• Nenhum resultado encontrado

008 - Análise Da Ordem Sintática Segundo as Abordagens Formalista e Funcionalista

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "008 - Análise Da Ordem Sintática Segundo as Abordagens Formalista e Funcionalista"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Análise da ordem sintática

Análise da ordem sintática segundo as abordagens

segundo as abordagens

formalista e funcionalista

formalista e funcionalista

 Analisar do ponto de vista das te

 Analisar do ponto de vista das teorias sintáticas as abordagens formalisorias sintáticas as abordagens formalista eta e funcionalista.

funcionalista. Para começo de conversa...

Para começo de conversa...

Podemos identifcar, nos estudos linguísticos algumas perspectivas dierentes Podemos identifcar, nos estudos linguísticos algumas perspectivas dierentes de

de se se estestudaudar r a a linlinguaguagemgem. . NesNeste te tótópicpico, o, nos nos propropompomos os a a esestudtudar ar duaduass corr

correnteentes s teórteóricas dentro do icas dentro do quadquadro ro de de estuestudos da dos da sintasintaxe: a xe: a persperspectpectivaiva ormal e a

ormal e a perspectiva uncional.perspectiva uncional. O que vem a ser cada uma delas? O que vem a ser cada uma delas?

A

A

PERSPECTIVA

PERSPECTIVA FORMAL

FORMAL

Interpreta a língua por si mesma, confgurada em um conjunto de sentenças, Interpreta a língua por si mesma, confgurada em um conjunto de sentenças, analisando-as isoladamente.

as isoladamente.

Esse tipo de abordagem é amplamente contemplada Esse tipo de abordagem é amplamente contemplada nos estudos tradicionais.

nos estudos tradicionais.

Segundo Dillinger (11!, o "ormalismo di# respeito Segundo Dillinger (11!, o "ormalismo di# respeito ao estudo da "orma linguística. $esse sentido, a língua é ao estudo da "orma linguística. $esse sentido, a língua é %ista como um sistema aut&nomo e seus estudos dar'o %ista como um sistema aut&nomo e seus estudos dar'o de

deststaaueue, , esespepecicialalmementnte, e, ) ) "o"onénétiticaca, , ) ) "o"ononolologigia, a, )) mo

mor"r"oloologigia a e e ) ) sisintnta*a*e+ e+ dedeststa a "o"ormrma, a, prprioioriri#a#am-m-se se asas características internas da língua, seus constituintes e as características internas da língua, seus constituintes e as relaçes entre eles. De "orma ue a língua é

relaçes entre eles. De "orma ue a língua é obser%ada nasobser%ada nas relaçes entre suas partes e princípios ue orientem sua relaçes entre suas partes e princípios ue orientem sua organi#aç'o, portando e*plicaçes ue partem da prpria

organi#aç'o, portando e*plicaçes ue partem da prpria estrutura.estrutura.

 /ormalismo encontra suas raí#es na lgica e na flosofa e se caracteri#a por uma  /ormalismo encontra suas raí#es na lgica e na flosofa e se caracteri#a por uma orientaç'o a princípio sintagm0tica. De "orma ue, suas gram0ticas interpretam a língua orientaç'o a princípio sintagm0tica. De "orma ue, suas gram0ticas interpretam a língua com

como o um um conconjunjunto to de de estestrutruturas uras prpre%ee%endo ndo rerelaçlaçes es reregulgularares. es. al al conconcepcepç'oç'o, , tentende de aa destacar os traços uni%ersais da língua, ele%ando a

destacar os traços uni%ersais da língua, ele%ando a sinta*e ao centro dos estudos linguísticos.sinta*e ao centro dos estudos linguísticos. 2or e*tens'o, organi#am a língua em torno da "rase. Suas s'o essencialmente gram0ticas 2or e*tens'o, organi#am a língua em torno da "rase. Suas s'o essencialmente gram0ticas arbitr0rias. arbitr0rias.

Formalismo e erati!ismo

Formalismo e erati!ismo

3m pouco de 4istria 3m pouco de 4istria

5 concepç'o da língua como sistema aut&nomo surgiu particularmente com a teoria 5 concepç'o da língua como sistema aut&nomo surgiu particularmente com a teoria gerati%ista, con4ecida como gerati%ismo, ou ainda gram0tica gerati%a nos Estados 3nidos no gerati%ista, con4ecida como gerati%ismo, ou ainda gram0tica gerati%a nos Estados 3nidos no fnal da década de 67. Essa teoria surgiu como uma "orma de %alori#ar o aspecto "ormal da fnal da década de 67. Essa teoria surgiu como uma "orma de %alori#ar o aspecto "ormal da língua, o ue a le%ou a ser considerada por muitos como língua, o ue a le%ou a ser considerada por muitos como teoria "ormalista.

teoria "ormalista.

Esse tipo de %is'o sobre o "uncionamento da língua Esse tipo de %is'o sobre o "uncionamento da língua "oi ideali#ada pelo linguista $oam 84oms9:, autor do "oi ideali#ada pelo linguista $oam 84oms9:, autor do li%ro Estruturas Sint0ticas (16;!.

li%ro Estruturas Sint0ticas (16;!.

De acordo com <ac4ado (=71>!, o gerati%ismo se De acordo com <ac4ado (=71>!, o gerati%ismo se apoia em conceitos "undamentais, tais como?

apoia em conceitos "undamentais, tais como? comparativoentre comparativoentre estruturalismo estruturalismo gramaticaleo gramaticaleo uncionalismodos uncionalismodos termosda termosda oracao!"#$%&!'ix(()*+t+ oracao!"#$%&!'ix(()*+t+ *- *-

Leia mais em"

Leia mais em"

introducao-ao-gerati%ismo- gramatica-gerati%a@17>>7@Ai*##>BjC gerati%a@17>>7@Ai*##>BjC pS5 pS5

(2)

a!

Mente"

 é a sede de uma série de "aculdades 4umanas, como a da linguagem, por e*emplo.

b!

Racionalismo"

  uso da ra#'o para distinguir "rases gramaticais ou agramaticais no "uncionamento da língua, por e*emplo.

c!

Aceitabilidade"

  o princípio gerati%ista estabelece uma aceitabilidade, do ponto de %ista linguístico, de todas as sentenças geradas segundo a gram0tica de dada língua, gramaticais, e descarta as ue "ormam "rases agramaticais.2ode ocorrer, porém, ue algumas "rases sejam gramaticaisF porém n'o ten4am aceitabilidade do tipo   carro se alegrouF é gramatical, mas sua aceitabilidade é bai*a.

Formalismo e sinta#e

 estudo da sinta*e é percebido pelos "ormalistas como um objeto aut&nomo, ue n'o nasce da necessidade de comunicaç'o.

A

PERSPECTIVA F$%CIO%AL

Esse tipo de modelo terico se preocupa em e*plicar as regularidades obser%adas no uso interati%oF da língua, analisando as condiçes discursi%as em ue se %erifca as situaçes de discurso. 2ortanto, %ai além do Gmbito da estrutura gramatical e busca na situaç'o comunicati%a, ue en%ol%e os "alantes da língua, seus propsitos de an0lise linguística.

5 gram0tica "uncional tem como propsito e*plicar regularidades nas línguas e, por meio delas, aspectos recorrentes das circunstGncias sob as uais as pessoas usam a língua. 5 gram0tica "uncional ocupa, ent'o, uma posiç'o intermedi0ria em relaç'o )s abordagens ue d'o conta apenas da sistematicidade da estrutura da língua ou apenas da instrumentalidade do uso da língua.

De acordo com $epomuceno+ <uni#, podemos considerar ue o "uncionalista se preocupa com a capacidade de o usu0rio empregar satis"atoriamente a língua em di%ersas situaçes de comunicaç'o, ou seja, de uma maneira interacionalmente satis"atria, em ra#'o de o discurso estar intimamente ligado ) situaç'o de comunicaç'o.  usu0rio so"re inHuncias de uma série de "atores no momento em ue usa a língua J ent'o, 40 a necessidade de se descre%er o "uncionamento da língua em situaçes reais de comunicaç'o.F

2ara ra%aglia (1K!, a perspecti%a "uncionalista trabal4a, entre outros en"oues, com a c4amada competncia comunicati%a J defnida como a capacidade ue os indi%íduos tm n'o apenas de codifcar e decodifcar e*presses, mas também de usar e interpretar essas e*presses de uma "orma do ponto de %ista da interaç'o da linguagem satis"atria.

Funcionalismo e sinta#e

5 partir desse %iés, podemos considerar ue a sinta*e apresenta características prprias em ra#'o das estratégias de organi#aç'o da in"ormaç'o empregadas pelos "alantes no momento da interaç'o discursi%a. De maneira ue, para compreender o "en&meno sint0tico, seria necess0rio estudar a língua em uso, em seus conte*tos discursi%os específcos.

Funcionalismo e ramática

$a perspecti%a "uncionalista, o sistema de linguagem é considerado como um ato de comunicaç'o entre membros de uma determinada comunidade en%ol%ida.

Do ponto de %ista sint0tico, os "uncionalistas prope a e*istncia dos sintagmas como alternati%as de ordenaç'o, logo n'o é preciso o respeito ) 4ieraruia, pois ocorre a e*istncia de %0rias construçes e ue tanto o "alante como o ou%inte interpretam e correlacionam em suas prprias estruturas.

(3)

5ui %oc poder0 %er de ue maneira a an0lise sint0tica est0 atrelada ao te*to. SI$5B<5 ELM5N E $<I$5N

2ara os "ormalistas, entende-se ue para o estudo da sinta*e, e*istem os sintagmas ue s'o classifcados em nominais e %erbais os uais de%em obedecer a uma 4ieraruia de conceito. ejamos alguns e*emplos a seguir?

$o enunciado 2edro tele"onouF, de acordo com essa %is'o, a distribuiç'o dos sintagmas pode ser reali#ada da seguinte "orma?

 Sintagma $ominal (S$! O 2edro

 Sintagma erbal (S! O tele"one

CR&TICA ' VIS(O FORMALISTA

2ara muitos autores, no modelo "ormalista, a linguagem é %ista, con"orme j0 dissemos, como um objeto aut&nomo, uma estrutura independente do seu uso. Nogo, "ormalistas@gerati%istas estudam a língua como objeto desconte*tuali#ado, preocupando-se com suas características internas, seus constituintes e as relaçes entre eles+ desta "orma desconsiderando os aspectos semGntico-pragm0ticos no processo de constituiç'o da linguagem 4umana.

E)EMPLO *E A%+LISE SI%T+TICA *E ACOR*O COM A VIS(O FORMALISTA E

F$%CIO%ALISTA"

De acordo com $epomuceno+ <uni#, le%ando em consideraç'o o anPncio publicit0rio, a seguir, 40 duas "ormas passí%eis de an0lise de acordo com cada uma das %ises?

/edex. 0andou, 1-egou.

$o e*emplo acima, de acordo com a gram0tica tradicional, numa %is'o "ormalista da linguagem, essa sentença pode ser classifcada como uma estrutura de coordenaç'o assindética, tratando-se, portanto, de oraçes independentes.  ue demonstra neste tipo de an0lise ue somente a "orma "oi le%ada em consideraç'o.

 Q0 em uma an0lise de car0ter "uncionalista, podemos di#er as oraçes coordenadas assindéticas do tipo <andou, 84egouF, con"orme o anPncio publicit0rio, organi#a as oraçes (prescindindo dos conectores sint0ticos! de "orma ue possamos perceber a rapide# com ue o sujeito topicali#ado Sede*F pode en%iar rapidamente os produtos despac4ados pelo ser%iço do 8orreio.

De acordo com $epomuceno+ <uni# (=71=!, nas an0lises linguísticas de ualuer enunciado, de%e-se considerar n'o s a "orma e o contePdo, como também a ligaç'o entre

2ara entender mel4or esse modelo de an0lise, acesse o site?

(4)

eles, pois, se a língua e*iste para comunicar, o usu0rio da língua escol4e, entre di%ersas possibilidades, a mais apropriada a seu propsito. Essa escol4a é moti%ada pela intenç'o, pelo conte*to, pelo grau de intimidade entre os interlocutores, pelo assunto a ser comunicado, etc. 5ssim, a estrutura reHete a organi#aç'o do discurso.F

Gramática de estrutura de frases.

R

EFER,%CIAS

5rlete Libeiro $epomuceno+ <aria Ieda 5lmeida <uni#. Interletras. 3nigran, Dourados, %. =, n.

17, jul.@de#. =77. Disponí%el em?

4ttp?@@CCC.unigran.br@interletras@edTanteriores@n17@edicao@%ol17@artigos@7U.pd". 5cesso em? => out. =71U.

(5)

<ac4ado, rlando Loc4a. /ormalismo - Introduç'o ao Berati%ismo? Bram0tica Berati%a. Disponí%el em? 4ttp?@@CCC.Cebartigos.com@artigos@"ormalismo-introducao-ao-gerati%ismo-gramatica-gerati%a@17>>7@. 5cesso em? => out. =71U.

<58VE$WIE, Q.N. X4at is "unctional grammarY 8ongrés International de Ninguistiue et 24ilologie Lomanes, =7. 8omunicaç'o. WZric4, Suisse, 1=. (<imeogr.!

 L55BNI5, N.8. Bram0tica e interaç'o? uma proposta para o ensino de gram0tica de 1[ e =[ graus. S'o 2aulo? 8orte#, 1K.

Referências

Documentos relacionados

Jorge, por culpas de solicitar mulheres, maneira canónica de dizer que as apalpava e fornicava, decerto começando na palavra do confessionário e terminando no acto recato da

Még épp annyi idejük volt, hogy gyorsan a fejük búbjáig húzták a paplant, és Mary Poppins már nyitotta is az ajtót, és lábujjhegyen átosont a

Diante da ferramenta chamada internet, os Profissionais da Informação (PI) são desafiados a encontrar soluções para o grande fluxo informacional que se encontra nas

Há  muitos  anos  os  contos  de  fadas  têm  sido  fonte  de  reflexão  para  diversos  autores. 

Muito embora o princípio protetor apresente as peculiaridades já apontadas e tenha por escopo atingir a defesa do economicamente débil, não pode ser.. ele tomado em sentido

Essa inclusão da família em tempo integral, no ambiente hospitalar, e sua participação no cuidado com a criança têm desencadeado novas formas de or- ganizar a assistência à

O Estado de Minas Gerais, por meio do Decreto nº 48.107, de 29 de dezembro de 2020 (MINAS GERAIS, 2020), permitiu que a destinação final dos resíduos sólidos urbanos (RSU) seja