• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO KENNEDY, 55 ANOS DE BELA EXISTÊNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO KENNEDY, 55 ANOS DE BELA EXISTÊNCIA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

precisar

29 de março de 2019

João Monlevade/MG – Ed. 140

COLÉGIO KENNEDY, 55 ANOS DE BELA EXISTÊNCIA

EDITORIAL

facebook.com/colegiokennedy @colegiokennedyjm

No dia 4 de março, o Colégio completou 55 anos. Mais de meio século servindo à educação, trazendo conhecimento e valores a crianças e jovens que seguem os caminhos aqui iniciados. Milhares são os que do Colégio partiram levando uma boa bagagem. Uns com seu diploma do Ensino Médio para ir cursar uma faculdade, outros com um diploma de técnico para ingressar no mercado de trabalho ou mesmo com o bacharelado, nos tempos da Faculdade Kennedy, também professores e funcionários que nessa escola tiveram oportunidade de estudar, aprender, adquirir experiência. O Colégio Kennedy pode se orgulhar do seu trabalho reconhecido na comunidade e de sua bela existência de 55 anos, em que tantos caminhos se cruzaram, tantas mãos se deram em construções diversas, tantos corações se encheram de muitos sentimentos, prevalecendo as amizades e a confiança.

Os anos de 1964 foram bem marcados no cenário brasileiro pela Ditadura Militar e no cenário político de João Monlevade pela emancipação política da cidade, conseguida por homens cheios de coragem, e pela fundação do Colégio Kennedy, um ideal do Pe. Antônio Henriques de Albuquerque.

“Educar é plantar com sabedoria e colher com paciência”. Esse é o tema escolhido pelo Colégio Kennedy neste ano de 2019. A sabedoria vai além de conhecimento, pois nela está implícita a sensatez, a prudência, o bom senso. Para a colheita educacional, todo o processo deve caminhar para a transformação, ou melhor, para uma evolução e daí a paciência com o trabalho diário, com o cultivo que merece muitos cuidados, pois nada acontece de repente. O Colégio Kennedy, nestes seus 55 anos, colocou ênfase no objetivo de educar com sabedoria e no colher com paciência. Ao buscar esse objetivo, só podemos dizer que o Colégio caminha em bases sólidas, com a experiência de suas lutas, de seus momentos difíceis, de suas grandes conquistas, sempre acreditando no que faz e que o importante é cultivar o saber nas suas múltiplas individualidades.

Glória de Fátima Bicalho Albuquerque segue na liderança do Colégio, levando à frente o grande legado deixado pelo Pe. Antônio Henriques. De 1964 a 2019, tanto no tempo de seu fundador como agora, percebemos uma incansável luta pela conquista de uma escola inovadora, com ensino de qualidade. Hoje, oferece excelente estrutura física, ótimas parcerias (pedagógica, esportiva, cultural, artística), a modernização tecnológica, nos seus serviços pedagógicos, de comunicação, de demais áreas e para a equipe docente e funcionários, há cursos e palestras que instruem e trazem conhecimento continuado.

Enfim, o Colégio Kennedy nos seus 55 anos não envelhece. Ele se renova a cada ano, enfrentando seus desafios, vivendo o presente em sua modernidade, mas visando a um futuro em que haja felicidade e paz.

Alunos de 1964 do Ginásio Moderno Kennedy

Apresentação da aluna Lélia Carvalho Lage na inauguração do prédio Perspectiva do Ginásio Moderno Kennedy - 1964

(2)

0

Kennedy & Cia

PRINCIPAIS

O Colégio Kennedy comemorou seu aniversário no dia 11/03, sendo que, no dia 4, todos estavam no recesso de Carnaval. A escola tem optado por uma cerimônia simples junto aos alunos, na entrada do educandário. Uma bela simbologia para dizer que, desde 4 de março de 1964, as portas do Colégio estão abertas para todos aqueles que vêm em busca de educação.

Na entrada, também, está a pedra fundamental do Colégio, lançada pelo Pe. Antônio Henriques, no dia 25 de julho de 1964, que recebeu a bênção do Arcebispo de Mariana, Dom Oscar de Oliveira. Nessa pedra, há uma lista dos padrinhos do Colégio.

Na cerimônia, dirigida pela Diretora Glória, inicialmente, houve o seu discurso e, na sequência, um ato cívico com hasteamento de bandeiras, em que a Diretora sempre convida professores ou funcionários para fazê-lo. Neste ano, Fabianni Roberto Teles hasteou a bandeira do Colégio, Elza Fonseca, a do Brasil e a bandeira de Minas, Andrea de Menezes No momento, executou-se o Hino Nacional. A aluna Júlia Almeida, do 3º ano do Ensino Médio, fez um breve relato da história do Colégio. No momento seguinte, alunos do Fundamental I, diretores, professores e funcionários cantaram o Hino do Colégio acompanhados pela professora Jusley Baldovinotti ao teclado. Finalizando, o “Parabéns pra você.” À tarde, houve o descerramento das bandeiras com a participação dos alunos da Educação Infantil, diretores e funcionários.

No dia 10/03, na Igreja Sagrado Coração de Jesus, foi celebrada a Missa em Ação de Graças, em comemoração ao aniversário, em que participaram a Diretora Glória, alguns professores e funcionários, alguns alunos. O texto inicial, justificando a presença do Colégio naquela missa, foi lido pela professora Marilce e, finalizando, o celebrante chamou ao altar representantes do Colégio para abençoar toda a escola. Participaram desse momento: Glória, Tereza Lima e a professora Lelena.

(3)

PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM REDE – PITÁGORAS

As Oficinas do Saber, estudo continuado de professores, funcionários e lideranças da Rede Pitágoras, foram realizadas em datas distintas, atendendo às escolas por região. No dia 23/03, o Colégio Kennedy recebeu participantes de Barão de Cocais, Guanhães e Governador Valadares para o curso. Foram diversas oficinas: Microdados do ENEM: como usar e potencializar as competências dos alunos; Atendimento: Fator de crescimento da Escola; A BNCC e o Fazer Pedagógico na Educação Infantil; 1° Ano em Conexão com a BNCC.

As oficinas receberam a aceitação de todos os participantes. É a escola trazendo o conhecimento aos educadores para que fiquem atualizados e possam, cada vez mais, fazer o seu trabalho de forma consciente, moderna e eficaz.

Kennedy & Cia

PRINCIPAIS

PRIMEIRO ENCONTRO DA ESCOLA DA INTELIGÊNCIA,

EM 2019, COM OS PAIS

O primeiro encontro da Escola da Inteligência com Pais dos alunos do 1º e 2º Períodos da Ed. Infantil e 1º ao 9º ano do E.F., em 2019, se deu no dia 27 de março, no auditório do Colégio, com o consultor Saulo. “Juntos em Família, o Desafio de Educar Filhos Emocionalmente Saudáveis” é o livro para este ano. De acordo com as necessidades atuais, o Colégio Kennedy sente-se feliz em ter na sua grade curricular um projeto tão importante. “Conforme pesquisas, os índices de transtorno de depressão e ansiedade têm aumentado entre crianças e jovens, o que causa problemas na formação escolar e na vida. Casos de bullying, suicídio” e violência vêm preocupando toda a sociedade e em particular famílias e escolas.

A Escola da Inteligência faz um convite às famílias e Colégio para que juntos venham discutir os desafios e problemas, trocando informações, experiências. Isso se registra na fala da Cristina Henriques ao iniciar a reunião.

Participaram da reunião as coordenadoras, Tereza Cristina e Cristina Henriques, a Diretora Glória, professores aplicadores da Escola da Inteligência, a editora deste Informativo, professora Lelena, e um bom número de pais, mães e alguns alunos.

Encontro da Escola da Inteligência com Pais e Professores Professores e lideranças presentes no Oficinas do Saber

(4)

1

O Pe. Antônio Henriques (em memória) recebe o reconhecimento da Fundação Comunitária Educacional e Cultural de João Monlevade (Funcec) na comemoração do Jubileu de Ouro da entidade. A FUNDAÇÃO foi idealizada e criada pelo Pe. Henriques. A Diretora Glória participou da festividade, no dia 23 de março, no Salão Nobre do Real Esporte Clube. Na ocasião, houve o lançamento do livro

“Cinquenta Tempos”, de Geraldo Eustáquio Ferreira.

Do livro “Cinquenta Tempos”, alguns trechos: “Padre Henriques (1925-2011) – como veio a ser conhecido em João Monlevade – nasceu em Carandaí, vindo para João Monlevade na condição de sacerdote católico e educador. Responsável pela criação da FUNDAÇÃO em 1968, tornou-se seu Fundador e primeiro Presidente. Como Presidente da FUNDAÇÃO, instalou em 1972 o Centro Tecnológico Dr. Joseph Hein e a Faculdade de Educação de João Monlevade”.

Entregou o seu cargo em maio de 1973. Abaixo a dedicatória do autor do livro para Glória:

- NASCIMENTO: No dia 14 de março, nasceu Ester,

filha de Sandra da Cantina. Desejamos à recém-nascida uma vida de muitas alegrias.

ANIVERSARIANTES

02/04 - Luciana A. L. Mayrink

06/04 - Márcia Cristina Rodrigues 07/04 - Hélvio Alex Costa

07/04 - Lauriano Feliciano dos Santos 13/04 - Lia Lima M. Bicalho

23/04 - Maria Irene Neves

25/04 - Anísia Luciene de Menezes

25/04 - Maria Amélia Pacheco Figueiredo

A equipe de futebol de salão do Colégio Kennedy, módulo 2, é campeã da seletiva para o JEMG/ 2019. Jogando com a equipe do Colégio Luiz Prisco de Braga, disputou, nos pênaltis, a vitória, vencendo por 3 a 1. Segundo o professor Júnior: “Os meninos brilharam. Jogaram com vontade e raça.”

Parabéns à equipe e ao professor. Devem se preparar bem para brilharem nos próximos jogos.

Kennedy & Cia

CURTAS E RÁPIDAS

COLÉGIO KENNEDY, MAIS UMA

VEZ, VENCEDOR DO

“100 MELHORES”

PE. HENRIQUES RECEBE

RECONHECIMENTO NOS 50 ANOS

DA FUNCEC

COLÉGIO KENNEDY NOS JOGOS

DOS ESTUDANTES DE MINAS

GERAIS (JEMG)

O Colégio Kennedy, mais uma vez, recebe o Prêmio “Cem Melhores”, na categoria Escola Particular. Esse reconhecimento é motivo de alegria para todos da escola que participam desse trabalho, e seus dirigentes estão de parabéns. Todos continuam

sérios no cumprimento de sua missão, o

reconhecimento de uma escola de qualidade no município e região.

O “100 Melhores” é uma realização do jornal A Notícia.

CURTINHAS

Equipe Kennedy Módulo 2 – Campeã da Seletiva para o JEMG

Ester, filha da funcionária Sandra Equipe Kennedy Módulo 1

Dedicatória do autor do livro “Cinquenta Tempos”

(5)

Kennedy & Cia

CURTAS E RÁPIDAS

#KENNEDYEMAÇÃO

Carnaval no Colégio Kennedy Alunos do Maternal se divertindo na Brinquedoteca

Alunas do Keystone B da Escola Bilíngue Alunos durante a aula de natação

Alunos do 1° Ano EFI ouvindo histórias com a Tia Lucimar

Apresentação dos alunos do CK durante o Oficinas do Saber Entrega dos novos livros da Escola da Inteligência

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

A proposta também revela que os docentes do programa são muito ativos em diversas outras atividades, incluindo organização de eventos, atividades na graduação e programas de

Para os experimentos colhidos na época seca, os maiores aumentos foram observados quando o nematicida foi aplicado aos 40 ou 60 dias depois do corte; para o ensaio colhido na

O Código Civil Português, em seus artigos 437 a 439, 653 diz caber à parte lesada esta decisão, entendendo que ele, melhor que ninguém, pode dizer se conseguirá

Segundo Thompson (1995), na sociedade moderna, a mídia ocupa um papel central na definição de pautas e conteúdos do discurso público. As formas simbólicas integram a