• Nenhum resultado encontrado

RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO PROJETO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO PROJETO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO E DA PROPOSTA CNPJ da Instituição: CNPJ da Instituição: 10.820.882/0003/57 Nome da Instituição:

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ – CAMPUS LARANJAL DO JARI

Nome do

Dirigente:

Marialva do Socorro Ramalho de Oliveira de Almeida Telefone de

Contato com DDD:

(96) 99120-3017

RESPONSÁVEL PELA ELABORAÇÃO DO PROJETO

Nome:

Esp. ELTON SOUSA DOS SANTOS - Coordenador (participante do grupo de pesquisa: GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ e professor de Educação Física); Dr. DIEGO ARMANDO SILVA DA SILVA (Líder do grupo de pesquisa: "Centro de estudos em ecologia e manejo na Amazônia" e Coordenador do projeto "Trilha ecológica Wajãpi ");

Esp.THIAGO VINICIUS MELO CORRÊA (Professor de Educação Física);

Ma. JACKLINNE MATTA CORREA (Professora de Meio Ambiente e Coordenadora do projeto de "Handebol no IFAP"); Esp. LUIZ FERNANDO LOBATO SARAIVA (Professor de Matemática e Coordenador do projeto de "Futsal no IFAP"); Dr. WANDERSON MICHEL DE FARIAS PANTOJA (Professor de matemática e Coordenador do projeto de "Voleibol no IFAP"); Dr. JACEGUAI SOARES DA SILVA (Coordenador de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-graduação do IFAP, Campus Laranjal do Jari).

E-mail: elton.santos@ifap.edu.br Telefone de

Contato com DDD:

(96)98118-5619

INFORMAÇÕES GERAIS DOS NÚCLEOS

Quantidade: 1

Tipo: Núcleos e centros de pesquisa e desenvolvimento do futebol-Academia do futebol.

(2)

DOCUMENTO TÉCNICO DO PROJETO

1 . INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE IFAP, CAMPUS LARANJAL DO JARI

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP, Campus Laranjal do Jari, está instalado no município de Laranjal do Jari-AP, conforme censo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010) é a cidade de terceira maior concentração populacional do Estado do Amapá, com aproximadamente 47.554 habitantes e também integra a região do Vale do Jari, que agrega os municípios de Vitória do Jari (14.991 habitantes) e Almeirim, no Pará (33.195 habitantes). Sendo uma instituição de educação básica e profissional, pluricurricular, multicampi e descentralizada, a partir de 2010, seguindo a política de atuação passa a ofertar gradativamente cursos nos diferentes níveis e modalidades do ensino técnico e tecnológico, com o compromisso de viabilizar o desenvolvimento integral do cidadão trabalhador, baseado na tríade: Ensino, Pesquisa e Extensão, exerce sua ação pedagógica de forma teórico-prática e inovadora, visando o saber na premissa do desenvolvimento operacional, por meios de metodologias criativas e ativas, tendo o aluno como sujeito dinâmico em seu processo de aprendizagem.

Em uma perspectiva histórica, destacamos a atuação do Campus Laranjal do Jari, desde o início de suas atividades de ensino, que remonta ao dia 8 de setembro de 2010, atendendo, a princípio, 280 alunos, em um prédio cedido pela Universidade Federal do Amapá (Unifap). Os primeiros cursos implantados – definidos em audiências públicas, com foco nos arranjos produtivos locais – foram os cursos técnicos na forma subsequente, em Informática, Secretariado e Secretariado Escolar, este último, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, devido ao convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Laranjal do Jari (PMLJ) e o IFAP, visando capacitar servidores que atuavam nas secretarias escolares do município. A partir de 2011, o Campus Laranjal do Jari inicia sua primeira oferta do ensino médio na forma integrada, por meio dos cursos técnicos em Informática, Secretariado e Meio Ambiente. Em janeiro de 2012, com a conclusão da primeira parte da obra predial do campus, e já com instalações definitivas, e inserido o curso técnico em Comércio na modalidade Proeja - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos.

O Campus ofertou a partir de 2011, o Programa Federal “Mulheres Mil” e chegou a atender mais de cem mulheres em situação de risco e vulnerabilidade social, com os cursos de Auxiliar Administrativo, Almoxarife, Recepcionista de Eventos e Cuidador de Idosos, com término em 2013. Houve ainda a oferta de mais de 300 vagas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em uma parceria com o governo do Estado e a Secretaria de Estado da Educação (SEED) que foi desenvolvido na Escola Estadual Sonia Henriques Barreto e nas dependências do campus. Os cursos ofertados através do Pronatec foram o de Auxiliar de Administração, Operador de Microcomputadores, Agente de Desenvolvimento Socioambiental e Auxiliar de Fiscalização Ambiental, com início em abril de 2012 e término em junho do mesmo ano.

Ofertamos durante os 10 anos de atividades os mais variáveis Cursos de Formação Inicial e Continuada Executados no Campus Laranjal do Jari e Programas de Extensão da Rede Federal de Educação, Profissional e Tecnológica, dentre eles elencamos: Curso FIC de Atualização em Língua Portuguesa; Atendimento ao Público;

(3)

Recreador; Recepcionista de Eventos; Inclusão Digital Rural; Auxiliar Administrativo; Projeto Sear: Secretários-Executivos Agindo e reconstruindo no Estado do Amapá – componentes: História da Cultura Amapaense; Fotografia; Teatro, Coral e Danca; Saúde da Mulher; Noções Básicas de Secretariado; Ética, Etiqueta Social e Profissional; Noções de Língua Inglesa, Informática níveis Básico e Intermediário, Redação de documentos; Rede Brasil Mulher - Empreendedorismo; Bancos de Dados; Informática Básica.

Por meio de convênio, em 2014, foi ofertado no campus, em parceria com o Incra, o curso de Meio Ambiente na forma subsequente, para os assentados do Loteamento Maria de Nazaré Mineiro, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), concretizando o início de parcerias com os segmentos residentes no Vale do Jari, mostrando o despertar do potencial que estava sendo vislumbrado nos anos iniciais. No crescimento das suas políticas de verticalização, ainda nos anos de 2014, deu-se início a primeira oferta de Ensino Superior do Campus Laranjal do Jari, com o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, contemplando o protagonismo na formação de professores. O Campus Laranjal do Jari também oferta, desde 2015, o curso de Tecnólogo em Gestão Ambiental.

Para atender as demandas na modalidade de Educação a Distância – EAD, foram ofertados os cursos em Segurança do Trabalho, Servicos Públicos e Meio Ambiente, todos na forma subsequente ao ensino médio. No início de 2017, o campus ofertou mais um curso na modalidade de Educação de Jovens e Adultos: o curso técnico em Agronegócios, com 40 alunos matriculados. No segundo semestre do mesmo ano, ocorre a oferta de mais uma turma de Informática, na forma subsequente.

Destacamos-nos atualmente como o segundo maior campus do Instituto Federal do Amapá, mas também, o mais antigo junto com o campus da capital e, conforme iremos demonstrar, nos qualificamos como campus de maior produção de pesquisa e inovação tecnológica, acessando programas e bolsas institucionais, nesse sentido avançamos para uma atuação referencial dentro e fora do Estado do Amapá.

O IFAP contribui com o desenvolvimento local por meio de pesquisa aplicada e produtos de inovação tecnológica, com Arranjo Produtivo Local baseado em produtos agroextrativistas e atualmente oferecemos uma pós-graduação Lato Sensu em Biotecnologia Ambiental, além da pós-graduação Lato Sensu em Agroextrativismo e Desenvolvimento Regional, com previsão para início em 2020.2. Também atuamos em pesquisas aplicadas para o desenvolvimento de filtro ecológico oriundo de resíduos de produtos agroextrativistas, principalmente castanha do Amazônia e açaí. Um professor do Campus Laranjal do Jari foi premiado nacionalmente pelo trabalho realizado sobre a "Geolocalização das castanheiras-da-Amazônia e sua relação com produtividade do fruto". Também há estudo da cadeia de valor de produtos agroextrativistas, patente registrada no INPI com um aplicativo de valorização de unidades de conservação do estado; pesquisas com isolamento do princípio ativo de Begnina a partir do caroço do Uxi (espécie nativa da região).

O IFAP - Campus de Laranjal do Jari, ao se consolidar durante o esforço conjunto e empenho de todos que o compõem, passa a atuar em ramos diversificados para atender a região do Vale do Jari, no que tange ao setor produtivo, econômico, tecnológico, ambiental, dentre outros, a partir de seus eixos tecnológicos: Meio Ambiente e Saúde; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Recursos Naturais, atuando no desenvolvimento local e regional. Atuamos sempre de forma interdisciplinar, pois

(4)

nossas atividades visam a sincronização epistémica, metodológica e tecnológica dos cursos que ofertamos e nas pesquisas científicas realizadas.

2. DADOS GERAIS DA PROPOSTA

OBJETO

Implantação de 01 núcleo de futebol para desenvolvimento do "Programa Academia & Futebol".

JUSTIFICATIVA DO PROJETO

O futebol é um esporte enraizado na cultura do brasileiro em virtude de muitos fatores: seu caráter popular, as conquistas de títulos, por seu prestígio nacional e internacional e a possibilidade de sua prática em qualquer lugar, em um grande estádio ou em um terreno baldio. Esse espírito desportista, que parece nascer com o brasileiro, é levado tão a sério, que mesmo diante de adversidades de cunho político, social, econômico que o país em quaisquer momentos sofreu, sofre ou pode sofrer, a população se permite atravessar por sentimentos nostálgicos e jubilosos, que sem os quais seriam mais difícil viver.

o futebol (...) acabou sendo assim: é um espetáculo popular, é um espetáculo de massa, é um espetáculo de grande entretenimento, de uma forte competição e redefine várias coisas que, na arquibancada, o homem é capaz de pensar e, no campo, igualmente, exercita. Por exemplo, a lealdada, a inteligência da convivência, a solidariedade constante, o fato de que as pessoas não podem viver sozinhas. Vem o Leandro Damião, mas tem que estar alguém próximo. Isso é importante porque é companheirismo, mas é também um segmento lógico do jogo. (...) O futebol não é apenas uma metáfora da vida real. Ele é, na verdade, a reprodução idealizada da vida real, embora em outros termos -o que é diferente de uma metáfora, A metáfora é uma ideia no lugar de outra ideia. Mas aqui é fato no lugar de outro fato. [grifos do autor] (OSTERMAN In AZAMBUJA et al., 2011, p. 123)

E DaMatta (1982) acrescenta:

o futebol é um objeto social complexo e que pode ser socialmente apropriado de vários modos em diferentes sociedades. Isso permite que um mesmo esporte seja uma diversão na América e um instrumento de comunicação social e de construção de identidade nacional em países como o Brasil. (DAMATTA, 1982, p. 29)

Dentro desta perspectiva e levando em consideração a importância na formação do jovem e o contexto relevante em que o esporte se insere na vida da sociedade brasileira, é imprescindível que ações sejam feitas absorvendo essa amálgama de vantagens e possibilidades que o esporte, especificamente o futebol, pode trazer. Juntar, nesse caso, atividades físicas, desenvolvimento cognitivo, motor, educação e lazer em

(5)

uma modalidade, parece-nos o caminho promissor para a aplicação de ações como a Academia de Futebol, objeto maior desse projeto.

O Instituto Federal do Amapá, Campus Laranjal do Jari, já possui um histórico de atividades esportivas. As práticas educativas, atualmente desenvolvidas, já trazem em seu fazer pedagógico a inserção de princípios e filosofias que resguardam a importância das atividades físicas, de maneira geral, em seu projeto político pedagógico. Pensando no bom funcionamento e na ampliação dessa proposta, é salutar desenvolver práticas outras que engrandecem o desenvolvimento desse esporte, o qual traz benefícios inumeráveis ao jovem.

A cidade de Laranjal do Jari, onde se encontra um dos campi do Instituto Federal do Amapá, situa-se ao sul do Estado do Amapá com quase 50 mil habitantes, conforme estatísticas de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É conhecida por Princesa do Rio Jari por ser a maior cidade do rio homônimo. É conhecida também como Beiradão, por ser construída na beira do mesmo rio.

O município de Laranjal do Jari é tido como o centro urbano e onde se concentram quase que todas as atividades culturais, sociais e esportivas no Vale do Jari, que abrange os municípios de Vitória do Jari, Monte Dourado-PA, Munguba-PA, Almerim-PA e comunidades ribeirinhas.

Apesar dos problemas que circundam a cidade de Laranjal do Jari, o campus é o segundo maior dentre os seis campi pertencentes ao IFAP, quando à logística, extensão, abrangência e importância. Apresenta-se, nesse grau, como um importante centro de ensino e formação para a cidade que o recebe e demais comunidades adjacentes. É, portanto, o responsável por um desenvolvimento social em níveis diversos, no que se refere a setores técnicos, sociais e educacionais, dentre outros, da região.

Pensando na tríade ensino-pesquisa-extensão, o presente projeto se insere perfeitamente no programa político de esporte da Secretaria de Nacional de Futebol e Direitos do Torcedor, quando, no seu desenvolvimento, consegue, e forma evidente, aplicar os três braços que constituem a máxima principal dos IFs e seus projetos socais-educacionais.

Relacionar esporte e educação, é-nos a mais profícua das ações para uma região já tão castigada pela falta de acesso, pela falta de oportunidades e que enfrenta a escassez de boas políticas de incentivo às práticas desportivas. O Instituto, com este projeto, busca diminuir as disparidades dessa realidade em relação ao que se deseja como projeto macro para o desenvolvimento do país.

Trazer, portanto, essa prática do esporte como lazer, desenvolvimento humano, político e sociocultural é o acerto para melhores condição de subsistência, vivência e crescimento para os jovens e a população em geral. Como ignorar, portanto, o que diz Tubino (2006), sobre o esporte como um fenômeno sociocultural, cuja prática é considerada direito de todos, e que tem no jogo o seu vínculo cultural e na competição o seu elemento essencial, o que deve contribuir para a formação e aproximação dos seres humanos ao reforçar o desenvolvimento de valores como a moral, a ética, a solidariedade, a fraternidade e a cooperação, o que pode torná-lo num dos meios mais eficazes para a comunidade humana.

OBJETIVO GERAL

Implementar Centro de Desenvolvimento do Programa Academia de Futebol através do Instituto Federal do Amapá, Campus Laranjal do Jari, visando dar acesso à

(6)

cultura e à prática do futebol para jovens do sexo masculino e feminino à comunidade escolar e em geral; com uma prática socioeducativa que auxilia na diminuição da desigualdade e no acesso irrestrito ao esporte e ao conhecimento, fomentando um crescimento e desenvolvimento do jovem quantos às suas aptidões físicas, cognitivas e emocionais, conjunto de valores que o esporte pode e deve propiciar.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Proporcionar a prática de Futebol entre jovens do sexo masculino e feminino da cidade de Laranjal do Jari, comunidades e entornos, através da iniciação e do aprofundamento do conhecimento sistemático sobre as técnicas e táticas da modalidade; Promover ações socioculturais e educativa, tais como encontros, eventos, competições, por meio do Futebol, com base nos fundamentos/princípios pedagógicos em um contexto saudável da disputa e do aprendizado;

Incentivar a prática regular do esporte, especificamente do Futebol, como ação desportiva de grande alcance e aceitabilidade por parte da comunidade, trazendo a esta a possibilidade do lazer, do entretenimento eivado de uma prática que não se desvincula da educação. Sendo, portanto, mais uma ferramenta de sociabilidade e crescimento ao jovem da comunidade;

Incentivar a pesquisa e a difusão do conhecimento do futebol e suas variações; Formar profissionais que atuem no futebol e suas variações através do ensino de técnicas e estudos aprofundados sobre a modalidade, tais como o conhecimento da legislação, gestão, responsabilidade fiscal e direitos do torcedor do futebol brasileiro.

RESULTADOS ESPERADOS

Diante desta proposta de projeto e sua execução esperamos criar e organizar a prática do futebol, atendendo 75 adolescentes de ambos os sexos. A oferta desta modalidade dar-se-á no turno matutino, possibilitando a participação em campeonatos competitivos, amistosos e torneios, acompanhados de profissionais especializados, consequentemente aumentando o nível do esporte no município de Laranjal do Jari, tendo em vista a descoberta de novos talentos, fortalecendo o esporte em nível nacional, bem como auxiliando na formação de cidadãos que percebam o esporte como ferramenta que agregue valores à sua formação.

Formação das equipes de ambos os sexos na modalidade, visando atender jovens de escolas públicas de ensino para treinos, aprimoramento de técnicas, aulas teóricas e práticas, buscando lapidar esse jovem em busca de competições internas e externas, em diversos eventos da região.

Atender jovens em situação de vulnerabilidade social, oportunizando experiências socioeducativas através do esporte, visando a inserção no contexto social ao qual talvez muitos não teriam acesso; retirando-os das ruas e criando uma rotina de aprendizados, crescimento pessoal e desenvolvimento social.

Espera-se, também, como resultado, que haja uma maior difusão do conhecimento técnico a respeito do futebol e suas variações, sua legislação, os direitos

(7)

do torcedor e aspectos sócio-econômico-culturais culminando em publicações científicas que expressem diagnósticos e reflexões quanto ao impacto e relevância dessa modalidade esportiva.

METAS DE ATENDIMENTO – PÚBLICO ALVO

Atender a 150 jovens, de ambos os sexos, sendo 60% jovens do sexo feminino e 40% jovens do sexo masculino, no projeto Academia e Futebol;

Implantar o núcleo de estudos permanentes do futebol do município de Laranjal do Jari.

3. Informações de Núcleo

DADOS DE NÚCLEO

O projeto Academia & Futsal será executado com ambos os sexos, sendo o centro de vivências práticas realizadas no INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ - IFAP (Campus Laranjal do Jari), que será destinado aos treinos, eventos esportivos, pesquisa de futuros trabalhos científicos.

Em reforço do projeto teremos como espaços alternativos, através de parceiros como a Secretaria de Esportes que irá disponibilizar espaços como a praça da juventude, estádio municipal. A Escola Raimunda Capiberibe com a disponibilidades de seus espaços esportivos bem como alguns de seus alunos

As atividades ocorrerão no período matutino, tendo em vista que na cidade de Laranjal do Jari, por características socioculturais, há uma concentração considerável de matrículas escolares no turno vespertino e entendemos que, mesmo não sendo requisito obrigatório de participação, parte do público potencial do projeto, pode ser oriundo das redes de ensino.

(8)

IFAP - O Instituto Federal do Amapá (Campus Laranjal do Jari) - Dispõe de Espaços como área de lazer para execução de treinos, ginásio poliesportivo, sala de reuniões, auditório, laboratórios, servidores e alunos monitores, ônibus para transporte para as atividades de pesquisa, extensão e eventos do projeto.

(9)

● Escola municipal Raimunda Capiberibe, CNPJ 03.431.267/0001-21, instituição parceira com o projeto comprometendo-se em participar conosco, com Ginásio poliesportivo e os alunos.

(10)

● Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, CNPJ 23.066.905/0001-60, Estádio, praça da juventude e áreas de lazer para treinos.

(11)

● Agremiação Bucho Quebrado Esporte Clube, CNPJ 02.669.788/0001-59, disponibilidade de piscina, campo de futebol e futebol de areia.

(12)

4. DIVULGAÇÃO E INSCRIÇÃO

DIVULGAÇÃO

O Projeto será divulgado por meio da Assessoria de Comunicação do IFAP (homepage, e-mail list), por meio de panfletos e cartazes e em reuniões junto aos nossos parceiros, em futuros eventos, e meios da área esportiva e afins.

INSCRIÇÕES DOS PARTICIPANTES

As inscrições serão feitas de acordo com o número de vagas e as faixas etárias:

1) 90 vagas para jovens do sexo feminino de Futebol de Campo com idade entre 13 a 18 anos;

2) 60 vagas para jovens do sexo masculino de Futebol de Campo com idade entre 13 a 18 anos;

Os encontros serão realizados três dias semanalmente. Cada turma terá o quantitativo de 25 alunos(as) que se realizará no período matutino com atividades de futebol de Quadra, Society em dias alternados. É importante ressaltar que aos finais de semana serão realizados torneios, amistosos e campeonatos, quando assim for planejado.

O critério de participação será a seguinte: no ato da inscrição, comprovante de residência; documentos pessoais e autorização dos pais para ambos os sexos.

MONITORAMENTO E CONTROLE

-Os estudos, estratégias e organizações serão realizados semanalmente com duração de 4h. com a participação de monitores e coordenadores do projeto;

-O planejamento será quinzenal visando a práxis pedagógica, discursões, resoluções de problemas e conflitos com o objetivo de obter maior êxito diante do processo de ensino/aprendizagem;

-Ampliar a discussão de temas mais expressivos que precisam ser abordados e aprimorados;

-Faremos o controle de frequência dos monitores, estagiários e participantes, bem como, registros de imagens das atividades realizadas em cada turma, compondo assim um banco de imagens destinados ao programa.

-Confecção de relatórios contento resultados que podem, a posteriori, servir para a produção de artigos e/ou trabalhos científicos.

(13)

QUADRO RESUMO

Nº de Núcleos 01

Valor solicitado R$ R$ 210.882,89

CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO

Vigência Número de meses para estruturação

necessária ao desenvolvimento do

projeto

Número de meses para o efetivo atendimento (incluindo 1 mês de

Recesso)

Até 24 meses

3 meses 21 meses

LEVANTAMENTO DE ITENS DO PROJETO IFAP CAMPUS LARANJAL DO JARI

ACADEMIA DE FUTEBOL1

QNT DESCRIÇÃO POR ITENS Valor Uni Valor Total 75 Bola oficial de futebol de campo costurada

em PVC -

R$82,98 R$6.223,50 75 Bola oficial de Futsal Penalty STORM 500

Costurada XVIII

R$92,90

R$6.967,50 100 Kit uniforme completo - Juvenil (Meião,

Short e Camisa) em Drifit sublimado e personalizado

R$68,65 R$6.865,00

50 Kit uniforme completo - Adulto (Meião, Short e Camisa) em Drifit sublimado e personalizado

R$68,65 R$3.432,50

20 Uniforme profissional de trabalho R$68,65 R$1.373,00 300 Colete em poliéster em tecido colmeia

dupla face, com laterais com elástico e dimensões aproximadas de 45cm/61cm

R$6,90 R$2.070,00 05 kit de cone demarcatório “chapéu chinês”

em PVC flexível e dimensões aprox. de 19,8x5,0 (LxA)

com 20 unidades

R$43,90

R$219,50 04 Kit cone de agilidade funcional em PVC

com 24cm contendo 20 peças

R$129,90 R$519,60 10 Saco / bolsa / sacola para transportes de

bolas em nilon com capacidade mínima para 8 bolas

R$59,90 R$599,00

08 Bolsa saco para fardamento / uniforme de

futebol de campo R$67,49

R$539,92 02 Jarra térmica 5 galões com roda e alça

telescopica 18/9 litros

R$629,90

R$1.259,80

1 A cotação foi realizada no dia 19/08/2020.

(14)

01 Notebook – core i5 8G 1TB LED HD 15’6 WIN 10

R$3.699,99 R$3.699,99 01 Tablete Octacore 512G tela 10.1” R$514,38 R$514,38

01 Máquina de lavar 12KG2 R$1.599,00 R$1.599,00

08 Rede de traves futsal (4 Pares) R$194,90 R$1.559,20 08 Rede de traves futebol de campo (4 pares) R$341,10 R$2.728,80 20 Serviços de terceiros – Contratação de trio

de Arbitragem

R$160,00 R$3.200,00

150 Chuteira Society R$73,64 R$11.046,00

150 Chuteira para Futsal R$89,80 R$13.470,00

04 Kit de Cone furado com barreira funcional (8 cones demarcatórios furados flexíveis de 5 níveis desmontáveis)

R$209,90 R$839,60

10 Bomba inflável plástica com agulha R$44,00 R$440,00 08 Apito Arbitro FIFA Profissional R$21,00 R$168,00 04 Escadas funcional de agilidade com 10

degraus em Nylon

R$79,90 R$319,60 02 Kits com 10 estacas de agilidade com base

de 160cm

R$229,90 R$459,80 02 Pranchetas táticas de futebol de campo R$74,90 R$149,80

04 Calibrador R$39,00 R$156,00

08 Pares de luvas de Futebol de campo TAM (G) para goleiro

R$74,90

R$599,20 08 Pares de luvas de Futebol de Campo TAM

(M) para goleiro

R$74,90

R$599,20 150 Kit Atleta (squeeze personalizado, mochila

e crachá de identificação) R$79,90

R$11.985,00 21 Serviços de terceiros – empresa

terceirizada incluindo a manutenção de materiais e equipamentos, serviços gerais e manutenção da piscina.

R$120,00 R$2.880,00

100 Passagens rodoviárias ida e volta (para participação em evento a nível estadual esportivo)

R$70,00 R$7.000,00

100 Diárias (Alimentação, translado, hospedagem)

R$130,00 R$13.000,00

01 24 COORDENADOR R$2.000,00 R$48.000,00

01 21 PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA R$1.500,00 R$31.500,00

01 21 MONITOR R$600,00 R$12.600,00

01 21 BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA R$600,00 R$12.600,00 TOTAL R$210.882,89

Referências

Documentos relacionados

14º A avaliação da aprendizagem do discente em Progressão Parcial, realizada pelo docente responsável, deverá utilizar vários recursos pedagógicos e metodologias diversificadas,

Ademais, as ações do governo com a realização de feiras do peixe vivo, semanas do peixe, feiras populares, cartilhas com dicas para manipulação de pescado, além

O quadro de analfabetismo no nosso país motivou o MEC a instituir, em 2008, a Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos

O objetivo desta atividade é avaliar a capacidade de escrita do aluno e também criar um ambiente propício para a discussão do Mercado Financeiro na..

As características encontradas em Laranjal do Jari, no Estado do Amapá, associadas à produção diária dos resíduos orgânicos caracterizados como agroextrativistas fizeram

20:00 às 21h Palestra – A Mulher Como Protagonista na Ciência Brasileira Ana Paula Rodrigues, Mestre, Museu Emílio Goeldi/UFPA) Mediadora: Lilian do Carmo, Mestre, Professora de

1º momento: Divide-se a turma em grupos. Explicação do símbolo usado em circuitos para resistores. 2º momento: Explicação da associação de resistores em série e o cálculo

Neste artigo, após esta introdução, apresentam-se os materiais e o método, por- menorizando os procedimentos metodológicos, que estão na base desta avaliação da sustentabilidade.