• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 22/2018 EDITAL PNPD-CAPES PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FISIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 22/2018 EDITAL PNPD-CAPES PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FISIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 22/2018

EDITAL PNPD-CAPES PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM FISIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

O Programa de Pós Graduação em Fisiologia, atendendo o instituído pela Portaria nº 86, de 3 de julho de 2013, da CAPES, a qual regulamenta o Programa Nacional de Pós -Doutorado/CAPES (PNPD/CAPES) Programa Nacional de Pós-Doutorado /CAPES (PNPD/CAPES), torna público o presente Edital e convida candidatos interessados a apresentarem propostas para obtenção de uma (01) bolsa de pós-doutorado na área de Fisiologia para desenvolver projeto de pesquisa em um dos temas vinculados às linhas de pesquisa em: FISIOLOGIA ENDÓCRINA E DO METABOLISMO (Estudo Curitibano de Investigação do Ambiente e Reprodução - CUIDAR); NEUROBIOLOGIA (Investigação de aspectos não-motores em modelo animal da doença de Parkinson) e FISIOLOGIA COMPARATIVA E DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS (Uma abordagem ecofisiológica da aquicultura: flexibilização no cultivo de camarões e redução do estresse do transporte de peixes).

1. OBJETIVOS

1.1 promover a realização de estudos de alto nível e impacto científico; 1.2 reforçar os grupos de pesquisa nacionais;

1.3 renovar os quadros nos Programas de Pós-Graduação nas instituições de ensino superior e de pesquisa;

1.4 promover a inserção de pesquisadores brasileiros e estrangeiros em estágio pós-doutoral, estimulando sua integração com projetos de pesquisa desenvolvidos pelos Programas de Pós-Graduação no país.

2. REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DOS CANDIDATOS

2.1 Conforme o Art 5°, Capítulo III, Anexo I da Portaria nº. 086 de 03 de julho de 2013 da CAPES, o candidato deverá:

I – possuir o título de doutor, quando da implementação da bolsa, obtido em cursos avaliados pela CAPES e reconhecidos pelo CNE/MEC. Em caso de diploma obtido em instituição

estrangeira, este deverá ser analisado pelo Programa de Pós-Graduação;

II – disponibilizar currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq ou, se estrangeiro,

curriculum vitae conforme modelo no Anexo III da Portaria 083 de 03 de julho de 2013 - CAPES com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico, conforme anexo da Portaria nº. 086/2013-CAPES;

(2)

V – O candidato pode se inscrever em uma das seguintes modalidades:

a) ser brasileiro ou estrangeiro residente no Brasil portador de visto temporário, sem vínculo empregatício;

b) ser estrangeiro, residente no exterior, sem vínculo empregatício;

c) ser docente ou pesquisador no país com vínculo empregatício em instituições de ensino superior ou instituições públicas de pesquisa.

§ 1º O candidato estrangeiro residente no exterior deverá comprovar endereço residencial no exterior no momento da submissão da candidatura.

§ 2º Professores substitutos poderão ser aprovados na modalidade “a” do inciso V, sem prejuízo de suas atividades de docência, após análise e autorização do Programa de Pós-Graduação.

§ 3º Os candidatos aprovados na modalidade “c” do inciso V deverão apresentar comprovação de afastamento da instituição de origem, por período compatível com o prazo de vigência da bolsa.

§ 4º Os candidatos aprovados na modalidade “c” do inciso V não poderão realizar o estágio pós-doutoral na mesma instituição com a qual possuem vínculo empregatício.

2.2 O candidato compromete-se também a:

I- elaborar Relatório de Atividades Anual a ser submetido à aprovação do Programa de Pós-Graduação e encaminhar Relatório Final em até 60 (sessenta) dias após o encerramento da respectiva bolsa;

II– dedicar-se às atividades do projeto;

III – restituir à CAPES os recursos recebidos irregularmente, quando apurada a não observância das normas do PNPD, salvo se motivada por caso fortuito, força maior, circunstância alheia a sua vontade ou doença grave devidamente comprovada e fundamentada. A avaliação dessas situações fica condicionada à análise e deliberação pela Diretoria Executiva da CAPES, em despacho fundamentado.

IV – não acumular a percepção de bolsa com qualquer modalidade de bolsa de outro programa da CAPES, de outra agência de fomento pública, nacional ou internacional, empresas públicas ou privadas, ou ainda com o exercício profissional remunerado, ressalvadas as exceções previstas no art. 5º da Portaria nº. 086/2013-CAPES ou expressa permissão em norma específica baixada pela Capes.

(3)

3. VALOR E DURAÇÃO DA BOLSA

3.1 Conforme valores vigentes determinados pela CAPES, os quais atualmente constam na página http://www.capes.gov.br/bolsas/valores-das-bolsas

3.2 DURAÇÃO DA BOLSA

Art. 13 Para os bolsistas aprovados nas modalidades “a” e “b” do item 2.1, inciso V, o período de duração da bolsa será de (12) doze meses, podendo ser renovada por mais (12) doze meses por meio de recomendação do colegiado do Programa e fundamentada nas demandas das linhas de pesquisa do Programa e condicionada à avaliação de desempenho do bolsista mediante apresentação de relatório de atividades científicas.

Art. 14 Para os candidatos aprovados na modalidade “c”, do item 2.1, inciso V, o período máximo de duração da bolsa será de 12 meses, sem possibilidade de renovação.

4. SUBMISSÃO DE PROPOSTAS E SELEÇÃO

4.1 O candidato deve encaminhar sua proposta através de meio eletrônico para o email ppgfisioufpr@gmail.com (arquivos com extensão pdf, recebido impreterivelmente até as 23:30 do dias 01/10/2018, horário de Brasília) ou por remessa expressa (SEDEX 10 ou similar, com prazo de entrega de no máximo 2 dias úteis) para o endereço: Av. Francisco H. dos Santos s/n, Jardim das Américas, Caixa Postal 19031, Curitiba, Paraná, Brasil. Centro Politécnico, Departamento de Fisiologia, Programa de Pós-Graduação em Fisiologia (A/C Senhor Roberto) entre os dias 03 de setembro a 02 de outubro de 2018; considerando a data de postagem. Para submissões por meio eletrônico, deverá ser entregue comprovantes impressos dos itens 4.2-II (currículo com comprovações) e item 4.2-III (cópia da comprovação de defesa de doutorado). 4.2 As propostas deverão conter:

I- Dados completos do candidato: Nome, data e local de nascimento, endereço, telefones de contato, e-mail, RG, CPF (ou passaporte em caso de estrangeiros);

II - uma cópia do currículo Lattes, com comprovações, ou curriculum vitae conforme modelo no Anexo III da Portaria 083 de 03 de julho de 2013 – CAPES e projeto de pesquisa conforme anexo I deste edital (nos moldes do CNPq).

III - Arquivo eletrônico (enviado ao email ppgfisioufpr@gmail.com) e cópia do documento de comprovação da aprovação da defesa da tese de doutorado do candidato (diploma ou ata da defesa);

IV – uma carta de recomendação; 5. JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

(4)

5.1. As propostas serão julgadas por Comissão formada por 3 docentes credenciados no Programa de Pós-Graduação em Fisiologia escolhidos em reunião de Colegiado.

5.2 O julgamento será realizado em duas etapas. A primeira de caráter eliminatório e a segunda de caráter classificatório:

5.2.1 Etapa 1: Avaliação da relevância, consistência, mérito e viabilidade do projeto de pesquisa do candidato em sua relação com os Projetos de Pesquisa do PPG;

5.2.2 Etapa 2: a) avaliação do currículo; b) Arguição do projeto e entrevista do candidato pela banca examinadora.

5.2.3 Nota final: A nota final será computada calculando-se a média simples da nota do currículo e da nota atribuída à entrevista e arguição do projeto.

6. IMPLEMENTAÇÃO

6.1. A implementação ocorrerá em prazo oportuno, observadas as datas propostas de início e do SAC-CAPES (Sistema de Acompanhamento de Concessões).

6.2. O prazo de execução do projeto é de (12) doze meses, podendo ser renovado por até (24) vinte e quatro meses, observados os casos previstos no art. 5º, inciso V, da Portarianº.

086/2013-CAPES. O prazo será contado a partir da data do Termo de Outorga de Bolsas, e implementação da bolsa no Sistema de Acompanhamento de Concessão (SAC).

6.3 Para efetivar o cadastramento do candidato, este deverá:

I - preencher e assinar o Termo de compromisso disponível no Anexo II da Portaria 086 da CAPES;

II - possuir conta no Banco do Brasil.

6.4. A renovação da bolsa após os 12 meses não é automática e deverá ocorrer por meio da recomendação do colegiado do curso baseada na demanda das linhas de pesquisa do programa e após avaliação de desempenho do bolsista mediante entrega de relatório. 7. CALENDÁRIO

03/09/2018: Publicação do Edital;

03/09/2018 a 01/10/2018: Período de inscrição dos projetos via remessa expressa ou pessoalmente;

04 e 05 de outubro de 2018: Análise dos projetos; 05/10/2018 após 17:30: Resultado da Etapa 1;

08 e 09 de outubro de 2018: Entrevista, análise de currículo e apreciação de carta de recomendação;

(5)

09/10/2018 após 17:30: Resultado final;

10 a 11 de outubro de 2018: Inscrição no sistema SAC.

EDITAL PNPD-CAPES PARA BOLSA DE DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

ANEXO I

REQUISITOS PARA APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA (modelo pode ser encontrado na página do PPG Fisiologia - http://www.pgfisio.ufpr.br/, “Formulário de Apresentação de Projetos Pós-Doutorado Qualificação Doutorado”.

QUANTO AO PROJETO DE PESQUISA:

I - O projeto deve estar claramente caracterizado como pesquisa científica ou tecnológica

II - O projeto deve apresentar as seguintes informações, de forma a permitir sua adequada análise por parte do Comitê:

a) identificação da proposta;

b) qualificação do principal problema a ser abordado; c) objetivos e metas a serem alcançados;

d) metodologia a ser empregada e sua adequação à infra-estrutura do PPG Fisiologia; e) principais contribuições científicas ou tecnológicas da proposta;

f) previsão orçamentária e fonte de recursos, se houver; g) cronograma de atividades;

h) indicação de possíveis colaborações ou parcerias já estabelecidas ou potencialmente viáveis com outros centros de pesquisa na área;

(6)

ANEXO II - CRITÉRIOS DE AVALIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

Critério a ser avaliado

1. Abordagem do tema e justificativa do trabalho proposto 2. Adequação da(s) hipótese(s) do estudo

3. Qualidade/mérito da pergunta a ser respondida 4. Coerência entre hipótese, objetivos e metodologia

5. Adequação da metodologia para resposta dos objetivos propostos 6. Coerência do projeto com a linha de pesquisa do orientador 7. Qualidade, clareza e originalidade da escrita

8. Adequação e correta citação das referências bibliográficas

9. Adequação do cronograma e adequação do projeto à estrutura física do programa

Cada critério será avaliado como suficiente ou insuficiente pelo avaliador e o parecer técnico de aceite ou recusa incluído na avaliação. Insuficiência em um dos critérios seguintes: 2,4,5,6 e 9 ou em mais de um dos demais critérios acarretará em recusa do projeto.

Resultado Pontuação / parecer

Aceite ou recusa pelo avaliador (inserir “Aceito” ou “Recusado”)

(7)

ANEXO III - AVALIAÇÃO DO CURRÍCULO

1.

Títulos universitários (Peso 4)

Pontuação Página Pontos concedidos

1.1* Doutorado defendido e aprovado – comprovado por ATA de defesa ou diploma

150

1.2* Mestrado defendido e aprovado – comprovado por ATA

100

1.3* Certificado de especialização (lato sensu) em área correlata (carga horária mínima 360 horas-aula)

50

1.4* Graduação - comprovado por certificado de conclusão ou diploma

30

1.5 Prêmios Acadêmicos - projetos, trabalhos científicos e artísticos em eventos/concursos promovidos por instituições de reconhecida credibilidade

10

* PARA ITENS 1.1 a 1.4: Pontuação não cumulativa, pontuar a mais elevada

2.

Atividade em ensino superior e extensão (Peso 1)

Pontuação Página Pontos concedidos 2.1 Docência em ensino superior (1 h/sem/semestre) - limite 60

pontos

2

2.2 Docência em ensino médio (1 h/sem/semestre) - limite 15

pontos

0,5

2.3 Mini-curso ministrado (mínimo de 12 h) – até 5 5 2.4 Palestra ministrada - limite de 5 pontos 1 2.5 Orientação acadêmica de graduação (IC, TCC, monografia) -

até 5

(8)

2.6 Programa de iniciação à docência – monitoria (por semestre)

2

3.

Atividades de capacitação (Peso 1)

Pontuação Página Pontos concedidos 3.1 Estágio de IC com comprovação (cada período de 6 meses) 10

3.2 Curso de extensão (≥ 5 h e ≤15 h) - limite 10 pontos 2 3.3 Curso de extensão (>15 h) - limite 25 pontos 5

3.4* Presença em congressos ou simpósios científicos (por evento)

-

Sem apresentação de trabalho – certificado de participação 1 Com apresentação de pôster – deve constar no certificado

de participação ou no resumo (vide edital)

2

Com apresentação oral - deve constar no certificado de participação ou na programação do evento

5

* PARA ITEM 3.4: Pontuação não cumulativa, pontuar a mais elevada

4.

Produção Científica (Peso 3)

4.1 Artigo científico publicado ou aceito como primeiro autor conforme Estrato*

Pontuação Página Pontos concedidos

Estrato A1 CAPES/CBII (FI≥5.0) 200

Estrato A2 CAPES/CBII (3.36≤FI<5.0) 170 Estrato B1 CAPES/CBII (2.26≤FI<3.36) 140 Estrato B2 CAPES/CBII (1.34≤FI<2.26) 120 Estrato B3 CAPES/CBII (0.90≤FI<1.34) 100 Estrato B4 CAPES/CBII (0.45≤FI<0.90) 60 Estrato B5 ou C CAPES/CBII (FI<0.45) 20

(9)

considerar o maior.

Periódicos não classificados no Qualis e sem JCR serão pontuados como B5.

4.2 Artigo científico publicado ou aceito como colaborador conforme Estrato*

Pontuação Página Pontos concedidos

Estrato A1 CAPES/CBII (FI≥5.0)* 100

Estrato A2 CAPES/CBII (3.36≤FI<5.0) 85 Estrato B1 CAPES/CBII (2.26≤FI<3.36) 70 Estrato B2 CAPES/CBII (1.34≤FI<2.26) 60 Estrato B3 CAPES/CBII (0.90≤FI<1.34) 50 Estrato B4 CAPES/CBII (0.45≤FI<0.90) 30 Estrato B5 ou C CAPES/CBII (FI<0.45) 10

*Estrato Qualis na área de Ciências Biológicas II da CAPES ou fator de impacto (FI) JCR corrente: considerar o maior.

Periódicos não classificados no Qualis e sem JCR serão pontuados como B5.

4.4 Resumo em Anais de Congressos Científicos – comprovado por: cópia da página do livro de resumos que contenha logotipo ou informações do evento, principalmente data, ou certificado que conste que houve publicação de resumo, com título e autoria do trabalho

Pontuação Página Pontos concedidos

Como primeiro autor Internacional 5 Como colaborador (máximo de 3 por

evento) internacional

2

Como primeiro autor Regional 3

Como colaborador (máximo de 3 por evento) Regional

1

4.5 Patentes em área correlata Pontuação Página Pontos concedidos

(10)

Registrada 200

Depositada 70

Registrada (co-autor) 100

Depositada (co-autor) 35

4.6 Livros em área correlata (ciências biológicas, ciências médicas) (com ISBN)

Pontuação Página Pontos concedidos Livro publicado – anexar apenas capa + ficha

catalográfica

80

Capítulo de livro como primeiro autor (≥4 pag) - limite de 2 capítulos/livro

40

Capítulo de livro como autor-colaborador (≥ 4 pag) - limite de 2 capítulos/livro

20

Pontuação Página Pontos concedidos 4.7 Artigos de divulgação científica (impresso ou eletrônico) -

limite de 5 pontos

1

4.8 Depósito de sequências ou estruturas em banco de dados internacionais

Pontuação Página Pontos concedidos Como primeiro autor (por sequência ou estrutura – limite de

20)

1

Como colaborador (por sequência ou estrutura – limite de 10)

1

5. Função administrativa (Peso 1)

Pontuação Página Pontos concedidos 5.1 Representação discente junto ao colegiado do PPG - por ano 10

(11)

5.3 Organização de simpósios, cursos e similares - Como organizador - limite de 3 eventos 6 Como colaborador - limite de 3 eventos 2 5.4 Membro de comissão examinadora de TCC ou IC - limite 10

pts

2

PONTUAÇÃO TOTAL:

Referências

Documentos relacionados

A DG SANTE alerta para o risco dos operadores comunitários que exportam para o Reino Unido não estarem preparados para quando forem exigidos os certificados

DECivil GESTEC 63 63/187 /187 Pequenos vãos com lintéis em pedra (janelas e portas) Paredes de alvenaria de pedra Pisos em madeira… Casa particular em Atenas DECivil GESTEC 5.

N˜ao se deve usar termos ´ obvios, como “figura1, figura2 etc”, para as figuras, tabelas ou equa¸c˜oes, porque isso pode ocasionar problemas com outras entidades no texto que

O trabalho avaliou a qualidade do ar tendo-se como parâmetro o índice de emissão do Radônio e do Torônio e sua incidência em ambientes como os apresentados pelos Shoppings

Para validação da modelagem, estimou-se a ET o mensal, segundo Penman-Monteith FAO com apenas temperaturas máximas e mínimas, oriundos da climatologia de base do modelo de

Por outro lado, a obesidade é responsável por significativa redução na expressão gênica e concentração plasmática deste hormônio ao promover redução da expressão de

A dose inicial da solução oral foi de 20µg/h de misoprostol, nas primeiras 6 horas, aumentando em 20µg/h de misoprostol a cada 6 horas, se o trabalho de parto não fosse

Eggshell Apex Abnormalities in a Free-range Hen Farm with Mycoplasma synoviae and Infectious Bronchitis virus in Rio de Janeiro State, Brazil.. Author(s) Santos FC dos I Brandão