• Nenhum resultado encontrado

com satisfação que me dirijo a você agradecendo a sua companhia e convidandoo para mais um tempo de reflexão e estudo com base na Bíblia Sagrada, a

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "com satisfação que me dirijo a você agradecendo a sua companhia e convidandoo para mais um tempo de reflexão e estudo com base na Bíblia Sagrada, a"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

1

Olá amigo estamos iniciando mais um programa da série “Através da Bíblia”. É com satisfação que me dirijo a você agradecendo a sua companhia e convidando-o para mais um tempconvidando-o de reflexãconvidando-o e estudconvidando-o cconvidando-om base na Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus. Vivemos dias em que constatamos que o genuíno ensino bíblico não tem merecido a atenção daqueles que afirmam estar falando da parte de Deus. Em dias em que se demonstra mais interesse pelas imagens e pelos sentimentos. Em tempos em que o prazer imediato e a satisfação emocional se tornaram o grande alvo a ser alcançado, cremos ser necessário resgatarmos a verdade bíblica. Por isso mesmo é que temos dedicado todo o nosso esforço e empenho para que os programas que temos levado ao ar sejam relevantes e veículos úteis nas mãos de Deus para levá-lo à maturidade cristã ou à salvação, em Jesus Cristo. Esses objetivos têm sido alcançados graças a Deus e sabemos disso através da comunicação que temos com vocês. Cartas, e-mails e telefonemas tem chegado até nós expressando o valor do programa. Por isso mesmo, hoje, registro o e-mail que o Arruda nos enviou de Curitiba, capital do

Paraná. Essa foi a sua mensagem: 1102“Pr. Itamir Neves. Sempre faço uma

reflexão a respeito do que me acontece, através da leitura bíblica, de seu estudo no Através da Bíblia e outros.Agradeço sua gentileza em me responder, dei uma breve olhada nos títulos indicados em Coríntios e gostei muito da palavra, vou ler toda a mensagem conforme me orientou, busco a edificação em CRISTO JESUS e o amadurecimento na Fé , dou graças e que DEUS NOSSO SENHOR nos abençoe.” Alcimar C. Arruda – Curitiba- PR – email Querido irmão, querido

(2)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

2

edificação de muitos irmãos. Na verdade o que nos alegra é percebermos que aqueles que tem recebido as nossas mensagens, tem tido a oportunidade de crescerem em sua vida cristã. Com esses testemunhos, constatamos que alcançamos muitos amigos de uma maneira que só Deus conhece o seu número exato. Louvamos a Deus porque ele tem usado esse programa e queremos contar com a parceria de todos vocês que nos dão o privilégio da sua audiência, queremos contar com as suas orações. Orem pelo nosso projeto, para que Deus nos dê condições de publicarmos todos os comentários dos livros bíblicos que temos estudado. Mas, orem também em favor de cada programa para que Deus fale a cada um De nós. Exatamente para isso, convido a todos que estão me

sintonizando agora. Vamos orar: “Pai querido, agradecemos pelo teu cuidado e

proteção e pedimos que o senhor nos ilumine através do teu Espírito para que possamos entender a tua Palavra. Pedimos também, que por ele mesmo sejamos capacitados para te obedecer. Tu sabes do desejo que temos de te glorificar. Abençoa-nos, recebe o nosso louvor, pois oramos, em nome de Jesus, Amém”.

Querido amigo vamos estudar hoje mais um trecho do capítulo dois de João. Vamos estudar 1Jo 2.20-21. Esse é um texto muito importante, pois nele temos uma afirmação marcante relativa a um tema que desperta muitas dúvidas e sobre o qual temos ouvido muitas declarações e muitos conceitos completamente diferentes daquele que a Bíblia nos apresenta.

Tenho ouvido e certamente você tem ouvido que tal e tal pregador, tal e tal cantor, tal e tal irmão está ungido, tem uma unção diferente, está sob a unção do Senhor.

(3)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

3

Essas e outras afirmações necessitam ser submetidas ao crivo bíblico, precisam ser checadas com a Palavra de Deus.

Afinal, o que é unção? Literalmente, unção é uma escolha. O ato de ungir alguém significa escolher ou separar determinada pessoa para um propósito. Ungido quer dizer: escolhido. Normalmente quando Deus ungia alguém, ele separava esse escolhido para que ele servisse de determinada maneira. Esse alguém era separado, escolhido, ungido para uma tarefa específica. Ser um ungido significa quase sempre servir ou viver para os outros. Temos alguns exemplos que confirmam essa definição:

1) Arão, foi ungido para servir no Tabernáculo (conf. Êx 30.30)

2) Davi, foi ungido para servir, reinando em Israel (conf. 1Sm 16.13; 2Sm 2.4; 5.3)

3) Salomão, foi ungido rei para servir Israel (conf. 1Rs 1.39) 4) Eliseu, foi ungido profeta para servir no lugar de Elias (conf. 1Rs 19.16)

5) Jesus, quando se declarou Ungido, disse para o que foi separado (conf. Is 61.1-2; Mc. 10.45; Lc 4.18-19). Jesus, foi ungido para servir dando sua vida pela humanidade (conf. At 10.38).

A unção a que João se refere nesse verso 20 e no verso 27, que estudaremos posteriormente, é um conceito que vem do Antigo Testamento e que é repetidamente mencionado nas igrejas e por muitos cristãos nos últimos dias. Devemos então responder mais uma pergunta para esclarecermos ainda mais essa palavra: O que significava a unção no Antigo Testamento? E o que significa para nós, na Nova Aliança?

(4)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

4

No Antigo Testamento, a unção, foi estabelecida e ordenada pelo Senhor Deus e era um mandamento aplicado em três ocasiões bem distintas, embora haja um quarto caso, bem específico que trataremos posteriormente.

1) Em primeiro lugar tivemos a unção com óleo aromático especialmente preparado, e sua finalidade primeira era a consagração de um sacerdote (conf. Êx 29.5-9).

2) Em segundo lugar houve a unção feita com o mesmo óleo e o sangue de um carneiro sem defeito, com o objetivo de santificar os mesmos sacerdotes (conf. Êx 29.19-21). Deve-se notar que os homens assim ungidos não podiam mais sair da tenda da revelação, sob o risco de morrerem, portanto, eles eram totalmente consagrados e separados para o ministério sacerdotal (conf. Lv 10.7)

3) Em terceiro lugar, houve mais uma unção, feita com azeite, feita para confirmação, feita para a consagração, feita para a “coroação” de um rei. Como ocorreu com Saul (conf. 1Sm 15:1)

Assim, confirmamos que a unção se dava em três casos específicos: na consagração dos sacerdotes, na santificação destes, e na confirmação de um rei. E no Novo Testamento, qual o significado de unção? Temos algumas constatações a fazer:

1) em 1º lugar temos a unção em termos físicos (conf. Mt 6.17; Mc 6.13; Lc 7.38, 46; Jo 11.2, 12.3; Tg 5.14; Ap 3.18) textos que indicam o derramar de óleo ou outros produtos físicos, matérias.

2) em 2º lugar temos a unção que descreve o Senhor Jesus sendo investido para o seu ministério (conf. Lc 4.18; At 4.27, 10.38; Hb 1.9)

(5)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

5

3) em 3º lugar temos a unção dos cristãos afirmada por Paulo, em 2Co 1.21, e confirmada por João nessa sua primeira carta (conf. 1Jo 2.20, 27), textos que indicam claramente que a “unção” é o próprio Espírito Santo, o Espírito da verdade dado a nós pelo Senhor.

Diante de todas essas evidências bíblicas temos que discernir que muitos têm usado erroneamente essa terminologia para descrever um irmão, um cantor ou um pregador que dando mais liberdade ao Espírito Santo é usado de modo especial por Deus. Todos nós temos a unção, como disse João. Se somos cristãos, todos temos o Espírito Santo, portanto, todos temos a unção.

Mas, enfim, é só sobre unção que esses versos nos falam? Certamente, não! Querido amigo, diante dessas explicações e comprovações bíblicas é preciso percebermos que o texto desses versos nos apresenta um tema ainda mais empolgante e abrangente, um tema muito mais amplo do que o tema da unção. Esse texto nos mostra que os cristãos têm outras características além da unção, além da presença do Espírito Santo em suas vidas. E é exatamente por isso que o título para o nosso estudo é:

Características dos filhos de Deus 1Jo 2.20-21

Introdução

Ao introduzirmos nossa reflexão, leio para você esses dois versos importantes: E

vós possuis unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento. Não vos escrevi porque não sabeis a verdade; antes, porque a sabeis, e porque mentira alguma jamais procede da verdade (1Jo 2.20-21). Querido amigo,

(6)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

6

quando consideramos esses dois versos, fica clara a sequência do pensamento de João. Se nos versos anteriores (2.18-19) ele nos mostrou a realidade do Anticristo futuro e histórico e advertiu-nos para o surgimento de vários anticristos nas diversas épocas da história, nesses versos João está revelando que nós cristãos temos recursos dados por Deus para podermos enfrentar o inimigo, para não sermos enganados por ele e pela fé nos apropriarmos da vitória que Jesus já conquistou por e para nós na Cruz do Calvário. A garantia que Deus nos tem dado, além da unção, isto é, da presença do Espírito Santo em nós se observa em outras salvaguardas que ele nos concede. Essas garantias ou salvaguardas devem ser as características do verdadeiro cristão, que enfrentará o inimigo, mas para isso está preparado.

Por isso, diante dessas colocações, o princípio que João sugere para nós, para que o apliquemos em nossas vidas se vê nessa frase sintética:

Somente os verdadeiros filhos de Deus possuem as características que lhes concedem vidas seguras

Neste texto encontramos cinco características que concedem aos filhos de Deus vidas seguras:

A 1ª característica do filho de Deus é que ele possui a unção, v. 20

2.20 E vós possuís unção que vem do Santo

Quando João inicia esse verso, no original grego, ele transmite a idéia da conjunção adversativa, “mas” mostrando que enquanto os falsos cristãos saíram do meio da comunidade da fé, os verdadeiros filhos de Deus, pelo contrário, não abandonam e perseveram porque nós temos a unção, que como já foi

(7)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

7

demonstrado é o Espírito Santo habitando em nós. Nós temos com que resistir aos anticristos, pois temos a unção, do grego, crisma, isto é, temos o Espírito Santo, (conf. o verso 27 e 1Jo 3.24; 4.13; 5.6)

Como mencionamos anteriormente as três unções do Antigo Testamento foram cumpridas em Cristo e, ele foi ungido Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, não com qualquer azeite, mas com o poder do Espírito Santo, que o ressuscitou dentre os mortos.

A grande bênção que nós cristãos temos é a presença e habitação do Espírito Santo em nós!

A 2ª característica do filho de Deus é que ele recebe o que vem do Santo, v.20

2.20 E vós possuís unção que vem do Santo

Essa unção, o Espírito Santo vem da parte de Cristo (conf. Jo 1.33; 3.34; 15.26; 16.14). Jesus é justo (conf. 2.1), é puro (conf. 3.3); é santo (conf. At 3.14).

Somente aqueles que são ungidos de Deus, através de Cristo podem resistir aos que estão e foram ungidos com o espírito dos anticristos que querem nos afastar do Pai e do Filho. Mas, Deus é santo também (conf. Lv 11.44-45; 1Pe 1.16) e ele também nos enviou o Espírito Santo (conf. Jo 14.16-17).

Sendo que Jesus Cristo através de seu sacrifício único, nos santifica (conf. Hb 10. 10-18), certamente o faz através do Espírito Santo que nos enviou para que pudéssemos estar seguros contras as investidas dos anticristos.

A 3ª característica do filho de Deus é que ele possui o conhecimento, v. 20

(8)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

8

O Espírito Santo, identificado como o Espírito da Verdade (conf. Jo 14.17; 16.13), quando ungiu a Jesus Cristo, no seu batismo (conf. Jo 1.32-34), foi derramado sobre a Cabeça da Igreja, e por consequência, foi derramado também pelo corpo de Cristo, a igreja. Por isso todos temos conhecimento. Todos nós, cristãos, temos em nós o Espírito da Verdade.

Todos temos conhecimento, pois ele nos conduz à verdade e, a Palavra de Deus é a verdade. Quanto mais estudamos as Escrituras, quanto mais meditamos nelas mais adquirimos conhecimento de Deus e de sua vontade.

Graças a Deus pela presença do Espírito Santo em nós, pois ele nos ilumina para entendermos cada vez mais a Palavra de Deus para termos o conhecimento experimental de Deus que nos capacita a lutar contra o inimigo.

A 4ª característica do filho de Deus é que ele sabe a verdade, v. 21

2.21 Não vos escrevi porque não saibais a verdade; antes, porque a sabeis,

Você precisa ser ensinado? Precisa estudar a Bíblia? Como mencionamos, algumas igrejas e alguns líderes religiosos não incentivam o estudo da Bíblia, e, até dizem que a busca de conhecimento da palavra prejudica. Vamos considerar argumentos usados para desestimular o estudo das Escrituras, em contraste com as instruções da própria Bíblia.

1) Alguns afirmam que o crente não precisa de ensino, pois o Espírito o guia. Procuram apóio das Escrituras. Por exemplo, João diz Não tendes necessidade

de alguém que vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas... (1Jo 2:27). Olhando melhor o contexto, percebemos que João

(9)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

9

alerta os discípulos sobre o perigo de deixar a verdade que já aprenderam para seguir enganadores (1João 2:26-28).

2) Outros aplicam de forma errada as orientações que Jesus deu aos apóstolos: O

Espírito Santo ... vos ensinará todas as coisas (Jo 14:26); ele vos guiará a toda a verdade (Jo 16:12); não cuideis em como ou o que haveis de falar, porque ... vos será concedido o que haveis de dizer, visto que não sois vós os que falais, mas o Espírito ... que fala em vós (Mt 10:19-20). O Espírito

revelou o evangelho diretamente aos apóstolos, mas eles deixaram esta mensagem escrita para as gerações posteriores (Jo 20:30-31; Hb 2:1-4; 2Pedro 1:12-15). A pessoa que não estuda negligencia a palavra de Deus!

3) E ainda, outros dizem que o estudo é perigoso, porque ... a letra mata. Uma tática para fugir do ensinamento da Bíblia é citar 2 Coríntios 3:6 – “a letra mata,

mas o espírito vivifica”. Mas o contexto mostra que a “letra” representa a Antiga

Aliança, e o “espírito”, a mensagem do Novo Testamento. Devemos estudar para ter a vida!

4) Muitos desses líderes desestimulam o estudo da Bíblia para manter seu poder sobre os “leigos”. Os sacerdotes e fariseus, na época de Jesus, desprezaram as pessoas comuns (Jo 8:49), e muitos pastores hoje usam seus diplomas e títulos para manter suas posições de superioridade. E o pior é que muitas ovelhas se contentam com a própria ignorância, exaltando seus líderes. Os dois estão errados. Pedro advertiu os líderes para não serem dominadores do rebanho e, os cristãos têm a responsabilidade pessoal de estudar a Palavra assim como os bereanos (conf. At 17).

(10)

Data da gravação: Produtor: Itamir Neves Locutor: Itamir Neves

10

5) em quinto e último lugar, alguns líderes esquecem que Jesus não quer seus seguidores ignorantes! Jesus disse: Conhecereis a verdade, e a verdade vos

libertará (João 8:32); Paulo afirmou que o evangelho é o poder de Deus para a salvação” (Romanos 1:16); e ... a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo (Romanos 10:17); o autor de Hebreus ainda acrescentou: ... tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine (Hebreus 5:12);

e, ainda Tiago orientou: acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada,

a qual é poderosa para salvar a vossa alma.... Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar (Tiago 1:21-25). As Escrituras servem para nos ensinar e nos

habilitar para toda boa obra (1 Timóteo 3:16-17). Devemos estudá-las com diligência para que conheçamos a verdade.

A 5ª característica do filho de Deus é que ele não se envolve com a mentira, vs. 21

2.21 ... e porque mentira alguma jamais procede da verdade.

O significado é claro: porque conhecemos a verdade e porque nenhuma mentira procede da verdade o filho de Deus não se envolve com a mentira. João explica de modo claro mais uma das razões pelas quais ele escreveu essa carta. Ele escreveu, e todo o filho de Deus deve estar atento para discernir o que é verdade, o que mentira e quais são os mentirosos, os anti cristos.

Conclusão

Querido amigo lembre-se que somente os verdadeiros filhos de Deus possuem as características que lhes concedem vidas seguras. O Senhor te abençoe e você tenha essas características e se sinta seguro contra os ataques do inimigo.

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

• Contextualização das ciências no âmbito sociocultural, na forma de análise crítica das ideias e dos recursos da área e das questões do mundo que podem ser