• Nenhum resultado encontrado

Pnl Para Leigos Ja Edit

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pnl Para Leigos Ja Edit"

Copied!
301
0
0

Texto

(1)

Programação

Neurolinguística

PARA

Rom ilia Ready

Consultora em PNL

Kate Burton

Técnica em PNL

J U R A

Tornando tudo mais fácil!

M

9

Jt

TT

-T

jjr

Tr

-T

r

ii

T

J

’׳

?־״

״

-־ <

*

T

(2)

foil»״

<te Co1״

Programação Neurodnguística

Para Leigos®

M u d a n d o Crenças

1. Pense em uma crença que julga verdadeira, por exemplo, ‘Sou realmente um motorista atencioso.’

2. Você viu uma imagem, teve um a sensação e/ ou ouviu um som? Quais eram as qualidades da imagem ou sensação e som?

3. Agora, pense em uma crença que gostaria de mudar porque não está lhe servindo bem. ,Não consigo estacionar em linha retal’

4. Sobreponha as qualidades da crença que você julga verdadeira sobre aquelas que você gosta­ ria de mudar.

C om parando o C onsciente e o

In co n scie n te

O inconsciente é

melhor em

0 consciente

Trabalhar linearmente Trabalhar holisticamente

Processar sequencialmente Intuição *

Lógica 406 B

Espaço livre no disco rígido Criatividade

Linguagem verbal Comunica-se com o corpo

Matemática Cuida das suas emoções

Análise Armazena memórias

E xa m inando a s i mesmo

A fim de manter-se na trilha para onde quer ir. tanto na base diária quanto a longo prazo, pode ser útil usar uma lista de perguntas para fazer a si mesmo a cada dia:

0 que quero?

0 que isso fará por mim? 0 que está me atrapalhando? 0 que é importante para mim aqui?

) 0 que está funcionando bem?

0 que pode melhorar? para pensar sobre mudar um fracasso

Os Q u a tro P ila re s da PN L

Rapport: Como construir um relacionamento consigomesmo e com os outros,

p " Consciência Sensorial: Como o mundo fica diferente quando você utiliza todos os sen­ tidos que possui.

Direcionamento a resultados Como você pen­ sa sobre o que quer.

Flexibilidade Comportamental: Como fazer algo diferente quando as suas ações atu­ ais não estão funcionando.

*-*sk

N iV e is Lógicos n a PNL

Os niveis lógicos da PNL são um meio poderoso para pensar sobre mudar um fracasso para um modelo em diferentes categorias de informação. Quando você começa a pensar sobre uma mudança que gostaria de fazer, você poderia fazer-se al­ gumas perguntas em niveis diferentes:

0 meio ambiente refere-se aos fatores que são oportunidades externas ou res­ tritivas. Respostas para as perguntas onde? E quando? E com quem?

* 0 ׳״״ comportamento é constituído por ações ou reações específicas dentro do meio am­ biente. Respostas para a pergunta o que? v ^A s habilidades referem-se ao conheci­

mento e às competências, os 'como fa­ zer’ para orientar e direcionar o compor­ tamento. Respostas à pergunta como? p״״ Crenças e valores fornecem o reforço

(motivação e permissão) para apoiar ou negar as nossas habilidades. Respostas à pergunta porque?

Identifique os fatores que determinam nosso senso de personalidade. Respon­ da a pergunta quem?

V 0 propósito vai além da auto consciência

para referir-se à imagem global sobre a mis­ são para perguntar para que e para quem?

(3)

Programação Neurolinguistica

Para Leigos®

A PN L c u ra a fo b ia

ra p id a m e n te

1. Identifique quando vocè tem uma res­ posta fóbica para um estimulo ou uma memória traumática ou desagradável que você deseja superar.

2. Lembre-se de quando se sentiu se­ guro antes e depois da experiência desagradável.

3. Imagme-se sentado em um cinema, assistindo a si mesmo em uma tela pequena, em preto e branco.

4. Agora, imagine-se flutuando fora de si mesmo que está sentado no cinema e dentro da cabine de projeção.

5. Você pode ver se agora na cabine de projeção, vendo-se sentado, assistin­ do ao filme de si mesmo na tela. 6. Rode o filme em preto ^ branco, em

uma tela minúscula, começando antes de ter vivenciado a memória que de­ seja superar e cancelar até depois da experiência de quando estava seguro. 7. Agora congele o filme ou deixe a tela

completamente branca.

8. Flutue para fora da cabine de proje­ ção. fora do seu assento, dentro do final do filme.

9. Rebobine o filme muito rapidamente, em uma questão de um ou dois se­ gundos, rapidamente, colorido, como se estivesse vivenciando o filme, d i­ reto de volta ao início, quando se sentia seguro.

10. Você pode repetir os passos 8 e 9 até que se sinta confortável com a experiência.

11. Agora, vá para o futuro e teste um tempo imaginário quando você expe­ rimentou uma memória fóbica.

A F ó rm u la de

4

P ontos p a ra o

Sucesso

1. Conheça o seu objetivo

É importante especificar com precisão o que você quer. Você pode usar a moldura de resultado para sintonizar o efeito dese!ado e satisfazê-lo em con­ dições bem estruturadas.

2. Movimente-se

A menos que você dê o primeiro passo, e a partir daí os seguintes, nada acontecerá para auxiliá-lo em direção ao seu resultado, não importa o quão claramente estejam definidos.

3. Tenha consciência sensorial

Se vocè está consciente do que vê, ouve, sente que não está funcionando, vocè pode modificar o seu comportamento para guiá-lo em direção ao resultado desejado.

4. Tenha flexibilidade comportamental

Isso liga-se muito bem com o pressuposto da PNL 'Na interação entre as pessoas, a pessoa com mais flexibi­ lidade de comportamento pode controlar a interação'.

A lte ra n d o os E stados com

M ú s ic a

Eis algumas formas diferentes de pensar sobre a música que você ouve. Talvez vocè esteja limitado à sua preferência auditiva:

Varie os ritmos dos cds que você compra - do barroco ao clássico, jazz e blues, reggae, pop e rock à ópera. *>׳ Mude o ritmo ־ compare os ritmos previsíveis com

outros estranhos e diversificados para encorajar a sua criatividade. Música universal é boa para isso. Instrumental ou lírica? - as palavras podem distrair - música instrumental tende a encorajar o relaxamento Intuição - confie nas suas preferências. Se você não gosta de um trecho da música, não lute com isso. Desligue-a - é improvável que o faça senbr-se bem. Comece o dia de forma diferente ־ quando sentir- se bem pela manhã, você iniciará um vôo. Tente negociar.

(4)

Program ação

NeuroUnguís tic a

PARA

(5)

Neurolinguistic Programming for Dummies O riginal English language edition Copyright © 2004 by Wiley Publishing, Inc. by R om ilia Ready e kale Burton A ll rights reserved including the right o f reproduction in U'hole o r in p a rt in any form. This translation published by arrangement with

Wiley Publishing Inc

Programação Neurolingufstica para leigos Edição origina l em português Copyright © 2009 da Starliti Alfa Con Com. Ltdu Todos os direitos wsenxidos incluindo o d ireito de reprodução total ou panrial, seja qua! fo r a form a A tradução publicada fo i autorizada p ela Wiley Publishing Inc.

Todos os d ire ito s reservados e protegidos pela Lei 5988 de 14/12/73. Nenhuma parte deste livro, sem autorização prévia p o r escrito da editora, poderá ser reproduzida ou transm itida sejam quais forem os m eios empregados: e letrônico, m ecânico, fotográfico, gravação o u quaisquer outros.Todo o esforço fo i fe ito para fornecer a mais com pleta e adequada inform ação, contudo a editora e o (s ) autor(es) não assumem responsabilidade pelos resultados e usos da inform ação fornecida. Recomendamos aos leitores testar a inform ação.bem coíh o tom ar todos os cuidados necessários (com o o backup).antes da eletiva utilização.

Erratas e atualizações: Sempre nos esforçam os para entregar a você. leitor, um livn> livre de erros técnicos o u de conteúdo; porém , nem sempre isso é conseguido.seja por m otivo de alteração de software, interpretação ou mesmo quando alguns deslizes constam na versão o rig in a l de alguns livros que traduzim os. Sendo assim .criam os em nosso site. w w w altabooks.com br. a seção Erratas, onde relatarem os.com a dev ida co rre çã o qualquer e rro encontrado em nossos livros

Avisos e Renúncia de D ireitos־ Este liv ro é vendido com o está.sem garantia de qualquer tipo.seja expressa ou im p lícita.

Marcas Registradas Todos os termos m encionados e reconhecidos com o Marca Registrada e/ou com ercial são de resixinsabilidade de seus proprietários. A Editora inform a não estar associada a ne­ nhum produto e/uu fornecedor apresentado no Iiv t o. N o decorrer da obra. imagens, nomes de produ­ tos c fabricantes podem ter sido utilizados, e desde já a Editora inform a que o uso é apenas ilustrativo e/ou educativo, não visando ao lu c ro favoreeim ento ou desmerecimenlo do produto/labricanle.

Produção Editorial: S tariin A lta Con.Com iJda Coordenação Editorial: M arcelo U trine

Coordenador Adm inistrativo e Contratação: .Anderson Câmara Tradução: M aria da C onceição

Revisão: Thais N accif

Revisão técnica: Amanda C arolina l^c e rd a Charone Diagramação: M arcelo Luiz Albuquerque

Fechamento: Angel Cabeza

Impresso no Brasil

O código de propriedade intelectual de 1״ de Julho de 1992 proibe expressamente o uso coletivo sem autorização dos detentores d o d ire ito autoral da obra,bem com o a c ó p ia ilegal do o rigina l. Esta prática generalizada nos estabelecim entos de ensino.provoca uma b ru ta l baixa nas vendas dos livros a ponto de im p ossibilitar os autores d e criarem novas obras.

V O Z ES IM P R IM IT _

Rua Viúva Ctuadio. 291 - Bairro Industrial do Jacaré

Rio de Janeiro RJ CEP 20970431

Tel: 21 3278-8069 ta*. 21 3277-1253

«ran* alubookfc com N

(6)

P rogram acäo

N eurolinguis tica

PAiRA

LE

1

G

0 6

Romilia Ready

Kate Burton

R io d e J a n e iro 2009

(7)

Sobre as Autoras

R o m ilia Reader é Mestre Especialista em Programação Neurolinguística e é a diretora da Ready Solutions,que foi fundada em 1996. Ela atua profissional- mente desenvolvendo seminários em lugares diversos e treinando clientes no Reino Unido e no exterior, usando suas habilidades m ulticulturais para construir rapport entre diferentes nacionalidades Romilia foi entrevistada em uma rádio local e tèm artigos sobre administração d o estresse e aplicações da PNL publica­ das na imprensa.

Kate R urton é uma instrutora e técnica de PNL que capacita indivíduos e empre­ sas a focarem sua energia de forma eficaz. A sua carreira profissional começou com propaganda e marketing empresarial na empresa Hewlett-Packard. Desde en­ tão, ela trabalha com muitas empresas com culturas diferentes . mostrando como podem ser grandes comunicadoras. Ela tem sucesso em encorajar as pessoas no incentivo da motivação,autoconfiança e consciência. A crença dela é que todas as pessoas tèm talentos, habilidades e valores básicos únicos. A habilidade diz respeito a honrá-los integralmente.

(8)

Agradecimentos das Autoras

De H om ilia É estranho pensar em encontrar Programação Neurolinguística para Leigos em livrarias. A realização desse sonho não seria possível sem a ajuda e o apoio de uma grande quantidade de pessoas maravilhosas; para todas, eu expres­ so meus agradecimentos sinceros. Minha parceira no crime. Kate Burton: Estou tão feliz por você ter concordado em colaborar nesse projeto, quando eu casualmente perguntei se você gostaria de escrever um livro sobre PNL comigo. Obrigada, mãe. por todo o seu amor.apoio e idéias;continue assim;Ângela. minha irmã,sempre presente nos momentos de tristeza e de alegria e fez um grande trabalho ao ser a primeira cobaia leiga' para o nosso livro e em ter certeza que eu não separei os meus infinitivos! Qsvvyn . por ser o avô perfeito para amostra' e De- rek. por manter-me na moda enquanto eu estava ocupada escrevendo; meu filho. Dervvent.que me auxiliava sempre que eu tinha problemas com o meu lap top e seus amigos maravilhosos. Ben.Ezra e Matt.só para citar alguns.que me ensinaram tanto sobre tolerância e risadas; Carol.que reconhecidamente nos manteve em ordem; alguns dos meus companheiros de PNL Dav id Staker. Anne-Marie e Rintu. que me ajudaram a aprender e desenvolver, aos quadrúpedes da minha vida. tanto canino quanto felino.que ensinaram-me sobre o amor incondicional; minha professora de ioga.Swami Ambikananda Saraswati.!>or sua paciência em face de todas as minhas questões. David. meu instrutor de PNLque me deu mais um degrau na escada para a mudança pessoal ft>r último, mas nào menos importante, gostaria de agradecer a Jason por acreditar cegamente e nos dar a oportunidade de escrever este livra Daniel e sua excelente equipe editorial, que adicionaram uma dimensão extra para a nossa obra com suas questões incisivas e sugestões brilhantes. Sam e o restante da equipe de marketing e apoio também foram ótimos. De Kate; Quando Romilia e eu decidimos escrever este livro, nossa intenção foi a de aprender e nos divertir. Então, meus agradecimentos a Romilia - nós traba­ lhamos e desenvolvemos uma compreensão e amizade profunda.Toda a minha família.especialmente Bob. Rosy e Jéssica têm a minha gratidão por seu apoio e amor incondicional.em particular sua capacidade incessante em me incentivar, para que os capítulos pudessem fluir P&ra os meus amigos especiais, agradeço- lhes por terem entendido quando eu estava muito ocupada para sair e me divertir Agradeço a lan por ter me mantido na PNL em respeito à sua habilidade.e Jan por demonstrar a alegria da técnica da PNL em sua excelência. Pãra os meus clientes e colegas, especialmente Lynda e Helen. meus agradecimentos pelas infinitas oportunidades para aprender e praticar a PNL com vocês. Pãra Jason.Sam. Dan, Julia.Shaun e os profissionais fabulosos da Wiley.por transformar a ideia em reali­ dade.'Vbcê certamente demonstrou a força da crença. E. acima de tudo,agradeço a você. leitor.Que este livro liberte-o para a vida. Que você jxssa ficar fascinado e inspirado a aprender.

Agradecimentos do Editor

Estamos orgulhosos deste livro, p o r favor envie-nos seus com entários através d o nosso site em w־wvv.altabook.s.com.br

(9)

Sumário Resumido

Introdução

... 7

Parte I: Bem-Vindo ao Desafio do Mundo AJoVo

...7

Capitulo 1: Explicação Sobre PNL...9

Capítulo 2: Alguns Princípios Básicos da P N L ...17

Capitulo 3: Cuidando da Sua Própria V id a ...29

Parte II: 0 Código de Trânsito do Cérebro

...43

Capítulo 4: Quem Está Conduzindo o ônibus?...tt...45

Capitulo 5: Pressionando os Botões Comunicativos... 63

Parte III: Conquistando Amigos... Influenciando Pessoas 75

Capitulo 6:Vfer.Ouvir e Sentir,o Meio para uma Comunicação M elhor...77

Capítulo 7: Criando Rapport... 91

Capitulo 8: Entender para ser Entendido: Metaprogramas... 107

Parte II/: Abrindo a Caixa de Ferramentas

...

123

Capítulo 9: Libertando^e das Âncoras... 125

Capitulo 10: Movimentando os Controles... 139

Capítulo 11: Mudando com os Níveis Lógicos... 151

Capitulo 12: Hábitos Condutores Descobrindo os Seus Programas Secretos.... 165

Capitulo 13: Viagem no Tempo... 179

Capítulo 14: Deslizando por Baixo do Convés... 191

Parte V: PalaVras para Entrada

...

201

Capítulo 15:0 Centro da Questão: O Metamodelo...203

Capítulo 16: Hipnotizando a Sua Plateia... 215

Capítulo 17: Histórias, fábulas e metádoras: contar histórias para acalmar o subconsciente...225

Capitulo 18: Fazendo as ferguntas Certas... 237

Parte VI: A Parte dos Dez

...247

... 249 ... 257 ...261 ... 265

...

269

... ... 271 ...275 ...277

...

279

Capitulo 19: Dez Aplicações da PNL... Capítulo 20: Dez Livros para Aumentar a Sua Biblioteca Capítulo 21: Dez Recursos da PNL O n lin e ... Capitulo 22: Dez Filmes Que Incluem Processos de PNL

Parte VII: Apêndices

...

Apêndice A: Lista de Recursos... Apêndice B: Construção do Rapport... Apêndice C: A Lista do Resultado Bem-Estru lu ra d o ...

(10)

Sumário

Introdução

...

1

Sobre Este Livro... 1

Convenções Usadas Neste Livro...2

O Que Você Não Vai Ler... 2

Suposições Tolas... 2

Como Este Livro Está Organizado...3

fa rte I: Bem-vindo ao Desafio de um Mundo N ovo... 3

farte II: O Código deTVãnsito d o Cérebro... 3

farte III: Conquistando Amigos... Influenciando fassoas... 3

farte IV: Abrindo a Caixa de Ferramentas... 4

farte V: As falavras para Entrada... 4

farte VI: A farte dos Dez... 4

farte VII: Apêndices... ... 4

ícones Usados Neste Livro... 4

fara Onde Ir Daqui por D iante... 5

Parte I: Bem-Vindo ao Desafio do Mundo NoVo

... 7

Capítulo 1: Explicação Sobre PNL...9

OQueÊPNL?... 9

Algumas definições rápidas... 10

Onde tudo começou e para onde cam inha...11

Uma nota sobre integridade... . I / Os Pilares da PNL: Simples e Fácil de entender (pura e simplesmente).... 12

Modelos e Modelagem...13

O Modelo de Comunicação da PNL... 13

Modelo de excelência... 14

Dicas para Utilizar a PNL e Obter um Resultado de Excelência ...14

As atitudes vêm primeiro...14

Curiosidade e confusão são boas para você...15

A mudança depende de você... 15

Aproveite a viagem! - Divirta-se no cam inho!... 15

Capítulo 2: Alguns Princípios Básicos da P N L ...17

Pressupostos da PNL...17

O mapa não é o território... 18

As pessoas respondem de acordo com seus mapas do m undo...19

Não há falhas, apenas respostas... 20

O significado da comunicação é a resposta que ela in d u z ... 21

(11)

Você não consegue comunicar-se... 22

Os indivíduos possuem todos os recursos necessários para alcançar os resultados desejados... 23

Todo comportamento tem uma intenção positiva... *... 23

As pessoas são muito mais do que apenas comportamento...24

A mente e o corpo são interligados e afetam um ao outro... 25

Ter opção de escolha é melhor do que não te r ...26

Modelar um desempenho de sucesso conduz à excelência...26

Palavras Finais sobre os Pressupostos: Absorva-as e Veja... 27

C a p ítu lo 3: C u id a n d o da Sua P ró p ria V id a ... 29

Controlando a Sua M em ória... .s*... 29

Vemos o Que Acreditamos... 30

Lidando com a estrutura da culpa... 31

Prenderse a um problema estrutural... 32

Mudando para a Estrutura do Resultado... 32

A Trilha para a Excelência... 32

Conhecendo o que queremos...33

Tornando-se mais inteligente do que INTELIGENTE: Criando resultados efetivos... 34

A Fórmula de 4 tontos para o Sucesso... 38

Girando a Roda da Vida... 39

Manter Diariamente o Sonho nas Suas Metas... 40

Siga Apenas para a Meta... 4 1

Parte II: 0 Cociiqo de Trânsito do Cérebro

...43

C a p ítu lo 4: Quem Está C o n d u z in d o o Ô n ib u s ? ... 45

Como nossos Medos podem nos Conduzir para a Direção Errada... 46

Consciente e inconsciente...46

Seu inconsciente peculiar... 47

O Sistema de Ativação Reticular (SAR) e Seu Sistema de Raslreamento... 49

Como as Memórias são Criadas...50

Desordem do Estresse tos-TVaumático (DEPT)...51

F o b ia s... ...·a...52

A cura da fobia avançada na PNL...53

Crenças e Valores Fazem a Diferença... 54

O poder das crenças... 54

Válores... 56

Sonhando Acordado com a Realidade do seu Futuro... 61

C a p ítu lo 5: P re s s io n a n d o o s B o tõ e s C o m u n ic a tiv o s ...63

O Modelo de Comunicação da PNL... 63

Situação 1...64

Situação 2...65

Entendendo o Processo de Comunicação... 65

Sete*Doi$...66

Cada qual com o seu... 68

(12)

Parte III: Conquistando Amigos... Influenciando Pessoas... 75

C ap itu lo 6: Ver, O uvir e Sentir, o M e io para uma C om unicação M elhor..77

As Modalidades... Isto é.oVAK (Sistemas representacionais) Entre Mim eVócê .... ... 78

Filtrando a realidade... 78

Ouvindo como eles estão pensando... ... 79

Ouça o Mundo das Rilavras... 81

Construindo o rapport através das palavras...81

Estimulando os tradutores... 83

Os olhos têm atrativos... 84

Fazendo o Sistema VAK funcionar para Vbcê... 88

C a p ítu lo 7: C ria n d o R a p p o rt... 91

ft>r Que o Rapport é Im portante_________________ ______ _________ 91 Reconhecendo o rapport... 92

Identificando com quem você quer construir rapport... 93

Técnicas Básicas para a Construção do Rapport...95

Sete caminhos rápidos para estimular o seu rapport...95

A roda da comunicação e a construção d o rapport... 96

Combinando e espelhando-se... 97

Caminhando para a liderança... 98

Construindo o rapport na comunicação virtual... 99

Como Interromper o Rapport e Fbr Q u e ... 100

O poder da palavra mas'...101

Entendendo o R>nto de Vista dos Outros... 102

Explorando posições perceptivas... 102

O metamodelo na PNI... 103

C a p ítu lo 8: E n te n d e r p a ra s e r E n te n d id o : M e ta p ro g ra m a s ... 107

Metaprogramas Básicos...107

Metaprogramas e modelos de linguagem... !08

Metaprogramas e comportamento... 109

Pró-ativo /Reativo... 110

Na direção de/Longe de...111

Opções / Procedimentos... 113

Interno / Externo... 115

Global/ R irc ia l... 116

Luta. êxtase, congelamento e procrastinação... 117

Similaridade/ Similaridade com Diferença/Diferença... 118

Combinações de Metaprogramas... 120

Desenvolvendo os Seus Metaprogramas... 120

Parte W : Abrindo a Caixa de Ferramentas

...

123

Capítulo 9: Libertando-se das  ncoras... 125

Dando a Partida com as Âncoras da P N L ...125 Estabelecendo uma âncora e construindo um estado de recursos

(13)

por si mesmo...126

Deduzindo e calibrando os estados...128

Estabelecendo o seu próprio repertório de âncoras... 129

Reconhecendo as suas próprias âncoras... 129

fossando Relas Emoções: Organizando os Estados...130

Alterando os estados com âncoras...131

Dê um toque Barroco... 132

Seguindo os passos dos outros...133

Tornando-se Sofisticado com Âncoras...134

Substituindo as âncoras negativas... 134

Fases das âncoras...135

Um fonto Final Sobre Âncoras... 137

Capítulo 10: M ovim entando os Controles...139

Submodalidades: Como Gravamos as Nossas Experiências...139

Informação Básica.ou o QueVbcê Precisa Saber antes de Começar...140

Associar ou Dissociar... 140

Definindo os detalhes das suas m em órias... 141

Conseguindo um pouco de prática... 144

Entendendo as Suas Submodalidades Criticas...144

Fazendo Mudanças deVida Reais...145

Aliviando uma experiência... 146

Mudando uma crença restritiva...146

Criando uma crença fortalecedora... 147

Livre-se daquela dor nas costas... 147

Usando o swish (troca rápida)...148

Planilha de Submodalidades... 149

Capítulo 11: Mudando com os Níveis L ó g ico s... 151

Qual é a Sua forspectiva?... 151

Entendendo os Níveis Lógicos... 152

Fazendo as perguntas certas...153

Seguindo os níveis lógicos passo a passo... 154

Usos práticos para níveis lógicos... 155

Encontrando a Alavanca Correta para a Mudança... 155

Meio ambiente... 156

Comportam ento...156

Habilidades... 158

Crenças e valores...159

Propósito... 161

Calculando os Níveis das Outras fossoas: Linguagem e Níveis Lógicos.... 162

Exercícios com os Níveis Lógicos: Motivando Equipes no Trabalho e no

Lazer... 162

Capítulo 12: Hábitos Condutores: Descobrindo os Seus Programas

Secretos...165

A Evolução das Estratégias... 166

O modelo E-R... 166

O modelo TOTS ...״ ״ ״ ״ ״ ... 166

A estratégia PNL ־ TOTS + sistemas rep... 167

(14)

Os Olhos Compreendem: Reconhecendo a Estratégia dos Outros... 169

Flexionando as Suas Estratégias Musculares...170

A dquirindo novas habilidades...170

Recodifiçando os seus programas...171

Tudo reside no C om o'...172

Usando as Estratégias da PNL para o Amor e o Sucesso...173

A estratégia do amor profundo... 173

Estratégias para influenciar as pessoas... 175

A estratégia de grafia na PNL... 176

Ser ou nào ser bem-sucedido... ... 177

C a p ítu lo 13: V ia g e m no T e m p o ... 179

Como as Suas Memórias sào Organizadas... 179

Descobrindo a Sua Unha do Tempo... .״ ...181

Modificando as Unhas do Tem po... 182

Viaiando ao Longo da Sua Unha do Tempo para Viver Mais Feliz...184

Ubertandose das emoções negat nas e lim itando as decisões... 184

Encontrando o perdão... 187

Confortando o seu eu mais jovem ...187

Ubertandose da ansiedade... 188

Fazendo um futuro m e lh o r... 189

C a p ítu lo 14: D e s liz a n d o p o r B a ix o do C o n v é s ...191

Uma Hierarquia de Conflito... ״...191

Do Todo para as Partes... 193

Intenções das Partes... 193

Atingindo o centro d o problema...193

Socorro! Estou em Conflito Comigo Mesmo... 194

Ouvindo o seu inconsciente... 194

Tomando partido... 195

Compondo oTodo: Integrando as Suas Partes... 195

Squash visual... 195

Recompondo-se - como se '... 197

Conflitos Maiores e Melhores... 198

Parte V: Palavras para Entrada

...

201

C a p itu lo 15: 0 C e n tro da Q u e s tã o : 0 M e ta m o d e lo ...203

Reunindo Informações Específicas com o Metamodelo... 204

Deleçào: você está tão vago...206

Generalização: cuidado com os sempre, tenho e d e v o ... 207

Distorção: um toque de fantasia... 209

Usando os Metamodelos... 211״ ״

Duas etapas simples... ...212

Um parde advertências...212

C a p ítu lo 16: H ip n o tiz a n d o a S ua P la t e ia ...215

A U nguagem doT ranseeoM odelo M ilton... 216

Os padrões de linguagem e o Modelo M ilton...217

(15)

A arte da imprecisão e por que essa arte é tão im portante... 219

Vbcê Está Ficando mais Profundo...221

Ficando confortável com a ideia da hipnose...221

Transes diários... 223

Capítulo 17: Histórias, fábulas e metádoras: contar histó rias para

acalm ar o sub conscie nte...225

Histórias. Metáforas e Você... 225

As Histórias de Sua V ida...

226

Contando histórias básicas... 226

Contando histórias no trabalho...227

Uma contribuição para a próxima geração... ... 228..״

Metáforas ftxierosas... ״ ״ ... 229

As Metáforas na PNL...229

Usando metáforas para encontrar soluções novas... 230

Metáforas diretas e indiretas...231

Criando as Suas Próprias Histórias...232

Usando a História Pessoal de Um Dono de Jornal... 233

Mais meios de flexionar os músculos de contador de histórias...233

E isso me lembra de.״ : acrescentar sequências à sua história... 235

Capítulo 18: Fazendo as Perguntas C ertas... 237

Antes de Começar ferguntas que pedem Dicas e Estratégias... 237

Mudando a sua linguagem... 238

É o seu jeito que conta... 238

Aperte o botào de pausa... 239

Teste as suas perguntas... ~...239

Fazer das declarações positivas a norm a...

239

Imaginando o Que Vbcê Quer... 240

O que quero?...240

O que isso fará por mim?... 240

Tomando Decisões...241

Desafiando as Crenças Restritivas...242

Encontrando a ftssoa Certa para o Emprego: Uma Questào de Motivaçáo243

O que você quer no seu trabalho?...244

P?r que isso é importante?...

244

Como você sabe se realizou um bom trabalho?...244

P>r que você escolheu o seu trabalho atual?...245

Cheque a Si Mesmo...245

Parte V): A Parte dos õ e z...24 7

Capítulo 19: Dez A plicaçõ es da PNL...249

Desenvolvendo-se...249

Administrando os Seus Relacionamentos fcssoais e Profissionais...250

Negociando uma Situação de Ganho Mútuo... 250

Reunindo aqueles alvos de venda...251

Criando Apresentações Poderosas...252

Administrando o Seu Tempo e os Recursos Preciosos...253

(16)

S

3

3

S

2

2

$

3

8

8

8

8

8

8

X

8

8

1

!

8

8

8

8

8

3

8

3

3

3

È

J

M

Usando a PNL para Favorecer a Sua Saúde...254 Relacionandose com a Sua Plateia: Conselhos para Treinadores e Conseguindo Aquele Emprego ...

Capitulo 20: Dez Livros para Aumentar a Sua B iblioteca

Mudando os Sistemas de Crenças com a PNL... O Manual do Usuário para o Cérebro... Transformação Essencial... De Sapos a P rincipes... Influenciando com Integridade... Administre o Seu tempo. Administre a Sua V ida... Apresentando Magicamente... A Mágica da Metáfora... Palavras que Mudam Mentes...:r... O Despertar do Gigante Interior...

Capítulo 21: Dez Recursos da PNL O nline...

Advanced Neuro-Dynamics... Anchor ft>int... Association for Neuro4Jnguistk Programming... Shelle Rose Charvet... Crown House Publishing... Design Human Engineering.com... Encyclopaedia of Systemic NPL e NPL New Coding... Michael Gelb... The International Society o f Neuro-Semantics... Quantum Leap, In c ...

Capitulo 22: Dez Filmes Que Incluem Processos de PNL.

Melhor Impossível... ... ... Driblando o Destino... A Cor Púrpura__ _________________ ___ ______ _________ 0 Campo dos Sonhos... ... ... ...

Matrix... Um Sonho de Liberdade... 0 Preço do Desafio... As Três Faces de Eva... A PNL no Cinema...

Parte V II: Apêndices

...

Apêndice A: Lista de R ecursos....

Entre em Contato com as Autoras Reino Unido... ... Estados Unidos e Canadá... Dinamarca...

(17)

Apêndice B: Construção do Rapport...275 Apêndice C: A Lista do Resultado Bem-Estru turado...277

279

índice

(18)

Introdução

ada vez mais.ouviremos sobre Programação Neurolinguística (PNL). assunto

mencionado em nossa vida diária.em empresas, faculdades e lanchonetes.

Escrevemos este livro porque a nossa experiência em PNL transformou nossas

vidas. Queremos provocar a sua curiosidade sobre o que é possível em PNL e com

PNLTambém acreditamos que já era hora da PNL sair da academia - e das empre­

sas - e partir para o plano da vida real. para todos os nossos amigos. Denomina­

mos amigos todos e qualquer um.sobretudo você,o leitor.

A PNL tem crescido em popularidade porque oferecejmomentos‘aha’ (treinamen­

to para grandes vencedores). Simplesmente faz sentido.embora o nome em si

mesmo (Neuro relaciona-se com o que está acontecendo em nossas mentes.'Lin­

guist i ca' refere-se à linguagem e como fazemos uso dela.enquantoProgramaçào‘

trata dos modelos persistentes de comportamento que aprendemos e repetimos)

e o jargão associado apresentem uma barreira para a pessoa comum. Alguns

descrevem a PNL como o estudo da estrutura da experiência subjetiva ; outros

a chamam de ‘a arte e ciência da comunicação’. Preferimos dizer que a PNL nos

permite entender o que o faz sinalizar; como pensa.como sente e como decifra

o seu dia-a-dia no mundo que o cerca. De posse desse entendimento, toda a sua

vida. trabalho e lazer podem tornar-se mágicos.

Sobre Este LiOro

Este livro tem como objetivo atingir positivamente qualquer um que seja fascinado

por pessoas. ft>r esse enfoque experimental, a PNL encoraja as pessoas a tomarem

as rédeas das próprias vidas. Atrai um desejo de seguir adiante e abre as mentes

para novas possibilidades.

Tentamos fazer a PNL agradável, prática, acessível e útil para todos. Esperamos

que possa mergulhar nesse livro a cada capítulo e. rapidamente.encontre ideias

práticas de como usar a PNL. para resolver questões e proporcionar mudanças

na sua vida.

Pára demonstrar a utilidade da PNL,nossa escolha de conteúdo é seletiva. Preten­

demos oferecer um menu’ atrativo.caso você seja um novato. E para aqueles com

mais conhecimento.esperamos que esse livro possa ajudá-lo a assimilar o que já

sabe. bem como o colocar em contato com algumas ideias e aplicações novas.

Pára esse fim.pretendemos facilitar.para você encontrar informações como:

^

Como descobrir o que é importante para alcançar seus objetivos com

energia e convicção.

^

Quais são os pressupostos principais da PNL e por que eles são impor­

tantes |>ara você.

Quais são os melhores caminhos para entender o estilo das outras pes­

soas. ajudandoo a entender sua própria mensagem.

(19)

2

^

Quando construir o rapport (estabelecimento de confiança, harmonia e cooperação em um relacionamento) e quando rompê-lo.

v*

Como conseguir que seu inconsciente trabalhe junto com seu cons­ ciente como um time forte.

Além disso. porque o melhor caminho para aprender a P N l é experimentando, aproveite todas as oportunidades para praticar os exercícios apresentados. Algu­ mas das ideias e exercícios deste livro podem ser um pouco diferentes do habitual. O enfoque da PNL é experimentar primeiro.colocando de lado sua desconfiança, e .então, perceber o seu aprendizado.

Convenções Usadas Neste LiVro

^

Para ajudá-lo a navegar neste livro, nós estabelecemos algumas con­ venções:

V

Itálico é usado para enfatizar e ressaltar palavras ou termos que são definidos.

Texto em negrito é usado para indicar parte da ação em etapas nume­ radas.

v*

A mono fonte é usada para endereços da Web.

0 Que Você Não Vai Ler

Escrevemos este livro para que você possa entender com facilidade o que descobriu sobre PNL. E depois de toda essa obra de nossa parte, gostaríamos de acreditar que você quer aguardar nossa última palavra entre essas duas capas, amarela e preta. Nós facilitamos para você identificar o material 'que você possa pular e voltar'. Este é o material que,embora interessante e relacionado ao tópico próximo, não é essencial para você saber:

Texto em sidebar (barra lateral): As barras laterais são caixas sombrea­ das que aparecem aqui e acolá. Elas dividem histórias pessoais e obser­ vações, mas não são necessariamente para leitura.

v*

A obra na página relativa aos direitos autorais: Sem brincadeira, não há nada de interessante, a menos que você seja inexplicavelmente um admirador da linguagem legal e de informações sobre impressão.

Suposições Totas

Ao escrever este livro, fizemos umas poucas suposições a seu respeito. Presumi­ mos que você seja um ser humano normal que quer ser feliz. Provavelmente está interessado em aprendizado e ideias.Você pode ter ouvido falar em PNL. talvez já tenha trabalhado com os conceitos ou talvez seja apenas um assunto super­ ficialmente intrigante para você. Não é necessário ter um conhecimento prévio sobre PNL, mas a PNL é essencial caso algum dos itens seguintes traga à sua lembrança algo fa m ilia r

(20)

3

Introdução

l·*״ Se está cansado ou farto da forma como algumas coisas andam para você agora.

Está interessado em como trazer sua expenència de vida para novos níveis de realização, felicidade, aventura e sucesso.

e* Está curioso sobre como pode influenciar os outros com ética e desenvoltura? ־

Você é alguém que adora aprender e crescer.

*

Está pronto para transformar seus sonhos em realidade.

Como Este LiVro Está Organizado

Este livro tem sete partes divididas em capítulos.O sumário fornece mais detalhes sobre cada capítulo.só para fazê-lo feliz.

Parte I: Bem-Vindo ao Desafio de um Mundo NoVo

Diz-se: Se você sempre faz o que sempre fez,sempre conseguirá o que sempre conseguiu'. Essas são palavras sábias para guardar na memória quando você ini­ ciar essa viagem pelo território da PNL. Nesta parte, você começará a sentir o que PNL pode fazer por você.Quando começar, há uma coisa para guardar na memó­ ria e pendurar suas descrenças ou suposições que podem direcionar o caminho do seu aprendizado

Parte II: 0 Código de Trânsito do Cérebro

Já reparou que há vezes em que nos pegamos pensando: Como isso aconteceu com igo?' Então, agora você estará pronto para experim entar alguma experiência do tip o dos grandes vencedores (m om entos 'a h a !').que lhe dá as dicas para se to rn a r confiante. Nessa parte, nós o convidam os a pensar sobre a m e lh o r pergunta de todos os tempos sobre PNL.que é : ' 0 que quero?' :e .então, para investigar o que está acontecendo p o r trás dos bastidores no seu cérebro e no inconsciente. M atéria-prima interessante, esperamos que concorde.

Parte III: Conquistando Amigos

...

Influenciando

Pessoas

Já considerou como vida seria fácil se os outros fizessem o que você espera deles? É um grito agressiva Não estamos afirmando sermos mágicos.colocarmos seus piores inimigos na palma da sua mão. mas o rapport (comunicação) é um tema- chave em PNL que a essência deste livro explora de mãos dadas com você. Nesta parte, oferecemos ferramentas para que você possa entender o ponto de vista de outras pessoas. Mostraremos como responsabilizar-se pelas próprias mudanças, relacionar-se com pessoaschave na sua vida e aprender a tomar-se mais flexível no seu próprio comportamento.

(21)

Parte IV: Abrindo a Caixa de Ferramentas

Um toque de mágica agora acontece diante de você na essência da PNL ft>r fim,

nós o ouviremos dizer que está pronto para ficar à vontade no meio da caixa de

ferramentas da PNL. Há um monte de material prático aqui para proporcionar um

retorno.Você aprenderá como pode adaptar e gerenciar seu próprio pensamento

para enfrentar situações que considera difíceis,e como você pode conseguir os

recursos para mudar os hábitos que não o ajudam; entào, mergulhe no futuro e

trabalhe com conceitos de tempo para resolver assuntos antigos e criar uma traje­

tória convincente pela sua frente.

Parte V:

/45

Palai/ras para Entrada

Essa parte é focada em como a linguagem que você usa não apenas descreve uma

experiência, mas tem o poder de criá-la. Imagine que é como ter espectadores

comendo fora do seu alcance. Construindo as habilidades e estilos de comunica­

dores poderosos, explicamos a forma de tê-los de volta com um apetite a m ais.e,

se você considera que a vida pode ser descrita como uma série de histórias, você

descobrirá como escrever sua própria história vitoriosa.

Parte VI: A Parte dos Dez

Se você está impaciente para encontrar respostas sobre PNL. então pare aqui

primeiro. Esta parte o levará diretamente a dez dicas e listas importantes,como

aplicações da PNL,os recursos ,livros para orientá-lo e muito mais. Nós projetamos

essa parte para aqueles que sempre gostam de ler o final de um livro antes de

entender a essência do assunto.

Parte VII: Apêndices

Nos apêndices, incluímos uma lista com recursos da PNL de endereços e websites

úteis.além de dois dos moldes mais importantes para usar no dia-a-dia:

Tomar seu resultado real é mais explicado no Capítulo 3.

u*

Construir o seu rapport com outras pessoas é explorado no capítulo 7.

ícones Usados Neste LiVro

Os ícones usados neste livro o ajudarão a encontrar informações específicas que

poderão ser usadas:

Esse ícone sinaliza para a terminologia PNL que pode soar como um idioma

estrangeiro, mas que tem um significado claro no campo da PNL

Esse ícone sugere ideias e atividades que proporcionarão a prática de técnicas da

PNL e alimento para o pensamento.

(22)

Esse ícone sinaliza conselhos práticos para colocar a PNL a seu serviço.

Esse ícone é um lembrete agradável de pontos importantes para anotar.

Você encontrará esse ícone ao lado de histórias relacionadas às experiências da

vida real da PNL em ação. Algumas sâo reais.outras têm seus nomes trocados;

enquanto outras são compostas de personagens.

Esse ícone sinaliza coisas para evitar, pelo seu entusiasmo.que você experimente

as habilidades de PNL por conta própria.

Para Onde Ir Da((ui por Diante

Vócê não precisa ler este livro de uma ponta à outra, mas será muito beneficiado

se acompanhar o ritmo na ordem do que é correto para você. Use o índice para

ver o que mais chama a sua atençào. Ftar exemplo.se está entusiasmado para en­

tender uma outra pessoa, vá primeiro ao Capítulo 7. Se gostaria de saber o que o

faz funcionar, vá ao Capítulo 6 e descubra o poder dos sentidos. Sinta-se à vontade

para viajar para lá e para cá.

Uma vez que você leu o livro e quer descobrir mais, recomendamos que torne sua

experiência em PNL mais completa através de oficinas (workshops) e treinamen­

tos com outras pessoas. Incluímos uma seção com recursos na Parte dos Dez para

ajudá-lo nessa viagem.

(23)
(24)

ANO 1 - S E R RESGATADO A N 0 2 S E R R E S G A T A D 0 I ANO 3 - S t R RESGATADO" AGORA« t (CONCENTRAR 5€ MAß) A N 0 4 -Sfc R R E 9 G A T A 0 0 (GRITAR M A © ALTO) a n o s-c o n s t r u k u m a e s t a çAo o e o o if E

Partei

Bem-vindo ao

Desafio do

Mundo Novo

Por Rich Tennant

A 5a O n d a

(25)

M f o c è

e n co ntra o que a PNL representa e por que as pesaoes estio

T F

fa la n do a respeito. A p a rtir de co m o tu d o começou, com j ^ j . ־nas

pessoas in te lig e n te s na C a lifó rn ia , |>ara le vá -lo a pensar * *bre ;·n ■ç n a s suposições. nós o ajudarem os a in ic ia r a partida na direção convta para conseguir o que você deseja da vid a

(26)

Explicação Sobre PNL

Neste capitulo:

► Iniciando essa viagem juntas Explorando os temas centrais da PNL ► Aprendendo o máximo da PNL

uma pequena fábula sobre um homem e um tigre Um tigre faminto perse- A w g u ia um homem que. desesperada voltou-se !xira o animal e gritou:“ft>r que você não me deixa em paz?“ O tigre respondeu:*Fbr que você é tào apetitoso?“ Em qualquer comunicação entre duas pessoas ou. neste caso.entre o homem e a fera. há sempre mais de uma perspectiva. Algumas vezes não compreendemos porque olhamos apenas em uma direção.não vemos além.

A PNL é uma das metodologias mais sofisticadas e eficientes utilizadas atualmente para nos ajudar a fazer exatamente isso: ter várias perspectivas. A PNL é centrada na comunicação e na mudança.

Na atualidade, todos precisamos de habilidades que desenvolvam a flexibilidade pessoal ao extrema Jeitinhos e truques publicitárias nào são o suficiente: precisa­ mos de algo real.

Entáo.seja bem-vindo ao início dessa viagem e desse capítulo. Vbcé terá uma rápida amostra dos temas centrais da PNL.

0 Que É PNL

>

Todos nós nascemos com a mesma base neurológica Nossa capacidade para realizar qualquer tarefa na vida.seja nadar em uma piscina, preparar uma refeição ou ler este livro, depende de como controlamos o nosso sistema nervosa Dessa forma, muito da PNL é dedicada à aprendizagem de como pensar e comunicar-se de forma mais eficiente consigo mesmo e com os outros.

e " Neuro refere-se ao nosso sistema neurológico. A PNL baseia-se na ideia de que nós experimentamos o mundo através de nossos sentidos, que traduzem informações sensórias em processos de raciocínio tanto cons­ ciente quanto inconsciente.

Os processos de raciocínio ativam o sistema neurológico que afeta a fisiologia, as emoções c o comportamento.

(27)

10

Parte I: Bem -vindo ao Desafio do Mundo N o v o _____________________

00

Linguística refere-se ao modo como os seres humanos utilizam a lingua­

gem para interpretar o mundo, capturar e conceituar essa experiência

e comunicar-se com outros. Na PNL Linguística é o estudo de como as

palavras que você utiliza influenciam a sua experiência.

v-״ Programação descreve a teoria da aprendizagem e direciona como

codificamos ou representamos mentalmente a experiência. Sua progra­

mação pessoal baseia-se em processos internos e estratégias (modelos

de pensamento) aos quais pode-se recorrer para tomar decisões, resol­

ver problemas, aprender, avaliar e obter resultados.

v*

A PNL mostra às pessoas como recodificar as experiências delas e

organizar programa interno para que |>ossam alcançar o resultado que

desejam.

Para compreender esse processo em ação, comece a perceber como você pensa

Apenas imagine um dia quente de veràaVbcê retorna para a sua casa no final dc

dia.e fica em pé na cozinha,segurando um limão que você retirou da geladeira.

Olhe-o por fora,sua casca brilhante amarela- esverdeada.Sinta como sua mão

está fria. Leve o limão ao nariz e cheire-o. Hummm. Aperte-o levemente e perceba

o peso em sua mão. Agora, pegue uma faca e corte-o ao meio. Ouça como o suco

começa a escorrer e perceba que o cheiro toma-se mais forte agora. Morda profu

damente e deixe que o suco faça um redemoinho em sua boca.

Palavras.simples palavras têm o poder de desencadear suas glândulas salivares

Ao som da palavra:‘ lim âo',seu cérebro entra em ação. As palavras que você

lê dizem ao seu cérebro que você tem um limão na mão. Nós podemos pensar

que as palavras descrevem apenas significados, mas elas, na verdade,criam sua

realidade.Você aprenderá m uito mais sobre esse assunto durante essa viagem

que faremos juntos.

Algumas definições rápidas

A PNL pode ser descrita de várias formas. A definição convencional é que é ‘o

estudo da estrutura da nossa experiência subjetiva . Eis mais algumas formas de

responder às 64.000 perguntas. O que é a PNL?

u*

A arte e ciência da comunicação

00

A chave da aprendizagem

u0

É sobre relacionar-se com os outros

l·0 É o

caminho para alcançar os resultados que você almeja em todas as

áreas da sua vida

u0

Influenciar os outros com honestidade

u0

Um manual para o seu cérebro

u0

O segredo das pessoas de sucesso

^

O caminho para criar seu próprio futuro

^ A PNL ajuda as pessoas a entenderem sua realidade

(28)

Onde tudo começou e para onde caminha

A PNL começou na Califórnia no in ício da década de 1970. na Universidade de Santa Cruz Lá. Richard Bandler. um estudante de ciências da computação e matemática, juntou-se ao Dr.John Grinder.um professor de linguística, para estu­ dar pessoas que eles consideravam comunicadores de excelência e agentes de mudança. Eles ficaram fascinados pela maneira com o algumas pessoas criavam condições para atravessar dificuldades em lugares onde outras, por infelicidade, falharam em realizar.

Então.a PNL tem sua origem no ambiente terapêutico graças a três psicotera- peutas renomados mundialmente que Bandler c Grinder estudaram:Virginia Satir ( fomentadora da Terapia Familiar Conjunta/ Conjoint Family Terapy), Fritz Reris ( o fundador da Psicologia GestalQ.e Milton H. Erickson ( responsável pelo avanço da Hipnoterapia Clfnica).

Em seu tral>alho, Bandler e Grinder também fizeram uso das habilidades dos lin ­ guistas Alíred Korzybski e Noam Chomskyalém d o antropólogo Gregory Bateson e do psicanalista Paul Watzlawick.

Naquela época, o campo da PNL aumentava para incluir muitas disciplinas em muitos países por todo o m undo Seria impossível nomear todos os grandes profes­ sores e praticantes da PNL hoje em dia. mas no Apêndice A você encontrará mais orientação para aumentar seu entendimento.

Então, qual é o futuro para a PNL? É certo que foi uma grande caminhada desde Santa Cruz nos idos de 1970? Deste modo. muito mais pioneiros continuaram a história e levaram em frente - fizeram a prática, ajudaram a transformar a vida de pessoas reais como você e eu. A literatura de PNL é fecunda.Hoje,você encontrará aplicações da PNL entre médicos e enfermeiros, motoristas de táxi. vendedores, treinadores e contabilistas, professores e adestradores, pais. operários, aposentados e adolescentes da mesma forma. A partir do capítulo 10. nós listamos alguns. Cada geração aproveitará as idéias que têm ressonância em seu campo de interesse, peneirando-as e aperfeiçoando^»,contribuindo para suas próprias experiências. Se a PNL incentiva uma nova forma de raciocínio.novas escolhas e aprendizagem.e a intenção positiva (assertrvidade) permeia toda a açào.entào todos podemos dizer que o futuro está repleto de possibilidades.O restante depende de você.

Uma nota sobre integridade

Você

pode ouvir as palavras honestidade e manipulação associadas à PNL, por isso gostaríamos de corrigir um equívoco agora.Vbcê influencia outros o tempo todo.Quando você faz isso conscientemente para conseguir o que quer. levanta- se a questão da integridade.Vócê está manipulando outros para conseguir o que quer à custa deles?

A indagação que nós, os autores, nos fazemos quando estamos em uma situação de venda/aceitaçào é simples. Qual é a nossa intenção positiva para a outra pes­ soa - ser um indivíduo ou uma companhia? Se é boa e nossa intenção é benefi­ ciar o outro lado,então nós temos integridade - um sucesso/vencemos. E se não. é manipulação.Quando você dirige-se à vitória, está na trilha do sucesso. E como você sabe,o que circunda vem ao redor.

(29)

Os Pilares da PNL: Simples e Fácil de

entender (pura e simplesmente)

O

primeiro item a ser entendido é que a PNL refere-se a quatro pontos.conheci­

dos como os pilares da PNL (veja figura 1-1). Esses quatro blocos do assunto são

explicados nas seções seguintes.

*^׳

R apport como construir o relacionamento com outros e consigo

mesmo é provavelmente o presente mais importante que a PNL oferece

à maioria dos leitores. Dado o ritmo no qual a maioria de nós vive e

trabalha, uma grande lição sobre rapport (empatia. relacionamento har­

monioso) é como você diz não' às solicitações e ainda conserva amiza­

des ou relações profissionais. Para descobrir mais sobre rapport - como

construMo e quando romper - dirija-se ao capítulo 7.

v*

C o n hecim ento sen so ri al Você percebe, quando você visita a casa de

outra pessoa, como as cores, sons e cheiros são sutilmente diferentes

para vuce? Ou aquele colega parece preocupado quando se fala no

trabalho? Talvez você perceba a cor do céu à noite ou das folhas verdes

e frescas quando a primavera desabrocha. Como o famoso detetive

Sherlock Holmes. você começará a notar como o nosso mundo é muito

mais rico quando se presta atenção com todos os sentidos. O capitulo 6

conta tudo o que você precisa para saber o quão poderosas são as suas

percepções sensoria« e como é possível usar sua capacidade natural de

visão, audição, tato. sensação, paladar e olfato em beneficio próprio.

R esultado mencionado por todo o livro. Significa que deve começar

a pensar sobre o que quer ao invés de ficar preso à forma negativa dos

problemas. Os princípios para uma abordagem positiva podem ajudá-lo

a tomar as melhores decisões e fazer as melhores escolhas - seja sobre

o programa de final de semana, o encaminhamento de um projeto

importante, ou encontrar um propósito real para a sua vida. Dirija-se ao

capitulo 3 para conseguir os resultados que merece.

*^״ F lexibilidade com portam ental: Diz respeito a como fazer algo dife­

rente quando o que se costuma fazer não funciona mais. Ser flexível é

a chave para praticar a PNL: você encontrará ferramentas e ideias para

essa prática em cada capitulo. Nós o ajudaremos a encontrar perspecti­

vas novas e construí-las no seu repertório. Você gostará de ir ao capítulo

5 para iniciantes sobre como melhorar a própria flexibilidade.

Daremos apenas um exemplo de como funciona na vida diária.Suponha que você

encomendou alguns produtos pelo correio, fóderia ser um equipamento (softwa­

re) para armazenar todos os nomes.endereços e números de telefones de amigos

ou clientes.U»cê transfere para o seu computador, usa-o algumas vezes.e então ele

para de funcionar sem motivo aparente. Há um defeito (bug) no sistema, mas você

já investiu muitas horas na instalação e anotação de todos os seus contatos.Nbcê

telefona para o fornecedor e as pessoas do serviço de atendimento ao cliente não

ajudam.ao ponto de serem grosseiras.

Vfocê precisa revelar todas as suas habilidades em construir um rapport com o

serviço de atendimento ao cliente antes que alguém ouça a sua queixa.Vbcê

precisará comprometer-se com seus sentidos - especialmente seus ouvidos para

(30)

escutar com atenção o que o fornecedor está dizendo, perceber como controlar seus sentimentos e escolher a m elhor resposta Precisará ser muito claro quanto aos resultados - o que quer que aconteça depois da sua reclamação? ft>r exempla pretende uma devolução integral ou reposição do software? E por fim. pode haver necessidade de flexibilidade no seu comportamento e considerar opções diferen­ tes se vocè não alcançar o que quer na primeira tentativa.

Figura 1-1:

Os pilares da PNL

Modelos e Modelagem

A Programação Ncurolinguistica (PNL) começou com o um modelo de com o nos comunicarmos conosco e com os outros, desenvolvido por Bandlcr e Grinder. ba­ seado no estudo deles sobre comunicadores de excelência. Entáo.a PNL diz muito sobre modelos e modelagem.

A PNL funciona como modelo de excelência em todas as áreas. A premissa é a seguinte:se você pode encontrar alguém que é bom na atividade que realiza.entào você pode observar esse modelo e aprender com ele. Isso significa que você pode seguir os passos de quem quer que vocè admire - alto executivos ou personalidades do esporte, o garçom do seu restaurante preferido ou seu professor de aeróbica.

0 Modelo de Comunicação da PNL

O

modelo da PNL explica como processamos a informação que vem de fora. De acordo com a PNL,você se movimenta não pela resposta do m undo à sua volta, mas pela resposta do seu m odelo ou mapa daquele mundo.

O p rin cfp io fundam ental da PNL é que o mapa não é o te rritó rio '. Isso significa que você e eu podemos vivenciar a mesma situação, mas a perceberemos de

(31)

form a diferente. Imaginemos que você venha para a próxim a festa de calouros - ambos nos divertirem os,encontrarem os amigos, degustaremos boa com ida e bebida, talvez assistamos algum tip o de entretenimento.Contudo.se nos perguntarem no dia seguinte sobre a festa, cada um de nós contará uma his­ tória diferente. Pois as representações internas que fazemos sobre eventos são diferentes d o evento em si.

A PNL não muda o m undo - simplesmente ajuda a mudar o m odo com o cada um observa/perc ebe o seu mundo. A PNL ajuda a construir um mapa diferente que o ajuda a ser mais eficiente.

John é um arquiteto que trabalha em um escritório caro e alugado no centro da cidade. Ele costumava reclamar que os escritórios não eram limpos o bastante de acordo com seu alto padrào.a equipe era preguiçosa.e ele nunca estava satisfeito com a gerência. Ao encontrar John em seu escritório, descobrimos que ele traba­ lhava no caos. deixando o escritório com planos e ideias de projetos em qualquer lugar disponível,não arrumando coisa alguma Ele costumava trabalhar noite adentro e resmungava se o interrompiam,então.os faxineiros iam e voltavam sem atreverem-se a incomodá-lo. Ele. obviamente, não consideraria que alguém tivesse um ponto de vista diferente e não perceberia a tarefa difícil que era lim par o escri tório ao seu redor O mapa'que ele fazia da realidade era totalmente diferente do da equipe de administração d o escritório

Modelo de excelência

O m odelo de excelência é outro tema que discutiremos.O enfoque da PNL é que qualquer coisa que mais alguém !xissa fazer pode ser aprendida se vocè dividir o aprendizado em partes componentes pequenas o bastante. Essa é uma perspec­ tiva poderosa e também encorajadora para converter projetos demasiadamente

amplos em muitos projetos pequenos - com o comer um étefotAe.

bicas para Utilizar a PNL e Obter um

Resultado de Excelência

Como vocè vai descobrira aplicação prática da PNL refere-se ao aumento de escolhas quando é tão fácil cair na armadilha de ser restrito pela sua experiência e dizer:'fazemos dessa forma.e assim deve ser.' Rira obter benefícios com a PNL você precisa estar aberto e dar a si mesmo e aos outros o benefício d o questio­ namento e desafiar as normas de forma suportável.Seguem algumas dicas para lembrá-lo co m a

As atitudes Vêm primeiro

A essência da PNL é uma atitude em relação à vida e à tecnologia que o autori­ za com ferramentas e habilidades a mudar qualquer coisa em sua vida que não reflete quem você é hoje.Qualquer coisa e tudo é possível se você tem em menu

(32)

as atitudes que sustentam o seu sucesso. Se suas atitudes não o sustentam levando uma vida premiada com riqueza.então você pode querer considerar a mudança. Mudando sua mente e atitude, você muda a sua vida.

Muitas pessoas perdem tempo olhando para o lado negativo de suas vidas - como odeiam seus trabalhos.ou querem parar de fumar ou emíigrecer. ft>r condiciona­ mento, você se concentra no que deseja: resultados positivos podem ser alcança­ dos m uito rapidamente.

Curiosidade e confusão são boas para Você

Há dois atributos úteis para carregar consigo: curiosidade - aceitar que você não conhece todas as respostas, e uma disposição para ficar confuso - porque a confusão precede um novo entendimento.Como o grande hipnoterapeuta Milton Erickson (mais sobre ele nos capítulos posteriores) disse:*0 esclarecimento é sempre precedido pela confusão'.

Se você acha que as ideias desse livro o confundem.agradeça à sua mente incons­ ciente; essa é a primeira etapa para o entendimento. Entenda a confusão como um sinal de que você de fato sabe mais do que percebeu.

A mudança depende de Você

Foi-se o tempo em que se ficava preso, como em roda espiral, a comportamentos repetitivos e respostas que eram tediosas e ineficazes Atualmente.a PNL produz resultados mensuráveis que melhoram a qualidade de vida das pessoas sem a viagem longa e dolorosa realizada no passado.

Uma vez que avance nos capítulos, descobrirá a natureza experim ental da PNL - que é experim entando, tentando.Teste as ideias p o r si mesmo - não acredite na nossa.

A responsabilidade pela mudança é sua: esse livro é um facilitador.Se você não está aberto à mudança.então você desperdiçou o seu dinheiro. Assim, nós o encorajamos a fazer os exercícios. Perceba seu novo aprendizado.então ensine e compartilhe com outros, porque ensinar é aprender duas vezes.

Aproveite a Viagem!

-

Divirta-se no caminho!

Q uando C lin t Eastwood fo i entrevistado na televisão p o r M ichael Parkinson. ele ofereceu um bom conselho:* Vamos levar o trabalho a sério.e não nós mesmos a sério.'A PNL envolve muita diversão e risada. Se você pretende tornar-se perfeito, está pressionando gravem ente.de forma irre a l.a si mesmo. Então, faça as malas a fim de divertir-se nessa viagem e tente d e cifra r um m undo em mudança. A prender é urn trabalho sério, isto é.u m divertim ento sério. C apítulo 2

(33)
(34)

Capítulo 2

Alguns Princípios

Básicos da PNL

Neste Capítulo

► Entendendo os pressupostos da PNL ► Testando os pressupostos da PNL ► Seguindo as tnlhas

► Aprendendo flexibilidade a fim de alcançar 100 por cento de responsabilidade em qual­ quer interação

renda é uma amiga minha (Rom ilia) e tem uma filha única e m uito amada. MaryAos dez anos.Mary era um pouco mimada pois havia chegado após Brenda e Jim perderem a esperança de ter um bebê. Mary era propensa a ler acessos de raiva, os quais você tem sorte de não ter presenciado. Ela atirava coisas no chão. gritava e batia os braços e as pernas. Brenda não obteve progresso com o mau-humor de Mary. até que um dia...Mary estava no chão. exercitando seus pulmões com fantástico desamparo quando a tão sofrida Brenda tirou algumas panelas do armário e juntou-se à Mary no chão. Brenda batia os potes no assoalho e chutava e gritava muito mais do que a Mary Você pode imaginar o que aconte­ ceu? Mary: deitada no chão. ficou atónita olhando para a mãe. Ela percebeu que a mãe era mais furiosa d o que ela e Mary׳ perderia o combate de fúria toda vez que fosse tão fútil, toda vez que fosse tentar esse tipo de atitude E então.a partir desse momento, cessaram os ataques de fúria. Brenda tomou o controle da sua interação com Mary por ter uma flexibilidade maior de comportamento

Esta anedota ilustra como anu

pessoa maia flexível consegue Influenciar

o sistem a

Ksta afirmação não é resultado de um experimento conduzido em laboratório. É um pressuposto da PNL ou prin cíp io Um princípio que.se você fosse praticante ou adotasse, ajudaria o seu bem-estar nessa jornada pela vida. A história acima mostra apenas uma de alguns ‘pontos de vista convenientes' ou pressupôs- t<» que formam a base da PNL

Pressupostos da PNL

Os pressupost(» da PNL nada são além de generalizações sobre o mundo. Nesse capitulo.explicamos alguns dos pressupostas que consideram(« serem os mais influent»« denta* alguns que tèm sido desenvolvidos e oferecidos pelos fundado­ res da PNL Píira a sua consideração

(35)

O mapa não é o território

Um dos primeiros pressupostos é que o mapa nào é o território. Essa afirmação foi publicada em ־Science and Sanity (Ciência e Sanidade) em 1933 por Korzybski. um conde polonês que era matemático Korzybski é relacionado ao fato de que você experimenta o mundo através dos sentidos (visão, audição, tato.olfato e paladar) e o território. Vbcê.então, pega um fenômeno externo e faz uma represen­ tação interna disso dentro do seu cérebro e o mapa.

Esse mapa interno você cria a partir do mundo externo, formado pelas suas per­ cepções, que nunca é uma réplica exata. Em outras palavras.o que está do lado de fora pode não ser a mesma coisa que está na sua mente.

Considere uma analogia: assim com o e tK R o m ilIa ) sentada em meu jardim de inverno, escrevendo, cuidando do carvalho no jardim . A representação que fiz, quando fechei os olhos, é completam ente diferente da árvore que tenho de verdade no jardim . Nào sendo uma botânica, eu nào posso perceber aspectos que um botânico observaria. Só porque eu nào posso ver aquelas característi­ cas, e elas não existem na minha representação interna, nào significa que elas nào existem de fato. Ou. tente outra analogia se você estivesse d irig in d o em Londres com o seu mapa das ruas de Londres. As estradas que aparecem no mapa são com pletam cnte diferentes das que você dirige na realidade: para o in íc io das estações do metrô, você dirige passando por três dimensões e cores, considerando que elas aparecem no mapa como um círcu lo com uma linha vermelha no meio.

Passando as percepções pelo seu filtro pessoal

Seus sentidos o bombardeiam com 2.000.000 bites de informaçáo por segundo, mas sua consciência pode apenas negociar entre cinco e nove pedaços de infor­ mação a qualquer dado momento. Então, há um monte de informações terríveis que são removidas. Esse processo de filtragem é influenciado pelos seus valores, crenças, memórias, decisões, experiências e seu conhecimento cultural e social, para permitirem apenas o que os seus filtros estão sintonizados à receber. Uma amiga minha (Romilia) crê com paixão no bem-estar dos animais e tem um laço muito especial com eles. Quando dirige, ela localiza animais atrás de árvores, à margem das estradas ou em cercas antes mesmo dos passageiros dela.que são mais prováveis de olharem ao redor.

Alguns europeus e norte-americanos podem experimentar um choque cul­ tural m aior quando visitam países com o fndia ou México. ft>r causa de sua experiência cultural, eles podem sentir-se chocados pelo nível de pobreza em algumas áreas.considerando que as pessoas do local aceitam a pobreza como parte da vida.

Território desconhecido: percorrendo o mapa de outra pessoa

Significa que cada um de nós tem um mapa m uito individual do nosso mundo e tornar a com unicação fácil é um exercício realmente ú til para.no mínimo, tentar entender a realidade interna ou o mapa da pessoa com quem você está se comunicando.

Eu (R om ilia) estava comprando peixe e batata frita e me pediram para pre­ encher um form ulário sobre a qualidade.o serviço e o preço da comida. As

Referências

Documentos relacionados

O planejamento fatorial foi aplicado satisfatoriamente para a otimização dos parâmetros da técnica de voltametria linear de redisso- lução anódica no desenvolvimento

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Vale destacar, ainda, que, apesar de a ação de Saturnino de Brito em Passo Fundo ser mencionada pela historiografia especializada, não se dispõem de estudos aprofundados na

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

devidamente assinadas, não sendo aceito, em hipótese alguma, inscrições após o Congresso Técnico; b) os atestados médicos dos alunos participantes; c) uma lista geral

Com base nos fatores considerados durante a pesquisa, pôde-se observar que o grupo Algar (através da universidade corporativa – UniAlgar), em seus 20 anos de

E os específicos foram: verificar as reações dos clientes diante do diagnóstico de insuficiência renal crônica e da necessidade de realizar hemodiálise; identificar as