• Nenhum resultado encontrado

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

PÓS GVLAW EM DIREITO TRIBUTÁRIO

1

º

S

EMESTRE DE

2016

(2)

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

A Fundação Getulio Vargas (FGV) deu início a suas atividades em 1944 com o objetivo de preparar profissionais bem qualificados para a administração pública e privada do país. Esse objetivo foi ampliado ao longo do tempo, expandindo o foco de atuação da FGV para o campo das ciências sociais. A atuação marcada pelo pioneirismo e pela inovação levou a FGV a inaugurar, no Brasil, a graduação e a pós-graduação stricto sensu em Administração Pública e de Empresas e a pós-graduação em Economia, Psicologia, Ciências Contábeis e Educação. Além disso, iniciativas como a elaboração do balanço de pagamento, das contas nacionais e dos índices econômicos ajudaram o profissional em busca de formação e o cidadão comum a entender melhor o desempenho econômico e social brasileiro além de contribuir para seu permanente desenvolvimento.

ESCOLA DE DIREITO DE SÃO PAULO – FGV DIREITO SP

O posicionamento do Brasil no rol das potências e lideranças mundiais tem levado à redefinição dos conteúdos das áreas clássicas do direito e ao surgimento de novas áreas e novos tipos de advocacia, o que torna premente a necessidade de formação de quadros profissionais que sejam, além de altamente qualificados, capazes de atuar em patamares diferenciados.

Para responder às demandas do mercado atual, os alunos da FGV DIREITO SP são preparados para atuar nas esferas pública e privada e para dialogar com outros campos do conhecimento, a fim de que possam influenciar positiva e profundamente o cenário jurídico no Brasil e no exterior.

No que concerne à pós-graduação, a FGV DIREITO SP busca aumentar sua inserção substantiva no mercado jurídico, tendo em mente a integração entre o direito e outros campos do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades importantes para o desempenho das atividades profissionais de seus alunos. Seu Programa de Pós-Graduação Lato Sensu diferencia-se por dispor de grupos de pesquisa dedicados à produção de material didático e bibliográfico próprio, a fim de oferecer a seus alunos conteúdo atualizado e em consonância com as premissas da FGV DIREITO SP.

Com tais pressupostos e ações em mente, a FGV DIREITO SP pretende consolidar-se como alternativa ao modelo tradicional de ensino do Direito e manter a postura crítica sempre assumida em relação a esse campo de saber.

(3)

PÓS GVLAW EM DIREITO TRIBUTÁRIO Descrição

Atualmente, a prática do direito tributário exige domínio de estrutura normativa vasta e diversificada, aliada ao estudo da jurisprudência administrativa e judicial correspondentes. Para fomentar essa capacidade, o aluno da Pós em Direito Tributário é instigado a construir soluções inovadoras, que considerem os principais setores da economia sujeitos à tributação, ao mesmo tempo em que sejam sensíveis às necessidades do mercado empresarial.

Objetivos

O objetivo principal da Pós em Direito Tributário é proporcionar um ambiente que favoreça a imersão completa do aluno em questões práticas e atuais que envolvem o direito tributário, oferecendo amplo repertório teórico que lhe proporcione perspectiva integrada da incidência de tributos sobre as mais diversas atividades empresariais a partir de uma visão global, estratégica e preocupada em incrementar capacidades analíticas e argumentativas. Também é objetivo do curso propiciar ao aluno instrumentos para tomada de decisão que ultrapassem as fronteiras da disciplina tributária e que exercitem a interface com outros saberes jurídicos e não jurídicos, tais como finanças públicas, contabilidade, direito societário, mercado financeiro e de capitais, direito do trabalho e direito previdenciário.

Público-Alvo

O curso é dirigido a bacharéis em direito com experiência em direito tributário que tenham interesse em compreender a dinâmica da tributação que atinge a atividade empresarial.

Metodologia

A Pós em Direito Tributário dará grande ênfase a metodologias participativas que colocam o aluno como protagonista do processo de aprendizagem. Os módulos mesclarão aulas dialogadas, discussão de casos, exercícios aplicativos, análises de decisões judiciais e administrativas e simulação de situações concretas.

DISCIPLINAS

Finanças Públicas e Tributação (32 horas-aula)

Carga Tributária. Bases econômicas da tributação (renda, capital, patrimônio e consumo) e modelos de tributação possíveis. Justiça distributiva e tributação. Equidade e Eficiência. Tributação & Desenvolvimento. Relação da tributação com o gasto público. Federalismo Fiscal. Cumulatividade. Progressividade e Regressividade. Simplicidade Tributária e Custos de Conformidade. Tributação, informalidade e concorrência. Administração tributária e arrecadação. Erosão da base tributária e uso de paraísos fiscais. Finanças Públicas e tributação comparadas. O BEPS (base erosion and profit shifting). Panorama das propostas e desafios de reforma tributária no Brasil.

Contabilidade Aplicada ao Direito (32 horas-aula)

Conceitos fundamentais de contabilidade. Balanço patrimonial: avaliação e registro dos ativos, passivos e patrimônio líquido. Demonstração do Resultado do Exercício: Reconhecimento de Despesas, Custos e Receitas. Análise das demonstrações financeiras: conceitos e caso prático. A contabilidade e sua relação com a tributação sobre a renda: conceitos e casos práticos.

Conceitos Fundamentais do Direito Tributário (68 horas-aula)

Sistema e princípios tributários. Competência tributária, condicionantes a seu exercício, capacidade tributária ativa e parafiscalidade. Espécies tributárias, vinculação, destinação e restituição. Norma e

(4)

incidência tributárias. Fato gerador da obrigação tributária. Imunidade e isenção tributárias, alíquota zero e não incidência. Validade, vigência e eficácia das normas tributárias. Normas gerais em matéria tributária e seu papel na federação. Sujeição passiva, responsabilidade, substituição e diferimento. Crédito e lançamento tributário. Suspensão da exigibilidade do crédito tributário. Exclusão do crédito tributário. Decadência do direito de o Fisco lançar. Prescrição na execução e na repetição do indébito tributários. Outras formas de extinção do crédito tributário. Infrações e sanções tributárias.

Tributação sobre a Receita (36 horas-aula)

Fundamentos da tributação sobre a receita no Brasil. Conceito de receita, cumulatividade e não cumulatividade. PIS/COFINS cumulativos, regime de caixa e regime de competência. PIS/COFINS não cumulativos. Conceito de insumo. Tributação monofásica e substituição tributária. PIS/COFINS na importação e na exportação. CPRB.

Tributação sobre a Renda e Tributação Internacional (68 horas-aula)

Renda: materialidade e princípios informadores. IRPF: generalidades e principais controvérsias. IRPJ: contribuintes e responsáveis. IRPJ: apuração do lucro real. IRPJ: lucro presumido e lucro arbitrado. A opção pelo recolhimento da contribuição social pelo lucro líquido (CSLL). Apuração e compensação dos prejuízos fiscais. IRPJ x IRPF e a tributação do ganho de capital. Efeitos fiscais do ágio na aquisição de participações societárias. Tratamento tributário das fusões, aquisições e incorporações. Remessas ao exterior, imposto de renda na fonte e CIDE. Tributação internacional: princípios, elementos de conexão e conceito de residência fiscal. Tratados internacionais para evitar a bitributação. Tributação brasileira de não residentes. Preços de transferência nas importações e exportações. Subcapitalização e dedutibilidade de despesas. Tributação de coligadas e controladas no exterior.

Tributação das Estruturas e Operações Societárias e das Operações nos Mercados Financeiro e de Capitais (32 horas-aulas)

Operações societárias e planejamento tributário: estruturas societárias específicas. Tributação da renda fixa e da renda variável. Tributação de operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhados. Tributação dos fundos de investimento. Debêntures Incentivadas. Tributação brasileira de investimentos estrangeiros de portfólio. Regras de securitização. Planejamento sucessório e fundos fechados.

Tributação e Políticas de Remuneração nas Empresas (32 horas-aula)

Incidência do imposto de renda sobre as verbas recebidas no curso da prestação de serviços. Planejamento tributário nas relações de trabalho: tributação da PF X tributação da PJ. Efeitos da contratação de pessoa jurídica: cooperativas e prestadoras de serviço e cessão de mão de obra. Substituições tributárias previdenciárias. Estratégias para remuneração de administradores, empregados e colaboradores. Verbas isentas ou sem incidência de contribuição previdenciária. Tributação de sócios e diretores. Planos de stock option. PLR. Contribuição previdenciária sobre folha de pagamento e sobre receita bruta: regras gerais, segurados e salário-de-contribuição, terceiros, cota patronal, desoneração da folha, RAT/FAP. Contribuições de categoria profissional (sindicais, OAB, CREA, SESI, SENAI etc.)

Tributação sobre o Consumo (68 horas-aula)

ICMS: competência, materialidade e operações interestaduais. Não cumulatividade no ICMS e questões controvertidas. ICMS: sujeição passiva e substituição tributária. Cálculo do ICMS. Conflito horizontal e vertical de competências relativas ao ICMS: choque de materialidades e guerra fiscal. ISS: materialidade e o conceito de serviço. ISS: competência e os conflitos decorrentes. ISS: base de cálculo, preço do serviço e alíquotas. ISS: sujeito ativo, contribuinte, responsável e cadastros municipais. IPI: competência e materialidade. IPI: não cumulatividade, cálculo/apuração e questões controvertidas. IPI:

(5)

seletividade. Tributação sobre o comércio exterior: imposto sobre importação, sobre exportação, ICMS, ISS e IPI.

Estratégias Tributárias (32 horas-aula)

Instrumentalidade do processo tributário diante das funções administrativa e fiscal. A concomitância das vias administrativas e judiciais anulatórias. Compensação e penhora no contexto do processo tributário. Repetição do indébito tributário. Cautelaridade fiscal e antecipação de tutela. Mandado de segurança em matéria tributária. Processo, sanções tributárias, execução fiscal e embargos à execução. Exceção de pré-executividade. Prescrição e prescrição intercorrente. Coisa julgada tributária e ação rescisória para compatibilização jurisprudencial. Judicialização do direito tributário: repercussão geral, súmula vinculante e recursos repetitivos e seus efeitos sobre a exigibilidade do crédito tributário.

CORPO DOCENTE

Aldo de Paula Junior

Doutor (2012) e Mestre (2007) em Direito Tributário pela PUC/SP. Especialista em Direito Tributário material pelo IBET/SP (2002). Ex-Assessor de Ministro no Supremo Tribunal Federal (2003-2005). Advogado.

Carlos Henrique de Oliveira

Engenheiro Civil, Bacharel e Doutor em Direito pela Universidade de São Paulo, Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário pela Universitá di Modena e Reggio Emilia (Itália). Professor da Pós-Graduação da FGV DIREITO SP (GVlaw), da Pós-Pós-Graduação da FAAP e da Escola Judicial do TRT da 2ª Região. Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil. Conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF). Consultor Tributário do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Carmine Rullo

Engenheiro, especialista em Gestão Financeira e Risco pela FIPECAFI-USP, mestre em Controladoria e Contabilidade pela USP. Auditor-fiscal pela Receita Federal do Brasil. Professor da FGV DIREITO SP.

Daniel Monteiro Peixoto

Doutor em Direito Tributário pela PUC/SP (2009). Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP (2004). Especialista em Direito Tributário pelo IBET (2001). Visiting Scholar na Universitat Pompeu Fabra – Barcelona (2008). Professor do Programa do Programa de Pós-Graduação lato sensu da FGV DIREITO SP desde 2003. Advogado em São Paulo. Autor dos livros: Responsabilidade Tributária e os atos de formação, administração, reorganização e dissolução de sociedades. Editora Saraiva, 2012; Competência Administrativa na Aplicação do Direito Tributário. Editora Quartier Latin, 2005.

Flavio Rubinstein

Mestre em Direito (LL.M.) pela Harvard Law School (EUA), Doutor e Mestre em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela Faculdade de Direito da USP, Senior Fellow e Professor do Programa de Mestrado da University of Melbourne Law School (Austrália) em 2014, Professor do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da FGV DIREITO SP, Professor do Global Law Program da FGV DIREITO SP e do MBA em Planejamento Tributário e Gestão de Tributos da FGV; Professor da Faculdade de Direito da Universidade São Judas Tadeu; Membro do Comitê de Redação da Rivista Diritto e Pratica Tributaria

Internazionale (Itália), Editor do periódico Derivatives and Financial Instruments (IBFD - Holanda) para o

(6)

Gustavo da Silva Amaral

Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP. Professor do Programa de Pós-Graduação lato sensu da FGV DIREITO SP e dos Cursos de Especialização da PUC/SP e do IBET. Advogado em São Paulo.

Nara Cristina Takeda Taga

Doutora em International Tax Law pela University of London - Queen Mary and Westfield College (Inglaterra), doutoranda, mestre e bacharel pela Universidade de São Paulo. Conselheira representante dos contribuintes na Primeira Seção do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais desde 2011.

Vanessa Rahal Canado

Mestra e doutora em direito tributário pela PUC/SP. Professora da FGV DIREITO SP (graduação e pós-graduação). Advogada em São Paulo.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

A disciplina obrigatória de Metodologia e Orientação para TCC possui carga horária de 32 horas-aula presenciais, distribuídas ao longo de três aulas de metodologia e cinco encontros de orientação realizados no final do curso.

Na primeira parte do curso, os alunos devem produzir um projeto de pesquisa e um cronograma para sua execução; na segunda, devem executar o projeto de pesquisa de acordo com as etapas previstas no cronograma. Apenas os alunos aprovados na disciplina, cuja avaliação é continuada poderão entregar a versão final de seu TCC. Os melhores trabalhos produzidos a cada semestre concorrerão ao Prêmio Ary Oswaldo Mattos Filho.

Para auxiliar os estudantes no processo de elaboração de seu texto acadêmico, a Escola oferece um Manual para elaboração do trabalho de conclusão de curso, em que são apresentados o regulamento do TCC, a estrutura dos cursos de MOT, seu conteúdo mínimo, um exemplo de projeto de pesquisa e um modelo de cronograma, além de indicações de formatação dos trabalhos e sugestões de fontes online de pesquisa.

Conteúdo: Apontamentos sobre a pesquisa acadêmica e seu produto: o texto acadêmico e suas peculiaridades; definição de tema/problema de pesquisa: justificativa da importância de investigação de determinado tema. Tipos de pesquisa jurídica e técnicas relevantes: pesquisa de jurisprudência, estudo de caso, revisão bibliográfica, casos difíceis. Especificação das peculiaridades do texto acadêmico: normas da ABNT; principais dúvidas com relação a citações e paráfrases; exemplificação por meio de trabalhos concretos; esclarecimentos sobre plágio e sua diferenciação com a paráfrase; a publicação como instrumento de valorização do produto da pesquisa acadêmica.

REALIZAÇÃO

Carga horária: 432 horas-aula Período: 18 meses

Data de início: 07/03/2016

Dias da semana: segundas e terças-feiras Horário: das 19h20 às 23h

(7)

Se necessário, o Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da FGV DIREITO SP (GVlaw) poderá alterar o calendário original das disciplinas.

Reposições de aula (estipuladas pela Instituição), provas substitutivas, monitorias acadêmicas ou quaisquer outros eventos relacionados ao curso poderão ser agendados às sextas-feiras, no horário regular das aulas.

INVESTIMENTO

Valor à Vista: R$ 30.870,00

I- Matrículas efetuadas no período de 13/10/15 a 30/10/15 receberão um desconto de R$ 2.000,00 (Dois mil reais) sobre o valor global do curso.

II- Matrículas efetuadas no período de 03/11/15 a 30/11/15 receberão um desconto de R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais) sobre o valor global do curso.

III- Matrículas efetuadas no período de 01/12/15 a 30/12/15 receberão um desconto de R$ 1.000,00 (Hum mil reais) sobre o valor global do curso.

IV- Matrículas efetuadas no período de 04/01/16 a 29/01/16 receberão um desconto de R$ 500,00 (quinhentos reais) sobre o valor global do curso.

V- Matrículas efetuadas a partir de 01/02/16 não contemplam os descontos acima mencionados.

Tais descontos serão aplicados sobre o valor global do curso, que pode ser pago em até 18 (dezoito) parcelas conforme abaixo:

Período de Matrícula Valor Total do curso à vista com desconto Valor da parcela em até 18 vezes Total a pagar 13/10/15 a 30/10/15 R$ 28.870,00 R$ 1.814,85 R$ 32.667,30 03/11/15 a 30/11/15 R$ 29.370,00 R$ 1.846,28 R$ 33.233,04 01/12/15 a 30/12/15 R$ 29.870,00 R$ 1.877,71 R$ 33.798,78 04/01/16 a 29/01/16 R$ 30.370,00 R$ 1.909,14 R$ 34.364,52 A partir de 01/02/16 R$ 30.870,00 R$ 1.940,58 R$ 34.930,44 PROCESSO SELETIVO

O ingresso dar-se-á por meio de classificação no Processo Seletivo, observados os procedimentos, condições, regras e critérios descritos no Edital. O presente Processo Seletivo tem validade para o primeiro semestre letivo de 2016, não havendo reserva de vaga para semestres posteriores.

Período: de 01/10/2015 a 21/02/2016 Inscrições: site www.fgv.br/direitosp

Os interessados deverão realizar sua inscrição, sem qualquer ônus financeiro, exclusivamente pela internet. É obrigatório o preenchimento de todos os campos solicitados na ficha de inscrição e a inserção de arquivo digital com o curriculum vitae do candidato.

(8)

Seleção dos candidatos: Os candidatos serão selecionados por duas fases (i) análise curricular e (ii)

entrevista individual. Somente os candidatos aprovados na análise curricular é que serão convocados para a entrevista. É necessário documento de identificação com foto para a realização da entrevista.

RESULTADO

Período: processo seletivo contínuo

A divulgação dos aprovados será feita via comunicação eletrônica (e-mail). É responsabilidade exclusiva do candidato manter seus dados de contatos atualizados, acompanhar a divulgação dos resultados, averiguar sua eventual aprovação e consequente convocação para a matrícula.

Não haverá divulgação do desempenho dos candidatos, nem sua classificação relativa, apenas a informação quanto à aprovação ou não.

INFORMAÇÕES

Central de Atendimento Telefone: (11) 3799-7777 E-mail: gvlaw@fgv.br

Referências

Documentos relacionados

Esta pesquisa teve como objetivo identificar o nível de evidenciação socioambiental das distribuidoras de energia elétrica listadas na ANEEL estabelecidas na

muβ zum Zweck haben, aus uns andere, nicht blos bessere Menschen (gleich als ob wir so schon gute, aber nur dem Grade nach vernachlässigte wären) zu machen”... ênfase sobre o fato

a$untamento ainda ) to ainda ) maior do maior do que antes parecera, nem se pode romper que antes parecera, nem se pode romper, mas , mas Ricardo Reis Ricardo Reis teve tempo

[r]

Entre os estudos que relacionam processamento léxico-semântico ao reconhecimento de palavras, Assink, Bergen, Teeseling e Knuijt (2004) conduziram um estudo

Para os planetas, Eudoxo imaginou quatro esferas: a primeira que gira em um dia tendo um eixo polar (isto reproduz o movimento di´ ario de leste para oeste); uma se- gunda esfera

O fortalecimento da sociedade industrial inegavelmente impulsionou o sistema de seguridade, considerando que nesta época houve intensificação da precarização do

Os dados apresentados caracterizam 42 crianças de terceiras e de quartas séries do ensino fundamental do município de Três Arroios/RS quanto ao traço de sonoridade, na tentativa de