• Nenhum resultado encontrado

9º Congresso de História do ABC A classe operária depois do paraíso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "9º Congresso de História do ABC A classe operária depois do paraíso"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

9º Congresso de História do ABC – A classe operária

depois do paraíso

Mesa de debate: O papel das instituições de ensino

superior do ABC no desenvolvimento regional.

Centro Universitário Fundação Santo André

Prof. Dr. Paulo Rogério Stella

Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão Email: paulo.stella@fsa.br

(2)

1. Breve histórico da formação do Centro Universitário

O Centro Universitário Fundação Santo André teve seu estatuto de funcionamento aprovado no dia 06 de dezembro de 2002. A partir desta data a Fundação Santo André unifica suas duas faculdades, até então isoladas, em uma instituição de ensino superior. As duas faculdades isoladas denominam-se Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas (FAECO) e Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FAFIL).

Dentre os seus objetivos estão a participação no

desenvolvimento econômico-social do Município e Região, por meio de programas de ensino, pesquisa e extensão, que promovam a interação com os diferentes segmentos da comunidade e respondam às necessidades locais e Regionais (ESTATUTO CUFSA, 2002, fl. 16).

Desse modo, o Centro Universitário Fundação Santo André se transforma em uma instituição de cunho comunitário, ou seja, uma “instituição da comunidade para a comunidade” (PDI, 2006, P. 10). Isso significa, dentre outras coisas, que o Centro Universitário tem em sua mantenedora representantes da comunidade. Este é o caso do Conselho Diretor, órgão deliberativo de grau máximo da instituição, composto por membros da sociedade civil, dos órgãos Executivo e Legislativo do Município, de representantes de professores, funcionários e alunos do CUFSA.

No estatuto, primeiramente, houve a composição da Reitoria como órgão executivo exercido pelo Reitor, compreendendo ainda a Vice-Reitoria, a Pró-Reitoria de Graduação, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e a Pró-Reitoria Administração e Planejamento. Entre os órgãos consultivos que compõem o Centro Universitário Fundação Santo André está o Conselho de Integração Universidade e Sociedade.

O Conselho de Integração Universidade Sociedade tem como principal objetivo “apreciar e propor políticas e diretrizes gerais de atuação do Centro Universitário Fundação Santo André nos campos de ensino, pesquisa e extensão” (CONSIN, 2005).

Reunindo-se uma vez a cada semestre, o Conselho de Integração Universidade Sociedade é composto de 25 membros da comunidade local, por exemplo, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Conselho Municipal de Educação, do Fórum de Cidadania do

(3)

ABC, dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal e do Centro Universitário Fundação Santo André.

Na 10ª reunião do Conselho de Integração Universidade Sociedade, ocorrida em 07 de dezembro de 2004, foi discutido que a ABRUC – Associação Brasileira das Universidades Comunitárias – aprovou a filiação do Centro Universitário Fundação Santo André na associação, após análise por parte da ABRUC do perfil da instituição.

De acordo com o discutido na reunião, ficou a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão responsável pelo desenvolvimento de pesquisas que levem em conta as demandas da comunidade interna e externa ao Centro Universitário, objetivando não somente a divulgação de conhecimentos, mas também a atenção às questões do entorno.

Nessa mesma reunião, decidiu-se pela criação de uma Pró-Reitoria Comunitária, que trataria da ligação entre a instituição Centro Universitário Fundação Santo André e a comunidade interna e externa. O objetivo principal dessa Pró-Reitoria é o diagnóstico das demandas da sociedade, propondo a viabilização dessas demandas em atividades de pesquisa e extensão junto à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e interferindo nas atividades da graduação por meio do enfoque comunitário nas disciplinas dos cursos.

2. A Pesquisa e a extensão no Centro Universitário Fundação Santo André

A Pró-Reitoria Comunitária vem trabalhando ativamente no diagnóstico das necessidades da comunidade e na percepção e resolução de problemas envolvendo a sociedade civil em geral e acadêmica em especial. Conjuntamente, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão vem tratando de viabilizar a pesquisa comunitária, de acordo com as informações e parâmetros oferecidos pela Pró-Reitoria Comunitária.

Com o desenvolvimento e refinamento do trabalho das duas Pró-Reitorias, constatou-se a necessidade do estabelecimento de alguns tipos de pesquisa e de extensão, objetivando a atenção do Centro Universitário às diferentes possibilidades de trabalho que floresceram no decorrer do tempo. Em outras palavras, a dinâmica da comunidade trouxe a necessidade do estabelecimento de critérios diferenciados no tratamento das atividades de pesquisa e de extensão no Centro Universitário.

(4)

O primeiro problema decorrente desse desenvolvimento foi a definição de pesquisa no Centro Universitário. As Pró-Reitorias observaram a existência de dois tipos de atividades de pesquisa, a pesquisa com fomento e a sem fomento. O primeiro tipo de pesquia se caracteriza por um projeto, apresentado a algum órgão de fomento à pesquisa.

Recebendo verba externa, o projeto tem o Centro Universitário Fundação Santo André como parceiro na contrapartida. O Centro Universitário oferece a infra-estrutura necessária ao andamento do projeto, assessora jurídica e academicamente o gestor, administra o repasse de verbas e mantém um professor-pesquisador em regime de tempo integral a sua frente na gestão do projeto. Normalmente esse gestor é o professor proponente da pesquisa junto ao órgão de incentivo.

Um exemplo desse tipo de pesquisa é o projeto SOL em Santo André: Saber local em desenvolvimento. O objetivo desse projeto é o incentivo a empreendimentos autogestionários advindos das comunidades do entorno (Fonte em 21/05/07 em www.fsa.br/proppex). Em outras palavras, o projeto trata do desenvolvimento de pequenos negócios criados e constituídos em núcleos comunitários locais. Esse projeto é financiado pela FINEP e o valor é de R$ 140.898,98 com duração de 24 meses.

Sem o fomento externo, mas com inserção na comunidade tanto externa quanto internamente, temos o segundo tipo de pesquisa. A pesquisa sem fomento advém de um problema detectado ou uma questão observada no entorno, cuja abrangência não atinge qualquer órgão de incentivo financeiro, contudo, a necessidade do estudo e a proposta de soluções tornam a pesquisa viável.

Um exemplo do tipo de pesquisa sem fomento é o Projeto Piloto - Centro de Pesquisa Histórica de Documentação (Fonte em 21/05/07 em www.fsa.br/proppex), cujo objetivo é a restituição e a recuperação da documentação de constituição da Fundação Santo André, objetivando a preservação de sua memória para a comunidade. À frente desse projeto encontra-se um professor em regime de tempo integral com o apoio da biblioteca do Centro Universitário.

Em decorrência das necessidades imediatas da comunidade, que não caracterizam especificamente pesquisa com ou sem fomento, mas são inserções da universidade na comunidade interna ou externa, encontramos as atividades de extensão, que podem ser de dois tipos, a extensão acadêmica e a extensão comunitária.

(5)

A extensão de viés acadêmico se caracteriza por cursos de até 40 horas, oferecidos no âmbito da Pós-Graduação, advindos das demandas da comunidade. Em outras palavras, em havendo a necessidade, detectada pela Pró-Reitoria Comunitária, da resolução de algum problema ou do aperfeiçoamento de algum aspecto, seja ele de cunho cultural, administrativo, etc, estabelecem-se cursos de extensão, objetivando o aprimoramento teórico-prático da comunidade.

Um exemplo de um curso de extensão acadêmica é o projeto de curso de revisão gramatical em língua portuguesa para a comunidade de funcionários do Centro Universitário a ser implantado proximamente. Essa demanda foi detectada por uma pesquisa da Pró-Reitoria Comunitária junto aos colaboradores administrativos do Centro. E o projeto foi elaborado por um professor-pesquisador em regime de tempo integral, objetivando a melhora na produção de textos utilizados dentro do âmbito do Centro Universitário Fundação Santo André, por exemplo, ofícios, portarias e atas.

O segundo tipo de extensão é a comunitária que ultrapassa as fronteiras da instituição e procura atuar junto às comunidades do entorno. A extensão comunitária advém das demandas das comunidades e oferece a oportunidade do desenvolvimento de ações de médio e longo prazo. As atividades de extensão comunitária podem se transformar em atividades de pesquisa com a necessidade de resolução de problemas advindos da própria ação de interferência da extensão.

Um exemplo de extensão comunitária é o projeto de atuação dos professores e alunos do curso de pedagogia junto à Faculdade de Medicina da Fundação do ABC e ao Hospital Mário Covas. O projeto, ainda em fase de estudos e adaptação, fomentará a atuação desses professores e alunos junto às crianças com câncer na tentativa de devolução da auto-estima dessas crianças, afastadas de suas escolas em decorrência da necessidade do tratamento da doença. Isto é, o projeto propõe-se a trabalhar os conteúdos do currículo do ensino fundamental com essas crianças, por meio de atividades específicas, por exemplo, da atividade de contação de histórias.

O último tipo de atividade prevista pela Reitoria Comunitária e pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão é a ação comunitária. Entende-se por ação comunitária as atividades advindas da detecção das necessidades da comunidade do entorno

(6)

e a demanda pela rápida atuação do Centro Universitário Fundação Santo André. A ação comunitária é uma atividade de formação e geração de conhecimento nos locais onde atua.

Um exemplo de ação comunitária foi a atuação do Centro Universitário Fundação Santo André, por meio da Pró-Reitoria Comunitária, na formação da biblioteca circulante e da brinquedoteca do centro comunitário da Comunidade Tamarutaca, próxima à Fundação Santo André. A Pró-Reitoria Comunitária articulou esforços, dialogando com os projetos Santo André Mais Igual e Sementinha, atuantes no Município de Santo André, objetivando a formação do núcleo no centro comunitário.

Por meio de atividades e oficinas, por exemplo, a oficina de restauro de brinquedos e livros, a Pró-Reitoria Comunitária e seus parceiros possibilitaram a formação e o treinamento dos membros da comunidade para a atuação tanto na biblioteca quanto na brinquedoteca. Além disso, a Pró-Reitoria Comunitária organizou a doação de libros e brinquedos. Como desdobramento do trabalho da ação comunitária, a Pró-Reitoria Comunitária acompanha o projeto até o presente momento.

3. Considerações sobre as perspectivas

O Centro Universitário Fundação Santo André está ciente de sua responsabilidade social por meio da explicitação de suas metas e resultados. Assim,

a responsabilidade social busca atender o caráter comunitário da instituição, promovendo a inclusão social e estimulando projetos geradores de trabalho, com a participação dos alunos, difundindo preocupações ambientais (PDI, 2006, p. 37).

Por esse motivo, pretende não somente o desenvolvimento da excelência em pesquisa, mas também a centralização cada vez mais aguda nas necessidades do entorno, tanto em relação às atividades de pesquisa quanto em relação às atividades de extensão.

Entretanto, o Centro Universitário Fundação Santo André conhece suas limitações, dentre elas, há a lentidão decorrente da necessidade da tramitação dos projetos dentro dos órgãos e de suas instâncias deliberativas e decisórias, o que é de suma importância para a manutenção do caráter comunitário e participativo da instituição. Essa limitação, contudo,

(7)

o Centro Universitário Fundação Santo André é uma instituição de caráter comunitário, que promove a produção, a difusão e a aplicação do conhecimento a partir da investigação criteriosa e criativa da realidade, gerando, construindo e praticando saberes significativos para a comunidade (PDI, 2006, p. 11).

Em resumo, o Centro Universitário Fundação Santo André se aplica em transformar as questões, necessidades e demandas do entorno em conhecimento, interferindo diretamente na realidade imediata do meio interno e externo com ações pautadas em sólida pesquisa, experiência e conhecimento.

4. Referências

ALTERAÇÕES (2004) Estatuto da Fundação Santo André, Estatuto do Centro Univesitário e Regimento Geral. Fundação Santo André, processo no. 8463/2004 em 15/12/04, volumes 1 e 2.

CONSIN (2005) Conselho de Integração Universidade – Sociedade. Centro Universitário Fundação Santo André – Pró-Reitoria Comunitária, processo no. 006/2005 em 10/05/05. ESTATUTO (2006) Fundação Santo André. Fonte em 21/05/07 em www.fsa.br/downloads/ESTATUTOFSA.pdf

ESTATUTO CUFSA (2007) Centro Universitário Fundação Santo André Fonte em 21/05/07 em www.fsa.br/downloads/estatutocentrouniversitario.pdf

PDI (2006) Parte II Gestão Integrada: PDI e auto-avaliação – Solicitação de Recredenciamento. Centro Universitário Fundação Santo André, mimeo.

REGIMENTO CUFSA (2007) Regimento Geral do Centro Universitário Fundação Santo André. Fonte em 21/05/07 em www.fsa.br/downloads/regimentocentrouniversitario.pdf

(8)

REGIMENTO GERAL DA PÓS-GRADUAÇÃO (2007) Centro Universitário Fundação Santo André, mimeo.

VENUCCHI, A. (2004) A universidade comunitária – O que é, como se faz. São Paulo, Edições Loyola.

5. Sites consultados

www.fsa.br em 21/05/07, site do Centro Universitário Fundação Santo André.

www.fsa.br/proppex em 21/05/07, site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

Referências

Documentos relacionados

O esforço se desdobra em ações de alcance das projeções estabelecidas pelo MEC para o índice de desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) Dentre os 10

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Although a relation between pitch accent types and gesture types was observed, sentence type or pragmatic meaning constrain this relation: visual cues

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

O trabalho de Silva (2006) estendeu o estudo e a avaliação do comportamento de ligações parafusadas viga-coluna, com base em seções transversais constituídas

The ultimate objectives of this work are to obtain the Failure, Mode, Effects, and Criticality Analysis (FMECA), with application of the Reliability Centered

A conceituação do que vem a ser Convenção Coletiva encontra-se no artigo 611 da CLT, (Brasil, 2017): que em síntese define ser a Convenção Coletiva de Trabalho um acordo de