Ano V N.º 9. Boletim Informativo da Junta de Freguesia da Ribeira Quente. Quarta-Feira 23 de Junho de 2010

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Loading....

Texto

(1)

Boletim Informativo da Junta de Freguesia da Ribeira Quente

Quarta-Feira 23 de Junho de 2010 Ano V N.º 9

(2)

DESFILE DE CARROS

ALEGÓRICOS

Vários carros alegóricos, representando as seis freguesias do Concelho da Povoação, desfilaram no dia do feriado municipal pelas principais artérias da Vila.

O Jardim Municipal, o Largo do Município e a Rua da Escola encheram por completo com locais e visitantes que assistiram ao cortejo, muitos dos quais verdadeiramente emocionados.

A marcar presença neste desfile etnográfico vieram muitas dezenas de populares de todas as freguesias do município, trazendo o que de melhor as caracterizava. Assim, de Água Retorta veio a representação da Fajã do Calhau e toda a sua envolvência e actividade dominante, neste caso as vindimas. O Faial da Terra trouxe para a Vila da Povoação o Presépio da ilha, imagem de marca desta freguesia, e Nossa Senhora dos Remédios marcou presença com toda a actividade e gastronomia em volta dos cereais, milho e trigo, pois esta localidade foi uma das principais do concelho que, em tempos, muito contribuiu para fazer jus à fama que este tinha quando era o

Celeiro da Ilha . Já a freguesia de Povoação apresentou-se com uma caravela dos descobrimentos e muitos figurantes de vários extractos sociais, a simbolizar a chegada dos primeiros povoadores à Povoação, local por onde começou o povoamento da ilha de São Miguel. Por sua vez, as Furnas marcaram presença com um cozido a sair das entranhas da terra e finalmente a Ribeira Quente trouxe a pesca como actividade predominante que influencia directa e indirectamente a economia da localidade piscatória do Concelho da Povoação.

O desfile de Carros Alegóricos foi uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Povoação, em

colaboração com a Comissão de Festas da Igreja Mãe de Deus e com todas as Juntas de Freguesia que deram um precioso contributo à realização do evento. (in www.cm-povoacao.pt)

A Junta de Freguesia da Ribeira Quente associou-se a este evento, com o apoio da Cooperativa de Pescadores da Ribeira Quente, e com a ajuda dos Pescadores e habitantes da Freguesia.

A todos um grande agradecimento pelo vosso espírito de ajuda, motivação e empenho neste evento.

(3)

A nossa Praia recebeu novamente a Bandeira Azul, fruto de um grande esforço da Câmara Municipal da Povoação, que realizou todos os esforços e desenvolveu projectos nesse sentido. Devolvendo à Ribeira Quente este galardão de grande importância e que foi negligenciado no passado, como foi do conhecimento de todos nós. A praia da Ribeira Quente, viu, no dia 14 de Junho, finalmente hasteada a sua Bandeira Azul, após quatro anos de suspensão. A cerimónia decorreu com pompa e circunstância, na qual marcaram presença os Presidentes da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, a representante dos Serviços de Ambiente de S. Miguel, o Delegado de Saúde Concelhio, o Delegado de Turismo da ilha de São Miguel, e a Capitania do Porto de Ponta Delgada. A famosa praia do Concelho da Povoação recebeu, assim, novamente, o galardão europeu de qualidade ambiental, um verdadeiro símbolo de referência da qualidade ambiental que os portugueses e turistas que nos visitam valorizam.

A praia da Ribeira Quente, cuja época balnear iniciou-se no dia 11 do corrente e terminará no final de Setembro, traduz todos os cumprimentos dos critérios referentes à qualidade da água, informação e educação ambiental, gestão ambiental e equipamentos exigidos pela Associação da Bandeira Azul. Este areal está, assim, abrangido por um Posto de praia, com 2 nadadores salvadores e 100 metros de zona vigiada.

Este ano e pela primeira vez, esta praia recebeu também o galardão respeitante ao Projecto Praia Acessível, Praia para Todos, uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional para a Reabilitação, do Instituto da Água, do Instituto do Emprego e Formação Profissional e do Turismo de Portugal que consideraram que a Praia do Fogo da Ribeira Quente reunia todas as condições para ser integrada pela primeira vez na história deste projecto.

Na altura, o Delegado de Turismo da ilha de São Miguel mencionou a importância da bandeira azul nas praias da ilha verde, como factor estratégico para o Turismo de qualidade. Só tenho pena que na ilha de São Miguel ainda haja zonas balneares sem bandeira azul. Nos nossos Postos de Turismo aconselhamos sempre as praias com bandeira azul porque é uma referência a nível europeu de qualidade ambiental fundamental e indispensável . A Bandeira Azul é um galardão de qualidade atribuído às praias e aos portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiental.

(4)

XV ANIVERSÁRIO

ASSOCIAÇÃO SAUDADES DA TERRA USA

A Junta de Freguesia da Ribeira Quente felicita mais uma vez a Associação Cultural Saudades

da Terra por mais um convívio de Ribeiraquentenses.

São quinze anos de dedicação a esta Instituição, que tem juntado o Povo da Ribeira Quente

neste grande Convívio Anual, em Jantares Mensais, na Matança do Porco em Dezembro e

também pelo seu site e pelo seu Blogue, onde podemos estar perto e informados sobre os nossos

familiares e amigos.

Para além disso, é importante referir e salientar que a força que vos move é a do Amor à vossa

Terra Natal, a vontade de recordar e recriar os serões e tradições antigos, sempre sem qualquer

desejo de recompensa que não seja o agradecimento de quem nestas iniciativas participa.

Da nossa parte, e em nome da Freguesia da Ribeira Quente que representamos, um Forte

Obrigado pela vossa dedicação.

Queríamos ainda realçar a vossa homenagem este ano ao Agrupamento 260, que será

representado na pessoa do Chefe Fernando Peixoto, uma vez que os nossos Escuteiros têm sido

uma das Forças Vivas mais importantes na formação das crianças e jovens da Freguesia nas

últimas quatro décadas. É um elogioso e marcante reconhecimento ao seu valioso trabalho, e que

a Junta de Freguesia aqui reitera.

Também estará presente o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Povoação, mais um filho

da nossa terra, o que muito nos honra. O Pedro Nuno é o primeiro Vice-Presidente da Câmara da

Povoação nascido na Ribeira Quente e queremos todos que a sua prestação ao serviço daquela

edilidade seja próxima do nosso povo e em prol do nosso Concelho e da nossa Freguesia.

Para todos os que marcarem presença neste Convívio, todos os que lêem este pequeno livro que

é um importante registo da nossa história, e para todos os Ribeiraquentenses espalhados por todo

o mundo, um grande abraço da Junta de Freguesia da Ribeira Quente.

O Presidente

O Secretário Gualberto Rita O Tesoureiro

Lino Rêgo Rafael Carvalho

(5)

(6)

Espaço Arte

Este espaço foi criado para destacar e promover os artesãos da nossa freguesia. O artesanato é algo que deve ser divulgado, pois é um factor que contribui para o desenvolvimento e reconhecimento da freguesia.

O nosso artista a ser lembrado esse mês é Altino Furtado Amaral. Altino tem 69 anos e dedica-se a trabalhos em madeira. Faz também um pouco de tudo, desde miniaturas de animais, embarcações de pesca, pombinhas do Senhor Espírito Santo, e principalmente, coroas do Senhor Espírito Santo, por alturas das próprias festas. Começou com uma certa idade, pois com os estudos e trabalho fora de terra não tinha muito tempo para se dedicar. Apesar disso, Altino faz as suas peças com muito amor à arte e fica satisfeito quando os trabalhos estão prontos e agradam aos clientes. Todos os seus trabalhos são executados manualmente com a ajuda de ferramentas para conseguir esculpir ou uma máquina de cortar madeira. Usa também cola, pregos ou outros utensílios para finalizar e aperfeiçoar as ditas peças.

Este tipo de trabalhos ainda tem muita procura, de tudo um pouco das suas peças, nomeadamente as Pombas para as bandeiras do Senhor Espírito Santo. As pessoas como devotas do Espírito Santo também gostam de ter a sua própria bandeira em casa.

Se pretender conhecer com maior pormenor os seus trabalhos e fazer as suas encomendas contacte-o através do

(7)

(8)

MARCHA DE SÃO JOÃO DAS CRI ANÇAS

A MARCHA DAS CRIANÇAS VAI FAZER UMA APRESENTAÇÃO NO PRÓXIMO

DOMINGO, DIA 27 DE JUNHO, NO ADRO DA IGREJA, PELAS 19:00.

ESTÃO TODOS CONVIDADOS.

VENHAM APOIAR AS NOSSAS CRIANÇAS!

CHURRASCO DE VERÃO

O Agrupamento 260 vai fazer o seu II Churrasco de Verão, no

Polidesportivo da Ribeira Quente, a partir das 20:00 do dia 17

de Julho.

Adultos: 7 - Crianças até 10 anos e Escuteiros: 5

Para fazer a sua reserva contactar a Sandra Peixoto: 969799247

CENTRO DE INFORMÁTICA DA RIBEIRA QUENTE

O Centro de Informática da Ribeira Quente, é um Laboratório de Informática da Câmara Municipal da Povoação em colaboração com a Junta de Freguesia de Ribeira Quente.

O Centro de Informática, disponibiliza aos seus utilizadores: alunos, investigadores, instituições e população em geral, um conjunto de recursos informáticos para apoio às actividades de ensino, investigação e de lazer. O que tem para oferecer

No desenvolvimento do que são as suas competências o Centro de Informática disponibiliza aos seus

utilizadores, um conjunto de equipamentos e aplicações informáticas que permitem um melhor desempenho das suas actividades.

Presta apoio Escolar;

Apoio a Instituições Sociais e Religiosas; A trabalhos de Investigação e Lazer;

Acesso à Internet, Correio Electrónico e MSN;

E a diversos, tais como: (declarações, ofícios, compras on-line, telecomunicações, encomendas de Livros Escolares, etc.).

Localização e Horário

O Centro de Informática localiza-se numa dependência do Polidesportivo da Ribeira Quente (junto ao Campo de Jogos). Poderá aceder ao Centro a Norte pela Estrada Municipal e a Sul pela Avenida 31 de Outubro.

Tem por missão apoiar os utilizadores, colocando à sua disposição 07h/dia (das 12:30 às 19:30) o Centro de Informática, de Segunda a Sexta-Feira.

(9)

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com.

The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

Imagem

temas relacionados :