• Nenhum resultado encontrado

Lição 6: Jesus 7 a 10 anos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Lição 6: Jesus 7 a 10 anos"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Lição 6: Jesus

7 a 10 anos

HISTÓRIA BÍBLICA:

Quem é Jesus? Jesus era e é o Filho único de Deus. Deus o enviou à Terra para mostrar ao Mundo o grande amor de Deus e cumprir o Plano de Deus para nós. O Plano era salvar a humanidade dos seus pecados. As pessoas não sabiam como chegar a Deus para serem perdoadas e tudo que elas faziam não adiantava. Jesus nasceu e aquele dia ficou conhecido como “Natal”. Ele foi criança como nós, ele cresceu e fez muitos milagres, ajudou muita gente e espalhou o amor de Deus na terra. Muitas pessoas o seguiram, mas outras o perseguiram até mata-lo. Jesus morreu na cruz como sinal do pagamento dos nossos pecados, mas ele não permaneceu morto, ele reviveu e foi visto por muitos antes de subir aos céus, para sua casa, de onde veio. Jesus é razão e o motivo da nossa existência. Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo e só ele tem perdão, amor e salvação para nos dar.

VERSÍCULO-CHAVE: “Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros" (João 13:35).

CONCEITO: Jesus é o filho de Deus e eu devo ser como ele

FORMAÇÃO ESPIRITUAL: Relacionamento/Maturidade/Salvação IDEIAS PRINCIPAIS:

- Todas as crianças precisam conhecer Deus através de Jesus.; - Elas precisam aprender a como serem parecidas com Jesus; MATERIAL NECESSÁRIO:

Painel dos Imitadores -> Biombo com os seguintes cartazes:

 IGUAL A JESUS -> Cruz + Coração

 TRABALHAR ATRAVÉS DE MIM -> Pés + Mundo

(2)

PESSOAL NECESSÁRIO: Comunicador

Participante: criança escolhida na hora

Preparação do Líder

O versículo da lição diz “Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros" (João 13:35). O que significa esse texto para você? O que isso tem a ver com a lição? O que Deus te falou sobre esse texto? O que você vai fazer a respeito? Reflita e medite sobre isso!

PRÉ-ENSINO

(10 minutos)

Comunicador 1: Bem vindas crianças! Eu sou___________________(seu nome). Comunicador 2: E eu sou______________. É muito bom estar de volta!

Comunicador 1: Temos aprendido durante os últimos domingos uma grande ideia. Alguém lembra qual é? (escute as respostas) CRIANÇAS EM TODOS OS LUGARES CAMINHANDO COM JESUS. Aprendemos cada parte dessa grande ideia, mas falta uma. Qual? JESUS! Isso mesmo. Jesus é parte dessa grande ideia e é sobre ele que vamos falar aqui. Mas antes, vamos recapitular o que vimos nos domingos passados.

Comunicador 2: A primeira parte da grande ideia é CRIANÇAS, a segunda é EM TODOS OS LUGARES, depois CAMINHANDO, depois COM e agora falaremos de JESUS. Vimos que, como CRIANÇAS somos amados por Deus da maneira que somos, com nossas qualidades e defeitos. EM TODOS OS LUGARES podemos confiar em Deus e estar com ele. Vimos que CAMINHANDO com ele iremos crescer e conhece-lo mais, ou seja, temos um RE-LA-CI-O-NA-MEN-TO com Deus de maneira muito séria enquanto andamos e vivemos os momentos da vida. COM significa companhia, amizade, isto é, mesmo parado ou andando, é importante que acreditemos que Deus está comigo, sempre. Vamos fazer o seguinte! (Chame alguma criança para participar). Você irá fazer o que eu fizer, ou seja, essa é uma brincadeira super-nova, se chama MÍMICA! Uhuuuu! Puxa! Achei que ninguém sabia! Então eu vou dar outro nome. O nome será “IMITADORES”. É assim: Quando eu falar algo, você fala e quando eu fizer um gesto você faz igual, ou seja, seja meu imitador. Vamos testar?

(3)

(Faça o exercício algumas vezes pedindo que a criança lhe imite).

Comunicador: Repita o que eu digo: EU SOU UM DISCÍPULO (criança repete). Agora dê um pulinho (criança dá um pulo). Vamos fazer mais uma vez. EU SOU UM DISCÍPULO (dando um pulinho). Muito bem. Vamos dificultar o nível.

EU SOU UM DISCÍPULO (pulinho), DISCÍPULO EM MISSÃO (marchando)

IMITADOR DE CRISTO (rodadinha), SERVINDO DE CORAÇÃO (põe a mão no chão) (Repita pelo menos umas 3 vezes e depois peça para que a criança faça sozinha)

Muito bom! Agora eu irei ficar parado e nosso participante irá fazer sozinho e vocês irão imitá-lo. Uma salva de palmas para o nosso participante (dispense o participante). Agora vamos fazer todos juntos? Fiquem de pé. Talvez as meninas consigam fazer melhor que os meninos. Será? Vamos testar.

(Faça desse momento um tempo divertido de brincadeira e competição saudável)

ENSINO

(20 minutos)

Comunicador 1: Puxa! Que competição incrível! Vocês parecem que sabem ser

imitadores mesmo. Mas será que só podemos imitar gestos e falas? (Escute as respostas) O que mais podemos imitar de bom de alguém, por exemplo o seu pai ou sua mãe? (escute as respostas) Agora vamos brincar de “QUIZ DA IMITAÇÃO”, e se você conhece a história de Jesus e como ele andou e agiu, você poderá responder. Vamos a primeira pergunta:

1) O que podemos imitar de Jesus? (escute as respostas) -> [Amoroso, manso, justo, obediente, etc]

2) Como Deus usou os discípulos para que a história de Jesus chegasse até nós? (escute as respostas) -> [Falando da história de Deus, ajudando as pessoas doentes, doando alguma coisa, etc]

3) Que habilidade, talento ou poder Jesus tinha que podia ajudar as pessoas? (escute as respostas) -> Ele foi carpinteiro, curava, amava, ajudava, servia, alimentava, falava de Deus, perdoava, etc]

[NOTA AO COMUNICADOR: Esteja preparado para que as crianças não respondam tudo que se pede, pois algumas podem não ter a noção dessas características dos discípulos ou de Jesus, mas não se preocupe, apenas dê ideias para que elas pensem]

(4)

“IGUAL A JESUS”

Comunicador 2: Essas perguntas são difíceis ou fáceis? Mas acho que vocês se

esforçaram bem. Para ajudar vocês, eu vou apresentar o nosso “Painel da Imitação”. Para que possamos ser CRIANÇAS QUE ANDAM COM JESUS EM TODOS OS LUGARES,

precisamos entender como JESUS pode participar das nossas vidas, como podemos deixar que Jesus caminhe conosco e esteja conosco em todos os lugares. No nosso painel temos algumas dicas importantes.

Nosso primeiro cartaz nos diz que eu DEVO SER IGUAL A JESUS. (Aponte para o cartaz CRUZ = CORAÇÃO) Isso significa que devo ser imitador de Jesus. Mas como posso imitar alguém que eu não conheço? Para imitarmos a Jesus e sermos como ele é, precisamos receber seu AMOR e SALVAÇÃO.

O CORAÇÃO representa eu e você, representa o AMOR DE JESUS por nós. A figura da CRUZ aqui nos ajuda a entender que Jesus deu uma prova de AMOR quando morreu numa CRUZ e o que mais caracteriza JESUS é o AMOR dele por mim e por você. O CORAÇÃO também representa esse amor que Jesus tem por mim e por cada criança. JESUS = AMOR. AMOR = JESUS. Ele foi um exemplo para nós em muitas coisas conforme vocês falaram, e tudo isso que vocês disseram simboliza o amor de Jesus por nós. Para isso, eu vou pausar nesse momento e vamos orar.

(Música de fundo durante a oração)

Comunicador 1: Agora vamos fazer silêncio e vamos orar. (Faça uma oração nesse sentido)

“Querido Deus, hoje estamos aqui porque queremos aprender mais sobre Ti e te conhecer melhor. Queremos ser iguais em tudo aquilo que o Senhor é e faz. Por isso, antes de tudo, eu quero estar mais próximo de Ti, andar contigo, estar contigo. Me perdoa pelas vezes que eu esqueci de Ti e pelas vezes que fiz ou falei aquilo que não te agrada. Eu nunca tive a oportunidade de receber a Tua Salvação, por isso te peço, entra agora na minha vida, porque eu decido nesse momento aceitar o teu AMOR, te aceitar como meu amigo verdadeiro para sempre e recebo o perdão pelos meus pecados. Em nome de Jesus eu oro. Amém!”

(5)

Comunicador 1: Se você orou comigo e decidiu pela primeira vez em sua vida receber JESUS como seu amigo verdadeiro para sempre, você pode levantar sua mão onde você estiver. Não faça isso se você não entendeu, se não tem certeza dessa decisão, ou ainda, se você já fez isso algum dia, apenas se tiver certeza e estiver fazendo isso pela primeira vez. Alguém? Levante a sua mão.

A CRUZ significa que JESUS me amou, amou você tanto, tanto que morreu numa cruz para demonstrar que os nossos pecados seriam eliminados de uma vez por todas se nós o aceitássemos como seu amigo verdadeiro para sempre, nesse caso, Ele foi um exemplo de AMOR DE DEUS. O CORAÇÃO significa que devemos deixar Jesus participar da nossa vida, andar conosco e estar conosco. Ser igual a JESUS, ser seu imitador é demonstra amor pelos outros, andar com as pessoas para ajuda-las, perdoá-las, amá-las de maneira a ajuda-las a estarem mais próximas de Deus e de sua Palavra, a Bíblia.

“ATRAVÉS DE MIM”

Comunicador 2: Vamos para o nosso próximo cartaz. Se você decidiu se tornar um imitador de Jesus, o Filho de Deus, então DEUS PODE TRABALHAR ATRAVÉS DE MIM. Isso é cumprir a MISSÃO de espalhar esse amor na Terra. (Aponte para o cartaz Pés + Mundo). Se você acredita em nossa ideia CRIANÇAS EM TODOS OS LUGARES CAMINHANDO COM JESUS e de fato quer ser um imitador de JESUS, então você tem a missão de levar essa história adiante, de levar seu amor para as pessoas. Falar dos milagres que Jesus fez e ainda pode fazer, mais do que isso, da transformação das nossas atitudes ruins em boas. E a história é assim: Jesus veio a Terra, demonstrou seu AMOR pelas pessoas, mas pessoas ruins o traíram e mentiram sobre Jesus, ele morreu numa cruz como pagamento dos meus pecados, foi colocado num túmulo com uma grande perda, mas venceu a morte,

ressuscitou ao terceiro dia e depois subiu aos Céus para estar COM Deus. Uauuu! Que grande história. Deus pode TRABALHAR ATRAVÉS DE MIM para levar seu AMOR

maravilhoso para as pessoas. Ele pode trabalhar através de você. Não só para proclamar essa linda história de AMOR, de coragem e vitória, mas para fazer muitas outras coisas pelas pessoas. Os PÉS significam que você tem essa missão e Deus vai usar você para proclamar essas boas novas de salvação! O MUNDO significa que você pode fazer isso EM QUALQUER LUGAR! Na escola, na rua, no shopping, no trem, em casa, na internet, enfim, em todo o mundo. Isso nos leva ao nosso próximo cartaz!

(6)

“POSSO SERVIR”

Comunicador 1: Agora você pode dizer que é amigo verdadeiro de Jesus, discípulo imitador de Jesus, nas palavras, nas atitudes, nos comportamentos, nas ações, nos

sentimentos, etc. Com certeza Deus irá trabalhar através de você para que sua história de AMOR, coragem e vitória possa chegar as outras pessoas em qualquer lugar. Mas de que forma você pode fazer isso? (escute as respostas) De diversas formas. (Aponte para o cartaz Mãos + Coisas). As MÃOS significam que “EU POSSO SERVIR”. Você pode servir, de várias maneiras, assim como Jesus fez quando usou suas mãos para lavar os pés dos seus discípulos. Lembram? Isso foi uma demonstração de AMOR! Quando você serve a alguém, você está sendo parecido com Jesus. Quando você ajuda seu pai ou seu irmão a tirar os sapatos, ou quando você arruma os brinquedos do seu colega, ou quando você ajuda seu vizinho a jogar o lixo fora, isso é exemplo de serviço. SERVIR é AMAR alguém. COISAS significam que esse serviço pode ser a qualquer hora, em qualquer lugar e a muitas

pessoas e através disso, Deus vai tocar as pessoas com seu AMOR maravilhoso. Você pode ajudar em casa, na escola, na igreja, enfim. Quando você não consegue entrar no galpão do Geração Futuro, por exemplo, é porque ainda estamos precisando de pessoas que desejem servir a vocês. E esses tios e tias que estão aí do seu lado, eles decidiram servir a vocês e fazem isso por AMOR a Jesus. Que tal agradecê-los agora?

PÓS-ENSINO

(10 minutos)

Comunicador 2: Existe um versículo na Bíblia que diz: “Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros" (João 13:35). O que o versículo diz? Que se somos discípulos de Jesus, devemos fazer o que ele fez. Deixar Deus trabalhar através de mim para que sua história seja conhecida e servir aos outros são formas de amar uns aos outros. Estamos falando de ‘SER IGUAL A JESUS’, ou seja, AMAR como ele amou, nas palavras, nas atitudes, etc. Lembrem que Jesus orava a Deus sempre porque amava muito. Por isso quero desafiar vocês a orar, demonstrar amor, mas vamos fazer isso de uma maneira diferente. Vocês só precisam me imitar. Quero desafiar alguma criança a orar em voz alta onde você estiver, no seu lugar, bem alto para que todos possam ouvir. Pode orar para agradecer por tudo que aprendemos hoje. Alguém?

(7)

NOTA AO COMUNICADOR: Esteja preparado para que as

crianças não reajam ao desafio da oração, mas estimule-as, encoraje-as. Caso nenhuma criança deseje orar em voz alta, onde estiver, convide-a para vir a frente. Finalize com uma oração breve e depois dispense as crianças]

Oração: Senhor Jesus, muito obrigado por nos ensinar. Queremos aprender mais do Senhor e sermos usados por Ti para que o teu amor maravilhoso alcance as crianças em todos os lugares. Em nome de Jesus, amém!

Referências

Documentos relacionados

Ao ver que a sua união com Teresa era praticamente impossível, Simão Botelho matou Baltasar Coutinho.. Fugiu com João

Brusaferro Andrea https://unicam.webex.com/meet/andrea.brusaferro. Buccioni

das obras para ampliação da Biblioteca; b) Informou que foram adquiridos livros para incorporação ao 18. acervo, com atendimento de todas as áreas, conforme indicações dos

Ninguém nos amou como Cristo Jesus, que, humilde, aceitou a vil morte na cruz,.. a fim de nos dar nos céus novo lar Ninguém nos amou como o Cristo o Senhor, que as almas guiou

Sistema micro hi-fi elegante com leitor de DVD, suporte para iPod/ iPhone/iPad e ligação digital direta via USB frontal (compatível com iPhone 5s, iPhone 5c, iPad mini com visor

Aprovado no decorrer da crise em 2009, o plano de recuperação da econômica americana abriu os cofres públicos dos EUA para uma série de empréstimos e financiamentos de baixo custo

• Esta seqüência de operações, medir a variável; comparar com o valor pré determinado e atuar no sistema de modo a minimizar a diferença entre a medida e o set point,nós

Com essas informações você poderá entender porque a Facelips nasceu para se tornar uma rede de franquias de sucesso!...