• Nenhum resultado encontrado

13ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 07/08/2020 Devolução: 21/08/2020 Turma 110

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "13ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 07/08/2020 Devolução: 21/08/2020 Turma 110"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Atividades não presenciais Página 1 EEB Prof. José Arantes Atividades Não Presenciais Disciplina: Educação Física

Entrega :03/ 08 /2020 Devolução: Prof.ª: Isabel Tavares Peixoto

Aluna (a): Turma: 108,109,110,207,208,209

Conteúdo: Atletismo Palavra Chave: História do Atletismo

Atletismo: é um conjunto de esportes constituído por varias modalidades: corrida marcha,

lançamentos e saltos. De modo geral, o atletismo é praticado em estádios, com exceção de algumas

corridas de longa distância, praticadas em vias públicas ou no campo, como a maratona.

História

O atletismo é a forma organizada mais antiga de competição. As primeiras reuniões organizadas da história foram os Jogos Olímpicos, que os gregos iniciaram no ano 776 a.C. Durante anos, o principal evento olímpico foi o pentatlo, que compreendia lançamentos de disco, salto em comprimento e corrida de obstáculos. Os romanos continuaram celebrando as provas olímpicas depois de conquistar a Grécia no ano 146 a.C. No ano 394 d.C. o imperador romano Teodósio aboliu os jogos. Durante oito séculos não se celebraram competições organizadas de atletismo. Restauram-se na Inglaterra em meados do século XIX, e então as provas atléticas converteram-se gradualmente no esporte favorito dos ingleses. Segundo Homero, no ano de 1496 a.C. foi realizada a primeira prova de corrida considerada atlética. Ela foi

organizada por Hércules. Segundo a lenda, Hércules, depois de peregrinar pelo mundo, realizando proezas incríveis, radicou-se na ilha de Creta e construiu um estádio neste local. Nele, eram realizadas competições de corridas com outros simpatizantes. O estádio de Hércules possuía apenas uma pista de corrida, que era percorrida em um só sentido. Mais tarde, foi instituída a prova do Diaulo, com percurso de ida e volta. Então, o percurso das provas de corridas foi aumentando gradativamente para quatro, oito, doze e vinte e quatro vezes duzentas jardas. Em 1834 um grupo de entusiastas desta nacionalidade alcançou os mínimos exigíveis para competir em determinadas provas. Também no século XIX se realizaram as primeiras reuniões atléticas universitárias entre as universidades de Oxford e Cambridge (1864), o primeiro encontro nacional em Londres (1866) e o primeiro encontro amador celebrado

nos Estados Unidos em pista coberta (1868). O atletismo posteriormente adquiriu um grande seguimento na Europa e América. Em 1896 iniciaram-se em Atenas os Jogos Olímpicos, uma modificação restaurada dos antigos jogos que os gregos celebravam em Olímpia. Mais tarde os jogos celebraram-se em vários países com intervalos de quatro anos, exceto em tempo de guerra. Em 1912 fundou-se a Associação Internacional de Federações de Atletismo. Com sede central de Londres, a associação é o organismo reitor das competições de atletismo a escala internacional, estabelecendo as regras e dando oficialidade às melhores marcas mundiais obtidas pelos atletas. O atletismo surgiu nos Jogos Antigos da Grécia. Desde então, o homem vem tentando superar seus movimentos essenciais como caminhar, correr, saltar e arremessar. Na definição moderna, o atletismo é um esporte com provas de pista (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo e heptatlo); corridas de rua (nas mais variadas distâncias, como a maratona e corridas de montanha); prova de cross country (corridas com obstáculos naturais ou artificiais); e marcha atlética. Considerado o esporte-base, por testar toda a característica básica do homem, o atletismo não se limita somente à resistência física, mas integra essa resistência à habilidade física. Comporta três tipos de provas, disputadas individualmente que são as corridas, os saltos e os lançamentos. Conforme as regras de cada jogo, as competições realizadas em equipes somam pontos que seus membros obtêm em cada uma das modalidades. As corridas rasas de velocidade e revezamento são antigas. As corridas com obstáculos que podem ser naturais ou artificiais, juntamente com as corridas de “sabe”, que os ingleses chamam de “steeple chass”, foram idealizadas tendo como modelo as corridas de cavalos.

A maratona, a mais famosa das corridas de resistência, baseia-se na legendária façanha de um soldado grego que em 490 A C. Correu o campo de batalha das planícies de Maratona até Atenas, numa distância superior a 35 km, para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas. Uma vez cumprida à missão, caiu morto. As maratonas modernas exigem um percurso ainda maior: 42 195 m.Nos primórdios de nossa civilização, começa a história do atletismo. O homem das cavernas, de forma natural, praticava uma série de movimentos, nas atividades de caça, em sua defesa própria etc. Ele saltava, corria, lançava, enfim desenvolvia uma série de habilidades relacionadas com as diversas provas de uma competição de atletismo. Podemos verificar que as provas de atletismo são atividades naturais e fundamentais do homem: o andar, o correr, o saltar e o arremessar. Por esta razão, é considerado o atletismo o “esporte base” e suas provas competitivas compõem-se de marchas, corridas, saltos e arremessos. Além disso, o desenvolvimento dessas habilidades é necessário à prática de outras modalidades esportivas. Por exemplo, podemos observar uma jogadora em atividade numa partida de futebol, basquete ou voleibol. Durante o jogo, ele anda, outras vezes, corre, salta e pratica arremessos. Por isso, um jogador de futebol, basquete ou voleibol procura sempre desenvolver essas habilidades que são “base” dos conjuntos de atividade física do praticante dessas modalidades. A história do atletismo é muito bonita, pois que se inicia com a própria história da humanidade, quando o homem primitivo praticava suas atividades naturais para sobrevivência. Chega mesmo a se confundir com a mitologia, quando observamos o

período da Antiguidade Clássica, com os Jogos Olímpicos que deram origem aos atuais Jogos Olímpicos da Era Moderna, que trazem como reminiscência cultural mais marcante a figura de Discóbulo de Miron.

(2)

Atividades não presenciais Página 2 Discipliana: Sociologia. Professor:

Edemilson Conradi. Atividade Avaliativa Agosto. Turmas: 101, 102, 103, 104, 107, 108, 109, 110, 113, 114. Estudante: As Transformações da Sociedade. 1- Podemos dizer que viver em sociedade é?

a) Isolamento. b) Individualidade. c) Futuro.

d) Aglomerado.

2- Nesse tempo de pandemia estamos vivendo em sociedade? a) Não, pois cada qual deve viver em isolamento.

b) Não, pois o afastamento social é necessário .

c) sim, pois mesmo em isolamento estamos em sociedade.

d) Sim, como cada um tem sua vida particular, trabalho e estudos; Mas completamente na sua individualidade.

3- Na transformação da sociedade, como as pessoas participam destes acontecimentos? a) Na individualidade de cada um, de acordo somente com seu interesse.

b) Não há participação.

c) Somente quando no trabalho.

d) Quando interagimos com os fatos acontecidos.

4- O que é Ser contemporâneo? a) É um ser individualista. b) É um Ser prestativo. c) É um Ser capitalista.

d) É estar no mundo, participar do aqui e agora.

5- No século XIX, havia múltiplos, problemas sociais, que eram dados como normais; com formação de sociólogos. Depararam que não poderia continuar, mais da mesma forma. Para novas mudanças formaram a sociologia? A qual iria diagnosticar todos os problemas.

a) Antiga. b) Medieval. c) Clássica.

(3)

Atividades não presenciais Página 3

EEB Prof. José Arantes Atividades Não Presenciais Disciplina:História

Entrega: Devolução: Professor: James B Moura

Aluno: Turma: 109 e 110

Aula 10- Avaliação [ Grécia Antiga].

OBS: A questão 07 vale 1,0 ponto. O restante vale 1,5 pontos por questão. Total 10,0 pontos.

1) Defina com suas palavras o que foi a 1º Diáspora grega:

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________- 2) (PUC-Campinas) A decadência da Grécia, que teve início a partir do século IV a.C., é explicada, entre outros fatores, pela

a) ( ) ausência de unidade política e pelas lutas entre as cidades-estados.

b) ( ) invasão dos cretenses na cidade de Troia e pela destruição da civilização micênica.

c) ( )evolução da pólis que colaborou para o desenvolvimento do ideal da democracia na região do Peloponeso.

d) ( ) organização social das cidades-estados de Atenas e Esparta, estruturada no trabalho escravo dos indivíduos oriundos da Messênia.

e) ( )postura isolacionista desenvolvida pelas cidades-estados sem condições de participar do comércio marítimo e logicamente, sem oportunidades de desenvolvimento econômico.

3) (Mackenzie) Foram características econômicas e sociais da Cidade-Estado Esparta, no período Arcaico: a)( ) a posição do indivíduo na comunidade era definida pelo seu grau de parentesco com o patriarca e sua economia era natural e coletivista.

b)( ) as classes sociais ligadas ao comércio, ao mesmo tempo que adquiriam maior poder econômico, procuravam ampliar seu domínio social.

c)( ) a existência de uma oligarquia aristocrática, que monopolizava o poder militar, político e religioso, culturalmente arcaica, sem atividades mercantis.

d)( ) a proibição da escravidão por dívidas pela oligarquia dominante estimulou a vinda para a cidade de artesãos estrangeiros, a fim de promover o comércio e atividades culturais.

e)( ) cidade marítima dominada por camponeses proprietários de minifúndios, que permitia aos estrangeiros, Metecos, a realização de atividades culturais.

4) Qual era a principal característica da Sociedade Espartana?

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

5) (Enem-2014) Compreende-se assim o alcance de uma reivindicação que surge desde o nascimento da cidade na Grécia antiga: a redação das leis. Ao escrevê-las, não se faz mais que assegurar-lhes permanência e fixidez. As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira.

VERNANT, J. P. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992 (adaptado).

Para o autor, a reivindicação atendida na Grécia antiga, ainda vigente no mundo contemporâneo, buscava garantir o seguinte princípio:

(4)

Atividades não presenciais Página 4 a)( ) Isonomia - igualdade de tratamento aos cidadãos.

b)( ) Transparência - acesso às informações governamentais. c)( ) Tripartição - separação entre os poderes políticos estatais. d)( )Equiparação - igualdade de gênero na participação política. e)( )Elegibilidade - permissão para candidatura aos cargos públicos.

6) – (PUC-SP) – No sentido contemporâneo do termo, sobretudo com implicações de unidade política, a palavra nação não pode ser aplicada à Grécia Antiga. Tanto assim que:

a) ( ) prevaleciam padrões culturais diferenciados nas várias regiões. b) ( ) as formas de governo foram únicas, mas guardavam total autonomia. c) ( ) não havia unidade de língua e religião entre as várias populações urbanas. d) ( ) as cidades eram independentes nos assuntos de seu próprio interesse.

e) ( ) predominavam as tendências à proibição de atividades econômicas semelhantes.

7. (Uern 2015) Observe a charge e leia o trecho.

A Ágora ou praça central era o espaço onde se reuniam os cidadãos para discutir a vida política

e decidir sobre as ações a serem tomadas.

(Vainfas, 2010.) Ao analisarmos a charge e o texto, e tendo em vista o contexto da Grécia Antiga e o do Brasil atual em relação à participação política, é possível inferir que

a) ( ) em ambos os casos, apesar da ideia de democracia preconizar a participação de todos, existiam (e existem) limites para o exercício pleno desse direito.

b) ( ) na Grécia, cidadão era apenas aquele que participava das gerúsias, por ser considerado “homo politicus”. No Brasil, só se considera cidadão o indivíduo com mais de 18 anos.

C )( ) tanto na Grécia quanto no Brasil, a democracia era (e é) caracterizada pela participação universal, ou seja, de toda a população votante e em dia com suas obrigações eleitorais.

d) ( )como no Brasil o voto atual é direto e secreto, o processo democrático torna-se mais transparente e incorruptível, o que não era possível na Grécia, devido ao controle de poder dos generais.

(5)

Atividades não presenciais Página 5 Discipina:Língua Inglesa

Teacher:Luciana Garcia Mafra Dalago

Turma:101( )102( )103( )104( ) 105( )107( )108( )110( ) Estudante:

Iremos concluir o conteúdo gramatical :Possessive Adjectives com um exercício avaliativo. Esta atividade deverá ser enviada

pela plataforma ou foto do caderno para a teacher fazer a correção.Vale nota 10!!! REVIEW: I(my), You(your), She(her),He(his), It(its), We(our), They(their)

(6)

Atividades não presenciais Página 6

Disciplina: Física

Professora: Mari Lúcia Machado

Turmas:104,105,109,110,111,112,113 e 114

Estudante:

Querido estudante,continue fazendo a sua parte com Dedicação e boa vontade. Introdução a Dinâmica. Conceito de Força:

A força ocorre devido a interação entre dois corpos, essas interações podem ser de campo contato.

Forças de Campo: São forças que atuam a distância, como a Peso, força elétrica e magnética. Forças de Contato: Precisam do contato para existirem, como as forças: normal, elástica, tração e

atrito. É uma grandeza vetorial, logo possui direção, sentido e intensidade, e a unidade utilizada no sistema internacional é o Newton

(N).Quando mantemos em nossas mão, na horizontal, um objeto parado de 1 kg, nesse momento fazemos uma força em torno de 10N. A força pode causar deformação, alteração do movimento ou equilíbrio no corpo.

Força Resultante:

Sobre um corpo podem atuar N forças, matematicamente podemos substituir esse conjunto de forças por uma só, que causa o mesmo efeito, denominada força resultante Fr ou resultante das forças R.

Atenção para obter a Força resultante basta somar vetorialmente as forças atuantes sobre o corpo.

Por exemplo, se sobre um corpo estiverem agindo duas forças em sentidos opostos faremos uma soma das forças considerando a subtração já que o sentido é oposto, prevalecerá o saldo positivo.

Equilíbrio de Forças:

Um corpo é dito em equilíbrio quando a Fr sobre ele é nula, ou seja, a soma das forças atuantes é 0.

Atenção nesta situação de equilíbrio, como a Fr = 0, portanto as forças formam, pelo do método do polígono, um polígono fechado.

A dinâmica é a parte da Física relacionada à mecânica que estuda os movimentos e as causas que os produzem e os modificam.

Obs= Copie o texto em seu caderno, fazendo anotações, caso você tenha um livro de Física leia sobre Dinâmica, estou a disposição Obrigada.

(7)

Atividades não presenciais Página 7 Instruções: Segue abaixo a correção da atividade enviada na semana anterior. Estudem! Na próxima semana enviarei atividade avaliativa. Boa semana!

Atividade de Fixação- estrutura atômica- Correção de atividade 1.

a) Átomos: É a menor parte da qual um elemento pode ser constituído. Sua estrutura é composta de diferentes combinações de três partículas fundamentais: nêutrons, prótons e elétrons. Então temos que cada bolinha corresponde a um átomo. Fazendo as contas... 25 átomos vermelhos, 38 pretos pequenos, 3 azuis, 4 pretos grandes,3 brancos= 72 átomos,

b) Sabendo que moléculas é um conjunto de átomos iguais ou diferentes unidos. Fazendo as contas...24 moléculas

c) As substâncias são formadas por um único tipo de componente (átomos, moléculas ou aglomerados iônicos).

Moléculas diferentes entre si correspondem a substancias. Fazendo as contas: 8 substâncias diferentes

d) Elemento químico: é um conjunto de átomos iguais e de mesmo número Atômico “bolinhas” de cores diferentes são átomos de diferentes elementos. O sistema contém bolinhas vermelhas, pretas e uma azul, logo são três elementos diferentes. 5 elementos químicos diferentes.

2-Apenas 1 já que a carga do elétron é -1.

3-Ele terá 26 elétrons.

4-Considere que um átomo X com Z= 17, A= 35 e Y com Z = 17, A= 37. Responda:

a) Qual é o número prótons e nêutrons de X? e Y? Para X, temos:

Sabendo que o nº de prótons é igual ao número atômico x terá 17 prótons. N° = A – Z , temos 35 – 17 = 18 nêutrons

Para y, temos: p+= 17 / N°= A-Z = 15 nêutrons b) Os átomos são de elementos diferentes? Justifique.

Não, são de elementos iguais, pois possui o mesmo número atômico.

c) Se você soubesse que X é igual a Cl (elemento cloro), o que pode concluir a respeito de Y? Podemos concluir que o cloro é isótopo de Y, pois possui o mesmo número atômico.

5-Calcule o número de nêutrons das espécies químicas abaixo:

6- com:

Para calcular o número de nêutrons, utilizando a seguinte relação: A-Z a) 0/ 1. b) 7/ 7. c) 45/44. d) 14/15 e) 1, 2.

Relacionado a representação genérica com os elementos químicos citados, temos que ambos possui o mesmo número atômico, logo são isótopos.

(8)

Atividades não presenciais Página 8 7-Determine o número de prótons e nêutrons das espécies químicas abaixo:

8-Quais as partículas que representam massa num átomo?

A

9-Um elemento químico é constituído de átomos que têm 16 elétrons e 26 nêutrons, no núcleo. Determine o seu número atômico e o seu número de massa. Sabendo que o elemento pode ser representado pela letra M, represente, no símbolo, o número atômico e o número de massa.

16

M

42

10-Indique se afirmação é verdadeira ou falsa? Justifique sua resposta.

a) O próton e o elétron têm a mesma massa, mas cargas opostas. F/ O próton possui uma massa relativa 2 vezes maior que a do elétron.

b) A massa do elétron é consideravelmente menor que a do nêutron V / a massa do nêutron é igual a do próton.

c) Os prótons e nêutrons do átomo são encontrados no núcleo. V

d) Os elétrons de um átomo são encontrados no espaço ao redor do núcleo. V/ na eletrosfera ou camadas atômicas.

e) Todos os átomos do mesmo elemento têm o mesmo número de prótons. V f) Todos os átomos do mesmo elemento têm o mesmo número de elétrons. V g) O tamanho de um átomo é aproximadamente o tamanho de seu núcleo.

h) O número de massa de um átomo é a soma do número de prótons e do número de nêutrons em seu núcleo. V

i) Para a maioria dos átomos, seu número de massa é o mesmo que seu número atômico. F O núemro de massa é a soma das partículas que constituem o núcleo.

j) Os três isótopos do hidrogênio (hidrogênio-1, hidrogênio-2 e hidrogênio-3) diferem somente no número de nêutrons no núcleo. F e massa.

k) O hidrogênio-1 tem um nêutron em seu núcleo, o hidrogênio-2 tem dois nêutrons em seu núcleo, e o hidrogênio-3, três nêutrons. F o hidrogênio 1 não possui nêutrons.

L) Todos os isótopos de um elemento têm o mesmo número de elétrons. V Sabendo que nº de N°= A-Z e nº de P+= Z, temos:

a) P+= 25 e N°= 20

b) P+= 125 e N°= 95

Sabendo que a massa representa s soma das partículas que se encontra no núcleo do átomo, temos: A= P+ + N°, logo prótons e nêutrons. Letra C.

Sabendo que: nº de P+= Z e: A= P+ + N°. temos:

(9)

Atividades não presenciais Página 9 Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Paula Rodrigues Turmas: 101,102,103,104,105,109,110.201

Colar no caderno, não é preciso

entregar na escola.

Estudante:

(10)

Atividades não presenciais Página 10 Disciplina: Língua Portuguesa Professor: Paula Rodrigues Turmas: 101,102,103,104,105,109,110.201

Colar no caderno, não é preciso entregar na escola.

(11)

Atividades não presenciais Página 11

EEB Prof. José Arantes Atividades Não Presenciais Disciplina: Geografia

Entrega: Devolução: Professor: Robison Alves

Aluno: Turma: 101 - 102 - 103 - 104 – 109-110-113-114

OBS:

ORIENTAÇÕES

Caros alunos observe a imagem ABAIXO e em seguida faça você mesmo em seu caderno essa ilustração sobre as camadas internas da Terra é importante colocar o nome de cada camada e sua espessura. NÂO esqueça de devolver essa atividade caso tenha pego impressa na escola, se você está fazendo na plataforma classrom poste a foto dela concluída. Qualquer dúvida estou á disposição.

Referências

Documentos relacionados

Protagonismo na Sociedade Diferenciação para o Associado Pessoas Direcionadores Prioridades estratégicas Gestão Empreendedora Manter a Cooperativa alinhada ao propósito Avançar com

O presente trabalho avaliou o desempenho comparativamente de quatro reatores de lodos ativados de fluxo intermitente em escala piloto, com volume útil de 85 l, sendo dois

Os efeitos indesejáveis mais frequentes (observados em > 1% dos doentes) associados com o uso da olanzapina em ensaios clínicos foram sonolência, aumento de peso,

[...] insere-se numa práxis de proclamação do orgulho de ser negro, contrariando a alienação provocada pela zoomorfização e coisificação a que o etnocentrismo europeu votava

Industria e comércio de

O substrato orgânico produzido a partir da compostagem do resíduo da produção de insetos em larga escala pode ser utilizado como substrato na produção de mudas

O presente estudo teve como objetivo a análise quantitativa dos casos de linfoma felino nos felinos domésticos atendidos no Hospital Veterinário da UnB e sua associação do tipo

Peso 37 kg / sistema solar completo com acumulador de 150 litros (1 serpentina), incorpora os seguintes componentes: bomba circuito solar de 8,5m; válvula de enchimento e esgoto