• Nenhum resultado encontrado

Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência PIBID UFRN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência PIBID UFRN"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

O USO DAS FERRAMENTAS GOOGLE EARTH E GOOGLE IMAGENS COMO SUPORTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA ESTADUAL

PROFESSORA CALPÚRNIA CALDAS DE AMORIM, CAICÓ/RN.

Elenice de Azevedo Macêdo Depto. de Geografia do Ceres – UFRN, Caicó/RN

Ana Claúdia Fernandes de Oliveira Depto. de Geografia do Ceres – UFRN, Caicó/RN

Eva Maria Dias de Araújo Depto. de Geografia do Ceres – UFRN, Caicó/RN

Jonas Lopes de Medeiros Depto. de Geografia do Ceres – UFRN, Caicó/RN

Luzia da Conceição Oliveira Depto. de Geografia do Ceres – UFRN, Caicó/RN

Sandra Kelly de Araújo Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Geografia - UFRN, Caicó/RN Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência – PIBID – UFRN

Resumo:

O presente trabalho consiste no relato acerca do uso das ferramentas Google Earth e o Google Imagens utilizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) na Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim (EECAM), Caicó/RN, no ano 2012. As imagens são de extrema importância, pois a partir delas podemos trabalhar diferentes aspectos da realidade dos alunos, já o Google Earth nos possibilita apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de fotografias de satélite obtidas em fontes diversas. Estas ferramentas constituem-se uma nova prática pedagógica no ensino de Geografia ao possibilitar aprendizagem por parte dos alunos de conteúdos que são abordados em sala de aula.

(2)

INTRODUÇÃO

O presente trabalho consiste no relato da investigação acerca da utilização de recursos tecnológicos digitais, especialmente as ferramentas Google Earth e Google imagens, entre os alunos do ensino médio de Geografia da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM), no município de Caicó/RN, no ano de 2012. O Google Earth é um programa de computador do Google desenvolvido e distribuído pelo Google cuja finalidade é apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de fotografias de satélite obtidas em fontes diversas, já o Google Imagens consiste em uma ferramenta que possibilita uma linguagem visual desenvolvendo noções e conceitos sobre o espaço geográfico e tem importância fundamental no processo de comunicação e produção de conhecimento a cerca do ensino de Geografia.

Estas ferramentas podem constituir-se uma nova prática pedagógica no ensino de Geografia ao permitir à aprendizagem por parte dos alunos de conteúdos que são abordados em sala de aula, como temas relacionados à localização geográfica e a cartografia, mostrando o conteúdo de forma mais abrangente do meio social em que os alunos estão inseridos, já que as imagens trazem o conhecimento da realidade e, principalmente, a possibilidade da produção de conteúdos e sua publicação no espaço virtual através da internet.

O ENSINO DE GEOGRAFIA

Durante décadas o ensino de geografia esteve à margem do despreparo, pois a Geografia era vista como uma disciplina chata e às vezes até sem graça, isso ocorre através da acomodação por parte de alguns professores e alunos que permaneceram desatentos às transformações ocorridas num mundo mais dinâmico, como o que se apresenta atualmente. Tais constatações são percebidas através do desinteresse ao qual essa disciplina tem sido alvo, pois não tem conseguido alcançar um de seus objetivos principais que é o de revelar sua real dimensão e importância enquanto ciência necessária para um bom desenvolvimento crítico do cidadão em qualquer área do conhecimento, visto que permeia a organização do espaço tanto em escala local quanto global, visto que a mesma abrange todo o planeta terra. Sendo que atualmente

(3)

está realidade está mudando, pois com o surgimento de novas ferramentas como o Google Earth e Google Imagens, bem como profissionais dedicados a mudar essa realidade vivida na Geografia e torna-la mais interessante e atrativa para os alunos.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1999), a Geografia trabalha com imagens e recorre a diferentes linguagens na busca de informações, como forma de expressar suas interpretações, hipóteses e conceitos. Assim, por exemplo, o estudo da cartografia auxilia não somente na compreensão dos mapas, mas também no desenvolvimento da capacidade de representação e interpretação do espaço geográfico: “Por intermédio dessa linguagem é possível sintetizar informações, expressar conhecimentos, estudar situações, entre outras coisas-sempre envolvendo a ideia da produção do espaço: sua organização e distribuição”

(BRASIL, 1999).

Mais é sabido que atualmente a Geografia tem um peso muito importante, apesar de na maioria das vezes esta ciência passar despercebida pela sociedade de modo geral. Particularmente nas salas de aula, onde é constante o desinteresse dos alunos por esta disciplina, seja por omissão dos professores que não se empenham ou simplesmente não valorizam novas formas, técnicas e ferramentas como as Tecnologias da Educação e suas ferramentas para o uso em sala, assim como não passam muitas vezes de forma clara e objetiva seu objeto de estudo, seja pela indisciplina apresentada pelos alunos por diversas razões. Mais como abordado no começo deste parágrafo a Geografia passa despercebida por toda a sociedade.

Diante desta perspectiva sobre o ensino de geografia, o desafio proposto neste trabalho é o de como torná-lo mais atraente para o aluno, de forma a envolvê-lo e inseri-lo como parte do processo de ensino-aprendizagem, e com isso também mais prazeroso para professores, que vendo o interesse dos alunos sentem-se motivados a cada vez mais aperfeiçoar suas técnicas didáticas de modo a manter cada vez mais o interesse e participação dos alunos em sala de aula.

Com base nesta fundamentação optou-se pela utilização de recursos inovadores para o processo de ensino aprendizagem nas aulas de geografia da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM),

(4)

Caicó/RN. Dentre esses recursos utilizados destacaremos o uso do Google Earth no auxilio para a aprendizagem da cartografia e o Google Imagens para uma melhor compreensão dos conteúdos abordados em sala de aula.

A Geografia colabora de forma efetiva para a compreensão do mundo, possibilitando mudanças cotidianas na sociedade em que estamos inseridos. A ciência geográfica nos traz a ideia de espaços, territórios, lugares e ambientes. Para compreender o mundo, é necessário saber interpretar o espaço local, analisar as suas relações sejam essas: relações de poder, fenômenos naturais, aspectos sociais, culturais, entre outros, e entendendo a dinâmica das relações às quais podem ser modificadas para transformar o ambiente onde vivemos. Meditar sobre as noções espaciais implica em considerar as compreensões subjetivas da paisagem, que ganha significações para aqueles que a vivem e a constroem. As percepções que os indivíduos, grupos ou sociedades têm do lugar nos quais se encontram e as relações individuais que com ele estabelecem inserindo-se no processo de construção das representações de imagens do mundo e do espaço geográfico. As percepções, as vivências e a memória dos indivíduos e dos grupos sociais são, inevitavelmente, elementos importantes na constituição do saber geográfico.

OBJETIVOS

O nosso objetivo foi analisar o uso do Google Earth e do Google Imagens entre alunos de Geografia da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim através de pesquisa participativa para promover o uso das ferramentas como recurso didático em sala de aula e estimular o senso crítico desses alunos, seu raciocínio e desenvolvimento cognitivo, além da percepção da realidade dos alunos através de imagens seja elas do cotidiano ou espacial que são obtidas através dos Programas Google Earth e Google Imagens, que proporciona a realização destas atividades em sala de aula.

METODOLOGIA

A análise do uso do Google Earth como recurso didático se deu através da pesquisa participante. Essa modalidade de pesquisa qualitativa permite que pesquisadores e público pesquisado tornem-se parceiros na construção de

(5)

uma dada decisão. Nesse caso, a integração do Google Earth no processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Este programa permite trabalhar inúmeros conteúdos de formas diversificadas. Além disso, a riqueza de dados oferecida por este programa possibilita sua utilização nas salas de aula para o estudo de desmatamento. Dessa forma, pode-se comparar as imagens ao redor de um município com outras regiões do próprio estado, país e planeta, além dessas utilidades o Google Earth também pode ser usado na localização de bairros, ruas, avenidas, cidades, assim como permite que os alunos aprendam de forma clara e dinâmica a questão de localização e escala de um mapa, sendo possível também conhecer a localização da sua cidade.

Desta forma é importante destacar o que fala Saussen e Machado (2004):

Salientam que o uso de imagens de satélite no estudo da geografia em sala de aula contribui para uma didática mais significativa na educação escolar, porque esse recurso promove a realização de aulas mais diversificadas e atrativas, nas quais o aluno poderá se sentir mais motivado, pois é possível estudar o espaço geográfico da própria região com imagens de satélite que permitem identificar o uso e cobertura do solo, o desenho urbano, os impactos ambientais, entre outros aspectos. (SAUSSEN; MACHADO, 2004, p.1486).

A imagem a seguir mostra a vista parcial da cidade de Caicó-RN, a mesma está enfocando a Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim, mais além da escol a também pode-se localizar outros pontos da cidade de Caicó por meio do Google Earth.

Figura 1: Vista parcial da cidade de Caicó– RN, com destaque para a EECCAM. Fonte: Google Earth, outubro de 2012.

Utilizamos esta ferramenta, ou seja, o Google Earth em sala de aula a fim de verificar suas possibilidades enquanto recurso didático para o processo de ensino e aprendizagem da Geografia, bem como também promover o

(6)

entendimento de ensino aprendizagem com tecnologias apropriadas em matéria e comunicações, baseado numa proposta que compreende o estabelecimento de metodologias para o aprendizado, que norteiam as atividades pedagógicas.

Além disto, elencaram-se conteúdos da Geografia, principalmente cartográficos, onde desenvolvemos com o auxílio do Google Earth, um trabalho de ampliação de um mapa do bairro Barra Nova, onde se localiza a escola em questão, além disso, algumas fotos foram tiradas pelos alunos da escola, onde foram utilizadas na confecção do mapa. O mapa foi confeccionado a partir de um mapa base do bairro, onde fez-se o uso da escala, sendo que os alunos já tinham estudado o conteúdo sobre escala. Para a confecção do mapa foram necessários, os conteúdos de cartografia, escala principalmente, o mapa base, cartolinas, réguas e lápis, tendo então o mapa base e escala feita os próprios alunos elaboraram o mesmo.

Figura 2: Alunos na confecção do mapa. Fonte: Acervo do PIBID, novembro de 2012.

A figura 2 apresenta os alunos ampliando do bairro Barra Nova onde se encontra a escola EECCAM, como podemos ver na figura acima.

RESULTADOS

Ao longo do processo de utilização do Google Earth foi possível promover a capacitação sobre seu uso, bem como sobre o uso de imagens cotidianas a fim de localizar e reconhecer o espaço em que os estudantes estão inseridos. As imagens produzidas foram utilizadas para confecção de um mapa e sua publicação virtual. Tomando por base o Google Earth, um mapa foi ampliado

(7)

manualmente pelos alunos, onde representava a área espacial correspondente à referida escola. As imagens também foram publicadas virtualmente no fotolog www.panoramio.com/user/eeccam. Desse modo, o Google Earth além de ser um recurso pedagógico inovador, do qual possibilitou aos alunos a produção de conteúdos geográficos, também tornou possível maior êxito na aprendizagem de conceitos básicos que envolvem o ensino de Geografia os quais podemos citar: espaço, paisagem, região, lugar e território. Ainda, através da ampliação do mapa, os alunos adquiriram conhecimento mais aprofundado da linguagem cartográfica. Em síntese, podemos apresentar como resultado principal o domínio e a manipulação do programa Google Earth na aprendizagem de Geografia.

CONCLUSÃO

A utilização do Google Earth no ensino de Geografia capacita o aluno na compreensão do espaço geográfico. O Google Earth deverá, com o passar do tempo, revolucionar todo o ensino de geografia. A partir desta ferramenta, o aluno é capaz de extrair dados relevantes do espaço em escala local ou global e formular hipóteses reais com as informações de que dispõe em um mapa. Esta iniciativa foi muito importante, pois teve grande contribuição não só para os alunos que demonstrou grande interesse na temática de como usar o Google Earth na Geografia bem como para toda a equipe de pesquisadores - bolsistas do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O programa possibilitou mostrar em tempo real visualizações de bússola, indicações de latitude e longitude, atmosfera, Sol, imagens históricas, superfície d’agua, GPS, limites geográficos, fotos entre outros elementos essenciais para a compreensão da Geografia. Sendo assim este trabalho contribuiu de forma significativa ao colocar à disposição dos alunos e pesquisadores, o conhecimento de novas tecnologias.

Assim, o ensino da disciplina Geografia será significativamente modificado, devendo, em pouco tempo, revolucionar sua forma de ser ensinado às crianças, na próxima década. Para tanto, os novos professores da disciplina terão que se atualizar diariamente, para acompanhar os alunos. O sentido do ensino, principalmente no caso da geografia, deverá se modificar: enquanto o

(8)

aluno era, antigamente, obrigado a “correr” para “acompanhar” o professor, nesta nova etapa, o professor é que deverá “correr” para “acompanhar” seus alunos.

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental.

Parâmetros

Curriculares Nacionais: Geografia, v. 5, Brasília,1999.

FONSECA, F. P.; OLIVA, J. T. A geografia e suas linguagens: o caso da cartografia. CARLOS, A. F. A. (org.). A Geografia na Sala de Aula. São Paulo, Contexto; 2007. In. CARLOS, Ana Fani A. (org.). A geografia na sala de aula. 2ª. ed. São Paulo: contexto, 1999, v.1, p.62-78.

MOIMAZ, E. R. O uso da imagem no ensino médio: uma avaliação sobre essa contribuição para a aprendizagem dos conteúdos em história. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mesthis/arqtxt/disonline/dissertaERICARMOIMAZMESTHI S.pdf acessado no dia 21 de abril de 2013.

MOREIRA, S. A. G, ULHÔA, L. M. Ensino em geografia: desafios à prática

docente na atualidade. Disponível:

http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv1n2/06-GEOGRAFIA-01.pdf. Acessado no dia 25 de abril de 2013.

MORAN, J. M. Os meios de comunicação na escola. In: FUNDAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO. Série Ideias: n. 9. São Paulo: FDE, 1994, p. 21-28.

SAUSSEN, T.M. e MACHADO, C. B. A Geografia na sala de aula: informática, sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas – recursos didáticos para o estudo do espaço geográfico. In: Jornada de Educação em Sensoriamento Remoto no Âmbito do Mercosul, 4. INPE: São Leopoldo, 2004. reg. 33.

(9)

VESENTINI, J. W. Educação e ensino de Geografia: instrumentos de dominação e/ou libertação. In. CARLOS, Ana Fani A. (org.). A geografia na sala de aula. 2ª. ed. São Paulo: contexto, 1999, v.1, p.14-33.

VIEIRA, Fábia Magali Santos. A Utilização das Novas Tecnologias na

Educação numa Perspectiva Construtivista, 1999. Disponível em:

http://www.proinfo.mec.gov.br/upload/biblioteca/191.pdf>. Acesso em: 27 set. 2008.

BRASIL. MEC/ SEMTEC. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e

Tecnológica, P C N+ Ensino Médio: Orientações Educacionais

complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, Ciências

Humanas e suas Tecnologias. Brasília, 2002, 104p.

FACINCANI, C. A UTILIZAÇÃO DO GOOGLE EARTH NA DISCIPLINA DE

GEOGRAFIA. Disponível em:

http://www.ic.ufmt.br:8080/c/document_library/get_file?p_l_id=58070&folderId= 60483&name=DLFE-2320.pdf. Acessado no dia 23 de abril de 2013.

FERREIRA, D. M. CUNHA, F. S e S. O SOFTWARE GOOGLE EARTH APLICADO A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PROFESSOR LUIS

FELIPE, SOBRAL-CE. Disponível em:

http://www.uvanet.br/rhet/artigos_outubro_2010/google_earth.pdf. Acessado no dia 25 de abril de 2013.

FEUERSTEIN, R., (1994). Inteligência se aprende.Revista Istoé, nº 1297, p. 5-7, 10 ago.Entrevista concedida a Gisele Vitória.

VAL, R. M. G, FERRAZ, C. B. O. A LINGUAGEM IMAGÉTICA NA ESCOLA E

NO ENSINO DA GEOGRAFIA. Disponível em: http://

www.agb.org.br/XENPEG/artigos/GT/GT5/tc5%20(14).pdf acesso em 20 de abril de 2013.

(10)

GIORDANI, A. C.C. et al. INSERÇÃO DO GOOGLE EARTH NO ENSINO DE

GEOGRAFIA. Disponível em:

http://www.unifra.br/eventos/jornadaeducacao2006/2006/pdf/artigos/geografia/a %20inser%C3%A7%C3%A3o%20do%20google%20earth%20no%20ensino%2 0de%20geografia.pdf. Acessado no dia 21 de abril de 2013.

THIMMIG, R. A. Aplicação do Google Earth no ensino de geografia. Disponível em: www.unaerp.br/.../176-aplicacao-do-google-earth-no-ensino-de-geografi... acessado no dia 23 de abril de 2013.

TROVO, A. W. As tecnologias no ensino de geografia – o uso das imagens

como interpretação do meio em que vivemos. Disponível em:

http://www.google.com.br/#q=o+uso+do+google+earth++nas+aulas+de+geogra fia+pdf&ei=cnW0UduFEsOV0QGf14CICw&start=10&sa=N&bav=on.2,or.r_qf.&f p=599a4a8c80398ae5&biw=1527&bih=862. Acessado no dia 25 de abril de 2013.

ZATTA, C. I. AGUIAR, W. G. O uso de imagens como recurso metodológico

para estudar Geografia. Disponível em:

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2375-8.pdf, acessado no dia 20 de abril de 2013.

Referências

Documentos relacionados

A consultoria deverá prestar orientação técnica e apoio aos gestores de convênio e, quando considerado necessário pelos gestores, às famílias das organizações

Para avaliação do estado imunológico da população em estudo, foram colhidas amostras de soro sanguíneo de 133 aves e submetidas a provas sorológicas como a Reação

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

escolar e entrevistas com roteiros semiestruturados aplicados às professoras formadoras da Universidade Federal de Permabuco (UFPE) e da Escola Cristo Rei, aos profissionais

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

E foi esta probabilidade de se aceitar passos que levam a um valor pior da função objetivo que levou a um algoritmo que foge dos mínimos locais possibilitando a convergência para