• Nenhum resultado encontrado

GTIP Gestão da Tecnologia da Informação na Produção. Tecnologia da Informação Para a Gestão da Cadeia de Suprimentos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GTIP Gestão da Tecnologia da Informação na Produção. Tecnologia da Informação Para a Gestão da Cadeia de Suprimentos"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

GTIP – Gestão da Tecnologia da Informação

na Produção

(2)

Aula 08

1. Objetivo;

2. Tecnologia da Informação na Gestão da Cadeia de

Suprimentos

1. Metas da TI na Cadeia de Suprimentos;

2. Padronização;

3. Infra-estrutura da TI;

4. Comércio Eletrônico;

(3)

Objetivo

Demonstrar como a utilização da tecnologia de informação

na gestão da cadeia de suprimentos possibilita um trabalho mais integrado e eficaz entre os seus elos, o que torna possível

trafegar e analisar inúmeros dados, gerando redução de

(4)

Metas da TI na Cadeia de Suprimentos

Para a empresa utilizar a informação, é necessário que colete os dados de cada produto, acesse os dados e analise as informações.

Atualmente, algumas empresas e setores estão longe de alcançar tais metas, enquanto outras estão próximas de realizá-las.

Para utilizar a informação, precisamos coletá-la, acessá-la e analisá-la. As metas do sistema de gestão da cadeias de suprimentos nestas área são:

(5)

Metas da TI na Cadeia de Suprimentos

 Coletar informação de cada produto, do ponto de produção até a entrega ou compra, e proporcionar visibilidade completa para todas as partes envolvidas;

Acessar qualquer dado no sistema a partir de um ponto-único-de-contato;

 Analisar, planejar atividades e realizar trade-offs baseados na

(6)

Metas da TI na Cadeia de Suprimentos

A meta principal da TI na cadeia de suprimentos consiste em vincular de forma natural o ponto de produção com o ponto de entrega ou compra. A idéia consiste em ter um rastro de informação que segue o rastro físico do produto. Isso permite planejamento, rastreamento e estimativa dos lead times baseado em dados reais. Qualquer parte que tiver interesse no paradeiro do produto deve ser capaz de acessar esta informação.

Fornecedores Fabricantes Depósitos Varejistas Fluxo do Produto Fluxo da Informação Inter- Empresas Inter- Empresas Intra- Empresa

(7)

Metas da TI na Cadeia de Suprimentos

A disponibilidade de informação referente ao status dos produtos e materiais é a base para que as decisões inteligentes na cadeia de suprimentos possam ser tomadas. Em muitas empresas, os sistemas de informação tendem a estar isolados, em ilhas, dependendo de suas funções dentro da empresa. O ideal é que todos que precisam utilizar determinados dados tenham acesso aos mesmos, em tempo real e por meio de qualquer dispositivo de interface.

Representante de vendas Planejador de demanda Sistemas de vendas/mkt Contador Sistemas financeiro Operações Sistemas de produção e log. Atendente Serviço ao cliente Ponto único de contato Representante de Vendas Atendimento ao Cliente Planejador de Demanda Operações Contador

(8)

Metas da TI na Cadeia de Suprimentos

Para alcançar estas metas e ter amplo domínio sobre as decisões e problemas que surgem quando consideramos o seu tratamento, é importante compreender os principais aspectos no desenvolvimento de TI, particularmente os que se relacionam com a gestão da cadeia de suprimentos. São os seguintes meios para alcançar estes objetivos:

Padronização: Os padrões de TI permitem aos sistemas funcionar

em conjunto. Eles direcionam os custos e, algumas vezes, a viabilidade de implementação;

Infra-estrutura de TI: Tanto interna quanto externa, é um

componente básico das capacidades e habilidades do sistema;

Comércio Eletrônico: Esta atraindo muita atenção, o que isto

significa e que nível pode-se alcançar de maneira eficiente quanto a custos;

Componentes do sistema da cadeia de suprimentos: Os diversos

sistemas que são envolvidos diretamente no planejamento da cadeia de suprimentos;

Aspectos relacionados à integração: Como devem ser estabelecidos as prioridades para alcançar metas discutidas anteriormente; Acessar Analisar METAS Coletar Integração Padrões Infra-estrutura Comércio Eletrônico Componentes da SCM MEIOS

(9)

Padronização

Embora seja difícil fazer previsões em um campo em constante mudança como o da TI, algumas tendências e práticas são evidentes. Entre as principais tendências está o impulso em direção aos padrões de TI. Embora alguns aspectos sejam específicos para a gestão da cadeia de suprimentos e da logística, muitos desenvolvimentos estão ocorrendo em indústria e áreas de aplicação. O campo de TI esta evoluindo para um nível alto de padronização devido às seguintes razões:

Força do mercado: Os usuários corporativos precisam de padrões para reduzir o custo de manutenção do sistema;

Interconectividade: A necessidade de conectar diferentes sistemas e trabalhar em redes impulsionou o desenvolvimento de padrões;

Custos reduzidos: Na compra, desenvolvimento e implantação de software;

Economias de escala: Padrões reduzem o preço de manutenção, integração, desenvolvimento e componentes do sistema.

(10)

Padronização

O intercâmbio eletrônico de dados (EDI) é um bom exemplo

das vantagens da padronização. Os formatos comuns de transação, base do EDI, permitem às empresas transmitir eletronicamente dados, que costumavam estar em formulários de papel para entrada de dados.

Transações eletrônicas entre parceiros comerciais tais como remessas de fundos, é possível através de algum tipo de canal físico de comunicação entre as duas partes e de um protocolo padrão. As aplicações mais recentes envolvem linhas privadas seguras; porém o EDI está migrando para a internet, que oferece uma maneira simples de comunicação entre empresas ou com clientes, exigindo um investimento relativamente pequeno.

(11)

Padronização

Muitas empresas estão implementando sistemas de Planejamento dos Recursos da Empresa (ERP), os quais criam uma espinha dorsal para as transações corporativas e integram os sistemas de produção, financeiro e outros. Embora não exista um padrão em sistemas ERP, a simples introdução de qualquer um destes sistemas estabelece um padrão ao qual a empresa deve obedecer. Muitos fornecedores de ERP estão desenvolvendo interfaces que permitirão que outras aplicações acessem dados armazenados dentro do sistema ERP. Isto fará com que seus produtos interajam mais facilmente, e encorajará os programadores a desenvolverem um software compatível. Evidentemente, todos os principais fornecedores ERP gostariam de tornar padrão a sua plataforma. Uma maneira de alcançar este objetivo é mostrar a disponibilidade de muitas aplicações de terceiros que não exigem integração complexa para a plataforma dos fornecedores ERP.

(12)

Infra-estrutura da TI

A infra-estrutura é a base para coleta de dados, transações, acesso ao sistema e comunicações, por isso é um fator crítico no sucesso ou fracasso de implementação de qualquer sistema. Uma infra-estrutura de TI consiste, geralmente, dos componentes:

Dispositivo de apresentação / interface; Comunicações;

Banco de dados;

(13)

Infra-estrutura da TI

Dispositivo de apresentação / interface: Computadores pessoais, correio

de voz, terminais, dispositivos de internet, leitores de código de barras e assistentes pessoais (PDA – Personal Digital Assistants) são alguns dispositivos de interface mais comuns utilizados. Uma tendência fundamental na TI é em direção das capacidade de acesso a qualquer hora e em qualquer lugar, sendo que os dispositivos de interface claramente desempenham um papel mandatório nesta área. Além disso a apresentação gráfica de dados e informações esta se tornando predominante. Existem dois padrões concorrendo, ou se completando, que estão moldando esta tendência. Um é o chamado padrão WINTEL (a interface Windows nos computadores baseados em processadores Intel), e o outro são os padrões JAVA e o navegador WEB.

(14)

Infra-estrutura da TI

Comunicações: Os dispositivos de interfaces são conectados

tanto em um sistema interno como em redes externas – tanto uma rede privada da empresa quanto a internet. Existem duas principais tendências em comunicações: A primeira é a comunicação sem fio, a segunda consiste no ponto único de contato para comunicações. Habilidades avançadas de comunicação possibilitam muitas aplicações, incluindo:

Correio Eletrônico (e-mail);

Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI);

Groupware, ou Colaboração;

(15)

Infra-estrutura da TI

Banco de dados: Os dados precisam ser organizados de alguma forma em um banco de dados, incluindo informação sobre transações, informações gerais (preços e assim por diante), formulários e trabalho em grupo. Organizar estes dados é uma atividade extremamente desafiadora e pode necessitar de banco de dados especializados, dependendo do tipo de dados. Segue alguns tipos de Banco de dados:

Banco de dados legado: Sistemas normalmente construídos em torno de um banco de dados hierárquico

ou de rede, estes bancos podem armazenar grande quantidades de dados (COBOL);

Banco de dados relacionados: Permitem o armazenamento de dados relacionados, de tal maneira que as

consultas e relatórios padronizados dos dados relacionados são facilitados (SQL);

Banco de dados orientados a objeto: Estes podem possuir não somente dados numéricos e caracteres,

como também objetos mais sofisticados, como estruturas gráficas ou de imagem;

Depósito de dados (Data Warehouse): Estes banco de dados combinam dados de outros sistemas para

permitir consultas através de ferramentas sofisticadas de análise;

Datamarts: São versões menores de depósito de dados;

Banco de dados de colaboração (Groupware database): Estes são banco de dados especializados,

projetados para hospedar funções de grupo, tais como manter registros de atualizações, permitindo acesso de múltiplos usuários e assim por diante;

(16)

Infra-estrutura da TI

Arquitetura do sistema: A arquitetura do sistema é a maneira

pela qual os componentes – banco de dados, dispositivos de interface e comunicações – estão configurados.

• Exemplo: O Cliente servidor, onde o PC é chamado de “cliente” e o processador principal é o “servidor”.

LAN / WAN Mainframe Computadores Pessoais Servidor SQL Depósito de dados Minicomputador Servidor de internet Impressora Servidor de Arquivos

(17)

Comércio Eletrônico

O comércio eletrônico se aplica à interação entre diferentes empresas, bem como à interação entre indivíduos e empresas, possibilitando a criação de novos modelos de cooperação e integração entre clientes e fornecedores. O comércio eletrônico

(e-commerce) refere-se à substituição de processos físicos por processos eletrônicos e à

criação de novos modelos para cooperação entre clientes e fornecedores. A seguir

vamos ver alguma vantagens do e-commerce:

• As empresas e distribuidores de material promocional têm uma presença global;

• As empresas podem aumentar a competitividade e a qualidade do serviço através da permissão de acesso aos seus serviços, de qualquer lugar e a qualquer momento;

• As empresas podem analisar o interesse em diversos produtos, com base no número de consultas e pedidos de informação;

• As empresas podem coletar informação detalhada sobre as preferências dos clientes;

• Os tempos de resposta da cadeia de suprimentos são reduzidos;

• As regras dos intermediários e, em algumas vezes, do varejista tradicional ou prestador de serviço são reduzidas ou eliminadas;

• Economia substanciais de custos e reduções substanciais de preços;

(18)

Vídeo

(19)

Bibliografia

LEVI, C. S.; KAMINSKY, P.; LEVI, E. S. Cadeia de

suprimentos: projeto e gestão. Porto Alegre: Bookman, 2003.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

 São TADs representados através de listas sequenciais.. (fixas) ou encadeadas (dinâmicas), em que a seguinte regra deve

função recursiva, mais recursos de memória são necessários para executar o programa, o que pode torná-lo lento ou. computacionalmente

 Caminho simples que contém todas as arestas do grafo (e,. consequentemente, todos os

This thesis presents the following contributions: The specification of a semantic-based architecture for a Peer Data Management System PDMS; The specification, implementation,

A via de sinalização Hedgehog (HH) desempenha papel importante no desenvolvimento embrionário influenciando, de forma autócrina e parácrina: a proliferação,