• Nenhum resultado encontrado

A Palavra Perdida Redescoberta

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A Palavra Perdida Redescoberta"

Copied!
3
0
0

Texto

(1)

A Palavra Perdida Redescoberta A Palavra Perdida Redescoberta

Escrito por Gary D. Colby Seg,

Escrito por Gary D. Colby Seg, 14 de Setembro de 200914 de Setembro de 2009 (Cada irmão recebeu um envelope com os dizeres “Não abra o envelope até que seja (Cada irmão recebeu um envelope com os dizeres “Não abra o envelope até que seja solicitado”.)

solicitado”.) Meus Irmãos: Meus Irmãos:

Tenho um anúncio emocionante. Encontrei a palavra perdida de

Tenho um anúncio emocionante. Encontrei a palavra perdida de um Mestre Maçom! um Mestre Maçom! ElaEla está no envelope diante de você - mas não o abra ainda!

está no envelope diante de você - mas não o abra ainda! Armados com a

Armados com a palavra perdida, nossos irmãos, no passado, eram palavra perdida, nossos irmãos, no passado, eram reconhecireconhecidos,dos, honrados, e bem recebidos em todo o mundo.

honrados, e bem recebidos em todo o mundo. Eles eram líderes em

Eles eram líderes em e de e de suas comunidades. Eram policiais, empresáriosuas comunidades. Eram policiais, empresários, médicos,s, médicos, operários, advogados e estadistas. Cada cidadezinha tinha uma Loja Maçônica no seu operários, advogados e estadistas. Cada cidadezinha tinha uma Loja Maçônica no seu centro, e cada capital tinha suas Lojas fortemente unidas.

centro, e cada capital tinha suas Lojas fortemente unidas.

Os maçons alimentavam os famintos, vestiam os nus, alojavam, educavam, e protegiam Os maçons alimentavam os famintos, vestiam os nus, alojavam, educavam, e protegiam os órfãos. Nossos irmãos

os órfãos. Nossos irmãos históricohistóricos eram s eram a nata de a nata de suas comunidades.suas comunidades. Eles sabiam quem eram, e todo mundo sabia quem

Eles sabiam quem eram, e todo mundo sabia quem eles eram. Tudo por causa de umaeles eram. Tudo por causa de uma única palavra!

única palavra!

Em algum lugar ao longo da

Em algum lugar ao longo da linha, a palavra foi perdida. Os maçons esqueceram sualinha, a palavra foi perdida. Os maçons esqueceram sua  palavra. Eles não a passaram adiante. Os novos nunca a aprenderam. No espaço de  palavra. Eles não a passaram adiante. Os novos nunca a aprenderam. No espaço de  poucos anos, ao que

 poucos anos, ao que parece, ninguém mais sabia a parece, ninguém mais sabia a palavra.palavra. Hoje, muitos maçons pare

Hoje, muitos maçons parecem não perceber que cem não perceber que tal palavra sempre existtal palavra sempre existiu. Mas existiuiu. Mas existiu - e existe!

- e existe!

A palavra era uma parte do

A palavra era uma parte do alicerce sobre o qual a Maçonaria foi construída. É umaalicerce sobre o qual a Maçonaria foi construída. É uma  parte da organiza

 parte da organização - guardada ção - guardada em um cofre subterrânem um cofre subterrâneo.eo.

Embora a palavra possa ter desaparecido da mente dos maçons, ela se encontra ali até Embora a palavra possa ter desaparecido da mente dos maçons, ela se encontra ali até que gerações futuras a descubram.

que gerações futuras a descubram.

Eu não alego uma genialidade ou astúcia especial por tê-la descoberto. Em vez disso, Eu não alego uma genialidade ou astúcia especial por tê-la descoberto. Em vez disso, sinto-me um pouco como o Huno que

sinto-me um pouco como o Huno que descobriu a Grande Muralha da China, na revistadescobriu a Grande Muralha da China, na revista em quadrinhos de Gary Larson, "Far Side", (

em quadrinhos de Gary Larson, "Far Side", (um cavalo e o cavaleiro pregados contra aum cavalo e o cavaleiro pregados contra a muralha, e um homem pensando “diabos, de onde veio ISSO?")

muralha, e um homem pensando “diabos, de onde veio ISSO?") A hora chegou, senhores, de cada um

A hora chegou, senhores, de cada um de vocês agora redescobrir a palavra perdida.de vocês agora redescobrir a palavra perdida. Abram seus envelopes, por favor.

Abram seus envelopes, por favor.

"RELEVÂNCIA", meus irmãos, é a palavra perdida do

(2)

Há muito tempo atrás,

Há muito tempo atrás, nossa Fraternidade era relevante. Fazíamos um bom nossa Fraternidade era relevante. Fazíamos um bom trabalho, etrabalho, e os homens se atropelavam para se juntar a nós.

os homens se atropelavam para se juntar a nós.  Nós ajudávamos os pobres. Nós

 Nós ajudávamos os pobres. Nós ajudávamajudávamos os os os desesperaddesesperados. Nós o os. Nós o fazíamos, juntos, efazíamos, juntos, e fazíamos bem!

fazíamos bem!

 Nós éramos uma Irmandade, e não

 Nós éramos uma Irmandade, e não uma burocracia.uma burocracia.

Hoje, infelizmente, o inverso está mais perto da verdade. Temos linhas de Oficiais da Hoje, infelizmente, o inverso está mais perto da verdade. Temos linhas de Oficiais da Grande Loja, linhas de Oficiais de loja, linhas disso, comissões daquilo, conselhos de Grande Loja, linhas de Oficiais de loja, linhas disso, comissões daquilo, conselhos de alguma outra coisa, mas onde nos conduzem essas linhas? Será que elas nos conduzem alguma outra coisa, mas onde nos conduzem essas linhas? Será que elas nos conduzem a algum lugar? Será que elas realmente nos conduzem?

a algum lugar? Será que elas realmente nos conduzem? Tudo se resume a três

Tudo se resume a três pequenas palavpequenas palavras, e uma ras, e uma um pouco maior: COMO NÓSum pouco maior: COMO NÓS SOMOS RELEVANTES?

SOMOS RELEVANTES?

Hoje, podemos reunir 25 homens para presentear uma comenda de 50

Hoje, podemos reunir 25 homens para presentear uma comenda de 50 anos deanos de maçonaria. Que diabos! 25 homens vão procurar UM Ir

maçonaria. Que diabos! 25 homens vão procurar UM Irmão para lhe dar uma mão para lhe dar uma comendacomenda de 50 anos!

de 50 anos!

Enquanto isso, o Joãozinho na escola do fim da rua NÃO

Enquanto isso, o Joãozinho na escola do fim da rua NÃO SABE LER, o seu parque SABE LER, o seu parque dede diversões está caindo aos pedaços em torno dele, e ele tem medo de ir para casa porque diversões está caindo aos pedaços em torno dele, e ele tem medo de ir para casa porque os ratos saem de suas paredes durante a

os ratos saem de suas paredes durante a noite!noite! É verdade, no

É verdade, no seu estado atual, nossa Fraternidade não pode corrigir seu estado atual, nossa Fraternidade não pode corrigir todas estas coisas,todas estas coisas, nem sequer a maioria delas, mas o

nem sequer a maioria delas, mas o QUE ESTAMOS FAZENDO?QUE ESTAMOS FAZENDO?

Estamos preocupados com o buraco na tela da porta da viúva Harrison, e no próximo Estamos preocupados com o buraco na tela da porta da viúva Harrison, e no próximo mês estamos dando uma bolsa $ 100 para

mês estamos dando uma bolsa $ 100 para o filho de algum maçom que vai o filho de algum maçom que vai entrar naentrar na faculdade, independente se ele ganha ou não ganha o dinheiro.

faculdade, independente se ele ganha ou não ganha o dinheiro.

Ah, e então, naturalmente, vamos nos dar uma palmadinha nas costas e aplaudimos Ah, e então, naturalmente, vamos nos dar uma palmadinha nas costas e aplaudimos alguns mais que outros.

alguns mais que outros.

Agora, não me interpretem mal; nada há de

Agora, não me interpretem mal; nada há de errado em ajudar Maçons com maiserrado em ajudar Maçons com mais freqüência que não-maçons

freqüência que não-maçons. No entanto, se vamos nos . No entanto, se vamos nos perguntar por que os membros deperguntar por que os membros de nossas comunidades não estão mais nos procurando, temos de tentar nos ver da forma nossas comunidades não estão mais nos procurando, temos de tentar nos ver da forma como eles nos vêem.

como eles nos vêem.

O que os Maçons fazem que seja relevante para as pessoas em suas comunidades? O que os Maçons fazem que seja relevante para as pessoas em suas comunidades? Ok - vamos ajudar a comprar UTIs de câncer, ou talvez fazer uma campanha de coleta Ok - vamos ajudar a comprar UTIs de câncer, ou talvez fazer uma campanha de coleta de sangue de vez em quando, e, algumas vezes, convidamos os escoteiros para uma de sangue de vez em quando, e, algumas vezes, convidamos os escoteiros para uma reunião, mas hei! Quem não faz isso?

reunião, mas hei! Quem não faz isso?

O que diferencia a Maçonaria de outras organizações? Por que nós esperamos que os O que diferencia a Maçonaria de outras organizações? Por que nós esperamos que os homens se juntem a nós em vez do Lion's Club, o Rotary Club e outros clubes de homens se juntem a nós em vez do Lion's Club, o Rotary Club e outros clubes de serviço?

serviço?

 No momento, a nossa melhor resposta parece ser: Segredos! Grandes Segredos!  No momento, a nossa melhor resposta parece ser: Segredos! Grandes Segredos!

(3)

Grandes segredos

Grandes segredos ImportantesImportantes!! Francamente

Francamente, acho que temos vivido das glórias de , acho que temos vivido das glórias de nossos irmãos no passado por umnossos irmãos no passado por um longo tempo. Acho que os homens se juntam a nós hoje, porque eles querem participar  longo tempo. Acho que os homens se juntam a nós hoje, porque eles querem participar  de um

de um clube social, e clube social, e eles eles ouviram falar do passado ouviram falar do passado glorioso da maçonaria.glorioso da maçonaria. Acho que se candidatos potenciais soubessem da confusão em que se encontra a Acho que se candidatos potenciais soubessem da confusão em que se encontra a Fraternidade neste momento, estaríam

Fraternidade neste momento, estaríamos em os em maiores apuros do que maiores apuros do que estamos agora...estamos agora... A investigação realizada pela Força Tarefa de Renovação Maçônica que foi convocada, A investigação realizada pela Força Tarefa de Renovação Maçônica que foi convocada, e em seguida ignorada pela Conferência dos Grãos-Mestres nos EUA indica o que os e em seguida ignorada pela Conferência dos Grãos-Mestres nos EUA indica o que os homens querem:

homens querem:

-eles querem oportunidades sociais - tanto para si quanto para suas famílias. -eles querem oportunidades sociais - tanto para si quanto para suas famílias. -eles querem oportunidade

-eles querem oportunidades para servir s para servir suas comunidasuas comunidades - eles des - eles querem meter a mão naquerem meter a mão na massa, não apenas emitir cheques.

massa, não apenas emitir cheques. -Eles querem aprender a se tornar

-Eles querem aprender a se tornar melhores líderes, e eles querem, com o tempo, tentar melhores líderes, e eles querem, com o tempo, tentar  assumir uma liderança.

assumir uma liderança.

ISTO É RELEVÂNCIA! ISTO É O QUE

ISTO É RELEVÂNCIA! ISTO É O QUE OS HOMENS QUEREM!OS HOMENS QUEREM!

E porque não estamos oferecendo essas coisas agora, poucos homens estão aderindo - e E porque não estamos oferecendo essas coisas agora, poucos homens estão aderindo - e eles não vão ingressar até nós lhes ofereçamos isso!

eles não vão ingressar até nós lhes ofereçamos isso!

Hoje, os homens não querem que percamos seu tempo lendo atas e apresentando Hoje, os homens não querem que percamos seu tempo lendo atas e apresentando

convidados. Nossas pesquisas mostram que não querem ritual, eles não querem receber  convidados. Nossas pesquisas mostram que não querem ritual, eles não querem receber   pregações, eles não querem "refletir sobre

 pregações, eles não querem "refletir sobre as lembranças felizes produzidas por umaas lembranças felizes produzidas por uma vida bem

vida bem vivida vivida e morrer na e morrer na esperança esperança de uma ide uma imortalidamortalidade gloriosa". de gloriosa". ELESELES QUEREM VIVER! Aqui! Hoje! Agora!

QUEREM VIVER! Aqui! Hoje! Agora! Eles vêm até nós porque querem que

Eles vêm até nós porque querem que lhes proporcionemlhes proporcionemos a oportunidade de se reunir,os a oportunidade de se reunir, servir e liderar -

servir e liderar - e, se a e, se a nossa Fraternidanossa Fraternidade quer sobreviver, vamos ter que de quer sobreviver, vamos ter que lhes fornecer lhes fornecer  essas oportunidades.

essas oportunidades.

É ESTE O NOSSO DESAFIO! É ESTE O NOSSO DESAFIO! ISTO É SER

ISTO É SER RELEVANTE!RELEVANTE! - e ISSO é o

Referências

Documentos relacionados

O Vetor nasce a partir de uma hipó- tese: governos querem mais pessoas para apoiar seus projetos, colocar a mão na massa mesmo, e há um gru- po de jovens que também está muito

A tabela de desligados refere-se ao total de beneficiários, que de acordo com a classificação B/31 e B/91 elegíveis para o programa de reabilitação profissional

Repare- se que, tal como não se lamenta com Antígona no quarto episódio, o coro também não compartilha versos mélicos com Creonte: no kommós da última cena da peça, que retoma

Começa-se, portanto, destacando o significado de ‘declarar direitos’ a um grupo ou pessoa, conforme Chauí (1989, p.20) e seu reflexo político-social. A prática de

– hit list é examinada após a renderização • Para obter informação de picking.. 3.7

Cada pessoa optou por um único candidato, ou então votou em branco (b).. 2 Eles querem fazer uma reforma para que cada um tenha sua sala. Para isso, irão construir um

Essa apreensão epistêmica racializada de quaisquer eventos, defende Dorlin, é o que faz com que Rodney King, independentemente de sua localiza- ção prévia em um contexto de

Marcado, 1984 Parietal TC Granuloma reparativo Excisão e cranioplastia Palantinsky, 1986 Parietal TC Granuloma e hematoma Excisão e cranioplastia Yuasa, 1992 Parietal TC