• Nenhum resultado encontrado

HIPERTIREOIDISMO E SUA INCIDÊNCIA EM MULHERES ACIMA DE 50 ANOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HIPERTIREOIDISMO E SUA INCIDÊNCIA EM MULHERES ACIMA DE 50 ANOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

HIPERTIREOIDISMO E SUA INCIDÊNCIA EM MULHERES ACIMA DE 50 ANOS

Sibele Maria Gonçalves Aragão1 Mariana Veloso Moreira2 Aline Aparecida Neiva dos Reis3 Valdirene Elias da Silva Esper4

RESUMO

Este estudo esta sendo realizado com a intensão de descobrir e avaliar as deficiências da glândula tireoide e o hipertireoidismo observar os riscos e tratamento, dosagem de iodo hormônio para reposição quando necessário pois acredita se que o mau funcionamento da glândula tireoide poderá ser agravado com aproximação da menopausa e que alguns alimentos podem contribuir para aumento do bócio (papo), a glândula tireoide e também responsável pelo bom humor, e desenvolvimento, físico e mental. Dai a importância da participação do nutricionista pois só ele e capaz de avaliar e prescrever uma dieta adequada e sem risco para a saúde do portador dessa doença.

PALAVRAS CHAVES: glândula, mulheres, menopausa.

ABSTRACT

This study is being carried out with the intention of discovering and evaluating the deficiencies of the thyroid gland and hyperthyroidism observe the risks and treatment of iodine hormone dosage for replacement when needed because it believes that the malfunction of the thyroid gland may be compounded with approach menopause and that some foods can contribute to increased goiter ( chat ), the thyroid gland and also responsible for good mood , and development, physical and mental . Hence the importance of the participation of the nutritionist because only He and able to assess and prescribe an appropriate diet and without risk to health carrier of this disease.

KEYWORDS: gland, women, menopause.

INTRODUÇÃO

1 Aluna do curso de Nutrição da Faculdade Atenas. 2

Professora do curso de Nutrição da Faculdade Atenas.

3

Professora do curso de Nutrição da Faculdade Atenas.

4

(2)

Os níveis altos dos hormônios que atuam na diminuição dos níveis de (TRH) ou (TSH) por feedback por uso até mesmo de alguns xaropes que podem provocar uma redução temporária ou não na tireoide que poderá durar semanas e quando a pessoa esta exposta ao frio que e um fator que pode estimular a produção do hormônio da tireoide que poderá ser mediado pelo (TRH) do hipotálamo (TORTORA, 2014).

Reações de ordem emocional também poderão afetar o debito do (TRH) todos os nossos órgãos principais são acometidos pelos hormônios da tireoide por ele desempenhar duas principais funções ele aumenta o metabolismo e a síntese de proteína. Em crianças e preciso para desenvolver a atividade física e mental e também a maturidade sexual são ações comandadas pelo T3 que no nucléolo celular acontece à transcrição dos genes específicos (PORTH, 2007).

METODOLOGIA

Um dos principais fatores na saúde do ser humano e a alimentação, a qual depende da qualidade sanitária e da composição química dos alimentos que a compõe. Portanto para o desenvolvimento desta atividade será realizada uma pesquisa descritiva explicativa, buscando em livros do acervo da faculdade Atenas sobre a disfunção e complicação da tireoide em artigos acadêmicos, sites como Scielo, Bireme sobre este determinado assunto para entender melhor essa dificuldade que muitas mulheres enfrentam.

DESENVOLVIMENTO

A glândula a hipófise que fica localizada no cérebro e responsável pela produção do hormônio TSH que induz a glândula tireoide a produzir o T3 Triodotironina e T4 Tirodoxina.

A glândula tireoide que esta localizada próxima à laringe e cordas vocais e a responsável pela produção dos hormônios T3 e T4 que e transportado para todo o corpo através do sangue e regula todo o metabolismo do corpo dando a ele toda energia necessária quando estes hormônios estão

(3)

desregulados o metabolismo também fica e como se o TSH fosse um gerenciador que comanda os demais e ele sem orientação não consegue comandar os outros (ANTCZAK 2005).

A tireoide e uma glândula que regula a função dos órgãos como fígado, coração, rins, e cérebro. O hipertireoidismo é uma disfunção da glândula tireóide que produz Hormônio em excesso e quando não há tratamento adequado poderá desenvolver outras patologias. Doenças cardiovasculares, osteoporose, hipertensão, problemas nos olhos, diarreia, tremores nas mãos, fraqueza muscular, doença de graves. As características do hipertireoidismo são: a sensação de calor, irritabilidade, diarreias, fadiga, unhas quebradiças, irregularidades menstruais, fome excessiva (PORTH, 2007).

Como os sintomas são variados nem sempre o diagnostico e rápido. Uma das causas mais comum que faz desenvolver o hipertireoidismo e a doença de graves que ocorre quando o sistema imunológico ataca a glândula tireoide fazendo com que ela aumente o tamanho e produza excesso de hormônio normalmente e uma doença hereditária, ela provoca inchaço atrás dos olhos dando a impressão que os olhos vão sair das orbitas (MAIA, 2013).

Existem vários Tipos de Hipertireoidismo:

podendo desenvolver o bócio.

Subaguda: Quando algum tipo de vírus ataca a glândula tireoide causando uma inflamação.

branca penetram na glândula causando inflamação podendo transformar em hipertireoidismo

pós Parto: Desenvolve logo após o parto, por algum tipo de lesão na glândula, normalmente desaparece sem precisar de intervenção medicamentosa Será feito um exame físico para observar presença de nódulo exame de sangue para avaliar os hormônios t3 e t4 estão elevados e TSH esta em menor quantidade que os valores de referência.

Para determinar o tipo de hipertireoidismo e feito uma captação de iodo radioativo para saber quanto de iodo esta sendo retirado do sangue ou

(4)

exame de imagem para retirar qualquer duvida sobre nódulos ai será diagnosticado o tipo de hipertireoidismo (DONNA, 2007).

O publico mais atingido são as mulheres segundo a organização mundial de saúde em todo mundo devido ao excesso de hormônio presente na corrente sanguínea e especialmente em fase da menopausa devida as deficiências na produção de hormônio por isso a incidência em mulheres nesta faixa etária e muito maior que em mulheres jovens, segundo pesquisas da OMS e diagnosticado noventa por cento a mais em mulheres que em homens além e claro de todas problemáticas que a mulher sofre vem também a falta de compreensão muitas vezes da família, às vezes a mulher esta agressiva outras vezes depressiva. Em caso de bócio ou doença de graves sentem vergonha pela estética Tratamento e nutrição:

Depende da causa, idade e situação física de cada paciente assim o médico determinara o tipo de tratamento que pode ser com drogas que diminuem a produção de hormônio pela glândula tireoide ou iodo radioativo que cura a doença, porém destrói a glândula precisando repor hormônio para sempre em caso de bócio a cirurgia e indicado em alguns casos, pois quando o bócio está com um volume elevado pode lesionar as cordas vocais deixando a pessoa com problemas na voz uma característica e que 95% dos casos de bócio são benigno o paciente com essa patologia precisa hidratar muito devido a diarreias e sudorese e necessário tomar bastante líquidos como sucos de melancia, de melão, limonadas e acerolas. Fazer uso de leite para ajudar na reposição do cálcio deve se evitar excesso de sal, carne seca, bacon, embutidos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, e doces mesmo por que o hipertireoidismo faz diminuir a produção de vitamina D porque o pâncreas precisa da presença da vitamina D para produzir insulina quando isso não acontece tem aumento da glicose levando o paciente a desenvolver outra patologia a Diabetes por isso O nutricionista pode ajudar no tratamento oferecendo ferramentas que vão ajudar na dieta como a exclusão de alguns alimentos que sobrecarregam o funcionamento da tireoide como os alimentos termogênicos que aceleram o metabolismo por isso não são recomendáveis porem existem aqueles que são recomendados eles equilibram e corrigem algumas deficiências desintoxicando o fígado e melhorando a produção do hormônio da tireoide (GAYTON, 1998).

(5)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A finalidade deste estudo tem como base reconhecer as dificuldades encontradas por mulheres que desenvolveram a patologia hipertireoidismo. Tendo como objetivo, melhoras nutricionais e qualidade de vida, que além da dieta e reposição hormonal, tem também o exercício físico acompanhado por profissional, além de ajudar na qualidade de vida vai melhorar autoestima, pois a estética estando bem melhora o conjunto da obra.

REFERÊNCIAS

ANTCZAK, S. et al. Fisiopatologia Básica. Rio de Janeiro: Guanabara, Koogan, 2005.

BERNE LEVY, Fisiologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

DONNA, E. et al. Fundamentos da Patologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

GAYTON, Arthur, fisiologia Humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988.

GOMES, I. et al. Fisiopatologia. Rio de Janeiro: Guanabara, Koogan, 2007. PORTH, C. M. et al. Fisiopatologia. Rio de Janeiro: Guanabara, Koogan, 2010.

RAVEL, Gerard, Laboratório clinico. Rio de Janeiro: Guanabara, Koogan 2011.

TORTORA, Gerard, Princípios de Anatomia e Fisiopatologia. Rio de Janeiro: Guanabara, Koogan, 2014

Referências

Documentos relacionados

velocidade das ações ainda não esteja atendendo ao que o conselho gostaria que fosse e a gente tem entendimento que pra algumas das questões a gente percebe que essa aflição,

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo

A equação de estado de um sistema composto por moléculas ocupando um volume V , mantido a uma pressão P e sujeito a banho térmico que o mantém a uma temperatura T é uma

Antes de aplicar o selante, permita um tempo de evaporação de pelo menos 30 minutos (Max.. Nota importante: Primers são apenas promotores de

Atualmente a arroba do bezerro está mais baixa, R$ 103,88, entretanto a relação de troca com a arroba do boi gordo é de 1,49, fato que beneficia aqueles que produzem

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Assim mesmo, participava ativamente nas discussões de usar ou não as duas opções de língua para constatar a compreensão das crianças diante o discurso em