• Nenhum resultado encontrado

Programa de Apoio aos Actores Não Estatais (PAANE)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Apoio aos Actores Não Estatais (PAANE)"

Copied!
34
0
0

Texto

(1)

República de Moçambique Ministério dos Negócios Estrangeiros e

Cooperação Gabinete do Ordenador Nacional

Delegação da União Europeia em Moçambique

Programa de Apoio aos Actores Não Estatais

(PAANE)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos

estudos de base dos resultados dos Estudos sobre

"Espaços de Diálogo" e "Campanha para a

Cidadania"

(2)

Índice

1. Abertura do seminário ... 1

2. Apresentação PAANE ... 1

3. Apresentação do estudo "Espaços de Diálogo" e discussão ... 1

a) Apresentação ... 1

b) Discussão ... 1

4. Apresentação do estudo sobre a "Campanha para a Cidadania" e discussão ... 2

a) Apresentação ... 3

b) Discussão ... 3

5. Conclusões finais ... 3

6. Anexo... 4

a) Agenda ... 4

b) Lista dos participantes ... 5

(3)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

1. Abertura do seminário

O evento teve inicio pelas 14h40 minutos tendo como mestre de cerimonia a Sra. Marta Gwambe que deu boas vindas aos participantes do evento, apresentando os membros e representantes do Gabinete do Ordenador Nacional (GON), Delegação da União Europeia e Equipa de Assistência Técnica (EAT) do PAANE e só dois peritos que realizaram os estudos e apresentou a agenda do evento. A abertura do evento foi feita por o Sr. Armindo Guibunda representante do GON.

2. Apresentação PAANE

A apresentação do PAANE foi feita pelo Sr. Leone Tarabusi chefe da EAT e abordou os seguintes aspectos:

• Enquadramento geral do programa, a lógica da intervenção, • Motivações subjacentes a implementação do PAANE, • Beneficiários e grupos-alvo do Programa,

• Actividades e ferramentas do Programa , • Orçamento do programa,

• Modalidades de implementação,

• Actividades realizadas até a data e previstas para o futuro próximo. 3. Apresentação do estudo "Espaços de Diálogo" e discussão

a) Apresentação

Abriu-se espaço para a apresentação do perito do estudo "Espaços de Diálogo", o Sr. José Jaime Macuane, o qual abordou os seguintes aspectos:

• Foco do estudo e os objectivos do mesmo, • O conceito de espaço de diálogo,

• Metodologia usada e limitações encontradas • Principais resultados do estudo,

• Indicadores do resultado,

• Recomendações para o programa. b) Discussão

 Sr. Viriato Tamele (CJE): Propôs modicar a agenda, adiando a sessão de perguntas e respostas após a apresentação do estudo sobre a cidadania, sendo os dois temas ligados. A proposta não aceite.

Também salientou que na tipologia dos espaços de diálogo, faltavam os “grandes” tais como a Assembleia da República, os Conselhos municipais, e também os “novos” como os médias, redes de comunicação sociais, etc...

 Sra. Fernanda Farinha (CEP): saudou a iniciativa que vai no sentido de uma sistematização das questões sobre a cidadania. Informou que gostaria de ter mais elementos em relação com as diferenças de percepção das pessoas nas zonas rurais e nas cidades. Notou que a exclusão dos espaços de diálogo está mais fortes fora de Maputo. Lamentou que o Programa CEP não foi listado, informando que o dialogo é mesmo o

(4)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

foco principal do CEP e sugerindo finalmente a necessidade de criar sinergias entre os dois programas.

 Sra. Terezinha da Silva (WLSA): pediu um esclarecimento sobre a noção de “democracia participativa”. Perguntou se o facto de realizar os estudos num período eleitoral (eleições autárquicas) não criou problemas. Pediu mais detalhes em relação com o papel das Plataformas regionais avaliadas como sendo fracas. A participação das mulheres e dos jovens nos espaços de diálogo ainda está fraca mas está aumentando, sendo justificado muitas das vezes por existência de problemas de linguagem.

 Pessoa não identificada: pediu clarificações sobre o conceito de participação democrática. Perguntou se a percepção das zonas rurais / urbanas é diferente. Ainda demandou se existe uma ligação entre o nível de formação e educação e a participação ao diálogo, sendo que participar quer dizer ser activo, e não apenas estar presente.

 Sra. Emma Cardoso (CESC): Pediu para ter mais elementos em relação com a pressão exercida nas ONGs devido a dependência com os financiamentos públicos. Exprimiu uma dúvida em relação com a qualidade dos resultados apresentados mencionando o facto dados não poder ser considerados representativos da situação geral do pais conforme em Moçambique. Finalmente pediu esclarecimentos sobre os critérios de selecção dos lugares para a pesquisa

 Sr. Christian Kapfensteiner (GIZ): Perguntou porque o perito avalia o diálogo sectorial como sendo de melhor qualidade em comparação com o diálogo geral. Questionou a recomendação do estudo sobre a produção das evidências sólidas pelas OCBs, duvidando que este trabalho não esta ser feito.

 Sra. Tinie Van Eys (PROGRESSO): Questionou porque o estudo mesmo tendo levantado que mais do que a metade das pessoas entrevistadas não sabem como são eleitos /escolhidos os membros dos espaços criados pelo Governo, não apresentou uma recomendação neste sentido. Sublinhou que é preciso distinguir os tipos de espaços e a “vontade” que está na origem da sua criação. Manifestou uma certa reticência em apoiar os Comités criados pelo Governo e cujos membros não estão reunidos pelas suas próprias vontades.

 Sr. Manuel Sambo (AEISRI – associação de estudantes): Afirmou que o diálogo em África, incluído em Moçambique, está a ser dificultado pela diversidade étnica que é a causa de conflitos sociais.

 Sr. José Gundana (AMODE): Informou sobre o programa da Amode, em parceria com CIES que quer enfrentar a questão da participação. Informou que o relatório final do programa será apresentado no dia 9 de Abril no Conselho Municipal de Maputo. Sublinhou ainda a diferencia entre “gestão participativa” e “democracia representativa”:os conselhos consultivos, por exemplo, são órgãos de democracia mas não funcionam na base de uma gestão participativa, sendo o diálogo no seu seio é limitado e não sendo representativos.

Apos a discussão e as intervenções do publico o Sr. Macunae respondeu a algumas perguntas. Em particular informou que os peritos trabalharam na base dos Termos de Referencias dados pelo PAANE e que escolha das províncias foi feita de maneria de incluir uma por cada zona do pais (Norte, Centro e Sul) e dentro das 3 províncias escolhidas (Cabo Delgado, Zambézia e Maputo) foram incluídos três distritos sendo umo o da capital provincial mais um costeiro e um no interior. Informou portanto que os dados e as conclusões resultantes não podem ser consideradas representavas a nível do País inteiro.

(5)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

a) Apresentação

Abriu-se espaço para a apresentação do perito do estudo sobre "Campanha para a Cidadania", o Sr. Padil Salimo que abordou os seguintes aspectos:

• Objectivos da implementação do estudo, resultados esperados e objectivos do PAANE, • Metodologia de trabalho,

• Resultados do estudo realizado,

• Conclusões e recomendações para o programa incluindo áreas temáticas, potenciais parcerias e o quadro dos indicadores e monitoria.

b) Discussão

 Sra. Terezinha da Silva (WLSA): questionou a a utilização de terminologias que deve ser uniformizada, falando as vezes de “jovens”, outras de “crianças”, e outras de “jovens adolescentes” para designar o mesmo grupo de pessoas. A lei de promoção e Protecção dos Direitos da Criança, as Convenções internacionais, a OMS e o Ministério da Saúde definiram claramente as categorias de jovens por idade. Salientou como que os trabalhos feitos pela WLSA no passado testemunham que é preciso ter muito cuidado na intervenção com os jovens, programado intervenções multissectoriais que liguem edução, saúde e desporto Lembrou que o Moçambique está classificado dentro dos “piores” países no Mundo para as taxas de casamento prematuro e de gravidez precoce. Disse que em nome da cultura e da tradição, as crianças e os jovens são “objectos” de direito e não “sujeito” de direito por isso. reforçar o trabalho com os países é neste sentido essencial.

 Pessoa desconhecida: questionou que o facto dos próprios funcionários público não ter o mínimo de conhecimento sobre a cidadania limita a sua capacidade de poder transmitir algum conhecimento em matéria aos alunos. Afirmou que é portanto preciso melhorar a sua formação.

 Sr. Saide Agostinho (Parlamento juvenil): Perguntou quais são os meios mais eficazes para a transmissão da informação, da mensagem, em particular nas zonas isoladas. O Sr. Salimo informou que no meio rural o uso dos celulares e da internet através deles é bastante difundidos sendo impressionante a potencialidade de tal ferramenta de comunicação. A radio comunitária também deve ser considerado um meio muito eficaz sendo bastante ouvido e levantando o interesse dos jovem.

5. Conclusões finais

O Sr. Leone Tarabusi finalmente tomou a palavra para as considerações conclusivas.. Informou que os próximos passos envolvem a elaboração duma estratégia do PAANE a das linhas directrizes para a publicação dum convite para apresentação de propostas de projectos da sociedade civil. Por isso agradeceu os peritos pelo trabalho realizado, porém informou que os estudos representam expressam a visão de peritos independentes e portanto nem todas as recomendações poderão ser necessariamente tomada em conta na actuação do PAANE. Lembrou ainda que toda o documentação relativa ao evento e ao PANE em geral será disponibilizada no website do Programa, convidado os presentes a visitar o website do PAANE periodicamente par se manter actualizados sobre as iniciativas em curso.

(6)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

Finalmente agradeceu todos os participantes, os convidou por um copo de agua e fechou o evento.

6. Anexos a) Agenda

PROGRAMA DO ENCONTRO

Horário Actividade Responsável/ Instituição

14h30 – 14h40 Mensagem de boas-vindas e apresentação dos

objectivos do encontro

Gabinete do Ordenador Nacional

14h40 – 14h50 Informação geral sobre o PAANE Leone Tarabusi – Chefe de

Equipa do PAANE

14h50 – 15h20 Apresentação dos resultados do Estudo sobre Espaços

de Diálogo

José Macuane – Perito

realizador do estudo

15h20 – 15h50 Sessão de perguntas e comentários Sessão plenária

15h50 – 16h20 Apresentação dos resultados do Estudo sobre

Campanha para a Cidadania

Padil Salimo - Perito realizador do estudo

16h20 – 16h50 Sessão de perguntas e comentários Sessão plenária

16h50 – 17h00 Conclusões e informações sobre as próximas etapas

do PAANE

Leone Tarabusi

(7)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(8)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(9)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(10)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(11)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(12)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(13)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(14)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(15)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(16)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(17)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(18)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(19)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(20)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(21)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(22)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(23)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(24)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(25)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(26)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(27)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(28)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(29)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(30)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(31)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(32)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(33)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

(34)

Relatório do Seminário da Apresentação Pública dos estudos de base dos resultados dos Estudos sobre "Espaços de Diálogo" e "Campanha para a Cidadania" - 08 de Abril de 2014, Hotel Cardoso, Maputo.

Referências

Documentos relacionados

Prestadores Prestadores Ciclo de Debates Ciclo de Debates GV Sa GV Sa ú ú de de 18.outubro.2006 18.outubro.2006 1. Aç ções SulAm ões SulAmé érica rica - - Curto/Mé

Deve haver continuidade das ações pois as carências são enormes: formação, reforço de capacidades dos media e apoio institucional. Deve enfatizar-se mais o papel dos

A aplicação de parafina em raízes de mandioca tem sido eficiente para prolongar o seu período de conservação.. Este efeito é atribuído à diminuição da permeabilidade ao

Diversos autores avaliam que a tecnologia de moagem em moinhos de carga agitada por impelidores será de fundamental importância para minimizar o consumo de energia de moagem

Endereço de email, forma de tratamento, primeiro e último nomes, morada de faturação, informação de pagamento, dados de login. Afiliados: também nomeámos um prestador de serviços

Interpretar e realizar os relatórios, de TC funcional e RM funcional, na avaliação do encéfalo, crânio, base do crânio, pescoço, coluna vertebral e sistema nervoso

a) Continuar a fomentar e desenvolver estudos de abrangência regional, de caráter com- parado e preferencialmente interinstitucional que permitam aprofundar o conhecimento so- bre

O objetivo deste estudo foi analisar a validade e reprodutibilidade do LAn determinado com concentração fixa de lactato durante o 20MST em jogadores de futebol. Os principais achados