• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO N. 2014/01 REGISTRO DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DE ÁCIDO FLUOSSILÍCICO.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO N. 2014/01 REGISTRO DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DE ÁCIDO FLUOSSILÍCICO."

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO N. 2014/01 REGISTRO DE PREÇOS PARA AQUISIÇÃO DE ÁCIDO FLUOSSILÍCICO. 1 INTRODUÇÃO

1.1 - A SOCIEDADE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO S/A - SANASA

CAMPINAS, empresa de economia mista municipal com sede nesta cidade de Campinas /

SP, torna público e faz saber que, por determinação da Diretoria da SANASA, protocolo n. 2013/ 86495, acha-se aberto o PREGÃO ELETRÔNICO N. 2014/01, tipo de licitação a de

"MENOR PREÇO POR LOTE", a qual será processada em conformidade com a Lei Federal

n. 10.520/2002 e Decretos Municipais n. 14.218, de 30/01/2003, n. 14.356, de 7/7/2003, n. 14.602, de 05/02/2004, Resolução de Diretoria da SANASA n. 016/2004, aprovada em 16/06/2004, e subsidiariamente com a Lei 8.666/93, e demais normas complementares e disposições deste instrumento.

1.2 - O Pregão Eletrônico será realizado em sessão pública, por meio de sistema eletrônico de comunicação pela INTERNET. O sistema referido utiliza recursos de criptografia e de autenticação que asseguram condições adequadas de segurança em toda etapa do certame. 1.3 - A informação dos dados para acesso deve ser feita na página inicial no site do Banco do Brasil S.A., www.bb.com.br, opção Licitações, ou diretamente em www.licitacoes-e.com.br.

1.4 - Edital gratuito na SANASA OU VIA INTERNET: http://www.sanasa.com.br e

http://www.licitacoes-e.com.br

1.5 - Prazos:

INÍCIO DE ACOLHIMENTO DAS PROPOSTAS OCORRERÁ: às 8 horas do dia 07/02/2014

LIMITE PARA ENVIO DAS PROPOSTAS COMERCIAIS ATÉ: às 13 horas do dia 13/02/2014

ABERTURA DAS PROPOSTAS OCORRERÁ: às 13 horas do dia 13/02/2014

INÍCIO DA SESSÃO DE DISPUTA DE PREÇOS OCORRERÁ: às 14 horas do dia 13/02/2014

(2)

TEMPO DE DISPUTA: Mínimo de 15 minutos, acrescido do tempo randômico (aleatório), de

até 30 minutos, determinado pelo sistema eletrônico.

1.6 - AS PROPONENTES DEVERÃO EXAMINAR CUIDADOSAMENTE AS CONDIÇÕES DE FORNECIMENTO DO OBJETO DESTE EDITAL, DANDO ESPECIAL ATENÇÃO PARA AS PENALIDADES ESTABELECIDAS PARA OS CASOS DE DESCUMPRIMENTO DAS OBRIGAÇÕES CONTRATUAIS, FICANDO CIENTES DE QUE A SANASA APLICARÁ AS SANÇÕES PREVISTAS, OBEDECIDO O DISPOSTO NO ART. 87, § 2º, DA LEI 8.666/93 COM SUAS ALTERAÇÕES OU DO ART. 7º DA LEI N. 10.520/02.

2 - OBJETO

2.1 - Este edital refere-se ao registro de preços para futuras aquisições de ÁCIDO

FLUOSSILÍCICO ( 400.000 Kg), de acordo com as quantidades e especificações constantes

do Anexo 1, e demais condições constantes deste edital.

2.1.2 - A vigência da ata de registro de preços será de 12 (doze) meses a contar da data de sua assinatura.

2.2 - Constituem anexos deste edital:

ANEXO 1 - Especificação Técnica; ANEXO 2 - Modelo de Proposta;

ANEXO 3 - Folha de dados para elaboração da ata de registro de preços; ANEXO 4 - Modelo de ata de registro de preços; e

ANEXO 5 - Histórico de Consumo.

3 CONDIÇÕES E RESTRIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO 3.1 - DAS CONDIÇÕES:

3.1.1 - Esta licitação está aberta a todas as empresas que se enquadrem no ramo de atividades pertinentes ao fornecimento do objeto da presente licitação, atendam as condições exigidas neste edital, inclusive quanto à documentação, e estejam previamente credenciadas perante o provedor do sistema eletrônico, Banco do Brasil S/A.

(3)

3.2 - DAS RESTRIÇÕES

3.2.1 - Estão impedidas de participar deste certame as empresas:

3.2.1.1 - Que estiverem sob a aplicação da penalidade referente ao art. 87, inciso III e IV da Lei n.º 8.666/93 ou do art. 7º da Lei nº 10.520/02;

3.2.1.2 - Com falência decretada. 3.2.1.3 - Consorciada.

4 CREDENCIAMENTO NO APLICATIVO “LICITAÇÕES”

4.1 - Para acesso ao sistema eletrônico, os interessados em participar do Pregão Eletrônico deverão ser credenciados previamente perante o provedor do sistema Banco do Brasil S/A, para a geração de chave de identificação e senha de acesso. A senha não é a da empresa licitante, ela é de responsabilidade da pessoa física que representa a empresa, sendo, portanto, pessoal e intransferível, devendo ser mantida sob sigilo absoluto.

4.2 - As pessoas jurídicas ou firmas individuais deverão credenciar representantes, mediante a apresentação de procuração por instrumento público ou particular, com firma reconhecida, atribuindo poderes para formular lances de preços e praticar todos os demais atos e operações no aplicativo “Licitações”.

4.3 - Em sendo o representante sócio, proprietário, dirigente (ou assemelhado), a Proponente deverá apresentar cópia do respectivo estatuto ou contrato social no qual estejam expressos seus poderes para exercer direitos e assumir obrigações em decorrência de tal investidura. 4.4 - Para o credenciamento, os interessados deverão dirigir-se a qualquer agência do Banco do Brasil S.A. sediada no país, para que façam sua adesão ao aplicativo “Licitações”.

4.5 - Para a Proponente correntista do Banco do Brasil S/A, é necessário: 4.5.1 - Firmar o “Termo de Adesão ao Regulamento”;

4.5.2 - Nomear representante (pessoa física), que será reconhecido como legítimo para realizar negócios em seu nome e sob sua responsabilidade (“Termo de Nomeação de Representante”). O representante também será registrado no sistema. Assim, caso ele não seja correntista do banco, deverá fornecer cópia de identidade, CPF e comprovante de residência.

(4)

4.6 - Para a Proponente não correntista do Banco do Brasil S/A, é necessário:

4.6.1 - Fornecer cópia do contrato social, do CNPJ e dos documentos pessoais dos sócios; 4.6.2 - Firmar “Termo de Adesão ao Regulamento”;

4.6.3 - Nomear representante (pessoa física), que será reconhecido como legítimo para realizar negócios em seu nome e sob sua responsabilidade (“Termo de Nomeação de Representante”). O representante também será registrado no sistema. Assim, caso ele não seja correntista do banco, deverá fornecer cópia de identidade, CPF e comprovante de residência.

4.7 - O aplicativo “Licitações” pode ser acessado através dos endereços eletrônicos

www.bb.com.br, opção Governo, diretamente em www.governo-e.com.br ou

www.licitacoes-e.com.br .

4.8 - O “Termo de Adesão ao Regulamento” e o “Termo de Nomeação de Representante” podem ser obtidos na página do aplicativo “Licitações” na Internet, opção “Solicitação de Credenciamento” no “Licitações”, ou fornecidos pelas agências do banco.

4.9 - Para possibilitar maior segurança aos participantes, o credenciamento não é feito através da Internet. Ao preencher o formulário, a Proponente estará fazendo apenas um pré-cadastramento, que será enviado à agência por ele escolhida para posterior efetivação.

4.10 - A chave de identificação e a senha terão validade de 1 (um) ano e poderão ser utilizadas em qualquer pregão eletrônico, salvo quando cancelada por solicitação do credenciado ou em virtude de estar sob a penalidade referente ao art. 87, inciso III e IV da Lei n. 8.666/93 ou art.7º da Lei n. 10.520/02.

4.11 - A perda da senha ou a quebra de sigilo deverão ser comunicadas imediatamente ao provedor do sistema, para imediato bloqueio de acesso.

4.12 - O uso da senha de acesso pela Proponente é de sua responsabilidade exclusiva, incluindo qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema ou à SANASA responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido da senha, ainda que por terceiros.

4.13 - O credenciamento junto ao provedor do sistema implica a responsabilidade legal da Proponente ou seu representante legal pelos atos praticados e a presunção de sua capacidade técnica para realização das transações inerentes ao pregão eletrônico.

(5)

4.14 - Em caso de dúvidas relativas ao sistema “licitacoes-e.com.br” o interessado deverá entrar em contato com o Banco do Brasil, através dos telefones 3003.0500 para os município localizados nas capitais e regiões metropolitanas e 0800.7290500 para as demais localidades.

5 ACESSO AO SISTEMA DO PREGÃO ELETRÔNICO

5.1 - A participação neste pregão eletrônico se dará por meio da digitação da senha pessoal e intransferível do representante credenciado da Proponente e subsequente encaminhamento da proposta de preços, exclusivamente por meio do sistema eletrônico, observados data e horário limite estabelecidos.

5.1.1 - A informação dos dados para acesso deve ser feita na página inicial do site

www.licitacoes-e.com.br , opção “Acesso identificado”.

5.2 - O encaminhamento de proposta implica no pleno conhecimento e atendimento às exigências de habilitação previstas neste edital.

5.3 - A Proponente será responsável por todas as transações que forem efetuadas em seu nome no sistema eletrônico, assumindo como firmes e verdadeiras suas propostas e lances. 5.4 - Incumbirá à Proponente acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão pública do pregão, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócios diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão.

6 PROPOSTA DE PREÇOS

6.1 - Antes de efetuar sua proposta, a proponente deverá obrigatoriamente preencher o campo “Considerações do Proponente” disponibilizado no sistema eletrônico, com a seguinte declaração:

“Declaramos ter pleno conhecimento das condições de habilitação deste pregão, as quais atendemos em sua totalidade”

6.2 - Em sua proposta eletrônica a Proponente deverá informar o preço total do lote, e a

respectiva marca que irá fornecer no campo/ícone denominado “Informações Adicionais”,

com a inclusão de todos os custos operacionais de sua atividade/fornecimento e os tributos que eventualmente possam incidir sobre eles, bem como as demais despesas diretas e indiretas, não cabendo à SANASA nenhum custo adicional, inclusive o frete, a carga e descarga, que correrão por sua conta e risco.

(6)

6.3. O prazo de validade da proposta é de 60 (sessenta) dias a contar da data de sua apresentação.

7 - SESSÃO PÚBLICA DO PREGÃO

7.1 - A partir do horário previsto no preâmbulo deste edital e no sistema eletrônico, terá início a sessão pública do pregão eletrônico, com a divulgação das propostas de preços recebidas para o lote.

7.2 - Aberta a etapa competitiva, será considerado como primeiro lance a proposta inicial de menor valor apresentada para o lote.

7.3 - As Proponentes deverão estar conectadas ao sistema para participarem da etapa de lances, devendo encaminhar lances exclusivamente por meio do sistema eletrônico.

7.4 - As Proponentes poderão oferecer lances sucessivos, observado o horário fixado, não sendo aceitos aqueles que impuserem condições ou contiverem ressalvas em relação às condições estabelecidas neste edital.

7.5 - A cada lance ofertado, a Proponente será imediatamente informada de seu recebimento e respectivo horário de registro e valor.

7.6 - Os lances deverão se referir ao VALOR TOTAL POR LOTE, com no máximo duas casas decimais, sendo desprezadas as demais.

7.7 - Só serão aceitos lances inferiores ao último lance anteriormente registrado no sistema. 7.8 - Não serão aceitos dois ou mais lances de mesmo valor, prevalecendo aquele que for recebido e registrado em primeiro lugar pelo sistema eletrônico.

7.9 - Durante o transcurso da sessão pública, as Proponentes serão informadas, em tempo real, do valor do menor lance registrado. O sistema não identificará o autor dos lances aos demais participantes.

7.10 - No caso de desconexão com o Pregoeiro no decorrer da etapa competitiva do Pregão, o sistema eletrônico poderá permanecer acessível às licitantes para a recepção dos lances, retomando o Pregoeiro, quando possível, sua atuação no certame, sem prejuízos dos atos realizados.

(7)

7.10.1 - Quando a desconexão persistir por tempo superior a 30 (trinta) minutos, a sessão do Pregão Eletrônico será suspensa e terá reinício somente após comunicação expressa aos participantes, através de mensagem eletrônica no site divulgando data e hora da reabertura da sessão.

7.11 - A etapa de lances da sessão pública será encerrada por decisão do Pregoeiro, dentro do tempo mínimo estabelecido para a disputa, uma vez observado a descontinuidade da oferta de lances. O sistema eletrônico encaminhará aviso de fechamento iminente dos lances, após o que transcorrerá período de tempo de até 30 (trinta) minutos, aleatoriamente, determinado, findo qual será automaticamente encerrada a recepção de lances.

7.12 - Após o encerramento da etapa de lances da sessão pública, o Pregoeiro poderá encaminhar pelo sistema eletrônico contra proposta ao proponente que tenha apresentado lance de menor preço, para que seja obtido preço melhor, bem como decidir sobre sua aceitação.

7.13 - Caso não sejam apresentados lances, será verificada a conformidade entre a proposta de menor preço e valor estimado para a contratação.

7.14 - Encerrada a etapa de lances, será assegurado às microempresas e empresas de pequeno porte o exercício do direito de preferência, nos seguintes termos:

7.14.1 - Quando houver empate, empate esse entendido como aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até 5% (cinco por cento) superiores à proposta mais bem classificada;

7.14.2 - A microempresa ou empresa de pequeno porte cuja proposta for melhor classificada poderá apresentar proposta de preço inferior àquela considerada vencedora da fase de lances, situação em que sua proposta será declarada a melhor oferta;

7.14.3 - A apresentação de proposta inferior àquela considerada vencedora da fase de lances pela microempresa ou empresa de pequeno porte deverá ocorrer no prazo máximo de 5 (cinco) minutos após o encerramento dos lances, a contar da convocação do pregoeiro, através do sistema, sob pena de preclusão;

7.14.4 - O exercício do direito de preferência somente será aplicado quando a melhor oferta da fase de lances não tiver sido apresentada pela própria microempresa ou empresa de pequeno porte;

(8)

7.14.5 - Na hipótese da desistência ao exercício do direito de preferência ou da não contratação da microempresa e empresa de pequeno porte, será declarada a melhor oferta àquela proposta originalmente vencedora da fase de lances.

7.15 - Quando houver uma única Proponente ou uma única proposta válida, caberá ao Pregoeiro verificar a aceitabilidade do preço ofertado.

7.16 - Encerrada a fase de recebimento de lances, compete ao Pregoeiro avaliar a aceitabilidade dos preços unitários apresentados, verificando a perfeita consonância com as especificações e condições do edital, podendo encaminhar contraproposta diretamente à Proponente que tenha apresentado o lance de menor valor aceitável, para que seja obtido preço melhor, bem assim decidir sobre sua aceitação.

7.17 - O sistema informará a proposta de menor preço imediatamente após o encerramento da etapa de lances ou, quando for o caso, após negociação e decisão pelo Pregoeiro acerca da aceitação do lance de menor valor.

7.18 - A Proponente detentora da melhor oferta deverá enviar a proposta de preços preenchida, os documentos de habilitação via meio eletrônico (digitalização) ao final da realização da sessão de lances ou àquele que o Pregoeiro determinar, no prazo máximo de

2 (duas) horas salvo, justificativa prévia aceita pela SANASA, os documentos que

comprovem o atendimento das condições de habilitação previstas no item 10 deste edital, assim como sua proposta escrita consignando o valor total.

7.18.1 – O encaminhamento dos documentos via meio eletrônico (digitalização) não exime a Proponente vencedora da entrega do original ou de cópia autenticada, nos termos do item 9.3 deste edital.

7.18.2 – A Proponente vencedora deverá enviar os documentos de HABILITAÇÃO,

previstos no item 9 e a PROPOSTA DE PREÇOS (Anexo 2) devidamente preenchidos via

endereço eletrônico: compras5@sanasa.com.br, com posterior envio de cópias autenticadas, no prazo máximo de 03 (três) dias úteis contados da solicitação do pregoeiro, para o endereço mencionado no item 10.1 deste edital.

7.19 - Se a proposta ou o lance de menor valor não for aceitável, ou se a Proponente desatender às exigências habilitatórias, o Pregoeiro examinará as propostas ou os lances subsequentes, observando o direito de preferência assegurado a microempresa ou empresa de pequeno porte. Verificando a aceitabilidade da proposta e a habilitação do participante, na ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma proposta ou lance que atenda este edital. Nesta hipótese, o Pregoeiro poderá negociar com a Proponente para

(9)

que seja obtido preço melhor.

7.19.1 - Em ocorrendo a aceitabilidade dos preços apresentados pela proponente detentora da melhor oferta e a apuração do atendimento das condições habilitatórias pelo Pregoeiro, esse declarará vencedora do certame, ocasião em que a “sala eletrônica” restará aberta para a manifestação da interposição de recurso.

7.20 - A manifestação da intenção de interpor recurso deverá ser feita durante o prazo de 20

(vinte) minutos em que a “sala eletrônica” fica aberta para o envio de mensagens, com

registro em ata da síntese das suas razões, respeitadas as condições estabelecidas no item 10 deste edital.

7.21 - O recurso contra decisão do Pregoeiro terá efeito suspensivo.

7.22 - Não serão aceitos recursos sem a síntese de suas razões ou recursos meramente protelatórios.

7.23 - O acolhimento de recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

7.24 - A falta de manifestação motivada da Proponente na sessão implicará a decadência do direito de recurso.

7.25 - A ata da sessão pública com a classificação das propostas e/ou lances apresentados poderá ser adquirida na SANASA mediante solicitação.

7.26 - A homologação será publicada no Diário Oficial do Município e divulgada na Internet no endereço www.sanasa.com.br .

8 CRITÉRIO DE JULGAMENTO

8.1 - Para julgamento será adotado o critério de MENOR PREÇO TOTAL POR LOTE, observados os prazos para fornecimento, as especificações técnicas, parâmetros mínimos de desempenho e qualidade e demais condições definidas neste edital.

8.2 - Serão desclassificadas as propostas que não obedecerem às condições estabelecidas no edital.

8.3 - O pregoeiro anunciará a licitante arrematante detentora da proposta ou lance de menor valor imediatamente após o encerramento da etapa de lances da sessão pública ou, quando

(10)

for o caso, após negociação e decisão pelo pregoeiro acerca da aceitação do lance de menor valor.

9 HABILITAÇÃO

9.1 - A(s) licitante(s) vencedor(as) deverá(ão) apresentar em original ou por qualquer processo de cópia autenticada por cartório competente ou por empregado autorizado da SANASA, sob pena de inabilitação, a documentação conforme item 10.3 do presente edital,

no prazo máximo de 3 (três) dias úteis após o término da disputa, no Setor de Licitações,

na Sede da SANASA, à Av. da Saudade, n. 500, Ponte Preta, Campinas/SP – CEP: 13041-903. É de inteira responsabilidade da licitante o cumprimento do prazo de entrega da documentação, inclusive via correios.

9.1.1 - As licitantes vencedoras detentoras do CRC na forma estabelecida no item 9.3 a seguir, poderão apresentar o CRC válido no mesmo prazo indicado no item anterior.

9.2 - Se a licitante desatender as exigências habilitatórias, o pregoeiro examinará a proposta subsequente, verificando a sua aceitabilidade e procederá conforme a ordem de classificação, e assim sucessivamente, até a apuração de uma proposta que atenda ao edital.

9.3 - Os documentos de habilitação são os seguintes: 9.3.1 - DOCUMENTAÇÃO DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

A - Pelo menos um atestado, fornecido por pessoa jurídica de direito público ou privado em nome da empresa Proponente, comprovando o fornecimento de ácido fluossilícico.

9.3.2 – DOCUMENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO JURÍDICA

A - Ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, ou seja, o contrato original com todas as alterações ou a sua consolidação, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de documentação de eleição de seus administradores; e

B - Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de Diretoria em exercício.

C - Entende-se como ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, ou seja, o contrato de constituição com todas as alterações ou a sua consolidação, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedades por ações, acompanhado de

(11)

documentação de eleição de seus administradores.

9.3.3 - DOCUMENTAÇÃO DE REGULARIDADE FISCAL:

A - Prova de regularidade para com a Fazenda Federal, Estadual e Municipal do domicílio ou sede da Proponente, ou outra equivalente, na forma da lei, com prazo de validade em vigor. Não constando do documento seu prazo de validade, será aceito documento emitido até 06 (seis) meses imediatamente anteriores à data de sua apresentação.

A1 - A regularidade para com a Fazenda Federal deverá ser comprovada pela apresentação da Certidão de Quitação de Tributos e Contribuições Federais e da Certidão Quanto à Dívida Ativa da União emitida através de sistema eletrônico, ficando a sua aceitação condicionada a verificação de veracidade via Internet.

B - Prova de regularidade relativa à Seguridade Social (INSS), emitida através de sistema eletrônico, ficando sua aceitação condicionada a verificação de veracidade via Internet.

C - Prova de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), emitida, se a Proponente assim o preferir, através de sistema eletrônico, ficando nesse caso sua aceitação condicionada à verificação de sua veracidade via Internet.

D - As microempresas e empresas de pequeno porte deverão apresentar toda a documentação exigida para fins de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição.

D.1 - Havendo alguma restrição na comprovação da regularidade fiscal, será assegurado o prazo de 2 (dois) dias úteis, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que a microempresa ou empresa de pequeno porte for declarada detentora da melhor oferta no certame, prorrogáveis por igual período, a critério da SANASA, para a regularização da documentação.

D.2 - Em consonância com as disposições do Art. 43, §2º da Lei Complementar nº 123/2006, a não comprovação da regularidade fiscal, em conformidade com a letra D.1, implicará na decadência no direito à contratação, sem prejuízos das sanções legais, sendo facultado à SANASA convocar as licitantes remanescentes, na ordem de classificação, para assinar o contrato, ou revogar a licitação.

9.4 - As empresas cadastradas na SANASA no Grupo 14 - Material/Equipamento Laboratório ETA e ETE, Subgrupo 01 - Produto Químico e Família 001 - Ácido Fluossilícico, poderão apresentar apenas o Certificado de Registro Cadastral (CRC)

(12)

devidamente válido.

9.4.1 - O Certificado de Registro Cadastral (CRC) poderá ser apresentado em original, cópia simples ou extraído via Internet, sujeita a consulta posterior no Cadastro de Fornecedores da SANASA.

9.4.2 - As microempresas e empresas de pequeno porte cadastradas na SANASA no Grupo

14 - Material/Equipamento Laboratório ETA e ETE, Subgrupo 01 - Produto Químico e Família 001 - Ácido Fluossilícico, poderão apresentar apenas o Certificado de Registro

Cadastral (CRC), com os itens que o compõe atualizados, exceto quanto aos itens referentes à documentação de regularidade fiscal, que poderão ser sanados posteriormente, conforme o disposto nas letras D.1 e D.2 do item 9.3.3.

9.5 - Os documentos de habilitação exigidos nos itens 9.3.1 a 9.3.3 deste edital serão aceitos nas formas indicadas em seu item 9.1, independentemente de qualquer instrução neles contida acerca da forma da sua validade.

9.6 - Sob pena de inabilitação, todos os documentos deverão estar em nome da Proponente e, preferencialmente, com número do CNPJ e com o endereço respectivo, observando-se ainda o que segue:

9.6.1 - Se a Proponente for a matriz, todos os documentos deverão estar em nome da matriz. 9.6.2 - Se a Proponente for a filial, todos os documentos deverão estar em nome da filial, exceto aqueles documentos que, pela própria natureza, comprovadamente forem emitidos somente em nome da matriz.

9.6.3 - Os atestados de capacidade técnica/responsabilidade técnica poderão estar em nome e com CNPJ da matriz e/ou das filiais da Proponente.

9.7 - A licitante que deixar de entregar os documentos de habilitação e a proposta de preços no prazo estabelecido nos itens 7.18.2 e 9.1 do edital, ou apresentar documentação falsa, não mantiver a proposta, lance ou oferta, ensejar o retardamento da execução do objeto do certame, falhar ou fraudar na execução do objeto contratado, comportar-se de modo inidôneo ou cometer fraude fiscal, ficará impedida de licitar e contratar com esta Sociedade, sem prejuízo das multas previstas no ato convocatório, ou enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição, pelo prazo de 05 (cinco) anos.

(13)

10.1 - Declarada vencedora, a(s) Proponente(s) que desejar(em) recorrer contra decisões do Pregoeiro poderá fazê-lo, manifestando sua intenção com registro da síntese das suas razões em 20 (vinte) minutos, sendo-lhe facultado juntar memoriais no prazo de 3 (três) dias úteis. Os interessados ficam, desde logo, intimados a apresentar contra razões em igual prazo, que começará a correr do término do prazo do recorrente.

11 HOMOLOGAÇÃO

11.1 - O Pregoeiro somente classificará o lote após a inexistência de manifestação de recurso e transcorrido o prazo de 20 (vinte) minutos estabelecido no item anterior.

11.2 - Caso haja intenção de interposição de recurso, os interessados deverão apresentá-lo ao Pregoeiro por e-mail: compras5@sanasa.com.br no prazo de 03 (três) dias úteis

contados do dia subsequente ao da declaração do vencedor no sistema eletrônico, ficando as demais Proponentes desde logo intimadas a apresentar, se o desejarem, contra-razões em igual número de dias, que começarão a correr no dia útil subsequente ao do aviso da SANASA da interposição do recurso ou do término do prazo da recorrente, o que ocorrer primeiro.

11.2.1 - Nessa hipótese, o Sr. Diretor Administrativo da SANASA decidirá sobre os recursos e encaminhará o processo ao Sr. Presidente da SANASA para homologação do procedimento licitatório.

11.3 - O resultado final do Pregão será divulgado no Diário Oficial do Município de Campinas e na Internet, no endereço www.sanasa.com.br.

12 - REGISTRO DE PREÇOS

12.1 - A SANASA convocará a detentora do menor preço, doravante denominada Proponente vencedora, para comparecer à assinatura da Ata de Registro de Preços, dentro do prazo de

2 (dois) dias úteis, a contar da data de recebimento da notificação, sob pena de decair do

direito ao registro de preços, podendo, ainda, sujeitar-se à penalidade estabelecida no subitem 20.1.

12.2 - O prazo para a assinatura da ata poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, quando solicitado pela parte durante o seu transcurso e desde que ocorra motivo justificado e aceito pela SANASA.

12.3 - Quando a Proponente vencedora convocada, dentro do prazo de validade de sua proposta, não apresentar situação regular ou se recusar a assinar a Ata de Registro de

(14)

Preços, será convocada outra Proponente, observada a ordem de classificação, para assinar a ata aos preços, e assim sucessivamente, sem prejuízo da aplicação da multa de 10% sobre o valor total do fornecimento à Proponente faltosa, observado ainda o disposto no item 7.19 deste instrumento convocatório.

12.4 - Durante a vigência da Ata de Registro de Preços, a SANASA poderá convocar as empresas remanescentes, na ordem de classificação, para assinar a Ata de Registro de Preços e efetuar o fornecimento ao respectivo preço registrado, na hipótese de cancelamento da ata por inexecução das obrigações assumidas pela sua detentora, por qualquer motivo, inclusive em caso fortuito ou de força maior.

12.5 - As empresas convocadas terão o mesmo prazo estabelecido no subitem 12.1 para assinar a Ata de Registro de Preços com o saldo do quantitativo e o período remanescente da ata anterior.

12.6 - Os detentores dos preços registrados na ata não se eximirão das penalidades correspondentes, na hipótese de descumprimento das obrigações assumidas.

13 – TRANSPORTE DO PRODUTO

13.1 - O transporte do produto é de responsabilidade do fornecedor e o veículo deverá estar devidamente identificado conforme normas ABNT/Ministério dos Transportes, para transporte de produtos perigosos e ainda, deverão estar em boas condições de conservação e rodagem, de acordo com Legislação de Trânsito pertinente.

13.2 - A forma de acondicionamento e transporte deve preservar rigorosamente as características do produto estabelecidas acima.

13.3 -Segundo o DL 96044 e as NBR 7500, 7501, 7503, 9735, 13221 e 14619 os veículos que transportam ácido fluossilícico deverão portar:

a) rótulo de risco colocado nas laterais e traseira;

b) painéis de segurança colocados nas laterais, traseira e dianteira; c) ficha de emergência;

d) envelope de embarque;

(15)

14 ENTREGA DO PRODUTO

14.1 - Caso a Proponente Vencedora tencione efetuar a entrega do objeto do presente contrato através de filial, esta deverá apresentar, quando da entrega, a sua inscrição no CNPJ, a correspondente alteração do contrato social que a criou, a prova de sua inscrição no cadastro de contribuintes estadual e/ou municipal e a prova de sua regularidade perante a fazenda municipal.

14.1.1 - O não atendimento do disposto no item 8.1 acima implicará o não pagamento da nota fiscal/fatura, até que seja apresentada essa documentação.

14.2 - O produto deverá ser entregue nas Estações de Tratamento de Água abaixo relacionadas, a granel, em caminhões-tanque e carretas-tanque revestidos com materiais compatíveis com o produto, tais como PVC, ebonite, resina, poliester etc.

14.2.1 - ETA 1 e 2 - Rua Abolição n. 2.375, Bairro Swift, Campinas/SP e ETA Capivari - Rodovia dos Bandeirantes km 86, Campinas/SP, em caminhão-tanque bi-partido (dois compartimentos) com capacidade de 10.000 litros, com bomba para transferência.

14.2.2 - ETA 3 e 4 - Rod. Heitor Penteado km 06, Sousas, Campinas/SP, em carreta-tanque com capacidade de 25.000 kg, com bomba para transferência.

14.3 - O produto será fornecido parceladamente, no prazo máximo de 3 (três) dias corridos a contar da data de recebimento da Ordem de Fornecimento, emitida pela Gerência de Logística de Materiais e Inspeção da SANASA, correndo o frete, a carga e a descarga por conta e risco da CONTRATADA.

14.3.1 – Excepcionalmente, a SANASA poderá fixar prazo diverso daquele estabelecido no item 14.3, o qual não será superior à 20(vinte) dias. Em todo caso, para fins e efeitos de direito, prevalece o prazo de entrega fixado na respectiva OF.

14.3.2 - As entregas serão sempre mediante programação e conforme as necessidades da SANASA.

14.4 - As entregas deverão ocorrer de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 13h.

14.5 - Na entrega do produto a operação de descarga será de responsabilidade da CONTRATADA.

(16)

14.6 - Os empregados que farão a descarga deverão, obrigatoriamente, estar devidamente uniformizados e usar EPI (equipamentos de proteção individual) exigidos para o produto.

15 RECEBIMENTO DO PRODUTO

15.1 - A cada remessa será feita coleta de amostra, conforme norma técnica de amostragem da SANASA.

15.2 - Será autorizada a descarga do produto após liberação pelo laboratório de análises de controle de qualidade da SANASA, que utilizará métodos analíticos prescritos na instrução técnica SAN.T.IN.IT 64 – Anexo 4.

15.2.1 - A SANASA poderá, a seu critério, autorizar a descarga do ácido fluossilícico na fase do processamento de análise, em decorrência do acúmulo de ensaios no Setor de Análise e Controle (Laboratório) e pela absoluta necessidade do produto. Após emissão do laudo caso venha ocorrer divergências em relação a especificação, será aplicada a glosa nos termos do item 15.4, ou se for o caso, a devolução integral da remessa.

15.3 - As partidas de ácido fluossilícico que não obedecerem as especificações poderão, a critério da SANASA, ser rejeitadas na sua totalidade após análises, ficando por conta da CONTRATADA todas as despesas.

15.3.1 - Nos casos de devolução integral do produto, a CONTRATADA se obriga a transportar às suas expensas o produto rejeitado, imediatamente após a sua rejeição e substituí-lo num prazo de 48 (quarenta e oito) horas.

15.4 - Em casos excepcionais, as partidas de ácido fluossilícico que contenham teores menores que 20% de H2SiF6 e não superiores a 1% de HF poderão ser aceitas, a critério da SANASA, obrigando-se a CONTRATADA a aceitar glosa nos correspondentes pagamentos a serem efetuados pela SANASA, através da fórmula:

VU X (20-T) X P VL = --- 20

Onde:

(17)

VU = Preço unitário vigente do produto (R$/ton).

T = Teor de H2SiF6 verificado analiticamente (%). P = Peso de partida submetida à análise (ton).

15.5 - Caso qualquer entrega do produto seja rejeitada, a CONTRATADA deverá imediatamente após a rejeição retirá-la do local e entregar uma nova remessa livre das causas de rejeição, a suas expensas, no prazo máximo de 2 (dois) dias corridos a contar da notificação expedida pela Gerência de Logística de Materiais e Inspeção da SANASA.

15.6 - A rejeição parcial ou total de qualquer remessa do produto pela Gerência de Logística de Materiais e Inspeção sujeitará a CONTRATADA à penalidade prevista na letra A do item 20.2 deste instrumento.

15.7 - Caso uma nova remessa entregue em substituição a uma remessa já rejeitada seja também objeto de rejeição, ficará demonstrada a incapacidade técnica da CONTRATADA de entregar o produto nas condições e especificações pactuadas e sujeitá-la-á à penalidade prevista na letra D do item 20.2 deste instrumento.

16 FATURAMENTO

16.1 - A Proponente vencedora deverá emitir nota fiscal/fatura, referente à quantidade de produto entregue em cada local de recebimento (ETAs).

16.2 - A Proponente vencedora deverá emitir nota fiscal/fatura discriminando a quantidade de produto entregue, seus respectivos valores, além dos demais elementos habituais fiscais e legais.

16.3 - Sendo a SANASA uma sociedade de economia mista da administração pública indireta do Município de Campinas, fica a Proponente Vencedora obrigada a respeitar a cláusula segunda do Protocolo ICMS 42/2009, no que se refere a emissão de Nota Fiscal Eletrônica – Nfe - modelo 55, em substituição ao modelo 1 e 1-A.

16.3.1- As notas fiscais emitidas eletronicamente deverão ser encaminhadas para o e-mail

nfe@sanasa.com.br e para o e-mail do gestor do contrato materiais@sanasa.com.br.

16.4 - Por ocasião da entrega do produto estes deverão estar acompanhados do competente documento fiscal citado no item 16.1, bem como de cópia da Ordem de Fornecimento, que deverá vir a integrar o processo de contratação.

(18)

16.5 - Verificada qualquer irregularidade na emissão da nota fiscal/fatura, o produto não será recebido pela SANASA, uma vez que o Decreto Estadual n° 52.118/2007 veda a utilização de carta de correção em itens que possam incidir no valor do imposto.

17 PAGAMENTO

17.1 - A SANASA efetuará o pagamento à Proponente vencedora na primeira quarta-feira subsequente ao prazo de 24 (vinte e quatro) dias, contados a partir da data do atestado de recebimento do produto, sendo registrado o devido apontamento no verso do documento fiscal.

17.1.1 - Se o vencimento se der na quarta-feira, o pagamento será no próprio dia. Caso esse dia seja feriado, o pagamento dar-se-á no primeiro dia útil subsequente.

17.2 - O pagamento será efetuado exclusivamente através de depósito bancário em conta corrente da Proponente vencedora, de acordo com os dados constantes da proposta de preços.

17.2.1 - A SANASA deduzirá quaisquer valores faturados indevidamente.

17.3 - Para o caso de rejeição do produto e sua reposição, será prorrogado automaticamente o atestado de recebimento previsto no item 17.1 acima proporcionalmente ao prazo de reposição, o que, consequentemente, provocará a prorrogação do pagamento da respectiva nota fiscal/fatura, sem qualquer ônus adicional para a SANASA.

17.4 - Caso ocorra atraso no pagamento à Proponente vencedora, o valor devido poderá ser atualizado “pro rata die” de acordo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

18 REAJUSTE

18 - Em caso de prorrogação do registro, seus preços poderão vir a ser reajustado com base no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo - IBGE) de forma a preservar o equilíbrio econômico-financeiro da proposta da CONTRATADA, observada a legislação vigente.

19 MARCAS, PATENTES E LICENÇAS

19.1 - Os pagamentos de “royalties”, marcas e licenças serão de exclusiva responsabilidade da CONTRATADA.

(19)

19.2 - A CONTRATADA assumirá plena responsabilidade pelos direitos de propriedade industrial, marcas e patentes, segredos comerciais e outros direitos de terceiros, respondendo pela eventual violação dos mesmos.

20 PENALIDADES

20.1 - A não assinatura da Ata de Registro de Preços no prazo estabelecido no subitem 12.1, ensejará a cobrança pela SANASA da proponente da multa de 10% do valor total da Ata de Registro de Preços e sua suspensão temporária de participação em licitações e impedimento de contratar com a SANASA por prazo não superior a 5 (cinco) anos.

20.2 - Salvo ocorrência de caso fortuito ou de força maior, devidamente justificada e comprovada, ao não cumprimento, por parte da Proponente vencedora, das obrigações assumidas ou a infringência de preceitos legais pertinentes serão aplicadas, segundo a gravidade da falta, as seguintes penalidades:

A - Advertência, sempre que forem constatadas irregularidades de pouca gravidade, para as quais tenha a Proponente vencedora concorrido diretamente,

B - Multa de 5% (cinco por cento) por dia de atraso em qualquer entrega/reposição do produto, aplicado ao valor total da Ordem de Fornecimento, até o limite de 25% (vinte e cinco por cento) desse mesmo valor;

C - Multa de 30% (trinta por cento) aplicada sobre o valor total da Ordem de Fornecimento ( O.F.), para qualquer transgressão cometida que não seja atraso na entrega do produto; D - Multa de 30% (trinta por cento) aplicada ao valor total da Ordem de Fornecimento (O.F.), na ocorrência da situação indicada no seu item 15.7, além de sua rescisão unilateral e suspensão temporária da CONTRATADA de participação em licitações e impedimento de contratar com a SANASA por prazo não superior a 05 (cinco) anos; e

E - Cancelamento unilateral da Ata de Registro de Preços e suspensão temporária da Proponente vencedora de participação em licitações e impedimento de contratar com a SANASA por prazo não superior a 5 (cinco) anos no caso de ser excedido o limite de 25%

(vinte e cinco por cento) estabelecido na letra B.

20.3 - As multas serão, descontadas dos créditos da Proponente vencedora ou, se for o caso, cobrada administrativa ou judicialmente.

20.4 - As penalidades previstas neste item têm caráter de sanção administrativa, consequentemente, a sua aplicação não exime a Proponente vencedora da reparação das eventuais perdas e danos que seu ato punível venha acarretar à SANASA.

(20)

20.5 - As penalidades são independentes e a aplicação de uma não exclui a das demais, quando cabíveis.

21 ESCLARECIMENTOS

21.1 - As empresas interessadas poderão requerer esclarecimentos sobre o presente pregão à Gerência de Compras e Licitações, através do endereço eletrônico

compras5@sanasa.com.br até 2 (dois) dias úteis antes da data marcada para o pregão.

22 DISPOSIÇÕES FINAIS

22.1 - Os casos omissos poderão ser resolvidos pelo Pregoeiro em conjunto com a Gerência de Compras e Licitações da SANASA.

22.2 - A Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A- SANASA - poderá, a qualquer tempo, motivadamente, revogar ou anular, total ou parcialmente a presente licitação, e desclassificar qualquer proposta ou todas elas, obedecendo ao disposto nos artigos 48 e 49 da Lei nº 8.666/93 e suas alterações.

22.3 - Fica eleito o foro da Comarca de Campinas/SP, com a renúncia de qualquer outro por mais privilegiado que seja, para dirimir questões referentes a presente licitação.

22.4 - É facultada ao Pregoeiro ou à Autoridade Superior, em qualquer fase da licitação, a promoção de diligências destinadas a esclarecer ou a complementar a instrução do processo.

22.5 - As licitantes são responsáveis pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase do certame licitatório.

22.6 - A aquisição através da ata de registro de preços deverá ser acompanhada e fiscalizada pelo empregado Ederson Marcos Barbosa, Gerente de Logística de Materiais

e Inspeção, podendo este indicar assistente com função técnica profissional, mantida porém

sua integral responsabilidade inerente à sua função, conforme preceitua o art. 67 da Lei n. 8.666/93.

Campinas, 29 de janeiro de 2014.

MARIANE PACINI

(21)

PREGÃO ELETRÔNICO N. 2014/01 ANEXO 1 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

1) PRODUTO

Ácido Fluossilícico (H2SiF6)

Que será utilizado no tratamento de água destinado ao abastecimento público. A utilização do produto no tratamento de água não deverá provocar alterações nos padrões de potabilidade definidos pela Portaria nº 2914 de 12/12/2011 do Ministério da Saúde.

3) ESPECIFICAÇÃO Aspecto Físico do Produto

Líquido corrosivo, fortemente ácido, odor pungente, isento de material em suspensão, com coloração que varia de incolor a amarelo “palha”.

2) Características Físico-Químicas do Produto

a) teor de H2SiF6 - mínimo 20,0%;

b) acidez devida outros ácidos expressa em HF – máximo 1,0%; c) metais pesados expressos em Pb – máximo 0,02%.

LOTE 1

Quantidade Especificação

400000 KG ACIDO FLUOSSILICICO PARA TRATAMENTO DE

AGUA DE ABASTECIMENTO PUBLICO.

NOTA 2: INFORMACOES COMPLEMENTARES CONFOR- ME NORMA SAN.A.IN.NA 26

Código Sanasa: 4222-6

(22)

PREGÃO ELETRÔNICO N. 2014/01 ANEXO 2 MODELO DE PROPOSTA DE PREÇOS

(poderá ser preenchido pela Proponente como sua proposta)

Nome da Proponente: Endereço

Telefone/Fax: CNPJ/MF N.

Banco: Conta Corrente:

Agência: Cidade:

Conforme estipulado nos itens 6.1 e 6.2 e especificações técnicas constantes do Anexo 1 e demais condições do edital, propomos:

LOTE1

Qtde. Especificação Marca Preço

Unitário Preço Total

400000 KG

ACIDO FLUOSSILICICO

Código Sanasa: 4222-6

1 - Nos preços propostos estão inclusos todos os custos e despesas, tributos, inclusive IPI ou ICMS se houver incidência, diretos e indiretos, não importando a natureza, que recaiam sobre o fornecimento objeto da presente licitação, inclusive o frete, a carga e descarga, que correrão também por nossa conta e risco.

2 - Prazo de validade da presente proposta___ ( __________ ) dias da data estipulada para sua apresentação (não inferior a 60 dias).

3 - Concordamos expressamente com os critérios e procedimentos previstos no edital do Pregão Eletrônico n. 2014/01.

4 - Declaramos para os fins do disposto no inciso V do art. 27 da Lei n° 8.666, de 21 de junho de 1993, acrescido pela Lei n° 9.854, de 27 de outubro de 1999, que não possui no seu quadro de funcionários menores de 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e menores de 16 (dezesseis) anos em qualquer outro tipo de trabalho, salvo na condição de aprendiz a partir de 14 (quatorze) anos.

(23)

5 - Declaramos que esta proposta, nos termos do edital, é firme e concreta, não nos cabendo desistência após a fase de habilitação, na forma do art. 43, § 6º, da Lei n. 8.666/93 com suas alterações.

6 - Para as Microempresas ou Empresa de Pequeno Porte deverá também constar na proposta a declaração que segue Declaramos sobre as penas da lei, e em consonância com as disposições do Art. 43, §2º da Lei Complementar nº 123/2006, que é microempresa ou empresa de pequeno porte, nos termos do enquadramento previsto na Lei Complementar n. 123, de 14 de dezembro de 2006, cujos termos declaro conhecer na íntegra, estando apta, portanto, a exercer o direito de preferência como critério de desempate no Pregão n. 2014/01. Data: ___/___/___ Assinatura: Nome: RG: CPF:

(24)

PREGÃO ELETRÔNICO N. 2014/01 ANEXO 3

FOLHA DE DADOS PARA ELABORAÇÃO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS (encaminhar juntamente com os documentos e proposta de preços) RAZÃO SOCIAL:

ENDEREÇO: CIDADE: ESTADO:

CEP: FONE: FAX:

NOME DA PESSOA PARA CONTATOS:

TELEFONE: E-MAIL:

NOME COMPLETO DA PESSOA QUE ASSINARÁ O CONTRATO: CARGO QUE A PESSOA OCUPA NA EMPRESA:

RG N.: CPF N.:

Obs.: em caso de representação por procurador, juntar o instrumento de mandato específico para assinatura do contrato.

Campinas,

____________________________________ (Carimbo e assinatura do responsável pelas informações)

(25)

PREGÃO ELETRÔNICO N. 2014/01 ANEXO 4 MODELO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS

Aos __ dias do mês de _____ do ano de 2014, na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, na Av. da saudade n. 500, Campinas/SP, a SOCIEDADE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E SANEAMENTO S/A - SANASA CAMPINAS e a empresa ______________, CNPJ n._____ _________ por seus representantes legais, acordam proceder, nos termos do pregão em epígrafe, ao registro de preços referente ao item abaixo discriminado, com seu respectivo preço unitário.

Lote 1

Qtde. Especificação Marca Preço

Unitário Preço Total

400000 KG ACIDO FLUOSSILICICO

Código Sanasa: 4222-6

Fica declarado que o preço registrado na presente ata é válido pelo prazo de 12 (doze)

meses, contado da data de sua assinatura, sendo certo que nesse período a

__________________ se obriga a fornecer nas estritas condições do edital do Pregão

2014/01 o material aqui discriminado.

Nada mais havendo a ser declarado, foi encerrada a presente ata que, após lida e aprovada, será assinada pelas partes.

Campinas, de de 2014. (xxxxxxxxx)

Diretor Presidente - SANASA (xxxxxxxxx)

Diretor Administrativo - SANASA (xxxxxxxxx)

Proponente vencedora Aprovado por:

(xxxxxxxxx)

(26)

PREGÃO ELETRÔNICO N. 2014/1 ANEXO 5

CONSUMO ESTIMADO BASEADO NOS ÚLTIMOS 12 MESES

CONSUMO ESTIMADO PARA 12 MESES

CÓDIGO 4222 - 6 ACIDO FLUOSSILICICO

NOVEMBRO/2013 31.112,00 MAIO/2013 29.198,00 OUTUBRO/2013 32.678,00 ABRIL/2013 31.272,00 SETEMBRO/2013 31.751,00 MARCO/2013 27.640,00 AGOSTO/2013 30.132,00 FEVEREIRO/2013 27.571,00 JULHO/2013 30.047,00 JANEIRO/2013 34.570,00 JUNHO/2013 30.759,00 DEZEMBRO/2012 30.315,00

Referências

Documentos relacionados

Entre os argumentos que utilizou, a palestrante ressaltou que os pesquisadores estão expostos à quantidades crescentes de informação científica publicada e

Este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito do tempo de adoção do sistema plantio direto, comparativamente com área de mata nativa e preparo convencional, sobre atributos

1) For different (income) risk specifications (given by different experiments of the type considered by (13)), the behaviour of constrained individuals becomes indistinguishable

O plaqueamento de protoplastos de tangeri- na Cleópatra e limoeiro Cravo foi feito no meio de cultivo KM8p (GILMOUR et al., 1989), na molaridade de 0.6 M, sob condições de escuro a 28

A referência do equipamento deve ser indicada pelo fabricante e/ou importador em todos os documentos apresentados, sendo vedado o uso de expressões ou termos

Acordo Ibérico - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU) + Universidade Alfonso X El Sabio de Madrid. Permite o ingresso em Medicina de estudantes

Diante das questões sumariamente apresentadas nas linhas acima, algumas conclusões parciais podem ser obtidas: (i) as relações federativas no Brasil passam por um momento de

Parágrafo único. Sendo vincendo o crédito do sujeito passivo, a lei determinará, para os efeitos deste artigo, a apuração do seu montante, não podendo, porém, cominar redução