhum resultado encontrado

RELAÇÕES ENTRE DESEMPENHO PSICOMOTOR E AQUISIÇÃO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELAÇÕES ENTRE DESEMPENHO PSICOMOTOR E AQUISIÇÃO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

RELAÇÕES ENTRE DESEMPENHO PSICOMOTOR E AQUISIÇÃO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Relationships Between Psychomotor Performance and the Acquisition of Writing Skills in Child Education

Rosana Niederauer MARQUES1 Xavéle Braatz PETERMANN2 Everton LÜDKE3

RESUMO

O objetivo deste estudo foi compreender a relação entre desempenho psicomotor e aquisição da escrita nos primeiros anos de escolarização, bem como descrever a atuação da fisioterapia neste contexto. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa na base de dados Scielo e Google acadêmico dos últimos 10 anos (2007-2017). A partir da busca, foram achados 303 estudos, sendo selecionados oito artigos. Foram encontradas evidências da relação entre dificuldade no processo de escrita e desempenho psicomotor, assim como desconhecimento dos docentes sobre a relação entre desempenho psicomotor e o aprendizado da escrita. Conclui-se que ainda existem poucos estudos, com fraca evidência sobre a temática e nenhum deles relatou a atuação do fisioterapeuta no contexto escolar da educação infantil.

Palavras-chave: Desempenho psicomotor. Aprendizagem. Escrita. Fisioterapia. ABSTRACT

This study aims to understand the liaisons between phychometrics performance and the attainment of writing skills in the first years of student´s school life, as well as to describe the role of physical therapy in this context. In order to do so, we have carried out an integrative literature review by using both Scielo and Academic Google data banks in the last ten years (2007-2017). From this survey, we have found 303 studies and we selected the eight more relevant for the discussion. We have found evidence for a relationship between students difficulties in writing and the psychomotor performance and that the teachers are unaware or have little knowledge on how these are interrelated. We therefore conclude that there are insufficient studies which discuss this theme and none of the papers found related the role of the physical therapist in scholar contexts regarding early child education.

Key words: Psychomotor performance. Learning. Writing. Physical Therapy Specialty.

1 Professora Adjunta do Deptº de Fisioterapia/CCS da Universidade Federal de Santa Maria/RS. E-mail:

rnm.marques@gmail.com

(2)

INTRODUÇÃO

A avaliação do desempenho psicomotor de crianças nos primeiros anos de escolarização é extremamente importante para que sejam identificados reais problemas de aprendizagem dos alunos, principalmente no processo de aquisição da escrita (FIN; BARRETO, 2010). Encontra-se, como realidade nas escolas, uma dificuldade de considerar a criança como um todo, pois muitas vezes é considerado apenas o seu aspecto cognitivo, não relacionando o aspecto motor como influenciador no processo de aprendizagem (FIN; BARRETO, 2010).

As primeiras experiências com os objetos iniciam-se precocemente na vida de cada criança e isto está diretamente relacionado com os processos de aprendizagem, dado que toda criança começa a conhecer o mundo e a si mesma, através da relação que estabelece com o próprio corpo, em especial com o uso das mãos, que é o elemento que inicia a estruturação do esquema corporal e também com os objetos que ela pode segurar e levar à boca (CORIAT, 2007).

Pain (1985), diz que os problemas de aprendizagem estão frequentemente ligados a perturbações precoces que determinaram a inibição dos processos de conhecimento dos objetos, principalmente quando a criança pega um objeto e o leva à boca, pois ela o faz como forma de conhecimento e, se nesse momento é proibida, no preciso instante de sua vida em que é capaz de integrar o conhecimento oral ao visual, então tal conhecimento fica desintegrado do objeto, irrecuperável para a experiência do sujeito.

Para Kolyniak (2010), essa experiência motora, realizada inicialmente com o próprio corpo, ou seja, de forma tridimensional, é aquilo que a criança deverá transpor, mais tarde, para a bidimensionalidade da folha do caderno, através da escrita.

Nas aprendizagens escolares, a criança deve utilizar a totalidade dos seus recursos, para uma otimização e maximização psicofuncional total, o que inclui a sua proficiência motora, de modo a garantir adaptabilidade ao maior número de situações que se depara na leitura, escrita ou no cálculo (MOREIRA, FONSECA e DINIZ, 2000).

No processo de aprendizagem da escrita, as habilidades motoras fundamentais assumem grande importância. Tais habilidades compreendem, segundo Fonseca (2008), desde a tonicidade, a equilibração, a lateralidade, noção de corpo, estruturação espaço-temporal e as praxias, em que a desintegração desses fatores na criança resulta em inúmeras perturbações psicomotoras, interferindo negativamente no aprendizado da escrita.

Neste contexto, a fisioterapia na saúde infantil, por meio de atividades lúdicas, tem por objetivo promover o desenvolvimento infantil em todo o seu potencial, influenciando de maneira positiva o processo de aquisição da escrita (SÁ et al., 2014). Marques, Petermann, Lüdke (2017) trazem como reflexão a importância de atividades que envolvam a interface da saúde com a educação, com o intuito de promover a conscientização da relevância do movimento na educação infantil para o aprendizado.

Justifica-se a elaboração deste artigo pela vivência dos autores no contexto da saúde infantil, com o objetivo de facilitar o desempenho psicomotor de crianças e impactar positivamente no processo da escrita, além de instigar ações interdisciplinares entre a fisioterapia e a educação. Tal prática não é comum nas escolas de educação infantil, no entanto, compreende uma ação que beneficia as crianças nesse período tão importante do desenvolvimento infantil.

Diante disso, este estudo teve como objetivo compreender a relação entre desempenho psicomotor e aquisição da escrita na educação infantil, bem como descrever a atuação da fisioterapia neste contexto.

(3)

METODOLOGIA

Esta pesquisa caracteriza-se como uma revisão integrativa sobre a relação entre desempenho psicomotor e aquisição da escrita na educação infantil, considerando a atuação da fisioterapia neste contexto. A revisão integrativa tem a finalidade de analisar pesquisas relevantes que dão suporte para a tomada de decisões e para a melhoria da prática profissional (BENEFIELD, 2003), permitindo a síntese dos estudos publicados com essa temática, além de apontar lacunas do conhecimento que podem ser preenchidas com novas pesquisas (POLIT; BECK, 2006).

A busca bibliográfica foi realizada na base de dados Scientific Electronic Library Online

(Scielo) e Google acadêmico, nos idiomas inglês, português e espanhol, publicados nos últimos dez

anos (2007-2017). Os termos utilizados para a busca dos artigos, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), foram “desempenho psicomotor e aprendizagem”.

Como critérios de inclusão foram definidos que os artigos deveriam abordar a relação entre desempenho motor e aquisição da escrita, bem como possibilidades de atuação do fisioterapeuta neste contexto. Foram excluídos os artigos que não possuíam texto completo disponível, carta aos editores, resumos, comentários, teses e dissertações, além dos artigos que não tratavam da temática pesquisada e os repetidos nas bases pesquisadas.

A partir da busca, foram encontrados 10 artigos na base de dados do Scielo e 293 do Google acadêmico, totalizando 303 estudos, dos quais 275 foram excluídos pela leitura dos títulos. Assim, 28 estudos seriam potencialmente relevantes para análise de resumo. Após a leitura do resumo, foram excluídos 20 artigos, sendo selecionados 8 artigos para a análise, conforme pode ser visualizado na figura 1.

Figura 1 - Fluxo de seleção de artigos na revisão integrativa

Fonte: os autores/2017

Foi elaborado um formulário para extração de dados dos artigos selecionados na etapa anterior, com os seguintes elementos: autores, ano, revista, objetivos, tipo de estudo e, por fim, os estudos foram classificados conforme o nível de evidência descrito por Medeiros; Stein (2002). RESULTADOS E DISCUSSÃO

(4)

desempenho psicomotor e aquisição da escrita, bem como a atuação da fisioterapia neste contexto. A partir disso, realizou-se uma análise prévia e uma síntese dos artigos, os quais estão dispostos em ordem cronológica de publicação no Quadro 1.

Quadro 1 - Apresentação dos artigos incluídos por autor, ano de publicação, revista, objetivos, tipo de estudo e nível de evidência.

Autores Ano Revista Objetivos Tipo de estudo

Principais Resultados Nível de evidência Silva;

Oliveira; Ciasca

2017 Revista de

Psicopedagogia Comparar o desempenho percepto-motor, psicomotor e a capacidade intelectual de escolares com e sem queixa de dificuldade de aprendizagem e associar esse desempenho ao processo de aprendizagem da escrita. Transversa

l descritivo Crianças com queixa de dificuldades de aprendizagem apresentaram pior desempenho em comparação ao grupo controle, em todas as áreas avaliadas. 6 Lorenzo; Bracciall; Araújo 2015 Revista Brasileira de Educação Especial Avaliar os resultados de intervenções com uso da Realidade Virtual perante as necessidades psicomotoras de uma criança com Síndrome de Down.

Estudo de

caso A intervenção contribuiu para o desenvolvimento psicomotor do

participante da pesquisa, podendo-se inferir sobre os desdobramentos do aperfeiçoamento dessas habilidades e seus respectivos benefícios para o desempenho escolar, sobretudo nas atividades de leitura e escrita. 6 Duzzi; Rodrigues ; Ciasca 2013 Revista de

Psicopedagogia Avaliar o conhecimento de professores do ensino infantil e das séries iniciais sobre a relação entre habilidades psicomotoras e desenvolvimento da escrita. Estudo de

caso Os participantes deste estudo não demonstraram conhecimento sobre a relação entre desenvolvimento das funções psicomotoras e o aprendizado da escrita. 6 Rosa Neto et al.

2013 Revista CEFAC Analisar o desempenho da leitura e escrita em escolares com lateralidade cruzada. Transversa l descritivo Desempenho da leitura e da escrita foram maiores para o grupo das crianças com dominância lateral completa do que para o grupo das crianças com lateralidade cruzada.

6

(5)

Capellini Psicopedagogia comparar o desempenho motor de escolares com dislexia do desenvolvimento, transtornos e dificuldades de aprendizagem. l descritivo transtornos de aprendizagem apresentaram desenvolvimento motor alterado, que envolvem as habilidades de função motora global, equilíbrio, organização espacial e organização temporal. Copeede; Okuda; Capellini 2012 Journal of Human Growth and Development Caracterizar e comparar o desempenho da função motora fina, sensorial e perceptiva e a qualidade da escrita entre escolares com dificuldades de aprendizagem e escolares com bom desempenho acadêmico. Transversa

l descritivo Os resultados revelaram que os escolares com dificuldades de

aprendizagem da 1ª à 3ª série obtiveram

desempenho inferior em provas de função motora fina, sensorial e perceptiva, quando comparados com escolares sem dificuldades de aprendizagem na mesma série escolar. 6 Silva et

al. 2012 Journal of Human Growth and Development Verificar as dificuldades motoras e da aprendizagem em escolares com baixo desempenho escolar. Estudo transversal descritivo Um número significante de crianças teve o indicativo de dificuldades de aprendizagem e problemas na coordenação motora. 6 Silva;

Beltrame 2011 Revista Motricidade Avaliar o desempenho motor de crianças com e sem indicativos de dificuldades de aprendizagem. Estudo transversal descritivo Discentes sem dificuldades de aprendizagem tiveram melhor desempenho na maior parte das habilidades avaliadas, além de haver associação entre o indicativo de problemas motores com as dificuldades de aprendizagem em escrita, matemática e leitura. 6 Fonte: os autores/2017

Dos oito artigos analisados, sete (SILVA, OLIVEIRA, CIASCA, 2017; LORENZO, BRACCIALL, ARAÚJO, 2015; ROSA NETO ET AL., 2013; OLIVEIRA, CAPELLINI, 2013; COPEEDE, OKUDA, CAPELLINI, 2012; SILVA ET AL., 2012; SILVA, BELTRAME, 2011) apontaram evidências de relação entre dificuldade no processo de escrita e desempenho psicomotor.

(6)

que indica uma associação entre tais aspectos.

Além do processo de aprendizagem escolar, durante o período de escolarização ocorre o amadurecimento das principais habilidades motoras. Estudos relatam que em torno de 50% das crianças com problemas de aprendizagem, ocorre também um atraso no desenvolvimento motor (OKUDA et al., 2011), e que dificuldades na escrita e leitura estão mais associadas a déficits na coordenação motora, já as dificuldades em matemática estão relacionadas a problemas na organização espaço-temporal e lateralidade (SILVA et al., 2012).

Rodrigues et al. (2009), ao realizar uma pesquisa com o intuito de avaliar a relação entre sinais indicativos de disgrafia e desempenho acadêmico, encontrou que o controle motor fino, lateralização, organização espaço-temporal, planejamento motor, integração viso-motora, consciência sensorial dos dedos, quando alterados, levam a dificuldades na caligrafia, os quais comprometem o desempenho do aluno na escola.

Um estudo de revisão, com o objetivo de identificar as principais relações existentes entre as dificuldades de aprendizagem e déficits no desenvolvimento motor teve como amostra sete artigos, dos quais seis apontaram evidências de relação entre as dificuldades de aprendizagem e os impactos no desenvolvimento motor (TAVARES; CARDOSO, 2016). Percebe-se a existência de estudos que indicam a relação entre desempenho psicomotor e aprendizagem da escrita, mas nota-se uma carência de pesquisas de intervenção, demonstrando os resultados da estimulação motora no processo de aprendizagem.

O estudo de Duzzi; Rodrigues; Ciasca (2013) abordou o conhecimento de professores do ensino infantil sobre a relação entre habilidades psicomotoras e desenvolvimento da escrita. Os resultados de tal estudo preocupam, pois os docentes avaliados não demonstraram conhecimento sobre a relação entre desempenho psicomotor e o aprendizado da escrita.

A prática psicomotora ainda é pouco praticada no âmbito escolar por desconhecimento dos professores. Neste contexto, além de dificultar o processo de escrita pelas crianças, tal desconhecimento impede a identificação de atrasos no desenvolvimento psicomotor, bem como a intervenção com estimulação motora de crianças com dificuldades na aprendizagem (MARIA, 2012).

Neste cenário, surge uma importante contribuição da Fisioterapia que, por meio da avaliação psicomotora, poderia identificar discentes com atraso no desenvolvimento psicomotor e propor intervenções voltadas para a estimulação motora, impactando assim, de maneira positiva na aprendizagem das crianças. Estudos indicam a aplicação da Bateria psicomotora de Vítor da Fonseca como o instrumento mais adequado para aferir o desempenho psicomotor das crianças, por envolver aspectos cognitivos e motores (MEDINA-PAPST; MARQUES, 2010).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pode-se observar, nos estudos analisados, a relação entre desempenho psicomotor e o processo da escrita. Compreender tais relações é de extrema importância para a identificação e manejo de crianças com atraso no desempenho psicomotor na educação infantil, com o intuito de refletir de maneira positiva no seu aprendizado. Ainda existem poucos estudos, com fraca evidência que tratam do tema e nenhum deles relatou a atuação do fisioterapeuta no contexto escolar, bem como notou-se uma carência de estudos com intervenção.

Por fim, recomendam-se estudos com maior evidência sobre o tema envolvendo fisioterapeutas e profissionais da educação em ações interdisciplinares, favorecendo as crianças nesta etapa tão importante do seu desenvolvimento.

(7)

REFERÊNCIAS

BENEFIELD, L.E. Implementing evidence-based practice in home care. Home Healthcare Nurse, Estados Unidos, v.21, n.12, p. 804-11, 2003.

COPPEDE, A.C.; OKUDA, P.M.M.; CAPELLINI, S.A. Desempenho de escolares com dificuldades de aprendizagem em função motora fina e escrita. Journal of Human Growth and Development, v.22, n.3, p. 297-306, 2012.

CORIAT, L. Maturação psicomotora no primeiro ano de vida da criança. 5ed. São Paulo: Centauro, 2007.

DUZZI, M. H. B.; RODRIGUES, S.D.; CIASCA, S.M. Percepção de professores sobre a relação entre desenvolvimento das habilidades psicomotoras e aquisição da escrita. Revista Psicopedagogia, v.30, n. 92, p. 121-8, 2013.

FIN, G.; BARRETO, D.B.M. Avaliação motora de crianças com indicadores de dificuldades no aprendizado escolar, no município de Fraiburgo, Santa Catarina. Unoesc & Ciência – ACBS, Joaçaba, v. 1, n. 1, p. 5-12, 2010.

FONSECA, V. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.

KOLYNIAK, H. M. R. Da atividade global concreta à representação simbólica: uma proposta de intervenção, Construção Psicopedagógica, São Paulo, SP, v. 18, n. 17, p. 67-82, 2010.

LORENZO, S.M.; BRACCIALLI, L.M.P.; ARAÚJO, R.C.T. Realidade virtual como intervenção na Síndrome de Down: Uma perspectiva de ação na interface saúde e educação. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 21, n. 2, p. 259-274, 2015.

MARIA, T.L.C. S. Desenvolvimento psicomotor de alunos na Educação Infantil. [Dissertação de Mestrado]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 2012.

MARQUES, R; PETERMANN, X; LÜDKE, E. Relações entre motricidade e aprendizagem na educação infantil e contribuições da Fisioterapia. Vivências: Revista Eletrônica de Extensão da URI, Erechim. v.13, n.24, p.400-410, 2017.

MEDEIROS LR, STEIN A. Níveis de evidência e graus de recomendação da medicina baseada em evidências. Revista AMRIGS, Porto Alegre, v. 46, n. 1, p. 43-6, 2002.

MEDINA-PAPST, J.; MARQUES, I. Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com dificuldades de aprendizagem. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho

Humano, v.12, n.1, p.36-42, 2010.

MOREIRA, N. R.; FONSECA, V.; DINIZ, A. Proficiência motora em crianças normais e com dificuldade de aprendizagem: estudo comparativo e correlacionalcom base no teste de proficiência motora de Bruininks-Oseretsky. Revista de Educação Física/UEM. Maringá, v.11, n. 1, p. 11-26, 2000.

OKUDA PMM et al. Função motora fina, sensorial e perceptiva de escolares com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 23, n.4, p.1-7, 2011.

OLIVEIRA, C.C.; CAPELLINI, S.A. Desempenho motor de escolares com dislexia, transtornos e dificuldades de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, v. 30, n. 92, p.105-12, 2013.

PAIN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1985.

POLIT, D.F.; BECK, C.T. Using research in evidence-based nursing practice. In: POLIT, D.F.; BECK, C.T. (editors). Essentials of nursing research. Methods, appraisal and utilization. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2006. p. 457-94.

(8)

Revista CEFAC, Porto Alegre, v. 15, n.4, p. 864-872, 2013.

SÁ, M.R.C. et al. Assistência fisioterapêutica na atenção primária à saúde infantil: uma revisão das experiências. Revista Panamericana de Salud Pública, Estados Unidos, v. 36, n.5, p. 324-330, 2014.

SILVA, J. et al. Dificuldades motoras e de aprendizagem em crianças com baixo desempenho escolar. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, v. 22, n.1, p. 1-6, 2012. SILVA, J. et al. Dificuldades motoras e de aprendizagem em crianças com baixo desempenho escolar.

Journal of Human Growth and Development, v. 22, n.1, p.1-9, 2012.

SILVA, J.; BELTRAME, T.S. Desempenho motor e dificuldades de aprendizagem em escolares com idades entre 7 e 10 anos. Motricidade, v. 7, n. 2, p. 57-68, 2011.

SILVA, S.L.Z.R.; OLIVEIRA, M.C.C; CIASCA, S.M. Desempenho percepto-motor, psicomotor e intelectual de escolares com queixa de dificuldade de aprendizagem. Revista Psicopedagogia, v. 34, n. 103, p. 33-44, 2017.

TAVARES, A.A.; CARDOSO, A.A. Inter-relações entre o desempenho no processo de aprendizagem escolar e o desenvolvimento das capacidades motoras: revisão da literatura. Revista de Terapia Ocupacional Universidade de São Paulo, v. 27, n.1, p.88-93, 2016.

Referências

Documentos relacionados

Aqui, trago essas experiências que tanto me afetaram no estágio para a minha reflexão e futura prática, para que eu possa, no meu trabalho docente, transformar essa rotina rígida

Esta dissertação consiste em pesquisa teórica e prática visual com o objetivo de: 1) discorrer sobre o processo de simulacro quanto ao campo de representação

O Banco de Horas terá um limite de 30 (trinta ) horas mensais para crédito, e 17 (dezessete) para débito, obrigando-se a empresa a quitar como extras, de imediato, as horas excedentes

Disponibilizada em três vias (1ª via: branca; 2ª via: amarela; 3ª via: rosa), é de preenchimento obrigatório pelo médico, exceto nos casos de morte não natural, quando pode

Wallon pesquisou o estudo da criança como um recurso para conhecer o psiquismo humano, dedicou-se com atenção e engajamento no processo de desenvolvimento

1) Palavras que em LIBRAS se associam ao alfabeto digital, com configuração de mão correspondente à inicial do vocábulo em português, permitiram desencadear

Para seleção dos dados, fizemos um recorte do material e selecionamos como corpus as frases “good morning, everyone” e “hello, good day”, presentes na

Estas crianças, que estudavam juntas desde a pré- escola, freqüentavam a segunda série do ensino fundamental de uma escola particular de Votuporanga (SP) durante o ano de 2000.