• Nenhum resultado encontrado

Reunião discute implantação. o Programa de Coleta Seletiva

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Reunião discute implantação. o Programa de Coleta Seletiva"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Ano V - Número 230 - Distribuição gratuita - 31 de Outubro de 2014

Nesta quarta-feira, 29, foi apre-sentado o Programa de Coleta Sele-tiva Solidária (PCSS) por técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em reunião na Casa da Cultu-ra. A intenção é que o município passe a realizar esta coleta, incluin-do os cataincluin-dores de materiais reciclá-veis. Na reunião, os representantes de cada secretaria municipal recebe-ram atribuições para o desenvolvi-mento do programa. A intenção é ini-ciar a coleta seletiva nos setores do serviço público.

• Página 3

Reunião discute implantação

de programa de coleta seletiva

O Sesc está oferecendo aulas gratui-tas de fotografia na Casa da Cultura de Rio Claro. Toda terça-feira, das 9h às 11h, cerca de 40 alunos se dividem em duas turmas para aprender a história e técnicas da fotografia e as configura-ções da câmera. As aulas fazem parte do Projeto Autorretrato Poético e vão até dezembro. • Página 8

Curso de

fotografia é

oferecido na

Casa da Cultura

IFRJ abre

inscrições para

curso técnico de

Secretaria Escolar

• Página 8

Alunos do São

José participam

de Olimpíada

de Astronomia

• Página 5

Feira de ciências

é realizada

em escola

do Macundu

• Página 5 Lúcia Teixeira

(2)
(3)

Boletim Oficial do Município de Rio Claro - 31/10/2014

3

Reunião discute implantação

de programa de coleta seletiva

Rio Claro

Nesta quarta-feira, 29, foi apre-sentado o Programa de Coleta Seletiva Solidária (PCSS) por técni-cos do Instituto Estadual do Ambi-ente (Inea), em reunião na Casa da Cultura. A intenção é que o município passe a realizar esta coleta, incluindo os catadores de materiais recicláveis.

A equipe do Inea responsável pela apresentação foi composta por: Mayra Ferrari, assessora téc-nica; Ricardo Gonçalves, coorde-nador; Anderson da Conceição, catador, e Francine Ramalho, as-sessora técnica.

Na reunião, foram apresenta-das propostas para o avanço do município na coleta seletiva, com a valorização do trabalho dos ca-tadores de recicláveis. Os repre-sentantes de cada secretaria mu-nicipal receberam atribuições para o desenvolvimento do pro-grama. A intenção é iniciar a co-leta seletiva nos setores do servi-ço público.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Artur Sabino, a Prefeitura busca im-plantar este programa no municí-pio e já foi assinado convênio com o Inea e o governo do Esta-do. Atualmente, o lixo produzido em Rio Claro é mandado para a Central de Tratamento de Resí-duos (CTR) de Barra Mansa. Sa-bino relatou que, em visita ao lo-cal, percebeu-se que muitos resí-duos ali depositados poderiam ser reaproveitados.

O objetivo da implantação do PCSS, além de seguir a legisla-ção, está em evitar a contamina-ção dos recicláveis, gerar renda e aumentar o valor do ICMS Verde. Participaram da reunião repre-sentantes das secretarias de: Ad-ministração; Ordem Pública; Fi-nanças; Planejamento e Orça-mento; Cultura, Turismo, Even-tos, Esporte e Lazer; Previdên-cia, Assistência Social e Direitos Humanos; Planejamento Urbano, Obras e Serviços Públicos; Go-verno; Educação; Meio Ambiente e Agricultura e Saúde. O verea-dor Ricardo Celular também es-teve presente.

Mayra explica as etapas do programa para cada representante

(4)

Rio Claro

No último dia 17, a Es-cola Municipalizada de Lí-dice, dirigida por Luciene Bezerra, realizou a 5ª Fei-ra de Ciências (Inovatec). Os trabalhos foram expos-tos no pátio e em algu-mas salas e o diferencial deste ano foi a participa-ção dos pais.

De acordo com Lucie-ne, os alunos trabalharam diversos temas dentro da ciência e mostraram a contribuição desta para outras áreas, como es-porte, saúde, lazer e edu-cação. Um destaque foi ára a questão do reapro-veitamento do lixo tecno-lógico, momento em que os alunos usaram a cria-tividade para apresentar opções de uso para estes itens.

Os trabalhos expostos estão listados a seguir:

• Tecnologia do lar (Professora Jane - 3º ano)

• Tecnologia de informações. Você sabe usar? (Professora Conceição - 3º ano) • As profissões do futuro (Professora Andréa Lemos - 3º ano)

• A tecnologia antiga e atual (Professora Andréia Torres - 4º ano)

• Jovens inventores (robótico e reaproveitamento) - Professora Flávia - 4º ano) • Tecnologia dos alimentos (Professora Aline - 4º ano)

• Tecnologia na saúde (Professora Izilda - 5º ano)

• Programa educacionais tecnológicos: Educação fundamental, educação especial e esporte (Professora Isabel - 5º ano)

• A contribuição do agricultor para o abastecimento urbano de água (Professora Luiza - 3º e 4º anos)

(5)

Boletim Oficial do Município de Rio Claro - 31/10/2014

5

Rio Claro

O Centro Municipal de Ensino São José divulgou os nomes dos alunos que obti-veram as melhores notas da escola na 17º Olimpíada Bra-sileira de Astronomia e Astro-náutica (OBA). O projeto foi coordenado pela professora Patricia Moura.

Em primeiro, ficou João Vitor Costa Resende; em se-gundo, Thiago Loanda Tibúr-cio, e, em terceiro, Alícia Oli-veira da Silva. Todos eles são do 4º ano do Ensino

Rio Claro

A Escola Municipal Dr. Luiz Ascendino Dantas pro-moveu sua Feira de Ciências, no dia 14 de outubro. Neste ano, o tema foi: “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvi-mento Social”.

Os trabalhos foram

desen-Alunos do São

José participam

de Olimpíada

de Astronomia

Fundamental. Os demais alu-nos receberam certificado de participação.

A OBA é direcionada a estudantes do Ensino Funda-mental ou Médio matriculados em escolas públicas ou parti-culares. Os alunos com as melhores classificações pode-rão participar de eventos até internacionais. O objetivo da olimpíada é levar a maior quantidade de informações sobre ciências espaciais para a sala de aula, além de des-pertar o interesse nos jovens

por essas disciplinas. Participação dos alunos busca despertar o interesse pela disciplina

Alunos do Macundu

realizam feira de ciências

volvidos pelas turmas da Educação Infantil e do Ensi-no Fundamental, coordenadas pelos professores e equipe escolar. O evento foi aberto à comunidade.

Os assuntos abordados foram expostos e apresenta-dos pelos alunos, conforme relação abaixo:

(6)
(7)

Boletim Oficial do Município de Rio Claro - 31/10/2014

7

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLARO Gabinete do Prefeito

P O R T A R I A Nº. 809/2014.

O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO CLARO/RJ, no uso de suas atribuições legais e, nos termos da Lei Municipal nº.264, de 23 de dezembro de 2003;

Considerando o Processo Administrativo nº. 3291/2014, R E S O L V E:

Conceder à servidora Eliana Aparecida Pereira, Técnica de Enfermagem, matrícula 21/344, 02 anos de Licença Sem Vencimentos, conforme artigo 81 da Lei Municipal nº. 264, de 23 de dezembro de 2003, a partir de 01 de novembro de 2014.

Revogadas as disposições em contrário, esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação, surtindo efeitos a partir de 01 de novembro de 2014.

Rio Claro/RJ, 23 de outubro de 2014. RAUL MACHADO - Prefeito P O R T A R I A Nº. 810/2014.

O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO CLARO-RJ, usando das atribuições legais de seu cargo, fundamentado no Art. 61, inciso IX da Lei Orgânica, na Lei Municipal nº.719, de 22 de janeiro de 2014, e conforme Concurso Público (Edital 001/2013),RESOLVE:

Nomear Ana Beatriz Seixas Martins, para exercer na Secretaria Municipal de Educação, a partir de 29 de outubro de 2014, o cargo de Agente Auxiliar de Serviços Municipais Gerais, Nível 01, Referência I, do Quadro Permanente de Pessoal da Prefeitura Municipal de Rio Claro-RJ. Registre-se. Publique-se.

Rio Claro/RJ, 24 de outubro de 2014. RAUL MACHADO - Prefeito P O R T A R I A Nº. 811/2014.

O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO CLARO-RJ, usando das atribuições legais de seu cargo, fundamentado no Art. 61, inciso IX da Lei Orgânica, na Lei Municipal nº.719, de 22 de janeiro de 2014, e conforme Concurso Público (Edital 001/2013), RESOLVE:

Nomear Lucimar Rodrigues, para exercer na Secretaria Municipal de Saúde, a partir de 29 de outubro de 2014, o cargo de Cozinheira, Nível 01, Referência I, do Quadro Permanente de Pessoal da Prefeitura Municipal de Rio Claro-RJ.

Registre-se. Publique-se.

Rio Claro/RJ, 24 de outubro de 2014. RAUL MACHADO - Prefeito P O R T A R I A Nº. 812/2014.

O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO CLARO-RJ, usando das atribuições legais de seu cargo, fundamentado no Art. 61, inciso IX da Lei Orgânica, na Lei Municipal nº.719, de 22 de janeiro de 2014, e conforme Concurso Público (Edital 001/2013),RESOLVE:

Nomear Josiana Silva Cardoso, para exercer na Secretaria Municipal de Educação, a partir de 29 de outubro de 2014, o cargo de Pedagogo, Nível 04, Referência I, do Quadro Permanente de Pessoal da Prefeitura Municipal de Rio Claro-RJ.

Registre-se. Publique-se.

Rio Claro/RJ, 24 de outubro de 2014. RAUL MACHADO - Prefeito P O R T A R I A Nº. 813/2014.

O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO CLARO-RJ, usando das atribuições legais de seu cargo, fundamentado no Art. 61, inciso IX da Lei Orgânica, na Lei Municipal nº.719, de 22 de janeiro de 2014, e conforme Concurso Público (Edital 001/2013), RESOLVE:

Nomear Brenda da Silva Santos, para exercer na Secretaria Municipal de Saúde, a partir de 29 de outubro de 2014, o cargo de Técnico de Enfermagem, Nível 12, Referência I, do Quadro Permanente de Pessoal da Prefeitura Municipal de Rio Claro-RJ.

Registre-se. Publique-se.

Rio Claro/RJ, 28 de outubro de 2014. RAUL MACHADO - Prefeito

ESTADO DO RIO DE JANEIRO

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO CLARO Secretaria Municipal de Administração

P O R T A R I A Nº. 290/2014.

A Secretária Municipal de Administração no uso de suas atribuições legais e,

Considerando o artigo 65 da Lei Municipal nº. 264, de 23 de dezembro de 2003;

Considerando o Procedimento Administrativo nº. 3524/2013, R E S O L V E:

Conceder férias ao servidor lotado na Secretaria Municipal de Governo, a saber:

Registre-se. Publique-se.

Rio Claro/RJ, 22 de outubro de 2014. Berenice Reis Valle Machado Secretária Municipal de Administração

Matrícula 32/445 P O R T A R I A Nº. 291/2014.

A Secretária Municipal de Administração no uso de suas atribuições legais e,

Considerando o artigo 65 da Lei Municipal nº. 264, de 23 de dezembro de 2003;

Considerando o Procedimento Administrativo nº. 0759/2014, R E S O L V E:

Conceder férias aos servidores lotados na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Obras e Serviços Públicos, a saber:

Registre-se. Publique-se.

Rio Claro/RJ, 22 de outubro de 2014. Berenice Reis Valle Machado Secretária Municipal de Administração

Matrícula 32/445 P O R T A R I A Nº. 292/2014.

A Secretária Municipal de Administração no uso de suas atribuições legais e,

Considerando o artigo 65 da Lei Municipal nº. 264, de 23 de dezembro de 2003;

Considerando o Procedimento Administrativo nº. 3461/2013, R E S O L V E:

Conceder férias à servidora lotada na Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, a saber:

Registre-se. Publique-se.

Rio Claro/RJ, 22 de outubro de 2014. Berenice Reis Valle Machado Secretária Municipal de Administração

Matrícula 32/445

P O R T A R I A Nº. 293/2014.

A Secretária Municipal de Administração no uso de suas atribuições legais e,

Considerando o artigo 65 da Lei Municipal nº. 264, de 23 de dezembro de 2003;

Considerando o Procedimento Administrativo nº. 3486/2013, R E S O L V E:

Conceder férias ao servidor lotado na Procuradoria-Geral do Município, a saber:

Registre-se. Publique-se.

Rio Claro/RJ, 22 de outubro de 2014. Berenice Reis Valle Machado Secretária Municipal de Administração

Matrícula 32/445 P O R T A R I A Nº. 294/2014.

A Secretária Municipal de Administração no uso de suas atribuições legais e,

Considerando o artigo 65 da Lei Municipal nº. 264, de 23 de dezembro de 2003;

Considerando o Procedimento Administrativo nº. 3448/2013, R E S O L V E:

Conceder férias aos servidores lotados na Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Obras e Serviços Públicos, a saber:

Registre-se. Publique-se.

Rio Claro/RJ, 22 de outubro de 2014. Berenice Reis Valle Machado Secretária Municipal de Administração

Matrícula 32/445 P O R T A R I A Nº. 295/2014.

A Secretária Municipal de Administração no uso de suas atribuições legais e,

Considerando o artigo 65 da Lei Municipal nº. 264, de 23 de dezembro de 2003;

Considerando o Procedimento Administrativo nº. 3506/2013, R E S O L V E:

Conceder férias aos servidores lotados na Secretaria Municipal de Saúde, a saber:

Registre-se. Publique-se.

Rio Claro/RJ, 22 de outubro de 2014. Berenice Reis Valle Machado Secretária Municipal de Administração

(8)

Rio Claro

O Sesc está oferecendo aulas gratuitas de fotografia na Casa da Cultura de Rio Claro. Toda terça-feira, das 9h às 11h, cerca de 40 alu-nos se dividem em duas tur-mas para aprender a história e técnicas da fotografia e as configurações da câmera. As aulas fazem parte do Projeto Autorretrato Poético e vão até dezembro.

A intenção da professora Ana Moura e da monitora Luciene Costa, durante as aulas, é ensinar pessoas de todas as idades a enxergar a fotografia de uma outra forma. O objetivo é que cada um possa entender esta arte e pensar antes de fazer uma foto.

Ana informou que as au-las serão mais práticas, em momentos que os alunos saem para fotografar pela ci-dade. Durante esses

momen-tos, a parte teórica vai sendo explicada. Ajustes do obtura-dor, diafragma, ISO, técnicas de composição e ângulo es-tão incluídos no conteúdo.

Ao final do curso, será montada uma exposição com as melhores fotos dos alu-nos. Esta experiência, segun-do a professora, será impor-tante para que os alunos per-cebam a evolução no desem-penho durante o curso.

A expectativa é que novas turmas sejam abertas no pró-ximo ano. Quem deseja se inscrever, pode procurar a Casa da Cultura e deixar o nome na lista de espera.

Saiba Mais:

Este mesmo projeto foi realizado no Colégio Estadu-al Fagundes Varela, nos me-ses de maio a setembro. A exposição das 59 fotos dos alunos participantes será montada nesta semana, na Casa da Cultura.

Curso de fotografia é oferecido na Casa da Cultura

Alunos aprendem técnicas de fotografia em curso

Referências

Documentos relacionados

I, Seltan Segued, emperor of Ethiopia, believe and profess that Saint Peter, prince of the Apostles was nominated head of the Christian Church by Christ our Lord, who bestowed

Desse modo, o Plano de Ação construído procurou focar na atuação da equipe diretiva das UEs – especificamente no gestor escolar e no supervisor educacional

Além disso, serão abordados os estudos sobre os dois programas que surgiram no cenário educacional como políticas públicas educacionais curriculares, com propostas

Com isso, a SEDUC-AM em seu DGP, com o propósito de aumentar a eficácia da aplicação da legislação voltada para os profissionais da educação, requereu do

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

[r]

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

É importante destacar também que, a formação que se propõem deve ir além da capacitação dos professores para o uso dos LIs (ainda que essa etapa.. seja necessária),