• Nenhum resultado encontrado

Aniversários fazem bem à saúde. A estatística mostra que as pessoas que mais fazem aniversários vivem mais...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aniversários fazem bem à saúde. A estatística mostra que as pessoas que mais fazem aniversários vivem mais..."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

 

Aniversáriosfazembemàsaúde.Aestatísticamostraque aspessoasquemaisfazemaniversáriosvivemmais...



O Atmos Ações completou três anos de atividade em outubro de 2012. Até o momento pouco falamos sobre rentabilidade ou atribuição de performance em nossas cartas. Na nossa percepção, deveͲse respeitar um período mínimo para que esse tipo de informação comece a se tornar válida, devido à influência exercida por fatores exógenossobremovimentosdecurtoprazo.



Durante os primeiros anos do fundo, concentramos nossas cartas em temas que consideramos relevantes para a construçãodonossoprocessodeinvestimento.Oobjetivoerafornecersubsídiosparaqueosinvestidorespudessem avaliarqualitativamenteaconsistênciadonossotrabalho.Sempreimaginamosqueoaniversáriodetrêsanosseria umadatamaispropíciaparainiciarqualquertipodereflexãoquantitativa.



Afotografiaatualéinteressanteparaofundo.ArentabilidadefoisuperioraoIbovespa,aomesmotempoemqueo

drawdown1máximo foi cerca de metade do índice. Além deste bom desempenho relativo, tivemos rentabilidade

positivaemtodososanos. 

Poroutrolado,podeͲseargumentarqueoIbovespaapresentouumtímidodesempenhonoperíodo.OíndiceBM&F Bovespa Small Cap2, por exemplo, também obteve rentabilidade bem superior ao principal indicador da bolsa. Apesardetambémtermosperformadomelhordoqueesseíndice,adiferençafoibemmenor.



 Rentabilidade Volatilidade Drawdown

AtmosAções 94,79% 10,75% Ͳ13,99%

Ibovespa Ͳ8,62% 22,69% Ͳ33,33%

BM&FBovespaSmallCap 44,50% 19,78% Ͳ27,26%

Desdeoiniciodofundoem15/10/2009até31/12/2012 

Talvez mais intrigante seja comparar o desempenho do Atmos Ações com a NTNͲB3. Esta, infelizmente, não nos é favorável.AsNTNͲB'scomprazoslongos(acimade20anos)acumularamrentabilidadedemaisde100%noperíodo, efeitodacompressãodojurorealnoBrasil.Nãoénadaanimadorimaginarque,sentadosnapraia,poderíamoster geradoumretornomaiorparanossosclientes,correndo(pelomenosaparentemente)menosriscodecapital.  Poroutrolado,compararanossaperformancecomoretornoexpostdoativoqueteveamelhorrentabilidadeno períodotalveznãosejamuitojusto.Durantetodoestetempo,tivemosumaparcelarelevantedoportfólioͲmédiade 30% Ͳ alocado em caixa, em instrumentos que rendem juros pósͲfixados (CDI) que não foram beneficiados pela compressão do juro real. Além disso, nem todas as ações da bolsa foram favorecidas pela queda de juros e esse efeitofoiestruturalmentenegativoparaalgunsnegócios,comobancoseseguradoras.   “Itturnsoutthatyoucan’textrapolatetheresultsofbasepairstowholestrandsofDNA.”4  

Em países com uma indústria de fundos madura (com séries temporais longas), as estatísticas são largamente desfavoráveis ao retorno médio dos fundos. Entre outros motivos, está o fato das taxas de administração e performance serem relevantes ao longo do tempo quando comparadas à capacidade do gestor médio de gerar resultadosacimadosíndices.  1Odrawdowndeumasériedecotas/preçosrepresentaodeclíniopercentualentreovalormáximoeovalormínimosubsequente medidoemumdeterminadoperíododetempo 2OBM&FBOVESPASmallCapéumíndicecompostoporempresasdemenorcapitalização.DiferentementedoIbovespa,está concentradoemempresasatreladasaomercadointerno,emsetorescomoconsumo,construção,educaçãoeelétricas 3TítulosdogovernopréͲfixadosindexadosàinflação 4BernKohler,bioquímiconorteͲamericano

(2)



–‘•ƒ’‹–ƒŽȁ˜‹•…‘†‡†‡‹”ƒŒžͶͳͶǡ•ƒŽƒͶͲ͵Ǧ‹‘†‡ ƒ‡‹”‘ȁ‡ŽΪͷͷʹͳ͵ʹͲʹǦͻͷͷͲˆƒŽ‡…‘‘•…‘̷ƒ–‘•…ƒ’‹–ƒŽǤ…‘Ǥ„”ȁ ™™™Ǥƒ–‘•…ƒ’‹–ƒŽǤ…‘Ǥ„”





Curiosamente, durante os últimos três anos, o retorno médio dos fundos de ações no Brasil foi bem superior aos diversosíndicescomparáveisdemercado,comdestaqueàquelesfundosquebuscamretornosabsolutos.



Ao observar mais de perto essa categoria de fundos encontramos similaridades entre os discursos. Em geral, conceitos típicos de value investment como a busca por uma margem de segurança adequada, conhecimento adquiridoatravésdemúltiplasfontesdeinformação,focoemempresascomfluxodecaixaestável,entreoutros,são temastratadosàexaustão,comodogmasreligiosos.5



A partir disso, será que pode ser dito que existe um DNA superior de gestores independentes brasileiros que se beneficiam de uma filosofia e processos de investimento diferenciados? Para atingir essa performance comparativamente extraordinária, bastaria um grupo de pessoas inteligentes agrupadas em um escritório, com algumconhecimentodospilaresdovalueinvesting,planilhasdetalhadasechecklistsdereuniões?   “(...)Wearequiteadeptattellingstoriesaboutpatterns,whethertheyexistornot.”6  

Avaliar o resultado desse grupo baseandoͲse somente na boa performance e em uma aparente robustez de processosseriadeixarͲselevarpeloqueoDr.DanielKahneman7,apartirdesuaprópriaexperiência,cunhoucomoa “IlusãodaValidade”.  5http://www4.gsb.columbia.edu/null?&exclusive=filemgr.download&file_id=522 6MichaelShermer,fundadordaSkepticsSocietyechefeeditorialdarevista“Skeptic” 7Renomadopsicólogoisraelense,PrêmioNobelemEconomiaem2002eumdospaisdasfinançascomportamentais TheSuperinvestors ofGrahamͲandͲDoddsville5 Nadécadade80,quandoconvidadoafazerumapalestraparacomemoraros50anosdoclássicotextodeGraham& Dodd sobre o conceito de margem de segurança, Warren Buffett resolveu desafiar a Teoria dos Mercados Eficientes (EfficientMarketHypothesis),tãoprestigiadapelaacademianaquelemomento.

Paraisso,selecionoufundosdealgunsdeseuscontemporâneosnocursodeGrahamqueconstruíramseushistóricos dedesempenhoatravésdosensinamentosobtidosnadécadade50.Essesinvestidoresconseguiram,porumperíodo muito longo (entre 20Ͳ30 anos), bater o S&P consistentemente. Se fosse apenas um único investidor com ganhos extraordinários,ouumgrupodeinvestidoresquebasicamenteseguissemamesmacarteiradeuminvestidorlíder,seria mais provável atribuir o resultado superior ao acaso. Mas tratavaͲse de um grupo independente, com processos e carteiras heterogêneas, alguns dos quais mal se comunicavam, e que obtiveram resultados extraordinários em condições de mercado distintas. Buffett chamou esses investidores, curiosamente, de “grupo da Terra de Graham & Dodd”.

A expressão foi criada depois de uma experiência no exército israelense, que consistia em colocar um grupo de militares,estranhosentresi,paraexecutartarefasemqueseriamjulgadosporaspectoscomoliderança,inteligência, reaçãoaoestresse,entreoutros.ParaevitarqualquertipodepréͲjulgamento,ogrupoeraobservadosemqueosjuízes tivessemciênciadesuasrespectivasinsígniasdentrodoexército.

Aofimdaobservação,oscandidatosrecebiamnotasindividuaiseeramfeitosresumoscomasimpressõessobrecada soldado. Os avaliadores não tinham dificuldades para destacar as estrelas de cada turma, cujas qualidades pareciam mais claras em relação aos demais. Essa facilidade aparente trazia um grau de confiança elevado na seleção dos soldadosqueseguiriamparaotreinamentooficial.

Porém, ao se comparar as conclusões iniciais com os feedbacks recebidos ao longo da carreira dos soldados, as evidências mostravamͲse largamente contrárias. A habilidade de prever o desempenho futuro de cada soldado com aquelaavaliaçãoinicialeradesprezível.

Ocuriosoéque,mesmocomosresultadosseprovandodissonantesdarealidade,aconfiançapermaneciainabaladae ostestescontinuavamaserimplementados.

(3)



Achamosmuitodifícilavaliarumgestoremtermosquantitativossemqueestetenhapassadopordiversascondições de mercado8, o que não parece ter sido o cenário dos últimos três anos. Nesse período, o grande tema foi o crescimento do consumo doméstico e a queda dos juros, com seu corolário de expansão de múltiplo das ações ligadas à economia nacional. Ao mesmo tempo, muitas empresas foram beneficiadas pela redução do custo de capitalepelofechamentodoprêmioderisconoBrasil.Porfim,acerejadobolofoianecessidadeglobalporyield, queelevouasempresasmaisadmiradasoperacionalmenteecomboagovernançaaostatusde“SantoGraal”. Porsuavez,oGovernocontribuiuparaampliaraindamaisadiferençadeperformancedosativossupracitadoseos principais componentes do índice. Podemos mencionar como exemplo dois casos relevantes no Ibovespa: (i) a Petrobras, com a deterioração do seu plano de investimento nos últimos anos e seu reprovável uso como instrumento de política econômica e (ii) o setor elétrico, que mostrou o quanto está sujeito a iniciativas mais agressivasdogovernoquandooassuntoérenovaçãodesuasconcessões.

O panorama dos últimos três anos foi muito positivo para as empresas usualmente detidas pelos fundos com mandatoderetornoabsoluto.Atendêncianaturaléassumirqueessetipodefundosejaumaespéciediferenciada capaz de gerar retornos consistentemente acima dos principais benchmarks. Neste ponto do ciclo, o perigo talvez estejaexatamenteemacreditarnessapremissa.

Devemostercautelaparanãoacabarcomoosavaliadoresdoexércitoisraelense.Umbomretornonosúltimosanos aliado a processos de investimento aparentemente robustos não valida a qualidade das decisões passadas, assim comonãogarantequeasmelhoresdecisõesdealocaçãodecapitaldelongoprazoserãotomadasnofuturo.

Aoanalisarperíodoslongos,errarpoucotendeasermuitomaisimportantedoqueacertarmuito.Nãodevemosnos esquecerdosexemplosdeinvestidoresqueforamcapazesdecriarhistóricoslongoseimpecáveis,eaofimjogaram tudonolixoemapenasumanodeerrossignificativos.

Em nossa atividade, a paranoia, a insegurança, e a ideia de que o sucesso jamais será plenamente alcançado são combustíveis essenciais para a sobrevivência no longo prazo. Não podemos correr o risco de enxergar o que desejamos,aoinvésdarealidade.



“Deep down you may still be that same great kid you used to be. But it's not who you are underneath,it'swhatyoudothatdefinesyou.”9



Acapacidadedecriaremanterumaculturaessencialmentepreocupadacomapreservaçãodecapitaldevefazera diferença para evitar grandes erros. Nesse sentido, nossa habilidade em reter as pessoas que já se integraram ao projetoecompartilhamosvaloresseránossomaiordesafio.Otrabalhodeanáliseécontínuo,gradualeintensivoem tempo, aumentando a importância de preservar as memórias tanto individual quanto coletiva. Até aqui, estamos satisfeitos com o trabalho que tem sido feito. Todos os sócios iniciais permanecem na Atmos e, este ano, promovemosmaisumapessoadotimeparaasociedade.

A visão da equipe deverá ser sempre o jogo cooperativo em busca de resultados em comum, sem espaço para posiçõesespecíficasdedestaque.Dessaforma,buscamosevitarqueinteressespessoaisinfluenciemnasdecisõesde alocaçãodoportfólioeincentivarumambienteisentodeegocomamplaaberturaaodebate. Emparalelo,paramantertodaaequipedeanálisefocadanosfundamentoseevitarjulgamentosemocionais,nossa ênfasesempreserásobreprocessosvisͲàͲvisresultados,permitindoqueerrossejamadmitidoseentendidoscomo  8NoBrasil,aindaexisteoagravantedeexistirempoucasempresascomfluxodecaixaestáveleliquidezrepresentativanegociandono mercadolocal(bemdiferenteda“TerradeGrahameDodd”),tornandoosportfóliosdefundoscommandatossimilaresrelativamente parecidos 9RachelDawes,BatmanBegins(2005)

(4)

 –‘•ƒ’‹–ƒŽȁ˜‹•…‘†‡†‡‹”ƒŒžͶͳͶǡ•ƒŽƒͶͲ͵Ǧ‹‘†‡ ƒ‡‹”‘ȁ‡ŽΪͷͷʹͳ͵ʹͲʹǦͻͷͷͲˆƒŽ‡…‘‘•…‘̷ƒ–‘•…ƒ’‹–ƒŽǤ…‘Ǥ„”ȁ ™™™Ǥƒ–‘•…ƒ’‹–ƒŽǤ…‘Ǥ„”  umaferramentaindispensávelparaoaperfeiçoamentodadecisãodeinvestimento.Sãoessascaracterísticasque,em nossaopinião,preservamacapacidadedetrabalharracionalmenteeaomesmotempopermitemasustentabilidade dotime.

No entanto, somente depois de atravessar situações de mercado adversas, comuns a toda longa caminhada, será possível fazer um julgamento mais apurado da nossa capacidade de manter nossos princípios preservados. Afinal,

“everybodyhasaplan‘tilltheygetpunchedinthemouth”10.  Perspectivas2013  Emnossaúltimacarta,escrevemossobreapercepçãodequeemummundodejurorealbaixo,pagarumpoucomais porempresasdequalidadeegeradorasdecaixanoBrasilpareciaumaalocaçãodecapitalinteressante.Paratentar amenizarperdasemcenáriosadversos,trabalhávamoscomgrandeparceladofundoalocadoemcaixaeumpouco maisdeatividadenorebalanceamentodoportfólio.

Seis meses depois, com uma expressiva valorização das empresas de qualidade, mais charmosas e de resultados aparentementecrescentes,eemumambientedepioradasperspectivasdecrescimentoedocenárioparainflação noBrasil,manteressaestratégiaestámaisdifícil.Oambientemacroeofluxodecapitalatípicotêmcontribuídopara dificultaratarefa,jácomplexa,dealocarcapital.Vivemosemummundosedentoporativoscomyieldeproteção inflacionária.

Acarteiraatualexpressaumpoucoessesentimento.Ofundonuncaestevetãodiversificadoe,apesardasprincipais empresas do portfólio continuarem sendo bons negócios, temos aumentado a alocação naquelas em que o “risco governo”jáparecetersidobemincorporadoaopreçodasaçõeseanegóciosestáveis/geradoresdecaixa,mascom poucocrescimentoimplícitonopreçopago.Alémdisso,nossaposiçãodecaixacontinuapróximaaolimitemáximo. Nesse momento, nos parece mais importante defender a carteira do que tentar ser o herói da batalha. Estamos dispostosaaguardarumaoportunidademaisinteressanteparavoltaraavançar.



(5)

Referências

Documentos relacionados

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Há algumas que, como as outras, contabilizam todas as suas dívidas no Passivo Circulante; todavia não tem, no Ativo Circulante, Valores a Receber, pois vendem apenas à vista ou a

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

A maneira expositiva das manifestações patológicas evidencia a formação de fissuras devido a movimentação térmica das paredes, Figura 9, que não foram dimensionadas com

Figura 8 – Isocurvas com valores da Iluminância média para o período da manhã na fachada sudoeste, a primeira para a simulação com brise horizontal e a segunda sem brise

a) Caso o arrematante não pague o preço do bem arrematado, a comissão do Leiloeiro Oficial e os encargos de administração no prazo acima estipulado (03 dias úteis), a