• Nenhum resultado encontrado

NOME DO PRODUTO: SELANTE - JUNTA LÍQUIDA DE SILICONE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOME DO PRODUTO: SELANTE - JUNTA LÍQUIDA DE SILICONE"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1. Identificação do produto e da empresa

Nome do produto: Selante de junta líquida de silicone Sinônimos: Nenhum

Números do item: 085-040-816

2. Identificação de perigos

Detalhes do contato na Europa

Detalhes do contato nos EUA

Edwards, Crawley Business Quarter, Manor Royal, Crawley, West Sussex, RH10 9LW, England E-mail: info@edwardsvacuum.com

Edwards, 6416 Inducon Drive West, Sanborn, New York, 14132 USA

Informações gerais Reino Unido: +44 (0)1293 528844 França: +(33) 1 47 98 24 01 Alemanha: +(49) 6420-82-410 Itália: +(39) 0248-4471 Informações gerais +(1) 978-658-5410 Ligação gratuita: 1-800-848-9800

Número de telefone de emergência 24 horas: Chemtrec: 1-800-424-9300

VISÃO GERAL DE EMERGÊNCIA

Pasta branca que reage com a umidade no ar, gera ácido acético lentamente. Evite a inalação e o contato com a pele, os olhos e as roupas.

Para efeitos de exposição por curtos e longos períodos de tempo, consulte a Seção 11 - Dados toxicológicos. Efeitos nos olhos: O produto não curado ou seus vapores podem causar irritação.

Efeitos na pele: O contato prolongado ou repetido da pele com o produto não curado pode causar irritação.

Efeitos da ingestão/orais: Improvável, em condições normais de uso.

Efeitos da inalação: O produto não curado ou seus vapores podem causar irritação leve. Quando aquecido em temperaturas acima de 150 ºC na presença de ar, os silicones podem formar vapores de formaldeído. O formaldeído é um perigo de câncer potencial e um conhecido sensibilizador respiratório e da pele. Condições de manuseio seguro podem ser obtidas,

(2)

3. Composição/informações dos ingredientes

* Classe de risco e frase de risco. Essas colunas são apenas para ingredientes classificados como perigosos sob a Diretiva da UE, Nº 1272/2008 (em sua versão modificada) e estão presentes em concentração suficientes para tornar a substância geral perigosa. Em todas as outras situações, a coluna será preenchida como “Não se aplica”. Observação: A exposição à mistura durante a cura liberará 1 a 5% de ácido acético.

Códigos de risco NFPA Códigos de risco HMIS Sistema de classificação

Saúde 1 Saúde 2 0 = Sem risco

Inflamabilidade 1 Inflamabilidade 1 1 = Risco leve

Instabilidade 1 Reatividade 1 2 = Risco moderado

3 = Risco sério 4 = Risco grave

Ingrediente % de peso Nº CAS Categoria do risco* Frase de risco* Resina de silicone

Proprietário

60 - 100 Não se aplica Não se aplica Não se aplica Dióxido de silicone 5 - 10 7631-86-9 Não se aplica Não se aplica Meio hidrotratado de destilados

(petróleo)

5 - 10 64742-46-7 Não se aplica Não se aplica Triacetato de metilsilanotriol 1 - 5 4253-34-3 Não se aplica Não se aplica Triacetoxietillsilano 1 - 5 17689-77-9 Não se aplica Não se aplica Dióxido de titânio 1 - 5 13463-67-7 Não se aplica Não se aplica Ácido acético 0,1 - 1 64-19-7 Não se aplica Não se aplica Hidróxido de alumínio 0,1 - 1 21645-51-2 Não se aplica Não se aplica

(3)

4. Medidas de primeiros socorros

5. Medidas de combate a incêndio

Para saber as propriedades de inflamabilidade, consulte a Seção 9.

6. Medidas de vazamento acidental

Remova todas as fontes de ignição. Us equipamento de proteção adequado (consulte a Seção 8).

Remova o produto, tanto quanto possível. O produto derramado se solidificará. Armazene em um recipiente fechado até estar pronto para o descarte. Mantenha boa ventilação para grandes derramamentos. Não permita que o produto derramado entre nos drenos ou águas abertas.

7. Manuseio e armazenamento

Olhos: Lave os olhos por 15 minutos com grandes quantidades de água, abrindo e fechando os olhos com frequência. Procure orientação médica se a irritação persistir.

Pele: Remova as roupas contaminadas. Limpe a pasta com papel toalha ou tecido. Limpe a área afetada completamente lavando com água e sabão neutro. Se irritação ou vermelhidão se desenvolver e persistir, consulte um médico.

Ingestão/oral: Se ingerido, não provoque o vômito. Pequenas quantidades na boca podem ser lavadas com água. Procure assistência médica.

Inalação: Se sintomas respiratórios se desenvolverem, leve a vítima para longe da fonte de exposição e para o ar fresco. Se os sintomas persistirem, procure orientação médica.

Outras informações: Não há.

Meios de extinção: Pó químico seco, dióxido de carbono ou espuma. Risco de incêndio e explosão: Não há.

Equipamento de proteção especial para bombeiros:

Os bombeiros devem usar equipamento respiratório autônomo aprovado pela NIOSH se houver o potencial para exceder os limites da exposição.

Decomposição perigosa Os ácidos acéticos podem ser produzidos quando expostos à água ou umidade. Pode começar a liberar formaldeído, óxidos de silicone e carbono em temperaturas de 150 ºC.

(4)

8. Controles de exposição/Proteção pessoal

Limites da exposição:

Proteção pessoal:

Ingrediente ACGIH - TLV OSHA - PEL Limites da exposição ocupacional EH40 (UK) Dióxido de silicone 6 mg/m3- TWA 10 mg/m3- TWA Nenhum

Meio hidrotratado de destilados (petróleo) 5 mg/m 3- TWA (Fração inalável) 5 mg/m3- TWA (Névoa) Nenhum

Triacetato de metilsilanotriol Nenhum Nenhum Nenhum

Triacetoxietillsilano Nenhum Nenhum Nenhum

Dióxido de titânio 10 mg/m3- TWA 15 mg/m3- TWA

(Pó total)

Nenhum Ácido acético 10 ppm - TWA

15 ppm - STEL

10 ppm - TWA Nenhum Hidróxido de alumínio 10 mg/m3- TWA

(como Al - Pó total) 1 mg/m3- TWA (Fração respirável) 15 mg/m3- TWA (como Al - Pó total) 5 mg/m3- TWA (Fração respirável) Nenhum

Medidas de engenharia: Verifique se a ventilação é adequada, principalmente em áreas confinadas. Proteção respiratória: Use respirador aprovado pela NIOSH, se houver o potencial para exceder os limites

da exposição.

Proteção das mãos/pele: Use luvas impermeáveis e evite o contato prolongado com a pele. Recomendamos o uso de camisas de mangas longas e calças compridas.

Proteção para os olhos/rosto: Óculos de proteção aprovados com proteções laterais ou óculos de segurança contra respingos de produtos químicos.

Medidas de higiene: Lave as mãos após o uso e antes de manusear alimentos ou de aplicar cosméticos. Não fume nas imediações.

(5)

9. Propriedades físicas e químicas

10. Estabilidade e reatividade

11. Dados toxicológicos

Para obter uma descrição abrangente dos vários efeitos toxicológicos (saúde) que podem surgir se o usuário entrar em contato com a substância ou com a preparação, consulte a Seção 2 - Identificação de perigos.

Dados de testes em animais:

Aparência e odor Pasta branca, com odor: Ácido acético

Ponto de ebulição Não há dados disponíveis

oC/oF

pH (conforme fornecido) Não há dados disponíveis Ponto de congelamento Não há dados disponíveis

oC/oF

Solubilidade em água Polimeriza na presença de água

Autoignição Não há dados disponíveis

oC/oF

Conteúdo volátil por volume 3,08% ou 32 g/l Ponto de fulgor > 93 / 200 oC/oF

Gravidade específica 1,01 a 20 ºC

Pressão do vapor (mbar) 0,13 x 10-2 a 20 ºC Pressão do vapor (Torr) 0,1 x 10-2 a 20 ºC

Estabilidade: Estável, em condições normais de uso.

Material/condições a evitar: Evite expor à umidade, bases, agentes oxidantes, água, ácidos ou temperaturas acima de 150 ºC.

Decomposição perigosa: Ácido acético, óxido de silicone e carbono são liberados lentamente em contato com a umidade. Pode liberar formaldeído quando exposto a temperaturas acima de 150 ºC.

Polimerização perigosa: Não há.

Componente LD50 LC50

Dióxido de silicone Oral: > 22.500 mg/kg (rato) Não há dados disponíveis Meio hidrotratado de destilados (petróleo) Não há dados disponíveis Não há dados disponíveis

(6)

Carcinogenicidade:

Cancerígeno IARC:

O dióxido de titânio é listado como cancerígeno para seres humanos (Grupo 2B). O óxido de titânio é listado como “conhecido cancerígeno” pela OSHA.

Cancerígeno ACGIH:

Meio hidrotratado destilado (petróleo), dióxido de titânio e hidróxido de alumínio são listados como cancerígenos para seres humanos (grupo A4).

Dados toxicológicos adicionais

12. Informações ecológicas

Nenhum estudo específico foi realizado sobre a ecotoxicidade ou destino ambiental deste material. Entretanto, os dados comumente disponíveis indicam que liberações não controlados no solo, águas subterrâneas ou águas de superfície poderiam implicar em efeitos ecológicos agudos e/ou crônicos, dependendo da quantidade e da concentração dessas liberações.

Não se acredita que as liberações de componentes voláteis na atmosfera resultem em consequências ecológicas significativas, contanto que essas liberações estejam dentro dos níveis de exposição especificado neste documento.

13. Considerações de descarte

Se este produto se tornar um resíduo, ele não será perigoso de acordo com os critérios da RCRA (40 CFR 261). Descarte em conformidade com o EPA e com os regulamentos do governo local. A borracha pode ser descartada em aterros de acordo com o EPA e os regulamentos do governo local.

Componente perigoso Efeitos à saúde/Órgãos vitais

Dióxido de silicone Pó irritante

Meio hidrotratado de destilados (petróleo) Irritante Triacetato de metilsilanotriol Irritante, alergênico

Triacetoxietillsilano Nenhum órgão vital

Dióxido de titânio Irritante, respiratório, alguma evidência de carcinogenicidade Ácido acético Alergênico, corrosivo, olhos, gastrointestinal, sistema imune, rim Hidróxido de alumínio Irritante, pulmão, respiratório

(7)

14. Informações sobre transporte

Este produto não é classificado como perigoso pelas leis que regem seu transporte.

15. Informação sobre regulamentação

Informação de regulamentação europeia

Este produto foi classificado em conformidade com o Regulamento da UE Nº 1272/2008 (em sua versão modificada) na Classificação, Identificação e Embalagem de Substâncias e Misturas.

Classificado como perigoso para abastecimento: Não.

Frases de risco: Não se aplica.

Frases de segurança: Não se aplica.

Símbolos: Não se aplica.

Lei Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos da Alemanha: Classe de contaminação de água - Mistura - Não se aplica.

Informação sobre regulamentação nos Estados Unidos

Todos os materiais deste produtos estão sob o controle do U.S. Toxic Substances Control Act (TSCA). SARA TÍTULO III - SEÇÃO 313 NOTIFICAÇÃO DO FORNECEDOR:

Este produto não contém produtos químicos tóxicos sujeitos aos requisitos do relatório da Seção 313 do EPCRA (Emergency Planning and Community Right-to-Know Act) de 1986 e 40 CFR Parte 372.

Proposta 65 da Califórnia: Este produto não contém produtos químicos conhecidos pelo Estado da Califórnia por causar câncer ou toxicidade ao sistema reprodutor.

Informações sobre regulamentação do Canadá

Classificação WHMIS: D2A, D2B.

PARÂMETRO EUROPEU TDG CANADENSE DOT DOS ESTADOS UNIDOS Nome apropriado para embarque Não se aplica Não se aplica Não se aplica

Categoria do risco Não se aplica Não se aplica Não se aplica Número de identificação Não se aplica Não se aplica Não se aplica Etiqueta de remessa Não se aplica Não se aplica Não se aplica

(8)

16. Outras informações

Esta Folha de dados de segurança de material foi compilada de acordo com ANSI Z400.1 e Regulamento (EC) Nº 1907/ 2006 relativo ao REACH (Registration, Evaluation, Authorisation and Restriction of Chemicals [Registro, Avaliação, Autorização e Restrição dos Produtos Químicos]).

Fontes de informação para esta folha de dados:

• Loctite “Superflex(R) White RTV Silicone Adhesive Sealant” Folha de dados de segurança. Data da edição: Setembro de 2010.

• Loctite “Superflex(R) White RTV Silicone Adhesive Sealant” Folha de dados de segurança. Data da edição: Maio de 2007.

Glossário:

ACGIH - American Conference of Governmental Industrial Hygienists; ANSI - American National Standards Institute; Canadian TDG - Canadian Transportation of Dangerous Goods; CAS - Chemical Abstracts Service; Chemtrec - Chemical Transportation Emergency Center (US); DSL - Domestic Substances List; EEC - European Economic Community; EH40 (UK) - HSE Guidance Note EH40 Occupational Exposure Limits; EPA - Environmental Protection Agency; EPCRA - Emergency Planning and Community Right-to-Know Act; EU - European Union; HMIS - Hazardous Material Information Service; LC - Lethal Concentration; LD - Lethal Dose; NFPA - National Fire Protection Association; OSHA - Occupational Safety and Health Administration, US Department of Labour; PEL - Permissible Exposure Limit; RCRA - Resource Conservation and Recovery Act; SARA (Title III) - Superfund Amendments and Reauthorization Act; SARA 313 - Superfund Amendments and Reauthorization Act, Section 313; SCBA - Self-Contained Breathing Apparatus; SPI - Society of Plastics Industry, Inc.; STEL - Short Term Exposure Limit; TLV - Threshold Limit Value; TSCA - Toxic Substances Control Act Public Law 94-469; TWA - Time-Weighted Average; US DOT - US Department of Transportation; WHMIS - Workplace Hazardous Materials Information System.

Revisões:

Fevereiro de 2009 - Folha de dados atualizada para refletir as informações mais recentes do fornecedor sobre segurança.

Junho de 2010 - Folha de dados atualizada para refletir as informações de segurança mais recentes do fornecedor e as informações sobre o regulamento atual.

Junho de 2012 - Folha de dados atualizada para refletir as informações de segurança mais recentes do fornecedor e as informações sobre o regulamento atual.

Embora as informações e recomendações nesta folha de dados sejam o melhor do nosso conhecimento correto, recomendamos que você faça sua própria determinação de adequação do material para o seu propósito antes de usá-lo. As informações contidas nesta folha de dados foram reproduzidas dos dados dos fabricantes; a precisão dessas informações é responsabilidade do fabricante. A Edwards não aceita nenhuma responsabilidade por danos de qualquer natureza resultantes do uso, ou a dependência, desta folha de dados.

Referências

Documentos relacionados

Então Ulisses, que todos diziam ser o mais manhoso dos homens, pensou, pensou e teve uma ideia: construir um enorme, um gigantesco cavalo de pau, assente num estrado com rodas para

Veem o soalho da tribuna, as gelosias 4 que dão para a capela real, e amanhã, à hora da primeira missa, se entretanto não regressarem aos veludos e à arca, hão de ver

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

§ 1° O plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, é instrumento básico da política de desenvolvimento e

Mestrado em Administração e Gestão Pública, começo por fazer uma breve apresentação histórica do surgimento de estruturas da Administração Central com competências em matéria

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a

Diante da necessidade de desenvolvimento de tecnologias que auxiliam na vida dos deficientes visuais, juntamente com a importância e benefícios que elas trazem

Utilize o EPI´s (avental e camisa de mangas compridas, calça, botas, e luvas de borracha, óculos protetor e máscara protetora contra eventuais vapores). Em caso de derrame