• Nenhum resultado encontrado

Substâncias Perigosas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Substâncias Perigosas"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Substâncias Perigosas

Esta página disponibiliza uma vista global sobre o manuseamento, a utilização e a armazenagem com segurança de substâncias perigosas no local de trabalho com ligações para obter informação e aconselhamento adicionais.

Poderá também encontrar pormenores sobre deveres e obrigações legais bem como aconselhamento sobre como reduzir os riscos de substâncias perigosas.

O quê significa a expressão "Substâncias Perigosas”?

As substâncias perigosas são utilizadas em muitos locais de trabalho e podem tomar muitas formas diferentes. Sólidos, líquidos, gases, névoas e fumos podem encontrar-se no local de trabalho.

A exposição a substâncias perigosas pode afectar o corpo de muitos modos diferentes. Contactos com a pele, inalação e ingestão podem causar danos.

Na legislação, as substâncias perigosas recebem várias definições. Nos Regulamentos para o Controlo de Substâncias Perigosas para a Saúde 2002 (COSHH), por exemplo, são as substâncias classificadas como tóxicas, muito tóxicas, corrosivas, perigosas ou irritantes. Os agentes e as poeiras biológicas em grandes concentrações são também classificadas como substâncias perigosas.

Que riscos apresentam as substâncias perigosas?

As substâncias perigosas podem causar problemas de saúde a curto e a longo prazo.

Podem provocar doenças graves, incluindo cancros, dermatites e asma.

Um empregado de limpeza que salpique lixívia na pele pode causar uma queimadura ou inflamação que, na maior parte dos casos, terá um efeito muito ligeiro a longo prazo. No entanto, um salpico num olho pode causar danos permanentes à sua vista.

Um marceneiro exposto durante anos a poeiras de madeira pode sofrer de problemas de saúde a longo prazo – a poeira pode afectar-lhe os pulmões e causar problemas de saúde para o resto da vida.

Há obrigações legais por parte dos empregadores para que controlem a exposição a substâncias perigosas de modo a preservar a saúde dos próprios empregados.

(2)

Qualquer pessoa que trabalhe com, ou esteja exposta a, substâncias perigosas encontra-se em risco. Todos aqueles expostos a mais substâncias perigosas durante longos períodos de tempo estão mais em risco do que os expostos durante períodos de tempo mais curtos ou a menos substâncias perigosas.

O objectivo deve ser evitar a exposição às substâncias perigosas. Sempre que não seja possível evitar a exposição, devem implementar-se controlos adequados.

Alguns exemplos de pessoas que podem estar expostas a substâncias perigosas:

 empregados de limpeza – os materiais de limpeza vulgares podem causar queimaduras localizadas e problemas de pele

 cabeleireiros – vários produtos de cabeleireiro podem danificar a pele

 soldadores – fumos perigosos provenientes de operações de solda podem danificar os pulmões  padeiros – a farinha e a poeira das padarias podem causar irritação nos olhos e nariz, problemas

de pele e asma

 mecânicos – tintas, solventes, óleos e massas de lubrificação, bem como a exposição aos fumos de escape, podem todos prejudicar a saúde

 pessoal de cuidados de saúde – a exposição a agentes biológicos pode causar infecções.

Na realidade, a lista é infinita e a maioria dos trabalhadores será exposta a substâncias perigosas em algum momento da sua vida.

Deveres e obrigações legais sobre Substâncias Perigosas

Além de haver um dever de assistência expresso na lei dos empregadores para proteger os seus empregados e os membros do público, a Legislação Geral sobre Saúde e Segurança em

www.healthyworkinglives.com/advice/minimising-workplace-risks/health-safety-legislation.aspx aplica-se a todos os empregadores e locais de trabalho.

Fora isso, existem regulamentos específicos sobre Substâncias perigosas:

Regulamentos para o Controlo de Substâncias Perigosas para a Saúde 2002 (COSHH)

Estes regulamentos aplicam-se a todas as actividades que envolvam a utilização de substâncias perigosas.

As substâncias perigosas para a saúde estão definidas no COSHH como todas aquelas que são: “muito tóxicas, tóxicas, corrosivas, perigosas ou irritantes”.

Incluem todas as substâncias a que é atribuído um Limite de Exposição no Local de Trabalho (WEL) em EH40, quantidades substanciais de poeira e alguns agentes biológicos ligados ao trabalho.

(3)

Regulamentos de Controlo de Substâncias Perigosas para a Saúde (Alteração) 2004

Estas actualizações aos regulamentos de 2002 entraram em vigor no dia 6 de Abril de 2005. As Alterações dão um novo foco às boas práticas e ajudam os empregadores a cumprir os seus deveres de acordo com a legislação COSHH.

Para consultar o texto completo da legislação supracitada, por favor, visite: www.healthyworkinglives.com/advice/workplace-hazards/hazardous-substances.aspx

Princípios dos regulamentos COSHH

De acordo com os regulamentos COSHH, há oito princípios aplicáveis, independentemente do facto de que essa uma substância tenha um Limite de Exposição no Local de Trabalho.

São eles:

 desenhar e operar processos e actividades para minimizar a emissão, libertação e disseminação de substâncias perigosas para a saúde

 tomar em consideração todas as rotas relevantes da exposição – inalação, absorção através da pele e ingestão – quando se estiverem a desenvolver medidas de controlo

 controlar a exposição por meio de medidas que sejam proporcionais ao risco para a saúde  escolher as opções de controlo mais eficazes e fiáveis, que possam minimizar a libertação e

disseminação de substâncias perigosas para a saúde

 sempre que não for possível conseguir um controlo adequado da exposição por quaisquer outros meios, disponibilizar, em conjunto com outras medidas de controlo, equipamentos de

protecção pessoal adequados

 verificar e rever regularmente todos os elementos das medidas de controlo para que mantenham a sua eficácia

 prestar informação e formação a todos os empregados sobre os perigos e riscos das substâncias com que trabalham e a utilização de medidas de controlo desenvolvidas para minimizar esses riscos

 certificar-se que a introdução de medidas de controlo não aumenta o risco global para a saúde e Segurança.

Limites de Exposição no Local de Trabalho

Os Limites de Exposição no Local de Trabalho (WEL) substituíram os Limites Máximos de Exposição (MEL) e os Padrões de Exposição Ocupacional (OES).

(4)

Os OES para cerca de 100 substâncias foram anulados pois estas mesmas substâncias são actualmente proibidas, ou pouco utilizadas ou existe evidência sugerindo efeitos adversos para a saúde próximos dos anteriores valores limites.

Foram introduzidos dois novos limites para Fibras Cerâmicas Refractárias e Subtilisina.

Como os valores numéricos dos outros limites transferidos para o novo sistema se mantêm inalterados, os fornecedores podem acabar com os seus estoques de folhas de dados de segurança que se referem aos MEL e OES antes de elaborarem novas que se refiram aos WEL.

Do mesmo modo, as avaliações dos COSHH podem ser actualizadas como parte das revistas periódicas dos principais responsáveis.

Um controlo adequado da exposição exige que os empregadores:

 apliquem os oito princípios de boas práticas para o controlo de substâncias perigosas para a saúde

 certifiquem-se que o WEL não seja excedido

 certifiquem-se que essa mesma exposição a substâncias que possam causar asma, cancro ou danos genéticos ocupacionais, que podem ser transmitidos de geração para geração, seja reduzida para níveis tão baixos quanto sejam razoavelmente praticáveis.

Esta informação é proveniente do sítio virtual do HSE “Nova abordagem às boas práticas e OEL no COSH”, que pode ser consultado em: www.hse.gov.uk/coshh/oelframework.htm

Conselhos sobre boas práticas quanto ao controlo de produtos químicos estão disponíveis no sítio virtual do HSE sobre os princípios básicos do COSHH em: www.coshh-essentials.org.uk/

Como avaliar os riscos das substâncias perigosas no seu local de trabalho

Os riscos associados a substâncias perigosas presentes no seu local de trabalho têm de ser avaliados. Os empregadores são responsáveis pela avaliação dos riscos. Podem pedir ajuda para o efeito se tal for necessário.

A pessoa que realiza a avaliação tem de possuir conhecimentos e compreender o processo e o disposto nos regulamentos COSHH. Faça uso dos conhecimentos existentes no local de trabalho antes de decidir se é necessária ou não ajuda externa.

A maioria das avaliações simples pode ser realizada internamente:

 faça uma lista de todas as substâncias e produtos no local de trabalho

(5)

 Procure a informação em rótulos, catálogos de fornecedores e folhas de dados de segurança de materiais.

Seguidamente, será necessário avaliar o modo como estes riscos relacionam-se com as circunstâncias específicas do seu local de trabalho.

Tome em consideração:

Que quantidade de cada substância é utilizada e com que periodicidade?

Maiores quantidades ou substâncias que sejam utilizadas frequentemente irão aumentar o risco de exposição.

Como é que cada substância é utilizada?

São as substâncias misturadas, vertidas, pulverizadas, canalizadas, aquecidas, arrefecidas etc.? O modo como são utilizadas irá determinar como será controlada a exposição.

Como podem as pessoas ser expostas e que efeito tal poderia ter na sua saúde?

É a substância sólida, líquida, gasosa, névoa ou fumo? Irá a substância afectar a pele, os pulmões ou os olhos mediante contacto com a pele, absorção, ingestão, inalação ou injecção?

Responder a estas questões ajudá-lo-á a realizar a avaliação dos riscos e a determinar as medidas a tomar para proteger a saúde das pessoas que poderiam ser expostas.

Boas práticas quanto a substâncias perigosas

O Código de referência aprovado pelo COSHH (ACoP) recomenda que a exposição seja evitada:

 alterando os métodos de trabalho, de modo que a tarefa que causa a exposição deixe de ser realizada

 modificando o processo de remoção de substâncias perigosas, incluindo produtos derivados ou desperdícios

 substituindo a substância perigosa por um tipo ou forma menos perigoso da substância, por exemplo, utilizando grânulos em vez de pó para reduzir os níveis de poeira, ou um solvente menos volátil num determinado processo.

Se não se puder evitar a exposição, esta deve ser controlada de modo adequado. A hierarquia das medidas de controlo pode ser resumida conforme descrito abaixo.

Eliminação

(6)

Substituição

Mude o material ou o método de trabalho para um menos perigoso.

Confinamento

Confine as substâncias ou processos perigosos num sistema fechado.

Controlo

Controle a exposição à substância perigosa utilizando um dos métodos seguintes:

Controlos de Engenharia: Controle a exposição na fonte, com ventilação local de escape ou ventilação de diluição aumentada para menores concentrações na atmosfera.

Controlos Processuais: Reduza o número de pessoas expostas ou o período de duração do procedimento, realize-o em áreas específicas e efectue monitorizações de rotina e vigilância médica, se tal for necessário.

Equipamentos de Protecção Pessoal: Disponibilize luvas, aventais ou fatos-macaco

impermeáveis e/ou protecção respiratória para minimizar os efeitos da exposição a substâncias perigosas.

Equipamentos de Protecção Respiratória

Na hierarquia de controlos do COSHH, a utilização de Equipamento de Protecção Respiratória (EPR) é considerada como sendo o último recurso. O uso do EPR deve ser tomado em consideração apenas quando a exposição não possa ser reduzida adequadamente por outros métodos.

É essencial que o EPR seleccionado seja adequado ao objectivo. Deve reduzir a exposição para níveis tão baixos como razoavelmente praticáveis e, de qualquer maneira, para níveis abaixo de quaisquer Limites de Exposição no Local de Trabalho aplicáveis, ou quaisquer outros Limites de Controlo.

O EPR deve adaptar-se adequadamente ao rosto do utilizador para ser eficaz. Para ter a certeza de que isto é assim, os Códigos de Boas Práticas Aprovados para o Controlo de Amianto no Trabalho e o Controlo de Chumbo no Trabalho que respaldam o COSHH recomendam que os testes de estanquidade de todos os EPR sejam realizados antes da sua utilização. Isto inclui testes de máscaras faciais totais, máscaras faciais parciais e máscaras descartáveis.

Os testes de estanquidade ajudam a garantir que as máscaras que não se adaptem adequadamente ao rosto não sejam seleccionadas.

Esta informação baseia-se no formulário do documento HSE Testes de estanquidade de equipamento de protecção respiratória - máscaras faciais, que pode ser consultado em: www.hse.gov.uk/pubns/fittesting.pdf

(7)

Para obter informação adicional, por favor, consulte os conselhos na nossa página de Equipamento de Protecção Pessoal, no capítulo sobre Testes de estanquidade de EPR em:

www.healthyworkinglives.com/advice/minimising-workplace-risks/ppe.aspx#fit

Informação, instruções e formação

Proporcione a todos aqueles que estejam envolvidos com, ou que possam ser afectados pela utilização de substâncias perigosas, o grau necessário de formação, instrução e informação suficiente para garantir a sua segurança.

Procedimentos de emergência

É também importante implementar procedimentos para enfrentar situações de acidentes ou de emergências.

Os controlos implementados podem ser os adequados para actividades normais, mas o que faria se houvesse uma emergência, tal como um derrame importante ou a libertação de uma substância?

É essencial que haja dispositivos de contingência para lidar com estas situações.

Informações adicionais sobre substâncias perigosas

 Envie já a sua pergunta por correio electrónico para:

www.healthyworkinglives.com/contact/email/email-query.aspx

 Telefone para a nossa Linha de Aconselhamento no número: 0800 019 2211

Recursos externos

Sítio virtual do HSE - COSHH: www.hse.gov.uk/coshh/

Esta página do Órgão Executivo para as Áreas de Saúde e Segurança disponibiliza ligações para informação mais pormenorizada para vários sectores e processos industriais, incluindo tabelas actualizadas dos WEL.

Princípios básicos do COSHH: www.coshh-essentials.org.uk/

Este sítio virtual interactivo do HSE foi concebido para orientar os empregadores nas avaliações de riscos e processos de controlo de várias tarefas e substâncias vulgares.

Recursos gratuitos disponíveis em Vidas Saudáveis no Trabalho

Abaixo estão indicadas as páginas das publicações que disponibilizam opções para descarregar estes recursos:

 Controlo de Substâncias Perigosas para a Saúde – Formulário para Avaliação de Riscos www.healthyworkinglives.com/documents/2599.aspx

(8)

 Formulário de Avaliação de Riscos: www.healthyworkinglives.com/documents/2596.aspx  Formulário de Avaliação de Riscos – Exemplo Elaborado:

www.healthyworkinglives.com/documents/2597.aspx

Guias gratuitos do Órgão Executivo para as Áreas de Saúde e Segurança - COSHH

Nota – www.hse.gov.uk/pubns/guidance/index.htm que é o sítio virtual do HSE que disponibiliza opções para descarregar ou encomendar estes recursos:

 Índice dos princípios básicos do COSHH

COSHH: Um Breve Guia para os Regulamentos - INDG136

Leia o Rótulo: Como saber se uma substância é perigosa - INDG352

Sensibilizantes Respiratórios e o COSHH – Respire à Vontade - INDG95

Publicações pagas do HSE:

Páginas externas ao sítio electrónico do HSE que disponibilizam opções para encomendar estes recursos:

Controlo de substâncias perigosas para a saúde (quinta edição) - Regulamentos do Controlo de Substâncias Perigosas para a Saúde 2002 (alteração). Código de referência e orientação aprovado – L5

Legislação

Consulte os Regulamentos de Controlo de Substâncias Perigosas para a Saúde 2002 em: www.opsi.gov.uk/SI/si2002/20022677.htm

Consulte os Regulamentos de Controlo de Substâncias Perigosas para a Saúde (Alteração) 2004 em: www.opsi.gov.uk/SI/si2004/20043386.htm

Referências

Documentos relacionados

Além da capacidade que patógenos intracelulares têm de se beneficiarem dos processos antiinflamatórios induzidos pelo reconhecimento de células apoptóticas por macrófagos, tem

Em águas sob jurisdição nacional, a descarga de óleo e substâncias nocivas ou perigosas que agregam também como adicional o lixo que são de mero risco para o

Na construção estética dessa representação, ressaltou-se que a face da escritora está relacionada ao processo metanarrativo de cada obra: a crítica às representações

O modelo hierárquico de segunda ordem, ainda que não seja totalmente adequado, apresentou índices de ajustamento levemente supe- riores, e desta forma permite o cálculo de

O Consórcio TC/BR/FUNATURA foi contratado pelo MMA/PNUD, em novembro de 1998, para desenvolver o segmento Gestão dos Recursos Naturais, de acordo com os termos

Planejar, orientar e acompanhar o desenvolvimento das atividades dos alunos bolsistas do Programa “Universidade Aberta à Pessoa Idosa Una”, Projeto “A Terceira Idade

Com a identificação dessas alterações comportamentais e psicológicas na mulher durante o ciclo menstrual, espera-se contribuir para uma melhor compreensão da própria mulher e das

A fibra de reforço foi fixada nessas faces (Fig. 8) e, poste- riormente, recebeu incrementos de resina pela técnica de estratificação (Fig. 9), optando-se por iniciar com uma