• Nenhum resultado encontrado

Área Territorial de Inspeção do Norte DE ESCOLAS DE ALCAIDES DE FARIA BARCELOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Área Territorial de Inspeção do Norte DE ESCOLAS DE ALCAIDES DE FARIA BARCELOS"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

AGRUPAMENTO

DE ESCOLAS DE

ALCAIDES DE FARIA

BARCELOS

RELATÓRIO

(2)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas de Alcaides de Faria – Barcelos 2

Constituição do Agrupamento

Jardins de Infância e Escolas EPE 1.º CEB 2.º CEB 3.º CEB SEC

Jardim de Infância de Oliveira X

Jardim de Infância de Manhente X

Escola Básica de Galegos Santa Maria X X

Escola Básica de Galegos São Martinho X X

Escola Básica de Areias X X

Escola Básica da Ucha X X

Escola Básica de Caminhos-Lama X

Escola Básica de Oliveira X

Escola Básica de Manhente X X X

(3)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas de Alcaides de Faria – Barcelos 3

1. Introdução

A Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro, alterada pelo Art.º 182 da Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro, aprovou o sistema de avaliação dos estabelecimentos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário, no âmbito do qual se realizaram, até à data, dois ciclos de Avaliação Externa das Escolas, o primeiro entre 2006-2007 e 2010-2011 e o segundo entre 2011-2012 e 2016-2017.

No ano letivo 2018-2019 iniciou-se o terceiro ciclo da Avaliação Externa das Escolas.

O presente relatório expressa os resultados da avaliação externa do Agrupamento de Escolas de Alcaides de Faria, realizada pela equipa de avaliadores com recurso a uma metodologia que inclui a observação da prática educativa e letiva, efetuada nos dias 07 e 08 de novembro, a análise dos documentos estruturantes, dos dados estatísticos oficiais e das respostas aos questionários de satisfação aplicados a alunos, docentes e não docentes e pais/encarregados de educação, bem como a visita às instalações e entrevistas a elementos da comunidade educativa, realizadas entre os dias 18 a 21 de novembro.

A equipa de avaliação externa visitou a escola básica de Galegos Santa Maria, a escola básica de Oliveira, o jardim de infância de Manhente, a escola básica de Manhente e a escola secundária de Alcaides de Faria e realizou a observação da prática educativa e letiva no jardim de infância de Pinheiro, nas escolas básicas de Manhente, de Caminhos-Lama, de Areias S. Vicente, de Galegos Santa Maria e na escola básica e secundária de Alcaides de Faria.

Escala de avaliação

Níveis de classificação dos quatro domínios

Excelente: predomínio de pontos fortes em todos os campos de análise, incluindo práticas inovadoras e resultados notáveis. Não existem áreas que carecem de melhorias significativas. Tanto as práticas inovadoras como os resultados notáveis são generalizados e sustentados.

Muito bom: predomínio de pontos fortes em todos os campos de análise, incluindo boas práticas e resultados notáveis. Tanto as boas práticas como os resultados notáveis são generalizados.

Bom: os pontos fortes sobrepõem-se significativamente aos pontos fracos, na maioria dos campos de análise. Os resultados são positivos na maioria dos indicadores, mas existem ainda áreas significativas de melhoria.

Suficiente: os pontos fortes sobrepõem-se aos pontos fracos, na maioria dos campos de análise, mas a ação ainda não é generalizada, nem sustentada. Os resultados são positivos na maioria dos indicadores, mas existem ainda lacunas importantes e a melhoria nos últimos anos não é evidente.

Insuficiente: os pontos fracos sobrepõem-se aos pontos fortes ou existem áreas importantes que carecem de melhorias urgentes. Os resultados são globalmente negativos e não revelam uma tendência de melhoria consistente.

O relatório e o contraditório apresentados no âmbito da Avaliação Externa das Escolas 2019-2020 estão disponíveisnapágina da IGEC.

(4)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas de Alcaides de Faria – Barcelos 4

2. Quadro resumo das classificações

D

OMÍNIO

C

LASSIFICAÇÃO

Autoavaliação SUFICIENTE

Liderança e gestão BOM

Prestação do serviço educativo BOM

Resultados BOM

3. Pontos fortes

D

OMÍNIO

P

ONTOS FORTES

Autoavaliação

▪ Processo de autoavaliação, relativo ao período 2014/2017, sustentado numa

análise rigorosa de resultados, com a elaboração de conclusões que apoiam as opções pedagógicas, organizativas e de identificação de necessidades de formação contínua.

Liderança e gestão

▪ Visão de uma educação global e integrada, de base humanista, orientada para

a melhoria das aprendizagens e Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

▪ Desenvolvimento de projetos e atividades de projeção, local, nacional e internacional, consistentes e consolidados, com reconhecido impacto na qualidade das aprendizagens.

Prestação do serviço educativo

▪ Implementação de quinze Planos individuais de Transição em empresas e instituições da comunidade, que promovem a integração social e comunitária dos alunos, a par do desenvolvimento de múltiplas competências transversais. ▪ Articulação eficaz do Agrupamento com as empresas de acolhimento na realização da componente Formação em Contexto de Trabalho, dotando os alunos de competências mais adequadas ao perfil profissional.

Resultados

▪ Resultados dos alunos nos 1.º, 2.º e 3.º ciclos que se situam acima da média nacional, considerando os alunos do país com perfil socioeconómico semelhante ou de nível escolar semelhante à entrada no 3.º ciclo.

▪ Taxas de conclusão e/ou de empregabilidade dos alunos de cursos do ensino profissional.

(5)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas de Alcaides de Faria – Barcelos 5

4. Áreas de melhoria

D

OMÍNIO

Á

REAS DE MELHORIA

Autoavaliação

▪ Aprofundar as práticas de autoavaliação, com a implementação regular e sistemática de mecanismos de monitorização e avaliação/ reorientação das ações de melhoria, daí decorrentes, potenciando o seu efeito na qualidade das aprendizagens.

Liderança e gestão

▪ Fomentar uma ação mais atuante das lideranças no sentido de uma maior mobilização da comunidade escolar na consecução da visão e estratégia do Agrupamento, enquanto referencial efetivo nas opções curriculares, no planeamento, na realização e na avaliação interna.

▪ Desencadear mecanismos de acompanhamento e monitorização regulares das práticas docentes, num trabalho colaborativo e de desenvolvimento profissional.

Prestação do serviço educativo

▪ Incrementar maior apropriação da autonomia curricular conferida ao Agrupamento, materializando-a na gestão flexível das matrizes curriculares-base e em opções curriculares consentâneas, proporcionando aprendizagens integradas, contextualizadas e significativas, com o efetivo envolvimento e participação dos alunos.

▪ Desenvolver mecanismos eficazes e regulares de acompanhamento e monitorização das práticas de ensino e de aprendizagem reajustando-as, em tempo útil, às necessidades das crianças e dos alunos, para que todos alcancem o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

▪ Reforçar a conceção e a implementação da avaliação das aprendizagens como parte integrante da gestão do currículo enquanto instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens.

Resultados

▪ Promover uma ação mais eficaz, que contribua para dirimir as assimetrias internas de resultados, em termos relativos, entre turmas, disciplinas e alunos de uma mesma turma, de modo a garantir uma efetiva educação inclusiva. ▪ Promover uma efetiva e regular participação dos alunos na vida escolar, em

particular os dos 2.º, 3.º ciclos e ensino secundário, no exercício de uma cidadania ativa e responsável.

(6)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas de Alcaides de Faria – Barcelos 6

5. Juízos avaliativos

5.1 – Autoavaliação

Desenvolvimento

O processo de autoavaliação, realizado por uma equipa de docentes de 2014 a 2017, com a auscultação alargada de elementos da comunidade educativa, integra um relatório estruturado e consequente. As conclusões, analisadas e discutidas em órgãos e estruturas educativas, estiveram na base da implementação de ações de melhoria, corporizadas no Plano de Ação Estratégica (2018-2020).

Não obstante as ações estarem orientadas para a melhoria das aprendizagens, estas têm um enfoque ainda ténue nos processos de ensino e aprendizagem, em contexto de sala de aula/espaços de aprendizagem, ao nível metodológico, pedagógico e das didáticas.

Não há evidências da existência de procedimentos sistemáticos de autoavaliação. Nos últimos dois anos letivos, a autoavaliação realizada teve por base exclusiva a análise dos resultados escolares.

O recente esquisso do planeamento da autoavaliação, para o ano 2019-2020, apresentado pelo coordenador de uma nova equipa, ainda a constituir, sugere a necessidade de uma melhor adequação deste processo à atual realidade do Agrupamento e maior centralidade nos processos de ensino e de aprendizagem.

Consistência e impacto

O relatório produzido pela equipa de “avaliação interna” sustentou-se em dados, técnicas e amostras diversificadas e numa análise rigorosa de resultados, com a elaboração de conclusões coerentes que sustentaram opções pedagógicas, organizativas e identificação de necessidades de formação contínua. As práticas de autoavaliação carecem de aprofundamento com a implementação regular e sistemática de mecanismos de monitorização e avaliação/ reorientação das ações de melhoria, daí decorrentes, potenciando o seu efeito na qualidade das aprendizagens. A ação do Agrupamento ao nível da autoavaliação não é generalizada e sustentada.

5.2 – Liderança e gestão

Visão e estratégia

O projeto educativo define com clareza uma visão de educação global e integrada, de base humanista, ancorada “numa cultura de esforço e exigência” e orientada para o “sucesso escolar e educativo”. Assume-se como instrumento facilitador de “dinâmicas de mudança que propiciem aprendizagens significativas“. Estes propósitos são concretizados no Plano de Ação Estratégica, através das problemáticas, dos objetivos e das estratégias de operacionalização que explicita, orientado para a consecução do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Esta visão, embora partilhada pela comunidade escolar,ainda não se afirma clara e generalizadamente como referencial efetivo nas opções curriculares, no planeamento, na realização e, ainda, na avaliação interna.

(7)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas de Alcaides de Faria – Barcelos 7

Liderança

As lideranças numa ação moderada e partilhada procuram mobilizar a comunidade educativa na consecução das metas que se propõem alcançar. Porém, as metas definidas no âmbito do sucesso escolar, nas diferentes áreas disciplinares e disciplinas, apesar de mensuráveis, são globais e abrangentes, não se vislumbrando ambição no seu alcance, em algumas situações. Esta fragilidade não facilita a identificação do efetivo progresso de cada aluno/turma, tendo por base aqueles referenciais, bem como a adoção de abordagens multinível de acesso às aprendizagens essenciais.

Um maior alcance dos propósitos almejados, a par da construção de uma cultura de Agrupamento de maior coesão e proximidade, anseios partilhados pela comunidade educativa, evocam uma ação mais atuante das lideranças e o envolvimento comprometido da comunidade na consecução da visão e estratégia do Agrupamento.

De realçar o desenvolvimento de projetos consistentes e consolidados, de projeção local, nacional e internacional, convocando instituições e agentes da comunidade, mobilizando recursos materiais e humanos que contribuem para maior qualidade da aprendizagem e reconhecimento da comunidade. Não obstante a relevância destas iniciativas, a conceção de um currículo integrador, que agregue todas as atividades e projetos da escola, assumindo-os como focos de aprendizagem e de desenvolvimento de competências dos alunos ainda não incorpora a cultura escolar.

Os cursos profissionais e o científico-humanístico de artes visuais estão na base identitária da escola-sede que projeta uma imagem plural do Agrupamento que é valorizada, bem como a abertura à comunidade nas dimensões científica, cultural, artística e desportiva.

Gestão

A flexibilidade na organização e gestão do trabalho com os grupos e turmas não se revela uma opção pedagógico-organizativa consistente e generalizada. A organização dos espaços, dos recursos materiais e/ou humanos e das dinâmicas escolares é reveladora da existência de ambientes de aprendizagem, em geral, mais estimulantes na educação pré-escolar, no 1.º ciclo do ensino básico e em algumas componentes do currículo dos cursos profissionais. De realçar ainda as bibliotecas escolares como espaços dinâmicos e promotores de competências estéticas, culturais e de desafio intelectual, num trabalho articulado com diferentes áreas disciplinares.

Na vertente dos recursos materiais é notória a escassez de dispositivos digitais móveis e tecnológicos para utilização pelos alunos em sala de aula. É igualmente visível a necessidade de modernização de equipamentos tecnológicos e outros para o desenvolvimento curricular, sobretudo nos cursos profissionais. Esta dificuldade requer uma ação mais atuante de todos os responsáveis. A afetação de recursos humanos responde globalmente às necessidades dos alunos, requerendo respostas mais eficazes no que toca à alocação dos assistentes operacionais.

Existe ainda espaço ao incremento de formação contínua para os seus profissionais numa partilha e otimização do capital de conhecimento interno de que o Agrupamento dispõe. Há evidências de bom funcionamento e eficácia dos circuitos de comunicação interna e externa.

(8)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas de Alcaides de Faria – Barcelos 8

5.3 – Prestação do serviço educativo

Desenvolvimento pessoal e bem-estar das crianças e dos alunos

O desenvolvimento pessoal e emocional das crianças e alunos constitui um objetivo a prosseguir pelo Agrupamento, com resultados positivos. Este trabalho carece de aprofundamento no reforço do desenvolvimento da autonomia, atitudes de resiliência, participação ativa e responsabilidade individual dos alunos, num plano sequencial desde os primeiros anos de escolaridade, criando percursos que permitam a equidade educativa e pedagógica e o exercício de uma cidadania inclusiva e proporcionadora de bem-estar. São adotadas medidas de prevenção e proteção de comportamentos de risco, com resultados positivos, num trabalho realizado pelas estruturas educativas e serviço de psicologia e orientação. Apesar do trabalho em curso, a articulação entre serviços internos, e externos, com a auscultação dos alunos em ambientes relacionais favoráveis a uma comunicação franca e aberta carece de aprofundamento no sentido de uma melhor adequação da ação educativa.

Existem práticas consolidadas de orientação escolar e profissional dos alunos sendo os percursos escolares reorientados sempre que necessário.

Oferta educativa e gestão curricular

A oferta educativa e formativa existente responde a expectativas e motivações da maioria dos alunos e a necessidades da comunidade envolvente, de que é ilustrativa a taxa global de empregabilidade e de prosseguimento de estudos dos alunos dos cursos profissionais.

Há evidências que apontam para a necessidade de uma maior apropriação da autonomia curricular conferida ao Agrupamento, materializando-a na gestão flexível das matrizes curriculares-base e em opções curriculares consentâneas, com vista a contrariar os principais preditores de insucesso e reforçar e enriquecer as Aprendizagens Essenciais, através do desenvolvimento de competências integradas, contextualizadas e significativas, com o efetivo envolvimento dos alunos.

A inovação curricular e pedagógica verifica-se sobretudo nas Provas de Aptidão Profissional e em iniciativas/atividades pontuais sendo, ainda, incipiente.

A articulação curricular tem integrado os planos de melhoria do Agrupamento. Porém, a articulação horizontal poderá beneficiar com o seu alargamento para além de áreas/disciplinas afins e a gestão curricular vertical se for perspetivada em função de toda a escolaridade, não a limitando a momentos de transição de ano ou ciclo de escolaridade. Nos cursos profissionais algumas disciplinas das componentes de formação sociocultural e científica carecem de uma articulação mais orientada para o perfil profissional.

Destaca-se o trabalho de efetiva articulação do Agrupamento com as empresas de acolhimento na realização da componente Formação em Contexto de Trabalho, que mereceu o reconhecimento das empresas parceiras.

Ensino, aprendizagem e avaliação

A implementação de estratégias diversificadas de ensino e aprendizagem que incentivem o questionamento, o pensamento crítico, a resolução de problemas e o trabalho em equipa são mais visíveis na educação pré-escolar e no 1.º ciclo.

(9)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas de Alcaides de Faria – Barcelos 9

O recurso privilegiado a metodologias de projeto e a atividades experimentais, bem como uma intervenção ativa dos alunos nas atividades de sala de aula, nomeadamente no planeamento, na gestão da aprendizagem e na avaliação ainda não integra, de um modo generalizado, a cultura escolar. A avaliação das aprendizagens como parte integrante da gestão do currículo enquanto instrumento ao serviço do ensino e das aprendizagens carece de maior concretização e consolidação em todos os ciclos de ensino.

No âmbito do ensino e da aprendizagem das ciências experimentais não são proporcionadas oportunidades regulares e generalizadas de aquisição e aprofundamento de competências por via laboratorial e/ou experimental aos alunos do 2º e 3º ciclos, sendo pouco frequentes as oportunidades de manipulação de materiais e equipamentos de laboratório.

A mobilização de recursos e motivações para implementar respostas e ambientes adequados a alunos com necessidades específicas, em contexto de sala de aula, numa educação inclusiva, constitui um desafio no sentido de uma melhoria contínua. Flexibilidade contextualizada na forma de organização dos alunos e do trabalho e na gestão do currículo, utilizando os métodos, as abordagens e os procedimentos que se revelem mais adequados a cada aluno, De destacar o trabalho realizado na implementação de quinze Planos Individuais de Transição (PIT) em empresas e instituições da comunidade, que promovem a integração social e comunitária dos alunos.

O envolvimento das famílias na vida escolar é mais notória na educação pré-escolar, através da sua participação em atividades, projetos e em alguns eventos.

Planificação e acompanhamento das práticas educativa e letiva

A regulação do desenvolvimento do currículo decorre essencialmente da reflexão periódica sobre os resultados escolares ea planificação global conjunta efetuada nas diferentes estruturas educativas.

A partilha de práticas cientifico-pedagógicas relevantes, a colaboração sistemática em diferentes níveis de planificação, a reflexão regular sobre a eficácia das metodologias de ensino e de aprendizagem ainda não constituem práticas regulares e generalizadas enquanto mecanismos de trabalho colaborativo e de regulação por pares e por lideranças, com vista à melhoria das práticas letivas. Os mecanismos e práticas autorregulatórias no desenvolvimento do currículo assumem caráter informal ou sob a forma de relatórios genéricos, em regra, anuais. De igual modo, a regulação das medidas de promoção do sucesso carece de monitorização e acompanhamento regular, no sentido de serem ajustadas em tempo útil às necessidades das crianças e alunos.

5.4 Resultados

Resultados académicos

No ensino básico geral, no triénio 2014-2015 a 2016-2017, os resultados dos alunos nos 1.º e 2.º ciclos são positivos, estando acima da média nacional, considerando os alunos do país com perfil socioeconómico semelhante. No 3.º ciclo, no triénio 2015-2016 a 2017-2018, os resultados dos alunos no Agrupamento são globalmente positivos. Porém, na escola básica de Manhente estes resultados superaram, claramente, a média dos alunos do país que tinham um nível escolar semelhante à entrada neste ciclo de ensino e estão globalmente em linha na escola secundária Alcaides de Faria.

(10)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas de Alcaides de Faria – Barcelos 10

A percentagem de alunos que obtêm positiva nos exames nacionais de 12.º ano, dos cursos científico-humanísticos, após um percurso sem retenções nos 10.º e 11.º anos, apesar de ter decrescido em 2017-2018, acompanha a média dos alunos do país que tinham um nível escolar semelhante à entrada do ensino secundário. No triénio de 2014-2015 a 2016-2017 a percentagem de alunos que concluem o ensino profissional em três anos ou menos apresenta-se em linha com a média dos alunos do país que tinham um perfil semelhante à entrada do ensino secundário.

Os resultados académicos dos alunos oriundos de contextos socioeconómicos mais desfavorecidos apresentam-se ligeiramente abaixo quando comparados com os dos restantes alunos do Agrupamento. Verificam-se assimetrias internas de resultados, em termos relativos, entre turmas, disciplinas e alunos de uma mesma turma, em todos os ciclos de ensino e anos de escolaridade, em 2018-2019, que devem merecer uma intervenção adequada e eficaz por parte de lideranças e docentes.

Resultados sociais

Os alunos participam em algumas iniciativas de solidariedade e de inclusão. O reforço da sua participação na vida escolar com a valorização das suas propostas, no exercício de uma cidadania participativa e responsável, carece de aprofundamento e corresponde a um anseio expresso pelos alunos.

O número de alunos retidos por faltas aumentou em 2018-2019 (sete alunos no ensino básico e três no ensino secundário) quando comparado com os dados de 2016-2017 e 2017-2018 (dois alunos retidos no ensino secundário em cada ano), dados que requerem análise e ação mais atuantes. A aplicação de medidas disciplinares sancionatórias diminuiu sendo residual (uma) no último ano letivo.

As taxas de empregabilidade e/ou prosseguimento de estudos são elevadas, nos dois últimos ciclos de formação, em cursos profissionais.

Reconhecimento da comunidade

A comunidade educativa revela, globalmente, satisfação com o desempenho do Agrupamento nas diferentes dimensões, destacando-se a educação pré-escolar, o 1.º ciclo e algumas componentes do currículo do ensino profissional e do curso científico-humanístico de artes visuais. Há uma perceção menos positiva com a qualidade e quantidade da refeição servida sobretudo na escola de Manhente (serviço concessionado), bem como a reduzida utilização do computador em sala de aula, como suporte da aprendizagem.

Há evidências de boa relação entre o Agrupamento e o meio, patente na cooperação de instituições e empresas na mobilização de recursos, no acolhimento de estágios, bem na cedência de instalações a título oneroso. São promovidas iniciativas destinadas à valorização do mérito e da excelência, com distinção dos alunos economicamente mais desfavorecidos e com melhores resultados académicos.

Destacam-se as taxas de empregabilidade na área de Educação e Formação dos alunos dos cursos de técnico de eletrónica e de técnico de manutenção industrial/eletromecânica. No que se refere ao prosseguimento de estudos, destacam-se pela positiva os alunos dos cursos de técnico de contabilidade e de técnico de gestão e programação de sistemas informáticos.

(11)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas de Alcaides de Faria – Barcelos 11

6. Proposta de avaliação intercalar

________________________________________________________________________________________

Data: 20 de março de 2020

A Equipa de Avaliação Externa: Cristina Celina Silva, Jorge Nascimento Silva, José Augusto Pacheco e

Maria Judite Cruz

Concordo

À consideração do Senhor Inspetor-Geral da Educação e Ciência, para homologação. A Chefe de Equipa Multidisciplinar da Área

Territorial de Inspeção do Norte Madalena Moreira

2020-07-08

Homologo

Por delegação de competências do Senhor Ministro da Educação nos termos do Despacho n.º 3407/2020, publicado

no D.R. n.º 55, Série II, de 18 de março de 2020 Inspetor-Geral

da Educação e Ciência

Assinado de forma digital por Luís Alberto Santos Nunes Capela

Dados: 2020.07.22 15:44:49 +01'00'

(12)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria - Barcelos

A

NEXOS

Anexo 1 – Caracterização

Estabelecimento de Ensino Agrupamento de Escolas de Alcaides de Faria

Concelho Barcelos

Data da constituição 04-07-2012

Outros ---

Oferta Formativa

Nível/Ciclo Crianças/alunos (N.º) Grupos/turmas (N.º)

Educação Pré-Escolar 202 10 1.º CEB 343 19 2.º CEB 186 8 3.º CEB 854 35 ES (Científico-Humanístico) Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais 77 3 Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias 329 12 Curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas 111 4 Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades 200 8 ES (Cursos Profissionais) Técnico de Contabilidade 66 2,5

Técnico de Design - Design

Industrial 12 0,5 Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos 66 3 Técnico de Manutenção Industrial - Eletromecânica 73 3 Técnico de Mecatrónica 66 3 Técnico de Multimédia 63 3 TOTAL 2648 114

Ação Social Escolar

Alunos apoiados Número %

Escalão A 310 38% Escalão B 505 62% TOTAL 815 Recursos Humanos Docentes 249 Não Docentes Assistentes Operacionais 64 Assistentes Técnicos 9 Técnicos Superiores 3

(13)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria - Barcelos

Anexo 2 – Informação estatística

2.1

Variáveis de contexto

(Ano letivo 2018/2019)

(14)

Código do Agrupamento 120

Escolas Alcaides de Faria, Barcelos

317,7

0 ALUNOS TOTAL Média do nº de anos da habilitação das Mães % Mães_NSabe_NRe sp_Inv % Alunos com escalão A de ASE % Alunos com escalão B de ASE % Alunos que beneficiam de ASE % Alunos no Ensino Básico Jovem % Alunos no Ensino Secundário Jovem % Alunos do ensino básico jovem que estão

em ensino geral ou artístico

% Alunos do ensino secundário jovem que estão

em ensino geral ou artístico

2 653 9,4 11,2% 12,2% 19,3% 31,5% 51,6% 40,9% 100,0% 68,6%

Percentil -> 1 0 0 0 0

P94 P15 P45 P44 P39

Densidade Populacional do Município a que pertence

a Unidade Orgânica (habitantes por km2)

Variáveis de contexto globais para a Unidade Orgânica - 2018/2019

150137

(15)

Código da Escola 630 Unidade Orgânica

210596

Escola Básica de Caminhos, Barcelos

Escolas Alcaides de Faria, Barcelos

Esta escola encontra-se inserida numa Área Medianamente Urbana

Indicador N.º de Turmas 0 0 0 0 2 N.º de Alunos 0 0 0 0 27 Desvio etário 0,15 0P31 % ASE A 0,0% % ASE B 3,7% % ASE 3,7% 0P2 Hab_Mãe (anos) 9,8 0P31 Desequilíbrio_Turmas (ASE) 3,13 0P25 Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,05 0P34 Indicador N.º de Turmas 0 0 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) Indicador N.º de Turmas 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) 1.º Ciclo Turmas mistas

Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano

Secundário

(16)

Código da Escola 631 Unidade Orgânica

211310

Escola Básica de Oliveira, Barcelos

Escolas Alcaides de Faria, Barcelos

Esta escola encontra-se inserida numa Área Medianamente Urbana

Indicador N.º de Turmas 0 0 0 0 2 N.º de Alunos 0 0 0 0 31 Desvio etário 0,06 0P12 % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) 9,1 0P17 Desequilíbrio_Turmas (ASE) 0,00 Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,06 0P43 Indicador N.º de Turmas 0 0 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) Indicador N.º de Turmas 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) 1.º Ciclo Turmas mistas

Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano

Secundário

(17)

Código da Escola 632 Unidade Orgânica

224972

Escola Básica de Ucha, Barcelos

Escolas Alcaides de Faria, Barcelos

Esta escola encontra-se inserida numa Área Medianamente Urbana

Indicador N.º de Turmas 0 0 0 0 2 N.º de Alunos 0 0 0 0 37 Desvio etário 0,19 0P41 % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) 10,1 0P37 Desequilíbrio_Turmas (ASE) 0,00 Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,05 0P37 Indicador N.º de Turmas 0 0 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) Indicador N.º de Turmas 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) 1.º Ciclo Turmas mistas

Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano

Secundário

(18)

Código da Escola 633 Unidade Orgânica

227109

Escola Básica de Areias, Barcelos

Escolas Alcaides de Faria, Barcelos

Esta escola encontra-se inserida numa Área Medianamente Urbana

Indicador N.º de Turmas 0 0 0 0 2 N.º de Alunos 0 0 0 0 29 Desvio etário 0,24 1P53 % ASE A 0,0% % ASE B 3,4% % ASE 3,4% 0P1 Hab_Mãe (anos) 9,9 0P32 Desequilíbrio_Turmas (ASE) 4,55 0P35 Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,05 0P32 Indicador N.º de Turmas 0 0 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) Indicador N.º de Turmas 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) 1.º Ciclo Turmas mistas

Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano

Secundário

(19)

Código da Escola 634 Unidade Orgânica

238752

Escola Básica de Galegos - São Martinho, Barcelos

Escolas Alcaides de Faria, Barcelos

Esta escola encontra-se inserida numa Área Predominantemente Urbana

Indicador N.º de Turmas 1 1 1 1 0 N.º de Alunos 16 18 20 18 0 Desvio etário 0,00 0P0 0,11 0P33 -0,05 0P0 0,06 0P14 % ASE A 0,0% % ASE B 6,3% % ASE 6,3% 0P4 Hab_Mãe (anos) 10,1 0P15 10,2 0P21 9,9 0P18 11,1 0P47 Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) Indicador N.º de Turmas 0 0 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) Indicador N.º de Turmas 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) 1.º Ciclo Turmas mistas

Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano

Secundário

(20)

Código da Escola 635 Unidade Orgânica

239100

Escola Básica de Galegos - Santa Maria, Barcelos

Escolas Alcaides de Faria, Barcelos

Esta escola encontra-se inserida numa Área Predominantemente Urbana

Indicador N.º de Turmas 1 1 1 0 1 N.º de Alunos 16 26 26 0 24 Desvio etário 0,00 0P0 0,04 0P9 0,08 0P23 0,12 0P25 % ASE A 0,0% 4,2% % ASE B 3,8% 0,0% % ASE 3,8% 0P2 4,2% 0P2 Hab_Mãe (anos) 9,9 0P13 10,7 0P30 10,8 0P34 9,3 0P21 Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) Indicador N.º de Turmas 0 0 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) Indicador N.º de Turmas 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) 1.º Ciclo Turmas mistas

Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano

Secundário

(21)

Código da Escola 636 Unidade Orgânica

343663

Escola Básica de Manhente, Barcelos

Escolas Alcaides de Faria, Barcelos

Esta escola encontra-se inserida numa Área Predominantemente Urbana

Indicador N.º de Turmas 1 0 1 0 1 N.º de Alunos 17 0 20 0 26 Desvio etário 0,12 0P49 0,10 0P28 0,04 0P7 % ASE A 15,0% 0,0% % ASE B 15,0% 15,4% % ASE 30,0% 0P33 15,4% 0P9 Hab_Mãe (anos) 11,1 0P33 10,4 0P26 10,7 1P52 Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) Indicador N.º de Turmas 5 5 4 3 4 N.º de Alunos 98 102 94 69 81 Desvio etário 0,14 0P12 0,17 0P10 0,28 0P19 0,25 0P17 0,25 0P14 % ASE A 14,3% 18,6% 19,1% 15,9% 23,5% % ASE B 25,5% 24,5% 26,6% 31,9% 23,5% % ASE 39,8% 0P37 43,1% 0P50 45,7% 1P58 47,8% 1P71 46,9% 1P72 Hab_Mãe (anos) 9,5 0P21 9,2 0P17 8,4 0P11 9,4 0P26 8,4 0P16 Desequilíbrio_Turmas (ASE) 7,51 0P36 13,68 1P83 7,45 0P39 10,89 1P71 8,07 0P45 Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,08 0P24 0,06 0P14 0,12 0P31 0,09 0P21 0,09 0P21 Indicador N.º de Turmas 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) 1.º Ciclo Turmas mistas

Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano

Secundário

(22)

Código da Escola 637 Unidade Orgânica

400750

Escola Secundária Alcaides de Faria, Barcelos

Escolas Alcaides de Faria, Barcelos

Esta escola encontra-se inserida numa Área Predominantemente Urbana

Indicador N.º de Turmas 0 0 0 0 0 N.º de Alunos 0 0 0 0 0 Desvio etário % ASE A % ASE B % ASE Hab_Mãe (anos) Desequilíbrio_Turmas (ASE) Desequilíbrio_Turmas (Idade) Indicador N.º de Turmas 0 0 10 7 6 N.º de Alunos 0 0 243 168 163 Desvio etário 0,19 0P10 0,22 0P13 0,25 0P14 % ASE A 12,3% 13,7% 14,7% % ASE B 27,2% 19,0% 22,1% % ASE 39,5% 0P39 32,7% 0P27 36,8% 0P44 Hab_Mãe (anos) 9,7 0P32 10,4 1P51 9,9 0P40 Desequilíbrio_Turmas (ASE) 12,75 1P82 8,75 1P52 6,55 0P30 Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,15 0P44 0,12 0P32 0,12 0P34 Indicador N.º de Turmas 8 9 12 N.º de Alunos 231 232 282 Desvio etário 0,08 0P5 0,25 0P24 0,21 0P11 % ASE A 15,2% 14,2% 12,1% % ASE B 24,2% 20,7% 19,5% % ASE 39,4% 0P39 34,9% 1P74 31,6% 1P70 Hab_Mãe (anos) 9,3 0P12 9,6 0P18 9,2 0P13 Desequilíbrio_Turmas (ASE) 8,30 1P53 4,22 0P14 9,82 1P74 Desequilíbrio_Turmas (Idade) 0,14 0P37 0,14 0P39 0,14 0P48 1.º Ciclo Turmas mistas

Dados da Escola por ano curricular (Ensino Básico Geral e Cursos Científico-Humanísticos) - 2018/2019

8.º Ano 9.º Ano

2.º Ciclo 3.º ciclo

1.º Ano 2.º Ano 3.º Ano 4.º Ano

10.º Ano 11.º Ano 12.º Ano

Secundário

(23)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria - Barcelos

2.2

Indicadores de percurso

por ciclo de ensino

(24)

Escolas Alcaides de Faria, Barcelos

1.º Ciclo - Ensino Geral *

171165

2.º Ciclo - Ensino Geral

Fonte: Dados reportados pelas escolas ao Ministério da Educação. Apuramentos DGEEC. * No 1.º ciclo os alunos analisados não todos os alunos da escola, mas sim os alunos que

ingressaram no 1.º ciclo quatro anos antes do ano letivo de referência, ou seja, são os alunos da coorte que deveriam ter concluído o 1.º ciclo em cada ano letivo

Indicadores de Percurso

por ciclo de ensino

# O percentil apresentado reflete a posição relativa da escola no indicador "diferença entre a % de conclusões no tempo na escola e a % nacional para alunos com perfil semelhante"

2014/15 2015/16 2016/17 Nº de alunos analisados 95 102 105 95 102 105 % de conclusões no tempo na escola % nacional para alunos com perfil

semelhante 2014/15 87% 80% 2015/16 79% 77% 2016/17 90% 84% 87% 80% 79% 77% 90% 84% 2014/15 2015/16 2016/17 Percentil da unidade no indicador # 77 54 74 77 54 74 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 Nº de alunos analisados 85 56 72 57 85 56 72 57 % de conclusões no tempo na escola

% nacional para alunos com perfil semelhante 2013/14 78% 84% 2014/15 93% 84% 2015/16 93% 88% 2016/17 96% 91% 78% 84% 93% 84% 93% 88% 96% 91% 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 Percentil da unidade no indicador # 20 89 80 83 20 89 80 83

(25)

Escolas Alcaides de Faria, Barcelos

3.º Ciclo - Ensino Geral

Escola: #REF! Escolas Alcaides de Faria, Barcelos

ATI: 0,00

Ensino Secundário - Cursos Científico-Humanísticos

Fonte: Dados reportados pelas escolas ao Ministério da Educação. Apuramentos DGEEC. # # O percentil apresentado reflete a posição relativa da escola no indicador "diferença entre a % de percursos diretos de sucesso na escola e a % nacional para alunos com perfil semelhante"

Indicadores de Percurso

por ciclo de ensino

2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 Nº de alunos analisados 241 267 213 193 241 267 213 193 % de percursos diretos de sucesso

% nacional para alunos com perfil semelhante 2014/15 57% 49% 2015/16 48% 42% 2016/17 43% 46% 2017/18 58% 48% 57% 49% 48% 42% 43% 46% 58% 48% 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 Percentil da unidade no indicador # # 84 78 35 89 84 78 35 89 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 Nº de alunos analisados 188 205 234 229 247 188 205 234 229 247 % de percursos diretos de sucesso

% nacional para alunos com perfil semelhante 2013/14 42% 37% 2014/15 41% 48% 2015/16 33% 40% 2016/17 59% 48% 2017/18 46% 43% 42% 37% 41% 48% 33% 40% 59% 48% 46% 43% 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 Percentil da unidade no indicador # # 75 21 18 91 68 75 21 18 91 68

(26)

Escolas Alcaides de Faria, Barcelos

Ensino Secundário - Cursos Profissionais

Fonte: Dados reportados pelas escolas ao Ministério da Educação. Apuramentos DGEEC.

Indicadores de Percurso

por ciclo de ensino

# O percentil apresentado reflete a posição relativa da escola no indicador "diferença entre a % de conclusões no tempo na escola e a % nacional para alunos com perfil semelhante"

2014/15 2015/16 2016/17 Nº de alunos analisados 160 144 120 160 144 120 % de conclusões no tempo na escola % nacional para alunos com perfil

semelhante 2014/15 63% 60% 2015/16 62% 61% 2016/17 74% 72% 63% 62% 60% 61% 74% 72% 2014/15 2015/16 2016/17 Percentil da unidade no indicador # 56 50 52 56 50 52

(27)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria - Barcelos

2.3

Estatísticas por estabelecimento

(28)

Agrupamento de Escolas Alcaide de Faria, Barcelos

ESTATÍSTICAS DO ENSINO BÁSICO - 1.º Ciclo - Ensino Geral Agrupamento de Escolas Alcaide de Faria, Barcelos

http://infoescolas.mec.pt/?code=UO150137&nivel=1

Escola Básica de Areias, Barcelos

http://infoescolas.mec.pt/?code=302261&nivel=1

Escola Básica de Caminhos, Barcelos

http://infoescolas.mec.pt/?code=302123&nivel=1

Escola Básica de Galegos – Santa Maria, Barcelos

http://infoescolas.mec.pt/?code=302271&nivel=1

Escola Básica de Galegos – São Martinho, Barcelos

http://infoescolas.mec.pt/?code=302889&nivel=1

Escola Básica de Manhente, Barcelos

http://infoescolas.mec.pt/?code=302791&nivel=1

Escola Básica de Oliveira, Barcelos

http://infoescolas.mec.pt/?code=302797&nivel=1

Escola Básica de Ucha, Barcelos

http://infoescolas.mec.pt/?code=302849&nivel=1

ESTATÍSTICAS DO ENSINO BÁSICO - 2.º Ciclo - Ensino Geral Agrupamento de Escolas Alcaide de Faria, Barcelos

http://infoescolas.mec.pt/?code=UO150137&nivel=2

Escola Básica de Manhente, Barcelos

http://infoescolas.mec.pt/?code=302791&nivel=2

ESTATÍSTICAS DO ENSINO BÁSICO - 3.º Ciclo - Ensino Geral Agrupamento de Escolas Alcaide de Faria, Barcelos

http://infoescolas.mec.pt/?code=UO150137&nivel=3

Escola Básica de Manhente, Barcelos

http://infoescolas.mec.pt/?code=302791&nivel=3

(29)

http://infoescolas.mec.pt/?code=302707&nivel=3

ESTATÍSTICAS DO ENSINO SECUNDÁRIO – CURSOS CIENTÍFICO-HUMANÍSTICOS Agrupamento de Escolas Alcaide de Faria, Barcelos

http://infoescolas.mec.pt/?code=UO150137&nivel=4

Escola Secundária Alcaides de Faria, Barcelos

http://infoescolas.mec.pt/?code=302707&nivel=4

ESTATÍSTICAS DO ENSINO SECUNDÁRIO – CURSOS PROFISSIONAIS Agrupamento de Escolas Alcaide de Faria, Barcelos

http://infoescolas.mec.pt/?code=UO150137&nivel=5

Escola Secundária Alcaides de Faria, Barcelos

(30)

AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS

Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria - Barcelos

(31)

Q1 - Questionário aos alunos do 1.º Ciclo - 4.º Ano

Identificação da escola/agrupamento: Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, Barcelos

N.º % N.º % N.º % N.º % N.º %

01. As tarefas que realizo nas aulas são interessantes e ajudam-me a aprender. 39 97,5 1 2,5 0 0,0 0 0,0 0 0,0

02. O professor apoia os alunos quando têm dificuldades em aprender. 40 100,0 0 0,0 0 0,0 0 0,0 0 0,0

03. Sou incentivado a fazer sempre melhor os meus trabalhos na escola. 37 92,5 3 7,5 0 0,0 0 0,0 0 0,0

04. Sou incentivado a fazer pesquisas para alargar os meus conhecimentos. 20 50,0 20 50,0 0 0,0 0 0,0 0 0,0

05. Nas aulas o professor avalia os meus trabalhos para eu melhorar. 37 92,5 3 7,5 0 0,0 0 0,0 0 0,0

06. Eu avalio o meu trabalho nas aulas. 15 37,5 23 57,5 2 5,0 0 0,0 0 0,0

07. São pedidas aos alunos sugestões de melhoria para o funcionamento da escola. 29 72,5 10 25,0 0 0,0 1 2,5 0 0,0

08. Na escola faço trabalhos práticos e experiências. 21 52,5 19 47,5 0 0,0 0 0,0 0 0,0

09. Na escola realizo atividades artísticas. 26 65,0 14 35,0 0 0,0 0 0,0 0 0,0

10. Na escola realizo atividades físicas e desportivas. 26 65,0 14 35,0 0 0,0 0 0,0 0 0,0

11. Sou incentivado a ler, dentro e fora da escola. 36 90,0 4 10,0 0 0,0 0 0,0 0 0,0

12. Na escola uso os computadores/tablets para realizar tarefas escolares. 10 25,0 15 37,5 14 35,0 0 0,0 1 2,5

13. Na escola participo em projetos ligados à saúde e ao bem-estar. 29 72,5 9 22,5 2 5,0 0 0,0 0 0,0

14. Na escola sou incentivado a participar em ações de solidariedade e cidadania. 35 87,5 5 12,5 0 0,0 0 0,0 0 0,0

15. Faço trabalhos de grupo na sala de aula. 22 55,0 17 42,5 1 2,5 0 0,0 0 0,0

16. Alguns dos meus trabalhos são expostos na escola. 21 52,5 17 42,5 2 5,0 0 0,0 0 0,0

17. Os adultos da minha escola ajudam-me sempre que preciso. 39 97,5 1 2,5 0 0,0 0 0,0 0 0,0

18. Na escola os alunos respeitam as diferenças entre uns e outros. 32 80,0 7 17,5 0 0,0 0 0,0 1 2,5

19. Os alunos respeitam os adultos que trabalham na escola. 35 87,5 5 12,5 0 0,0 0 0,0 0 0,0

20. Os alunos participam na elaboração das regras da turma. 32 80,0 7 17,5 0 0,0 0 0,0 1 2,5

21. Sinto-me seguro na escola. 37 92,5 2 5,0 0 0,0 0 0,0 1 2,5

22. Gosto da minha escola. 34 85,0 0 0,0 0 0,0 0 0,0 6 15,0

Total de questionários 40

Muitas vezes Às vezes Raramente Nunca Não Responde

(32)

Q2 - Questionário aos Alunos dos 2.º e 3.º Ciclos e Secundário

Identificação da escola/agrupamento: Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, Barcelos

N.º % N.º % N.º % N.º % N.º %

01. As tarefas que realizo nas aulas são interessantes e ajudam-me a aprender. 436 47,2 439 47,6 30 3,3 17 1,8 1 0,1

02. Os professores apoiam os alunos quando têm dificuldades em aprender. 478 51,8 388 42,0 38 4,1 17 1,8 2 0,2

03. Sou incentivado a melhorar o meu desempenho escolar. 478 51,8 381 41,3 47 5,1 13 1,4 4 0,4

04. Avalio o meu trabalho nas aulas. 245 26,5 518 56,1 140 15,2 17 1,8 3 0,3

05. Nas aulas, a avaliação contribui para melhorar o meu trabalho. 439 47,6 403 43,7 60 6,5 17 1,8 4 0,4

06. Sou incentivado a apresentar as minhas ideias para melhorar as aulas. 242 26,2 481 52,1 159 17,2 35 3,8 6 0,7

07. Sou motivado a pesquisar para alargar os meus conhecimentos. 297 32,2 468 50,7 113 12,2 17 1,8 28 3,0

08. Na escola realizo trabalhos práticos e experiências. 241 26,1 473 51,2 162 17,6 19 2,1 28 3,0

09. Recorro à biblioteca escolar para enriquecer os conhecimentos. 110 11,9 285 30,9 375 40,6 125 13,5 28 3,0

10. Na escola uso os computadores/tablets para realizar tarefas escolares. 146 15,8 303 32,8 331 35,9 114 12,4 29 3,1

11. Na escola participo em projetos ligados à saúde e ao bem-estar. 139 15,1 296 32,1 299 32,4 161 17,4 28 3,0

12. Na escola sou incentivado a participar em ações de solidariedade e cidadania. 241 26,1 408 44,2 176 19,1 61 6,6 37 4,0

13. Faço trabalhos de grupo na sala de aula. 281 30,4 515 55,8 75 8,1 9 1,0 43 4,7

14. Tenho oportunidades para apresentar alguns dos meus trabalhos, na escola ou na comunidade. 208 22,5 494 53,5 151 16,4 26 2,8 44 4,8 15. Na escola sou apoiado para fazer as minhas escolhas de orientação escolar e profissional. 317 34,3 420 45,5 120 13,0 24 2,6 42 4,6

16. Os adultos da minha escola ajudam os alunos que precisam. 389 42,1 377 40,8 100 10,8 15 1,6 42 4,6

17. Na escola os alunos respeitam as diferenças entre uns e outros. 257 27,8 468 50,7 126 13,7 25 2,7 47 5,1

18. Os alunos sabem estar de forma adequada nos diferentes espaços escolares. 152 16,5 500 54,2 193 20,9 32 3,5 46 5,0

19. Os professores resolvem bem as situações de indisciplina. 319 34,6 437 47,3 92 10,0 21 2,3 54 5,9

20. São pedidas aos alunos sugestões de melhoria para o funcionamento da escola. 237 25,7 414 44,9 175 19,0 42 4,6 55 6,0

21. O ambiente da minha escola é acolhedor. 366 39,7 386 41,8 92 10,0 23 2,5 56 6,1

22. Sinto-me seguro na escola. 540 58,5 267 28,9 40 4,3 21 2,3 55 6,0

23. Gosto da minha escola. 471 51,0 303 32,8 56 6,1 35 3,8 58 6,3

Total de questionários 923

Não Responde

33,1% 44,4% 14,8% 4,2% 3,5%

(33)

Q3 - Questionário aos trabalhadores docentes

Identificação da escola/agrupamento: Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, Barcelos

N.º % N.º % N.º % N.º % N.º % N.º %

01. A escola mobiliza a comunidade educativa em torno do projeto educativo. 41 25,2 103 63,2 13 8,0 2 1,2 3 1,8 1 0,6

02. Os docentes estão ativamente envolvidos na consecução da visão que orienta a ação da escola. 33 20,2 106 65,0 18 11,0 3 1,8 2 1,2 1 0,6

03. O trabalho colaborativo entre docentes é efetivo. 59 36,2 83 50,9 18 11,0 1 0,6 2 1,2 0 0,0

04. Os docentes utilizam mecanismos de autorregulação das suas práticas pedagógicas. 58 35,6 89 54,6 7 4,3 0 0,0 7 4,3 2 1,2

05. As lideranças promovem mudanças significativas para a melhoria da escola. 32 19,6 92 56,4 21 12,9 11 6,7 6 3,7 1 0,6

06. As lideranças valorizam os contributos dos docentes para o bom funcionamento da escola. 24 14,7 85 52,1 31 19,0 9 5,5 7 4,3 7 4,3

07. As lideranças gerem bem os conflitos. 23 14,1 84 51,5 34 20,9 5 3,1 10 6,1 7 4,3

08. Os docentes são auscultados e participam na autoavaliação da escola. 46 28,2 85 52,1 17 10,4 3 1,8 5 3,1 7 4,3

09. A autoavaliação da escola contribui para a melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem. 38 23,3 96 58,9 16 9,8 2 1,2 4 2,5 7 4,3

10. Os recursos educativos são otimizados para o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem. 24 14,7 96 58,9 28 17,2 5 3,1 3 1,8 7 4,3

11. Os projetos da escola contribuem para a formação pessoal e autonomia das crianças e dos alunos. 61 37,4 83 50,9 5 3,1 0 0,0 2 1,2 12 7,4

12. O processo de ensino e aprendizagem prevê estratégias diversificadas em função das necessidades das crianças e dos alunos. 53 32,5 89 54,6 9 5,5 0 0,0 1 0,6 11 6,7

13. A oferta educativa é adequada às necessidades de formação dos alunos. 41 25,2 87 53,4 17 10,4 2 1,2 5 3,1 11 6,7

14. A escola propicia um ambiente escolar acolhedor. 47 28,8 78 47,9 17 10,4 5 3,1 4 2,5 12 7,4

15. A escola propicia um ambiente escolar inclusivo. 64 39,3 76 46,6 7 4,3 0 0,0 5 3,1 11 6,7

16. As situações de indisciplina são bem resolvidas. 23 14,1 85 52,1 27 16,6 3 1,8 12 7,4 13 8,0

17. A escola promove a realização de formação adequada às prioridades pedagógicas. 29 17,8 91 55,8 21 12,9 2 1,2 7 4,3 13 8,0

18. A escola contribui para o desenvolvimento da comunidade envolvente. 26 16,0 96 58,9 15 9,2 0 0,0 13 8,0 13 8,0

19. Os circuitos de comunicação e informação são eficazes. 37 22,7 83 50,9 22 13,5 6 3,7 1 0,6 14 8,6

20. Gosto de trabalhar nesta escola. 61 37,4 66 40,5 15 9,2 4 2,5 3 1,8 14 8,6

Total de questionários 163

5,0% Concordo

Totalmente Concordo Discordo

Discordo

Totalmente Não sei Não Responde

(34)

Q4 - Questionário aos trabalhadores não docentes

Identificação da escola/agrupamento: Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, Barcelos

N.º % N.º % N.º % N.º % N.º % N.º %

01. A escola mobiliza a comunidade educativa em torno do seu projeto educativo. 1 7,1 8 57,1 3 21,4 1 7,1 0 0,0 1 7,1

02. Os trabalhadores não docentes estão envolvidos no cumprimento dos objetivos do projeto educativo da escola. 2 14,3 7 50,0 3 21,4 0 0,0 1 7,1 1 7,1

03. As lideranças promovem mudanças significativas para a melhoria da escola. 0 0,0 5 35,7 3 21,4 4 28,6 1 7,1 1 7,1

04. As lideranças valorizam os contributos dos trabalhadores não docentes para o bom funcionamento da escola. 0 0,0 3 21,4 5 35,7 4 28,6 1 7,1 1 7,1

05. As lideranças gerem bem os conflitos. 0 0,0 5 35,7 3 21,4 1 7,1 3 21,4 2 14,3

06. Os trabalhadores não docentes participam na autoavaliação da escola. 1 7,1 6 42,9 2 14,3 1 7,1 3 21,4 1 7,1

07. Os recursos são adequados para as atividades desenvolvidas na escola. 0 0,0 4 28,6 6 42,9 2 14,3 0 0,0 2 14,3

08. Os critérios de distribuição de serviço dos trabalhadores não docentes são claros e adequados. 0 0,0 7 50,0 3 21,4 1 7,1 2 14,3 1 7,1

09. A escola propicia um ambiente escolar acolhedor. 1 7,1 7 50,0 3 21,4 1 7,1 0 0,0 2 14,3

10. A escola propicia um ambiente escolar inclusivo. 1 7,1 8 57,1 1 7,1 0 0,0 2 14,3 2 14,3

11. A escola desenvolve projetos que contribuem para o desenvolvimento das crianças e dos alunos. 2 14,3 9 64,3 1 7,1 0 0,0 1 7,1 1 7,1

12. As situações de indisciplina são bem resolvidas. 0 0,0 5 35,7 1 7,1 1 7,1 5 35,7 2 14,3

13. O trabalho desenvolvido pelos trabalhadores não docentes é reconhecido e valorizado na comunidade escolar. 0 0,0 4 28,6 3 21,4 2 14,3 3 21,4 2 14,3

14. Os trabalhadores não docentes são incentivados a fazer a autoavaliação do seu trabalho. 0 0,0 10 71,4 2 14,3 0 0,0 1 7,1 1 7,1

15. A escola promove a realização de formação adequada às necessidades. 0 0,0 6 42,9 5 35,7 0 0,0 2 14,3 1 7,1

16. A escola contribui para o desenvolvimento da comunidade. 1 7,1 8 57,1 0 0,0 1 7,1 1 7,1 3 21,4

17. Os circuitos de comunicação e informação são eficazes. 0 0,0 4 28,6 5 35,7 1 7,1 1 7,1 3 21,4

18. Gosto de trabalhar nesta escola. 1 7,1 7 50,0 3 21,4 0 0,0 0 0,0 3 21,4

Total de questionários 14

11,9% Concordo

Totalmente Concordo Discordo

Discordo

Totalmente Não Sei Não Responde

(35)

Q5 - Questionário aos Pais e Encarregados de Educação - Educação Pré-escolar

Identificação da escola/agrupamento: Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, Barcelos

N.º % N.º % N.º % N.º % N.º % N.º %

01. Conheço o projeto educativo do Agrupamento de Escolas/Estabelecimento de Ensino. 4 13,3 21 70,0 1 3,3 2 6,7 2 6,7 0 0,0

02. Participei na elaboração do projeto educativo do Agrupamento de Escolas/ Estabelecimento de Ensino. 1 3,3 10 33,3 7 23,3 6 20,0 6 20,0 0 0,0

03. O educador informa os pais sobre a intencionalidade da sua ação educativa. 12 40,0 18 60,0 0 0,0 0 0,0 0 0,0 0 0,0

04. Sou incentivado, pelo educador, a participar no planeamento das atividades a realizar. 11 36,7 17 56,7 1 3,3 1 3,3 0 0,0 0 0,0

05. Sou envolvido, pelo educador, em atividades do processo de aprendizagem do meu filho. 13 43,3 16 53,3 0 0,0 1 3,3 0 0,0 0 0,0

06. Sou envolvido no desenvolvimento de estratégias para a inclusão do meu educando. 11 36,7 14 46,7 2 6,7 1 3,3 1 3,3 1 3,3

07. As atividades realizadas promovem o desenvolvimento da curiosidade e autonomia do meu filho. 14 46,7 15 50,0 0 0,0 0 0,0 0 0,0 1 3,3

08. São proporcionados ao meu filho contextos de aprendizagem diversificados, para além da sala de atividades. 13 43,3 14 46,7 0 0,0 1 3,3 1 3,3 1 3,3

09. O educador partilha comigo, com regularidade, os progressos das aprendizagens do meu filho. 14 46,7 12 40,0 1 3,3 2 6,7 0 0,0 1 3,3

10. Estou satisfeito com os progressos das aprendizagens realizadas pelo meu filho. 12 40,0 15 50,0 1 3,3 0 0,0 0 0,0 2 6,7

11. São desenvolvidos projetos que relacionam diversos âmbitos do saber (ciências naturais e sociais, matemática,

linguagens artísticas, entre outros). 7 23,3 16 53,3 2 6,7 1 3,3 3 10,0 1 3,3

12. O educador aproveita as brincadeiras do meu filho para incentivar mais aprendizagens. 6 20,0 17 56,7 1 3,3 0 0,0 5 16,7 1 3,3

13. Alguns dos trabalhos do meu filho são expostos. 13 43,3 14 46,7 0 0,0 1 3,3 1 3,3 1 3,3

14. O ambiente do JI promove o bem-estar do meu filho. 13 43,3 15 50,0 1 3,3 0 0,0 0 0,0 1 3,3

15. O JI promove o respeito pelas características e interesses de cada criança. 13 43,3 15 50,0 0 0,0 0 0,0 1 3,3 1 3,3

16. Conheço as regras de funcionamento do JI. 9 30,0 19 63,3 0 0,0 0 0,0 1 3,3 1 3,3

17. Os responsáveis do JI promovem o seu bom funcionamento. 10 33,3 18 60,0 0 0,0 1 3,3 0 0,0 1 3,3

18. Participo na autoavaliação do Agrupamento de Escolas/Estabelecimento de Ensino. 6 20,0 16 53,3 2 6,7 1 3,3 4 13,3 1 3,3

19. Gosto que o meu filho frequente este JI. 17 56,7 10 33,3 1 3,3 0 0,0 1 3,3 1 3,3

Total de questionários 30

2,6% Concordo

Totalmente Concordo Discordo

Discordo

Totalmente Não Sei Não Responde

(36)

Q6 - Questionário aos Pais e Encarregados de Educação

Identificação da escola/agrupamento: Agrupamento de Escolas Alcaides de Faria, Barcelos

N.º % N.º % N.º % N.º % N.º % N.º %

01. Conheço o projeto educativo da escola. 49 10,3 301 63,5 34 7,2 10 2,1 78 16,5 2 0,4

02. Participei na elaboração do projeto educativo da escola. 10 2,1 105 22,2 150 31,6 76 16,0 121 25,5 12 2,5

03. Sou incentivado a acompanhar a vida escolar do meu filho. 246 51,9 203 42,8 11 2,3 4 0,8 5 1,1 5 1,1

04. Conheço bem as regras de funcionamento da escola. 141 29,7 288 60,8 24 5,1 6 1,3 10 2,1 5 1,1

05. Os responsáveis da escola são acessíveis e disponíveis. 125 26,4 267 56,3 35 7,4 8 1,7 33 7,0 6 1,3

06. Os responsáveis promovem o bom funcionamento da escola. 103 21,7 295 62,2 36 7,6 7 1,5 27 5,7 6 1,3

07. O meu filho é incentivado a melhorar sempre os seus resultados escolares. 215 45,4 215 45,4 12 2,5 3 0,6 12 2,5 17 3,6

08. O meu filho é apoiado e incentivado a ultrapassar as suas dificuldades. 165 34,8 244 51,5 23 4,9 5 1,1 19 4,0 18 3,8

09. Sou envolvido no desenvolvimento de estratégias para a inclusão do meu educando. 87 18,4 257 54,2 51 10,8 10 2,1 47 9,9 22 4,6

10. Sou informado sobre as aprendizagens realizadas pelo meu filho. 146 30,8 275 58,0 23 4,9 5 1,1 8 1,7 17 3,6

11. Sou esclarecido sobre a avaliação das aprendizagens do meu filho. 168 35,4 256 54,0 18 3,8 4 0,8 9 1,9 19 4,0

12. Conheço os projetos da escola em que o meu filho está envolvido. 130 27,4 274 57,8 25 5,3 8 1,7 18 3,8 19 4,0

13. O meu filho participa em atividades culturais da escola. 68 14,3 226 47,7 96 20,3 20 4,2 34 7,2 30 6,3

14. O meu filho participa em atividades científicas da escola. 55 11,6 191 40,3 114 24,1 28 5,9 53 11,2 33 7,0

15. O meu filho participa em atividades artísticas da escola. 57 12,0 172 36,3 132 27,8 32 6,8 50 10,5 31 6,5

16. O meu filho participa em atividades desportivas da escola. 88 18,6 199 42,0 100 21,1 31 6,5 24 5,1 32 6,8

17. O professor/diretor de turma do meu filho faz uma boa ligação à família. 179 37,8 221 46,6 16 3,4 7 1,5 22 4,6 29 6,1

18. Os recursos educativos da escola são bem utilizados para as aprendizagens dos alunos. 85 17,9 262 55,3 39 8,2 11 2,3 49 10,3 28 5,9

19. O ambiente da escola promove o bem-estar do meu filho. 96 20,3 292 61,6 29 6,1 3 0,6 21 4,4 33 7,0

20. A escola promove o respeito pelas diferenças. 106 22,4 262 55,3 23 4,9 5 1,1 43 9,1 35 7,4

21. A escola resolve bem as situações de indisciplina. 57 12,0 231 48,7 44 9,3 12 2,5 94 19,8 36 7,6

22. O meu filho sente-se seguro na escola. 134 28,3 277 58,4 14 3,0 1 0,2 12 2,5 36 7,6

23. Participo na autoavaliação da escola. 109 23,0 243 51,3 37 7,8 16 3,4 34 7,2 35 7,4

24. Gosto que o meu filho frequente esta escola. 187 39,5 228 48,1 7 1,5 2 0,4 12 2,5 38 8,0

Total de questionários 474

Não Responde

24,7% 50,8% 9,6% 2,8% 7,3% 4,8%

Concordo

Totalmente Concordo Discordo

Discordo

Referências

Documentos relacionados

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

O desafio de implantar uma política educacional, cuja missão consiste em “integrar a formação escolar de nível médio com uma habilitação profissional técnica

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que

que lhe são conferida pela Lei Orgânica Municipal, de acordo Edital N° 01/2017 do processo Seletivo Simplificado para contratação de pessoal, por tempo

Porém, ressalta-se que apesar do depoimento tão enfático, percebe-se que essa não é uma realidade imperante nessa região da APAEAV, porque alguns núcleos