• Nenhum resultado encontrado

Regulamento Oficial do 24 Horas de GRH 2015 Copyright (2015) SFORI REGULAMENTO OFICIAL.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento Oficial do 24 Horas de GRH 2015 Copyright (2015) SFORI REGULAMENTO OFICIAL."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO OFICIAL

(2)

CONCEITO

O “24 Horas de GRH”, é um evento formativo de excelência, de cariz intensivo

e experiencial, com o objetivo de treinar, testar e desenvolver as competências

comportamentais e técnicas, essenciais ao bom desempenho de qualquer

profissional com funções na área de Recursos Humanos.

ENQUADRAMENTO E IMPORTÂNCIA

Sabemos que um profissional de Recursos Humanos é, hoje em dia, alguém sujeito a uma grande dose de pressão e desafio, onde as tarefas que desempenha têm uma complexidade e abrangência crescentes e em constante mutação. Assim, preparámos um evento formativo que visa, do ponto de vista técnico, preparar os quadros da Função RH para assumirem uma função e postura estratégica.

A função RH não deve ser encarada como um parceiro do negócio, mas sim como um elemento integrante do mesmo, marcando presença no topo estratégico. Para isso é essencial que qualquer profissional de RH possua uma visão e perceção holística da organização e mercados que a enquadram, devendo ser capaz acompanhar esta dinâmica, capacitando-se e assumindo-se como um vetor ativo de competitividade organizacional.

Neste enquadramento, a SFORI concebeu uma jornada formativa única e metodologicamente inovadora, destinada exclusivamente a profissionais cujas funções desempenhadas envolvam a gestão estratégica e/ou operacional de pessoas. Em termos metodológicos, a formação desenvolve-se com base na experenciação, fazendo uso dos conhecimentos mais teóricos/científicos, em desafios predominantemente práticos, sob pressão constante, o que assegura um desafio formativo de elevada intensidade, cujo impacto e retorno não encontram paralelo em nenhuma outra metodologia.

Complementarmente e porque o alto desempenho de qualquer indivíduo ou equipa, está longe de se focar apenas e só nas competências técnicas, o treino proposto dispensa uma grande de atenção aos aspetos comportamentais que enquadram e fornecem os pilares à vertente técnica. Identificadas as soft-skills mais relevantes e cruciais no alto desempenho de cada equipa, são realizadas várias atividades de treino e desenvolvimento das mesmas, as quais serão bastante díspares entre elas mas encontrando-se alinhadas com um roleplay central, que lhes proporciona a coerência e o sentido.

Ao longo de 24 horas consecutivas e com base num fio condutor único (roleplay), desenvolve-se um jogo pedagógico onde desenvolve-se sucedem as situações de exigência e complexidade variadas, partes de um todo coerente, que integra elementos essenciais para a capacitação profissional de qualquer indivíduo que almeje ter uma visão abrangente acerca da Função RH, seja qual for o contexto onde se mova.

(3)

A atividade é pautada por um ambiente de pressão constante, estimulando a boa orquestração do esforço individual dentro do contexto da equipa, tanto na vertente competitiva como cooperativa, visando desafiar a capacidade de resposta dos indivíduos, a necessidades concretas da gestão de pessoas.

Esta iniciativa assume-se como uma formação experiencial, acreditada pela DGERT e podendo por esse motivo, ser integrada no Plano de Formação a adotar pela empresa, encontrando-se a SFORI devidamente acreditada pela DGERT para comprovar a validade da mesma, através dos respetivos diplomas e documentação técnico-pedagógica.

Como em qualquer evento formativo de assinatura SFORI, paralelamente à vertente competitiva que é associada aos aspetos mais técnicos, no caso concreto a gestão de recursos humanos, desenrola-se o trabalho pedagógico de índole comportamental.

Durante as 24 horas do evento, todas as equipas são acompanhadas por Facilitadores/Observadores, que analisam o desempenho da equipa com base nas suas dinâmicas comportamentais e auxiliam grupos e indivíduos, no seu processo de desenvolvimento.

O produto final deste trabalho é um relatório de índole comportamental, que reflete os principais traços caracterizadores do desempenho das equipas.

OBJETIVOS PEDAGÓGICOS

Tal como já foi referido, o objetivo desta iniciativa é treinar, testar e desenvolver as competências comportamentais e técnicas, essenciais ao bom desempenho de qualquer profissional com funções na área de Recursos Humanos.

Assim sendo o “24 Horas de GRH” é um evento formativo que conjuga o treino e desenvolvimento técnico e comportamental dos seus participantes, ao longo de toda a sua duração, trabalhando as soft skills que fornecem o suporte às competências técnicas dos indivíduos, tomando em linha de conta o seu grau de maturidade enquanto profissionais. Nos desafios propostos às equipas participantes, a tónica será sempre o seu desenvolvimento e maturação enquanto indivíduos e equipas de elevado desempenho, dotando os participantes de auto e hétero conhecimento, para além de ferramentas orientadas para a operacionalização de mudanças e/ou manutenção de boas práticas.

Este evento formativo simula situações alusivas à realidade organizacional quotidiana da gestão de pessoas, recorrendo a desafios essencialmente práticos, sempre que possível com o recurso à realidade, os quais abordam as questões técnicas de uma forma integrada e implícita, sustentadas em dinâmicas de grupo (teambuilding) que permitem às equipas experienciarem e desenvolverem os mais variados elementos de competência comportamental.

Assim sendo, motivado pelo seu caráter ambivalente, a iniciativa conjuga objetivos comportamentais e técnicos, como resultado para aqueles que nela participarem.

(4)

OBJETIVOS DE ÍNDOLE COMPORTAMENTAL:

 Treino comportamental intensivo, conducente ao reforço do auto-conhecimento de competências e capacidades essenciais à alta performance.

 Dotar os participantes de ferramentas metodológicas, consequentes para a melhoria comportamental contínua.

 Acelerar o processo de crescimento e desenvolvimento consciente das equipas, no caminho da alta performance.

 Apreensão de instrumentos e técnicas de auto-debriefing comportamental, alavancadores de processos de melhoria.

OBJETIVOS DE ÍNDOLE TÉCNICA:

 Dotar os participantes de uma visão transversal e holística, permitindo-lhes ser colaboradores mais preparados para imprimirem mudanças na Função RH, que abra caminho para que se torne uma mais-valia do ponto de vista da gestão estratégica da organização

 Treino intensivo das competências técnicas fulcrais na gestão de pessoas e que formam os subsistemas que constituem a Função RH.

 Desconstrução e aplicação prática de princípios, conceitos, técnicas, práticas e ferramentas da Gestão de Recursos Humanos, dotando os participantes da capacidade de os aplicar na realidade diária do seu contexto de trabalho.

 Atualização do quadro conceptual que enforma a Função RH, de acordo com os desafios e conjuntura atual, conquistando espaço para a inovação, renovação e reinvenção de processos e soluções, para dar resposta às oportunidades com que as organizações se deparam.

COMPETÊNCIAS TREINADAS

Uma das características distintivas dos eventos formativos SFORI é a capacidade que estes ostentam, de treinar em simultâneo, as competências técnicas e comportamentais da realidade a que se destinam, numa experiência de aprendizagem concentrada, que permite simular em 24 horas o que acontece na realidade durante um período mais longo e onde os erros têm custos obviamente mais elevados.

Assim, as competências comportamentais treinadas pelo 24h de GRH passam por um conjunto de 15 itens diferentes e agrupados por três blocos distintos, a saber: competências interpessoais; competências de gestão de equipa; e competências de organização e gestão das atividades.

No plano técnico poderemos encontrar as competências associadas a todo o ciclo de ação da Função RH, desde a estruturação de funções, recrutamento e seleção, acolhimento de novos colaboradores, aferição de competências e desenvolvimento de pessoas, passando pela avaliação do desempenho, gestão de carreiras, gestão de crises, despedimentos, saúde e

(5)

segurança no trabalho, expatriação, gestão do talento ou a gestão estratégica de pessoas, entre outros. Neste capítulo, procurar-se-á alinhar as competências treinadas com o ciclo de vida de uma empresa, desde o curto até ao longo prazo, onde os desafios se vão diversificando e tornando cada vez mais complexos.

É no cruzamento da realidade técnica com os aspetos comportamentais, que reside o cerne da diferenciação e dos pontos fortes deste tipo de conceito formativo. É também com base nesta orientação que são exclusivamente criadas as provas e desafios para esta iniciativa. Conjugado com um roleplay e oradores que acrescentam realismo à ação, pode afirmar-se com segurança que os participantes têm acesso a um tipo de formação de retorno incomparável, face a outras propostas e conceitos existentes no mercado.

TIPOLOGIA DOS DESAFIOS

Atendendo aos objetivos definidos, a tónica dos desafios passará pela criação de situações em que se exige o recurso a técnicas e processos específicos de Gestão de Recursos Humanos, seguindo e reinventando metodologias e ferramentas, mas em que os aspetos comportamentais e de trabalho de equipa serão fundamentais.

As diversas provas são guiadas pelo contexto de um projeto específico (roleplay), com o fim único de enquadrar as equipas, fornecendo-lhes pontos de partida motivantes e sólidos, para a resolução de qualquer dos desafios lançados, num ambiente de permanente, mas saudável competição.

O evento contemplará, no seu alinhamento e de forma alternada, um vasto conjunto de provas de índole cooperativa e competitiva, para as quais não se pretende apenas definir um vencedor, mas sim estabelecer e ultrapassar, de forma vitoriosa, diversas provas.

Ao longo das 24 horas do evento, serão criadas situações concretas, destinadas a promover experiências muito diferenciadas de ação, conjugando com momentos e intervenções de cariz expositivo e formativo, nas mais variadas áreas do conhecimento relacionadas com a presente temática.

Procurando acentuar o carácter consequente e duradouro que é desejável em qualquer processo de desenvolvimento de competências, foi ainda construído um itinerário pedagógico que contempla processos e ferramentas destinadas à promoção de melhorias pessoais no âmbito comportamental, muito para além do âmbito temporal da iniciativa, com os quais os participantes poderão continuar a desenvolver as suas competências de forma autónoma.

EVENTO FORMATIVO

(6)

a que faz alusão, recorrendo para esse efeito a desafios essencialmente práticos, os quais abordam questões técnicas de uma forma integrada e implícita, através de dinâmicas de grupo (teambuilding) que permitem às equipas progredir e desenvolverem as mais variadas atitudes, conhecimentos e competências.

Os eventos formativos promovidos pela SFORI ostentam um conjunto de princípios e orientações que os definem enquanto tal e que serão também canalizados para esta iniciativa, podendo ser conhecidos nos tópicos seguintes:

 Conjugar formação e competição num evento formativo pioneiro recorrendo a metodologias de formação inovadoras, de forma a serem alcançados resultados mais proveitosos do que os obtidos com as estratégias formativas tradicionais;

 Desenvolvimento de soft skills enquanto bases para as hard skills, dotando os participantes de ferramentas de carácter essencialmente prático que os auxiliem no desempenho das suas funções no dia-a-dia.

 Desenvolver e aproximar as diferentes equipas e participantes, numa perspetiva de networking, visando um saudável e proveitoso relacionamento entre as diferentes instituições,

 Promover e desenvolver a aproximação entre as empresas, instituições e restantes stakeholders que com elas interagem, fomentando o intercâmbio de experiências e disseminação das boas práticas;

 Conceção de formatos, metodologias e estratégias de índole formativa, que contemplem uma forte aproximação à realidade empresarial, tanto na vertente contextual, como conceptual;

 Incremento decisivo do espírito de equipa, parceria, cooperação e ética empresarial, dentro e fora do ambiente organizacional;

 Contribuir para o desenvolvimento da economia e da realidade empresarial através de metodologias de formação e atuação inovadoras;

DESTINATÁRIOS

Sendo um evento de excelência, é dirigido primeiramente a empresas e instituições que pretendem desenvolver as suas equipas de GRH, tornando-as mais coesas, polivalentes e dotadas de um maior foco estratégico.

Os destinatários desta iniciativa são equipas de 2 a 3 elementos, formadas por quadros de empresas e instituições de referência no mercado.

(7)

INSCRIÇÃO

A efetivação da inscrição, através do pagamento da respetiva taxa, deverá ser feita mediante transferência bancária ou cheque, enviando (via eletrónica, no espaço próprio) os respetivos comprovativos conjuntamente com os restantes elementos solicitados no processo de inscrição.

Na ficha de inscrição deverão constar obrigatoriamente os dados relativos a cada um dos elementos da equipa.

Os dados recolhidos serão inseridos na base de dados/arquivo da entidade organizadora do evento, não objetivando contudo, futuras ações de marketing ou divulgação, relacionadas com outras temáticas que não aquelas em questão.

Caso surja alguma alteração aos dados constantes da inscrição, o participante deverá comunicar imediatamente o facto por escrito à organização em tempo útil, ou seja, até dois dias úteis antes da data de realização do evento.

A entrega da inscrição significa a leitura e aceitação expressa e integral de todos os termos e condições do presente regulamento, tal como de quaisquer deliberações relativas à interpretação e aplicação das normas nele constantes, as quais serão sempre proferidas pelo Júri.

Um mesmo participante não poderá integrar mais de uma equipa.

Poderão existir equipas multidisciplinares e representativas de várias organizações, desde que aceites por todas as partes envolvidas.

O número de inscrições é limitado pela organização.

A data limite para a formalização das inscrições é o dia 3 de Abril de 2015.

A realização do evento/jogo fica dependente da existência de, pelo menos, 10 equipas inscritas.

Após a completa formalização da inscrição, proceder-se-á à entrega de toda a documentação pertinente.

Todas as equipas inscritas deverão fazer-se identificar por um nome.

O nome da equipa poderá ter alusões aos patrocinadores da mesma, caso os possuam. A organização reserva-se o direito de recusar o nome ou a inscrição de alguma equipa.

(8)

CRONOGRAMA GENÉRICO

Este simulacro/formação terá a duração total de 24 horas, cumpridas de forma consecutiva pelos concorrentes, das 10h00 de sexta-feira às 10h00 de sábado.

Seguidamente, apresenta-se um Cronograma Genérico, sendo que a Organização, reserva-se o direito de alterar as datas previstas, caso as circunstâncias objetivamente assim o exijam.

Sexta-Feira

09:30 - Check-in das Equipas

10:00 - Briefing Técnico acerca do evento 11:00 - Início da 1ª Fase 12:30 - Almoço 14:00 - Início da 2ª Fase 17:00 - Lanche 18:00 - Início da 3ª Fase 20:30 - Jantar 22:30 - Início da 4ª Fase Sábado 01:00 - Ceia 02:30 - Início da 5ª Fase 03:30 - Lanche/Reforço 07:00 - Pequeno-almoço 07:30 - Início da 6ª Fase

10:00 - Fim das 24 Horas de GRH …

1 mês depois - Cerimónia de Entrega de Prémios

VALORES MONETÁRIOS

Valores da Inscrição para uma equipa, envolvendo 24 horas de formação experiencial e técnica acreditada, para 2 a 3 pessoas, materiais e atividades pedagógicas, alimentação, indumentária, relatório de observação comportamental, seguro, filmagem e reportagem fotográfica:

o 1 Equipa - 1.650€ (+ IVA)

o 2 Equipas - 1.540€ x 2 Equipas = 3.080€ (+IVA)

o 3 Equipas - 1.320€ x 3 Equipas = 3.960€ (+IVA)

NOTA:

No ato de inscrição será exigido o pagamento integral do valor de inscrição.

O pagamento poderá ser efetuado mediante cheque ou transferência bancária para o NIB: 0007 0000 16313100325 23, do Banco Espirito Santo.

PRÉMIOS E DISTINÇÕES

A equipa vencedora terá direito a visitar o certame internacional “AD CIPD Annual Conference and Exhibitin”, em Manchester, com viagem e dormidas incluídas. As partidas serão realizadas de Lisboa, sendo o transporte até o aeroporto da inteira responsabilidade da equipa.

(9)

Serão entretanto anunciadas alguma subclassificações e respetivas distinções a serem atribuídas

PENALIDADES E DESCLASSIFICAÇÕES

As decisões tomadas ao longo de toda a iniciativa serão alvo de avaliação por parte do Júri que será constituído por profissionais e entidades com competências reconhecidas na área, que asseguram a idoneidade da prova e das decisões tomadas.

As “24 Horas de GRH” têm um júri soberano que tem plena competência para emanar deliberações e decisões acerca de todas as matérias consideradas importantes antes, durante e depois da competição. As matérias poderão versar sobre as seguintes temáticas:

o Dúvidas;

o Conflitos;

o Penalidades;

o Desclassificação;

o Atribuições de prémios.

Fica desde já reservado à organização o direito de alterar ou cancelar as “24 Horas de GRH” devido a causas objetivas impeditivas da realização, sucesso e segurança do evento.

No caso de cancelamento do evento, a organização compromete-se a devolver na íntegra o valor das inscrições efetuadas até ao momento do cancelamento.

No caso de desistência, até um mês antes da data do evento, a organização compromete-se a devolver na íntegra o valor entregue pelas equipas até ao momento.

A desistência de uma equipa, a menos de um mês (30 dias) da data oficial do evento, será penalizada, sendo devolvido à equipa apenas 25% do valor da inscrição. Caso a desistência ocorra a menos de uma semana (menor ou igual a sete dias) do evento, a equipa perderá o direito a reaver qualquer valor.

Será estritamente obrigatório o uso da indumentária fornecida pela organização, segundo as indicações e regras estabelecidas pela mesma, durante o período de realização das “24 Horas de GRH”. O não cumprimento desta norma por qualquer elemento da equipa acarretará a desqualificação da mesma.

É estritamente proibido o consumo de bebidas alcoólicas durante o evento.

COORDENAÇÃO

Toda a competição será coordenada por uma equipa técnica constituída pela SFORI e por um conjunto e especialistas que colaboram com o projeto.

(10)

CONTACTOS

url: www.24horasdeGRH.sfori.com

e-mail:

24horasdeGRH@sfori.com

telefone:

+351 217 604 839

fax:

+351 217 608 735

Referências

Documentos relacionados

E isso porque se entende ser promis- sora particularmente à área da educação, pois pode otimizar o labor docente e, ao mesmo tempo, a pesquisa com rigor científico e

Contudo, não é possível imaginar que essas formas de pensar e agir, tanto a orientada à Sustentabilidade quanto a tradicional cartesiana, se fomentariam nos indivíduos

Results suggest that the anthocyanin-based PSP extract is nutritious besides serving as a natural colorant, which is a positive implication for the wide use of purple sweet potato

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Dessas, 35 constam no Museu Municipal Aparício Silva Rillo, 13 encontra-se em poder da Igreja Católica e as demais (33) estão espalhadas por casas de famílias 16. Além

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Starting out from my reflection on the words cor, preto, negro and branco (colour, black, negro, white), highlighting their basic meanings and some of their