• Nenhum resultado encontrado

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Finalista na Categoria Shopping Center

1

(*) As informações fornecidas são de total responsabilidade da empresa inscrita.

Outubro/2006

Shopping Iguatemi Campinas

Reciclagem

1) COMO FUNCIONA?

O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR

Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros, metais, tecidos, sintéticos, químicos, etc, não eram aproveitados, ou melhor, não eram destinados à um processo de reciclagem e portanto não tinham um tratamento adequado que lhes permitisse ser útil novamente.

De certa forma gerava impacto ambiental e não tinha um efeito social uma vez que poderia estar tirando da “exclusão”, uma pessoa, uma família ou determinado grupo de pessoas, lhes proporcionando uma melhoria em sua qualidade de vida resgatando sua dignidade como ser humano.

Os resíduos eram retirados de três formas: o papelão por uma empresa que mantém nas docas do shopping, um compactador e quando o mesmo está com sua capacidade esgotada, é retirado e trocado por um refil, esse papelão é vendido para essa empresa, após passar por um processo de pesagem.

Os demais resíduos eram coletados por uma outra empresa, através de um outro compactador apropriado, também localizado nas docas do SCIC; quando sua capacidade se esgota, o mesmo era retirado e transportado até um aterro sanitário particular.

Os entulhos originários das obras do shopping e das reformas das lojas são retirados por caçambas localizadas em locais autorizados e seus custos de retirada são suportados pelo SCIC.

A INICIATIVA COM A SOLUÇÃO PROPOSTA

O colaborador procurou o órgão da Prefeitura Municipal de Campinas, responsável pela limpeza urbana do município, no caso o D.L.U., solicitando a colocação de um container para recicláveis

(2)

Finalista na Categoria Shopping Center

2

(*) As informações fornecidas são de total responsabilidade da empresa inscrita.

Outubro/2006

(metais, plásticos, vidro) e solicitou informações a respeito de algum processo de reciclagem onde foi colocado em contato com o Eng.º da PMC sendo marcada uma reunião no SCIC para tratar do assunto.

O Engenheiro da PMC juntamente com o colaborador Robson Evandro da Silva desenvolveram um projeto de forma a aproveitar os diversos materiais possíveis de serem reciclados e um termo de cooperação foi proposto contemplando os seguintes itens:

• Doação dos resíduos de papelão para cooperativas de manuseio e valorização de recicláveis

do município de Campinas;

• Construção de um reservatório / depósito de papelão (área cercada onde hoje se encontra o

container de papelão) a ser confeccionada em estrutura metálica fechada com telas;

• Retirada diária, ou conforme demanda ou solicitação do SCIC, do volume de papelão

existente no reservatório;

• Doação para as cooperativas, dos resíduos recicláveis originários das lojas, praça de

alimentação e administração;

• Instalação por parte da prefeitura e cooperativas, de um container para retirada de resíduos

recicláveis oriundos das lojas e administração;

• Retirada, por parte da prefeitura e cooperativas, do container de recicláveis e transporte até o

aterro sanitário do município,

• Instalação de container para coleta de reciclável oriunda de clientes, lojas, administração e

residências vizinhas; o mesmo já existia mas havia sido retirado pela PMC, sendo então solicitado o seu retorno (já em operação);

• Implantação do projeto “Biodiesel”;

• Implantação, por parte da PMC, de um programa de conscientização a ser efetuado junto ao

público do shopping (clientes, lojistas e administração) e sob nossa supervisão e prévia aprovação;

• Os resíduos não recicláveis continuarão sendo retirados pela contratada do shopping e

transportados até o aterro sanitário do município o que permitirá uma revisão no atual contrato com a contratada uma economia anual para retirada do lixo,

(3)

Finalista na Categoria Shopping Center

3

(*) As informações fornecidas são de total responsabilidade da empresa inscrita.

Outubro/2006

O colaborador visitou as instalações onde serão depositados os resíduos recicláveis e não recicláveis, no caso o aterro sanitário do município e as cooperativas para conhecer de perto como será o processo.

2) PERÍODO E LOCAL DE IMPLEMENTAÇÃO

O projeto foi implementado em dezembro de 2005 no Shopping Center Iguatemi Campinas por um período de experimental de seis meses com prorrogação de mais cinco anos.

3) OBJETIVOS DO PROJETO

• Implantar sistema de coleta seletiva no Shopping Iguatemi Campinas em parceria coma

Prefeitura Municipal de forma a dar um destino ambientalmente correto aos resíduos gerados e melhorando a renda de famílias carentes;

• Melhorar a cidade e o mundo em que vivemos;

• Redução dos custos de retirada de resíduos;

• Implantação de um programa de conscientização e educação ambiental;

• Participação em importante ação social com a melhoria da renda de pessoas carentes;

• Utilização da importância que a parceria representa, de forma a consolidar cada vez mais a

imagem da empresa frente à comunidade;

4) PÚBLICO BENEFICIADO

O público beneficiado de uma maneira geral é toda a comunidade uma vez que o projeto diminui a quantidade de lixo enviada aos aterros sanitários reduzindo desta forma o impacto ambiental gerado por estes resíduos. De forma mais direta, a população carente do município de Campinas é a mais beneficiada pois os resíduos destinados à reciclagem se tornaram importante fonte de geração de

(4)

Finalista na Categoria Shopping Center

4

(*) As informações fornecidas são de total responsabilidade da empresa inscrita.

Outubro/2006

renda para essas famílias que se organizaram em cooperativas de reciclagem de lixo atualmente atendidas pelo projeto.

5) PARCEIROS

A Prefeitura Municipal de Campinas através do seu Departamento de Limpeza urbana (DLU) coordena todo o trabalho das Cooperativas de Reciclagem dando apoio logístico no que se refere à coleta, transporte e separação do material reciclável.

As Cooperativas de Reciclagem do Município de Campinas que através de seus cooperados, separam e direciona o material para as indústrias.

As lojas do Shopping Center Iguatemi Campinas também tem outro papel importante, uma vez que são elas as grandes geradoras do material reciclável, principalmente papelão.

6) HOUVE COLABORAÇÃO VOLUNTÁRIA DE PESSOAS DA COMUNIDADE OU FUNCIONÁRIOS ?

Sim, parte dos funcionários da parte operacional do shopping se envolveram com o projeto adotando ações que incentivam a reciclagem de material; em torno de 50 funcionários.

7) EXISTE PREVISÃO DE CONTINUIDADE OU AMPLIAÇÃO DO PROJETO?

Sim, o provejo iniciou à título experimental por um período de seis meses com prorrogação por mais cinco anos. Existe a possibilidade de ampliação em função do crescimento da área primária do shopping dentro deste período.

(5)

Finalista na Categoria Shopping Center

5

(*) As informações fornecidas são de total responsabilidade da empresa inscrita.

Outubro/2006 8) PRINCIPAIS RESULTADOS

Redução no volume de material destinado ao meio ambiente em torno de 10 toneladas por mês; Doação de 20 toneladas de material reciclável para as cooperativas de reciclagem (misto + papelão);

Aumento da renda das pessoas atendidas pelo projeto com conseqüente melhoria na qualidade de vida;

Melhoria na logística operacional no processo de retirada de lixo; Melhoria da imagem da empresa;

Retorno financeiro em torno de R$ 100.000,00 (cem mil reais) por ano 9) VALOR DO INVESTIMENTO

O investimento para implantação deste projeto foi relativamente baixo em função da estrutura necessária estar parcialmente construída quando do seu início, sendo necessária apenas algumas adaptações para construção de um local para recebimento das aparas de papelão, gerando em torno de R$ 7900,00 (sete mil e novecentos reais).

10) BENEFÍCIOS PARA A EMPRESA DURANTE OU APÓS O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

O volume de lixo reduziu gerando uma economia para a empresa com a implantação do projeto; também foi percebida uma melhora na área operação de todo o processo de armazenagem e retirada dos resíduos

11) INSTRUMENTOS E FORMAS DE GESTÃO

A parceria entre o Shopping Iguatemi Campinas e a Prefeitura Municipal se consolidou através de um termo de cooperação assinado entre as partes em dezembro de 2005.

(6)

Finalista na Categoria Shopping Center

6

(*) As informações fornecidas são de total responsabilidade da empresa inscrita.

Outubro/2006

Um projeto interno foi apresentado e aprovado, contendo algumas premissas que deveriam ser atendidas, são elas: melhorar de alguma forma o mundo em que vivemos; respeitar normas ambientais e sanitárias; respeitar a legislação vigente frente aos órgão públicos; ter caráter social; manter ou melhorar a qualidade operacional existente; melhorar a imagem da empresa.

Existe uma gestão participativa na condução deste projeto através de constantes reuniões entre a empresa, a prefeitura e os cooperados de forma a avaliar o andamento da parceria, buscando, de forma integrada, solução para os problemas que surgem .

A prefeitura nos envia relatórios onde nos permite avaliar o andamento do projeto e a tomada de decisões são feitas em conjunto com a PMC.

12) AFINIDADE ENTRE OS NEGÓCIOS DA EMPRESA E O PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

A empresa é muito importante para a comunidade como um todo e já participa de outras ações que visam, de alguma forma, melhorar as condições de vida de comunidades carentes e também dos próprios funcionários da empresa.

A empresa é também um importante gerador de empregos e de renda para o município estando consolidada há mais de vinte cinco anos na cidade de Campinas, se preocupa com o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes .

A FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas), órgão que regula as atividades das diversas entidades assistenciais do município é sócia do shopping e portanto já se nota uma tendência da empresa em participar destas atividades.

13) ESSE PROJETO PODERIA SER ADOTADO POR OUTRAS EMPRESAS?

Sim, sua adoção por outras empresas é possível, a Prefeitura do Município trabalha num projeto de lei que regulamentará e incentivará esta prática. Atualmente o Iguatemi é a única empresa do seguimento a adotá-lo.

Referências

Documentos relacionados

POMPEIA / PERDIZES SHOP CIDADE SAO PAULO FRANCA SHOPPING CENTER SHOPPING UBERABA SHOPPING PIRACICABA JARDIM PAMPLONA SHOPPING SAO LUIS (MA) ACADEMIA PERSONAL GROUP SHOPPING

No que tange à seção IV – Dos métodos e locais de trabalho da Consolidação das Leis do Trabalho, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa

O presente contrato refere-se à contratação de empresa para o fornecimento parcelado de extintores de combate a incêndio e acessórios a serem instalados nas Unidades da

Também objetiva descrever o funcionamento dos Ecopontos da prefeitura e sua parceria com as cooperativas de reciclagem, bem como verificar se a atuação da gestão do municipal está

nova política de crescimento da China vem sendo guiada pela expansão do mercado interno e do consumo doméstico, pelo aumento significativo do setor de serviços, pela promoção

A coleta de dados foi realizada junto aos gestores escolares (diretores, coordenadores e professores) através de questionários sobre comportamento de viagem dos alunos

Issuer processing Acquirer processing Online payments gateway Cards personalization Fraud prevention Authentication services International payments SWIFT service

Declínio de atribuições do Órgão de origem em favor do Procurador-Geral de Justiça Militar, ex vi legis.. Homologado o declínio