• Nenhum resultado encontrado

Livro Eletrônico. Aula 00. Professor: Gislaine dos Santos Holler. Fisioterapia na Saúde do Trabalhador p/ Concursos - Curso Regular Fisioterapia 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Livro Eletrônico. Aula 00. Professor: Gislaine dos Santos Holler. Fisioterapia na Saúde do Trabalhador p/ Concursos - Curso Regular Fisioterapia 2018"

Copied!
49
0
0

Texto

(1)

Aula 00

Fisioterapia na Saúde do Trabalhador p/ Concursos - Curso Regular Fisioterapia 2018

Professor: Gislaine dos Santos Holler

(2)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 1 de 47

AULA 00: INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA E ERGONOMIA DO TRABALHO

SUMÁRIO PÁGINA

Apresentação do curso 1

Introdução á Ergonomia 3

Posto de Trabalho 15

Antropometria 17

Lista de Questões 40

Gabarito 47

Referências 47

Olá, pessoal!!!

Sejam bem vindos ao Curso de FISIOTERAPIA NA SAÚDE DO TRABALHADOR!

Antes de começar com a apresentação do curso propriamente dito, me apresentarei: meu nome é Gislaine Holler, possuo graduação em Fisioterapia (2013) e pós-graduada em Fisioterapia Traumato- ortopédica e Desportiva e Fisioterapia Dermatofuncional. Iniciei minha vida de concurseira em 2014, com êxitos nos concursos voltados à fisioterapia, sendo aprovada na Secretaria de Saúde do Distrito Federal (2014), Prefeitura Municipal de Bela Vista do Toldo – SC (2015) e Prefeitura Municipal de Canoinhas – SC (2015).

No nosso curso, além da teoria abordando os vários tópicos, também traremos várias questões atuais de diferentes bancas para você praticar.

Minha intenção neste curso, atendendo a proposta das aulas em PDF e vídeo-aulas, é que você aprenda a matéria de maneira prática e simples, objetivando a sua preparação para a aprovação EM QUALQUER concurso público. Utilizarei uma linguagem mais informal, com ênfase naquilo que realmente é cobrado nas provas.

0

(3)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 2 de 47 Para ter o curso completo rumo à aprovação, os alunos matriculados terão acesso ao seguinte conteúdo:

a) Material em PDF com a teoria completa do que realmente é cobrado em concursos;

b) Vídeoaulas;

c) Questões comentadas de várias bancas;

d) Fórum de dúvidas.

Como temos apenas uma prova disponível desse concurso, realizado em 2010, não temos quase questões relacionadas com esse assunto. Por esse motivo, vamos utilizar várias questões de outros concursos/ bancas. Quando o edital for publicado/atualizado, teremos uma abordagem mais específica.

Pessoal, qualquer dúvida, sugestão, reclamação, etc recorram ao FÓRUM, será um prazer atendê-los, ok?

Agora sim! Prontos? Então, ótimos estudos!

“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados”. Mahatma Gandhi

Prof. Gislaine Holler @profgislaineholler

0

(4)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 3 de 47

INTRODUÇÃO À ERGONOMIA

Conceito

IIda apud Barros e Resende (2008), aponta que a ergonomia é uma ciência relativamente nova, embora o homem tenha buscado adaptar as ferramentas e utensílios de uso cotidiano desde as antigas civilizações, no entanto a origem e evolução foram definidas pelas transformações socioeconômicas e principalmente pela evolução tecnológica. Em 1949, a ergonomia foi marcada como ciência, pelo fato de se caracterizar como campo de saber específico, com objetivos próprios e particulares.

A palavra “ergonomia” é de origem grega formada pelas palavras Ergon (trabalho) e Nomos (regra), então na raiz a palavra ergonomia significa “regras para o trabalho”. Nos Estados Unidos também se usa como sinônimo de Ergonomia o termo “human factors” (fatores humanos).

A NR 17 conceitua a Ergonomia como “Parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente”.

Observação:

No Brasil, as condições ergonômicas de trabalho são regulamentadas pela Norma Regulamentadora nº 17, do Ministério do Trabalho e Previdência Social, que também dispõe sobre a utilização de materiais e mobiliário ergonomia, condições ambientais, jornada de trabalho, pausas, folgas e normas de produção.

0

(5)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 4 de 47 As condições de trabalho incluem aspectos relacionados ao levantamento de peso, transporte e descarga de materiais, mobiliário, equipamentos e condições do posto de trabalho e à própria organização do trabalho.

Conforme Dul & Weerdmeester (2004), a ergonomia estuda vários aspectos, tais como:

Postura e movimentos corporais, os quais podem ser assim relacionados – sentados, em pé, puxando e levantando cargas, empurrando.

• Fatores ambientais – evidenciados através de ruídos, vibrações, iluminação, clima e agentes químicos.

Informação, captadas por meio da audição, visão e demais sentidos. A ergonomia também aborda conhecimento de diferentes áreas científicas, como a antropometria, biomecânica, toxicologia, engenharias, etc.

De acordo com Silva ([s.d.]), a importância da ergonomia está na contribuição para promover a segurança e bem estar das pessoas e consequentemente a eficácia dos sistemas nos quais estão envolvidas.

Obs: Normas Regulamentadoras - As Normas Regulamentadoras - NR, relativas à segurança e medicina do trabalho, são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.

0

(6)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 5 de 47 RISCOS ERGONÔMICOS

São fatores psico-fisiológicos relacionados ao trabalho que o ser humano fica exposto durante o desenvolvimento de suas atividades.

Podendo afetar a integridade física ou mental do trabalhador, proporcionando-lhe desconforto ou doença.

São considerados riscos ergonômicos: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, controle rígido de produtividade, situação de estresse, trabalhos em período noturno, jornada de trabalho prolongada, monotonia e repetitividade, imposição de rotina intensa.

Os riscos ergonômicos podem gerar distúrbios psicológicos e fisiológicos e provocar sérios danos à saúde do trabalhador porque produzem alterações no organismo e estado emocional, comprometendo sua produtividade, saúde e segurança, tais como:

LER/DORT, cansaço físico, dores musculares, hipertensão arterial, alteração do sono, diabetes, doenças nervosas, taquicardia, doenças do aparelho digestivo (gastrite e úlcera), tensão, ansiedade, problemas de coluna, etc.

Para evitar que estes riscos comprometam as atividades e a saúde do trabalhador, é necessário um ajuste entre as condições de trabalho e o homem sob os aspectos de praticidade, conforto físico e psíquico por meio de: melhoria no processo de trabalho, melhores condições no local de trabalho, modernização de máquinas e equipamentos, melhoria no relacionamento entre as pessoas, alteração no ritmo de trabalho, ferramentas adequadas, postura adequada, etc.

0

(7)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 6 de 47 ÁREAS DA ERGONOMIA

Trata-se de uma disciplina orientada para uma abordagem sistêmica de todos os aspectos da atividade humana. Para darem conta da amplitude dessa dimensão e poderem intervir nas atividades do trabalho é preciso que os ergonomistas tenham uma abordagem holística de todo o campo de ação da disciplina, tanto em seus aspectos físicos e cognitivos, como sociais, organizacionais, ambientais, etc. Freqüentemente esses profissionais intervêm em setores particulares da economia ou em domínios de aplicação específicos. Esses últimos caracterizam-se por sua constante mutação, com a criação de novos domínios de aplicação ou do aperfeiçoamento de outros mais antigos (ABERGO, 2016)

De maneira geral e de acordo com Abergo (2013), os domínios de especialização da ergonomia são:

Ergonomia física – a qual está relacionada com as características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação à atividade física. De forma que os temas relevantes abrangem o estudo da postura no trabalho, manejo de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.

Ergonomia cognitiva – refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e a forma de como afetam as interações entre seres humanos e diferentes elementos de um sistema. Neste sentido ressalta-se o estudo da carga mental de

0

(8)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 7 de 47 trabalho, tomada de decisão, desempenho especializado, interação homem computador, estresse e treinamento.

Ergonomia organizacional – reportar-se à otimização dos sistemas sócio técnicos, abrangendo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos, principalmente através das comunicações, projeto de trabalho, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizações em rede e gestão da qualidade.

CLASSIFICAÇÃO DA ERGONOMIA DE ACORDO COM SUA INTERVENÇÃO

Segundo Iida (2005), a contribuição ergonômica, conforme a ocasião em que é realizada classifica-se em:

- ergonomia de concepção;

- ergonomia de correção;

- ergonomia de conscientização.

a) Ergonomia de concepção – ocorre quando a contribuição ergonômica se faz durante a fase inicial do projeto do produto, da máquina ou do ambiente. Ou seja, na fase em que uma atividade está sendo projetada

Esta é a melhor situação, pois as alternativas poderão ser amplamente examinadas, mas também se exige maior conhecimento e experiência, porque as decisões são tomadas em cima de situações hipotéticas.

b) Ergonomia de correção – é aplicada em situações reais, já existentes, para resolver problemas que se refletem na segurança, na fadiga excessiva, em doenças do trabalhador ou na quantidade ou qualidade da produção.

0

(9)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 8 de 47 O objetivo dessa avaliação é detectar problemas relacionados aos processos de trabalho e propor soluções para esses problemas.

c) Ergonomia de conscientização – Muitas vezes, os problemas ergonômicos não são completamente solucionados, nem na fase de concepção e nem na fase de correção. Além do mais, novos problemas poderão surgir a qualquer tempo, devido ao desgaste natural das máquinas e equipamentos, além das modificações introduzidas pelos serviços de manutenção, alteração dos produtos e introdução de novos equipamentos. Pode-se dizer que o sistema e os postos de trabalho assemelham-se a organismos vivos em constante transformação e adaptação. Desta forma, é importante conscientizar- se o operador, por meio de cursos de treinamento e frequentes retreinamentos, ensinando-o a trabalhar de forma segura, reconhecendo os fatores de risco que podem surgir, a qualquer momento, no ambiente de trabalho. Nesse caso, ele deve saber exatamente qual a providência a ser tomada. Por exemplo: desligar a máquina e chamar a equipe de manutenção.

0

(10)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 9 de 47 1. FCC- TRT 11º - 2017

Um ergonomista que pretende ajustar as condições de trabalho de uma empresa, ao proceder com a análise ergonômica do trabalho e encontrar fatores como mobiliário inadequado, longas jornadas de trabalho e demanda por memória imediata, classificará tais aspectos, respectivamente, como ergonomia

(A) física, cognitiva e organizacional.

(B) física, organizacional e cognitiva.

(C) organizacional, física e cognitiva.

(D) organizacional, cognitiva e física.

(E) cognitiva, organizacional e física.

Gabarito: B.

Comentários: Essa foi bem simples, vejamos:

- mobiliário inadequado= ergonomia física. Como vimos envolve o estudo da postura no trabalho, manejo de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.

- longas jornadas de trabalho= ergonomia organizacional. Aqui envolve a organização temporal do trabalho.

- demanda por memória imediata = ergonomia cognitiva. Tudo que envolve fatores mentais/ psicológicos.

2. FCC – SERGAS - 2013

A Higiene do Trabalho está relacionada com as condições ambientais do trabalho que garantam, ao trabalhador, realizar

0

(11)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 10 de 47 suas tarefas com a preservação de sua saúde física e mental.

Proporciona conforto, ao trabalhador, durante o desempenho de sua atividade, evitando o aparecimento de lesões por esforço repetitivo:

(A) Insalubridade.

(B) Ergonomia.

(C) Periculosidade.

(D) Exame admissional.

(E) Brigada de Incêndio.

Gabarito: B.

Comentários: No decorrer do enunciado já entendemos que se trata da Ergonomia.

3. UPENET/IAUPE - PREFEITURA DE GARANHUNS/PE - 2015 No Brasil, a Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) define ergonomia da seguinte maneira: Entende-se por ergonomia o estudo das interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente, objetivando intervenções e projetos que visem melhorar, de forma integrada e não dissociada, a segurança, o conforto, o bem estar e a eficácia das atividades humanas. Sobre as funções da ergonomia no âmbito laboral, analise as afirmativas abaixo:

I. Descrever as características e o conteúdo do trabalho (que intensidade é necessária, quais tipos de esforços são requeridos, quais grupos musculares estão implicados na execução da tarefa, quais posturas devem ser adotadas etc.).

II. Analisar as condições ambientais (ruído, calor, vibrações etc.) e as condições de organização (ritmos de trabalho, pausas etc.) em que se realizam esse trabalho.

III. Estudar as características individuais que podem ter algum tipo de incidência na execução do trabalho, tais como: o sexo, a

0

(12)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 11 de 47 idade, a condição física, o grau de instrução, o estilo de vida e a alimentação.

Está CORRETO o que se afirmar em:

(A) I, II e III.

(B) I, apenas.

(C) II, apenas.

(D) III, apenas.

(E) I e III, apenas.

Gabarito: A.

Comentários: Iniciamos com uma questão mais abrangente para que possamos fixar o que verdadeiramente é a Ergonomia. Então analisemos as assertivas:

I – Uma das premissas básicas da Ergonomia é a descrição das características e conteúdo do trabalho para analisar sua interação com o trabalhador. Assertiva correta.

II – Estudamos que a ergonomia estuda vários aspectos, tais como:

Postura e movimentos corporais; Fatores ambientais (Informação, captadas por meio da audição, visão e demais sentidos).

E a Abergo também enfatiza que a ergonomia pode ser dividiva em três domínios ou especializações, as quais englobam:

Ergonomia física – a qual está relacionada com as características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e biomecânica em sua relação à atividade física.

Ergonomia cognitiva – refere-se aos processos mentais.

Ergonomia organizacional – reportar-se à otimização dos sistemas sócio técnicos, abrangendo suas estruturas organizacionais, políticas e de processos, organização temporal do trabalho, trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo, cultura organizacional, organizações em rede, dentre outros.

0

(13)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 12 de 47 Portanto, a partir da análise dessa divisão podemos concluir que a alternativa II está correta, assim como a alternativa III, a qual se refere a ergonomia física.

Logo, a alternativa correta é a letra A.

4. CESPE - Analista Judiciário – TJ/SE – 2014

Em relação à ergonomia, julgue os itens que se seguem.

Define-se como ergonomia a ciência que relaciona as características físicas do corpo humano, as fisiologias e os aspectos psicológicos com o intuito de qualificar a relação entre o meio ambiente e os indivíduos.

Gabarito: Certo.

Comentários: Essa está fácil, não é pessoal. A própria NR-17 ao tratar da Ergonomia defini “Parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente”.

Portanto, alternativa correta.

5. CESPE - FUB - 2015

Julgue os itens a seguir, relativos à ergonomia. Ergonomia refere-se ao estudo dos mecanismos de adaptação das características psicofisiológicas dos trabalhadores às condições de trabalho.

Gabarito: Errada

Comentários: Resolvi colocar essa questão, pois temos que prestar atenção nas “pegadinhas” das bancas.

Prestem atenção!!!!!

A Ergonomia refere-se ao estudo dos mecanismos de adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores.

0

(14)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 13 de 47 Na questão está ao contrario, adaptação das caracteristicas do trabalhador ao trabalho.

Portanto, alternativa errada.

6. CESPE - ANALISTA JUDICIÁRIO -TRE/BA – 2015

Ergonomia é a ciência que trata especificamente dos padrões de medidas do corpo humano com o objetivo de determinar as diferenças entre indivíduos que trabalham nos mesmos ambientes executando as mesmas tarefas.

Gabarito: Errada.

Comentários: Sabemos que a ergonomia não trata

“especificamente” dos padrões e medidas do corpo humano.

Estudamos que os aspectos físicos, cognitivos, sociais, organizacionais, ambientais, também estão envolvidos na análise ergonomica.

Logo, alternativa Errada.

7. FCC - ANALISTA JUDICIÁRIO – TRT – 2014

Considerando os pressupostos da ergonomia, está INCORRETO afirmar que:

(A) Conta com um processo contínuo de desenvolvimento e reconstrução do conhecimento das diversas áreas envolvidas.

(B) É uma disciplina autônoma, mas não pode viver sem se nutrir das aquisições de várias disciplinas.

(C) Se constituiu, dada a importância de se analisar o fenômeno do trabalho humano, como área do conhecimento autônoma, passando a dispensar o diálogo com outras disciplinas.

(D) Realiza aquisições dinâmicas e assimiladas em um espírito de diálogo com outras disciplinas.

0

(15)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 14 de 47 (E) Trata a complexa relação entre saúde e trabalho, sempre em interdisciplinaridade, tendo como base os princípios da ação ergonômica.

Gabarito: C.

Comentários: Apesar da questão se utilizar de diversos conceitos sobre a Ergonomia, não a considero difícil. Vamos rever o que a ABERGO fala sobre Ergonomia: “Trata-se de uma disciplina orientada para uma abordagem sistêmica de todos os aspectos da atividade humana. Para darem conta da amplitude dessa dimensão e poderem intervir nas atividades do trabalho é preciso que os ergonomistas tenham uma abordagem holística de todo o campo de ação da disciplina, tanto em seus aspectos físicos e cognitivos, como sociais, organizacionais, ambientais, etc. ...”.

Podemos destacar nessa afirmação o caráter multidisciplinar e complexo da Ergonomia. Apesar de ter sua autonomia, na determinação e análise dos riscos ergonômicos, ela se vale de interação e conhecimentos diversos para tal avaliação.

Ao analisar as assertivas, podemos identificar que aúnica que vai contra os aspectos abordados na definição de ergonomia é a alternativa C, ao afirmar que ” como área do conhecimento autônoma, passa a dispensar o diálogo com outras disciplinas”. Portanto, a alternativa C é a incorreta.

8. FGV - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA/MT – 2013

A Ergonomia tem sido objeto de estudo dos fisioterapeutas, dentre outros, devido à atuação na saúde do trabalhador e pela proximidade dos conhecimentos biomecânicos. Relacione os tipos de ergonomia apresentados a seguir com suas respectivas descrições.

1. De concepção 2. Participativa 3. De correção

4. De conscientização

0

(16)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 15 de 47 ( ) modifica os elementos parciais do posto de trabalho.

( ) organizada pelo Comitê Interno de Ergonomia.

( ) estimula o trabalhador a usufruir os benefícios de seu posto de trabalho.

( ) permite a inserção do usuário no projeto do posto de trabalho.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

(A) 3 – 1 – 2 – 4 (B) 3 – 2 – 4 – 1 (C) 2 – 3 – 4 – 1 (D) 4 – 2 – 3 – 1 (E) 4 – 2 – 1 – 3

Gabarito: B

Comentários: Vamos colocar as definições junto de sua nomenclatura:

De concepção - permite a inserção do usuário no projeto do posto de trabalho (3)

Participativa - organizada pelo Comitê Interno de Ergonomia. (2) De correção- modifica os elementos parciais do posto de trabalho(4) De conscientização - estimula o trabalhador a usufruir os benefícios de seu posto de trabalho. (1)

Dessa forma, a sequência correta seria, 3 – 2 -4 -1. Alternativa B.

POSTO DE TRABALHO

Definição

Por Posto de Trabalho entende-se o local no qual um trabalhador desenvolve suas atividades.

0

(17)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 16 de 47 É definido como a menor unidade produtiva em um sistema de produção.

Segundo Rio e Pires (1999), o posto de trabalho, em termos genéricos, é o local, ou locais específicos onde as pessoas trabalham que incluem:

− Mobiliário;

− Máquinas, equipamentos, ferramentas, materiais;

− Layout específico e do espaço dentro do qual o posto está inserido (RIO e PIRES, 1999).

No enfoque ergonômico o posto de trabalho é considerado um prolongamento do corpo e da mente humana, pois trata além dos fatores físicos do posto de trabalho, os aspectos cognitivos (na interface homem x máquina e processo de produção), bem como, as relações pessoais e motivacionais no ambiente de trabalho. O enfoque ergonômico global é aplicado na concepção e / ou adaptação de postos de trabalho e/ou ambientes de trabalho informatizados e automatizados em ambientes industriais e administrativos.

Para que um posto de trabalho permita o conforto, a segurança, a qualidade e a eficácia nas atividades de trabalho é necessário estabelecer uma inter-relação correta entre os diferentes fatores que se apresentam em cada interface específico. Podemos considerar três tipos de relações numa interface “homem – posto de trabalho”:

Relações dimensionais; relações informativas e relações de controle (Barreiros, 2009).

É importante, contudo, perceber que a análise ergonômica de um posto de trabalho não se limita ao tamanho do posto (uma cabine, uma bancada, uma mesa, etc). Tal ocorre em função da

0

(18)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 17 de 47 abrangência do posto, que pode se estender por diversas áreas de atuação, que são controladas daquela base.

Um conceito muito importante para que entendamos essa relação é a antropometria.

ANTROPOMETRIA

A antropometria estuda as dimensões físicas e proporções do corpo humano. O conhecimento dessas medidas e como saber usá-las é muito importante na determinação dos diversos aspectos relacionados ao posto de trabalho, no sentido de se manter uma boa postura, e também de produtos e equipamentos destinados ao uso humano, etc.

Sempre que possível e justificável, deve-se realizar as medidas antropométricas da população para a qual está sendo projetado um produto ou equipamento, pois equipamentos fora das características dos usuários podem levar a estresse desnecessário e até provocar acidentes graves. Normalmente as medidas antropométricas são representadas pela média e o desvio padrão, porém a utilidade dessas medidas depende do tipo de projeto em que vão ser aplicadas (IIDA, 1991).

A antropometria faz estas medições em uma população de trabalhadores, que muitas vezes apresentam medidas muito distintas, para se projetar postos de trabalho que atendam a maioria dos trabalhadores em 90% da população estudada, evitando os riscos de lesões ocupacionais.

Exemplo prático: a altura de uma bancada pode estar adequada para uma pessoa alta e não estar adequada para uma pessoa baixa.

Observação:

Percentil - é uma medida de dispersão das dimensões do corpo humano para distribuição estatística, ou seja, uma maneira de

0

(19)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 18 de 47 determinar o padrão dimensional sem incorrer em erro de conceitos matemáticos nas aferições de medidas.

Antropometria estática e dinâmica

Antropometria estática: se refere as medidas do corpo parado – utilizada para projetos de produtos sem partes móveis ou com pouco movimento.

Antropometria dinâmica: estuda os limites de movimentos de cada parte do corpo, cuidando para que cada pessoa possa mover-se sem haver solicitação de esforço físico além do necessário, com segurança e preservando a saúde através da postura e dos movimentos adequados ao trabalhar.

Antropometria funcional: São medidas associadas à análise da tarefa. Por exemplo, o alcance das mãos não se limita ao comprimento dos braços, pois ele envolve também o movimento dos ombros, rotação do tronco, inclinação das costas e o tipo de função a ser exercida pelas mãos. Estas medidas, relacionadas à execução de tarefas específicas, são chamadas de antropometria funcional.

0

(20)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 19 de 47 Sabemos também que todas as populações são compostas de indivíduos de diferentes tipos físicos, que apresentam diferenças nas proporções de cada segmento do corpo.

Em ergonomia, é preciso considerar as diferenças no tamanho do corpo da população usuária; essa adequação é feita com base nas medidas tabuladas de dada população estudada na antropometria (tabelas antropométricas).

A Antropometria utiliza alguns princípios. Segundo Iida (2004) OS ESTUDOS ANTROPOMÉTRICOS PODEM SE APOIAR EM QUATRO PRINCÍPIOS BÁSICOS:

1° Princípio: Considera-se a média dos valores antropométricos observados. Isto significa que o projeto não é, necessariamente, ótimo para todas as pessoas, mas que, coletivamente causaria menores inconvenientes e dificuldades do que se fosse feito para pessoas maiores ou menores em relação à média.

Percentil 50: É igual à média.

2°princípio: Projetos para indivíduos extremos.

É o caso de projetos de camas, roupas, calçados para jogadores de basquete (geralmente indivíduos com estatura maiores que 2m).

• Quinto percentil - Significa que 5% da população considerada é menor que o dado a ser estudado. Usa-se o quinto percentil, por exemplo, para projetos de balcões e mesas de restaurantes industriais, pois assim, somente 5% dos usuários não estarão confortavelmente instalados (para eles, as mesas e os balcões serão altos), enquanto 95% dos usuários irão sentir-se adequadamente instalados.

• Percentil 95 - Significa que 95% da população considerada é menor que o dado em questão, ou seja apenas 5% possuem medidas maiores. Usa-se, por exemplo, no projeto de portas, ou

0

(21)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 20 de 47 seja, 95% da população considerada será menor que a porta, portanto a maioria não correrá o risco de acidentes (ex. bater a cabeça.

Uma saída de emergência projetada pela média, provavelmente não permitiria que um indivíduo grande saísse, ou num determinado painel de controle projetado para a população média uma pessoa baixa poderia não alcançar. Nestes casos aplica-se o projeto para indivíduos extremos, maior ou menor, dependendo do fator limitativo do equipamento.

Deve-se tentar acomodar pelo menos 90% dos casos – 5% ao 95%. Desenvolver produtos para 100% de uma população apresenta problemas técnicos e econômicos que não compensam.

3° Princípio: Projeto para Faixas Específicas da População:

para atender um universo específico. Pode-se citar, como exemplo,

0

(22)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 21 de 47 os orelhões, destinados aos deficientes físicos. Idosos, Obesos, Deficientes Visuais, etc.

4° Princípio: Projetos Individuais É o caso típico de roupas especiais (trajes de astronautas), cockpit dos autos de corrida, óculos de proteção específicos para trabalhadores que necessitem desse EPI, (Equipamento de Proteção Individual) e usem óculos de grau.

9. CESPE - STJ – 2015

Nas recomendações ergonômicas, devem-se considerar as medidas antropométricas e o comportamento dos trabalhadores, assim como as exigências específicas do trabalho.

Gabarito: correta.

Comentários: essa é fácil, não é pessoal? Podem estar faltando alguns critérios como os fatores ambientais, porém, todos os fatores citados estão corretos.

10. FCC – TRT –2009

Os postos de trabalho planejados para satisfazer as necessidades de adequação dimensional da maioria da população utilizam os percentis:

(A) 0% e 100%

(B) 2,5% e 97,5%

(C) 5% e 95%

(D) 10% e 90%

(E) 50% e 55%

Gabarito: C.

0

(23)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 22 de 47 Comentários: vocês se lembram dos aspectos relacionados aos percentis? Vamos relembrar.

A antropometria faz estas medições em uma população de trabalhadores, que muitas vezes apresentam medidas muito distintas, para se projetar postos de trabalho que atendam a maioria dos trabalhadores em 90% da população estudada, evitando os riscos de lesões ocupacionais.

Lembrem-se dos princípios que citei sobre a utilização das medidas antropométricas em ergonomia (IIDA, 2004). Ele fala em seu segundo princípio sobre projetos para indivíduos extremos. Para alcances mínimos e máximos. Onde:

- Significa que 5% da população considerada é menor que o dado a ser estudado.

Percentil 95 - Significa que 95% da população considerada é menor que o dado em questão, ou seja, apenas 5% possuem medidas maiores.

Dessa forma se garantem que os menores a maiores desvios da população sejam incluídos nos projetos de antropometria. Portanto, opção c é a correta.

APLICAÇÃO DOS DADOS ANTROPOMÉTRICOS

Uma das grandes aplicabilidades das medidas antropométricas na ergonomia é no dimensionamento do espaço de trabalho. Iida (1991), define espaço de trabalho como sendo o espaço imaginário necessário para realizar os movimentos requeridos pelo trabalho.

A aplicação dos dados antropométricos é particularmente importante nas áreas descritas nas seções seguintes.

DIMENSIONAMENTO DO ESPAÇO DE TRABALHO

Embora existam certos trabalhos que exigem muitos deslocamentos de todo o corpo, a grande maioria das ocupações da vida moderna é normalmente desempenhada em espaços

0

(24)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 23 de 47 relativamente pequenos, com o trabalhador de pé ou sentado, efetuando maiores movimentos com os membros do que com o corpo.

Existem diversos fatores ergonómicos a considerar quando da concepção de um posto de trabalho, incluindo a altura da cabeça, a altura do ombro, o alcance do braço, a altura do cotovelo, a altura da mão, o comprimento da perna e a dimensão corporal e da mão.

De um modo geral, os fatores que devem ser considerados durante o dimensionamento do espaço de trabalho são os seguintes:

a) Postura – o fator que mais influencia o dimensionamento do espaço de trabalho é a postura; como já estudamos na aula anterior, existem três posturas básicas para o corpo: deitado, sentado e de pé.

b) Tipo de atividade manual – a natureza da atividade manual a ser executada influencia os limites do espaço de trabalho; os trabalhos que exigem ações de pega de objetos com o centro das mãos, como no caso das alavancas, devem ficar pelo menos 5 a 6 cm mais próximos do operador do que as tarefas que exigem apenas a atuação das pontas dos dedos, como pressionar um botão.

c) Vestuário – o vestuário tanto pode aumentar o volume ocupado pelos operadores, ou limitar os seus movimentos; o vestuário de Inverno influencia, por exemplo, no dimensionamento de volumes para caixas de elevadores ou de veículos de transporte coletivo.

SUPERFÍCIES HORIZONTAIS

As superfícies horizontais de trabalho têm especial interesse em Ergonomia, pois é sobre estas que se realiza grande parte dos trabalhos de montagens, inspeções, trabalhos administrativos, entre outros.

1) Alcances sobre a Mesa de Trabalho

0

(25)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 24 de 47 A área de alcance ótima sobre a mesa pode ser traçada, girando-se os antebraços em torno dos cotovelos com os braços caídos normalmente, os quais descreverão um arco com um raio de 35 a 45 cm. A zona central, situada em frente ao corpo, fazendo intersecção com os dois arcos, será a área óptima para o operador utilizar ambas as mãos.

Figura 2: Áreas de alcance óptimo e máximo na mesa, para um trabalhador sentado.

A faixa situada entre a área ótima e aquela de alcance máximo deve ser usada para colocação de peças a serem usadas durante a montagem, ou tarefas menos frequentes e que exijam menor precisão. As tarefas de maior frequência e de maior exigência/precisão devem ser executadas dentro da área ótima.

0

(26)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 25 de 47 Na mesa de trabalho os equipamentos devem estar corretamente posicionados dentro da área de alcance que corresponde aproximadamente a 35 – 45 cm com os braços caídos normalmente e de 55 a 65 cm com os braços estendidos girando em torno do ombro.

2) Altura da Mesa para Trabalho Sentado

Quanto à altura da mesa para a execução de trabalho sentado, as duas variáveis que influenciam a medida da mesa são a altura do cotovelo e o tipo de trabalho a ser executado.

Quando o trabalhador está sentado, a altura do cotovelo depende do assento e, por esta razão, deve-se inicialmente dimensionar a altura do assento usando-se a altura do poplíteo (parte inferior da coxa), até porque se torna mais fácil ajustar a altura da cadeira do que a altura da mesa fixa.

0

(27)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 26 de 47 Figura 3: Dimensões recomendadas para a altura da mesa conjugada com alturas de cadeiras e apoio para os pés.

3) Altura da Bancada para Trabalho de Pé

A altura ideal da bancada depende da altura do cotovelo, com a pessoa em pé, e do tipo de trabalho que esta executa. Normalmente, a superfície da bancada deve ficar 5 a 10 cm abaixo da altura dos cotovelos.

Figura 4: Alturas recomendadas para as superfícies horizontais de trabalho, na posição de pé, de acordo com o tipo de tarefa.

No entanto, para trabalhos de maior precisão é conveniente uma superfície ligeiramente mais alta (até 5 cm acima do cotovelo) do que a adoptada durante a execução de trabalhos mais grosseiros.

0

(28)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 27 de 47 No caso da bancada fixa, é melhor dimensionar pelo homem mais alto e providenciar um estrado, que pode ter uma altura até 20 cm, para o homem mais baixo.

ARRANJO FÍSICO DO POSTO DE TRABALHO (segundo Iida, 2004)

O arranjo físico (layout) é o estudo da distribuição espacial ou do posicionamento relativo dos diversos elementos que compõe o posto de trabalho. Ou, em outras palavras, como serão posicionados os diversos instrumentos de informação e controle existentes no posto de trabalho.

Critérios para o arranjo físico:

Existem diversos critérios, nos quais se baseiam os arranjos físicos dos postos de trabalho. Aqueles mais importantes são descritos a seguir:

Importância - Colocar o componente mais importante em posição de destaque no posto de trabalho, de modo que ele possa ser continuamente observado ou facilmente manipulado

Frequência de uso - Os componentes usados com maior frequência devem ser colocados em posição de destaque ou de mais fácil alcance e manipulação. Agrupamento funcional - Os elementos de funções semelhantes entre si formam subgrupos, que são mantidos em blocos.

Sequência de uso - Quando houver um ordenamento operacional ou ligações / temporais entre os elementos, as posições relativas dos mesmos no espaço devem seguir a mesma sequência. Intensidade de fluxo - Os elementos, entre os quais ocorre maior intensidade de fluxo, são colocados próximos entre si.

Ligações preferenciais - Os elementos entre os quais ocorrem determinados tipos de ligações são colocados próximos entre si. Uso dos critérios Observa-se que os três primeiros critérios apresentados (importância, frequência de uso, e agrupamento funcional) referem-se à natureza dos elementos, enquanto os demais (sequência de uso,

0

(29)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 28 de 47 intensidade de fluxo e ligações preferenciais) referem-se às interações entre os mesmos.

Já estudamos que o posto de trabalho deve ser dimensionado de forma que a maioria de seus usuários tenha uma postura confortável. Para isso, diversos fatores devem ser considerados, como a postura adequada do corpo, movimentos corporais necessários, alcances dos movimentos, medidas antropométricas dos ocupantes do cargo, necessidades de iluminação, ventilação, dimensões das máquinas, equipamentos e ferramentas, e interação com outros postos de trabalho e o ambiente externo.

De uma maneira geral, os seguintes critérios são considerados mais importantes para adaptação do posto de trabalho aos seus usuários:

a) Alternância das posturas

O posto de trabalho deve ser projetado de modo que as atividades possam ser realizadas com frequentes mudanças de posturas.

Alguns postos de trabalho são projetados para permitir o trabalho sentado ou em pé. Para isso, a superfície de trabalho é determinada pelo trabalho em pé. Em seguida, providencia-se urna cadeira alta, com apoio para os pés, com altura de 40 a 50 cm para o trabalho sentado. Nesse caso, deve existir espaço para acomodar as pernas, sob a superfície de trabalho.

Para trabalho em pé, é necessário que a cadeira seja removível. Com isso, pode-se alternar as posturas sentada/em pé e continuar a trabalhar na mesma superfície. Como alternativa à postura sentada, pode-se adotar aquela semi-sentada. Embora esta seja menos confortável que a sentada, pode proporcionar alívio considerável, em relação ao trabalho contínuo em pé.

0

(30)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 29 de 47 b) Espaços para movimentações

Um posto de trabalho apertado, com restrição de espaço, em geral exige movimentos mais precisos, que tendem a causar estresse no trabalho, além de reduzir a velocidade e aumentar os erros. Deve haver um vão de 20 cm, no mínimo, entre o assento e a parte inferior do tampo da mesa, para permitir a acomodação das pernas.

c) Altura da superfície de trabalho; (estudados anteriormente);

d) Alcances normais e máximos das mãos; (estudados anteriormente)

e) Espaços para acomodar as pernas e realizar movimentações laterais do corpo;

Um posto de trabalho apertado, com restrição de espaço, em geral exige movimentos mais precisos, que tendem a causar estresse no trabalho, além de reduzir a velocidade e aumentar os erros. Deve haver um vão de 20 cm, no mínimo, entre o assento e a parte inferior do tampo da mesa, para permitir a acomodação das pernas.

O posto de trabalho deve prever também um espaço lateral para as movimentações corporais. Recomenda-se deixar um espaço livre de 5 cm de cada lado, na altura da cintura e 1O cm de cada lado, na altura dos ombros. Essas tolerâncias devem ser acrescidas às medidas antropométricas. Nesse caso, deve-se adotar o percentil superior de 95% da população.

f) Dimensionamento das folgas

Há necessidade também de dimensionar as folgas em corredores, passagens e escadas.

0

(31)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 30 de 47 g) Altura para a visão e ângulo visual.

Na posição em pé, os olhos situam-se em torno de 150 cm para a média das mulheres e 160 cm para a média dos homens. As tarefas visuais devem situar-se abaixo disso, adotando-se a linha visual (horizontal) como altura máxima. Na posição sentada, a altura dos olhos situa-se a 73 cm acima do assento para a média das mulheres e 79 cm para a média dos homens.

h) Ajustes individuais

Permitir ajustes dimensionais para acomodar as diferenças antropométricas e preferências individuais.

RECOMENDAÇÕES ERGONÔMICAS PARA O TRABALHO NA POSIÇÃO SENTADA

Quando o ser humano deixa a posição de pé e passa a se sentar, ocorre uma série de mudanças no seu esqueleto e no funcionamento de seus músculos: alterações na pressão dos discos intervertebrais; os músculos do dorso e do pescoço também são alterados, além dos diversos tecidos e a circulação sanguínea que também sofre uma alteração importante. (Couto,1994, p-262)

Este autor destaca as principais alterações que ocorrem no organismo humano quando o indivíduo passa a maior parte de seu tempo de trabalho sentado.

Como regras gerais para todo e qualquer trabalho na posição sentada, Couto (1994, p-263) sugere os seguintes princípios ergonômicos:

0

(32)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 31 de 47 Recomenda-se para quem trabalha sentado levantar-se por 15 minutos após 2 horas de atividade.

 A cadeira de trabalho deve ser estofada, e de preferência, com tecido que permita a transpiração.

 A altura da cadeira deve ser regulável.

 A dispensão anteroposterior do assento não pode ser muito comprida nem muito curta.

 A borda anterior do assento deve ser arredondada.

 O assento deve estar na posição horizontal (é desejável que o assento se incline 10 a 15 graus para frente);

 Toda cadeira de trabalho deve ter apoio para o dorso.

 O ângulo entre o assento e o apoio dorsal deveria ser regulável, caso não seja, o assento e encosto devem estar posicionados num ângulo de 100 -110 graus.

 O apoio para o dorso deve ter uma forma que acompanhe as curvaturas da coluna, sem retificá-la, mas também sem acentuar suas curvaturas.

O apoio para o dorso deve ter regulagem de altura alguns autores sugerem medidas para o vão livre entre o assento e o encosto com o objetivo de permitir a acomodação da parte posterior das nádegas e prover também o apoio a região lombar. Dul e Weerdmeester (2004) recomendam um vão livre de 10 a 20 cm entre o assento e o encosto ou ser convexa (para acomodar a curvatura das nádegas).

 Deve haver espaço na cadeira para acomodar as nádegas.

0

(33)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 32 de 47

 Quando o posto de trabalho for semicircular ou perpendicular, a cadeira deve ser giratória; e quando o trabalho exigir mobilidade, deve haver rodízios adequados.

 Os pés devem estar sempre apoiados.

 Deve haver espaço suficiente para as pernas debaixo da mesa ou posto de trabalho (Deve-se proporcionar ângulo em torno de 90 a 120° entre as coxas e pernas).

 A mesa deve ter bordas anteriores arredondadas;

 Outras recomendações gerais são:

Em relação à altura do monitor de vídeo, a posição ideal é aquela em que o mesmo se encontra um pouco abaixo da projeção horizontal de seus olhos (vimos anteriormente) e um pouco inclinado para cima, facilitando a leitura. O limite superior do monitor de vídeo é na projeção horizontal de seus olhos.

O ângulo de mirada dos olhos ao centro da tela, (o posicionamento da cabeça e do pescoço em frente a tela) deve ser de 30 ° e o monitor deve estar ajustado, de forma a evitar brilhos (ângulo de 20º), sendo que o monitor deve estar a 50/ 70 cm de distância.

Posicione adequadamente seu equipamento na sala: monitor de lado para a janela; caso esteja de frente, ou de costas, deve haver persiana, a ser mantida fechada.

0

(34)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 33 de 47

 Punho em posição neutra – O punho deve estar em posição neutra, isto é, as mãos no teclado devem estar paralelas, evitando levantar as mãos ou apoiar o pulso no teclado, para escrever.

Mantenha os ombros relaxados com os cotovelos junto ao corpo. Os braços devem ficar na posição vertical e alinhar-se ao tronco, formando um ângulo de 90° a 110° com os antebraços;

 Os antebraços devem estar horizontalizados e o teclado e mouse devem estar na altura dos cotovelos;

 Ombros e quadris alinhados – Para que os ombros e os quadris estejam alinhados é necessário que o encosto esteja adaptado à curvatura da coluna, sendo que as costas devem estar apoiadas no encosto da cadeira, mantendo o cotovelo junto ao corpo e não projetado para a frente.

0

(35)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 34 de 47 11. FCC – ALESP - 2010

Ergonomia é o estudo científico das relações entre o homem e o seu ambiente de trabalho.

A respeito de ergonomia, considere:

I. A estratégia utilizada pela ergonomia para apreender a complexidade do trabalho é decompor a atividade em indicadores observáveis.

II. Em ergonomia, os fatores conforto e produtividade andam juntos.

III. Pela antropometria pode-se medir dimensões humanas e seus ângulos de conforto e desconforto.

IV. A ergonomia não trata da fadiga física, apenas da fadiga psíquica.

V. O estudo de tempo e movimento baseia-se na anatomia e na fisiologia humanas.

Está correto o que se afirma APENAS em:

(A) I, II, III e V.

(B) I, II e IV.

(C) II, IV e V.

(D) III e IV.

(E) III, IV e V Gabarito: A.

Comentários: Vejamos as assertivas:

0

(36)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 35 de 47 I. A estratégia utilizada pela ergonomia para apreender a complexidade do trabalho é decompor a atividade em indicadores observáveis. Item correto. Essa é a ideia da Ergonomia.

II. Em ergonomia, os fatores conforto e produtividade andam juntos. Item correto. Sem dúvidas! O trabalhador jamais terá a mesma produtividade em situações com ou sem conforto.

III. Pela antropometria pode-se medir dimensões humanas e seus ângulos de conforto e desconforto. Item correto. Como vimos.

IV. A ergonomia não trata da fadiga física, apenas da fadiga psíquica. Item errado. Trata também da fadiga física.

V. O estudo de tempo e movimento baseia-se na anatomia e na fisiologia humanas. Item correto. Falaremos mais adiante sobre a Biomecânica ocupacional, que explica mais sobre o fator de anatomia e fisiologia humanas nas atividades laborais.

CESPE - STJ –2015

Com relação à ergonomia e sua aplicabilidade na relação entre trabalhador e posto de trabalho, julgue os próximos itens.

12. É recomendado aos operadores de computador, para reduzirem a fadiga da musculatura cervical, o posicionamento da cabeça e do pescoço, de forma que ocorra uma inclinação de 40º em relação à tela.

Gabarito: Errado.

Comentários: Muita atenção pessoal! Estudamos que o ângulo de mirada dos olhos ao centro da tela, (o posicionamento da cabeça e do pescoço em frente a tela) deve ser de 30 ° e o monitor deve estar ajustado, de forma a evitar brilhos (ângulo de 20º). Portanto, alternativa ERRADA.

0

(37)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 36 de 47 13. A altura para o encosto vertical da cadeira de um digitador deve ter, no mínimo, 40 cm acima do plano do assento.

Gabarito: Errado

Comentários: Conforme estudamos, Dul e Weerdmeester (2004) recomendam um vão livre de 10 a 20 cm entre o assento e o encosto ou ser convexa (para acomodar a curvatura das nádegas), sugerindo uma altura de 30 cm para o encosto (ou altura total do encosto com vão ou parte convexa entre 40 e 50 cm). Iida (2005, p. 154) sugere deixar um vão de 15 a 20 cm entre o assento e o encosto. Portanto, alternativa errada.

14. É recomendado que cadeiras de escritório adaptadas ergonomicamente tenham assento giratório, borda arredondada e rodízios em uma base de cinco pés.

Gabarito: Correta

Comentários: Essa questão é difícil, pois essas recomendações são trazidas na Norma Brasileira de Regulamentação NBR 13962 – sobre moveis para escritório e Cadeiras, onde se estabelece que:

Para cadeiras com rodízios - Número de pontos de apoio da base 5.

15. Para o uso do teclado do computador, deve-se adotar uma postura ereta do tronco, com os cotovelos alinhados na mesma altura dos punhos e estes apoiados em encosto macio, o que causará a redução do desvio radial de punhos.

Gabarito: Errado.

Comentários: a questão está quase totalmente correta. Apenas lembrando que os cotovelos alinhados na mesma altura dos punhos e estes apoiados em encosto macio causam redução na extensão de punho e não no desvio radial. Logo, questão errada.

0

(38)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 37 de 47 16. O mobiliário das estações de computador deve apresentar opções de ajustes mais restritas para se evitar a hipermobilidade de segmentos corporais, sobretudo da coluna vertebral dos usuários.

Gabarito: Correta

Comentários: Preste atenção que apesar do texto dizer que as estações devem apresentar opções restritas, ele não diz que não deve apresentar. Logo, a opção está correta.

17. CESPE – STJ - 2015

Acerca das práticas preventivas em atenção à saúde osteomuscular no ambiente de trabalho, julgue os itens subsecutivos:

Os programas de prevenção devem propor medidas de controle que incluam mudanças nas condições físicas dos postos de trabalho, tais como adequação no dimensionamento, posicionamento e na qualidade de mobiliário e equipamentos.

Gabarito: Correta.

Comentários: essa também é uma questão, clara e sem pegadinhas.

Não é? Alternativa correta.

CESPE - SERPRO – UNB – 2013

Em relação à análise ergonômica do trabalho e a NR-17, julgue os itens a seguir.

18. Nos locais em que as atividades são realizadas com os trabalhadores em pé, devem ser colocados assentos para descanso que possam ser utilizados pelos trabalhadores durante as pausas.

0

(39)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 38 de 47 Gabarito: Correta

Comentários: apesar de ainda não termos estudado profundamente a NR-17, trouxe algumas questões específicas de posto de trabalho, portanto, vou iniciar os comentários nessa aula.

Estudamos que os postos de trabalho devem permitir a variação de posturas. Mas a NR -1 7 estabelece que sempre que o posto de trabalho for projetado para o trabalho em pé devem ser colocados assentos para os trabalhadores durante as pausas. Logo a questão está correta.

19. Os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender a requisitos mínimos de conforto, como possuir a borda frontal arredondada.

Gabarito: correta.

Comentários: essa está fácil, não é? Questão correta.

20. IADES - ANALISTA JURÍDICO/PG – DF –2011

Segundo a NR 17 - ERGONOMIA, que visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente, é correto afirmar que os assentos utilizados nos postos de trabalho devem atender aos requisitos mínimos de conforto, dentre eles:

(A) materiais com características antialérgicas.

(B) materiais em cores neutras.

(C) encosto com forma levemente adaptada ao corpo para proteção da região lombar.

(D) apoio para os braços com pouca ou nenhuma conformação.

0

==0==

(40)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 39 de 47 (E) borda lateral arredondada.

Gabarito: B.

Comentários: Vejamos as assertivas:

A – características antialérgicas? A ergonomia não faz esse tipo de orientação – errada.

B - Materiais de cores neutras também não estão entre as recomendações para assentos em ergonomia – errada.

C - Correta

D – Apoio para os braços – verdadeiro, porém com pouca ou nenhuma conformação – errada.

E - Borda lateral arredondada – errada – borda anterior arredondada.

Portanto, a alternativa correta é a letra C.

21. CESPE - ANALISTA JUDICIÁRO - STF –2008

Os documentos utilizados para a entrada de dados devem ser colocados em suporte adequado para evitar movimentação frequente do pescoço e fadiga visual.

Gabarito: Correta

Comentários: Sem muitos comentários. A questão é fácil.

Estudamos esse assunto.

Apenas lembrar-se desses detalhes quanto ao posto de trabalho informatizado. Questão correta.

0

(41)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 40 de 47 1. FCC- TRT 11º - 2017

Um ergonomista que pretende ajustar as condições de trabalho de uma empresa, ao proceder com a análise ergonômica do trabalho e encontrar fatores como mobiliário inadequado, longas jornadas de trabalho e demanda por memória imediata, classificará tais aspectos, respectivamente, como ergonomia

(A) física, cognitiva e organizacional.

(B) física, organizacional e cognitiva.

(C) organizacional, física e cognitiva.

(D) organizacional, cognitiva e física.

(E) cognitiva, organizacional e física.

2. FCC – SERGAS - 2013

A Higiene do Trabalho está relacionada com as condições ambientais do trabalho que garantam, ao trabalhador, realizar suas tarefas com a preservação de sua saúde física e mental.

Proporciona conforto, ao trabalhador, durante o desempenho de sua atividade, evitando o aparecimento de lesões por esforço repetitivo:

(A) Insalubridade.

(B) Ergonomia.

(C) Periculosidade.

(D) Exame admissional.

(E) Brigada de Incêndio.

0

(42)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 41 de 47 3. UPENET/IAUPE - PREFEITURA DE GARANHUNS/PE - 2015

No Brasil, a Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO) define ergonomia da seguinte maneira: Entende-se por ergonomia o estudo das interações das pessoas com a tecnologia, a organização e o ambiente, objetivando intervenções e projetos que visem melhorar, de forma integrada e não dissociada, a segurança, o conforto, o bem estar e a eficácia das atividades humanas. Sobre as funções da ergonomia no âmbito laboral, analise as afirmativas abaixo:

IV. Descrever as características e o conteúdo do trabalho (que intensidade é necessária, quais tipos de esforços são requeridos, quais grupos musculares estão implicados na execução da tarefa, quais posturas devem ser adotadas etc.).

V. Analisar as condições ambientais (ruído, calor, vibrações etc.) e as condições de organização (ritmos de trabalho, pausas etc.) em que se realizam esse trabalho.

VI. Estudar as características individuais que podem ter algum tipo de incidência na execução do trabalho, tais como: o sexo, a idade, a condição física, o grau de instrução, o estilo de vida e a alimentação.

Está CORRETO o que se afirmar em:

(A) I, II e III.

(B) I, apenas.

(C) II, apenas.

(D) III, apenas.

(E) I e III, apenas.

4. CESPE - Analista Judiciário – TJ/SE – 2014

Em relação à ergonomia, julgue os itens que se seguem.

Define-se como ergonomia a ciência que relaciona as características físicas do corpo humano, as fisiologias e os aspectos psicológicos com

0

(43)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 42 de 47 o intuito de qualificar a relação entre o meio ambiente e os indivíduos.

5. CESPE - FUB - 2015

Julgue os itens a seguir, relativos à ergonomia. Ergonomia refere-se ao estudo dos mecanismos de adaptação das características psicofisiológicas dos trabalhadores às condições de trabalho.

6. CESPE - ANALISTA JUDICIÁRIO -TRE/BA – 2015

Ergonomia é a ciência que trata especificamente dos padrões de medidas do corpo humano com o objetivo de determinar as diferenças entre indivíduos que trabalham nos mesmos ambientes executando as mesmas tarefas.

7. FCC - ANALISTA JUDICIÁRIO – TRT – 2014

Considerando os pressupostos da ergonomia, está INCORRETO afirmar que:

(A) Conta com um processo contínuo de desenvolvimento e reconstrução do conhecimento das diversas áreas envolvidas.

(B) É uma disciplina autônoma, mas não pode viver sem se nutrir das aquisições de várias disciplinas.

(C) Se constituiu, dada a importância de se analisar o fenômeno do trabalho humano, como área do conhecimento autônoma, passando a dispensar o diálogo com outras disciplinas.

(D) Realiza aquisições dinâmicas e assimiladas em um espírito de diálogo com outras disciplinas.

(E) Trata a complexa relação entre saúde e trabalho, sempre em interdisciplinaridade, tendo como base os princípios da ação ergonômica.

8. FGV - ASSEMBLEIA LEGISLATIVA/MT – 2013

0

(44)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 43 de 47 A Ergonomia tem sido objeto de estudo dos fisioterapeutas, dentre outros, devido à atuação na saúde do trabalhador e pela proximidade dos conhecimentos biomecânicos. Relacione os tipos de ergonomia apresentados a seguir com suas respectivas descrições.

1. De concepção 2. Participativa 3. De correção

4. De conscientização

( ) modifica os elementos parciais do posto de trabalho.

( ) organizada pelo Comitê Interno de Ergonomia.

( ) estimula o trabalhador a usufruir os benefícios de seu posto de trabalho.

( ) permite a inserção do usuário no projeto do posto de trabalho.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

(A) 3 – 1 – 2 – 4 (B) 3 – 2 – 4 – 1 (C) 2 – 3 – 4 – 1 (D) 4 – 2 – 3 – 1 (E) 4 – 2 – 1 – 3

9. CESPE - STJ – 2015

Nas recomendações ergonômicas, devem-se considerar as medidas antropométricas e o comportamento dos trabalhadores, assim como as exigências específicas do trabalho.

10. FCC – TRT –2009

Os postos de trabalho planejados para satisfazer as necessidades de adequação dimensional da maioria da população utilizam os percentis:

0

(45)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 44 de 47 (A) 0% e 100%

(B) 2,5% e 97,5%

(C) 5% e 95%

(D) 10% e 90%

(E) 50% e 55%

11. FCC – ALESP - 2010

Ergonomia é o estudo científico das relações entre o homem e o seu ambiente de trabalho.

A respeito de ergonomia, considere:

I. A estratégia utilizada pela ergonomia para apreender a complexidade do trabalho é decompor a atividade em indicadores observáveis.

II. Em ergonomia, os fatores conforto e produtividade andam juntos.

III. Pela antropometria pode-se medir dimensões humanas e seus ângulos de conforto e desconforto.

IV. A ergonomia não trata da fadiga física, apenas da fadiga psíquica.

V. O estudo de tempo e movimento baseia-se na anatomia e na fisiologia humanas.

Está correto o que se afirma APENAS em:

(A) I, II, III e V.

(B) I, II e IV.

(C) II, IV e V.

(D) III e IV.

(E) III, IV e V

CESPE - STJ –2015

Com relação à ergonomia e sua aplicabilidade na relação entre trabalhador e posto de trabalho, julgue os próximos itens.

0

(46)

Prof. Gislaine Holler www.estrategiaconcursos.com.br 45 de 47 12. É recomendado aos operadores de computador, para reduzirem a fadiga da musculatura cervical, o posicionamento da cabeça e do pescoço, de forma que ocorra uma inclinação de 40º em relação à tela.

13. A altura para o encosto vertical da cadeira de um digitador deve ter, no mínimo, 40 cm acima do plano do assento.

14. É recomendado que cadeiras de escritório adaptadas ergonomicamente tenham assento giratório, borda arredondada e rodízios em uma base de cinco pés.

15. Para o uso do teclado do computador, deve-se adotar uma postura ereta do tronco, com os cotovelos alinhados na mesma altura dos punhos e estes apoiados em encosto macio, o que causará a redução do desvio radial de punhos.

16. O mobiliário das estações de computador deve apresentar opções de ajustes mais restritas para se evitar a hipermobilidade de segmentos corporais, sobretudo da coluna vertebral dos usuários.

17. CESPE – STJ - 2015

Acerca das práticas preventivas em atenção à saúde osteomuscular no ambiente de trabalho, julgue os itens subsecutivos:

Os programas de prevenção devem propor medidas de controle que incluam mudanças nas condições físicas dos postos de trabalho, tais como adequação no dimensionamento, posicionamento e na qualidade de mobiliário e equipamentos.

CESPE - SERPRO – UNB – 2013

Em relação à análise ergonômica do trabalho e a NR-17, julgue os itens a seguir.

0

Referências

Documentos relacionados

Existe uma divisão didática dos modos ventilatórios, que são os modos a seguir (EMMERICH J C, 2008).. a) Modo controlado onde cada ciclo é disparado e ciclado pelo

Essa questão se aprofunda nos aspectos fisiológicos, como a alternativa B, que discorre sobre os sinais clínicos presentes na espasticidade (vocês estudarão isso nas aulas de

Versão definitiva da monografia - a versão final da monografia deverá ser entregue ao coordenador do curso com a assinatura de todos os membros da banca examinadora em

(IADES/Analista/Ciências Contábeis/CEITEC S.A/2016) Acerca do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), assinale a alternativa correta. a) Trata-se de um órgão

a) “O velho dá um passo à frente, três passos atrás, dois passos à frente” _________________. b) O velho estava desorientado

O Caderno de Atividades será o seu guia diário que vai orientar, passo a passo, o que fazer no trabalho de campo e como você pode realizar o diagnóstico das condições de vida e

e) Reassign number of columns: Place your cursor to the right of the last character of the last affiliation line of an even numbered affiliation (e.g., if there are five

(E) Em relação ao pulso verificado, a bradisfigmia indica a frequência dos batimentos do pulso acima do normal e a taquisfigmia, abaixo do normal. c) A volemia interfere de