• Nenhum resultado encontrado

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

ROTEIRO

DE

RECUPERAÇÃO

E

NSINO

F

UNDAMENTAL

II

A

NO

:

9

º

T

URMAS

:

A

B

C

D

E E

TAPA

:

1

ª

D

ATA

:

20/05/2017

P

ROFESSORAS

:

M

ARIA

E

MÍLIA E

R

AQUEL

M

ARIA VALOR:3,0 PONTOS

A

LUNO

(

A

):

N

º

:

N

OTA

:

I – INTRODUÇÃO

Este roteiro tem como objetivo orientá-lo (a) nos estudos de recuperação. Ele consta de informações gerais, uma lista de conteúdos contendo temas significativos e habilidades básicas para a continuidade dos seus estudos, algumas orientações de estudo específicas da disciplina e uma atividade a ser realizada em casa durante o período de preparação para a prova.

Para que você tenha um bom desempenho nesta recuperação, recomendamos um estudo diário e regular e a realização completa e precisa da atividade indicada neste roteiro.

É muito importante, neste processo, a sua disposição para recuperar seu desempenho acadêmico, o que pressupõe esforço, disciplina, organização e responsabilidade.

II – INFORMAÇÕES GERAIS

 Data das provas: 19 e 20 de maio (o cronograma com o horário de aplicação das provas será divulgado em sua sala e nos corredores da escola e no site do colégio).

 Valor da prova: 30 pontos

 Bibliografia: material didático utilizado durante a 1ª etapa do ano letivo em curso: livro-texto, caderno de anotações, exercícios diversos (é interessante rever também as provas realizadas durante a 1ª etapa).  Natureza da prova: prova com aproximadamente 50% do valor em questões abertas e 50% em

questões de múltipla escolha; uma das questões da prova refere-se à atividade realizada em casa e terá o valor de 10% do total da prova.

 Duração de cada prova: 90 minutos

A atividade realizada em casa deve ser entregue no início do horário de aplicação da prova.

III – CONTEÚDO A SER ESTUDADO

Os conteúdos listados abaixo estão no Livro Didático, no Caderno e na Gramática.  Conto.

 Crônica.

 Artigo de opinião.  Figuras de linguagem.

 Sentido real e sentido imaginário – conotação e denotação.  Ambiguidade.

 Período simples.

 Período composto (Orações Subordinada Substantivas).  Elementos coesivos na construção do texto.

 O humor nos textos.

(2)

HABILIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS:

 Reconhecer e identificar variados gêneros textuais, tanto orais quanto escritos.

 Reconhecer a crônica, o conto e o romance como gêneros do narrar em suas especificidades.

 Reconhecer o texto, a circunstâncias comunicativas, o conteúdo temático, a composição composicional e os recursos linguísticos utilizados.

 Produzir parágrafo padrão de acordo com as situações reais de uso e de aprendizagem.  Compreender a escrita como simbolização da fala.

 Compreender a necessidade da existência de convenções na língua escrita.  Valorizar a escrita como um bem cultural de transformação da sociedade.

 Explorar, analisar e comentar os usos sociais da escrita e a sua intencionalidade.

 Reconhecer a sua intencionalidade explícita e implícita em textos provenientes dos meios de comunicação social.

 Empregar estratégias e antecipação de leitura a partir de pistas linguísticas.  Reconhecer, interpretar e utilizar a linguagem figurada em textos orais e escritos.  Identificar, classificar e empregar os elementos da narrativa.

 Aprender as estratégias para delimitação do assunto a ser exposto.

 Selecionar e utilizar de forma adequada ao gênero os recursos discursivos, semânticos, gramaticais e gestuais.

 Reconhecer, em um texto ou sequência textual, os diferentes tipos de frases: não oracional, oracional simples (período simples), oracional complexa (período composto).

 Reconhecer, analisar e classificar as orações subordinadas dentro do contexto.  Reconhecer o texto literário como lugar de manifestação de valores e ideologias.

IV – ORIENTAÇÕES DE ESTUDO ESPECÍFICAS DA DISCIPLINA

esclareça todas as dúvidas durante os estudos;

retome as atividades realizadas em sala de aula;

refaça as questões propostas na prova parcial, no simulado e na prova trimestral;

 recorra às anotações feitas durante as aulas e também àquelas presentes no livro didático e na Gramática: SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. – 3 ed. – São Paulo: Moderna, 2012 leia as obras literárias: O Espelho e outros contos machadianos, de Machado de Assis, Editora

Scipione e Batendo à porta do céu, de Jordi Sierra i Fabra, Editora Biruta.  realize o trabalho proposto e entregue no dia determinado.

V - ATIVIDADE A SER ENTREGUE NO DIA DA PROVA DE RECUPERAÇÃO

1. Este trabalho contém 15(quinze) questões. Verifique se seu exemplar está completo. 2. Leia sempre e atentamente todas as questões antes de dar as respostas.

3. Nas questões abertas e/ou discursivas, você será avaliado por aquilo que escreveu, portanto, dê respostas claras, coerentes e completas.

4. Faça letra legível e não cometa rasuras. As respostas deverão ser dadas somente com caneta azul ou preta.

5. Para uma possível revisão do trabalho, é necessário que todas as instruções acima tenham sido seguidas.

Entregue todo o trabalho para o aplicador no dia da prova.

Atenção: nas questões discursivas do trabalho devem constar respostas completas, iniciadas a partir de recuos, adequadas às margens, corretamente pontuadas, coerentes e coesas. Todos os anexos solicitados ao longo do trabalho devem ser inseridos de acordo com a ordem.

(3)

QUESTÃO 01

Estabeleça um paralelo que diferencie o gênero Conto e Crônica. Cite no mínimo cinco características para cada gênero.

CONTO CRÔNICA

Texto 1.

SAÚDE PÚBLICA: POR ONDE COMEÇAR O TRATAMENTO?

Meu município, Remígio, está localizado no brejo paraibano. É uma cidadezinha interiorana calma e considerada uma cidade-pólo, tendo em vista sua ótima localização, que dá acesso a vários outros municípios. Entretanto, um grave problema maltrata os remigenses há mais de 10 anos: a falta de um hospital público. Os “vários” pequenos postos de atendimento da família (PSF) só nos servem para vacinação e receitas de remédios; em casos mais graves, somos obrigados a nos humilharmos em hospitais das cidades circunvizinhas.

O caos da saúde pública do nosso país parece-nos até muito normal. Vemos qualquer notícia de pessoas morrendo em corredores dos hospitais públicos ora por falta de atendimento, ora por falta de remédios. Desde que o Brasil é Brasil que as pessoas sofrem com esse problema. Dinheiro para investir nisso nós sabemos que há. Os estádios que estão sendo construídos para a Copa de 2014 comprovam isso. O que falta é uma tonelada de vergonha na cara, interesse, comprometimento e planejamento daqueles que são responsáveis por administrar o dinheiro público dos nossos impostos. A corrupção e o péssimo eleitorado brasileiro são em quem nós devemos por a culpa.

Minha cidade apesar de muito conhecida no estado por ser uma cidade-pólo, por suas festas de vaquejadas e emancipação política, sofre com essa crueldade. Há anos que esse município não sabe o que é ter um filho originalmente nascido na sua terra. Quantos idosos e crianças já adoeceram nas madrugadas e foram obrigados a negociar com a sorte, pedindo um pouco mais de calma enquanto chegassem a algum hospital em Campina Grande (36 km - 40 minutos de viagem)? Porém, em épocas de campanha política a saúde pública é um dos projetos mais prometidos pelos atônitos candidatos. O interessante é que o tempo que faz que não nasce uma criança em Remígio é o mesmo em que o povo vive iludido numa esperança utópica da nossa situação mudar.

(4)

A culpa disso na maior parte sabemos que é nossa mesmo. O povo deve ter o político que merece. Nós eleitores ainda estamos anos luzes de distância de saber escolher os candidatos dignos e honestos para nos representarmos. Na maioria das vezes, vê-se tanto eleitores quanto candidatos em busca de interesses particulares e não no bem comum. Os políticos fazem uma “promessinha” de emprego para um aqui; uma “carradinha” de tijolos para outro ali; pagam umas contas de água e luz para outro acolá; e esses mesmos beneficiados de um dia, sofrem por décadas afins, pois a politicagem é hereditária.

Enfim, discutir problemas públicos não tem como fugir de política. Segundo nossa Constituição Federal saúde é um direito que deve ser garantido para a população. O problema é que faltou concordar isso com as pessoas que escolhemos como responsáveis. O Brasil precisa de gente honesta. O povo precisa de uma (re) educação eleitoral. Quem mais sofre com isso é meu município, meu Brasil.

http://professorjeanrodrigues.blogspot.com.br. Acessoem 5 de maio de2017

QUESTÃO 02

Elabore um parágrafo explicando como a estrutura do texto 1 determina o gênero ao qual pertence.

Apresente, no mínimo, três características desse gênero utilizando exemplos do texto 1 para justificar sua exposição. Mínimo de 7 linhas.

_____________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ Texto 2 (www.humortadela.bol.uol.com.br/Acesso em 5 de maio de 2017) QUESTÃO 03

Do ponto de vista da temática, pode inferir que o objetivo da charge acima é: A) Discutir a diferença entre o sistema público de saúde e os particulares. B) Incentivar as pessoas a doarem materiais para os hospitais públicos. C) Informar sobre a ausência de papel nos hospitais públicos.

(5)

QUESTÃO 04

Explique a diferença entre período simples e período composto. Dê um exemplo para cada.

_____________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ QUESTÃO 05

Explique a diferença entre período composto por subordinação e período composto por coordenação. Liste um exemplo para cada.

________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ QUESTÃO 06

Pesquise sobre os seis tipos de orações subordinadas substantivas. Apresente suas definições e dê exemplo de aplicação para cada uma delas.

1)______________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ex.:_____________________________________________________________________________________ 2)______________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ex.:_____________________________________________________________________________________ 3)______________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ex.:_____________________________________________________________________________________ 4)______________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ex.:_____________________________________________________________________________________ 5)______________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ex.:_____________________________________________________________________________________ 6)______________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ex.:____________________________________________________________________________________

(6)

QUESTÃO 07

Recorte de jornais ou revistas um exemplos referente a cada uma das figuras de linguagens listadas abaixo. Cole-as em folha(s) branca(s) A4, nomeando-as e anexe o material no final deste trabalho.

A) Antítese. B) Hipérbole. C) Metáfora. D) Metonímia. E) Personificação. F) Sinestesia. G) Comparação. QUESTÃO 08 (http://zip.net/bttKfto-Acessado em 15 de abril de 2017) Explicite como é construído o humor na tira. (Observação: Não descreva a tira e sim o seu efeito de humor -

A resposta deverá ser dadas através de um parágrafo expositivo organizado em 3 períodos

(mínimo 06 e máximo 08 linhas ). 05 linhas serão consideradas insuficientes para correção ).

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

(7)

HISTÓRIA ESTRANHA

Um homem vem caminhando por um parque quando de repente se vê com sete anos de idade. Está com quarenta, quarenta e poucos. De repente dá com ele mesmo chutando uma bola perto de um banco onde está a sua babá fazendo tricô. Não tem a menor dúvida que é ele mesmo. Reconhece a sua própria cara, reconhece o banco e a babá. Tem uma vaga lembrança daquela cena. Um dia ele estava jogando bola no parque quando de repente aproximou-se um homem e...

O homem aproxima-se dele mesmo. Ajoelha-se, põe as mãos nos seus ombros e olha nos seus olhos. Seus olhos se enchem de lágrimas. Sente uma coisa no peito. Que coisa é a vida. Que coisa pior ainda é o tempo. Como eu era inocente. Como os meus olhos eram limpos. O homem tenta dizer alguma coisa, mas não encontra o que dizer. Apenas abraça a si mesmo, longamente. Depois sai caminhando, chorando, sem olhar para trás.

O garoto fica olhando para a sua figura que se afasta. Também se reconheceu. E fica pensando, aborrecido: quando eu tiver quarenta, quarenta e poucos, como eu vou ser sentimental!

(Luís Fernando Veríssimo, Comédias para se ler na escola. acessado em 15 de abril de 2017.)

QUESTÃO 09

Recorde: “(...) no encontro com a criança, os olhos do homem se enchem de lágrimas. E depois, ele sai caminhando, chorando.”

Apresente o motivo do choro desse homem.

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

QUESTÃO 10

Considerando o contexto, explique o título “História estranha”.

______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________

QUESTÃO 11

Observe: “Que coisa é a vida. Que coisa pior ainda é o tempo”. De acordo com o texto, o que a vida e o tempo fazem com as pessoas? A) o tempo e a vida trazem vitórias;

B) a vida e o tempo destroem nossa personalidade;

C) a vida e o tempo envelhecem as pessoas e tiram sua inocência; D) o tempo e vida faz do homem um ser improdutivo.

QUESTÃO 12

Observe a linguagem verbal presente em uma placa colocada na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

(8)

Identifique o elemento na frase que gera ambiguidade ao texto e explique por que essa ambiguidade é gerada. ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ QUESTÃO 13

Leia a propaganda abaixo.

(Fonte: http://www.klickeducacao.com.br/2006/arq_img_upload/paginas/594/prlp0604.jpg. Acesso: 01. Abr. 2016.) O recurso estilístico presente na propaganda é a

A) antítese. B) metonímia. C) personificação. D) paradoxo.

- Todas as respostas deverão retomar as ações da narrativa a partir da leitura da obra. Respostas que se limitarem ao enunciado da questão não serão consideradas;

(9)

QUESTÃO 14

FICHAMENTO LITERÁRIO

a) Escolha um conto de O Espelho e outros contos machadianos, de Machado de Assis, e faça o primeiro fichamento.

Título do Conto: Número da ficha:

Personagens:

Espaço:

Foco Narrativo:

Tempo:

Enredo (Tema Central)

Resumo (enredo) Situação Inicial:

--- --- -- --- --- --- --- --- Conflito: --- --- --- --- --- --- --- --- ---

(10)

b) Escolha o 2º conto de O Espelho e outros contos machadianos, de Machado de Assis, e faça o próximo fichamento. Clímax: --- --- --- --- --- --- --- --- --- Desfecho: --- --- --- - --- --- --- --- ---

Título do Conto: Número da ficha:

Personagens:

Espaço:

Foco Narrativo:

Tempo:

(11)

Resumo (enredo) Situação Inicial: - --- --- --- --- -- --- ---Conflito: --- --- --- -- - --- --- --- Clímax: --- --- --- --- -- --- --- --- Desfecho: - --- -- - --- ---

(12)

QUESTÃO 15

APRESENTE O ENREDO DESSA OBRA. Situação Inicial: --- --- --- --- --- --- - --- --- Conflito: --- --- --- --- --- --- - --- --- Clímax: --- --- --- --- --- --- --- ---

QUESTÃO REFERENTE AO LIVRO: Batendo à porta do céu, de Jordi Sierra i Fabra, Editora Biruta.

- Todas as respostas deverão ser dadas através de um parágrafo expositivo

organizado em 3 períodos (mínimo 06 e máximo 08 linhas ). 05 linhas serão

consideradas insuficientes para correção.

(13)

Desfecho: --- --- --- --- --- --- --- --- ---

“Saúde e Paz!”

Referências

Documentos relacionados

Concatenando-se estes materiais sobre gamificação no ensino e narrativa no design de games, foi possível produzir uma ferramenta didática gamificada que se esforçasse, como se

Pronotum disco antice rotuadato, postice deplanato, margine postiço rotundato, lobis deflexis subquadratis, antice concavis, inferne subrectis, postice regu- lariter

O proteoma das quatro formas principais do Trypanosoma cruzi (epimastigotas, tripomastigotas metacíclicas, amastigotas e tripomastigotas sanguíneas) publicado em 2005 por Atwood

2.5 - ‐ Será cobrado de todos os Beneficiados, mensalmente, através de boleto bancário ou outra forma que venha a ser estabelecida pela Diretoria Executiva, uma mensalidade por

Os demais casos de acento diferencial não são mais utilizados: para (verbo), para (preposição), pelo (substanti-.. vo),

Importa ainda referir que, a prova desta disciplina contempla a componente escrita e prática, o grau de exigência resulta dos critérios gerais de classificação, balizados

Se os personagens não intervierem com DuBois, provavelmente irão direto ver Karin, que se encontra em companhia de Alfred: ela acaba de se levantar, e Lucille está preparando seus

Coordenação do Sistema de Gestão Integrado, baseado nas normas internacionais ISO 9001 (Qualidade), ISO 14001 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (Saúde Ocupacional e