• Nenhum resultado encontrado

Oficina Pedagógica da Capacitação Presencial

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Oficina Pedagógica da Capacitação Presencial"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

1

Oficina Pedagógica da Capacitação Presencial

(2)

2

Sumário

Introdução ... 3

Objetivo ... 3

Metodologia ... 3

Programação da Oficina Pedagógica ... 3

(3)

3

1. Introdução

A Oficina aconteceu nos dias 25 e 26 de Abril de 2014 (sexta-feira e sábado), em Florianópolis, e teve como participantes: equipe técnica da capacitação, coordenadores do projeto, coordenadores regionais, comitê editorial, e ministrantes/organizadores dos cursos da capacitação presencial.

2. Objetivos

O principal objetivo da Oficina de Capacitação foi de otimizar as contribuições do Comitê Editorial e dos Coordenadores Regionais com relação a Proposta Pedagógica dos cursos. Também esse encontro promoveu uma maior sinergia entre os atores envolvidos na capacitação.

3. Metodologia

Para alcançar os objetivos propostos, cada ministrante fez uma breve apresentação do conteúdo e proposta pedagógica do curso (visita de campo, exercícios, atividades). Na sequência foi aberto um espaço para o comitê editorial e coordenadores regionais fazerem suas contribuições com relação a apostila e proposta pedagógica. Todo esse diálogo durará 2 horas para cada curso. Por fim, foram tratadas algumas questões de logística referente aos cursos, como: inscrições, avaliações dos cursos pelos participantes, etc.

4. Programação da Oficina Pedagógica

(4)

4

SEXTA-FEIRA - 25/04

09:00- 09:30 ABERTURA DA OFICINA- Prof. Paulo Belli RECUPERAÇÃO DE MATA CILIAR

9:30 as 10:00 Apresentação da Proposta Pedagógica Ministrante: Alexandre Siminski

10:00 as 10:30 Contribuições sobre a Proposta Pedagógica Coordenadores regionais

COFFEE BREAK

11:00 as 11:30 Contribuições sobre Material Didático Comitê Editorial: Cristine Abreu, Paulo Floss EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUSTENTABILIDADE

11:30 as 12:00 Apresentação da Proposta Pedagógica Ministrantes: Maurício Dalpiaz Mello e Sung Chen Lin

12:00 as 12:15 Contribuições sobre a Proposta Pedagógica Coordenadores regionais

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS DE BAIXO CUSTO PARA APOIO À GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

14:00 as 14:30 Apresentação da Proposta Pedagógica Ministrante:Sinara Fernandes Parreira Ristow

14:30 as 15:00 Contribuições sobre a Proposta Pedagógica Coordenadores regionais

15:00 as 15:30 Contribuições sobre Material Didático Comitê Editorial: Renata Porto Moraes, Ivan Bacic COFFEE BREAK

MANEJO PARA A QUALIDADE DO SOLO

16:00 as 16:30 Apresentação da Proposta Pedagógica Ministrantes: JucineiComin

16:30 as 17:00 Contribuições sobre a Proposta Pedagógica Coordenadores regionais

17:00 as 17:30 INFORMES PARA MINISTRANTES Repasses Gerais: Coordenadores da Capacitação Educação a Distância (EaD): Luiz Verona

(5)

5

GESTÃO SOCIAL DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

17:30 as 18:00 Apresentação da Proposta Pedagógica Ministrante: Equipe GTHidro, coord. Mariana Rodrigues

18:00 as 18:30 Contribuições sobre a Proposta Pedagógica Coordenadores regionais

18:30 as 19:00 Contribuições sobre Material Didático Comitê Editorial: Edson Denites, Claudio Miranda

SÁBADO - 26/04 SANEAMENTO RURAL

8:00 as 09:30 Apresentação da Proposta Pedagógica Ministrante: Mauricio Sens, Pablo Sezerino, Marlon Capanema

09:30 as 10:00 Contribuições sobre a Proposta Pedagógica Coordenadores regionais

10:00 as 10:30 Contribuições sobre Material Didático Comitê Editorial: Ramon Lucas Dalsasso, Rejane da Costa, Edson Denites

COFFEE BREAK

11:00 as 11:20 INFORMES PARA MINISTRANTES Repasses Gerais: Coordenadores da Capacitação Educação a Distância (EaD): Luiz Verona

11:20 as 12:00 INFORMES PARA COORDENADORES Fechamento das datas dos cursos, definição das inscrições,

(6)

6  Relato do Encontro

1) SEXTA-FEIRA DIA 25/04/14

1. Boas-vindas e apresentação dos objetivos da Oficina Pedagógica pelo Coordenador Estadual Prof. Paulo Belli Filho. Apresentação das definições obtidas até o momento com relação a Capacitação Presencial, como indicação do público-alvo pelos coordenadores regionais, cronograma da capacitação presencial e datas previstas para as edições dos cursos, pelo Coordenador da Capacitação Presencial Prof. Armando Borges de Castilhos Jr. Apresentação da proposta sobre a Educação a Distância (EaD), em que os cursos da capacitação presencial estarão disponíveis para EaD através de uma plataforma digital, pelos membros da coordenação do núcleo oeste, Luiz Verona e Sérgio Martins.

2. Contribuições a cerca do público-alvo: Em Araranguá e Chapecó indicou-se também como público-alvo, estudantes de nível superior no curso de Agronomia e afins. Em Chapecó os cursos podem fazer parte de uma semana acadêmica. Para Braço do Norte, conciliar a capacitação do projeto TSGA II com os cursos que a ONG Guardiões de Gaia irá oferecer.

3. Apresentação da Proposta Pedagógica do curso de Recuperação de Mata Ciliar, pelo coordenador desse curso Prof. Alexandre Siminski. O prof. ressaltou que em cada edição do curso seria bastante proveitoso ter uma atividade prática. A apresentação em power point está em outro anexo.

4. Contribuições sobre o curso de Recuperação de Mata Ciliar: Prof. Alexandre Siminski disse que para a parte prática do curso seria ótimo se tivesse uma unidade demonstrativa em uma instituição publica.

5. Apresentação da Proposta pedagógica do curso de Educação para Mudanças

Climáticas e Sustentabilidade, por um dos coordenadores desse curso Mauricio

Mello. O coordenador do curso iniciou indicando a troca do nome do curso para

Educação para Prevenção e Redução de Riscos Climáticos e Sustentabilidade. A

apresentação em power point está em outro anexo.

6. Contribuições sobre o curso de Educação para Prevenção e Redução de Riscos

Climáticos e Sustentabilidade: contribuições a cerca da proposta pedagógica

principalmente pelo Rafael Marques, membro do comitê editorial.

7. Apresentação da Proposta pedagógica do curso de Sistema de Informações

Geográficas de Baixo Custo Para Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas, pela

coordenadora desse curso Sinara Ristow. Segundo Sinara, para os exercícios em sala de aula, seria ótimo ter as ortofotos do voo de Santa Catarina, indicou que talvez o modo mais fácil de conseguir seja através das associações de municípios. A apresentação em power point está em outro anexo.

8. Contribuições sobre o curso de Sistema de Informações Geográficas de Baixo Custo

Para Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas: Foi indicado que para termos 40 alunos

por edição, será necessária a presença de 2 ou 3 monitores a fim de auxiliarem os alunos nos exercícios. De preferência os monitores devem ser pessoas do local da realização do curso. Também a sala locada deverá ter 20 computadores, ou seja, 2 computadores por aluno. Renata, participante do Comitê Editorial, passou as

(7)

7

contribuições a cerca do material didático. Foi sugerido que o nome do curso seja

Uso de Geotecnologias Livres para Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas.

9. Apresentação da Proposta pedagógica do curso de Manejo para a Qualidade do

Solo, pelo coordenador desse curso Prof. Jucinei Comin. O professor disse que

dependendo do público-alvo, o curso pode ter um enfoque mais conceitual ou técnico. Também indicou que a metodologia será passada em sala de aula, e para a apropriação da metodologia pelos presentes é importante fazer uma parte prática. A apresentação em power point está em outro anexo.

10. Contribuições sobre o curso de Manejo para a Qualidade do Solo: O professor Jucinei disse que para a parte prática é interessante uma área com horta e algum gramado ou vegetação que possa se possa fazer uma comparação da qualidade do solo entre os dois cenários. Ficou acordado que a entrega da 1ª versão do material didático seja no dia 15/05.

11. Apresentação técnica sobre a Educação à Distância: Apresentação de um projeto de Educação à Distância que pode servir como modelo para o nosso projeto. Apresentação por Breno Biagiotti.

12. Apresentação da Proposta Pedagógica do curso de Gestão Social de Bacias

Hidrográficas, pelo participante da equipe de trabalho do GTHidro Eduardo Moure.

Eduardo explicou que o curso terá 4 módulos e várias dinâmicas de grupo. Para isso, terá a presença do ministrante e monitores. A apresentação em power point está em outro anexo.

13. Contribuições sobre o curso de Gestão Social de Bacias Hidrográficas: Apostila está com numero grande de páginas, talvez para a versão final deva-se reduzir e ter em sala de aula um manual menor, como se fosse o plano de aula.

2) SÁBADO DIA 26/04/14

1. Apresentação da Proposta Pedagógica do curso de Saneamento Rural, pelo prof. Mauricio Sens (Módulo Tratamento de Água), prof. Pablo Sezerino (módulo tratamento de esgoto) e Dr. Pablo Capanema (módulo Resíduos Sólidos). As apresentações em power point estão em outros anexos.

2. Contribuições sobre o curso de Saneamento Rural: Marlon sugeriu que, ao divulgar os cursos seja disponibilidade a ementa, a fim de gerenciar as expectativas dos participantes. A fim de definir uma única estratégia metodológica para os 3 módulos , foi sugerido um encontro entre os ministrantes, comitê editorial e coordenadores da capacitação.

3. Informações finais aos coordenadores: Apresentado os seguintes tópicos pela Gerente Executiva da Capacitação Presencial, Claudia Diavan Pereira:

 Região de abrangência dos cursos: é composta pelo município sede e municípios de abrangência.

 Inscrições: foi iniciado o debate sobre esse tema. A ideia é ter uma lista com interessados, e pelo site ter uma pré-inscrição para conhecer quem será o público-alvo.

Saída de Campo (parte prática): Devido à facilidade, ficou a cargo das equipes

regionais verificarem a disponibilidade de locais próximos a ministração do curso para a saída de campo. Pode-se ter saída de campo nos cursos de

(8)

8

Recuperação de Mata Ciliar, Manejo para a Qualidade do Solo e Saneamento Rural.

Datas dos cursos: para a definição das datas é necessário fazer o

levantamento dos possíveis locais e na sequencia reservar o local da ministração de cada edição dos cursos. Devido à facilidade, esse serviço ficou a cargo das equipes regionais. Foi definido um prazo de 15 dias para

essa atividade, ou seja, até 09/05. Durante o encontro, foram citados

alguns possíveis locais para os cursos: Instituto Federal em Araranguá, Escola do Pinheiral em Braço do Norte e CETREC em Chapecó. Após a definição da data e local de cada edição dos cursos, será iniciada a divulgação dos mesmos.

Segue abaixo a planilha com as datas dos cursos por município para que cada equipe regional possa se organizar para o fechamento dos locais.

1) MUNICÍPIO SEDE: ARARANGUÁ

MUNICÍPIOS DE ABRANGÊNCIA: Municípios participantes do projeto no Sul do Estado (incluindo Tubarão e Braço do Norte)

NOME DO CURSO DATA DA

REALIZAÇÃO HRS/AULA DIAS DA SEMANA

Gestão Social de Bacias

Hidrográficas 30,31/07 e 01/08 24 quarta, quinta e sexta Recuperação de Mata Ciliar 14 e 15/08 16 quinta e sexta

Saneamento Rural 17,18 e 19/09 24 quarta, quinta e sexta Educação para Prevenção e

Redução de Riscos Climáticos e Sustentabilidade

7,9,14,18,21,23,28

e 30/10 e 25/10 28

terças e quintas das 19 as 22 hrs e saída de campo na sábado Uso de Geotecnologias

Livres para Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas

5,6, e 7/11 24 quarta, quinta e sexta

Geoconcervação,

Geoturismo e Geoparques 20,21 e 22/11 24 quinta, sexta e sábado

2) MUNICÍPIO SEDE: BRAÇO DO NORTE

MUNICÍPIOS DE ABRANGÊNCIA: Municípios participantes do projeto no Sul do Estado e Urubici

NOME DO CURSO DATA DA

REALIZAÇÃO HRS/AULA DIAS DA SEMANA

Gestão Social de Bacias Hidrográficas 10, 11 e 12/09 24 quarta, quinta e sexta Manejo da Qualidade do Solo 29 e 30/09 16 segunda e terça

(9)

9

3) MUNICÍPIO SEDE: CONCÓRDIA

MUNICÍPIOS DE ABRANGÊNCIA: Concórdia e Chapecó

NOME DO CURSO DATA DA

REALIZAÇÃO HRS/AULA DIAS DA SEMANA

Manejo da Qualidade do Solo 8 e 9/09 16 segunda e terça Saneamento Rural 8, 9 e 10/10 24 quarta, quinta e sexta Uso de Geotecnologias Livres

para Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas

22,23 e 24/10 24 quarta, quinta e sexta

Monitoramento e Diagnóstico de Qualidade de Água Superficial

29,30/10 ,

05,06 e 13/11 40 quartas e quintas

4) MUNICÍPIO SEDE: CHAPECÓ

MUNICÍPIOS DE ABRANGÊNCIA: Chapecó e Concórdia

NOME DO CURSO DATA DA

REALIZAÇÃO HRS/AULA DIAS DA SEMANA

Gestão Social de Bacias

Hidrográficas 20,21 e 22/08 24 quarta, quinta e sexta Recuperação de Mata Ciliar 4 e 5/09 16 quinta e sexta

Segue no anexo 1 a lista de presença dos dois dias da Oficina Pedagógica. Nela consta além do nome, os contatos de cada participante.

(10)

10 ANEXO 1- LISTA DE PRESENÇA

(11)

Referências

Documentos relacionados

Para este último, entretanto, esse aumento foi mais do que compensado pela queda registrada no preço médio dos insumos da indústria mecânica (1,4%), em virtude do elevado peso

As misturas foram submetidas ao ensaio de resistência à tração para determinar a porcentagem de cinza pesada a ser adicionada à mistura asfáltica necessária para a mesma

DE INTERESSE Projeto Pedagógico de Núcleo (PPN) Equipe Colaboradora O PPN FORNECE INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA AS VISITAS IN LOCO E O ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DE

As empresas, no caso de admissão de aeronauta, se comprometem a, em igualdade de condições, dar preferência aos indicados pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas e, para tanto, farão

Em relação à intensidade de estimulação dada em miliamperes (mA), esta deve ser preferencialmente incrementada a cada 3 a 5 minutos dentro da mesma sessão de

O formoterol inalado, até a uma dose máxima de 54 microgramas durante um período de 24 horas, já não é proibido. Contudo, a presença de formoterol na urina em valores superiores a

Em 2015, a nossa Escola - fundada e dirigida exclusivamente por professores - passou a utilizar o nome fantasia PLENUS Colégio e Curso - Petrolina e respira cotidianamente

Defende-se aqui que o usual ´ındice amplo do mercado acion´ ario n˜ ao ´ e uma boa m´ etrica para o portf´ olio do agente representativo, sendo proposta a carteira da Ind´ ustria