• Nenhum resultado encontrado

ESCLARECIMENTO PROCESSO LICITATÓRIO N 115/2016 PREGÃO ELETRÔNICO N 096/2016 OBJETO: PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE TELEFONIA E INTERNET MÓVEL.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESCLARECIMENTO PROCESSO LICITATÓRIO N 115/2016 PREGÃO ELETRÔNICO N 096/2016 OBJETO: PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE TELEFONIA E INTERNET MÓVEL."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ESCLARECIMENTO

PROCESSO LICITATÓRIO N° 115/2016 PREGÃO ELETRÔNICO N° 096/2016

OBJETO: PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE TELEFONIA E INTERNET MÓVEL.

EMPRESA SOLICITANTE: OI MÓVEL S.A.

A empresa requerente apresenta questionamentos quanto ao termo de referência do instrumento convocatório. A seguir serão elencados os questionamentos e sua respectiva resposta.

QUESTIONAMENTO I – É descrito no item 16.1.4.2 – “Apresentar declaração de que atende a cobertura mínima exigida neste edital, quanto à prestação dos serviços de telefonia móvel pessoal”, o que também pode ser visto no item 2 do Anexo I, bem como no item 7.1.5 do mesmo anexo, com os dizeres “Os serviços de telefonia móvel pessoal (voz) deverão apresentar cobertura de no mínimo 60% (sessenta por cento) nas áreas urbanas dos municípios do Estado de Minas Gerais e garantir roaming em todo território nacional”, entretanto, é de conhecimento que hoje o Estado de Minas Gerais possui 853 municípios e que nenhuma operadora possui cobertura celular (seja 2G, 3G ou 4G) em 100% dos municípios, ou seja, o cumprimento aos referidos itens listados acima estaria comprometido, já que é solicitado a “cobertura em no mínimo 60% das áreas urbanas dos municípios de Minas Gerais” (grifo nosso). Assim, de modo a termos uma análise justa e ampla, a fim de promover a competitividade, é de nosso entendimento que o solicitado deveria ser baseado nas obrigações firmadas pelas operadoras junto ao órgão regulador, Anatel, preconizado nos Termos de Autorização/Compromisso para cada faixa de frequência licenciada/licitada à época (seja de tecnologia 2G, 3G ou 4G). O exposto pode ser visto nas Cláusulas “Dos Compromissos de Abrangência” de cada Termo, citando como exemplo o especificado no “TERMO DE AUTORIZAÇÃO PVCP/SPV n.º 001/2001-ANATEL”, celebrados entre a Anatel e a TNL PCS S.A, empresa incorporada pela Oi Móvel

(2)

S.A, que cita no sua Clausula 4.1, para as faixas 1710 MHz a 1725 MHz e 1805 MHz a 1820 MHz, usado na tecnologia 2G: “III - deter área de cobertura equivalente a pelo menos 50 % (cinqüenta por cento) da área urbana em 50% (cinqüenta por cento) dos municípios com mais de 200.000 (duzentos mil) habitantes (...)” Diante da explanação acima, nosso pleito será atendido?

RESPOSTA: Em consulta ao setor responsável por estes serviços da ICISMEP o mesmo abordou em parecer técnico, acostado aos autos do processo, que em contato com a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel no dia 15/09/2016 às 08:31h pelo telefone 1331 informamos que a exigência de “cobertura em no mínimo 60% das áreas urbanas dos municípios de Minas Gerais” foi comprovada que a exigência é usual em serviço de telecomunicação, devendo o item 16.1.4.2 permanecer inalterado. Informo ainda que a Instituição é voltada para a área da saúde e que faz mais de 500 marcações de cirurgias e consultas ao mês, sendo imprescindível que o sinal de telefonia seja de boa qualidade. Ademais, dentre os municipios associados ao ICISMEP, sua grande maioria possui população inferior a 200.000 (duzentos mil) habitantes, sendo necessária cobertura telefônica de boa qualidade nestas localidades.

QUESTIONAMENTO II – É descrito no item 7.1.8 – “A CONTRATADA deverá prover cobertura de sinal sem pontos de sombra nas unidades da CONTRATANTE, devendo assumir todos os custos com equipamentos (reforçadores, etc) e/ou serviços porventura necessários para que a condição exigida seja obtida”, o que também pode ser visto no item 2 do Anexo I, entretanto, como as áreas de coberturas a serem atendidas por um serviço de telefonia móvel são dividas em células, sendo essas “iluminadas” por estações radiobase (ERB) localizadas no centro das mesmas, alguns fatores definem a extensão dessa cobertura, como os listados abaixo, mas, não se limitando a :

• Topografia da área;

• Sensibilidade do receptor.

Como as ondas se propagam em uma linha reta, a partir da ERB, há casos onde o usuário não possui visada direta com a ERB, devido a grandes obstáculos, assim, o uso seja

(3)

indoor ou outdoor pode ficar comprometido, fora que, outro fator relevante seria a quantidade de usuários simultâneos usando a rede ao mesmo tempo em um ponto concentrado ou atendido por um mesmo setor da rede móvel. O efeito de “sombreamento” causado por essas áreas sem coberturas pode ser minimizado pelos prédios, devido à capacidade de refração e reflexão das ondas de rádio transmitidas. Diante do exposto, é condição sine qua non que as licitantes saibam quais são as unidades do órgão que farão uso das linhas ora licitadas, como citado nos referidos itens acima, de modo a verificarem níveis de sinal e avaliarem a necessidade de ajustes necessários, mesmo diante do objeto, já que trata-se de serviços de rede móveis, ou seja, mesmo pressupondo que haverá possíveis deslocamentos no uso das linhas.

Assim, solicitamos que sejam informados os endereços das unidades da i.CISMEP como citado nos itens acima e presentes no Edital para as devidas análises das licitantes. Nosso pleito será atendido?

RESPOSTA: Em consulta ao setor responsável por estes serviços da ICISMEP o mesmo abordou em parecer técnico, acostado aos autos do processo, que atualmente a Instituição possui as seguintes Unidades:

• Sede Unidade Administrativa, Rua São Jorge, 135, Brasiléia, Betim-MG;

• Clinica Prefeito Toninho Resende, Rua Córsega, 318, Bairro Arquipélago Verde,

Betim-MG; Unidade Brumadinho, Rua Barão Rio Branco, 108,

• Brumadinho-MG;

• Bloco Cirúrgico, Avenida Edméia Matos Lazarotti, 3800, 5º Andar, Bairro Jardim

Brasília, Betim-MG.

No entanto, é importante destacar que a CONTRATADA deverá ter ciência de que futuramente poderão ser acrescentadas outras unidades de acordo com a demanda da Instituição, não podendo assim ficar restrito.

QUESTIONAMENTO III – É descrito no item 7.1.6 – “Os serviços de dados deverão apresentar cobertura com a tecnologia 4G em todas as cidades com mais de 200 mil habitantes, conforme resolução na ANATEL”, entretanto, é de nosso

(4)

entendimento que as licitantes deverão atender aos cronogramas estipulados pela Anatel, dentro das metas estabelecidas (via licitação ocorrida ou Termo de Autorização, nas clausulas de Compromisso de Abrangência) e todas as revisões de cobertura acordadas com o órgão regulador, a partir dos parâmetros populacionais a serem atingidos. Nosso entendimento está correto?

RESPOSTA: Em consulta ao setor responsável por estes serviços da ICISMEP o mesmo abordou em parecer técnico, acostado aos autos do processo, que o item 7.1.6 é referente a apresentação da cobertura de dos serviços de dados da tecnologia 4G em todas as cidades com mais de 200 mil habitantes, conforme resolução na ANATEL.

QUESTIONAMENTO IV – É descrito no item 7.1.4 – “A CONTRATADA deverá fornecer ao CONTRATANTE as linhas telefônicas aptas para uso imediato, sem nenhum custo a título de aquisição, habilitação ou taxa de serviço para ativação da mesma”, bem como no item 8.1 – “Após a emissão da Autorização de Serviço emitida pela Secretaria Executiva, a CONTRATADA deverá iniciar a execução do serviço em imediato”, entretanto, levando em consideração o objeto e também que será necessário realizar portabilidade das linhas, caso a licitante vencedora não seja a mesma da prestadora atual dos serviços, a execução imediata não tornar-se-á um prazo exequível de atendimento. Assim, solicitamos uma adequação ao solicitado, com os termos de atendimento para entregas dos devidos CHIPs no endereço a ser definido pelo órgão no prazo de até 20 dias, e caso haja necessidade de portabilidade das linhas, com extensão do prazo para até 30 dias, contados da assinatura do contrato, mesmo porque, o processo de portabilidade não depende apenas das operadoras cedentes ou cessionária, já que também faz parte do processo o órgão regulador, com necessidades de agendamento, etc. Diante do exposto, nosso pleito será atendido?.

RESPOSTA: Em consulta ao setor responsável por estes serviços da ICISMEP o mesmo abordou em parecer técnico, acostado aos autos do processo, que a ICISMEP é uma instituição pública com atualmente 30 municípios consorciados que tem o objetivo de desenvolver ações e serviços a fim de contemplar assistência à saúde da população. A expansão da Instituição, bem como a crescente oferta de atendimentos faz com que seja necessária a disponibilização dos serviços de forma imediata, que possibilitem o acesso dos usuários de forma mais coerente, bem como os colaboradores em contato com

(5)

pacientes, municípios, fornecedores e demais órgãos e profissionais ligados ao funcionamento das unidades. Diante disso, o item 7.1.4 deverá permanecer.

QUESTIONAMENTO V – É descrito no item 7.1.11 – “A CONTRATADA deverá disponibilizar ferramenta on-line via internet, como Serviço de Gestão e Controle para gestores, indicados pela CONTRATANTE por meio de código de acesso para verificação dos serviços utilizados, tais como:

“(...) Definição dos números para os quais cada acesso poderá ligar (Opcional)” (grifo nosso)

“(...) Utilização de discagem abreviada nas chamadas entre os celulares com o mesmo CNPJ (Opcional)” (grifo nosso).

Desta maneira, é de nosso entendimento que os referidos serviços, uma vez tidos como opcionais, ficará à cargo das licitantes seu atendimento, não sendo como facilidade obrigatória e mandatória ao cumprimento do item. Nosso entendimento está correto?. RESPOSTA: Em consulta ao setor responsável por estes serviços da ICISMEP o mesmo abordou em parecer técnico, acostado aos autos do processo, que os serviços tidos como opcionais ficará a cargo das licitantes em seu atendimento, não sendo obrigatória.

QUESTIONAMENTO VI – É descrito no item 7.1.26 – “A CONTRATADA deverá assumir inteira responsabilidade técnica e administrativa do objeto contratado, não podendo, sob qualquer hipótese, transferir a outras empresas a responsabilidade pela prestação de serviço, caso não utilize das prerrogativas do artigo 33 da Lei 8.666/93”, entretanto, é de nosso entendimento que o mesmo será devido/atendido desde que, em caso de possíveis interrupções, essas sejam comprovadas sua origem na rede da Contratada e não vinculada a outros meios que não lhe pertence, não cabendo as devidas correções ou que possam influenciar o bom funcionamentos dos serviços ora licitados. Nosso entendimento está correto?.

RESPOSTA: Em consulta ao setor responsável por estes serviços da ICISMEP o mesmo abordou em parecer técnico, acostado aos autos do processo, que será incluído o seguinte texto: “A(s) CONTRATADA(s) deverá assumir inteira responsabilidade técnica e administrativa do objeto contratado, não podendo, sob qualquer hipótese, transferir a

(6)

outras empresas a responsabilidade pela prestação se serviço, caso não utilize das prerrogativas do artigo 33 da Lei 8.666/93. A CONTRATANTE não aceitará a transferência de qualquer responsabilidade da(s) CONTRATADA(s) para terceiros, exceto no caso de transferência de Contratos de Concessão ou de Permissão, ou de Termo de Autorização, devidamente aprovada pela Anatel “.

Diante de todo o exposto, será reavalido o instrumento convocatório que posteriormente será publicado com novas datas de realização. Assim, é necessário que as empresas interessadas acompanhem diaraiamente as publicaçõe realizadas no site da

I.CISMEP (www.cismep.com.br), no órgão oficial de Betim e no sistema de Licitações do

Banco do Brasil Licitações-e (www.licitacoes-e.com.br).

Atenciosamente,

Betim, 17 de Novembro de 2016.

Laís Gomes Martins Pregoeira

Referências

Documentos relacionados

01 Lista de Assistência Técnica 01 Filtro de carvão ativado 01 Kit de fixação (com parafusos e buchas) 02 Suporte de fixação para dutos inferior e superior.. ATENÇÃO: As partes

Coloquiologia: o posicionamento de pensar, sentir e agir de certo jeito e ponto final; o lema estagnante nasci deste jeito e nunca vou mudar; a justificativa

O Imposto de Renda e a Contribuição Social diferidos sobre prejuízos fiscais e bases negativas de contribuição social acumulados e diferenças temporárias são

A Comissão Permanente de Desfazimento de Bens - CPDB, designada pela Portaria nº. 093, de 06 de agosto de 2015, da Pró- Reitoria de Planejamento e Administração da Universidade

Tendo em vista a importância desse mecanismo no fortalecimento dos diálogos entre poder público e sociedade civil, como você percebe os efeitos desse tipo de ferramenta para

Segundo Donoghue (2010) essas ferramentas são baseadas no uso de estímulos ou situações em que o sujeito projeta sua atitude, personalidade e autoconceitos. Sendo assim,

É importante enfatizar que o trabalho também levará em consideração a Lei de Consórcios Públicos (Lei nº 11.107/2005) que permite estabilizar relações de cooperação

• Antes de tentar ligar o motor, engate o travão de mão, desengate o sistema de transmissão da unidade de corte e certifique-se de que os controlos de velocidade para a frente/para