• Nenhum resultado encontrado

Press Release Nº 150 ANO I Santarém - Pará, 17 de novembro de 2015.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Press Release Nº 150 ANO I Santarém - Pará, 17 de novembro de 2015."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281) - (93) 9133-3550 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br

Press Release Nº 150 ANO I Santaré m - Pará, 17 de novembro de 2015.

Novembro Azul é tema de sessão especial

É de autoria da vereadora Marcela Tolentino (SDD), que também é enfermeira, a solicitação da sessão especial realizada nesta terça-feira, 17/11, tendo como tema: “Novembro azul”, mês dedicado a campanha de combate ao câncer de próstata.

Marcela Tolentino entende que a campanha Novembro Azul, tem que ser intensificada no município de Santarém. Porque ela disse observar que o câncer de próstata tem aumentado gradativamente, acreditando que isso ocorre, principalmente pela falta de cuidado do homem com a sua saúde.

Tolentino chama atenção para o fato de que “o homem só vai procurar ajuda médica, quando ele está nas últimas”. Ressalta que o câncer é uma doença traiçoeira e com isso ela pede que os homens façam a prevenção do câncer de próstata, recomendando que a partir dos quarenta anos devem fazer o exame de sangue (PSA) e não deixar de fazer o toque retal.

A vereadora sugere a desmistificação, o fim do preconceito do próprio homem, para com o exame do toque retal e pede que não tenham medo de fazer essa modalidade de exame.

Número expressivo de mortes - O secretário municipal de saúde Walter Sinimbu, que participou da

sessão especial, disse que o numero expressivo de morte tendo como conseqüência o câncer de próstata, se dá em função da busca tardia pelo tratamento.

Disse o secretário que a campanha de conscientização “Novembro Azul” tem essa finalidade de motivar o homem a buscar o exame preventivo e se for o caso o imediato tratamento. Cita que a campanha impulsiona o homem a buscar o tratamento também de outras doenças como é a questão do diabete, hipertensão, etc.

“O homem precisa se cuidar um pouco melhor, para que haja melhora na saúde da população como um todo”, aconselha Sinimbu.

Câncer de próstata no Brasil – “O câncer de próstata é um problema sério não só em Santarém e

Oeste do Pará, mas em todo o Brasil”. A afirmação é do cirurgião geral e urologista Alberto Tolentino, que na programação da sessão especial ministrou palestra sobre o assunto.

De acordo com ele, o câncer de próstata é hoje o que mais afeta aos homens e por isso, estes tem que tomar cuidados. Tolentino esclarece que o exame de sangue (PSA), não suficiente para diagnosticar o câncer de próstata, recomendando o toque retal.

(2)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281) - (93) 9133-3550 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br

Tolentino informa que há uma incidência de câncer de próstata em Santarém e região. Ele disse que opera uma média de dois casos por semana no Hospital Regional, o que ele considera um número alarmante e pede que medidas preventivas sejam tomadas, principalmente agora com a motivação da campanha Novembro Azul.

Alberto Tolentino recomenda aos homens que a partir dos 50 anos, como preconiza a Sociedade Brasileira de Urologia, que façam o exame preventivo do câncer de próstata, através do toque retal, para os que não tem histórico da doença na família e 45 anos para aqueles que têm histórico familiar.

“Todo homem, a partir de 50 anos, tem que fazer o exame de próstata todos os anos”, recomenda o urologista Alberto Tolentino.

O presidente da Câmara de Santarém, Reginaldo Campos (PSB), avaliou positivamente a sessão especial, de autoria da vereadora Marcela Tolentino (SDD) e aprovada por unanimidade por todos os vereadores, para tratar sobre a saúde do homem, considerada por ele, muito importante para a prevenção das doenças. Reginaldo enfatizou que essa iniciativa da Câmara tem como finalidade despertar o interesse do homem pela sua saúde, ou seja, ir ao médico fazer o exame de próstata periódico enquanto há tempo, principalmente, aqueles que estão entre 40 e 50 anos de idade. “O câncer de próstata tem matado muitos homens precocemente no Brasil e no mundo”, afirma.

O presidente disse que a sessão teve também o intuito de ouvir as autoridades da área médica como o secretário de Saúde de Santarém Valter Sinimbú, o diretor do Hospital Regional Herbert Moresch, o Urologista Alberto Tolentino e o diretor da 9ª regional da SESPA - Fernando Antônio Araújo Mello. Todos, de acordo com Reginaldo, trouxeram informações preciosas aos vereadores, para que sejam disseminadores, no sentido de estimular a população masculina a se prevenir contra o câncer próstata no município de Santarém e região.

Novembro Azul: cuidar da saúde também é coisa de homem.

Fonte: Instituto Lado a Lado Pela Vida

O Instituto Lado a Lado pela Vida realiza, pelo quarto ano consecutivo, o Novembro Azul em todo Brasil. A campanha, idealizada pela instituição, é referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. No ano passado, a mobilização para conscientizar sobre o câncer de próstata realizou mais de 1400 ações em todo o

(3)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281) - (93) 9133-3550 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br

País, com a distribuição de cinco milhões de folhetos informativos em 23 Estados e no Distrito Federal.

Em 2015, centenas de ações ocorrerão em várias cidades do Brasil. Estão previstos Circuitos da Saúde, palestras em empresas para conscientizar os funcionários sobre a importância da prevenção, ações em estradas, estádios de futebol e locais públicos de grande circulação, além da iluminação de vários monumentos públicos de azul. Uma sessão solene será realizada no Congresso Nacional em homenagem à iniciativa do Instituto Lado a Lado Pela Vida, para celebrar a data e fomentar discussões para que a política de atenção à saúde do homem seja definitivamente implantada.

“Neste ano criamos um novo portal, o www.novembroazul.com.br, com um leque maior de informações e uma nova identidade visual. Queremos que o homem preste mais atenção à sua saúde e por isso teremos eventos e ações diversas para criarmos um forte impacto nesse público”, explica a presidente do Instituto Lado a Lado, Marlene Oliveira.

O Comitê Científico da campanha também cresceu e conta com especialistas em áreas diversas além da oncologia e urologia, como fisioterapeutas, nutricionistas e sexólogos para atender todas as dúvidas.

Haverá, ainda, uma série de vídeos educativos do Dr Dráuzio Varella, abordando o tema de forma clara e direta.

Sobre o Câncer de Próstata - A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa

cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Estatísticas - O câncer de próstata é o tumor mais frequente no sexo masculino, ficando atrás

apenas dos tumores de pele, e o sexto tipo mais comum no mundo segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, um caso a cada 7,6 minutos.

Diagnóstico - A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para

não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame de toque retal, que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

Fatores de Risco - A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para

(4)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281) - (93) 9133-3550 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br

da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença.

Prevenção - Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de,

aproximadamente, 90%.

Mais celeridade na transferência de pacientes entre Municipal e Regional

O vereador Dayan Serique (PPS) quis saber os motivos de tanta burocracia para a transferência de pacientes que se encontram no Hospital Municipal ao Regional.

O vereador Dayan Serique (PPS), na sessão desta terça-feira, 17/11, na tribuna da Câmara questionou o secretário Municipal de Saúde Valter Sinimbú e o diretor do Hospital Regional Her bert Moresch sobre o fluxo na transferência de pacientes entre os dois hospitais.

Sobre o Municipal, o vereador pediu esclarecimento se nas campanhas do Barco/Hospital Abaré às regiões do Tapajós e do Arapiuns se é realizado o exame de próstata. O vereador também quis saber sobre a demora entre a coleta do PCCU até o diagnóstico do exame. Dayan justificou seu questionamento, afirmando que recebeu informações de que as pessoas que fizeram exames no mês de abril até novembro ainda não receberam os resultados. Na opinião do vereador entre sete e doze meses uma doença como o câncer já avançou muito.

Sobre o Regional, o vereador quis saber os motivos de tanta burocracia para a transferência de pacientes que se encontram no Hospital Municipal. O vereador recebeu como explicação do Diretor do Regional que apenas 20% dos pacientes que se encontram no Hospital Municipal são transferidos ao Regional. Enquanto 80% acessam diretamente sem passar pelo Municipal.

Dayan pediu ao diretor Herbert Moresch que se crie um fluxo mais ágil, uma vez que atualmente tem informações de que em média um paciente demora até 60 dias para ser transferido. Pediu ainda que se estabeleça uma parceria entre o Regional e o Municipal com relação ao diagnóstico do paciente suspeito de câncer, que o Regional disponibilize seus médicos especializados e seus laboratórios, com isso o diagnóstico será mais preciso e uma vez detectada a doença que o paciente seja internado no Regional, imediatamente, para iniciar o tratamento.

(5)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281) - (93) 9133-3550 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br

Vereador quer transparência do Hospital Regional

Geovani disse que questionou o diretor, do por que há tantas discussões quanto a questões salariais, ressaltando que não é contra que o médico ganhe bem, mas só queremos saber quanto custa cada um. “Por que um ganha 15 e outro ganha 90 mil reais?

O vereador Geovani Aguiar (PSC), aproveitou a oportunidade da presença na sessão especial, do diretor do Hospital Regional Herbert Moresch, para cobrar transparência da sua gestão.

De acordo com o vereador Geovani Aguiar, o Regional é uma organização social, mas que depende 100% de verbas públicas e com isso tem quer haver transparência.

Geovani disse que questionou o diretor, do por que há tantas discussões quanto a questões salariais, ressaltando que não é contra que o médico ganhe bem, mas só queremos saber quanto custa cada um. “Por que um ganha 15 e outro ganha 90 mil reais? Pergunta.

Geovani sugeriu ao diretor do Hospital Regional, que publique no site da unidade hospitalar essa planilha salarial e que o diretor teria gostado da ideia e prometeu publicar. “Então vamos aguardar para sabermos quanto ganha cada funcionário dele, lá no Hospital Regional”, adverte.

Sobre o assunto a ASCOM/Câmara ouviu o diretor do Hospital Regional Herbert Moresch, que disse não haver nenhum médico no hospital que ganhe até R$ 90 mil reais. “nós temos equipes formadas por cinco, seis profissionais, em um contrato com a empresa é de R$ 90 mil.

Acrescenta o diretor do Hospital Regional, que a unidade hospitalar é fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Estado, pela Secretaria de Estado de Saúde, pela 9ª Regional da SESPA, com sede em Santarém, Ministério Público e Conselho de Saúde. “O nível de transparência que a gente tem permite uma proximidade de relação com a população e sempre que houver questionamentos, estamos a disposição para esclarecer”, conclui.

VEREADORES PRESENTES: Ana Elvira Alho (PT); Dayan Serique (PPS); Erasmo Maia

(DEM); Silvio Neto (PSD); Reginaldo Campos (PSB); Marcela Tolentino (SDD); Chiquinho da UMES (PSDB); Luiz Alberto (PP); Ronan Liberal Júnior (PMDB); Ivete Bastos (PT); Henderson Pinto (DEM); Rogélio Cebuliski (PSB); Gerlande Castro (PSDB); Geovani Aguiar (PSC); Silvio Amorim (PRTB); Maurício Corrêa (PSD) e Emir Aguiar (PR).

VEREADORES AUSENTES: Júnior Tapajós (PMDB) representa a Câmara em uma reunião em

(6)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281) - (93) 9133-3550 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br TRABALHOS APROVADOS

Projeto de Lei, de autoria da Prefeitura Municipal de Santarém, que institui pensão vitalícia em favor da Professora helena Máxima D’ Albuquerque e dá outras providências.

Indicação 122/2015, de autoria do vereador Silvio Neto (PSD), solicitando a relocação de pessoas em áreas de risco de Santarém.

Indicação 123/2015, de autoria do vereador Silvio Neto (PSD), solicitando a implantação de instrumentos que possibilitem a redução da velocidade dos veículos nas seguintes artérias públicas: Avenidas Muiraquitã; Moaçara; Curuá- Una; Cuiabá; Tapajós; Rui Barbosa; Borges leal; Mendonça Furtado; Presidente Vargas e marechal Rondon, além da Travessa Dom Frederico.

Requerimento 876/2015, de autoria do vereador Luiz Alberto (PP), solicitando reparos nas faixas de pedestres em toda a extensão da Avenida Tapajós, que se encontram totalmente apagadas.

Requerimento 877/2015, de autoria do vereador Luiz Alberto (PP), solicitando a fiscalização e limpeza total na Praia da Sudam, onde se encontram alguns estaleiros que estão poluindo a praia em toda a sua extensão.

Requerimento 878/2015, de autoria do vereador Maurício Corrêa (PSD), solicitando serviços de podação de árvores, limpeza e pintura do meio fio nos locais onde passará a trasladação e o Círio de Nossa Senhora da Conceição.

Requerimento 880/2015, de autoria do vereador Luiz Alberto (PP), solicitando recapeamento asfáltico na Rodovia Fernando Guilhon, no trecho em frente ao projeto “Minha Casa, Minha Vida”. Requerimento 881/2015, de autoria da vereadora Ana Elvira Alho (PT), solicitando da SEMAP serviços de recuperação do ramal que liga a comunidade de Coroca a Vila Brasil, na região do Arapiuns.

(7)

Contato ASCOM:

Coordenador: Jornalista Ednaldo Rodrigues (DRT /PA: 2281) - (93) 9133-3550 - E-mail: ednaldorodrigues@hotmail.com Assessor: Jornalista Milton Corrêa (DRT/PA: 2124) - (93) 99101-3889 - E-mail: miltonstm@bol.com.br

Requerimento 884/2015, de autoria do vereador Luiz Alberto (PP), solicitando da Presidência Estadual da COSANPA, informações sobre o péssimo serviço fornecido, sobre a precariedade no abastecimento de água e da paralisação de todas as obras do PAC que tem como objetivo melhorar o abastecimento de água potável em nossa região.

Requerimento 885/2015, de autoria do vereador Silvio Neto (PSD), solicitando da SEMED a construção de uma nova escola municipal na comunidade de Piracãoera de Baixo.

Requerimento 886/2015, de autoria do vereador Silvio Neto (PSD), solicitando da SMT melhores condições no atendimento no transporte coletivo das comunidades de Murumurutuba; Tiningu; Murumuru; Ipaupixuna; Igarapé Açu e etc.

Requerimento 887/2015, de autoria da vereadora Ivete Bastos (PT), solicitando da SEMSA imediata contratação e lotação de agentes comunitários de saúde para comunidades de Sete Estrelas e Terra Preta, na região do Lago Grande.

Requerimento 888/2015, de autoria da vereadora Ivete Bastos (PT), solicitando do Departamento de Vigilância da SEMSA, fiscalização da qualidade da água e da alimentação ofertada nos barcos que transportam passageiros em Santarém.

Requerimento 889/2015, de autoria da vereadora Ana Elvira Alho (PT), solicitando da SEMINFRA a recuperação da Rua Violeta, no perímetro da Avenida Sergio Henn a Rua Onze Horas, no bairro jardim Santarém.

Requerimento 890/2015, de autoria da vereadora Ana Elvira Alho (PT), solicitando da SEMINFRA e SEMMA a retirada do lixo acumulado na Rua Santo Antonio, no bairro do Aeroporto Velho.

Referências

Documentos relacionados

Considerando todo esse aparato legislativo, no que diz respeito a estrutura física, adminis- trativa e pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e as políticas

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Para solicitar visto diretamente você deve procurar o órgão responsável pela liberação do visto, que é o consulado de cada país. Veja a lista de países que necessitam de

Em uma cidade do sul do país, existe um trabalho realizado pela prefeitura com relação à coleta de lixo reciclável, buscando elevar os índices de sustentabilidade. Esse

Uma drogaria independente normalmente trabalha com taxas em torno de 03% para débito e 04% para crédito. A maquininha da Santander GetNet aceita as principais bandeiras Visa

As empresas descontarão na folha de pagamento 6% (seis por cento) em duas parcelas iguais de 3% (três por cento) sobre os salários base dos meses de setembro e dezembro de 2009,