• Nenhum resultado encontrado

COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DO AMBIENTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DO AMBIENTE"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

COMISSÃO EUROPEIA

DIREÇÃO-GERAL DO AMBIENTE

Bruxelas, 8 de junho de 2020 REV1 – substitui o aviso de 28 de março de 2018

AVISO ÀS PARTES INTERESSADAS

SAÍDA DO REINO UNIDO E NORMAS DA UE EM MATÉRIA DE RECICLAGEM DE NAVIOS

Em 1 de fevereiro de 2020, o Reino Unido retirou-se da União Europeia e passou a ser um «país terceiro»1. O Acordo de Saída2 prevê um período de transição que termina em 31 de dezembro de 20203. Até essa data, o direito da União é aplicável integralmente ao e no Reino Unido4.

Durante o período de transição, a UE e o Reino Unido negociarão um acordo sobre uma nova parceria, que deverá prever nomeadamente uma zona de comércio livre. Contudo, não é certo que esse acordo seja celebrado e entre em vigor no termo do período de transição. De qualquer modo, tal acordo criaria uma relação que, em termos de condições de acesso ao mercado, seria muito diferente da participação do Reino Unido no mercado interno5, na União Aduaneira da UE e no espaço do IVA e dos impostos especiais de consumo.

Por conseguinte, chama-se a atenção de todas as partes interessadas, em especial dos operadores económicos, para o quadro jurídico aplicável após o termo do período de transição (parte A, infra), bem como para as regras aplicáveis na Irlanda do Norte após o termo do período de transição (parte B, infra).

Aviso às partes interessadas:

1 Um país terceiro é um país que não é membro da UE. 2

Acordo sobre a saída do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte da União Europeia e da Comunidade Europeia da Energia Atómica (JO L 29 de 31.1.2020, p. 7) (a seguir designado por «Acordo de Saída»).

3 O período de transição pode ser prorrogado, antes de 1 de julho de 2020, uma só vez por um período

máximo de um ou dois anos (artigo 132.º, n.º 1, do Acordo de Saída). Até à data, o Governo do Reino Unido excluiu essa prorrogação.

4 Sob reserva de determinadas exceções previstas no artigo 127.º do Acordo de Saída, não sendo

nenhuma delas aplicável no contexto do presente aviso.

5 Em particular, um acordo de comércio livre não contempla conceitos do mercado interno (no domínio

dos bens e serviços) como o reconhecimento mútuo, o «princípio do país de origem» ou a harmonização. Também não elimina as formalidades e os controlos aduaneiros, incluindo os respeitantes à origem das mercadorias e dos seus componentes, nem as proibições e restrições de importações e exportações.

(2)

Para fazer face às consequências previstas no presente aviso, os proprietários de navios que arvoram a bandeira de um Estado-Membro da UE são nomeadamente aconselhados a consultar as Partes A e B da Lista Europeia que enumera os estaleiros de reciclagem de navios, a fim de verificar se, após o período de transição, os seus navios poderão ser reciclados num dos estaleiros de reciclagem de navios atualmente localizados no Reino Unido.

De notar que:

O presente aviso não diz respeito: - ao transporte marítimo, - à segurança marítima,

- às emissões do transporte marítimo.

Relativamente a estes aspetos, estão em preparação ou foram publicados6 outros avisos.

A. QUADRO JURÍDICO APÓS O TERMO DO PERÍODO DE TRANSIÇÃO

Quando o período de transição terminar, o Regulamento Reciclagem de Navios da UE, Regulamento (UE) n.º 1257/20137, deixarão de ser aplicáveis ao Reino Unido8. Este facto terá, entre outras, as consequências descritas a seguir:

1. ESTATUTO DOS ESTALEIROS DE RECICLAGEM DE NAVIOS LOCALIZADOS NO REINO UNIDO

Nos termos do artigo 6.º, n.º 2, alínea a), do Regulamento (UE) n.º 1257/2013, os armadores de navios que arvoram a bandeira de um Estado-Membro9 devem assegurar que os navios destinados a ser reciclados o sejam exclusivamente nos estaleiros de reciclagem de navios constantes da Lista Europeia dos estaleiros de reciclagem de navios («Lista Europeia»).

À data de hoje, a Lista Europeia10 inclui os seguintes quatro estaleiros de reciclagem de navios localizados no Reino Unido, com as correspondentes datas de expiração.

6

https://ec.europa.eu/info/european-union-and-united-kingdom-forging-new-partnership/future-partnership/preparing-end-transition-period_pt

7

Regulamento (UE) n.° 1257/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 20 de novembro de 2013, relativo à reciclagem de navios e que altera o Regulamento (CE) n.° 1013/2006 e a Diretiva 2009/16/CE

8 No que diz respeito à aplicabilidade do Regulamento (UE) n.º 1257/2013 à Irlanda do Norte, ver Parte

(3)

Atualmente, todos estes estaleiros estão incluídos na parte A da Lista Europeia que enumera os estaleiros de reciclagem de navios localizados num Estado-Membro.

Nome do estaleiro Data de expiração da inclusão

Swansea Drydock Ltd 2 de julho de 2020

Harland and Wolff Heavy Industries Limited

3 de agosto de 2020

Able UK Limited 6 de outubro de 2020

Dales Marine Services Ltd 2 de novembro de 2022

Dos quatro estaleiros acima indicados, três estão localizados na Grã-Bretanha e um (Harland and Wolff Heavy Industries Limited) na Irlanda do Norte.

Em relação a dois dos três estaleiros localizados na Grã-Bretanha (Swansea Drydock Ltd e Able UK Limited), a inclusão na Lista Europeia expira antes do termo do período de transição. Por conseguinte, a partir das respetivas datas de expiração, as inscrições desses dois estaleiros na Lista Europeia passarão a ser nulas, a menos que o Reino Unido notifique a Comissão da renovação da autorização concedida a esses estaleiros para efetuar a reciclagem de navios e que os estaleiros em causa sejam novamente incluídos na parte A da Lista Europeia. Contudo, mesmo que o sejam, a inscrição torna-se nula uma vez terminado o período de transição. Consequentemente, os navios que arvoram a bandeira de um Estado-Membro da UE deixam de poder ser reciclados nesses estaleiros de reciclagem de navios após essas datas de expiração (ou seja, após 2 de julho de 2020 e 6 de outubro de 2020, respetivamente, ou — se os estaleiros forem novamente incluídos na Lista Europeia — após 31 de dezembro de 2020).

Quanto ao terceiro estaleiro localizado na Grã-Bretanha (Dales Marine Services Ltd), a inclusão na Lista Europeia expira depois do termo do período de transição. Por conseguinte, a inscrição desse estaleiro na Lista Europeia passará a ser nula findo o período de transição. Consequentemente, quando o período de transição terminar, os navios que arvoram a bandeira de um Estado-Membro da UE deixarão de poder ser reciclados nesses estaleiros.

Se os três estaleiros supramencionados localizados na Grã-Bretanha pretenderem continuar no futuro a reciclar navios que arvorem a bandeira de um Estado-Membro da UE, terão de apresentar um pedido à Comissão para inclusão na parte B da Lista Europeia, em conformidade com o artigo 15.º do Regulamento (UE) n.º 1257/2013. Em seguida, se forem considerados conformes com os requisitos substantivos do Regulamento (UE) n.º 1257/2013, podem voltar a ser incluídos na Lista Europeia, parte B, que enumera os estaleiros de reciclagem de navios aprovados localizados num país terceiro.

(4)

2. INVENTÁRIO DE MATÉRIAS PERIGOSAS

Em conformidade com o artigo 12.º do Regulamento (UE) n.º 1257/2013, todos os navios que arvoram a bandeira de um país terceiro e façam escala num porto ou ancoradouro de um Estado-Membro devem ter a bordo um inventário de matérias perigosas que cumpra o disposto nesse regulamento, acompanhado de um certificado («declaração de conformidade»).

Após o termo do período de transição, os navios que arvoram a bandeira do Reino Unido terão de cumprir este requisito.

B. REGRAS APLICÁVEIS NA IRLANDA DO NORTE APÓS O TERMO DO PERÍODO DE TRANSIÇÃO

O Protocolo relativo à Irlanda/Irlanda do Norte é aplicável após o termo do período de transição11. O Protocolo relativo à Irlanda/Irlanda do Norte é objeto de consentimento periódico da Assembleia Legislativa da Irlanda do Norte, terminando o período de aplicação inicial quatro anos após o termo do período de transição12.

O Protocolo relativo à Irlanda/Irlanda do Norte torna certas disposições do direito da União aplicáveis igualmente ao e no Reino Unido no que respeita à Irlanda do Norte. No Protocolo relativo à Irlanda/Irlanda do Norte, a União e o Reino Unido acordaram, além disso, que, na medida em que as normas da UE forem aplicáveis ao e no Reino Unido no que respeita à Irlanda do Norte, a Irlanda do Norte é tratada como se fosse um Estado-Membro13.

O Protocolo relativo à Irlanda/Irlanda do Norte prevê que o Regulamento (UE) n.º 1257/2013 se aplica ao e no Reino Unido no que respeita à Irlanda do Norte14.

Isto significa que as referências à União na parte A do presente aviso devem ser entendidas como incluindo a Irlanda do Norte, enquanto as referências ao Reino Unido devem ser entendidas como referindo-se apenas à Grã-Bretanha.

Mais especificamente, isto significa que:

 O estaleiro de reciclagem de navios localizado na Irlanda do Norte (Harland and Wolff Heavy Industries Limited) pode continuar a constar da parte A da Lista Europeia após o período de transição, desde que o Reino Unido notifique a Comissão da renovação da autorização concedida a esse estaleiro para efetuar a reciclagem de navios e que o mesmo seja novamente incluído na Parte A da Lista Europeia. Todavia, os serviços da Comissão ainda não receberam até à data uma comunicação nesse sentido da parte das autoridades competentes do Reino Unido.

11

Artigo 185.º do Acordo de Saída.

12 Artigo 18.º do Protocolo relativo à Irlanda/Irlanda do Norte. 13

(5)

 Ao fazer escala num porto ou ancoradouro da Irlanda do Norte, os navios que arvoram a bandeira de um país terceiro, incluindo do Reino Unido, devem ter a bordo um inventário de matérias perigosas que cumpra o disposto no Regulamento (UE) n.º 1257/2013 (ver secção A2 do presente aviso).

O sítio Web da Comissão sobre a reciclagem de navios

(https://ec.europa.eu/environment/waste/ships/) contém informações adicionais,

incluindo a última versão da Lista Europeia de estaleiros de reciclagem de navios. O sítio será atualizado sempre que necessário.

Comissão Europeia Direção-Geral do Ambiente

Referências

Documentos relacionados

Bento Pereira apresenta uma lista de autores e obras em língua portuguesa, de vários pendores: religioso, enciclopédico, dicionarístico, e literário.A escolha destas obras

The ultimate objectives of this work are to obtain the Failure, Mode, Effects, and Criticality Analysis (FMECA), with application of the Reliability Centered

A realização desta dissertação tem como principal objectivo o melhoramento de um sistema protótipo já existente utilizando para isso tecnologia de reconhecimento

O 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) é um estágio profissionalizante (EP) que inclui os estágios parcelares de Medicina Interna, Cirurgia Geral,

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Para melhorar o desempenho dos acor- dos, recomendamos implementar e divulgar as auditorias independentes sistematicamente; aumentar o registro e a confiabilidade do Ca-

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar