• Nenhum resultado encontrado

Quarto Ciclo: Multiplicar LIÇÃO 12 Cuidado pessoal - Relacionamento Discipulador Texto Básico: Atos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Quarto Ciclo: Multiplicar LIÇÃO 12 Cuidado pessoal - Relacionamento Discipulador Texto Básico: Atos"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Quarto Ciclo: Multiplicar

LIÇÃO 12 – Cuidado pessoal - Relacionamento Discipulador Texto Básico: Atos 9.1-31

Então Ananias foi, entrou na casa, impôs as mãos sobre Saulo e disse:

"Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito

Santo". At 9.17

A narrativa da expansão do Evangelho entre os gentios é interrompida para que a conversão de Saulo seja registrada1, já que este será o grande missionário de todos os tempos, e principalmente entre os gentios.

Após a sua conversão, Saulo, que aprendeu aos pés de Gamaliel2, precisava refazer todo o seu pensar teológico, como também tudo o que dá base à sua vida3.

Saulo, que um pouco mais tarde destinará todo o seu ministério a proclamação do Evangelho aos gentios4, deixou para traz o nome Saulo e passou a usar com mais frequência o nome Paulo, que se aproximava mais com os gentios5. Então iremos adotar esse novo nome em nossa lição.

Vamos caminhar em uma análise rápida sobre pessoas que ajudaram Paulo no início da sua caminhada e como foi que cada uma delas se portaram.

1. Companheiros de viagem

“Saulo levantou-se do chão e, abrindo os olhos, não conseguia ver nada. E eles o levaram pela mão até Damasco”. Atos 9.8

Os companheiros de viagem de Paulo foram as primeiras pessoas que ajudaram em sua caminhada. Guiado pela mão, Paulo estava passando por uma grande lição de humildade em sua vida cristã. No início, Paulo precisava de alguém para conduzi-lo. Isso ocorre também no que diz respeito à fé cristã.

1 Comentário Bíblico Moody – TheWord – versão digital de comentários e estudos. Offline 2 Atos 22.3

3 Romanos 12.1-2 4 Gálatas 2.7 5 Atos 13.9

(2)

Toda a segurança religiosa caiu por terra quando ocorreu sua queda da montaria. Agora precisava rever suas atitudes e sua fé. Sua busca, serviço e fé o haviam levado na contramão de Deus e precisaria de muita ajuda para refazer esse caminho. Como se não bastasse estar cego fisicamente, percebeu que a sua maior cegueira era espiritual.

Os companheiros da comitiva foram testemunhas do fato, mas não entenderam direito o que estava acontecendo com Paulo e qual seria o resultado daquilo para a história da Igreja, e porque não dizer no mundo, já que Paulo deixou a sua marca em ambos.

Hoje, estamos num momento singular na história do cristianismo no Brasil, que será contado nas próximas gerações. A denominação batista encontra-se desafiada a evangelizar através de Relacionamentos Discipuladores (RD), onde cada discípulo de Jesus é convidado a aceitar sua posição como sacerdote e cuidar de outra pessoa e se permitir ser cuidado por alguém6.

Conduzir pela mão é não perceber que quando uma pessoa atende ao convite de receber a Jesus, não quer dizer que ela entendeu tudo que envolve esse convite. Quando não nos envolvemos no Relacionamento Discipulador podemos, inclusive, perder a oportunidade de ganhar essa pessoa. Nossa atitude assemelha-se a desses servos que conduziram Paulo até Damasco7.

2. Ananias – alguém chamado para cuidar

“Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer". Atos 9.6

Paulo continuou sua viagem até Damasco, mas agora com uma atitude totalmente diferente.

Ananias era um cristão residente naquela cidade que, de alguma maneira, foi alcançado pela mensagem do Evangelho e agora é convocado pelo Senhor Jesus para dar continuidade à caminha de Paulo. Ele tinha notícias sobre quem

6 1 Pedro 2.9

7Carvalho, Diogo. Relacionamento Discipulador: Uma teologia da vida

(3)

era Paulo, antes de sua conversão, e a razão pela qual estava indo para Damasco8.

Percebemos uma certa recusa, a princípio, em atender ao chamado de Deus para cuidar de Paulo, e não era para menos, existia um perigo de vida em atender a esse chamado, mas Ananias foi grandemente usado por Deus. Quando passou o primeiro impacto da informação, ele foi atender ao chamado para cuidar de quem havia tido uma experiência tão avassaladora.

O que podemos aprender é que mesmo temerosos, precisamos nos colocar à disposição de Deus para abençoar a vida de outros, confiando que Jesus estará conosco todos os dias9.

2.1 Relacionamento e cuidado

“...numa visão viu um homem chamado Ananias chegar e impor-lhe as mãos para que voltasse a ver". Atos 9.12

Deus falou a Ananias que Paulo estava orando e já estava aguardando que ele fosse até ele, pois o próprio Deus já havia feito o elo de ligamento entre os dois. Deus tem trabalhado na vida de muitas pessoas e precisamos nos colocar à disposição dEle para que nos use na transformação de suas vidas.

“Vá aonde Deus já está trabalhando”! A vida de comunhão com Deus e nossa disposição em atender ao seu chamado fará a diferença. Dois servos de Deus, Paulo e Ananias, em situações opostas, mas ligados pelo poder de Deus.

Jesus conectou dois corações, Paulo e Ananias, porque os dois estavam conectados com Ele. Conectados com Jesus seremos conectados com pessoas das quais Ele está trabalhando. Permita-se ser o elo de ligação entre as pessoas e Jesus!

3. Barnabé – Exemplo de cuidado

Leia Atos 9.26-27

Aqui entra o terceiro personagem de cuidado na vida de Paulo. Esse fez toda a diferença em sua caminhada. Paulo, que tinha como referência de

8At 9.13 9 Mt. 28.20

(4)

cuidado e mentoria, Gamaliel10, agora passará a ser cuidado e mentoriado por Barnabé.

Os apóstolos estavam receosos em receber a Paulo. Imaginavam que essa podia ser uma estratégia para matá-los, então a figura de um homem extraordinário entra em ação: Barnabé, que empresta todo o seu prestígio e liderança para introduzir Paulo ao colégio apostólico.

Ainda hoje precisamos de validadores, pessoas que invistam na vida de outras e que empenhem seu próprio nome neles.

3.1 Reproduzindo

Paulo aprendeu essa valiosa lição e reproduziu em sua vida ministerial. Em Filemom 1.17, ele diz: “Assim, se você me considera companheiro na fé, receba-o como se estivesse recebendo a mim”.

Barnabé aprofundou a relação: chamar, acolher e aperfeiçoar discípulos11. Precisamos nos comprometer, como discípulos, e reproduzir uma atitude que reflita o compromisso que Jesus teve por nós. Não podemos manter distância daqueles que Deus nos tem dado para cuidar.

3.2 Um parceiro ministerial

Barnabé investiu na vida de Paulo, levando-o consigo em todas as oportunidades. Quando a Igreja em Jerusalém recebeu notícias de que havia uma grande multiplicação de discípulos em Antioquia da Síria12, enviou Barnabé para constatar o que estava ocorrendo. Barnabé percebeu o grande agir de Deus e foi chamar Paulo, para que o ajudasse na instrução daquela nova Igreja, a primeira entre os gentios13.

3.3 Ensinando missões

Barnabé investiu muito na vida de Paulo e com isso fez missões. Quando a Igreja de Antioquia estava consolidada e já colocava em prática o princípio da oração, o Senhor convocou Barnabé e Paulo para expandirem a mensagem do

10 Atos 22.3

11 Carvalho, Diogo. Relacionamento Discipulador: Uma teologia da vida discipular, 1 ed. Rio de

Janeiro: Junta de Missões Nacionais da CBB. 2015. 128p

12 Atos 11.19-25 13 Atos 9.22

(5)

Evangelho para outros povos14. Assim, o princípio da plantação de novas Igrejas foi vivenciado.

Temos uma função a cumprir e não podermos nos distrair. Fazer discípulos de todas as nações é a ação que Deus requer de cada discípulo seu. A plantação de novas Igrejas precisa ser ensinada e vivida em nosso meio.

Somos frutos da missão de Jesus, somos frutos de um Deus em missão, então não podemos nos distanciar disso.

Conclusão

Os níveis de Relacionamento Discipuladores variam de pessoa para pessoas. Para algumas pessoas seremos como os servos que conduziram Paulo até Damasco; na vida de outras seremos Ananias; e na vida de outras tantas precisamos ser Barnabés.

Cada um de nós tem um jeito de ser e cada um dos novos discípulos também tem o seu. O que precisamos é ter a intenção de ser bênção na vida de alguém e marcar de forma positiva a sua vida.

Creio que estamos vivendo um momento onde “coisas” são mais importantes do que pessoas, em detrimento de pessoas mais importantes que “coisas”. Essa caminhada não será fácil, mas será necessário um retorno às práticas e princípios da Igreja Primitiva.

PARA PENSAR E AGIR

1. Ore ao Senhor por pessoas que você possa cuidar espiritualmente, quer sejam crentes ou ainda não crentes.

2. Peça ao Senhor que mostre e ajude a ajustar sua vida devocional, com leitura bíblica diária e oração.

3. Peça ao Senhor capacidade para alimentar essas vidas.

Leitura Diária Segunda-feira – 1Coríntios 4.14-21 Terça-feira – Isaías 22.20-25 Quarta-feira – 1Coríntios 12.12-31 14 Atos 13.1-3

(6)

Quinta-feira – 1Timóteo 1.1-20 Sexta-feira – Atos 19.20-23 Sábado – Tito 1.1-16

Referências

Documentos relacionados

Nesse estudo foi observado que as escolas que agregam valor ao desempenho dos seus alunos, isto é, as es- colas eficazes, possuem as seguintes características: (a) contam com

Além dos 8% de reajuste obtidos para os comerciários que trabalham no comércio varejista de Guarulhos, o sindicato conse- guiu outros bons percentuais para o restante dos

Esta filosofia da ciência (e a análise do comportamento que ela orienta) é diferente dentro da psicologia em dois aspectos principais. Primeiro, ela é

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, por intermédio da Divisão Multidisciplinar de Assistência ao Estudante (DIMAE/PROAES) torna público o lançamento do presente edital

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

O Vinho Verde Branco “Quinta de Góios” é um vinho ideal para acompanhar carnes brancas, peixe e marisco.. Para usufruirmos plenamente do seu sabor, deve

Como já afirmei, esta pesquisa tentou compreender o olhar das crianças negras sobre sua realidade e suas relações no ambiente escolar. Através deste olhar, na simplicidade das vozes

O principal questionamento desta pesquisa refere-se ao teste da existência dos erros de preferência consoante previsto por Kahneman e Tversky (1979, 1984) referente à teoria dos