• Nenhum resultado encontrado

Leitura crítica e compreensão do texto em Espanhol/ LE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Leitura crítica e compreensão do texto em Espanhol/ LE"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Leitura crítica e compreensão do texto em Espanhol/ LE

MSc. Maria Divina Moreira dos Santos Silva (CEFET de Urutaí)

Este trabalho é resultado de pesquisa realizada em aula de espanhol/ LE através da pesquisa-ação que permite que o professor avalie sua ação pedagógica pela observação das ações em sala de aula. Desse modo, o professor diagnostica o que está sendo feito na aula: se está sendo produzido algum conhecimento, se há falhas em suas ações e se essas falhas são corrigíveis. A partir daí, o professor pode viabilizar mudanças nas estratégias de ensino. Segundo Moita Lopes (2002, p. 184), “a sala de aula deixa de ser o lugar da certeza, ou de aplicação de um conhecimento pronto e acabado, e passa a ser o espaço da procura do conhecimento”.

O objetivo do trabalho foi investigar em aula de leitura em espanhol/ LE, como a compreensão do texto acontece, de acordo com o modelo da Teoria Interacionista. Tomou-se também por base a teoria das Inteligências Múltiplas que sugere considerar-se os diferentes perfis intelectivos dos estudantes no ambiente de sala de aula.

A compreensão do texto na aula de língua estrangeira, nesse caso, espanhol, foi trabalhada seguindo o modelo interacionista de leitura, segundo o qual é possível o desenvolvimento da consciência crítica do leitor através da linguagem porque nela se refletem as relações de poder na sociedade, e que ao negociar o significado do texto, o leitor marca sua passagem pelo mundo, seu lugar social (MOITA LOPES, 2002, p. 143). De acordo com Bolívar (1986, 1994, 2000, p. 33), a leitura crítica envolve três aspectos, a saber, a interação, dois participantes e o texto. Ainda de acordo com a autora, o leitor negocia não só informação mas também avalia,

(2)

num plano macro, através da linguagem, a visão de mundo, as crenças, os sentimentos e os valores expressos, e, num plano micro, a constituição do texto pelas escolhas lingüísticas utilizadas pelo autor. Para a autora, a leitura deve implicar a compreensão de: para que se lê um texto, por que se lê, e quais são os efeitos da leitura na formação da identidade individual e social.

Antes de cada leitura, foram propostas reflexões com a finalidade de ativar os conhecimentos de mundo que o leitor já tem incorporado e despertá-lo para a natureza comunicativa da leitura que não se dá em mão única: autor/ leitor, mas que se constrói com a participação do leitor num diálogo com o autor. Para o pré-aquecimento, em cada sessão de leitura foi utilizado sempre algo concreto, como por exemplo, slides com referência ao assunto a ser lido. Para a leitura de cada texto, foi sugerido que a fizessem individualmente ou em dupla.

Após cada leitura buscou-se compreender os significados das palavras, seu emprego na sentença, os tempos verbais e as pistas lingüísticas denotadoras da estrutura retórica. O reconhecimento do gênero pelo conteúdo temático, o plano de composição e o estilo. Reconhecimento e fixação de vocabulário.

Para a ativação do conhecimento esquemático buscou-se explorar, na interpretação do texto, o aspecto semântico: a averiguação das orientações semânticas do discurso; as macroestruturas, as semelhanças e diferenças entre as duas línguas, espanhol e português; os constructos culturais na América Latina; as estruturas e estratégias discursivas, a comparação, a generalização, as advertências e as pressuposições denotadoras do lugar sócio-político-cultural do autor. Buscou-se compreender o texto seguindo as pistas lingüísticas do autor que vão além da palavra escrita: seus propósitos, valores e crenças. Buscou-se compreender se se tratavam de textos conservadores, ou se evidenciavam as mudanças sociais ocorridas na sociedade moderna, envolvendo as relações familiares, as diferenças de gênero, de raça, de classe social, de orientação sexual e de identidade. Conforme Fairclough,

(3)

citado por Bolívar, o discurso é “una forma en que la gente actúa sobre el mundo y sobre los demás, así como un modo de representación” (BOLÍVAR, 2000, p. 30).

De acordo com a teoria das Inteligências Múltiplas, Gardner assinala que todos os individuos têm não uma, mas sim uma diversidade de inteligências que marcam as potencialidades e acentos significativos de cada indivíduo, acentuadas por força e debilidades em toda uma série de cenários de expansão da inteligência (GARDNER, 1983, 1993; PALMBERG, 1990). O conhecimento dessas capacidades perceptivas do indivíduo provocou mudanças na forma de explorar novas estratégias de comunicação que atinjam públicos heterogêneos, como é o caso da sala de aula de língua estrangeira, onde o professor conta não só com um público heterogêneo, como também com habilidades, potencialidades, fraquezas e motivações diversas.

Assim, durante a pesquisa, as atividades propostas foram variadas e orientadas para a inclusão do maior número possível de participantes. Foram desde a simples elaboração e distribuição de convites para exibição de filme, passando pela requisição e organização do espaço para a exibição do filme, estruturação de entrevista, distribuição e recolhimento do questionário, leitura e avaliação do questionário, construção de gráfico e legenda, concurso de frases de efeito, debates, fotografias até a criação de uma página web para upload das atividades e textos.

Os textos em espanhol, originais, propostos para a leitura, foram: “Las implicaciones éticas de la epidemia del HIV/ SIDA”; “La orientación sexual como sistema de prevención de la salud”; “El índice de desarrollo humano (IDH)”; “Hambre aflige a 854 millones de personas en todo el mundo”. Cada leitura motivou outras, como a dos filmes: Filadelfia, 1993, de Jonathan Demme; Hotel Ruanda, 2004, de Terry George, Diarios de motocicletas, 2004, de Walter Salles e a animação Se o mundo fosse uma aldeia, Synapse.

A compreensão leitora averiguada se baseou na teoria interacionista de que fala Fairclough e Bolívar (2000, p. 33) que se caracteriza pela visão de que a

(4)

leitura envolve os processos perceptivos e cognitivos. O leitor ativa, ao ler, seus conhecimentos prévios, antecipando em alguns casos a leitura e desse modo interage com o autor para construir o significado através do texto. Segundo Griffin,

los que aprenden una L2 después de tener ya formada la L1 también aprenden la L2 a través de la negociación del significado, pero tanto la negociación misma como los tipos de mensajes que se intercambian, son diferentes que cuando una persona aprende su primera lengua (GRIFFIN, 2005, p. 45).

A estratégia da leitura se baseou na busca da percepção do lugar social do autor e do leitor — o aluno — e da negociação do significado levando em conta seus valores, crenças e o contexto social em que vivem (MOITA LOPES, 2002, p. 142).

As discussões conduziram a outras leituras, por exemplo, de textos em vídeo, do filme Philadelphia de Jonathan Demme, 1993, cuja temática os estudantes desconheciam. Também a uma série de debates a respeito de preconceito, relações de gênero, homossexualidade e família.

A leitura do segundo texto, “La orientación sexual como sistema de prevención de la salud”, gerou outros debates e discussões, pesquisas sobre DSTs e saúde pública, desenvolvimento social na América Latina, segurança e meio ambiente. O terceiro texto, “El índice de desarrollo humano (IDH)”, também motivou outros debates, busca pelas informações do IDH de cada país da América Latina em comparação com o IDH do Brasil, suas repercussões no âmbito social nas distintas regiões do país, as diferenças sociais e a manutenção da pobreza pela injustiça social da desigualdade. O quarto e último texto, “Hambre aflige a 854 millones de personas en todo el mundo”, conduziu à leitura de outros vídeos. Hotel Rwanda, 2004, de Terry George e Diarios de motocicletas, 2004, de Walter Salles. Nos dois filmes são retratados problemas sociais e políticos, e os povos afligidos por esses problemas em diferentes contextos. E por último, a leitura da animação Se o mundo fosse uma aldeia, distribuição Synapse, direção de Jamie Whitney.

(5)

Para finalizar foi criada uma página web onde foram disponibilizados fotografias dos estudantes durante a realização das tarefas, textos e trabalhos relacionados com as atividades pesquisadas.

A pesquisa revelou que, na compreensão de texto, seguindo-se o modelo de leitura interacionista, há espaço para a reflexão e para a construção da consciência crítica e que ao se levar em conta as inteligências múltiplas, as tarefas de compreensão do texto ocorrem com mais tranqüilidade e segurança. Segundo Vygotsky (1978), a construção do conhecimento ocorre na interação entre os participantes do discurso em uma atividade essencialmente social, cultural, política e histórica. As atividades propostas a partir da leitura dos textos, objetivaram o envolvimento das habilidades intelectivas; algumas delas, como as inteligências lingüística, interpessoal e intrapessoal foram contempladas em todas as tarefas realizadas durante a pesquisa; outras, em apenas uma atividade, porém nenhuma habilidade foi omitida. Conforme as Orientações Curriculares (BRASIL, 2008, p. 149), “se pensarmos que o objetivo maior da presença da língua estrangeira na grade curricular é a formação do indivíduo, podemos selecionar temas ligados direta e/ou indiretamente a essa proposta”.

Referências

BOLÍVAR, A. Interaction through written text: a discourse analysis of newspaper editorials. In: BOLIVAR, A. Zona próxima. La lectura como um modo de interacción social. 2000. n.1. p. 22-43.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio — linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação/ Secretaria da Educação Básica, 2008.

(6)

DIÁRIOS de motocicleta — o coração de um continente. Direção: Walter Salles. 2004.

EL ÍNDICE de desarrollo humano (IDH). Disponible en: <http://www.portalplanetasedna.com.ar/desastres_naturales.htm>. Acceso en: 12 oct. 2007.

FAIRCLOUGH, N. In: BOLIVAR, A. Zona próxima. La lectura como um modo de interacción social. 2000. n. 1. p. 22-43.

GARDNER, H. Frames of mind. The theory of multiple intelligences. N. Y.: Basic Books, 1983.

______. Multiple intelligences. The theory in practice. New York: Basic Books, 1993.

GRIFFIN, K. Lingüística aplicada a la enseñanza del español como 2/ L. Madrid: Editorial Arco Libros, 2005.

HAMBRE aflige a 854 millones de personas en todo el mundo. Traducción de Daniel Barrantes. Disponible en: <http://www.adital.com.br/site/noticia.asp>. Acceso en: 10 nov. 2007.

HOTEL Rwanda. Direção: Terry George. 2004.

LA ORIENTACIÓN sexual como sistema de prevención de la salud. 2000. Disponible en: <www.buenasalud.com>. Acceso en: 06 set. 2007.

(7)

LAS IMPLICACIONES éticas de la epidemia del HIV/ SIDA. 2000. Disponible en: <www.buenasalud.com>. Acceso en: 23 ago. 2007.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Oficina de lingüística aplicada. Campinas: Mercado das Letras, 2002.

PALMBERG, R. The weekly column. Catering for multiple intelligences — a foreign-language lesson plan involving occupations. Article 85. Jan. 2002.

PHILADELPHIA. Direção: Jonathan Demme. 1993.

SE O MUNDO fosse uma aldeia. Direção: Jamie Whitney. (Synapse).

SILVA, M. D. M. S. Congreso else. Modo de lectura interaccionista y las inteligencias múltiples en la comprensión lectora del español como lengua extranjera. Facultad de Lenguas/ UNC. 2008.

Referências

Documentos relacionados

Importa ainda referir que, a prova desta disciplina contempla a componente escrita e prática, o grau de exigência resulta dos critérios gerais de classificação, balizados

Todavia, observa-se que a freqüência desse usuário à Biblioteca é baixa, talvez por falta de tempo decorrente de acumulo de tarefas (dentro e fora dos cursos).

cujo locutor deixa entender que ele teria mais coisas fundamentais a dizer, mas que não o faria naquele lugar e momento. Essas “passagens de retenção” remetem ao ensino oral

O jacarandá (Dalbergia brasiliensis) mostrou crescimento em altura próximo à altura média entre as espécies ensaiadas (1,23m), destacando-se também como espécie alternativa para

Na Figura 36 temos a caracterização elétrica para o primeiro tipo de tratamento térmico, aplicado sobre as amostras do tipo circuito supercondutor. Analisando este gráfico

Ao mesmo tempo ameaçando e reforçando a solidariedade social, a “exclusão” que é de ordem cultural e moral (mais do que material) põe em risco os laços que conectam

The results obtained suggest that metalearning can be used to select a source network from which to transfer weights to a given target network in order to have a fast training