• Nenhum resultado encontrado

ASSISTENTE SOCIAL DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO. Não deixe de preencher as informações a seguir. Nome

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSISTENTE SOCIAL DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO. Não deixe de preencher as informações a seguir. Nome"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

S

SE

EC

CR

RE

ET

TA

AR

RI

IA

A

E

ES

SP

PE

EC

CI

IA

AL

L

DA

D

A

M

MU

UL

LH

HE

ER

R

S

SE

EL

LE

ÇÃ

ÃO

O

P

ÚB

BL

LI

IC

CA

A

S

SI

IM

MP

PL

LI

IF

FI

IC

CA

AD

DA

A

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO Não deixe de preencher as informações a seguir.

Prédio Sala

Nome

Nº de Identidade Órgão Expedidor UF Nº de Inscrição

ASSISTENTE SOCIAL

A ATTEENNÇÇÃÃOO A Abbrraa eessttee CCaaddeerrnono,, qquuaannddoo oo FFiissccaall ddee SSaallaa aauuttoorrizizaarr oo iinníícciioo ddaa PPrroovvaa.. O Obbsseerrveve ssee o o CCaaddeerrnnoo esesttáá cocommpplleettoo.. ElElee ddeevveerrá á coconntteerr 3030 (t(trrininttaa)) ququeessttõõeess oobbjjeettiivvaass ddee mmúúllttiippllaa e esscocollhhaa ccoomm 0055 (c(ciinnccoo)) aalltteerrnnaattiivvaass ccaaddaa,, sseennddoo 0055 ((cciinnccoo)) ddee CCoonnhheecciimmeennttooss ddee LLíínngguuaa PoPorrttuugguueessaa,, 1 100 ((ddeezz)) ddee CCoonnhheecciimmeennttooss ssoobbrree GGêênneerroo ee 1155 ((qquuiinnzzee)) ddee CCoonnhheecciimmeennttooss EEssppeeccííffiiccooss. . S See oo CaCaddeerrnono esesttiivveerr ininccoommpplleettoo ouou ccoomm alalgguumm dedeffeeiittoo grgrááffiiccoo ququee llhhee cacauussee dúdúvviiddaass, , ininffoorrmmee,, i immeeddiiaattaammeennttee,, aaoo FFiissccaall.. U Ummaa vevezz ddaaddaa a a ororddeemm dede ininíícciioo ddaa PrProovvaa,, prpreeeenncchhaa,, nonoss esesppaaççooss apaprropoprriaiaddooss,, o o sseueu NNoommee c coommpplleettoo,, o o NNúúmmeerroo dodo seseuu DoDoccuummeennttoo dede IdIdeennttiiddaaddee,, aa UnUniiddaaddee dada FeFeddeerraçaçããoo e e o o NúNúmmeerro o dede I Innssccrriiççããoo.. o o UUmmaa vevezz ddaaddaa a a ororddeemm dede ininíícciioo ddaa PrProovvaa,, prpreeeenncchhaa,, nonoss esesppaaççooss apaprropoprriaiaddooss,, o o sseueu NNoommee c coommpplleettoo,, o o NNúúmmeerroo dodo seseuu DoDoccuummeennttoo dede IdIdeennttiiddaaddee,, aa UnUniiddaaddee dada FeFeddeerraçaçããoo e e o o NúNúmmeerro o dede I Innssccrriiççããoo.. P Paarraa rereggiissttrraarr asas alaltteerrnnaattiivvaass eessccoollhhiiddaass nanass ququeessttõõeess oobbjjeettiivvaass dede múmúllttiippllaa esesccoollhhaa,, vovoccêê rreecceebbeerráá u

(2)

C COONNHHEECCIIMMENENTTOOSS DDEE LLÍÍNNGGUUAA PPOORRTTUUGGUUEESSAA T Teexxttoo ppaarraa aass qquueessttõõeess ddee 0011 aa 0055.. SOLIDÃO Chico Buarque

Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo... Isto é carência. Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar.... Isto é saudade. Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos... Isto é equilíbrio. Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida... Isto é um princípio da natureza... Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado... Isto é circunstância. Solidão é muito mais do que isto.

Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma...

01. Ao compor este texto, Chico Buarque faz uma série de comparações para definir o termo SOLIDÃO. Sobre isso, assinale a alternativa que contém uma afirmação FALSA.

A) Para Chico, ser solitário é se permitir abraçar um claustro involuntariamente como meio de repensar sobre a vida. B) Chico expressa que a falta de uma companhia não significa solidão.

C) Chico nega que solidão seja momentos em que “saímos do mundo” para refletirmos.

D) Chico afirma que solidão não quer dizer estar desprovido de alguém para ser companheiro de conversa. E) Chico caracteriza solidão como o momento em que o ser humano está perdido de si mesmo.

02. Sobre CLASSES DE PALAVRAS, observe os termos sublinhados nos itens abaixo.

I. “Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar...” – classificando-se, respectivamente, os termos sublinhados, tem-se que: o primeiro é palavra invariável que exprime circunstância de negação; o segundo se classifica como pronome demonstrativo que se refere ao termo antecedente; o terceiro se classifica como verbo cuja ação aconteceu em passado remoto, e o quarto é palavra variável classificada como substantivo comum.

II. “Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a

nossa vida...” – em relação aos termos sublinhados, é correto classificá-los assim: o primeiro é palavra variável que caracteriza o termo claustro, com ele concordando em gênero e número; quanto ao segundo, trata-se de pronome pessoal oblíquo; em relação ao terceiro termo, classifica-se como conjunção subordinativa que encerra ideia de finalidade, e, em relação ao quarto termo, classifica-se como pronome que exprime ideia de posse, concordando com o nome a que se refere, vida.

III. “Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma... “ – sobre os

termos sublinhados, o correto é classificá-los da seguinte forma: o primeiro é um conectivo que encerra ideia de temporalidade; o segundo se classifica como pronome pessoal reto; o terceiro se classifica como pronome indefinido, concordando com o termo ao qual se refere, nós, (do sexo masculino), e o quarto exprime uma ação que já foi consumada num tempo passado.

Somente está CORRETO o que se afirma em

A) III. B) I e II. C) II. D) II e III. E) I e III. 03. Sobre REGÊNCIA VERBAL, analise os itens abaixo.

I. “Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos...”

II. “Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a

nossa vida...”

Sobre os verbos sublinhados dos itens acima, está CORRETO o que se afirma na alternativa

A) No item I, ambos os verbos apresentam a mesma regência, ou seja, exigem complemento sem ser regido de preposição, classificados como verbos transitivos diretos.

B) Os segundos verbos sublinhados dos itens I e II apresentam a mesma regência, ou seja, se classificam como verbos transitivos diretos.

C) No item II, ambos os verbos não pedem complemento.

(3)

04. Em relação a PREFIXOS e SUFIXOS, em uma das alternativas abaixo, existe uma afirmação FALSA. Assinale-a. A) “Isto é carência.” – no termo sublinhado, existe a presença de um sufixo que indica estado.

B) “Isto é saudade” – ao termo sublinhado, foi acrescido o sufixo dade ao radical, indicando estado.

C) “...para que revejamos a nossa vida ...” – no termo sublinhado, existe a presença do prefixo re que indica movimento para trás.

D) “Solidão não é o sentimento...” – no termo sublinhado, acrescentou-se ao radical o sufixo mento que exprime ideia de qualidade.

E) “...que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida ...” – no termo sublinhado, existe a presença do sufixo mente, indicando circunstância de modo.

05. Em todas as alternativas existe uma declaração falsa no tocante à ANÁLISE SINTÁTICA, EXCETO em uma. Assinale-a.

A) “Isto é carência” – sintaticamente, o termo sublinhado exerce a função de sujeito composto que se encontra posposto ao verbo.

B) “Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes...” – o termo sublinhado se refere ao seu antecedente sentimento e sintaticamente exerce a função de sujeito do verbo experimentar.

C) “Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe...” – o verbo sublinhado concorda com o seu sujeito, representado pelo pronome que.

D) “Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos...” – sintaticamente, analisando-se os termos sublinhados, estaria correto dizer que o primeiro é sujeito do verbo ser (é), e o segundo se classifica como adjunto adverbial que exprime circunstância modal.

E) “...que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar....” – os termos sublinhados formam uma locução verbal cujo auxiliar concorda com o termo que antecede o pronome relativo que, entes queridos.

C

COONNHHEECCIIMMEENNTTOOSS SSOOBBRREE GGÊÊNNEERROO 06. Sobre Políticas Públicas, assinale a alternativa CORRETA.

A) Forma de realizar os direitos fundamentais das pessoas. B) Ações do governo para projetos políticos partidários. C) Sistema de leis que regula as relações entre as pessoas. D) Regulamento para uso de áreas públicas.

E) Estratégias de combate à guerra fiscal.

07. Sobre os conceitos de Natureza e Cultura, assinale a alternativa CORRETA.

A) Natureza se relaciona com as condições físicas e geográficas, e Cultura, com as condições naturais.

B) Natureza é tudo aquilo que existe e que não foi feito pelos seres humanos, e Cultura é tudo aquilo que não é natureza, ou seja, tudo o que é produzido pelos seres humanos.

C) Natureza é o que vem da criação divina, e Cultura vem do que o homem constrói a partir da sociedade em que está inserido. D) Natureza é tudo o que se relaciona com o meio ambiente, e Cultura é tudo o que se relaciona com o homem.

E) Natureza é o mesmo que Cultura, e Cultura é um sinônimo de natureza. 08. Gênero é um(uma)

A) conceito que ajuda a conceituar o que é homem e o que é mulher nas sociedades ocidentais e que define o sexo dos indivíduos.

B) estratégia metodológica aplicada às sociedades ocidentais para estudar as relações entre mulheres.

C) conceito que ajuda a entender como são moldadas as relações entre homens e mulheres em uma determinada sociedade, inclusive as relações de poder. E como essas relações são construídas e, portanto, podem ser modificadas.

D) estatuto jurídico que define o lugar que os homens e as mulheres ocupam na sociedade bem como um instrumental para análises culturais.

E) instrumento utilizado para definir o grau de poder que as mulheres detêm na sociedade de classe. 09. Sobre Diferença e Desigualdade, é CORRETO afirmar que

A) Diferença se explica exclusivamente pelas classes, e Desigualdade, pelas condições econômicas. B) Diferença está assentada na origem do indivíduo, e Desigualdade, na hierarquia política.

C) Diferença explica as particularidades próprias de cada ser humano, e Desigualdade estabelece quem pode ocupar os lugares privilegiados e de poder na hierarquia social.

D) Diferença se explica pela origem étnica do indivíduo, e Desigualdade, pela sua condição econômica refletida nas suas atividades sociais.

(4)

10. O Patriarcado é um conceito

A) em que a figura paterna determina a condição feminina. B) em que o Estado assume o lugar da figura paterna.

C) em que o pai realiza as atividades de responsabilidade da sociedade. D) que instrumentaliza as mulheres na defesa do sistema social vigente. E) que explica a opressão das mulheres nas sociedades falocêntricas. 11. A divisão sexual do trabalho

A) estabelece funções sociais para os homens a depender da sua condição de gênero e das relações com as mulheres. B) define o lugar onde as mulheres exercem suas ocupações, e os homens, as suas profissões.

C) estabelece tarefas e obrigações diferentes para os homens e para as mulheres, de acordo com os seus sexos. D) define as ocupações dos homens e das mulheres a partir de suas habilidades manuais.

E) estabelece o lugar onde as mulheres exercem sua feminilidade em decorrência das definições estabelecidas por elas mesmas.

12. Em que data se comemora o Dia Internacional da Mulher?

A) 8 de maio. B) 18 de março. C) 28 de maio. D) 10 de março. E) 8 de março. 13. Sobre o Preconceito Étnico-racial, é CORRETO afirmar que a desigualdade

A) é decorrente da condição de classe, mas é justificada pela condição étnico-racial do sujeito.

B) fundamentada nas diferenças étnico-raciais, contribuiu para que uma parcela significativa da população viva em condição subumana.

C) está relacionada com o gênero e a condição étnico-racial, sendo um elemento que exclui o sujeito da sociedade. D) diz respeito à cor dos indivíduos e ao grupo étnico no qual está inserido, definindo sua posição na sociedade de classes. E) é decorrente da condição sexual, justificada pela condição étnico-racial do sujeito.

14. A Lei Maria da Penha foi criada com o objetivo de

A) prevenir e punir a violência contra as mães e mulheres solteiras. B) punir os indivíduos que cometem crimes contra as mulheres negras. C) coibir e punir a violência doméstica contra homens em sua família. D) prevenir a violência feminina praticada contra os homens.

E) coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher. 15. A Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, é também conhecida como A) Lei Maria da Penha.

B) Lei em Defesa da Mulher. C) Lei de Direitos Femininos. D) Lei de Defesa da Maternidade. E) Lei de Proteção às Mulheres.

C

COONNHHEECCIIMMEENNTTOOSS EESSPPEECCÍÍFFIICCOOSS

16. Ao abordar as mudanças no mercado profissional de trabalho, Marilda Iamamoto destaca a “violência institucionalizada” como um processo que desafia os assistentes sociais na contemporaneidade, diante da imagem da pobreza que vem sendo disseminada, ou seja, as “classes perigosas”. O encolhimento da esfera de intervenção do Estado no campo social, transferindo suas responsabilidades para a sociedade civil, no que diz respeito ao enfrentamento das manifestações da “Questão Social”, vem protagonizando uma tendência à refilantropização social, segundo a referida autora. Nesse contexto, para Iamamoto, a refilantropização social implica

A) o ressurgimento da velha filantropia do século XIX.

B) uma nova modalidade, ou seja, a “filantropia do grande capital”, resultante de um amplo processo de privatização dos serviços públicos.

C) a renovação das ações levadas a efeito por “pessoas de boa vontade”, caracterizando o fenômeno do voluntariado. D) ações desarticuladas, de teor romântico, dotadas de nenhuma eficácia, do ponto de vista técnico e científico.

(5)

17. Com base nas reflexões de Maria Inês Bravo e Maurílio de Matos, a respeito da Reforma Sanitária e do Projeto Ético-político do Serviço Social, assinale a alternativa INCORRETA.

A) Nos anos 1960, o Serviço Social Médico, como era denominado, não atuava com procedimentos e técnicas de Desenvolvimento de Comunidade, mas, sim, e prioritariamente, com o Serviço Social de casos.

B) A profissão, do seu desenvolvimento até os anos 1960, não teve polêmica de relevo que ameaçasse o bloco hegemônico conservador, que dominou tanto a produção do conhecimento como as entidades organizativas e o trabalho profissional. C) O Serviço Social na saúde vai receber as influências da modernização que se operou no âmbito das políticas sociais,

sedimentando sua ação na prática curativa, principalmente na assistência médica previdenciária.

D) Entre 1974 e 1979, “o Serviço Social na saúde não se alterou, apesar do processo organizativo da categoria, do aparecimento de outras direções para a profissão, do aprofundamento teórico dos docentes e do movimento geral da sociedade”.

E) Nos anos 1980, “o processo de renovação do Serviço Social no Brasil, articulado às questões colocadas pela realidade da época, realizou um nexo direto com outros debates, também relevantes, que buscavam a construção de práticas democráticas, como o Movimento pela Reforma Sanitária”.

18. Na sua construção intitulada “Cinco Notas a Propósito da Questão Social”, o professor José Paulo Netto defenderá: I. a “Questão Social” como expressão utilizada na terceira década do século XIX, para definir o fenômeno do

pauperismo, observado em decorrência da primeira onda industrializante, iniciada na Inglaterra, no século XVIII.

II. a expressão “Questão Social”, a partir da segunda metade do século XIX, que deslizou para o vocabulário próprio do pensamento conservador.

III. a inexistência de qualquer “Nova Questão Social”.

IV. a expressão “Questão Social”, que consiste em um complexo problemático muito amplo, irredutível à sua

manifestação imediata como pauperismo.

Assinale a alternativa CORRETA.

A) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.

B) Apenas as afirmativas III e IV são verdadeiras. D) Apenas as afirmativas I e III são falsas. C) Todas as afirmativas são falsas. E) Todas as afirmativas são verdadeiras.

19. A Lei n. 10.741, de 2003 vem instituir o Estatuto do Idoso, destinado a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos (Art. 1º). No Capítulo IV, que trata do Direito à Saúde, com relação aos casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra idoso, serão obrigatoriamente comunicados pelos profissionais de saúde a quaisquer dos seguintes órgãos:

A) Defensoria Pública, Ministério Público e Conselho Municipal do Idoso.

B) Autoridade Policial, Defensoria Pública, Conselho Estadual do Idoso e Delegacia do Idoso.

C) Autoridade Policial, Ministério Público, Conselho Municipal do Idoso, Conselho Estadual do Idoso e Conselho Nacional do Idoso.

D) Delegacia do Idoso, Secretaria de Saúde, Ministério Público e Conselho de Assistência Social. E) Autoridade Policial, Conselho Nacional do Idoso e Defensoria Pública.

20. Nas últimas décadas, observa-se o crescimento do consumo de álcool e de outras drogas, atrelado, principalmente, ao agravamento de alguns fatores e ou problemas sociais. Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo.

I. Nas famílias com melhores condições de vida, os problemas nos relacionamentos familiares também se associam ao aumento do consumo de álcool e de outras drogas que, por sua vez, agravam a situação.

II. Os danos provocados pelo uso de álcool e de outras drogas são claramente relacionados ao padrão de consumo (quantidade e frequência). Quanto mais o sujeito bebe, maior é o risco de provocar ou sofrer danos.

III. O uso abusivo de álcool e de outras drogas geram problemas no campo profissional, levando o sujeito a ter

problemas disciplinares; baixa produtividade e, ainda, problemas nos relacionamentos com colegas e chefes no trabalho.

IV. O consumo de álcool e de outras drogas elevam os gastos na saúde pública; geram mudança de

comportamento e provocam baixo rendimento educacional.

V. Violência, acidentes e vandalismo em alguns casos são decorrentes do consumo de bebida alcoólica.

Dentre as afirmativas acima, quais podemos citar como danos sociais relacionados ao consumo do álcool e de outras drogas?

A) Apenas I, II e III.

B) Apenas IV e V. D) Apenas I, III, IV e V.

(6)

21. O trabalho diminui o tempo disponível da criança para seu lazer, vida em família e educação. Especificamente sobre a educação, definida a partir do capítulo IV do Estatuto da Criança e do Adolescente, é FALSO afirmar que A) o Estado tem que viabilizar ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na

idade própria.

B) o Estado deve ofertar e ensino noturno regular, adequado às condições da criança e do adolescente trabalhador. C) os pais ou responsável têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.

D) os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.

E) à criança e ao adolescente é fornecido o direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.

22. Segundo Regina Célia Tamaso Mioto e Vera Maria Ribeiro Nogueira (2007), a construção da integralidade e da participação social em saúde, pelo serviço social, está atrelada a processos básicos dialeticamente articulados. Sobre eles, analise os itens abaixo.

I. Processos político-organizativos. II. Processos de planejamento e gestão. III. Processos sócio-assistenciais. IV. Processos político-libertários. Estão CORRETAS as afirmativas

A) II e III, apenas. B) I e III, apenas. C) III e IV, apenas. D) I, II e III, apenas. E) II e IV, apenas. 23. O planejamento tem sido discutido e inserido na pauta dos congressos e encontros de Serviço Social. Sobre esta

inserção, é CORRETO afirmar que

A) o planejamento começa a integrar a matriz discursiva do Serviço Social com maior intensidade, na década de 70. B) o planejamento foi incorporado ao Serviço Social a partir do Código de Ética de 1993.

C) com a reformulação do currículo de serviço social pela ABEPSS, o planejamento passou a fazer parte da matriz curricular. D) atingiu o ápice durante o movimento pelas Diretas Já.

E) se deu inicialmente, durante o 3º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) realizado em São Paulo, em 1979. 24. A área de saúde tem sido constantemente apontada como o principal campo de absorção profissional do Serviço

Social. Atualmente o CFESS está em fase de conclusão dos “Parâmetros para a atuação de Assistentes Sociais na Saúde”, documento que vai nortear as ações profissionais. Sobre o trabalho do Assistente Social na saúde pública, é CORRETO afirmar que

A) são campos de atuação do Serviço Social na saúde: ações de caráter emergencial; educação e informação em saúde; planejamento e assessoria; mobilização da comunidade.

B) o Assistente Social participa de equipe multidisciplinar, tendo como uma de suas atribuições acompanhar a realização da cirurgia dos usuários.

C) o profissional de Serviço Social realiza articulação com os conselhos de direitos, exigindo sua presença a qualquer momento, nas unidades de saúde.

D) o Assistente Social tem sido convocado a interpretar a “nova sistemática” normativa do SUS através da autorização de exames e internamentos.

E) o profissional de Serviço Social faz uso de instrumentos legais, como ECA, LOAS, CLT, Estatuto do Idoso e Código de Ética Médica.

25. O Conselho Tutelar atua para que a família, a comunidade, a sociedade em geral e o Estado respeitem e cumpram os direitos das crianças e dos adolescentes. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, uma das funções do Conselho Tutelar é a de

A) aplicar medidas de proteção atreladas aos princípios do controle social, do qual é um dos mecanismos. B) ser um órgão fiscalizador, autônomo por excelência e representativo do poder executivo local.

C) conceder a emancipação nos termos da lei civil, quando faltarem os pais.

D) assessorar o poder executivo local na elaboração de proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente.

(7)

26. Sobre o Código de Ética de 1993, analise as afirmativas abaixo.

I. Participar de programas de socorro à população em situação de calamidade pública, no atendimento e na defesa de seus interesses e necessidades é um dever do Assistente Social.

II. É vedado ao Assistente Social usar ou permitir o tráfico de influência para obtenção de emprego, desrespeitando concurso ou processos seletivos.

III. É vedado ao Assistente Social utilizar recursos institucionais (pessoal e/ou financeiro) para fins partidários,

eleitorais e clientelistas.

IV. É dever do Assistente Social mobilizar sua autoridade funcional, ao ocupar uma chefia, para a liberação de

carga horária de subordinado, para fim de estudo e pesquisa que visem ao aprimoramento profissional bem como de representação ou delegação de entidade de organização da categoria e outras, dando igual oportunidade para todos.

V. Manter o sigilo profissional constitui dever do Assistente Social.

Estão CORRETAS as afirmativas A) II e III, apenas.

B) I, II, III e IV, apenas. D) I, II, III e V, apenas. C) II, III e V, apenas. E) I, II, III, IV e V.

27. A Legislação Profissional, Lei Nº 8662, de 07 de junho de 1993 dispôs sobre a profissão de Assistente Social, prevendo competências e atribuições privativas. Enumere, indicando o que é competência e atribuição privativa.

1. Competência ( ) Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos

que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil.

2. Atribuição privativa ( ) Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos,

pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social.

( ) Planejamento, organização e administração de Serviços Sociais e de

unidade de Serviço Social.

( ) Dirigir e coordenar associações, núcleos, centros de estudos e de

pesquisa em Serviço Social.

( ) Planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais. A sequência CORRETA é

A) 1, 2, 1, 2, 2. B) 1, 2, 1, 2, 1. C) 2, 1, 1, 1, 2. D) 2, 2, 2, 2, 1. E) 1, 1, 2, 1, 1. 28. A conexão entre política social e Serviço Social no Brasil surge com o incremento da intervenção pela via de

processos de modernização conservadora no Brasil, a partir dos anos 1930, havendo vínculo estrutural entre a constituição das políticas sociais e o surgimento dessa profissão na divisão sócio-técnica do trabalho. Em face da assertiva, a política social

I. surge atrelada tanto à organização da classe trabalhadora como ao grau de desenvolvimento das forças produtivas e das composições de força no âmbito do Estado.

II. sua generalização situa-se na passagem do capitalismo concorrencial para o monopolista.

III. o caráter descentralizador das políticas sociais se dá não como partilhamento de poder entre esferas

públicas mas como mera transferência de responsabilidades para entes da federação ou para instituições privadas.

IV. qualificar e precisar a concepção de direitos, cidadania e política não pressupõe a discussão dos limites e

possibilidades dos direitos no capitalismo como também a particularidade brasileira.

V. os direitos no capitalismo são capazes de reduzir desigualdades, mas não são capazes de acabar com o

motor da produção e reprodução dessas desigualdades.

Sobre as afirmativas, estão CORRETAS: A) I e V, apenas.

B) III, IV e V, apenas. D) I, II, III e V, apenas.

(8)

29. A família é a instituição social mais antiga e disseminada de todas, sendo historicamente determinada, fruto das práticas humanas e sujeita às determinações dessa história. No que se refere à família, é INCORRETO afirmar que A) a família monogâmica, característica da civilização, foi a primeira forma de família, que não se baseava em condições

naturais, mas econômicas, sob o triunfo da propriedade privada em detrimento da propriedade comum.

B) a composição hegemônica da família nuclear burguesa entra em declínio apenas com o ingresso da mulher no mercado de trabalho.

C) casais, várias pessoas vivendo juntas, sem laços legais, mas com forte compromisso mútuo, casais homossexuais, com ou sem crianças, se apresentam como arranjos familiares contemporâneos.

D) a família brasileira esteve presente no debate político nacional em largo período da história do Brasil, seja como instrumento para grandes projetos políticos, nas décadas de 30 e 40, seja como política de combate à pobreza nas décadas de 70 e 90.

E) ações e programas sociais obtêm maior otimização de recursos quando substituem o indivíduo pela família como objeto de sua intervenção.

30. A Introdução da Seguridade Social na Carta Magna de 1988 significou um dos mais importantes avanços na política social brasileira. Concernente à Seguridade Social no país, assinale os itens abaixo.

I. Seus princípios deveriam provocar mudanças profundas na saúde, previdência e assistência social, no sentido de articulá-las e formar uma rede de proteção ampliada, coerente e consistente. Apesar de tais indicações, não foram essas as orientações que sustentaram a implementação das políticas que compõem a seguridade social na década de 1990.

II. A despeito da importância que possui enquanto sistema de proteção social, o conceito de seguridade social

no Brasil é considerado retardatário, híbrido, distorcido ou inconcluso.

III. A Lei Orgânica de Assistência Social -LOAS, no Capítulo IV, prevê a garantia de um benefício de prestação

continuada à pessoa idosa de 60 anos que não tenha condições de prover sua subsistência nem tê-la provida pela família.

IV. Destinar recursos financeiros para custeio do pagamento dos auxílios natalidade e funeral, mediante

critérios estabelecidos pelo Conselho Estadual de Assistência Social, é competência dos Municípios.

V. As reformas da previdência de 1998 e 2003 introduziram critérios que focalizaram os direitos na população contribuinte, restringiram direitos, reduziram o valor de benefícios, limitaram alguns benefícios, como o salário-família e o auxílio-reclusão (condicionados a critérios de renda).

Estão CORRETAS as afirmativas

Referências

Documentos relacionados

A) No item I, ambos os verbos apresentam a mesma regência, ou seja, exigem complemento sem ser regido de preposição, classificados como verbos transitivos diretos. B) Os segundos

A) No item I, ambos os verbos apresentam a mesma regência, ou seja, exigem complemento sem ser regido de preposição, classificados como verbos transitivos diretos. B) Os segundos

A) No item I, ambos os verbos apresentam a mesma regência, ou seja, exigem complemento sem ser regido de preposição, classificados como verbos transitivos diretos. B) Os segundos

A) No item I, ambos os verbos apresentam a mesma regência, ou seja, exigem complemento sem ser regido de preposição, classificados como verbos transitivos diretos. B) Os segundos

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Direito.. Orientadora:

Na sua atividade de investigador e pedagogo, Tiago Simas Freire foi convidado a lecionar seminários nos Conservatórios Superiores de Música de Lyon, de Paris e de Bruxelas,

The act of running the Program is not restricted, and the output from the Program is covered only if its contents constitute a work based on the Program (independent of having

No âmbito do RRAE, são apresentados os métodos de ensaio e cálculo para determinação do isolamento a sons aéreos, a sons de percussão, o nível de ruído