• Nenhum resultado encontrado

Aluno (a): Nº Série: 2ª Turma: Disciplina: História Data: Avaliação: Parcial Professor: Alexandre Etapa: 4ª Etapa INSTRUÇÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aluno (a): Nº Série: 2ª Turma: Disciplina: História Data: Avaliação: Parcial Professor: Alexandre Etapa: 4ª Etapa INSTRUÇÕES"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Aluno (a): Série: 2ª Turma: Disciplina: História Data:

Avaliação: Parcial Professor: Alexandre Etapa: 4ª Etapa

INSTRUÇÕES

Utilize somente caneta azul ou preta.(TDs rasurados ou escritos a lápis não serão corrigidos.) Preencha todos os itens de identificação pessoal.

Leia atenciosamente todas as questões propostas, caso haja algum erro em sua prova/TD comunique à coordenação. Forma de devolução: Exclusivamente físico na escola.

Data limite para devolução: 11 de novembro de 2020.

D

T

1. O período iniciado em 1894 marcou o começo da hegemonia das elites oligárquicas no Brasil, que durou até 1930, momento em que Getúlio Vargas assumiu o poder. A entrada e permanência dessas elites no poder foi garantida por uma máquina eleitoral, alimentada por grande corrupção. Sobre os mecanismos que garantiam a situação política durante a chamada República Oligárquica explique:

a) Política dos Governadores.

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ b) Política do café com leite.

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ c) Verificação de Poderes. _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 2. Já se especulou como a História seria outra se Adolf Hitler tivesse se tratado com seu conterrâneo e contemporâneo Sigmund Freud, em Viena. Curado de seus complexos e de suas fobias, Hitler teria abandonado a ideia de dominar o mundo e vivido uma pacata vida de burguês, ou talvez se contentado em dominar só um quarteirão.

(VERISSIMO, L. A explicação. O Globo. Rio de Janeiro, p. 23, 18 ago. 2013).

A História não é feita de especulação, mas de investigação acerca do passado. Sabendo disso, quais problemas históricos o texto acima apresenta.

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

(2)

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 3. A Grande Depressão eclodiu num mundo otimista que parecia caminhar na direção de uma prosperidade permanente. Ela iniciou-se com o crack da bolsa de Nova York em outubro de 1929, afetando todas as atividades econômicas dos Estados Unidos e se propagando através do mundo.

a) Caracterize a Grande Depressão e indique o motivo pelo qual seus efeitos foram sentidos em diversas regiões do mundo.

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ __________________________________________________________

b) Indique uma consequência da Grande Depressão para a economia brasileira. _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ __________________________________________________________

4. Observe o gráfico e responda.

(Adaptado de Adam Hart-Davis, History: the definitive visual guide. London: DK, 2007, p.385.)

a) Qual a relação existente entre as duas linhas apresentadas no gráfico?

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ __________________________________________________________

(3)

b) Apresente dois motivos para a crise financeira de 1929. _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ ________________________________________________________________

5. "Para Keynes (...) para criar demanda, as pessoas deveriam obter meios para gastar. Uma conclusão daí decorrente é que os salários de desemprego não deveriam ser considerados simplesmente como débito do orçamento, um meio por intermédio do qual a demanda poderia aumentar e estimular a oferta. Além do mais, uma demanda reduzida significava que não haveria investimento suficiente para produzir a quantidade de mercadorias necessárias para assegurar o pleno emprego. Os governos deveriam, portanto, encorajar mais investimentos, baixando as taxas de juros (...), bem como criar um extenso programa de obras públicas, que proporcionaria emprego e geraria uma demanda maior de produtos industriais”.

O texto refere-se qual modelo econômico e qual sua importância na primeira metade do século XX? _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 6. TEXTO I

Em visita ao Memorial do Holocausto o presidente Jair Bolsonaro afirmou não ter "dúvida" de que o nazismo era um regime de esquerda. Todavia, o próprio Centro Mundial de Memória do Holocausto, em Jerusalém, define o nazismo como de extrema direita. [...]Em entrevista ao jornal "O Globo" em setembro do ano passado, o próprio embaixador da Alemanha no Brasil, Georg Witschel, afirmou ser uma "besteira completa" dizer que o fascismo e o nazismo são movimentos da esquerda.

(Por G1 — Brasília: 02/04/2019 – https://g1.globo.com/politica/). TEXTO II

Os comunistas foram os primeiros enviados para campos de trabalho forçado. Depois, seguiram para o mesmo lugar judeus, testemunhas de Jeová, ciganos, eslavos, negros, homossexuais e muitos outros. Todos que se opusessem ao nazismo tinham esse destino. À entrada, encontra-se a frase “Arbeit macht frei” – O trabalho liberta –, mas esses campos de trabalho eram na verdade campos de extermínio dos considerados “inimigos do nazismo”.

(4)

Ao divergir do conhecimento histórico sobre o tema e seguir o caminho contrário aos estudos feitos por várias gerações de pesquisadores, o presidente brasileiro exemplifica uma postura muito perigosa na atualidade por ser fruto, geralmente, de opiniões sem embasamento científico, essa prática é denominada negacionismo científico. Com suas palavras, qual sua opinião sobre a crescente influência do pensamento anticientífico na atualidade?

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 7.

Disponível em: http://quadro-a-quadro.blog.br. Acesso em: 27 jan. 2012. (Foto: Reprodução/Enem)

“Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar.”

(COSTA, C. Capitão América, o primeiro vingador: crítica. Disponível em: www.revistastart.com.br).

A capa da primeira edição norte-americana da revista do Capitão América demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial. Com o fim da Segunda Guerra Mundial e o advento da Guerra Fria, essas histórias se tornaram um meio bastante eficiente para propagação da ideologia entre os jovens americanos.

a) Podemos dizer que o personagem em questão carrega algum tipo de mensagem ideológica? Explique.

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ ____________________________________________________

b) Qual sentido que esses quadrinhos poderiam ter após a Segunda Guerra Mundial?

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

(5)

8.

A imagem acima diz respeito à campanha em defesa da nacionalização das riquezas do solo brasileiro e a implantação de uma empresa brasileira para explorar o petróleo no Brasil. Comente sobre o contexto e os objetivos com relação à campanha “O petróleo é nosso”.

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ 9.

Na imprensa, devido à censura ou então ao apoio que os grandes meios de comunicação davam ao regime militar, se destacou a imprensa alternativa, que produziu conteúdo de oposição aos militares, mas também de protagonista em temas como a revolução sexual e a contracultura. O Pasquim, jornal de humor, que através de linguagem cômica denunciava a repressão militar, teve por várias vezes que suspender suas ativadas e muitos de seus jornalistas foram presos. A partir de seus conhecimentos sobre o tema, que mensagem a charge deseja transmitir sobre o Brasil daquela época?

_________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

(6)

10. "Para ganhar o voto popular, o candidato deve conhecer os eleitores por seu nome, elogiá-los e bajulá-los, ser generoso, fazer propaganda e levantar-lhes a esperança de um emprego no governo. (...) Talvez sua renda privada não possa atingir todo o eleitorado, mas seus amigos podem ajudá-lo a agradar a plebe. (...) Faça com que os eleitores falem e pensem que você os conhece bem, que se dirige a eles pelo seu nome, que sem parar e conscienciosamente procura seu voto, que você é generoso e aberto, que, mesmo antes do amanhecer, sua casa está cheia de amigos, que todas as classes são suas aliadas, que você fez promessas para todo mundo e que as cumpriu, realmente, para a maior parte das pessoas." (Marco Túlio Cícero, "Notas sobre as eleições")

Seria possível relacionar as práticas políticas na antiga Roma com a política na atualidade. Justifique sua resposta comparando as práticas políticas e também as estruturas de governo e cargos públicos na Roma Antiga e nos dias de hoje em nossa sociedade. _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ ________________________________________________________________ Bom desempenho!

Referências

Documentos relacionados

Ainda quanto à exploração de recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica, a Constituição assegura aos Estados, Distrito Federal, Municípios e órgãos

As empresas incluirão a média das comissões de vendas, produção, prêmios e a média das horas extras, consideradas estas, pelo número de horas extraordinárias trabalhadas

Nº COMPETIDOR CAVALO 1ªETAPA 2ª ETAPA 3ª ETAPA 4ª ETAPA 5ª ETAPA TOTAL. 1 PABLO

Nº COMPETIDOR CAVALO 1ªETAPA 2ª ETAPA 3ª ETAPA 4ª ETAPA 5ª ETAPA TOTAL.. 1 PABLO

A Premier permite que a sua organização defina configurações padrão de sistema e opções de configuração selecionáveis pelo usuário, como upgrades e

Mecânica Coração Eucarístico Engenharia Mecânica Vaga 30 Comandos Hidráulicos e Pneumáticos Noite 06 2T+4P Engenharia Mecânica Contagem 01 Vaga para as três

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

uma viatura ligeira para a GNR atura ligeira para a GNR atura ligeira para a GNR atura ligeira para a GNR : Com o objetivo de adquirir uma viatura ligeira para a GNR de Vila do