• Nenhum resultado encontrado

é muito melhor! (Pe. Léo)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "é muito melhor! (Pe. Léo)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

NOVO

Paróquia São Francisco de Assis de Monte Castelo

Julho de 2012 | nº 42 | Ano 4

Tubarão | Fone/Fax (48) 3626.4455 / 9965.3867

e-mail: paroquiamontecastelo@hotmail.com

www.paroquiamontecastelo.com.br

Beata Albertina Berkenbrock Beata Albertina

Berkenbrock

Beatos Luís Martin e Zélia Guérin - pais de

Sta. Teresinha Beatos Luís Martin e Zélia Guérin - pais de

Sta. Teresinha

Chiara Lubich Chiara Lubich

D. Laudelina Maria Onorata

D. Laudelina Maria Onorata

Dom Hilário Moser Dom Hilário

Moser Dom Luciano Mendes

de Almeida Dom Luciano Mendes

de Almeida

Dom Óscar Lino Lopes Fernandes

Braga Dom Óscar Lino Lopes Fernandes

Braga Dom Oscar Romero

Dom Oscar Romero

Dom Pedro Casaldáliga Dom Pedro Casaldáliga

Ir Dulce Ir Dulce

Madre Tereza de Calcutá Madre Tereza

de Calcutá

Papa Bento XVI Papa Bento

XVI

Pe. Jonas Abib Pe. Jonas Abib

Pe. Léo Pe. Léo Pe. Roberto

Lettieri Pe. Roberto

Lettieri

Papa João Paulo II Papa João

Paulo II

Santa Bakhita Santa Bakhita

Santa Clara de Assis Santa Clara

de Assis Santa Gianna

(Médica) Santa Gianna

(Médica)

Santa Teresinha

Santa Teresinha São Francisco

de Assis São Francisco

de Assis

Tia Laura Tia Laura

Ter um amigo é bom.

Agora ter um amigo, que seja amigo de Jesus, isto

é muito melhor!

(Pe. Léo)

Ter um amigo é bom.

Agora ter um amigo, que seja amigo de Jesus, isto

é muito melhor!

(Pe. Léo)

Santa Faustina

Santa Faustina

Frei Benjamim Maiato Frei Benjamim

Maiato

Ter um amigo é bom.

Agora ter um amigo, que seja amigo de Jesus, isto

é muito melhor!

(Pe. Léo)

Ter um amigo é bom.

Agora ter um amigo, que seja amigo de Jesus, isto

é muito melhor!

(Pe. Léo)

Pe. Manoel e Coroinha Adílio

Pe. Manoel e Coroinha Adílio

(2)

Expediente: Editores: Pe. Carlos Henrique Machado Fernandes, Seminarista Rafael Uliano.

Colaborador: Pe. Bantu Mendonça

Tiragem: 2.000 Exemplares.

Edição/Impressão: Gráfica Ed. Humaitá

(3)

psicóticos e robôs, que ignora a sua própria existência, sua capacidade do ser e existir, por ter lhe sido roubada ou negada a faculdade de se indagar sobre quem ela seja, a sua origem, sua razão de ser e existir, qual seja o seu fim último, grandes perguntas antropológico filosóficas; sociedade que ignora as suas capacidades cognitivas, emocionais e intelectuais, que crianças, adolescentes e jovens deixaremos para o nosso futuro planeta? Falamos do aquecimento global, a água que está acabando no nosso planeta. Mas pouco nos preocupamos e nos envolvemos com esta temática.

Julgamos ser fundamental debruçarmo- nos sobre a pergunta: o que fazer para que as futuras gerações cresçam psicológica, humanamente saudáveis e humanizadoras?

Estas são perguntas que desde A n g o l a , n o s s o p a í s d e o r i g e m , persistentemente nos afligem em todos os atendimentos, nestes 12 anos aproximadamente do nosso múnus sacerdotal. Entendemos que o cuidado pela educação das consciências, da psique humana envolvendo a emoção, a razão, o comportamento, atitudes e hábitos são um ato religioso, cívico, moral, ético, histórico, cultural e político.

Para não dizer um espaço de resistência a crise psicopatológica, uma luta mais expressiva e importante em nossos dias, s o b r e t u d o , q u a n d o s e a p o n t a digitalização dos meios de comunicação de massa e o sistema formal de ensino c o m o i n i m i g o s d o p r o c e s s o emancipatório e da saúde mental, psicológica, moral e ética na nossa sociedade. Pois, as crianças na sua ingenuidade psicológica e curiosidade mental podem pensar e considerar os computadores como mentes pensantes – como seres vivos com consciência e sentimentos, revolucionando os limites estabelecidos entre a mente humana e a técnica.

Portanto, perante a problemática da crise de identidade psicológica e antropológica, tornada patente pelos simulacros que, talvez sejam causados pela mídia digital, premiando as novas gerações com um novo modo de agir e interagir com a sua cotidianidade, resolvi, como sacerdote, escrevendo este artigo, não me limitar somente ao púlpito e sim,

fazer uso do grande contributo que a Psicologia pode dar ao meu ministério presbiteral. Ou seja, mergulhar no mundo da psique humana, afim de entender melhor o comportamento do homem pós-moderno. Defendemos a formação em Psicologia, porque nem sempre a bagagem filosófica e teológica que t ra ze m o s d o s s e m i n á r i o s p o d e corresponder às demandas e a grande aposta na capacitação psicológica que inclui a psique, o emocional, o comportamento moral, ética, cívica e religioso da sua individualidade assim como das crianças, adolescentes, jovens e adultos. Assim sendo, se o sacerdote tiver se empenhado na formação em causa, não tenho dúvidas que no exercício do seu ministério presbiteral de forma religiosa, profissional e técnica, possa ajudar na reconstrução das dimensões religiosa, humana, emocional, afetiva e racional de todos os seus paroquianos e também daqueles que o procurarem quer nas celebrações litúrgicas/eucarísticas quer nos atendimentos individuais. Visto que, na sociedade técnico/digital precisamos de pessoas que saibam preparar as mentes brilhantemente críticas que saibam lidar com os comportamentos psicóticos e as crises de identidade antropológica. É urgente implementar metas de superação e restruturação religiosa, psicológica, humana, histórica, cultural e social.

Pe. Bantu Mendonça Katchipwi Sayla Caro irmão e irmã, durante 15 dias

(15-31) neste mês de Julho de 2012, estarei em Buenos Aires na Argentina, para a primeira etapa do Doutorado em Psicologia na Universidad Del Ciencias Empresariales y Sociales. A Razão é simples: em nossos dias, pelo que nos parece, vivemos numa era de crises de valores psicológicos, morais e cívicos. A família tida anteriormente como o baluarte e guardiã da saúde mental, psíquica, moral, ética e cívica, ou seja, da educação das crianças, adolescentes e jovens para a vida adulta; o Estado que, desde o mundo grego era quem mantinha a consolidação da educação iniciada em casa, a garantia dos deveres e direitos do indivíduo na sociedade; bem como a escola que sempre teve como missão preparar as crianças para uma sociedade psicologicamente justa, s o l i d á r i a , m o r a l , h u m a n a e humanizadora estão ressentindo cada vez mais o seu fracasso.

Pais e professores, políticos e profissionais na área da Teologia, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Política, História e sobretudo da Psicologia são bombardeados a torto e a direito por informações frutos do “Bum”

técnico digital na nossa aldeia global, que numa corrida frenética os devora, deixando-os mais confusos do que nunca. Ao invés de lhes clarear a mente p o s s i b i l i t a n d o - l h e s v i s l u m b r a r horizontes novos, pistas de soluções, vêm-se fracassados em sua missão. Não estaremos numa terrível crise de identidade psicológica e antropológica, que conduzirá a sociedade em que vivemos para um abismo irreversível? A quem se deve atribuir a responsabilidade desta revolução e mudança mental e comportamentária? Será esta crise fruto da Indústria Cultural, que tem como expressão máxima a era crescente de mídia eletrônico/digital, que cria simulacros, psicóticos, robotiza e mantêm reféns as crianças e adultos?

Diante da nossa sociedade construída sob os fundamentos de simulacros, de

Paróquia São Francisco de Assis de Monte Castelo | Julho de 2012 | nº 41 | Ano 4

A Formação em

Psicologia

Dízimo: a transparência de todos é fundamental.

“Quem não é fiel no pouco...”

(4)

telefonou para um programa cristão de rádio pedindo ajuda.

Um bruxo do mal que ouvia o programa resolveu pregar-lhe uma peça.

Conseguiu seu endereço, chamou seus secretários e ordenou que fizessem uma compra e levassem para a m u l h e r, c o m a s e g u i n t e orientação:

- Quando ela perguntar quem mandou, respondam que foi o DIABO!

Ao chegarem à casa, a mulher os recebeu com alegria e foi logo guardando alimentos.

Os secretários do bruxo, conforme a orientação recebida

- A senhora não quer saber quem lhe enviou estas coisas?

A mulher, na simplicidade da fé, respondeu:

- Não, meu filho. Não é preciso.

Quando Deus manda, até o diabo obedece!

NÃO SE PREOCUPE DE QUE MANEIRA VIRÁ SUA VITÓRIA, MAS QUANDO DEUS

DETERMINA, ELA VEM... AH VEM!

Tenha paciência... Não é no seu tempo e sim no tempo d'Ele...

Porque você vê até um limite...

Ele ultrapassa esse limite... E vê muito além do que enxergamos!

QUANDO DEUS QUER, NÃO TEM JEITO!

A Juventude não é um período da vida: ela é um estado de espírito, um efeito da vontade, uma qualidade da imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, do gosto da aventura sobre o amor conforto. Não é por termos vivido um certo número de a n o s q u e e n v e l h e c e m o s ; envelhecemos porque abandonamos o nosso ideal. Os anos enrugam o rosto; renunciar ao ideal, enruga a

alma. As preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são inimigos que lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte.

Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta, como a criança insaciável: e depois? Que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida. És tão jovem quanto a tua fé. Tão velho quanto a tua descrença. Tão jovem quanto a tua confiança em ti e tua esperança. Tão

velho quanto o teu desânimo. Será jovem enquanto te conservares receptivo ao que é belo, bom, grande.

Receptivo às mensagens da natureza, do homem, do infinito.

O rosto de Deus é jovem

também. E o sonho mais lindo é ele quem tem.

Se a Juventude viesse a faltar, o rosto de Deus iria mudar!

SER JOVEM

Venha participar c

onosco todo Sábado às 15hs em

Monte Cas telo GOJ

“Vinde a Mim”

Venha participar c

onosco todo Sábado às 15hs em

Monte Cas telo GOJ

“Vinde a Mim”

(5)

Paróquia São Francisco de Assis de Monte Castelo | Julho de 2012 | nº 41 | Ano 4

PR OGRAMA ÇÃ O DE JULHO DE 2012

- Missa todos os domingos 08 e 19hs

- Missa da Saúde e da Libertação - Toda quarta às 19:30hs - Adoração ao Santíssimo todas as quintas das 17 às 21hs - Missa Vocacional toda sexta-feira às 18hs e 1ª sexta às

15h do Sag. Coração de Jesus.(1ª sexta A.O/2ª sexta SAV/

3ª sexta Grupos de Família/4ª sexta Legião de Maria e 5ª sexta GOJ “Vinde a Mim”)

- Dia 18 Missa com dicas de Saúde com Pe. Carlos Henrique e o jovem Marcelo, estudante de medicina.

Matriz

- Missa todos os sábados às 19h ( Menos dia 21 devido a festa)

- Dia 06 SEXTA-FEIRA – Missa do Sagrado Coração de Jesus às 19:30hs.

- Dia 07 SÁBADO – Missa/Novena em preparação à Festa de São Cristóvão às 19h

- Dia 14 SÁBADO – Missa da Catequese e do Dízimo às 19:00

- Grupo de Oração Paz e Bem da RCC toda quarta-feira às 19:30hs (com missa de São Bento dia 11 às 19:30)

- Dia 22 MISSA FESTIVA EM HONRA A SÃO CRISTÓVÃO ÀS 10:30H/ BÊNÇÃO DOS MOTORISTAS A PARTIR DAS 09H E ALMOÇO FESTIVO...PARTICIPE!!!

São Cristóvão

Missa TODOS OS DOMINGOS às 19hs (menos dia 11 que será às 10:30)

- Dia 08 MISSA FESTIVA EM HONRA A SÃO PEDRO e do DÍZIMO, às 10:30h seguida de almoço festivo, bingo, etc PARTICIPE!!!

- Dia 22 Missa às 19hs com Pe. Raimundo Ghizoni

- Dia 28 SÁBADO - Missa com Bodas de Ouro de Nair e Dionísio às 17hs

- Legião de Maria todas segundas-feiras às 14hs (Há vagas, participe!!!)

Sertão dos Corrêas

- Dia 01 DOMINGO – Missa às 10hs

- Dia 21 SÁBADO – Missa às 19hs seguida de reunião para fundação do Apostolado da Oração.

Sertão dos Mendes

- Dia 01 DOMINGO – Missa às 10hs

- Dia 15 DOMINGO – Missa do Dízimo às 10hs Linha Mesquita

- Dia 01 DOMINGO – Missa às 17hs com o Encontro Paroquial dos Ministros da Comunhão - Dia 08 DOMINGO – Missa às 08:30hs

Areado

- Dia 07 SÁBADO – Missa às 19hs - Dia 29 DOMINGO – Missa às 10hs

Lageado

- Dia 08 DOMINGO – Missa às 10hs - Dia 15 DOMINGO – Missa às 17:30hs Morro da Sanga

- Dia 07 SÁBADO – Missa às 19hs - Dia 29 DOMINGO – Missa às 10hs

São Luiz

- Dia 01 DOMINGO – Missa às 09:30hs

- Dia 07- Sábado - VISITA LITÚRGICA- às 13:30hs Compareçam!!!

- Dia 28 SÁBADO-Missa Festiva-18:30hs (após,o popular “entreveiro”)

Olaria do Tim

- Dia 20 SEXTA-FEIRA – Missa com Novena a Nossa Senhora das Graças e Bênção e distribuição dos pãezinhos de Sto Antonio às 19:30hs

- Dia 28 Sábado às 13:30h -Visita Litúrgica – A Gruta é nossa, vamos lá?

Jardim São Cristóvão

01 Dom 13hs Encontro Paroquial dos Ministros da Comunhão Areado

02 Seg (toda 14hs às Atendimento psicológico gratuito com a psicóloga Janira dos Santos Lima Secretaria Paroquial (agendar

segunda) 18hs Barbosa (CRP 12/10603) horário com antecedência)

03 Ter (toda 16hs Legião de Maria Igreja Matriz

04 Qua (toda 7:30hs Caminhada da Saúde com orientação da profª. Bruna (com aferição de Igreja Matriz até o Horto da quarta) pressão e orientações). Participe é saudável e você não paga nada! Saudade. Pe. Bantu ou Pe.

“Que a saúde se difunda sobre a terra” Carlos acompanham

04 Qua 15hs Missa Abrigo dos Velhinhos

05 Qui 18hs Cursilho Masculino Jovem CEDA

06 Sex 15hs Missa do Sag. Coração de Jesus Matriz (Apostolado da Oração)

07 Sab 09hs Visita aos doentes pelos Ministros da Comunhão Matriz

07 Sab 10hs Encontro dos Coroinhas (Único deste mês, Não faltem!!!) Matriz

07 Sáb 17hs Matrimônio de Graziela e Emerson Matriz (Pe. Carlos Henrique)

07 Sáb 20hs Matrimônio de Simoni e José dos Passos São Cristóvão (Pe. Carlos Henrique)

13 Sex 18hs Missa Vocacional (Serviço de Animação Vocacional) Matriz

13 Sex 19:30hs Formação de Lideranças das paróquias de Monte Castelo junto com

Oficinas com Pes. Carlos, Rogério e Ir. Jacira (Diretora do Hospital HNSC) Oficinas

14 Sáb 20hs Matrimônio Fabíola e David Matriz (Pe. Edison)

16 Seg 20hs Doutrina Social da Igreja com Pe. Carlos Henrique no MCC Matriz - Monte Castelo

19 Qui 18hs Cursilho Feminino Jovem CEDA

20 Sex 18hs Missa Vocacional (Grupos de Famílias) Matriz

21 Sab 09hs Visita aos doentes pelos Ministros da Comunhão Matriz

27 Sex 18hs Missa Vocacional (Legião de Maria) Matriz

27 Sex 19:30hs Curso de Batismo Matriz

27 Sex 19:30hs Reunião do Conselho Comarcal Gravatal

28 Sáb 16hs Batizados Matriz

terça)

Dia Sem Hora Atividade Local

Importantíssimo encontro Paroquial para os Ministros da Comunhão: Domingo, dia 01 de julho a partir das 13hs com missa de encerramento às 17h na comunidade do Areado. Sua presença é indispensável.

E vem aí Pe. Robson do Divino Pai Eterno, Dia 05 de Agosto a partir das 15hs na Passagem - Tubarão

(6)

Medalha e Oração de São Bento

“EIS-ME AQUI, SENHOR”

nas rádios: Programa

TUBÁ - 5ªs às 21:00h - Ligue e participe: 3626.5177 Rádio da Família - 87,9FM ou www.sinalmundial.com Ligue e Participe 3626.6446

Palavras de Fé na UNISUL TV: Seg às 11:40h e 20:20h A medalha de São Bento não é um

"amuleto da sorte". Trata-se de um sacramental, isto é, um sinal visível de nossa fé.

O uso habitual da medalha tem por efeito colocar-nos sob a especial proteção de São Bento, principalmente quando se tem confiança nos méritos de tão grande Santo e nas grandes virtudes da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo! São numerosos os fatos maravilhosos atribuídos a esta medalha. Ela nos assegura poderoso socorro contra as ciladas do demônio e ta m b é m p a ra a l ca n ça r g ra ça s espirituais, com conversão, vitória contra as tentações, inimizades etc.

Contudo, a medalha não age a u t o m a t i c a m e n t e c o n t r a a s adversidades, como se fosse um talismã ou vara mágica.

Todo Cristão, a exemplo de Jesus Cristo, deve carregar a sua cruz. Pois, é

caridade purificada, para que aumentem nossos méritos.

O símbolo da nossa redenção, a cruz, gravada na medalha não tem por fim nos livrar da prova; no entanto, a virtude da cruz de Jesus e a intercessão de São Bento produzirão efeitos salutares em muitas circunstâncias. A medalha concede, também, graças especiais para hora da morte, pois, São Bento com São José são padroeiros da boa morte.

Para se ficar livre das ciladas do demônio é preciso, acima de tudo, estar na graça e amizade com Deus.

Portanto, é preciso servi-lo e amá-lo, c u m p r i n d o, to d o s o s d e ve re s religiosos: oração, missa dominical, r e c e p ç ã o d o s S a c r a m e n t o s , cumprimento dos deveres de justiça;

em uma palavra, cumprimento de todos os mandamentos da Lei de Deus e da Igreja. Nem o demônio, nem alguma criatura, têm o poder de prejudicar verdadeiramente uma alma unida a Deus.

Em resumo, o efeito da medalha de São Bento depende em grande parte da disposição da pessoa para com Deus e da observância dos r e q u i s i t o s a n t e r i o r m e n t e mencionados.

Na frente da medalha (veja na imagem) é apresentada uma cruz e entre seus braços estão gravadas as letras C S P B, cujo significado é, do latim: Cruz Sancti Patris Benedicti -

as iniciais C S S M L: Crux Sacra Sit Mihi Lux - "A cruz sagrada seja minha luz".

Na haste horizontal lêem-se as iniciais N D S M D: Non Draco Sit Mihi Dux - "Não seja o dragão meu guia".

No alto da cruz está gravada a palavra PAX (Paz), que é lema da Ordem de São Bento. Às vezes, PAX é substituído pelo monograma de Cristo:

I H S (Jesus Salvador dos homens).

À partir da direita de PAX estão as iniciais: V R S N S M V: Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana -

"Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs!" e S M Q L I V B:

Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas - "É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!".

Nas costas da medalha está São Bento, segurando na mão esquerda o livro da Regra que escreveu para os monges e, na outra mão, a cruz. Ao redor do Santo lê-se a seguinte jaculatória ou prece: EIUS - IN - OBITU - NRO - PRAESENTIA - MUNIAMUR -

"Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora de nossa morte".

É representada também a imagem de um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente, ileso.

Fonte: Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro – www.osb.org.br

DIA 11 DE JULHO às 19:30hs

MISSAS EM HONRA A SÃO BENTO

- Na Igreja Matriz de Monte Castelo com o Pe. Carlos Henrique - Em São Cristóvão com Pe. Bantu Mendonça K. Sayla Haverá oração, bênção e instrução sobre o uso da medalha de São

Bento. Traga a sua medalha!

(7)

Paróquia São Francisco de Assis de Monte Castelo | Julho de 2012 | nº 41 | Ano 4

SÓ PRA RIR!!!

E m A D U L T O S a O B E S I D A D E t a m b é m é preocupante. A DIFERENÇA é q u e p o d e s e O B S E RVA R sozinha Quando a pessoa COMEÇA a perceber que está ACIMA do peso deve também começar a preocupar-se com as questões mais EVIDENTES da Obesidade A MAIORIA das pessoas com TENDÊNCIA a ENGORDAR não se preocupa q u a n d o o s Q U I L l N H O S c o m e ç a m a s o m a r n a BALANÇA.

,

.

" ",

.

Pesca

Palavras

Naquele clima de conquista, diz o rapaz à mulher amada:

– Minha querida, por você eu atravessarei oceanos, escalarei montanhas, cruzarei fronteiras, nadarei através das correntezas…

Ela simplesmente se levanta, vai embora e deixa o cara falando sozinho.

– Ei! Mas… Mas… Não te convenci? – Grita ele.

Ela continua andando, mas ainda responde:

– Eu, hein? E pra que eu quero você se não vai parar em casa?

Uma garrafa de leite é colocada junto com outra na escada, logo pela manhã. A primeira garrafa educadamente cumprimentou a outra:

- Bom dia!

E o maior silêncio. A garrafa gentil insistiu:

- Eu disse bom dia!

E a outra finalmente respondeu:

- Não amola que hoje eu to azeda!

No restaurante, o freguês chama o garçom:

- Tem uma mosca no meu prato!

- É o desenho do prato, meu senhor.

- Mas tá se mexendo!

- Ora, ora, é desenho animado!

No último encontro de catequese o catequista pergunta ao Joãozinho.

— O que você fará para entrar no céu?

— Eu vou ficar ali na porta, entrando e saindo,

entrando e saindo, entrando e saindo... Até São Pedro ficar de saco cheio. Aí ele vai bronquear: "E aí

moleque? Ou sai ou entra de uma vez!". Daí eu entro!

(8)

Paz e Bem aos nossos colaboradores

Cenáculo de Pentecostes Diocesano da RCC em Monte Castelo 27/05

Glória a Jesus na Hóstia Santa: É Corpo e Sangue, Alma e Divindade...

Entretenimento com o Pesca Palavras do nosso informativo

Motivação geral para 2Km de ornamentação para a Festa da Eucaristia

Pe. Sérgio, nosso administrador, preside a missa em honra a N.

Sra. do Caravágio e Santo Antônio em 13/06

PM e Guarda Municipal oferecendo segurança em Corpus Christi.

Muito obrigado a todos...

Fatos em Fotos

Av. Marcolino Martins Cabral, 3510 - Sala 04 88705-006 - Passagem - Tubarão

DURON

USINA DE TRATAMENTO DE MADEIRAS

Elena

Decorando com você

Tecidos, Cortinas, Tapetes e Persianas

Forrações, Decorflex, Piso de Madeira e Acessórios Fone: (48) 3626-4597

Rua Silvio Búrigo, 448 - Oficinas - Tubarão - SC Avenida São João, 972 - Caixa Postal 95 - Bairro São João

Tubarão - SC - Cep: 88.708-000 - Fone (48) 3301-0050

Fone: (48) 3626 8291

Rua Altamiro Guimarães, 1010 - CEP 88702-100 Oficinas - Tubarão - SC

Claudia (48) 9956-8071

3622-6420

Rua João Alfredo Rosa, 3290 - Bairro: São João (ME) - Tubarão/SC Cep: 88708-603 e-mail: zincaepox@hotmail.com

PINTURA ELETROSTÁTICA

3628-0904 / 9976-4700

Redivo.101@hotmail.com Resid.: (48) 3626-4700 Rod. BR 101 - s/n - Km 342 88703-105 - TUBARÂO - SC

Daniel Redivo

DA COMUNIDADE DE OLARIA DO TIM

Vem aí as novenas de São Francisco, dia 01 de Agosto, a 1ª Novena com Pe. Edison...

Vem aí as novenas de São Francisco, dia 01 de Agosto, a 1ª Novena com Pe. Edison...

Referências

Documentos relacionados

Piso: Monolítico resinado e acabamento com verniz poliuretano alifático (base água) Parede: Pintura Acrílica Acetinada.. Teto: Telha termo-acústica com acabamento em PVC

Acabamentos, móveis e utensílios são sugestão de decoração, com dimensões comercias, e não são parte integrante da unidade autônoma e das áreas comuns do empreendimento, conforme

Presidente: Meus irmãos e minhas irmãs, nesta noite santa, em que nosso Senhor Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida os seus filhos dispersos por toda a

Antes da audiência pública e no local de sua realização, o empreendedor deverá colocar o EIA/RIMA à disposição de todos os interessados, em lugar acessível ao público, durante

[r]

[r]

“[...] a escola precisa abandonar o modelo no qual se esperam alunos homogêneos, tratando como iguais os diferentes, e incor- porar uma concepção que considere a diversidade tanto

À medida que se caminha do Municí- pio de São Paulo para as regiões perifé- ricas do Grande São Paulo, observa-se que o número de unidades sanitárias di- minuem exatamente nas