• Nenhum resultado encontrado

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS AFASTAMENTO PARA AUSENTAR-SE DO PAÍS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS AFASTAMENTO PARA AUSENTAR-SE DO PAÍS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS E COMPUTACIONAIS AFASTAMENTO PARA AUSENTAR-SE DO PAÍS

1 CONCEITO

É o afastamento do servidor de suas atividades, com ou sem ônus para os Estado, para participar de evento ou missão oficial no exterior.

A autorização de afastamento para viagem ao exterior depende de prévia autorização do Chefe do Poder Executivo, mediante apresentação de exposição de motivos devidamente fundamentada.

2 FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

O afastamento do País está fundamentado na legislação que segue: Art.18, da Lei nº 6.745, de 28.12.85; Art. 30, da Lei nº 6.843, de 28.07.86; Decreto nº 4.962, de 08.12.06; Decreto nº 879, de 14.03.12; Decreto nº 1.081, de 03.08.12; Decreto nº 1.161, de 05.09.12. 3 DEFINIÇÃO DE TERMOS

DGDP - Diretoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas. DOE - Diário Oficial do Estado.

FRH - Menu da Folha de Pagamento.

GEIMP - Gerência de Ingresso e Movimentação de Pessoal. SEA - Secretaria de Estado da Administração.

Setorial/Seccional - Setorial e Seccional de Gestão de Pessoas. SIRH - Sistema Informatizado de Recursos Humanos.

4 PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS

Os procedimentos administrativos estão organizados por itens, a fim de facilitar o entendimento e a busca das informações.

Solicitação

O servidor deve apresentar requerimento, devidamente justificável quanto aos motivos, via protocolo, ao Gerente/Diretor da área, antes do início previsto do estudo ou missão, preferencialmente até 30 (trinta) dias anterior ao seu início, a fim de dar conhecimento.

(2)

Deve ser anexado ao pedido o comprovante da existência do evento (material de propaganda), se for o caso.

Encaminhamentos

Sendo procedente o pedido, o titular ou dirigente do órgão ou entidade de origem do servidor, respectivamente, encaminha o processo, acompanhado de exposição de motivos, ao Chefe do Poder Executivo, a quem cabe autorizar o afastamento.

Após, o processo é encaminhado à GEIMP/DGDP/SEA para elaboração da minuta do ato de afastamento, conforme a vigência do afastamento expresso no processo, e encaminhamento ao Chefe do Poder Executivo.

Atualização do Sistema

Com base no processo e na publicação do ato no DOE, a GEIMP atualiza o Sistema.

Ciência do afastamento

Com a atualização do Sistema, a GEIMP remete o processo ao órgão ou entidade de origem para dar conhecimento ao servidor.

Critérios do afastamento

- com ônus: quando implica direito às despesas de viagem (passagens e diárias), mantida a remuneração;

- com ônus limitado: quando implica direito apenas à remuneração;

- sem ônus: quando implica em perda da remuneração e não acarreta qualquer despesa à administração pública.

As viagens ao exterior com ônus ou com ônus limitado poderão ser autorizadas somente nas viagens de caráter técnico, em missões oficiais ou para participação em evento de interesse da administração pública.

Ao servidor que viajar ao exterior a convite direto de entidade estrangeira ou custeado por entidade brasileira sem vinculação com a administração pública, poderá ser concedido o afastamento com ônus limitado se o período, incluindo o deslocamento, não exceder 15 (quinze) dias.

Vale salientar que, de acordo com o Decreto nº 1.161, de 05 de setembro de 2012, fica vedada, até 31 de janeiro de 2013, a concessão de autorização de viagem ao exterior e de autorização para participar de eventos (feiras, congressos, cursos, palestras e seminários) nacionais ou internacionais para titulares e servidores das Secretarias de Estado, Secretarias Executivas, autarquias e fundações, com ônus (total ou parcial) para o Tesouro do Estado.

São consideradas como ônus para o Tesouro do Estado todas as viagens ao exterior, bem como os eventos nacionais e internacionais cujas despesas, totais ou parciais, forem pagas com recursos dos órgãos ou das entidades, ainda que provenientes de receitas próprias ou de convênios. Os casos excepcionais, considerados emergenciais, deverão ser submetidos à análise prévia do Gabinete do Governador do Estado.

As viagens ao exterior e a participação em eventos autorizados pelo Gabinete do Governador e pelo Grupo Gestor de Governo até a data de publicação desse Decreto; os treinamentos e as capacitações promovidos por órgãos e entidades da União e do

(3)

Estado de Santa Catarina e, a participação de servidores públicos em eventos e viagens previstos em convênio ou contrato, não ficam abrangidas pelo referido veto.

Nos demais casos, as viagens somente poderão ser autorizadas sem ônus e, o afastamento deverá ser caracterizado como licença para tratamento de assuntos particulares. Em se tratando de agentes políticos e servidores ocupantes de cargo comissionado o afastamento do exercício do cargo, para viagens ao exterior de caráter particular, sem ônus, será de até 10 (dez) dias corridos por exercício.

As viagens ao exterior por motivo particular de servidor em usufruto de férias, licença ou outros afastamento legais independem de autorização do Chefe do Poder Executivo.

Competição desportiva

Nos casos de afastamento do País para participar de competição desportiva, deve ser observada a legislação específica.

5 ROTINAS

Tendo como base os itens descritos acima, o Setorial/Seccional deve:

 quando do retorno do processo da GEIMP, conferir os dados registrados no Sistema;

 sendo deferido ou indeferido, comunicar ao servidor;

 sendo o afastamento com despesa de viagem, encaminhar o processo ao setor financeiro para providenciar a compra de passagens e o pagamento das diárias;

 sendo o afastamento sem ônus, registrar no Sistema para suspensão do pagamento da remuneração do período de afastamento;

 arquivar o processo.

6 FLUXOGRAMA DOS PROCEDIMENTOS

SOLICITAÇÃO DE AFASTAMENTO DO PAÍS DEVIDAMENTE FUNDAMENTADO

ENCAMINHAMENTO DO PROCESSO AO GERENTE/DIRETOR DA ÁREA ENCAMINHAMENTO DO PROCESSO AO TITULAR OU DIRIGENTE INDEFERIMENTO Não Sim FIM COMUNICAÇÃO AO SERVIDOR Concorda?

(4)

7 PROCEDIMENTOS COMPUTACIONAIS INCLUSÃO

A GEIMP realiza a inclusão no módulo 17 (Afastamentos) do FRH/SIRH. INDEFERIMENTO Não Sim FIM COMUNICAÇÃO AO SERVIDOR Aprovado? ENCAMINHAMENTO DO PROCESSO COM EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS AO

CHEFE DO PODER EXECUTIVO

PUBLICAÇÃO NO DOE ATUALIZAÇÃO DO SISTEMA ENCAMINHAMENTO DO PROCESSO À ORIGEM DO SERVIDOR ENCAMINHAMENTO DO PROCESSO AO SETOR FINANCEIRO DE O AFASTAMENTO FOR SUBSIDIADO

FIM ARQUIVAMENTO DO PROCESSO ENCAMINHAMENTO DO PROCESSO À GEIMP CONFECÇÃO DE ATO E ENCAMINHAMENTO AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO COMUNICAÇÃO AO SERVIDOR

(5)

MENU AFASTAMENTOS/RETORNO

CONSULTA... 1 A DISPOSIÇÃO... 01 INCLUSÃO... 2 AFASTAMENTOS... 02 ALTERAÇÃO... 3 REINTEGRAÇÃO... 03 EXCLUSÃO... 4 REVERSÃO APOSENTADORIA... 04 SUSPENSÃO REFORMA/RESERVA 05 PUNIÇÕES... 06 PUNIÇÕES DE OFICIAIS... 07 VALIDA RETORNO... 08 PRORROGAÇÃO A DISPOSIÇÃO. 09 OPÇÃO...: 2 ASSUNTO...: 02 MATRÍCULA...: 328000 - 1 NR.CARGO.: 01 ORGÃO: NR.INSCRIÇÃO SISTEMA.: - Pressionar a tecla entra/enter para incluir.

INCLUSAO AFASTAMENTOS MATRICULA: 328000 - 1 - 1 NOME:

NR.INSCRICAO SISTEMA:

TIPO AFASTAMENTO.: 1730 - AFAST. P/REALIZ. SERVICO/MISSAO/ESTUDO NR. CONVENIO:

TIPO RECEBIMENTO.: NR. PROCESSO: DATA INICIO...: DATA FIM...: VALIDA RETORNO...: N (S/N) TP.ATO...: NR.ATO...: TP PUBLICACAO....: NR.PUBLICACAO....: DT.PUBLICACAO....: DIAGNOSTICO (CID): DESCRICAO...: DESEJA CONTINUAR DESCRICAO(S/N): Para que ocorra a inclusão após digitar os dados, pressionar a tecla entra/enter. DETALHAMENTO:

MATRÍCULA - pré-impresso; NOME - pré-impresso;

TIPO AFASTAMENTO - registrar o código de histórico 1705 (Afastamento para Tratar de Assuntos Particulares), 1730 (Afastamento Para Realizar Serviço/Missão/Estudo), 1732 (Afastamento para Repres. Estado/País Competição Esportiva) ou 1806 (Afastamento para Frequentar Cursos/Eventos);

Nº CONVÊNIO - não preencher;

TIPO RECEBIMENTO - registrar o código 1 (recebe e processa); Nº PROCESSO - registrar o número do processo de concessão; DATA INÍCIO - registrar dia, mês e ano de início;

DATA FIM - registrar dia, mês e ano final, de acordo com a concessão; VALIDA RETORNO - pré-impresso;

TIPO ATO - registrar o código 01 que indica ato; Nº ATO - registrar o número do ato de concessão;

TIPO PUBLICAÇÃO - registrar o código 1 que indica publicação no DOE; Nº PUBLICAÇÃO - registrar o número do DOE em que ocorreu a publicação; DATA PUBLICAÇÃO - registrar dia, mês e ano de publicação do DOE;

DIAGNOSTICO (CID) - não preencher;

DESCRIÇÃO - registrar as demais informações que se fizerem necessárias. exemplo

(6)

CONSULTA

Sendo a inclusão realizada pela GEIMP, o Setorial/Seccional realiza a consulta no módulo 17 (Afastamentos) ou módulo 22 (Históricos) do FRH/SIRH.

MENU AFASTAMENTOS/RETORNO

CONSULTA... 1 A DISPOSICAO... 01

INCLUSAO... 2 AFASTAMENTOS... 02

ALTERACAO... 3 REINTEGRACAO... 03

EXCLUSAO... 4 REVERSAO APOSENTADORIA... 04

SUSPENSAO REFORMA/RESERVA 05 PUNICOES... 06 PUNICOES DE OFICIAIS... 07 VALIDA RETORNO... 08 PRORROGACAO A DISPOSICAO. 09 OPCAO...: 1 ASSUNTO...: 02 MATRICULA...: 328000 - 1 NR.CARGO.: 01 ORGAO: NR.INSCRICAO SISTEMA.: - Pressionar a tecla entra/enter para consultar. MENU HISTORICOS CONSULTA... 1 TABELA DE HISTORICOS... 01

INCLUSÃO... 2 TIPO ESPECIFICO DE HISTÓRICO 02 ALTERAÇÃO... 3 MOVIMENTAÇÕES... 03

EXCLUSÃO... 4 LICENÇA PRÊMIO... 04

MUDANCA DE CARGO... 05 AVERBACAO... 06 FÉRIAS... 07 FINANCEIROS... 08 A DISPOSICAO... 09 OUTROS HISTORICOS... 10 DESIGNAÇÕES/ELOGIOS... 11 OPÇÃO...: 01 ASSUNTO...: 10 MATRÍCULA...: 328000 - 1 NR.CARGO.: 01 ÓRGÃO: NR.INSCRIÇÃO SISTEMA.: - CÓDIGO HISTÓRICO...: 17 CD.ESPECIF.HISTÓRICO.:

Pressionar a tecla entra/enter para consulta. 8 RESPONSABILIDADES

Titular ou dirigente: elaborar exposição de motivos e encaminhar a exposição de motivos para consideração do Chefe do Poder Executivo.

GEIMP: elaborar e encaminhar a minuta do ato à consideração do Chefe do Poder Executivo e registrar o afastamento no Sistema

Setorial/Seccional: dar ciência ao servidor e conferir a inclusão do afastamento no Sistema.

Servidor: apresentar requerimento, devidamente justificado, acompanhado de comprovante de realização do evento, se for o caso.

(7)

Referências

Documentos relacionados

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

É nesse cenário que o direito do trabalho vem a suportar maior prejuízo, ao passo que nenhum outro ramo do direito vive tão próximo das manifestações econômicas como o

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

No final, os EUA viram a maioria das questões que tinham de ser resolvidas no sentido da criação de um tribunal que lhe fosse aceitável serem estabelecidas em sentido oposto, pelo

Este era um estágio para o qual tinha grandes expetativas, não só pelo interesse que desenvolvi ao longo do curso pelas especialidades cirúrgicas por onde

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

Desta forma, conforme Winnicott (2000), o bebê é sensível a estas projeções inicias através da linguagem não verbal expressa nas condutas de suas mães: a forma de a