• Nenhum resultado encontrado

A GESTÃO ESTRATÉGICA NO TRIBUNAL SUPERIOR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A GESTÃO ESTRATÉGICA NO TRIBUNAL SUPERIOR"

Copied!
43
0
0

Texto

(1)

A

GESTÃO ESTRATÉGICA NO

T

RIBUNAL

S

UPERIOR

DO

T

RABALHO

Marcio Cruz de Souza

(2)

A

GESTÃO ESTRATÉGICA NO

T

RIBUNAL

S

UPERIOR DO

T

RABALHO

Marcio Cruz de Souza

Margareth Cezar Maia Vivian Gonçalves Lopes Joaquim Fernando Mesquita Candido

RESUMO

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou, em 18/03/2009, a Resolução no 70,

que instituiu o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, elaborado após encontros regionais com os diversos segmentos da justiça do país. De acordo com essa Resolução, todos os tribunais deveriam elaborar seus respectivos planejamentos estratégicos até o final do ano de 2009. Seguindo tal determinação, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) aprovou seu primeiro Planejamento Estratégico ao final de 2009. O documento foi elaborado por meio de reuniões com representantes das várias unidades do Tribunal, que, após consolidarem uma minuta, submeteram-na à apreciação da Comissão Permanente de Planejamento Estratégico, sendo aprovado, para o período de 5 anos (2010-2014), em 15 de dezembro pelo Órgão Especial. O Plano Estratégico do TST foi construído utilizando-se da metodologia “Balanced Scorecard (BSC)” (indicadores de desempenho balanceados), criada pelos mestres David P. Norton e Robert S. Kaplan, da universidade americana de Harvard Business School, em meados de 1990, e usada mundialmente para a descrever objetivos estratégicos com indicadores de desempenho, metas e planos de ação. Seguindo a metodologia escolhida, o Planejamento do TST definiu suas diretrizes estratégicas – missão, visão de futuro, valores, perspectivas e seus respectivos objetivos, além de metas e indicadores – conforme pode ser observado no trabalho a seguir.

(3)

INTRODUÇÃO... 03

2 METODOLOGIA APLICADA E ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO... 06

2.1 Metodologia aplicada... 06

2.2 Elaboração do Planejamento Estratégico do Tribunal Superior do Trabalho... 07

3 CONCLUSÃO... 40

(4)

1 INTRODUÇÃO

O Planejamento Estratégico do Judiciário visa, dentre outras medidas, garantir a continuidade das ações administrativas implementadas nos tribunais e reduzir as distorções existentes entre os órgãos da justiça de um estado para outro.

Dentro dessa perspectiva, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou a Resolução no 70, de 18/3/2009, que instituiu o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário. Na oportunidade, o CNJ divulgou as diretrizes de alinhamento para nortear o processo de elaboração do Planejamento Estratégico dos órgãos da Justiça, cuja finalização e aprovação, pelos órgãos plenários ou especiais, teve prazo previsto para 31/12/2009.

O documento elaborado pelo CNJ espelha as opiniões, dificuldades e sugestões dos órgãos da justiça e surgiu após 12 encontros regionais coordenados pelo Conselho, contando com a participação de vários tribunais, além de associações de magistrados.

Na visão de alguns dirigentes do judiciário, o Planejamento Estratégico foi concebido como uma cooperação entre os tribunais para que atuem de forma integrada, num esforço para que o Judiciário tenha um padrão único de funcionamento.

Neste novo cenário do Judiciário Brasileiro, o comprometimento, a eficiência, a confiança e a transparência são alguns dos valores que fazem parte da nova realidade dos tribunais.

Visando atingir um padrão mais eficiente e confiável para os tribunais, estes órgãos traçaram 10 metas para o Judiciário atingir no ano de 2009, com o objetivo de proporcionar maior agilidade e eficiência à tramitação dos processos, melhorar a qualidade do serviço jurisdicional e ampliar o acesso do cidadão brasileiro à justiça.

Essas metas são chamadas de Metas Nacionais de Nivelamento:

(5)

2. Identificar os processos judiciais mais antigos e adotar medidas concretas para o julgamento de todos os distribuídos até 31/12/2005 (em 1o, 2o grau ou tribunais superiores).

3. Informatizar todas as unidades judiciárias e interligá-las ao respectivo tribunal e à rede mundial de computadores (internet).

4. Informatizar e automatizar a distribuição de todos os processos e recursos.

5. Implantar sistema de gestão eletrônica da execução penal e mecanismo de acompanhamento eletrônico das prisões provisórias.

6. Capacitar o administrador de cada unidade judiciária em gestão de pessoas e de processos de trabalho, para imediata implantação de métodos de gerenciamento de rotinas.

7. Tornar acessíveis as informações processuais nos portais da rede mundial de computadores (internet), com andamento atualizado e conteúdo das decisões de todos os processos, respeitado o segredo de justiça.

8. Cadastrar todos os magistrados como usuários dos sistemas eletrônicos de acesso a informações sobre pessoas e bens e de comunicação de ordens judiciais (Bacenjud, Infojud, Renajud).

9. Implantar núcleo de controle interno.

10. Implantar o processo eletrônico em parcela de suas unidades judiciárias.

O comprometimento de magistrados e servidores para o alcance da Meta 2 ganhou notoriedade nas páginas dos jornais e em outros meios de comunicação, pois alguns tribunais conseguiram alcançar esta meta antes do prazo estabelecido pelo CNJ.

Uma das ações conseqüentes da Meta 2 foi o evento chamado “Semana Nacional de Conciliação”, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça, que resultou em 68 mil audiências, durante 6 dias, resultando em 25.325 acordos, num total de R$ 218 milhões.

(6)

Algumas metas de nivelamento já foram alcançadas por vários tribunais, porém, algumas devido à sua complexidade, ainda terão desdobramentos no ano de 2010.

Pode-se citar como exemplo a Meta 10 – implantar o processo eletrônico em parcela de suas unidades judiciárias. Este projeto envolve, num primeiro momento, a aquisição de scanners para que os processos já existentes possam tramitar virtualmente dentro do órgão, o desenvolvimento ou ajuste de sistemas para viabilizar a tramitação virtual dos processos, a conscientização e treinamento de servidores e magistrados, e muitas outras ações que dependem de instâncias inferiores para que o ciclo do processo judicial eletrônico se complete.

O Tribunal Superior do Trabalho realizou, no período de janeiro a abril de 2009, os primeiros trabalhos de virtualização de processos judiciais. Cerca de 100 servidores recém-ingressos e 20 estagiários participaram do processo de digitalização, revisão e indexação de peças processuais. Ao final do período, cerca de 20 mil volumes foram concluídos e diversos gabinetes puderam contar com o serviço e agilizar o julgamento de seus processos.

Em continuidade à digitalização dos processos judiciais e em razão da Meta Nacional de Nivelamento no 10, foi criada a Coordenadoria de Processos

Eletrônicos, unidade responsável pela implantação do processo judicial eletrônico no Tribunal Superior do Trabalho.

Ao analisar as metas do judiciário observa-se que a implementação da Meta no 1 – desenvolvimento e/ou alinhamento do Planejamento Estratégico dos

tribunais aos objetivos estratégicos do Poder Judiciário – contempla as outras metas, na medida em que o documento do CNJ busca o comprometimento de magistrados e servidores na melhoria da qualidade da prestação jurisdicional.

(7)

2 METODOLOGIA APLICADA E ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO

2.1 Metodologia aplicada

A metodologia denominada “Balanced Scorecard (BSC)” (indicadores de desempenho balanceados) foi desenvolvida por dois mestres da universidade americana Harvard Business School, professores David P. Norton e Robert S. Kaplan, em meados de 1990, e é utilizada mundialmente para a descrição de objetivos estratégicos com indicadores de desempenho, metas e planos de ação. O sistema BSC permite traduzir a estratégia em ações operacionais e controlá-las, direcionando os esforços para a sua realização.

Os indicadores são usados para articular e comunicar a estratégia da organização, alinhar as iniciativas individuais, interdepartamentais e organizacionais com o fim de alcançar uma meta comum. O BSC é principalmente um sistema de comunicação, informação e aprendizado, e não um sistema de controle tradicional.

Neste contexto, o modelo BSC é representado por elementos chamados “perspectivas”, que são categorias de objetivos mensuráveis, cada categoria focalizando um determinado aspecto do desempenho organizacional. Por outro lado, dentro de cada perspectiva, é comum identificarmos um ou mais conjuntos de objetivos estratégicos, cada conjunto relacionado a um fator crítico de sucesso, a um Tema Estratégico.

O principal objetivo do BSC é o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da organização. Este objetivo é alcançado com ações, tais como:

 Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia;

(8)

2.2 Elaboração do Planejamento Estratégico do Tribunal Superior do Trabalho

Em decorrência da necessidade de definição de um modelo de Gestão Estratégica e, em cumprimento à Resolução no 70, do Conselho Nacional de Justiça, a Presidência do Tribunal Superior do Trabalho convocou servidores de suas diversas unidades, para apresentarem proposta de Planejamento Estratégico.

A elaboração desse documento ocorreu durante 4 meses, no ano de 2009, sob a supervisão da Assessoria de Gestão Estratégica, que consolidou a proposta e encaminhou à Comissão Permanente de Planejamento Estratégico.

Após ser examinado pela Comissão, o Planejamento Estratégico do Tribunal Superior do Trabalho, previsto para o período de 2010 a 2014, foi aprovado contendo diretrizes nos planos social, institucional, recursos e de processos internos.

A Gestão Estratégica visa instituir ações de médio e longo prazos com o objetivo de unificar o direcionamento das ações estratégicas desenvolvidas pela organização, trazendo melhorias e conduzindo o tribunal à superação dos desafios. Pode-se, ainda, mencionar outros benefícios como:

 adoção de modelo unificador e integrador das atividades internas;  proporciona uma visão de conjunto;

 aperfeiçoamento do processo de coordenação organizacional, a partir da discussão dos resultados e o estabelecimento de compromissos entre os diversos setores da instituição;

 adoção de procedimentos padronizados e sistemáticos;  alinhamento do orçamento ao planejamento.

(9)

A logomarca

O Planejamento Estratégico de uma organização engloba a iniciativa de todos os seus colaboradores. Por isso, com o intuito de representar esse espírito de cooperação da equipe do TST, foi criada a logomarca TST Estratégico.

Assim, a logomarca do TST Estratégico, que lembra a figura de um cata-vento, foi desenvolvida pensando-se exatamente na integração do conhecimento de todos os colaboradores do Tribunal, que, unidos, constroem e implementam o Planejamento Estratégico, impulsionando o TST para o alcance de seus objetivos institucionais, na busca pelo aperfeiçoamento da Corte.

(10)

Processo de Planejamento Estratégico

Nas reuniões de elaboração da minuta do Planejamento Estratégico, os servidores, seguindo a metodologia do BSC, fizeram análise do ambiente interno e externo, e a partir dessas informações delinearam a Missão e a Visão de Futuro do Tribunal Superior do Trabalho. Foram traçados os objetivos estratégicos, os indicadores, as metas, seguindo o alinhamento com o Planejamento Estratégico do Poder Judiciário.

(11)

Análise dos Ambientes Interno e Externo

A análise do ambiente organizacional é um método utilizado para avaliar fatores internos (forças e fraquezas) e externos (oportunidades e ameaças), que servirão de subsídios para a elaboração do Planejamento Estratégico de uma instituição. Esses fatores podem ser favoráveis ou desfavoráveis para o cumprimento da missão e a construção da visão de futuro, sendo assim definidos:

Ambiente Externo

Oportunidades – Fatores externos à organização, atuais ou potenciais, que podem impactar positivamente sua missão, seus objetivos e/ou seu desempenho.

Ameaças – Fatores externos à organização, atuais ou potenciais, que podem impactar negativamente sua missão, seus objetivos e/ou seu desempenho.

Ambiente Interno

Fraquezas – Situações, fenômenos ou condições internas que podem dificultar a realização da missão e o cumprimento dos objetivos institucionais.

Forças – Fenômenos ou condições internas capazes de auxiliar, por longo tempo, no desempenho e no cumprimento da missão e dos objetivos da instituição.

Análise do Ambiente Externo Pontos Externos Positivos do TST (Oportunidades)

 Democratização das informações sobre o Judiciário por meio de canais de comunicação de massa;

 II Pacto Republicano de Estado por um sistema de Justiça mais acessível, ágil e efetivo;

 Poder normativo do CNJ voltado para o aperfeiçoamento do Judiciário.

Pontos Externos Negativos do TST (Ameaças)

 Crise econômica mundial levando ao eventual crescimento dos conflitos trabalhistas;

 Falha na integração entre os entes e as instâncias da Justiça do Trabalho;

(12)

Análise do Ambiente Interno Pontos Internos Positivos do TST (Forças)

 Corpo técnico qualificado;

 Espaço físico adequado e bom convívio entre os colaboradores;  Utilização de recursos tecnológicos para melhoria dos serviços.

Pontos Internos Negativos do TST (Fraquezas)

 Ausência de modelo de gestão de pessoas por competências aplicado à realidade do TST;

 Deficiência nas comunicações interna e externa;

 Dificuldade em eliminar o grande resíduo de processos trabalhistas;  Falta de Planejamento Estratégico institucional;

 Política de recursos diferenciada entre as áreas administrativa e judiciária, gerando insatisfação nos servidores da área meio.

Missão, Visão de Futuro e Valores do Tribunal Superior do Trabalho Missão

Missão é declaração de propósito ampla e duradoura, que individualiza e distingue a razão de ser da organização, definindo elementos essenciais de sua identidade institucional.

Missão do TST

Garantir o equilíbrio das relações trabalhistas por meio da uniformização jurisprudencial e da prestação jurisdicional acessível, célere e efetiva.

Visão de Futuro

(13)

Visão de Futuro do TST

“Ser reconhecido perante a sociedade, até 2014, como instituição de referência na pacificação das relações trabalhistas.”

Valores

Valores são crenças, costumes e idéias em que a maioria das pessoas da organização acredita. Os valores permeiam todas as atividades e relações existentes na organização e desta com os clientes. Constituem uma fonte de orientação e inspiração no local de trabalho. São elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas na organização, contribuindo para a integração e a coerência do trabalho.

São Valores do TST

 Comprometimento: atuar com dedicação para alcance dos objetivos.

 Efetividade: realizar ações com qualidade e eficiência de modo a satisfazer as necessidades da sociedade.

 Ética: agir com respeito, imparcialidade e seguir demais padrões éticos estabelecidos pela sociedade.

 Inovação: materializar com sucesso as idéias direcionadas à resolução de problemas e aperfeiçoamento contínuo dos serviços.

 Responsabilidade social e ambiental: promover ações voltadas aos interesses da sociedade e para a preservação do meio ambiente.

 Transparência: dar publicidade aos atos praticados.

Mapa Estratégico

(14)

Perspectivas do Mapa Estratégico do TST

Temas Estratégicos do TST

Para o fiel cumprimento da Missão e da Visão de Futuro, o Tribunal Superior do Trabalho definiu os Temas que nortearão as ações institucionais:

(15)

Objetivos, Ações, Projetos e Indicadores Estratégicos

 Objetivos Estratégicos são declarações de ações que direcionam o caminho para se realizar a Missão e alcançar a Visão de Futuro.

 Ações Estratégicas são iniciativas de grande magnitude e efeito duradouro que visam a alcançar ou manter condições essenciais para o êxito dos objetivos estratégicos.

 Indicadores Estratégicos são sinalizadores do alcance de uma situação ou estado desejado. Refletem o desempenho da organização relacionado aos objetivos estratégicos, informando o "quanto" ela se encontra direcionada a sua Visão de Futuro. Podem ser traduzidos em números, percentuais, descrições de processos ou fatos que indiquem a mudança quantitativa e/ou qualitativa de uma condição específica.

 Projetos são empreendimentos necessários à concretização das ações a serem executadas, com objetivos determinados, escopo definido, prazo delimitado e recursos específicos.

(16)

Foram definidos, ainda, as ações estratégicas, as metas e os indicadores dos objetivos.

AÇÕES ESTRATÉGICAS

 Alinhar os programas de treinamento e desenvolvimento dos servidores ao Planejamento Estratégico (responsável: Secretaria de Gestão de Pessoas);

Projetos: Processo Administrativo no 501.877/2009-0 – EDUCARE; Processo Administrativo no 500.625/2009-2 – Programa de Desenvolvimento Gerencial/PDG.

 Desenvolver cultura gerencial orientada para pessoas e resultados (responsável: Secretaria de Gestão de Pessoas);

Projetos: Processo Administrativo no 500.625/2009-2 – PDG.

 Estimular o uso de ferramentas tecnológicas (responsável: Secretaria de Gestão de Pessoas e Dirigentes);

 Implantar a gestão por competências (responsável: Secretaria de Gestão de Pessoas);

Projetos: Processo Administrativo no 501.258/2008-4 – Gestão por Competência.

 Implantar política para ocupação de cargos em comissão e funções comissionadas (responsável: Secretaria de Gestão de Pessoas);

 Implementar Gestão de Mudanças integrada à Gerência de Projetos (responsável: Assessoria de Gestão Estratégicas e Secretaria de Gestão de Pessoas).

PERSPECTIVA: RECURSOS TEMA: APRENDIZADO e

DESENVOLVIMENTO

OBJETIVO: Desenvolver competências (conhecimentos, habilidades e

(17)

INDICADORES

 Índice Médio de Capacitação dos Servidores em Competências (IMCSC) IMCSC = Horas de Capacitação

Servidores

Variáveis: – Horas de Capacitação: total de horas de capacitação dos servidores em competências.

– Servidores: total de servidores. – Periodicidade: anual

Meta: Aumentar em 2 horas ao ano, a carga horária de capacitação dos servidores, em competências.

 Índice de Alcance das Metas (IAM)

IAM = Metas Alcançadas___ x 100 Indicadores Estratégicos

Variáveis: – Metas Alcançadas: total de indicadores do planejamento estratégico que alcançaram as metas estabelecidas.

– Indicadores Estratégicos – total de indicadores do BSC do planejamento estratégico

– Periodicidade: anual

Meta: Obter 50% de indicadores que alcançaram as metas estabelecidas, até 2014.  Índice de Desenvolvimento da Competência (IDC)

IGGMPE = Avaliação de Impacto de Treinamento

Variáveis: – Avaliação de Impacto de Treinamento: nível de desempenho dos servidores treinados, apurado em instrumento validado.

– Periodicidade: anual

(18)

AÇÕES ESTRATÉGICAS

 Ampliar os serviços de atendimentos médicos e odontológicos nas dependências do Tribunal para os servidores e dependentes (Responsável: Coordenadoria de Saúde);

 Avaliar e promover melhoria do clima organizacional (Responsável: Secretaria de Gestão de Pessoas e Ouvidoria);

Projetos: – Campanhas Educativas

– Cartilhas “Condutas adequadas no ambiente de Trabalho”; – Comitê de Gestão do Clima Organizacional.

 Estudar a ampliação dos benefícios e dos beneficiários no plano de saúde (Responsável: Secretaria de Gestão de Pessoas e Coordenadoria de Saúde);

Projetos: – Credenciamento Odontológico; – Projeto Farmacêutico.

 Promover iniciativas para a qualidade de vida (Responsável: Secretaria de Gestão de Pessoas);

Projeto: Programa de Qualidade de Vida no Trabalho.

 Promover iniciativas para a saúde ocupacional (Responsável: Coordenadoria de Saúde).

Projetos: – Doadores Voluntários de Sangue e Medula Óssea; – Ginástica Laboral;

– Imunização;

– Programa Tô Legal; – TST em Movimento; – TST sem Tabaco.

OBJETIVO: Promover a qualidade de vida e a valorização das pessoas –

(19)

INDICADORES

 Índice de Clima Organizacional (ICO)

ICO = Pesquisa de Clima Organizacional

Variáveis: – Pesquisa de Clima Organizacional: resultado da pesquisa de clima organizacional apurado em instrumento validado

– Periodicidade: bianual

Meta: Atingir participação mínima de 40% do total de magistrados e servidores do TST, até 2014.

Ano 2010 2012 2014

Colaboradores 30% 35% 40%

Meta: Atingir o nível “excelente” atribuído a todos os fatores pela maioria dos colaboradores que responderem à pesquisa (mais da metade dos respondentes) com participação de ao menos 40% do total de colaboradores do TST, até 2014. Nível de Satisfação Satisfatório ou

excelente

Satisfatório ou

excelente Excelente

Respondentes 30% 35% 51%

Período de Referência (2007): Cerca de 30% dos magistrados e servidores responderam à pesquisa, e a maioria avaliou da seguinte forma:

Estilo de Chefia Satisfatório ou Excelente Gestão Organizacional Crítico ou Grave

Infraestrutura Satisfatório ou Excelente Valorização do Servidor Satisfatório ou Excelente

 Índice de Afastamento de Servidores Decorrente de Licença Médica (IAFAST) IAFAST = Dias de Afastamento x 100

Servidores x 365

Variáveis: – Dias de Afastamento: total de dias que cada servidor ficou afastado em decorrência de licença médica para tratamento da própria saúde nos últimos 365 dias.

(20)

Periodicidade: anual

Meta: Reduzir em 5% ao ano o índice de afastamento.

Ano 2010 2011 2012 2013 2014

Meta 2,09% 1,99% 1,89% 1,80% 1,71%

 Índice de Qualidade de Vida (IQV)

IQV = Total de colaboradores que participaram de ao menos 1 (um) evento de qualidade de vida

IQV = Participantes x 100 Total de colaboradores

Periodicidade: anual

Variáveis: – Participantes: total de colaboradores que participaram de pelo menos 1 (um) evento de qualidade de vida.

– Total de colaboradores: total de magistrados, servidores, terceirizados e estagiários.

Meta: Atingir 30% dos colaboradores que participaram de ao menos 1 (um) evento de qualidade de vida.

Ano 2010 2011 2012 2013 2014

Meta 10% 15% 20% 25% 30%

AÇÕES ESTRATÉGICAS

 Alocar e otimizar as áreas físicas das Unidades Administrativas visando a

PERSPECTIVA: RECURSOS TEMA: INFRAESTRUTURA e

TECNOLOGIA

OBJETIVO: Assegurar a infraestrutura apropriada às atividades do Tribunal –

(21)

 Garantir a qualidade dos sistemas de Tecnologia da Informação (TI) (responsável: Secretaria de Tecnologia da Informação);

Projetos: – Certificação dos processos de segurança da informação;

– Implantação da ferramenta de controle e monitoração da rede interna de computadores;

– Implantação do Plano de Continuidade do Processo de Julgamento do TST, no que concerne à TI;

– Melhoria da infraestrutura com a adoção de novas tecnologias; – Migração e evolução dos sistemas críticos para a plataforma Java.  Garantir os recursos necessários ao bom desempenho das Unidades

(responsável: Secretaria de Administração de Orçamento e Finanças); Projetos: – Acesso através de SSH para os ativos de rede;

– Implantação da política de cópia de segurança (backup);

– Mudança na operação da Central de Atendimento (Service Desk) para acordos de níveis de serviço;

– Melhoria do ambiente Gabinete Virtual;

– Preparação de um protótipo de estação livre para o TST;

– Alocação dos bancos de dados do Tribunal nas novas máquinas

– Realização de estudos para uso dos serviços do Tribunal em dispositivos móveis.

 Integrar os sistemas de TI (responsável: Secretaria de Tecnologia da Informação).

INDICADORES

 Índice de Disponibilidade de Sistemas On-Line (IDSON) IDSON =

Variáveis: – Tempo de Indisponibilidade de Sistemas: total de minutos que cada sistema monitorado ficou indisponível no período (Sistemas de Recursos Humanos, de Informações Judiciais, de Processos Administrativos e de Correio Eletrônico – Mozilla Thubderbird).

(22)

Periodicidade: anual

Meta: Atingir 99,6% de disponibilidade. IDSON(2009): 99%

Ano 2010 2011 2012 2012 2013

Meta 99,1% 99,3% 99,4% 99,5% 99,6%

AÇÕES ESTRATÉGICAS

 Consolidar a gestão estratégica e participativa (responsável: Secretaria do Tribunal);

 Instituir programa das melhores práticas de gestão (responsável: Assessoria de Gestão Estratégica);

 Promover iniciativas de integração, motivação e comprometimento dos magistrados, servidores e demais colaboradores com a execução da estratégia (responsável: Assessoria de Gestão Estratégica);

Projetos: – Ouvidoria Interna impulsionando a cidadania organizacional;

 Reavaliar e aperfeiçoar os canais de comunicação interna (responsável: Assessoria de Comunicação Social).

Projetos: – Implantação de rede sem fio (Wireless) para o acesso à rede interna; – Informativo “A Voz do servidor”;

– Fortalecimento do uso de relatórios gerenciais gerados pelas ferramentas de Inteligência de Negócio (BI);

– Projeto Boletins Informativos;

– Realização de estudos para uso dos serviços do Tribunal em dispositivos móveis.

PERSPECTIVA: PROCESSOS

INTERNOS TEMA: ALINHAMENTO E INTEGRAÇÃO

OBJETIVO: Aperfeiçoar a integração entre as unidades do TST – promover o

(23)

INDICADORES

 Índice de Integração entre as Unidades (IIU) IIU = Avaliação da Integração

Variáveis: – Avaliação de integração: resultado da avaliação do item “Existe integração entre as áreas do TST” contida na pesquisa de clima organizacional.

Periodicidade: bianual

Metas: – Atingir participação mínima de 40% do total de magistrados e servidores do TST, até 2014;

– Atingir o nível “Satisfatório ou excelente” atribuído pela maioria dos respondentes.

Ano 2010 2012 2014

Colaboradores 30% 35% 40%

Nível de Satisfação Satisfatório ou excelente

Satisfatório ou

excelente Excelente

Respondentes 30% 35% 55%

Período de Referência (2007): Cerca de 30% dos magistrados e servidores responderam à pesquisa, e a maioria avaliou a integração como “crítico” (IIU).

AÇÕES ESTRATÉGICAS

 Aperfeiçoar o processo administrativo eletrônico (responsável: Secretaria do Tribunal);

PERSPECTIVA: PROCESSOS

INTERNOS TEMA: EFICIÊNCIA OPERACIONAL

OBJETIVO: Otimizar os processos de trabalho – redefinir processos de

(24)

Projetos: – Aquisição de programa de computador (software) para suporte ao processo administrativo eletrônico.

 Implantar a gestão por processos (responsável: Secretaria de Tecnologia da Informação);

Projetos: – Ampliação do uso da metodologia Processo Unificado de Desenvolvimento de Sistema (TST-UP);

– Elaboração de modelos de contratação e gestão de contratos de Tecnologia da Informação (TI);

– Implantação do Escritório de Modelagem de Processos (BPMO – Secretaria de Tecnologia da Informação).

 Implantar a gestão do conhecimento (responsável: Secretaria Judiciária);

Projetos: – Desenvolvimento de solução coorporativa de gestão do conhecimento voltada aos gabinetes;

– Produção de documentação e uso de normas para a execução otimizada dos procedimentos de suporte técnico a usuários.

 Implantar metodologia de gerência de projetos e o escritório de projetos (responsável: Assessoria de Gestão Estratégica);

Projetos: – Ampliação do uso da metodologia Processo Unificado de Desenvolvimento de Sistema (TST-UP);

– Implantação do Escritório de Modelagem de Processos (BPMO – Secretaria de Tecnologia da Informação);

– Implantação da ferramenta de gerência de projetos;

– Instituição de programa de disseminação de gerência de projetos.  Implantar o processo judicial eletrônico (responsável: Secretaria Judiciária);

Projetos: – Automatização do processo de triagem dos processos judiciais; – Portal do Advogado;

(25)

– Implantação de solução para taquigrafia;

– Preparação da infraestrutura para o processo judicial eletrônico.  Implantar programa de excelência em gestão pública (responsável: Assessoria de

Gestão Estratégica);

Projetos: – Certificação dos processos de segurança da informação da SETIN.  Padronizar os procedimentos de contratação, aquisição e gestão de contratos

(responsável: Secretaria de Administração Orçamento e Finanças).

Projetos: – Elaboração de modelos de contratação e gestão de contratos de TI; – Implantação de solução para gerenciamento de contratos.

INDICADORES

 Índice de Execução dos Projetos Estratégicos (IEXPE)

IEXPE = Projetos Estratégicos Dentro do Prazo x 100 Projetos Estratégicos em Execução

Variáveis: – Projetos Estratégicos Dentro do Prazo: total de projetos estratégicos dentro do prazo.

– Projetos Estratégicos em execução: total de projetos estratégicos em execução.

Periodicidade: anual

Meta: Elevar o índice de projetos estratégicos em execução dentro do prazo.

Ano 2010 2011 2012 2013 2014

Meta 50% 55% 60% 65% 70%

 Índice de Julgados por Força de Trabalho (IJFT) IJFT = Julgados______

Força de Trabalho

Variáveis: – Julgados: total de decisões colegiadas e monocráticas proferidas no período.

(26)

Periodicidade: anual

Meta: Aumentar em 5% ao ano o total de julgados por força de trabalho dos gabinetes.

Período de referência (2008): IJFT 223,65

Ano 2010 2011 2012 2013 2014

Meta 234,83 246,57 258,90 271,84 285,43  Índice de Julgados por Força de Trabalho da Área Judiciária (IJFTAJ)

IJFTAJ = Julgados_____________ Força de Trabalho da Área Judiciária

Variáveis: – Julgados: total de decisões colegiadas e monocráticas proferidas no período.

– Força de Trabalho da Área Judiciária – total de servidores de cargos efetivos, requisitados, ocupantes exclusivamente de cargos em comissão e removidos, dos Gabinetes, SEJUD, Secretarias de Turmas, SBDI-1, SBDI-2, no final do período.

Periodicidade: anual

Meta: Aumentar em 5% ao ano o total de julgados por força de trabalho da área judiciária.

Período de referência (2008): IJFTAJ 124,20

Ano 2010 2011 2012 2013 2014

Meta 130,41 136,93 143,78 150,97 158,52  Índice de Congestionamento (IC)

IC =

Variáveis: – Baixados: processos que foram baixados pelo TST (remessas para os outros órgãos competentes, baixas para instância inferior ou superior e os arquivamentos) no período.

(27)

– Casos Novos: processos originários e os em grau de recurso oriundos de instância inferior que foram protocolados e interpostos para julgamento no TST no período (semestre). Excluem-se os recursos internos.

Periodicidade: anual

Meta: Reduzir o Índice de Congestionamento para menos de 50%, até 2014. Período de referência (2008): 60,47%

Ano 2010 2011 2012 2013 2014

Meta 58,47% 56,47% 54,57% 52,47% 49,97%  Índice do Tempo Médio de Tramitação (ITMT)

ITMT = IMD + IMJ + IMB 1 – Índice Médio da Distribuição (IMD)

IMD = Somatório (Data de Distribuição – Data de Andamento Inicial) Processos Distribuídos

Variáveis: – Data de Andamento Inicial: data de recebimento inicial dos autos que foram distribuídos no período.

– Data de Concluso: data de encaminhamento do processo ao gabinete do relator.

– Número de Processos Distribuídos – número de processos originários e os em grau de recurso oriundos de instância inferior que foram distribuídos no período.

Periodicidade: semestral

Meta: Reduzir em 5% ao ano o tempo de tramitação entre o andamento inicial e a distribuição do processo.

Ano 2010 2011 2012 2013 2014

(28)

2 – Índice Médio de Julgamento (IMJ)

IMJ = Somatório (Data de Julgamento - Data de Distribuição) Julgados

Variáveis: – Data de Julgamento: data do primeiro julgamento dos processos no período.

– Data de Concluso: data de encaminhamento do processo ao gabinete do relator.

– Julgados: total de decisões colegiadas e monocráticas proferidas no período.

Periodicidade: semestral

Meta: Reduzir em 5% ao ano o tempo de tramitação entre a distribuição e o primeiro julgamento do processo.

Ano 2010 2011 2012 2013 2014

Meta 5% 10% 15% 20% 25%

3 – Índice Médio de Baixados (IMB)

IMB = Somatório (Data de Baixa – Data de Julgamento) Baixados

Variáveis: – Data de Julgamento: data do primeiro julgamento dos processos que foram baixados no período.

– Data de Baixa: data da baixa dos processos no período.

– Baixados: total de processos que foram baixados pelo TST (remessas para os outros órgãos competentes, baixas para instância inferior ou superior e os arquivamentos) no período.

Periodicidade: semestral

Meta: Reduzir em 5% ao ano o tempo de tramitação entre o primeiro julgamento e a baixa do processo.

Ano 2010 2011 2012 2012 2013

(29)

4 – Índice Médio de Baixados com Recursos (IMBR)

IMB = Somatório (Data de Baixa – Data do Último Julgamento) Baixados

Variáveis: – Data do Último Julgamento: data do último julgamento dos processos que foram baixados no período.

– Data de Baixa: data da baixa dos processos no período.

– Baixados: total de processos que foram baixados pelo TST (remessas para os outros órgãos competentes, baixas para instância inferior ou superior e os arquivamentos) no período.

Periodicidade: semestral

Meta: Reduzir em 5% ao ano o tempo de tramitação entre o último julgamento e a baixa do processo.

Ano 2010 2011 2012 2013 2014

Meta 5% 10% 15% 20% 25%

 Índice de Processos Antigos (IPA) IPA = Conclusos Antigos

Conclusos

Variáveis: – Conclusos Antigos: total de processos conclusos com mais de 2 anos de distribuição.

– Conclusos: total de processos conclusos. Periodicidade: mensal

Meta: Reduzir o Índice de Processos Antigos para 0%, até 2014. Período de referência (2008): 37,12%

Ano 2010 2011 2012 2013 2014

Meta 32,12% 22,12% 17,12% 7,12% 0%

 Índice de Provimento de ED (IPED) IPED = ED Providos_

(30)

Variáveis: – ED Providos: total de Embargos Declaratórios providos. – ED Julgados: total de Embargos Declaratórios julgados. Periodicidade: mensal

Meta: Reduzir o Índice de Provimento de Embargos de Declaração para menos de 1%, até 2014.

Ano 2010 2011 2012 2013 2014

Meta 3,6% 3,01% 2,01% 1,51% 0,9%

AÇÕES ESTRATÉGICAS

 Promover o uso adequado dos recursos associados à responsabilidade socioambiental a fim de ajustar os custos (responsável: Secretaria de Administração Orçamento e Finanças).

Projetos: – Aquisição de materiais e equipamentos considerados energeticamente eficientes;

– Centralização dos bancos de dados Mysql (software livre) para otimizar a administração;

– Eficiência na irrigação do gramado do TST – Instalação de interruptores em todas as salas;

– Otimização do uso da água de limpeza e lavagem de veículos;

– Perfuração de poço artesiano para irrigação do gramado e lavagem dos carros;

– Preparação do protótipo de estação livre; – Racionalização do uso da água;

– Redução da iluminação difusa em ambientes, com instalação de

OBJETIVO: Racionalizar os custos operacionais de modo sustentável –

(31)

– Substituição dos copos descartáveis;

– Substituição de válvulas de descarga por caixas acopladas nos vasos sanitários;

– Tratamento da envoltória da edificação, com aplicação de película de alto desempenho ou brises nas fachadas de maior insolação, resultando em sensível redução de carga térmica de ar condicionado;

– Uso de papel reciclado e utilização da impressão frente e verso.

INDICADORES

 Índice de Custo Médio de Julgado (ICMJ) ICMJ = Despesas

Julgados

Variáveis: – Despesas: despesas realizadas, no período, pelo Tribunal, abrangendo as folha de pagamento sem inativos e pensionistas, as despesas de custeio (benefícios a servidores, contratos, serviços, despesas de manutenção dos tribunais); e os investimentos (obras, construções, aquisições de bens etc.).

– Julgados: total de decisões colegiadas e monocráticas proferidas no período.

Periodicidade: anual

Meta: Manter o valor da despesa por julgado menor ou igual a R$ 2.000,00. Período de referência (2008): ICMJ R$ 1.981,76.

Ano 2010 2011 2012 2013 2014

Meta R$ 2.000,00 R$ 2.000,00 R$ 2.000,00 R$ 2.000,00 R$ 2.000,00

 Índice do consumo de papel (ICP) ICP = Resmas de Papel

(32)

Variáveis: – Resmas de Papel: quantidade de resmas de papel A4 utilizadas no período.

Meta: Reduzir em 5% ao ano o consumo de resma de papel A4. Período de referência (2008): ICP 22.514

Ano 2010 2011 2012 2013 2014

Meta 21.388 20.318 19.302 18.337 17.420  Índice do consumo de Água (ICA)

ICA = Água Consumida Colaboradores

Variáveis: – Água consumida: volume de água utilizada por ano (m3)

– Colaboradores: total de magistrados, servidores, terceirizados e estagiários.

Meta: Reduzir em 3% ao ano o consumo de água por colaborador. Período de referência (2008): ICA 17 m3/colaborador

Ano 2010 2011 2012 2013 2014

Meta 16,49 15,99 15,51 15,04 14,59

 Índice de Consumo de Energia (ICE) ICE = Energia Consumida

Colaboradores

Variáveis: – Energia Consumida: total de kw de energia utilizada por ano.

– Colaboradores: total de magistrados, servidores, terceirizados e estagiários.

Periodicidade: anual

Meta: Reduzir em 3% ao ano o consumo de energia elétrica por colaborador. Período de Referência (2008): ICE 1,33 kw

Ano 2010 2011 2012 2013 2014

(33)

AÇÕES ESTRATÉGICAS

 Atuar junto aos demais Poderes (responsável: Assessoria Parlamentar);

 Promover seminários e encontros para discutir a legislação trabalhista (responsável: Assessoria de Comunicação Social).

INDICADORES

 Índice de Aperfeiçoamento da Legislação Trabalhista (IALT) IALT = Projetos Aprovados em Comissões

Projetos

Variáveis: – Projetos Aprovados: total de projetos de lei de autoria do TST, projetos de lei em que o texto inicial foi de sugestão do TST, e projetos de lei sobre legislação trabalhista que constam do II Pacto Republicano de Estado.

– Projetos: total de projetos de lei aprovados nas Comissões e Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Periodicidade: anual

Meta: Atingir 50% de aprovações de projetos de lei, até 2014

Ano 2010 2011 2012 2013 2014

Meta 10% 20% 30% 40% 50%

PERSPECTIVA:

INSTITUCIONAL TEMA: ATUAÇÃO INSTITUCIONAL

OBJETIVO: Aperfeiçoar a legislação trabalhista – atuar proativamente junto

aos demais Poderes visando ao aperfeiçoamento da legislação.

OBJETIVO: Fortalecer a imagem do TST perante a sociedade – promover

(34)

AÇÕES ESTRATÉGICAS

 Aperfeiçoar os meios de acesso às informações e às instalações do TST (responsável: Secretaria do Tribunal e Secretaria do Presidência);

Projetos: – Cartilha de excelência no atendimento ao público; – Central do Cidadão;

– Evolução do Sistema de Informações Judiciárias (SIJ) para o processo eletrônico;

– Informativo “A voz do Povo”; – Portal do Advogado;

– Proposição de solução de Portal para página Intranet e, posteriormente, para a página do TST (Portal Life Ray);

– Vídeo de orientação ao cidadão.

 Conscientizar a sociedade sobre os direitos trabalhistas e o funcionamento da Justiça do Trabalho (responsável: Assessoria de Comunicação Social);

 Desenvolver estratégias de divulgação para dar maior publicidade às atividades desenvolvidas pelo TST (responsável: Assessoria de Comunicação Social);

Projetos: – Estudos para uso dos serviços do Tribunal em dispositivos móveis.  Participar de eventos de premiação e divulgação de melhores práticas na área de

gestão (responsável: unidade interessada);

 Promover a responsabilidade socioambiental (responsável: Secretaria do Tribunal e Secretaria da Presidência).

Projetos: – Cartilha Socioambiental do TST; – Coleta Seletiva;

– Eficiência na irrigação do gramado do TST;

– Inclusão de adicional de qualificação nas atividades socioambientais; – Inclusão de critérios socioambientais nas licitações;

– Notícias e Avisos no Mural do TST Ambiental; – Página do TST Ambiental na Intranet;

– Quintas Ambientais;

(35)

INDICADORES

 Índice de Responsabilidade Social (IRSOC)

IRSOC = Total de Pessoas Beneficiadas

Variáveis: – Pessoas Beneficiadas: total de pessoas favorecidas pelos projetos sociais do TST no período.

Periodicidade: anual

Meta: Beneficiar, cumulativamente, pelo menos 500 pessoas com os projetos sociais do TST.

Ano 2010 2011 2012 2013 2014

Meta 500 1000 1500 2000 2500

Obs.: A doação de computadores, realizada pelo TST em 2009, beneficiou cerca de 30.000 alunos da rede pública do DF (fonte: TST Atual OnLine, 12/03/2009).

 Índice de Matérias Produzidas (IMP) IMP = Matérias Produzidas

Variáveis: – Matérias Produzidas: total de matérias produzidas no TST e que foram veiculadas na mídia (TV Justiça, Rádio Justiça, jornal e internet/intranet) Periodicidade: anual

Meta: Aumentar em 20% ao ano a quantidade de matérias produzidas e veiculadas. Período de Referência (2009): Matérias produzidas por dia para a intranet e internet, considerados 10 meses de apuração: 1800

Ano 2010 2011 2012 2013 2014

Meta 2160 2592 3110 3732 4478

AÇÕES ESTRATÉGICAS

 Aprimorar a integração da Justiça do Trabalho (responsável: unidade interessada);

OBJETIVO: Promover e fortalecer as relações com outras instituições –

(36)

Projetos: – Autuação Eletrônica (Melhoria da remessa dos arquivos eletrônicos (XML) dos TRTs necessários para a fase de autuação);

– Encontro Nacional de Ouvidorias da Justiça do Trabalho.

 Promover parcerias em áreas de interesse do Tribunal (responsável: unidade interessada).

Projetos: – Autuação Eletrônica (Melhoria da remessa dos arquivos eletrônicos (XML) dos TRTs necessários para a fase de autuação);

– Convênio com a Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI, integrada por 15 órgãos públicos);

– Convênio de cooperação técnica com o STF (TV Justiça).

INDICADORES

 Índice de Cooperação (ICOOP)

ICOOP = Parcerias Efetivas Realizadas

Variáveis: – Parcerias Efetivas Realizadas: total de acordos institucionais existentes no período.

Periodicidade: anual

Meta: Elevar em 5 parcerias efetivas realizadas por ano, a partir de 2010.

Ano 2010 2011 2012 2013 2014

Meta 30 35 40 45 50

PERSPECTIVA:

INSTITUCIONAL TEMA: ORÇAMENTO

OBJETIVO: Assegurar o orçamento necessário à execução da estratégia –

(37)

AÇÕES ESTRATÉGICAS

 Elaborar proposta orçamentária considerando o Planejamento Estratégico (responsável: Secretaria de Administração de Orçamento e Finanças);

 Garantir que o orçamento aprovado seja utilizado nos projetos estratégicos (responsável: Comissão Permanente de Planejamento Estratégico).

INDICADORES

 Índice de Inclusão dos Projetos Estratégicos no Orçamento (IIPEO)

IIPEO = Projetos Estratégicos no Orçamento______ x 100 Projetos no Planejamento Estratégico

Variáveis: – Projetos Estratégicos no Orçamento: total de projetos estratégicos previstos no orçamento.

– Projetos Estratégicos no Planejamento Estratégico: total de projetos contidos no Planejamento Estratégico

Periodicidade: anual

Meta: Alcançar e manter 100% dos projetos contidos no Planejamento Estratégico dentro do orçamento do TST.

Ano 2010 2011 2012 2013 2014

Meta 60% 70% 80% 90% 100%

 Índice de Execução do Orçamento Estratégico (IEXOE) IEXOE = Valor Executado___

Valor Disponibilizado

Variáveis: – Valor Executado: valor em Reais (R$) executado nos projetos estratégicos previstos no orçamento.

(38)

Periodicidade: anual

Meta: Atingir a execução em 100% do valor disponibilizado no orçamento para os projetos estratégicos e mantê-lo nos anos subseqüentes.

Ano 2010 2011 2012 2013 2014

Meta 100% 100% 100% 100% 100%

AÇÕES ESTRATÉGICAS

 Avaliar periodicamente a qualidade dos serviços prestados a fim de melhor atender à sociedade (responsável: Ouvidoria).

INDICADORES

 Índice de Satisfação dos Clientes – Advogados e Partes (ISAT) ISAT = Clientes Satisfeitos x 100

Clientes

Variáveis: – Clientes Satisfeitos: total de pessoas que demonstraram, na pesquisa de opinião pública do período, estarem satisfeitas com os serviços prestados pelo TST.

– Clientes: total de pessoas que responderam à pesquisa. Periodicidade: anual

PERSPECTIVA: SOCIEDADE TEMA: SATISFAÇÃO SOCIAL

OBJETIVO: Aprimorar a prestação jurisdicional – oferecer à sociedade

(39)

Ano 2010 2011 2012 2013 2014

Meta 5% 10% 15% 20% 25%

MAPA ESTRATÉGICO DO PODER JUDICIÁRIO E ALINHAMENTO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO COM OS DO PODER JUDICIÁRIO

Alinhamento dos Objetivos Estratégicos

Objetivos TST Objetivos CNJ

- Aperfeiçoar a integração entre as Unidades do TST.

- Fomentar a interação e a troca de experiências entre os Tribunais (nacionais e internacionais); - Garantir o alinhamento estratégico em todas as Unidades do Judiciário.

- Aperfeiçoar a legislação trabalhista.

- Disseminar valores éticos e morais por meio de atuação institucional efetiva;

- Fortalecer e harmonizar as relações entre os Poderes, setores e instituições.

- Aprimorar a prestação jurisdicional. - Garantir a agilidade nos trâmites judiciais e administrativos;

- Facilitar o acesso à justiça. - Assegurar a infraestrutura apropriada às

(40)

- Garantir a infraestrutura apropriada às atividades administrativas e judiciais.

- Assegurar o orçamento necessário à execução da estratégia.

- Assegurar recursos orçamentários necessários para a execução dos objetivos da estratégia. - Desenvolver competências (conhecimentos,

habilidades e atitudes) dos magistrados e servidores.

- Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes dos magistrados e servidores;

- Motivar e comprometer magistrados e servidores com a execução da Estratégia.

- Fortalecer a imagem do TST perante a sociedade.

- Aprimorar a comunicação com o público externo;

- Buscar a excelência na gestão de custos operacionais;

- Facilitar o acesso à Justiça;

- Fomentar a interação e a troca de experiências entre Tribunais (nacionais e internacionais); - Fortalecer e harmonizar as relações entre os Poderes, setores e instituições;

- Promover a cidadania.

- Otimizar os processos de trabalho. - Garantir a agilidade na tramitação dos processos judiciais e administrativos a fim de

assegurar a razoável duração do processo. - Promover a qualidade de vida e a valorização

de pessoas. - Motivar e comprometer magistrados e servidores com a execução da Estratégia.

- Promover e fortalecer as relações com outras instituições.

- Fomentar a interação e a troca de experiências entre Tribunais (nacionais e internacionais); - Fortalecer e harmonizar as relações entre os Poderes, setores e instituições.

(41)

3 CONCLUSÃO

A influência do ambiente sobre o modo operante da organização, sintetizada pela teoria contingencial, define que a organização é um sistema aberto e necessita ser flexível e adaptável as modificações ambientais – políticas, econômicas, sociais, culturais, ambientais e tecnológicas.

Contudo, o Planejamento Estratégico (PE) é a forma mais adequada de uma organização manter-se equilibrada no sistema operante, uma vez que com ele é possível prever, executar, controlar, avaliar e corrigir possíveis variáveis que possam interferir no sistema.

Assim, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) elaborou seu Planejamento Estratégico dentro de uma visão sistêmica apoiado pelo Balanced Scorecard (BSC), contemplando perspectivas no nível social, institucional, processos internos e recursos, proporcionando à sociedade uma visão clara sobre a futura atuação do TST.

No momento, um dos desafios do TST é o de garantir a compatibilidade entre as decisões táticas/operacionais com as estratégias, visando os objetivos estratégicos com eficiência, eficácia e efetividade.

Assim, o TST ao iniciar a implementação do seu planejamento estratégico está colhendo propostas das unidades a fim de contemplar suas ações estratégicas e atingir seus objetivos.

(42)

4 REFERÊNCIAS

KAPLAN, Robert S. e NORTON, David P. Organização orientada para a

estratégia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.

REVISTA ANAMATRA. A justiça do século XXI. Ano XXI, No 58, 2o semestre de 2009.

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO. Planejamento Estratégico 2010 a 2014, 2009. Disponível em: <www.tst.jus.br>.

(43)

___________________________________________________________________

AUTORIA

Marcio Cruz de Souza – Graduado em Administração de Empresa pela UPIS – Faculdades

Integradas, pós-graduado em Análise de Sistemas pela Compuserv e em Língua Portuguesa pelo Instituto Filadélfia de Brasília. Assessor-Chefe de Gestão Estratégica do Tribunal Superior do Trabalho.

Endereço eletrônico: marcio.cruz@tst.jus.br; marciocruzdesouza@gmail.com

Margareth Cezar Maia – Graduada em Administração de Empresa pela Associação Internacional de

Educação Continuada (AIEC). Tribunal Superior do Trabalho – Assessoria de Gestão Estratégica Endereço eletrônico: margareth.maia@tst.jus.br; margarethcezarmaia@gmail.com

Vivian Gonçalves Lopes – Graduada em Administração de Empresa pela Universidade de Brasília.

Tribunal Superior do Trabalho – Assessoria de Gestão Estratégica Endereço eletrônico: vivian.lopes@tst.jus.br

Joaquim Fernando Mesquita Candido – Graduado em Administração Pública e Privada pelo Centro

Referências

Documentos relacionados

Durante o perÍodo chuvoso todas as cultivares no apresentaram bons resultados em termos de pro- dutividade e produção por planta e, ao contrArio da cultura de me- lo, apresentaram

Você pode usar consultas para gerar relatórios financeiros ( Como Trabalhar com Relatórios Financeiros do Oracle Profitability and Cost Management Cloud ).. Você também pode

Este subsídio é para aqueles que forem reformar a casa usando os serviços de alguma construtora que possua endereço na cidade de Hikone.. Informações Setor de Promoção da

A probabilidade de um foco de incêndio extinguir-se ou evoluir para um grande incêndio depende de diversos fatores, tais como: tipo, quantidade, volume,

Para monitorar a percepção de esfor- ço durante a prática de exercício físico recomenda-se o uso da Escala de Borg Modificada que gradua a percepção da dificuldade de execução

Algumas matérias-primas, são especialmente resistentes em água quente até temperaturas de + 100 Cº ácidos inorgânicos e lixívias com uma concentração e temperatura não

Alimentos disponíveis: milho, farelo de algodão, farelo de soja, fosfato bicálcico, calcário Espaço de reserva: 2,5 %. Demanda a ser atendida: 6,52 kg NDT, 1,74 kg PB, 0,054

A última listagem das espécies de Scarabaeidae citadas para o Brasil foi realizada por Vaz-de-Mello (2000), que reportou 618 espécies e estimou que, com a realização de